UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa - RS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

EDITAL Nº 21/2013

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

Notícia:   Unipampa abre sete vagas docentes em cinco campi

A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais divulga a abertura de inscrições para Seleção Simplificada de Professor Substituto, conforme disposto na Lei nº 8.745/93, especificadas abaixo, na forma da legislação vigente:

1. Do quadro de vagas

1.1 As informações referentes às vagas estão detalhadas a seguir:

Campus

Área

Requisitos

Vaga

Classe/ Regime de Trabalho

Tipos de Prova

Alegrete

Matemática

Graduação ou Mestrado ou Doutorado em Matemática ou áreas afins

01

Professor Substituto/ 40h

Didática e Títulos

Bagé

Engenharia de Produção

Graduação em Engenharia de Produção; ou

Graduação Engenharia de Produção ou áreas afins com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho; ou

Graduação Engenharia de Produção ou áreas afins com Especialização ou Mestrado em Engenharia de Produção

01

Professor Substituto/ 40h

Entrevista e Didática

Jaguarão

Língua Espanhola/ Literatura

Graduação em Letras/ Espanhol ou Português/Espanhol e Mestrado ou Doutorado em Letras

01

Professor Substituto/ 40h

Entrevista, Didática e Títulos

São BorjaDireitoGraduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado em Ciências Sociais ou Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Humanas ou Interdicisplinar ou áreas afins01Professor Substituto/ 40hEntrevista, Didática e Títulos
UruguaianaAnatomia, Histologia e Fisiologia dos Animais DomésticosGraduação em Medicina Veterinária e Mestrado na área do concurso ou áreas afins01Professor Substituto/ 40hEntrevista, Didática e Títulos
UruguaianaCirurgia de Pequenos Animais, Semiologia e Radiologia VeterináriaGraduação em Medicina Veterinária e Mestrado em Cirurgia veterinária ou áreas afins01Professor Substituto/ 40hEntrevista, Didática e Títulos
UruguaianaProdução AnimalMestrado na área do concurso ou áreas afins01Professor Substituto/ 40hEntrevista, Didática e Títulos

2. A jornada de trabalho poderá ser distribuída nos períodos diurno e noturno, conforme a necessidade da Fundação Universidade Federal do Pampa.

3. O candidato deverá se inscrever no período de 22 de fevereiro a 11 de março de 2013 através do endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos mediante preenchimento de formulário eletrônico específico.

3.1. O candidato receberá e-mail de confirmação da inscrição no endereço eletrônico informado no formulário no prazo de até 24 horas após finalizada a inscrição. Em caso de dúvida sobre o recebimento da inscrição, o candidato poderá contatar a Universidade através do telefone (53) 3240 -5419.

4. Os candidatos deverão acompanhar pelo endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos a data, o horário e o local da realização das provas e deverão entregar à Banca Examinadora, no momento da abertura do certame, a documentação necessária para instruir o processo, como segue:

a) Documento de Identidade (cópia autenticada ou documento original acompanhado de cópia simples que possa ser conferida com o original e autenticada no ato).

- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de extravio, deverá apresentar boletim de ocorrência expedido em órgão policial há, no máximo, trinta dias, sendo então submetido à identificação especial, com coleta de assinatura e impressão digital.

b) Declaração de que aceita as condições e normas estabelecidas no respectivo Edital e que delas tem pleno conhecimento (disponível em www.unipampa.edu.br/portal/concursos);

c) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), conforme guia de recolhimento disponível em www.unipampa.edu.br/portal/concursos. Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante.

d) Para os candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição, requerimento devidamente assinado contendo a indicação do NIS - Número de Identificação Social e a declaração que atende à condição estabelecida no Decreto nº 6.135, de 26/06/2007.

5. Para fins de análise na prova de títulos, o candidato deverá entregar à Banca o Currículo Lattes impresso a partir da Plataforma Lattes (modelo CNPq), com documentação comprobatória (cópias autenticadas ou documentos originais acompanhados de cópias simples que possam ser conferidas com o original e autenticadas no ato).

5.1. Somente serão pontuados os itens do Currículo Lattes devidamente comprovados.

6. A cópia da documentação descrita nos itens 4 e 5 será retida no Campus pelo prazo de 60 dias após a homologação do resultado final do processo seletivo simplificado, ficando a critério do candidato a retirada da mesma depois de decorrido este prazo.

6.1. As cópias da documentação, caso não sejam retiradas pelos candidatos, serão descartadas após decorrido 1 ano da homologação do resultado final do processo seletivo simplificado.

7. Da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

7.1. Os candidatos que pretendem solicitar isenção da taxa de inscrição deverão fazê-lo até o dia 28/02/2013.

7.2. Terá direito à isenção, segundo Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, publicado no DOU de 03/10/2008, o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal- CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26/06/2007 e;

b) for membro de família de baixa renda de que trata o Decreto nº 6.135, de 26/06/2007.

7.3. A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento, disponível no endereço www.unipampa.edu.br/portal/concursos, a ser enviado pelo candidato à Divisão de Concursos, pelo correio eletrônico concursosdocentes@unipampa.edu.br, contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico;

b) declaração de que atende à condição estabelecida no subitem 7.2.

7.4. A UNIPAMPA consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato, a declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 06/09/1979.

7.5. O resultado da solicitação será divulgado no dia 07/03/2013, no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos, bem como em quadro de avisos dos campi da UNIPAMPA.

7.6. O candidato que não tiver seu pedido de isenção deferido deverá imprimir o boleto até 11/03/2013 e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia seguinte, caso contrário, estará automaticamente excluído do processo seletivo simplificado.

8. O período provável de realização do processo seletivo simplificado será de 18/03 a 29/03/2013.

9. É proibida a contratação de servidores da Administração Direta ou Indireta da União, Estados ou Municípios, bem como de suas subsidiárias ou controladas, salvo nos casos previstos no inciso XVI, letras "a", "b" e "c", do art. 37 da Constituição Federal.

10. O candidato que já manteve contrato com base na Lei nº 8.745/93 não poderá ser novamente contratado com fundamento nesta Lei, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do seu contrato anterior, conforme o inciso III do Art. 9º da citada Lei.

11. A Administração não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, falha de comunicação, congestionamento de linha, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

12. O não comparecimento a qualquer das provas implicará em desistência da seleção por parte do candidato.

13. O candidato não poderá alegar desconhecimento acerca da data, local e horário de realização das provas, como justificativa de sua ausência.

14. Será excluído do processo seletivo simplificado o candidato que:

a) Apresentar-se após o horário estabelecido ou não comparecer às provas, por qualquer que seja o motivo alegado;

b) Não apresentar documento que bem o identifique;

c) For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato;

d) Fizer uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação ou similares, bem como de protetores auriculares, ou portar arma, mesmo que possua a respectiva autorização para porte;

e) Utilizar-se de meios ilícitos durante as provas ou perturbar a ordem dos trabalhos;

f) Agir com descortesia em relação a qualquer pessoa envolvida na realização das provas.

g) Deixar de apresentar a documentação descrita no item 4 deste Edital.

15. Das provas

15.1. O programa e bibliografia do processo seletivo simplificado serão publicados somente no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

15.2. A Prova Didática terá como objetivo avaliar a competência do candidato no planejamento de uma aula e o seu domínio do tema sorteado, bem como a sua capacidade de comunicação e postura pedagógica.

15.2.1. O sorteio do ponto de cada candidato será realizado em sessão pública com 24 horas de antecedência de cada aula ministrada. Cada ponto será sorteado apenas uma vez, de modo que possam ser distintos os pontos sorteados para cada candidato.

15.2.2 Cada candidato disporá, para apresentação de sua aula, de, no mínimo, 30 (trinta) minutos e, no máximo, 40 (quarenta) minutos. Serão disponibilizados: projetor multimídia completo e quadro branco com canetas apropriadas ou quadro de giz. O candidato poderá trazer e utilizar outros equipamentos e materiais didáticos pertinentes.

15.3 As provas (Entrevista e Didática) referentes à área de conhecimento de Língua Espanhola /Literatura deverão ser realizadas em língua espanhola.

16. Da habilitação e classificação final no processo seletivo simplificado.

16.1 Os candidatos serão classificados de acordo com os valores decrescentes das Notas Finais (NF) do processo seletivo simplificado.

16.2. Todas as provas possuirão caráter classificatório. A Nota Final (NF) de cada candidato será calculada através da média aritmética simples das notas finais das provas realizadas, aproximando-se em duas casas decimais, conforme descrito abaixo:

NF = (NFPD + NFPT + NFEn)/nº etapas

Onde:
NFPD - nota final da prova didática;
NFPT - nota final da prova de títulos;
NFEn - nota final da entrevista.

16.3. As notas de cada etapa valerão entre 0 (zero) e 10 (dez) pontos.

16.4 Será considerado aprovado o candidato que obtiver Nota Final (NF) igual ou superior a 6,0 (seis).

16.5. Em caso de empate na Nota Final do concurso, terá prevalência, por ordem, o candidato que:

a) Obtiver maior nota na prova de títulos;

b) Obtiver maior nota na prova didática;

c) Tiver a idade mais elevada.

17. Caberá recurso administrativo contra os resultados finais apresentados pela Comissão Examinadora, em até 48 (quarenta e oito) horas corridas após a sua divulgação. O recurso deverá ser encaminhado pelo candidato à banca examinadora proponente do concurso por meio do correio eletrônico concursosdocentes@unipampa.edu.br. Caberá a banca examinadora a análise dos recursos interpostos, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

17.1. Não serão recebidos recursos extemporâneos.

18. O candidato aprovado, quando chamado para assinar contrato junto à PROGESP, terá 20 (vinte) dias corridos para assinatura do mesmo, a contar da ciência do candidato.

18.1. Caso o candidato não se apresente para assinar o contrato dentro do prazo, será considerada sua desistência e o próximo candidato será chamado, respeitada a ordem de classificação no processo seletivo simplificado.

18.2. A PROGESP entrará em contato com o candidato para assinatura do contrato através do correio eletrônico informado no momento da inscrição.

19. Os candidatos selecionados serão contratados por tempo determinado, conforme necessidade da Instituição e legislação vigente, desde que o prazo total não exceda 24 (vinte e quatro) meses.

20. O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de 1 (um) ano contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

21. Para a prestação de serviço relacionada a este edital, a remuneração a partir de 1º de março de 2013 será conforme a Lei 12.772/2012:

a) Contrato de 40 horas:

Titulação

Vencimento Básico

RT

Total Bruto

Graduação

R$ 2.714,89

-

R$ 2.714,89

Especialização

R$ 2.714,89

R$ 253,13

R$ 2.968,02

Mestrado

R$ 2.714,89

R$ 835,05

R$ 3.549,94

Doutorado

R$ 2.714,89

R$ 1.934,76

R$ 4.649,65

*O professor ainda dispõe de um auxílio-alimentação no valor de R$ 373,00.

22. O prazo das inscrições para o processo seletivo simplificado deste edital será reaberto caso não haja inscrições homologadas. Na reabertura de inscrições a exigência do Título poderá ser rebaixada, nos casos de exigência de Especialização e Mestrado. O prazo para inscrições no processo seletivo simplificado reaberto será de 7 (sete) dias, a contar da publicação da homologação das inscrições iniciais, sendo a notícia publicada somente em www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

Bagé, 21 de fevereiro de 2013.

Ulrika Arns
Reitora

Programa e Bibliografia - Edital 21/2013

CAMPUS

ÁREA

PROGRAMA

BIBLIOGRAFIA

Alegrete

Matemática

1. Conceitos Topológicos na Reta;

2. Espaços Vetoriais;

3. Transformações Lineares;

4. Autovalores, autovetores e diagonalização de operadores;

5. Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de 1ª ordem;

6. A Integral de Riemann e o Teorema Fundamental do Cálculo;

7. Continuidade, derivação de funções de uma variável real a valores reais e resultados relacionados; (_)

8. Funções de várias variáveis reais a valores reais: diferenciação, integração e resultados relacionados; (_)

9. Integrais de linha: Teorema de Green;

10. Integrais de Superfície: Teorema de Gauss e Stokes.

STEINBRUCH, A. E WINTERLE, P. Álgebra Linear, Editora MakronBooks, 2ª Edição, 1987.

ZILL D.G e CULLEN, M.R., Equações Diferenciais, Editora Makron Books, 2001. Vol 1 e 2.

LIMA,E.L., Álgebra Linear. 3ª Edição, 1999.

GUIDORIZZI, H. L. Cálculo. Editora LTC, Rio de Janeiro, 2002. Volumes 1, 2, 3 e 4.

SALAS, HILLE, ETGEN. Cálculo. Editora LTC, 2005. Volumes 1 e 2.

LIPSCHUTZ S. ; LIPSON M., Álgebra Linear, Editora Bookman, 3ª Edição, 2004.

SIMMONS, G. Cálculo com Geometria Analítica, Ed. Makron Books, 2000, volumes 1 e 2.

LEON, STEVEN J. Álgebra Linear e suas Aplicações, Editora LTC, 2ª Edição.

LIMA, E. L., Curso de Análise, vol 1, IMPA.

BOLDRINI, J. L.; COSTA, S. R. I.; FIGUEIREDO, V. L. et al. Álgebra linear. São Paulo : Harbra, 1984.

NOBLE, B. & DANIEL, J. W. Álgebra linear aplicada. Prentice-Hall do Brasil, 1986.

STRANG, G. "Linear algebra and its applications", 3ª Ed., Philadelphia ort Worth, 2006.

MARSDEN, J.E. ; T A.J, TROMBA. "Basic multivariable calculus", New York: Springer-Verlag, 1993.

STEWART, J "Cálculo, v. 1 e v. 2", São Paulo: Thomson & Learning, 5ª edição: 2006.

COURANT, R "Introduction to calculus and analysis, v. 1 e v. 2", New York: Springer-Verlag, 1989.

Bagé

Engenharia de Produção

1. Papel estratégico da produção;

2. Arranjo físico e fluxo;

3. Cartas de controle por variáveis;

4. Modelagem da informação;

5. Técnicas de Análise de risco;

6. Organização de serviços de segurança e saúde do trabalho;

7. Ergonomia do Produto;

8. Ergonomia: organização do trabalho;

9. Programação linear;

10. Método simplex

SLACK, Nigel. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

COUGO, Paulo Sergio. Modelagem conceitual e projeto de bancos de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

MATTOS, U.; MASCULO, F. S. Higiene e segurança do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier/ABEPRO, 2011.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. Sao Paulo: Edgard Blucher, 2005.

PASSOS, Eduardo J. P. F. dos. Programação Linear como instrumento da pesquisa operacional. São Paulo: Atlas, 2008.

TAHA, Handy A. Pesquisa Operacional. 8. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

Jaguarão

Língua Espanhola/ Literatura

1. Héroes universales de la literatura española;

2. Las líricas de España e Hispanoamérica;

3. Lo fantástico y lo maravilloso en la Literatura Hispanoamericana;

4. Identidad cultural de América Latina a través de la Literatura;

5. La literatura como recurso para la enseñanza de Lengua Española;

6. Enseñar gramática: orientaciones didácticas;

7. Historia de la lengua española;

8. Los mecanismos de cohesión textual en la organización del discurso;

9. Significados y usos de los modos Indicativo y Subjuntivo en español;

10. Oraciones coordinadas y subordinadas. Definición y usos.

AÍNSA, Fernando. Identidad cultural de Iberoamérica en su narrativa. Madrid: Gredos, 1986.

ALBORG, Juan Luiz. Historia de la literatura española. Volumes 1, 2, 3, 4 y 5. Madrid: Gredos, 1981.

BOSQUE, Ignacio; DEMONTE, Violeta (eds.). Gramática descriptiva de la lengua española. Madrid: Real Academia Española / Espasa Calpe, 1999 (tres volúmenes).

BENETTI, G.; CASELLATO, M.; MESSORI, G. (Orgs.) Más que palabras. Literatura por tareas. Barcelona: Difusión, 2004.

CAMPRA, Rosalba. América Latina: la identidad y la máscara. México: Siglo XXI, 1987.

CARABELA 59. La literatura en el aula de ELE. Metodología y didáctica del Español como Lengua Extranjera. Orientaciones y actividades para la clase. Madrid: SGEL, 2006.

DURÃO, Adja B.A.; REIS, Marta A.O.B.dos; ANDRADE, Otávio G. (orgs.). Vários olhares sobre o espanhol: considerações sobre a língua e literatura. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2005.

FERNÁNDEZ: Teodosio. La poesía hispanoamericana. Madrid: Taurus, 1989.

FUENTES, Carlos El espejo enterrado. Buenos Aires: Taurus, 1992.

GOMEZ TORREGO, Leonardo. Gramática didáctica del español. Madrid: SM, 2002.

GUINSKI, L. D. Estudos literários e culturais na sala de aula de Língua Portuguesa e Estrangeira.

Curitiba: Ibpex, 2008. (Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira; v. 6)

FERNÁNDEZ RAMÍREZ, S. La enseñanza de la gramática y de la literatura. Madrid: Arco Libros, 2009.

JOZEF, Bella. A máscara e o enigma. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2006.

LOBATO, J. & GARGALLO, I. S. (Orgs.). Vademécum para la formación de profesores. Madri: SGEL, 2005.

LUJILDE, A. Cine y Literatura en el aula. Temas y ejemplos prácticos. Buenos Aires: SB, 2003.

MATTE BON, F. Gramática Comunicativa del Español: de la lengua la idea. Tomos 1 y 2. Madrid: Edelsa, 1995.

PIZARRO, Ana (Org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. Volumes 1, 2 e 3. São Paulo: Memorial; Campinas: Unicamp, 1993.

RAMA, Ángel. Transculturación narrativa en América Latina. México: Siglo Veintiuno, 1988.

ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T.; (Orgs.) Literatura e pedagogia. São Paulo: Global Editora, 2008.

São Borja Direito1. A Organização do Estado Brasileiro: Federalismo ou Unitário

2. Os Direitos e as Garantias Fundamentais

3. Os direitos sociais

4. Os direitos políticos

5. A soberania

6. Os Direitos Humanos e o Serviço Social

7. O Estado Brasileiro e a Seguridade Social

8. Os direitos do Consumidor

9. Os direitos do idoso

10. Os direitos da criança e do adolescente

11. Dimensões da Cidadania no Brasil: Sociais Políticos e Econômicos

AVELAR, Lúcia & CINTRA, Antônio Octávio (orgs.) Sistema Político Brasileiro: Uma introdução. Rio de Janeiro. Konrad - Adenauer - Stiftung; São Paulo: Ed. Unesp, 2007.

AZAMBUJA, Darcy. Introdução a Ciência Política, 2ª, Ed. São Paulo, Globo 2008.

BONAVIDES, Paulo, Curso de direito constitucional. 1ª ed. São Paulo : Malheiros, 2006;

BOBBIO, Norberto, A era dos direitos. Rio de Janeiro : Elsevier, 2004;

BRASIL. Senado Federal Estatuto do idoso e normas correlatas : dispositivos constitucionais pertinentes Lei nº 10.741 de 1 de outubro de 2003, normas correlatas, índice temático. Brasília : Senado Federal, 2009;

______. Código de proteção e defesa do consumidor e legislação correlata: dispositivos constitucionais pertinentes, Lei nº 8078, de 11 de setembro de 1990, vetos presidenciais, legislação correlata, índice temático. Brasília : Senado Federal, 2009;

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 10ª. Edição. Rio de janeiro: Civilização Brasileira. 2008.

DALLARI, Dalmo de Abreu, Direitos humanos e cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2008;

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 21. ed. São Paulo, (SP): Atica, 2006;

FILOMENO, José Geraldo Brito, Manual de direitos do consumidor. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2005;

MARTINS, Sergio Pinto Direito da seguridade social : custeio da seguridade social, benefícios, acidente do trabalho, assistência social, saúde. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2007;

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito da Seguridade Social. 27ed. São Paulo: Atlas, 2009;

NUNES, Rizzatto, Manual de introdução ao estudo do direito. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2006;

PINHO, Ruy Rebello Instituições de direito público e privado: introdução ao estudo do direito e noções de ética profissional. 24. ed. São Paulo, (SP): Atlas, 2009;

PIOVESAN, Flavia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2010;

RITT, Caroline Fockink O estatuto do idoso: aspectos sociais, criminológicos e penais. Porto Alegre, (RS): Livraria do Advogado, 2008;

SIMÕES, Carlos. Curso de Direito do Serviço Social. Cortez Editora: São Paulo, 2009.

TAVARES, Jose de Farias. Comentários ao estatuto da criança e do adolescente. 7. ed. Rio de Janeiro, (RJ): Forense, 2010;

UruguaianaAnatomia, Histologia e Fisiologia dos Animais Domésticos1. Morfofisiologia do Sistema Locomotor;

2. Morfofisiologia do Sistema Nervoso;

3. Morfofisiologia dos Sistemas Cardiovascular e Linfático;

4. Morfofisiologia do Sistema Endócrino;

5. Morfofisiologia do Sistema Urinário;

6. Morfofisiologia do Sistema Digestório;

7. Morfofisiologia do Sistema Respiratório;

8. Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Masculino;

9. Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino.

CORMACK, D.H. Fundamentos de Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001(2ª edição).

CUNNINGHAM, J.G. Tratado de Fisiologia Veterinária. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 710p.

DI FIORI, M.S.H. Atlas de Histologia Humana. Rio de Janeir. Guanabara Koogan, 2001(7ª edição).

DYCE, K.M. SACK,W.O. WENSING,C. J. G. Tratado de anatomia veterinária. 4ª ed. Elsevier. 2010

FINN GENESER. Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

FRANDSON, R.D. Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda. 6ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2004.

GARTNER, LESLIE, P.; HIATT, JAMES L. Tratado de Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

GETTY, R. SISSON / GROSSMAN ANatomia dos Animais Domésticos. vol 1 e 2. 5.ed. Guanabara Koogan. 1986.

GONÇALVES, P.B.D. et al. Biotécnicas aplicadas a reprodução animal. 2. ed. São Paulo : Roca, 2008. 395 p.

GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 11. ed. São Paulo: Elsevier, 2006. 973 p.

HAFEZ, B. Reprodução animal. 7. ed. São Paulo, SP : Manole, 2004. 513 p.

JUNQUEIRA, L; CARNEIRO, J. Histologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

KÖNIG, H.E.; LIEBICH, H.G. Anatomia dos Animais Domésticos: texto e atlas colorido. 4.ed. Artmed. 2011.

MARIANO S. H. DI FIORE. Atlas De Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

REECE, W. O. Anatomia funcional e fisiologia dos animais domésticos. 3. ed. São Paulo, SP : Roca, 2008. 468 p.

REECE, W.O. Anatomia Funcional e Fisiologia dos Animais Domésticos. 3.ed. São Paulo: Roca. 2008

SWENSON, M. J. Dukes :fisiologia dos animais domésticos. 11.ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1996. 855 p.

WILLIAM J. BANKS. Histologia Veterinária Aplicada. São Paulo: Manole, 1991.

UruguaianaCirurgia de Pequenos Animais, Semiologia e Radiologia Veterinária1. Semiologia do sistema neurológico

2. Semiologia do sistema respiratório

3. Semiologia do sistema músculo esquelético

4. Princípios básicos do diagnóstico por imagem

5. Radiologia do sistema urogenital

6. Tempos cirúrgicos

7. Infecções cirúrgicas

8. Distrofias cirúrgicas

9. Técnicas cirúrgicas do sistema digestório

10. Analgesia

11. Antibioticoterapia

BOJRAB, Técnicas Atuais em Cirurgia de Pequenos Animais. 3ª Ed. Manole, 2005.

FEITOSA, F.L.F. Semiologia Veterinária: a arte do diagnóstico. 2. ed. São Paulo: Roca, 2008. 754p.

FOSSUM, T.W. Cirurgia de Pequenos Animais - 3ª edição. Ed. Elsevier, 2008. 1632p.

KEALY, J. K.; McALLISTER, H. Radiologia e ultrassonografia do cão e do gato. São Paulo: Manole, 2005.

THRALL, DONALD E. Textbook of Veterinary Diagnostic Radiology. Philadelphia, USA: W.B. Saunders-Elsevier, 5th ed., 2007.

TUDURY, E.A.; POTIER, G.M. Tratado de Técnicas Cirúrgicas Veterinária. Ed. Medvet, 2009. 480p.

SLATTER, D. Manual de Cirurgia de Pequenos Animais - 3ª edição - 2 volumes Ed. Manole, 2007. 2806p.

UruguaianaProdução Animal1. Cadeia produtiva do leite

2. Morfologia de bovinos leiteiros e raças leiteiras

3. Equipamentos e instalações para bovinocultura de leite

4. Criação de terneiras e novilhas

5. Manejo do período de transição

6. Manejo de vacas em lactação

7. Manejo de vacas secas

8. Aspectos anatômicos e fisiológicos da glândula mamária e manejo de ordenha

9. Manejo nutricional de bovinos de leite

10. Alimentação de bovinos de leite

11. Formulação e elaboração de dietas para bovinos de leite

12. Manejo sanitário de bovinos de leite

13. Comportamento e raças equinas

14. Instalações e equipamentos em equideocultura

15. Nutrição e Alimentação dos equinos.

ANDRIGUETTO, J.M. et al. Nutrição Animal - As Bases e os Fundamentos da Nutrição Animal - Os Alimentos. Vol.1. São Paulo. Nobel, Ed.2002. 400p.

ANDRIGUETTO. J.M. et al. Nutrição Animal - Alimentação Animal. vol.2. São Paulo - Nobel. Ed.2001. 432 p.

BERCHIELLI, T. T; PIRES, A.V e OLIVEIRA, S. G. Nutrição de Ruminantes. 2ª ed. Jaboticabal: Editora FUNEP. 2011. 616p.

DEGASPERI, S.A.R. E PIEKARSKI, P.R.B. Bovinocultura leiteira: planejamento, manejo e instalações. Curitiba: Livraria do Chain, 1988. 417p.

FRAPE, D. Nutrição e Alimentação de Eqüinos. São Paulo: Editora Roca. 2008. 602p.

KOZLOSKI, G. V. Bioquímica dos Ruminantes. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. 216p.

LEWIS, L. D. Nutrição clínica equina. Alimentação e cuidados. São Paulo: Roca, 2000. 701p.

LUCCI, C. de S. Nutrição e manejo de bovinos leiteiros. São Paulo: Manole, 1997.

MEYER, H. Alimentação de cavalos. São Paulo: Varela, 1995. 169p.

MICHELETTI, J.V. e CRUZ, J.T. Bovinocultura leiteira: instalações. 4ª ed. Curitiba: Litero-técnica, 1985. 262p.

TORRES, A.P. Melhoramento dos rebanhos: noções fundamentais. São Paulo, 1981. 400p.

MILLS, D. S., NANKERVIS, K. J. Comportamento Eqüino - Princípios e Prática. São Paulo: Roca, 2005. 224 p.

Cronograma Edital 21/2013

Professor Substituto

Evento

Data

Abertura de Inscrições

22/02/2013

Término para solicitação de isenção

28/02/2013

Divulgação dos pedidos de isenção

07/03/2013

Encerramento das inscrições

11/03/2013

Divulgação da banca, da data, do horário e do local das provas

12/03/2013

Divulgação da lista de candidatos inscritos

12/03/2013

Data provável da prova

18/03 a 29/03/2013