UFPel - Universidade Federal de Pelotas - RS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS

EDITAL CGIC N° 013, DE 25 DE JANEIRO DE 2012

Notícia:   UFPel publica retificação I do edital 013/2012

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, por meio do Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos, torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargo de docente, da carreira do Magistério Superior, conforme Portaria Normativa Interministerial n° 22, de 30/04/2007, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 02/05/2007, Portaria Interministerial n° 224/2007, publicada no DOU de 23/07/2007, Portaria Normativa Interministerial n° 8, de 26/08/2008, publicada no DOU de 27/08/2008, dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante CONCURSO PUBLICO que será realizado de acordo com as normas vigentes: Decreto n° 6944, de 21/08/2009, Portaria MEC n° 243, de 03/3/2011, e Lei n° 8.112 de 11/12/1990, conforme os dados que seguem.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições para o concurso estarão abertas pelo prazo de vinte e cinco (25) dias, contado a partir da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União, para as classes de Professor Adjunto e Professor Assistente, conforme Anexo I.

1.2. Período das inscrições: de 01 a 27 de fevereiro de 2012.

1.3. As inscrições serão recebidas no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min

1.3.1. A taxa de inscrição, conforme segue, deverá ser recolhida no Banco do Brasil S.A., através de GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU), que poderá ser gerada através do portal da UFPel (www.ufpel.edu.br) e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes números: UG 154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7.

a) Professor Adjunto - R$ 160,00

b) Professor Assistente - R$ 110,00

1.3.2. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição, os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto n° 6593, de 02/10/2008, disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos Públicos - Normas para Concursos. Para tanto, deverão preencher o formulário Anexo IV e entregá-lo no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos - CGIC (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Centro - Pelotas - RS), no período de 1° a 08 de fevereiro de 2012, no horário das 8h30min às 13h30min O CGIC responderá ao requerimento até o dia 17 de fevereiro de 2012, no próprio pedido formalizado pelo candidato.

1.3.3. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

1.4. No ato da inscrição, o candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais, estatutárias e regimentais, cópia autenticada dos documentos a seguir relacionados ou cópias simples acompanhadas dos respectivos originais:

a) Titulação exigida conforme Anexo I, expedida por instituição de ensino superior nacional reconhecida ou por instituição estrangeira, a qual deverá estar revalidada na data da posse no cargo;

b) Prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

c) Título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

d) Passaporte atualizado, com visto para estrangeiros. No momento da posse, o passaporte deverá ser reapresentado, segundo as normas do Conselho Nacional de Imigração e com visto permanente.

e) Uma (1) fotografia 3x4cm;

f) Cédula de identidade;

g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição, conforme subitem 1.3.1;

h) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral, apenas o currículo simplificado, sem os documentos comprobatórios.

1.4.1. Para a inscrição, o candidato não necessitará entregar o comprovante da titulação exigida, conforme parágrafo único do art. 19 do Decreto n° 6944/2009, disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos Públicos - Normas para Concursos.

1.4.2. Os documentos comprobatórios do Curriculum Lattes - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, impreterivelmente, até o início do sorteio do ponto para a Prova Didática, obedecendo a sequência da planilha aprovada pela Resolução n° 04, de 02/06/2011, do COCEPE.

1.4.3. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CGIC) aconteça até o dia 05 de março de 2012.

1.4.3.1. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves n° 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.

1.4.3.2. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.

1.4.4. Além dos itens listados no subitem 1.4, o candidato deverá entregar a Ficha de Inscrição (Anexo III), em duas (2) vias, preenchida e assinada.

1.5. É vedada a inscrição condicional, via fax e/ou extemporânea.

1.6. A inscrição implica o conhecimento e a concordância, por parte do candidato, das condições estabelecidas para a realização dos concursos, fixadas nas Normas de Concurso para o Magistério Superior - Regimento da UFPel e Resoluções / COCEPE n°s 14, de 22/12/2003 (prova Didática e Escrita) e 04, de 02/06/2011 (julgamento dos Títulos) - as quais passam a fazer parte integrante deste Edital e estão disponíveis no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos - Normas para Concursos.

2. DAS PROVAS

2.1. Nos termos do Decreto n° 6944 (art. 19, XIV), de 21/8/2009, o período provável de realização das provas é de 02 a 13 de abril de 2012.

2.2. O candidato será notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência registrada, enviada para o endereço informado na ficha de inscrição.

2.3. A Prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, conforme art. 13, § 3°, do Decreto 6944/2009.

2.4. Os programas das áreas em concurso constam do Anexo II deste Edital.

3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os pedidos de inscrição serão apreciados pelo Conselho Departamental da Unidade e, uma vez aceitos, deverão ser homologados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE).

3.2. A homologação das inscrições será publicada no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos Públicos - Concursos Docentes e no D.O.U..

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1. A UFPEL divulgará, através do DOU, em Edital, a relação dos candidatos classificados de acordo com a homologação dos resultados pelo COCEPE, conforme disciplina o art. 16 (Anexo II) do Decreto n° 6944/2009.

4.1.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto n° 6944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

4.1.2. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado, nos termos do art. 16 do Decreto supracitado.

5. DOS RECURSOS

5.1. Serão admitidos recursos relacionados ao processo de homologação das inscrições e/ou resultado final do concurso, no prazo de até dois (2) dias úteis a partir da publicação no DOU dos respectivos editais.

5.2. Os pedidos de recursos deverão ser dirigidos ao COCEPE, através de requerimento devidamente fundamentado, que indique com precisão os itens objeto do pedido.

5.3. Esse requerimento deverá ser entregue exclusivamente no endereço Praça 7 de Julho, 180 - Centro - Pelotas, no horário das 8h às 14h. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, via fax ou meio eletrônico (e-mail), ou em desacordo com este edital, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

6. DO PROVIMENTO DAS VAGAS

6.1. A nomeação nas classes de Assistente e Adjunto, nível 1, com a remuneração abaixo especificada, será feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no Diário Oficial da União.

Classe/Reg.Trab.

Venc. Básico

Retribuição por Titulação

Grat. Esp. do Magist. Superior

Total

Prof. Assistente

R$ 2.001,86

R$ 1.592,90

R$ 1.056,83

R$ 4.651,59

Prof. Adjunto

R$ 2.318,71

R$ 3.916,88

R$ 1.098,08

R$ 7.333,67

6.1.1. Ao servidor caberá, ainda, o auxílio alimentação no valor de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

6.2. A posse no cargo, de acordo com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

6.3. Ao pessoal do magistério superior são peculiares as seguintes atribuições:

a) as pertinentes a pesquisa, ensino e extensão que, desenvolvidas de forma simultânea e indissociável, visem à aprendizagem, à produção do conhecimento, à ampliação e à transmissão do saber e da cultura, e

b) as relacionadas ao exercício de direção, assessoramento, chefia e coordenação na própria Universidade, além de outras previstas na legislação vigente e determinadas pela administração superior.

6.3.1. Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do curso ou programa e do regime de trabalho para o qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e noturno.

6.3.2. O docente submetido ao regime de Dedicação Exclusiva (DE) fica obrigado a prestar 40 horas semanais de trabalho, em dois turnos diários completos, e estará impedido de exercer outra atividade remunerada pública ou privada.

7. DA VALIDADE DO CONCURSO

O concurso será válido por um (1) ano a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais no D.O.U., prorrogável por igual período.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A Universidade enviará correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, e considerará notificado/avisado o candidato a partir da postagem de correspondência (com Aviso de Recebimento - AR).

8.1.1. Na eventualidade de ser concedido prazo ao candidato, o início da contagem será a partir do recebimento pela UFPel do AR da empresa de Correios, independentemente do sucesso ou frustração da localização efetiva do destinatário.

8.1.2. O candidato é o único responsável pela atualização do registro de seu endereço na UFPel - o que deve ser feito por escrito -, bem como pela disponibilidade de nesse endereço receber correspondências. 8.2. Maiores informações pelo fone: (53) 3222-4060 ou e-mail: cgic@ufpel.edu.br.

8.3. O inteiro teor deste Edital estará disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos Públicos - Concursos Docentes.

Prof. Cláudio Manoel da Cunha Duarte
Diretor do CGIC

Prof. Manoel Luiz Brenner de Moraes
Vice-Reitor no exercício da Reitoria

ANEXO I - Áreas em Concurso

Unidade / Área / Processo

Classe / Vagas
Regime de Trabalho

Titulação Exigida

Tipos de Provas

Faculdade de Veterinária Veterinária Preventiva, subárea Inspeção de Produtos de Origem Animal (código CNPq: 5.05.05.00-9)

Proc. n° 23110.006790/2011-56

Professor Adjunto / 1 vaga /

Dedicação Exclusiva

Médico Veterinário com Doutorado na área ou afim.

Títulos prática Didática

Instituto de Física e Matemática Física dos Plasmas, Física dos Feixes e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares de Partículas Carregadas

Proc. n° 23110.000350/2012-76

Professor Adjunto / 1 vaga /

Dedicação Exclusiva

Bacharel ou Licenciado em Física, com Doutorado em Física ou em Ciências ou Geofísica Espacial, com Produção Científica comprovada, no mínimo em uma das áreas.

Títulos Prática Didática

Centro de Desenvolvimento Tecnológico Sistemas Hídricos/Hidromecânica

Proc. n° 23110.006988/2011-30

Professor Assistente / 1 vaga /

Dedicação Exclusiva

Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil ou Engenharia Hídrica ou Engenharia Elétrica ou Engenharia em Energia, com título de Mestre na área.

Títulos Escrita Didática

ANEXO II - Programas

Área de Conhecimento: Veterinária Preventiva, subárea Inspeção de Produtos de Origem Animal

Programa:

1. Situação da cadeia de lácteos no país e no mundo

2. Classificação dos estabelecimentos: propriedades rurais, postos de leite e derivados, estabelecimentos industriais

3. Produção e síntese do leite: composição do leite, fisiologia da glândula mamária, síntese do leite

4. Leites anormais: alterações fisiológicas e patológicas, instabilidade da caseína

5. Normas para produção de leite cru refrigerado e leites pasteurizado, tipo B, tipo A e de leite de cabra

6. Procedimento Padrão de Higiene Operacional - PPHO

7. Boas Práticas de Fabricação - BPF

8. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC

9. Higiene industrial

10. Coleta e transporte do leite

11. Provas higiênicas do leite

12. Determinação da densidade do leite

13 Acidez - método de Dornic, provas do álcool e alizarol

14. Determinação do teor de gordura

15. Determinação do EST e ESD

16. Determinação do ponto de congelamento

17. Pasteurização-enzimas peroxidase e fosfatase

18. Inspeção do leite UHT

19. Microbiologia do leite

20. Contagem de mesofilos aeróbicos

21. Contagem de Coliformes

22. Pesquisa de Salmonella

23. Contagem de Staphylococcus coagulase positiva

24. Pesquisa de Listeria

25. Contagem de Bacillus cererus

26. Contagem de bolores e leveduras

27. Pesquisa de fraudes e inibidores

28. Derivados lácteos: metodologia básica de produção, principais defeitos e suas causas, critérios de inspeção, aproveitamento condicional

29. Rotulagem de produtos lácteos

Bibliografia Sugerida:

Leis, decretos, portarias, resoluções e instruções normativas relacionadas a leite e derivados publicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

DOYLE, M.P.; BEUCHAT, L.R.; MONTVILLE, T.J. (ed.) Food microbiology: fundamental and frontiers. 2' ed. Washington: ASM Press, 2001, p. 651-664.

FRANCO, B.D.G.M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 2003. 182 p.

TRONCO, V.M. Manual para Inspeção da Qualidade do Leite. 4a ed. Santa Maria: UFSM, 2010, 203 p.

HAJDENWURCEL JR. Atlas de microbiologia de alimentos. São Paulo: Fonte, 1998. 66p.

PEREIRA, D.B.C., SILVA, P.H.F., COSTA Jr, L.C.G., OLIVEIRA, L.L. Físico-química do Leite e Derivados - Métodos Analíticos. 2a ed. Juiz de Fora: EPAMIG, 2001. 234 p.

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO APPCC. Projeto APPCC. Convênio CNI/SENAI/SEBRAE. Brasília, SENAI/DN, 1999. 173 p.

Área de Conhecimento: Física dos Plasmas, Física dos Feixes e Sistemas Dinâmicos Não-Lineares de Partículas Carregadas

Programa:

1.Oscilações

2.Força Central

3.Dinâmica de um sistema de partículas e de corpos rígidos 4.Formulação Lagrangiana e hamiltoniana da Mecânica Clássica

5.Dinâmica não-linear e caos em Mecânica Clássica

6.Equações de Maxwell

7.Dinâmica de partículas carregadas em campos elétricos e magnéticos 8.Ondas em plasmas

9.Equações de Magnetohidrodinâmica

10.Teoria cinética dos plasmas.

Referências Bibliográficas:

THORTON, S.T., MARION, J. B. Classical Dynamics of Particles and Systems, 5`h ed. Bemont: Thompson, USA, 2004.

GOLDSTEIN, H., POOLE, C., SAFKO, J. Classical Electrodynamics 3rd ed. New York: Jonh Wiley & Sons, 2001.

BITTENCOURT, J. a Fundamental of Plasma Physics, 3rd ed. New York: Springer, 2004.

Área de Conhecimento: Sistemas Hídricos / Hidromecância

Programa:

1.Mecânica dos Fluidos

2.Hidráulica de Condutos Forçados

3.Projeto, Implantação e Operação de Sistemas de Bombeamento

4.Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais

5.Máquinas Hidráulicas

6.Componentes Hidromecânicos 7.Aproveitamentos Hidrelétricos 8.Máquinas e Motores Elétricos 9.Instrumentação

10.Aquisição, Transmissão, Processamento e Análise de Sinais

Referências Bibliográficas:

ALMEIDA, JASON EMIRICK DE. Motores Elétricos: Manutenção e Testes. 3a ed. Hemus, 1995.

ARCHIBALD, J. M. Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais. 3a ed. LTC, 1996.

AZEVEDO NETO, J. M.; ARAÚJO, R.; FERNANDEZ, M. F.; Ito, A. E. Manual de hidráulica. 8 Ed. São Paulo: Ed. Edgard Blucher, Ltda, 1998. 688p.

BAPTISTA, M. B.; COELHO, M. M. L. P. Fundamentos de Engenharia Hidráulica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

BOFFI, L.V. et al., Conversão Eletromecânica de Energia. Edgard Blücher Ltda, EDUSP, 1977.

DELMÉE, G. Manual de medição de vazão. 3a ed. 2003.

DINIZ, P. S. R.; SILVA, E. A. B.; NETTO, S. L. Processamento Digital de Sinais. Bookman, 2004.

ELETROBRÁS. Manual de Pequenas Centrais Hidrelétricas, 1999.

ERBISTE, p. Comportas Hidráulicas, Ed. Campus, 1987

FOX, R. W.; MCDONALD, A. T.; PRITCHARD, P. J. Introdução à Mecânica dos Fluidos. LTC, Rio de Janeiro, 2006.

HAYES, M. H. Processamento Digital de Sinais. Artmed, 2006.

HAYKIN, S.; VAN VEEN, B. Signal and Systems. Jonh Wiley & Sons, 1999.

HENN, E. L. Máquinas de Fluido. Ed UFSM, 2001.

JORDÃO, R.G.; Máquinas Síncronas; Livros Técnicos e Científicos Editora S/A, 1984.

KOSOW, IRVING. I. Máquinas elétricas e transformadores. São Paulo: Editora Globo, 1995.

MACINTYRE, A. J. Bombas e Instalações de Bombeamento. Ed. Livros Técnicos e Científicos, 1997.

MUNSON, B. R.; DONALD, F. Y.; OKIISHI, T. H. Fundamentos da Mecânica dos Fluídos. 4a Ed. Edgard Blücher, 2004.

NASAR. S.A. Máquinas Elétricas. Ed. McGraw Hill (SCHAUM), 1984.

NASCIMENTO JR., GERALDO CARVALHO DO. Máquinas Elétricas: teoria e ensaios. 2a ed. São Paulo: Érica, 2008.

NEVES, E. T. Curso de hidráulica. Ed. Globo. 2a ed. 1968. 577p.

PORTO, R. M. Hidráulica Básica. São Carlos: EESC/USP, 1999. 517p.

ROMA, W. N. L. Fenômenos de Transporte para Engenharia. Rima, 2006.

SCHREIBER, G. P. Usinas hidrelétricas. Edgard Blücher, 1987.

ANEXO III - Ficha de Inscrição (preencher em 2 vias)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL CGIC N° 013/2012

FICHA DE INSCRIÇÃO N°_____________

Doc. Identidade n°___________________________________ CPF ______________________________

NOME:______________________________________________________________________________

FILIAÇÃO: Pai -______________________________________________________________________

Mãe - _______________________________________________________________________________

Data de Nascimento: _______________________________ Estado Civil:___________________________

Naturalidade:______________________________________ Nacionalidade:_________________________

Endereço:____________________________________________________________ N°______________

Complemento:______________________________ Bairro: _____________________________________

Cidade: _______________________________ Estado: _____________ CEP: ______________________

Telefone:________________________________________ Celular:_______________________________

E-mail: ______________________________________________________________________________

Candidato ao cargo de __________________________________________________________________

Área: _______________________________________________________________________________

Processo UFPeI n° 23110. ________________/___________ - _____

Observação: Tendo em vista que a UFPEL notificará os candidatos através de via postal, solicitamos a atenção ao preencher os campos referentes ao endereço.

Data: _____ de ____________ de 2012.

_______________________________________
Assinatura do Candidato

Recebimento pelo CGIC/UFPel:

ANEXO IV

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
(Preencher em 2 vias e anexar cópia simples do documento de identidade e do CPF)

Ao

Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos - CGIC UFPel

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME COMPLETO DO CANDIDATO:

DATA DE NASCIMENTO:

ENDEREÇO RESIDENCIAL: Cidade:

UF:

CEP:

TELEFONE:

NIS (formato c/l1 algarismos):

CPF:

CARTEIRA DE IDENTIDADE n° Órgão Expedidor:

Data de Expedição:

NOME COMPLETO DA MÃE:

Eu, acima identificado, venho requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição do Concurso Público regido pelo Edital CGIC n° 013/2012, nos termos do Decreto n° 6593, de 02/10/2008.

Para tanto, declaro estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o Número de Identificação Social - NIS acima especificado e que atendo à condição de membro de família de baixa renda de que trata o Decreto n° 6135/2007.

Declaro, ainda, estar ciente de que as informações, que estou prestando, são de minha inteira responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto n° 83.936, de 6 de setembro de 1979.

Pelotas,_______ de _______________ de 2012.

_______________________________________
Assinatura do Candidato

Recebimento pelo CGIC/UFPel