160 vagas para a Aeronáutica do Brasil no CFS - Controle de Tráfego Aéreo

Terça-feira, 3 de junho de 2008 às 13h07

O Departamento de Ensino da Aeronáutica do Brasil abre inscrições para Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (Modalidade Especial) da Especialidade Básico em Controle de Tráfego Aéreo do ano de 2009 (IE/EA CFS-ME-BCT 2009).

Para conhecimento dos interessados, as instruções encontram-se publicadas no BCA e estão disponíveis na Internet, na página oficial do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e na página da EEAR (www.eear.aer.mil.br), durante todo o período de validade do EA CFS - ME - BCT 2009.

Sobre as inscrições:

  • Para se inscrever, o interessado deverá preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), obtido por meio do sistema de inscrição na Internet. O programa conduzirá o candidato ao preenchimento interativo do FSI, com a inserção de seus dados cadastrais e da sua opção de OMAP (local onde realizará a prova escrita). Ao final deste procedimento será solicitada a impressão do respectivo boleto bancário com o número de protocolo, que identificará a inscrição e o candidato.

O valor da taxa de inscrição para o EA CFS-ME-BCT 2009 é de R$ 50,00.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • Nível Médio: CFS - Controle de Tráfego Aéreo (160).

Serão 160 vagas, ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, com duração de um ano e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Sobre a realização das Provas:

O EA CFS-ME-BCT 2009 será realizado nas localidades sedes das Organizações Militares de Apoio (OMAP) designadas pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) para apoiar os eventos desse exame.

A Prova será realizada nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Boa Vista-RR, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Canoas-RS, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Manaus-AM, Pirassununga-SP, Porto Velho-RO, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São José dos Campos-SP e São Paulo-SP.

  • Esta será aplicada no dia 13 de julho de 2008, com fechamento dos portões às 9h00; Concentração Inicial às 9h15; e início das provas às 10h00 (horário de Brasília). Esta terá duração de 4 horas. O tempo restante até o término da prova será informado verbalmente pela Comissão Fiscalizadora a cada hora cheia e nos últimos 30 minutos, 15 minutos e 5 minutos. Após isso restarão 20 minutos para marcação do cartão de respostas.

O Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas: Exame de Escolaridade; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).

O Exame de Escolaridade, de caráter eliminatório e classificatório, será realizado por meio de provas escritas sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Física; e Conhecimentos de Informática.

O prazo de validade do EA CFS-ME-BCT 2009 expirar-se-á dez dias úteis após a data prevista para a matrícula, sendo tal prazo improrrogável.

Compartilhe: