UFAL - Universidade Federal de Alagoas - AL

UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO

EDITAL Nº 123 DE 21 DE JULHO DE 2010

Notícia:   5 vagas para Professor Substituto na Universidade Federal de Alagoas - UFAL

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Universidade Federal de Alagoas torna público que estarão abertas as inscrições para o recrutamento de PROFESSOR SUBSTITUTO a ser admitido na forma da Lei nº 8745/93, alterada pela Lei nº 9.849/99, bem como das disposições disciplinares internas, nas condições abaixo discriminadas:

I. QUADRO DE VAGAS:

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

TITULAÇÃO MÍNIMA

Remuneração Inicial (em R$)

Valor da inscrição

Campus Arapiraca / Arapiraca

01

Microbiologia

Auxiliar

20h

Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins, e Especialização em Microbiologia ou áreas afins.

1.596,81

R$ 45,00

CTEC

01

Controle e simulação de processos químicos

Auxiliar

20h

Graduação em Engenharia Química ou áreas afins.

1.518,63

R$ 45,00

FAMED

01

Gastroenterologia

Auxiliar

20h

Graduação em Medicina, e Especialização ou Residência Médica em Gastroenterologia Clínica.

1.596,81

R$ 45,00

ICHCA

01

Comunicação Visual e Fotografia

Auxiliar

40h

Graduação em Comunicação com habilitação em Jornalismo, e Especialização em Comunicação.

2.206,29

R$ 45,00

ICHCA

01

Recursos e Serviços da Informação

Auxiliar

40h

Graduação em Biblioteconomia.

2.124,20

R$ 45,00

1. Será exigida a titulação mínima acima especificada;

II. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para o Concurso Público serão realizadas entre as 17 horas do dia 22 de julho de 2010 e às 17 horas do dia 03 de agosto de 2010, exclusivamente via Internet, através do sítio do www.copeve.ufal.br.

2.2. São Requisitos Básicos para a contratação:

a) aprovação em concurso público;

b) nacionalidade brasileira ou portador de visto permanente, se estrangeiro;

c) o gozo dos direitos políticos;

d) a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

e) o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

f) a idade mínima de dezoito anos;

g) aptidão física e mental.

2.3. Do requerimento da Inscrição:

2.3.1. Para requerer sua inscrição, o candidato deverá registrar-se no sistema de inscrições disponibilizado através do site www.copeve.ufal.br, registrar seu pedido de inscrição naquele mesmo site e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor indicado no quadro de vagas do item I, através da Guia de Recolhimento da União - GRU - gerada no ato da inscrição, a ser paga até a data do vencimento. Somente serão aceitas inscrições realizadas no prazo indicado no item 2.1.

2.3.2. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo no caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

2.3.3. Cada candidato poderá concorrer a mais de uma vaga, devendo optar, todavia, por apenas um deles na hipótese de conflito entre os cronogramas de realização das provas.

2.3.4. As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, cabendo a UFAL o direito de excluir do Concurso Público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

2.3.4.1. A comprovação da escolaridade só será exigida no momento da contratação junto ao Departamento de Administração de Pessoal (DAP) desta Universidade;

2.3.5. Poderão pleitear isenção da taxa de inscrição os candidatos que preencherem os seguintes requisitos:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; E

b) for membro de família de baixa renda - aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

2.3.6. A isenção mencionada no item anterior deverá ser solicitada no ato da inscrição, pelo no site www.copeve.ufal.br, até às 17 horas do dia 26 de julho de 2010.

2.3.7. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no site www.copeve.ufal.br, e no quadro de avisos da secretaria da Unidade Acadêmica no dia 29/07/2010.

2.3.8. Os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão pagar o valor integral da taxa de inscrição até o último dia do prazo previsto no item 2.1

III. DA SELEÇÃO

3.1. Os candidatos submeter-se-ão à Seleção Pública Simplificada, de Prova Escrita com peso 6 (seis) e de Prova de Didática, com peso 4 (quatro);

3.1.2. As provas de cada área de estudo terão início na data prevista em seus respectivos cronogramas, de acordo com o Anexo I;

3.1.3. O candidato deverá comparecer ao local das provas com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido da Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

3.1.4. A Prova Escrita terá duração máxima de 03 horas e consistirá em dissertação sobre ponto temático sorteado no início da prova escrita, sendo considerados na avaliação os fatores: apresentação, conteúdo e linguagem;

3.1.5. A Prova Didática terá duração de 50 (cinquenta) minutos e consistirá em aula proferida em nível de graduação sobre ponto temático sorteado após a divulgação do resultado da prova escrita, sendo considerados na nota atribuída pela banca examinadora os fatores: capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, conhecimento da matéria e uso do tempo destinado à realização da prova.

3.1.6. O programa para as provas escrita e didática constará de 05 (cinco) pontos sobre matéria da Área de Estudo objeto do concurso, de acordo com o Anexo I deste Edital.

3.2. Será reprovado o candidato que obtiver a media final inferior a 7,0 (sete) , considerando-se, no cômputo, as notas obtidas nas 02 (duas) numa escala de 0 (zero) a 10 (dez);

3.3. O Julgamento da Comissão Examinadora é irrecorrível, salvo em caso de ilegalidade manifesta, hipótese em que caberá recurso dirigido a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, no prazo improrrogável de 72 (setenta e duas) horas a contar da data da divulgação do resultado do Concurso no Diário Oficial da União.

IV. DA HOMOLOGAÇÃO

4.1. O resultado final, com a classificação dos candidatos aprovados nos concursos, será homologado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho e publicado no Diário Oficial da União.

V. DA VALIDADE

5.1 O prazo de validade dos concursos será de 06 (seis) meses, sem prorrogação, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

VI. DO REGIME DE TRABALHO

6. A prestação de serviços será no Regime de Trabalho especificado pela Unidade Acadêmica acima referida, pelo período de seis (06) meses, prorrogáveis a critério da Administração;

6.1 A jornada de trabalho dos candidatos selecionados poderá ser nos turnos diurno e/ou noturno;

VII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Os casos omissos serão decididos pela PROGEP .

Sílvia Regina Cardeal
Pró-Reitora

ANEXO I

CRONOGRAMA E PROGRAMA PARA PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

Campus Arapiraca / Arapiraca

01

Microbiologia

Auxiliar

20h

Data de início: Prova escrita - 09 de agosto de 2010.

Pontos:

1. Classificação microbiana;

2. Estrutura e replicação viral;

3. Estrutura e reprodução de bactérias;

4. Estrutura e reprodução dos fungos;

5. Metabolismo e genética de micro-organismos

Disciplinas: Biologia dos Micro-organismos

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

CTEC

01

Controle e simulação de processos químicos

Auxiliar

20h

Data de início: Prova escrita - 10 de agosto de 2010.

Pontos:

1. Transformadora de Laplace e sistemas lineares de malha aberta;

2. Sistema de controle, retroação, cascata, antecipativo e razão;

3. Elementos de um sistema de controle e estabilidade de malha de controle / Teste de Routh;

4. Métodos interativos e métodos de integração utilizados na resolução de EDO com exemplos aplicados à engenharia química;

5. Tecnologia de PVC.

Disciplinas: Modelagem e simulação de processos; Controle e instrumentação de processos; Tecnologia de cloro e soda.

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

FAMED

01

Gastroenterologia

Auxiliar

20h

Data de início: Prova escrita - 10 de agosto de 2010.

Pontos:

1. Doença do refluxo gastroesofágico;

2. Gastrite;

3. Úlcera péptica;

4. Doença inflamatória intestinal;

5. Hipertensão portar.

Disciplinas: Gastroenterologia Clínica (Saúde do Adulto e do Idoso IV)

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

ICHCA

01

Comunicação Visual e Fotografia

Auxiliar

40h

Data de início: Prova escrita - 09 de agosto de 2010

Pontos:

1. Realidade e representação na fotografia. Imagem, linguagem e cultura: as inserções da imagem na contemporaneidade;

2. Do "fotográfico" a foto digital: a presença da fotografia nas mídias. Fotografia: Percursos do Analógico ao Digital;

3. Fotografia, cinema, televisão e internet: interfaces digitais na Comunicação Visual;

4. Características da Imagem e suas diferentes formas técnicas: fotográficas, cinematográficas, holográficas, televisuais e digitais;

5. Processos de produção fotográfica.

Disciplinas: Comunicação Visual I e II; Fotojornalismo, Fotografia.

UNIDADE

VAGAS

ÁREA DE ESTUDO

CLASSE

REG.

ICHCA

01

Recursos e Serviços da Informação

Auxiliar

40h

Data de início: Prova escrita - 23 de agosto de 2010

Pontos:

1. A biblioteca como instrumento de ação cultural;

2. Ação cultural em centros de informação;

3. Práticas de leitura na biblioteca;

4. Serviços e atividades de informações em unidades de informação;

5. Evolução e tendências do Serviço de Referência.

Disciplinas: Unidades de Informações Públicas, Escolares e Especializadas; Biblioteca e Ação Cultural; Leitura e Biblioteca.