UFABC - Universidade Federal do ABC - SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

REITORIA

EDITAL Nº 142, DE 17 DE OUTUBRO DE 2012

Notícia:   UFABC anuncia abertura de sete concursos para Professor Adjunto

ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DE PROFESSOR ADJUNTO - NÍVEL I, DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

O Reitor da Fundação Universidade Federal do ABC, no uso de suas atribuições legais torna público, nos termos da Base Legal indicada, o Edital de abertura de inscrição, destinado a selecionar candidatos por meio de concurso público para o cargo de Professor do Magistério Superior nas condições e características a seguir:

Classe: Adjunto / Regime de Trabalho: Tempo Integral (40h semanais) e Dedicação Exclusiva / Remuneração: R$ 7.627,02 / Taxa de Inscrição: 183,00 / Período de Inscrição: 18/10/12 a 21/01/13 / Base Legal: Leis nº 7.596/1987, nº 8.112/1990, nº 9.394/1996 e nº 11.784/2008, os Decretos nº 94.664/1987, nº 3.298/1999 e nº 6.944/2009 e as Portarias nº 450/2002, 124/2010 e 440/2011 do MPOG / Vagas: 02 (duas).

Área: Ensino / Subárea: Ensino em Física

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA:

1. Desenvolvimento e aprendizagem: aspectos teóricos e aplicações ao ensino de ciências.

2. Interações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-material didático; mediações em sala de aula.

3. Orientações curriculares oficiais para o ensino de física e de ciências.

4. Bases teórico-metodológicas para o ensino de física e de ciências.

5. Recursos didáticos para o ensino de física e de ciências: produção, utilização e avaliação.

6. Instrumentação e o papel das atividades experimentais no ensino de física e de ciências.

7. Inserção de história, filosofia e sociologia das ciências no ensino de ciências.

8. As pesquisas em ensino de física moderna e contemporânea.

9. Novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de física e de ciências.

10. Formação de professores de física e de ciências.

11. Elaboração, implementação e avaliação de programas de ensino de física e de ciências em situações de estágio supervisionado.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

1. ALMEIDA, M. J. P. M. & BRITTO, L. P. L. (Orgs.). Ensino da Ciência, Leitura e Literatura. Caderno CEDES. Número 41, 1997.

2. ANDRÉ, M. (org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores, Papirus Editora, 2001.

3. ANGOTTI, J.A.P.; AUTH, M.A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, v.7,n.1, 2001.

4. ASTOLFI, J. P. & DEVELAY, M. A Didática das Ciências, Papirus Editora, 2006.

5. CARVALHO, A. M. P. & GIL-PEREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995.

6. DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J.A.P. Metodologia do Ensino de Ciências, Editora Cortêz, 2000.

7. KAWAMURA, M.R.D. & HOSOUME, Y. A contribuição da Física para um Novo Ensino Médio, Física na Escola, v.4, nº 2, 2003.

8. KNELLER, G.F. A Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

9. KRASILCHIK, M. & MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção cotidiano escolar).

10. La TAILE, Y. De, Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus, 1992.

11. MEC, Documentos Oficiais.

12. MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2000.

13. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

14. MORTIMER, E.F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, 1996 1(1).

15. NARDI, R. (org.) Questões atuais no ensino de Ciências: Tendências e inovações. São Paulo: Escrituras, 1998.

16. NARDI, R & ALMEIDA, M.J.P.M. (org.). Analogias, Leituras e Modelos no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2006.

17. PERRENOUD, P.10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

18. PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: editora da UFSC, 2001.

19. SANTOS, F. M. T & GRECA, I. M. A Pesquisa no Ensino de Ciências no Brasil e suas Metodologias. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006.

20. Artigos de revistas do campo de pesquisa em Ensino de Física e de Ciências, tais como: Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Ensaio, Ciência e Ensino, REEC, Ensenanza de las Ciencias, Science & Education.

CONDIÇÕES GERAIS:

1. A solicitação de inscrição deverá atender ao Edital de Condições Gerais.

2. O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final do Concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

3. As provas deverão ocorrer em até 6 (seis) meses, a contar da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.

4. É parte integrante do presente, o Edital de Condições Gerais e retificações, que o candidato, ao se inscrever para o concurso, declara ter conhecimento.

HELIO WALDMAN
REITOR