UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - PR

UENP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

ESTADO DO PARANÁ

TESTE SELETIVO

EDITAL Nº 029/2014-GR

Notícia:   UENP - PR retifica seleção para 19 Professores Colaboradores

Súmula: Publica a normatização e abertura de inscrição ao Teste Seletivo para contratação de professor colaborador.

O Vice-Reitor no exercício da Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Prof. Dr. Rinaldo Bernardelli Júnior, no uso de suas atribuições legais e considerando:

- a necessidade para atendimento de demanda emergencial de contratação de docente para os campi de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Luiz Meneghel de Bandeirantes;

- a Lei Complementar Estadual Nº 108, de 18/05/2005 e Lei Complementar Nº 121, de 29/08/2007; - o Decreto Estadual Nº 10.429/2014, de 25/03/2014,

- a necessidade de reofertar vagas não preenchidas ofertadas no 4º Teste Seletivo realizado em conformidade com o Edital 062/2013-GR,

TORNA PÚBLICA a abertura das inscrições ao teste seletivo para contratação de docente na modalidade "CRES - Contrato em Regime Especial", não integrante da Carreira Docente para provimento de vagas, conforme Anexo I, deste edital, nas condições abaixo:

1 - DAS INSCRIÇÕES

1.1 As inscrições estarão abertas no período de 25 de abril a 16 de maio de 2014, nos horários de funcionamento das respectivas Unidades da UENP, como segue:

I - Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes - das 8h às 12h e das 14h às 17h

Rodovia BR 369, km 54, Vila Maria - Caixa Postal 261 - CEP 86.360-000 - Unidade de Recursos Humanos. Fone: (43) 3542 8016.

II - Campus de Cornélio Procópio - das 14h às 20h - Bloco Administrativo - Unidade de Recursos Humanos.

Às margens da PR 160, km 0, saída para Leópolis - Cornélio Procópio -PR - CEP. 86.300-000. Fone: (43) 3904-1921 ou 3904-1916.

III - Campus de Jacarezinho - das 9h às 12h e das 14h às 17h

Av. Getúlio Vargas, Nº 850 - CEP. 86.400-000 - Jacarezinho - PR. - Reitoria Fone: (43) 3525-3589

1.2 O pedido de inscrição poderá ser feito pessoalmente pelo candidato ou por procurador legalmente constituído (procuração com firma reconhecida), mediante requerimento, em formulário próprio, dirigido à Comissão do Teste Seletivo.

1.3 O pedido de inscrição deverá ser instruído com os seguintes documentos:

a) Requerimento de inscrição dirigido ao Presidente da Comissão Organizadora do Teste Seletivo (Anexo IV);

b) Fotocópia do documento oficial de identidade ou documento equivalente com foto;

c) Fotocópia do Título de Eleitor e certidão de quitação eleitoral emitida pela internet no site do Tribunal Eleitoral;

d) Fotocópia do documento de inscrição no Cadastro de pessoa Física - CPF;

e) Fotocópia do documento de quitação do serviço militar (somente para os candidatos do sexo masculino);

f) Fotocópia autenticada do diploma de graduação, devidamente registrado ou certificado de conclusão de curso;

g) Fotocópia autenticada do histórico escolar de graduação;

h) Fotocópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão ou Ata de Defesa de curso de pós-graduação e seu respectivo histórico escolar. Os títulos de pós-graduação "stricto sensu" deverão ser recomendados pela CAPES/MEC com conceito igual ou superior a 3,0 (três);

i) No ato da inscrição, deverá ser entregue o curriculum LATTES, com páginas numeradas, encadernado, com fotocópia dos respectivos documentos comprobatórios, organizados conforme a sequência do instrumento de avaliação de títulos (Anexo III, do Edital). Os documentos comprobatórios da produção acadêmica e das atividades profissionais deverão referir-se apenas aos últimos 5 (cinco) anos. A não apresentação do curriculum LATTES no ato de inscrição do candidato implica no indeferimento irrecorrível da solicitação da inscrição. Para os candidatos que optarem pela inscrição via Correios, com depósito da Taxa de Inscrição, deverão enviar os documentos via Sedex, devidamente autenticados, endereçado à Comissão Organizadora do presente Teste Seletivo, com AR.

j) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), através de depósito na Caixa Econômica Federal, Agência 0391, conta nº 146-1, operação 006, sendo que, em nenhuma hipótese, haverá restituição da mesma.

k) A experiência profissional, quando exigida como requisito, deverá ser comprovada através de registro em carteira de trabalho ou declarações, em papel timbrado, de pessoas jurídicas ou de órgãos públicos.

1.4 A autenticação dos documentos poderá ser feita em cartório ou no ato da inscrição, mediante apresentação dos originais.

1.5 Os documentos emitidos no exterior serão aceitos se revalidados por autoridade competente, acompanhados de tradução juramentada.

1.6 A inscrição poderá ser feita por correspondência postada com aviso de recebimento, desde que dê entrada no protocolo até a data do encerramento das inscrições.

1.7 Em hipótese alguma será admitida a juntada de documentos após o protocolo da inscrição.

1.8 - É facultada a entrega do documento relacionado da alínea "h", do item I, "Fotocópia da ata de defesa (Mestrado/Doutorado) ou Certificado de conclusão e o histórico correspondente", no ato de inscrição, devendo, no entanto, ser apresentado no ato de convocação para aceite da vaga, ser apresentado o comprovante requerido."

1.8.1 - A não apresentação no ato da assinatura do contrato, do documento comprobatório exigido, incorrerá na perda da vaga, devendo ser convocado o próximo candidato classificado.

2. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES:

2.1 A documentação será analisada pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo, que publicará o edital de homologação das inscrições nos quadros de editais dos locais de inscrição e no site: www.uenp.edu.br até o dia 20 de maio de 2014.

2.2 Os candidatos que tiverem suas inscrições não homologadas terão o prazo de 48 (quarenta e oito) horas contadas da data de publicação do Edital para apresentar recurso, pessoalmente ou através de procurador devidamente habilitado, mediante protocolo na Reitoria.

2.3 Os recursos de que trata o item anterior serão julgados pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo, cuja decisão não caberá pedido de reconsideração.

2.4 Somente poderão submeter-se às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas e que estiverem portando documentos de identidade oficial ou documento equivalente, com foto, e no início da realização das atividades.

3 - DAS VAGAS

3.1 - As vagas ofertadas serão de acordo com o Anexo I, deste edital.

3.2 - A reserva de vaga para as pessoas portadoras de necessidades especiais e afrodescendentes não esta prevista neste Edital por não conter área de conhecimento com oferta de vaga igual ou superior a 05 (cinco).

4 - DA REMUNERAÇÃO

O vencimento mensal será com base no Regime de Trabalho de ingresso e na referência inicial da tabela de vencimento básico do Regime de Contrato Especial - CRES, em vigor, conforme abaixo:

Titulação

T-20

T-40

Graduado

1.161,92

2.323,87

Especialista

1.394,32

2.788,63

Mestre

1.937,51

3.875,02

Doutor

2.938,51

5.876,97

Obs.: Valor de outubro/2013.

5 - DAS PROVAS

5.1 O Teste seletivo constará de:

I - Prova escrita, com caráter eliminatório;

II - Prova didática, com arguição, e com caráter eliminatório;

III - Exame de títulos, com caráter classificatório.

5.2 As provas serão realizadas nos campi em que houver a oferta da vaga.

5.3 A prova escrita, com caráter eliminatório, destinada a avaliar o conhecimento em profundidade sobre um dos temas, terá o seguinte procedimento:

I - o sorteio do número do tema extraído do programa constante no anexo II, deste edital, será efetuado por um dos candidatos, perante a Banca Examinadora, no local de realização da prova;

II - os candidatos disporão de 03h30min para realizar a prova, em papel rubricado pelos membros da Banca, precedida de 30 (trinta) minutos para consulta de material impresso ou manuscrito na sala de realização da prova.

5.3.1 A prova escrita será realizada no dia 28 de maio de 2014, com início às 9:00 horas, nos locais indicados no edital.

5.3.2 A prova escrita ocorrerá de forma simultânea para todos os candidatos de uma mesma subárea/matéria/disciplina.

5.3.3 A prova escrita será avaliada pela Banca Examinadora de acordo com os critérios constantes no instrumento de avaliação disposto no anexo III, deste edital.

5.3.4 O item sorteado na prova escrita será automaticamente excluído da prova didática.

5.3.5 O candidato que não obtiver a nota final mínima sete (7,0) na Prova Escrita será eliminado, ficando impedido de prestar as demais provas.

5.4 A prova didática, será realizada no dia 03 de junho de 2014, de caráter eliminatório, destinada a avaliar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação, de síntese, e de conhecimento sobre o tema, será realizada de acordo com os seguintes procedimentos:

I - o tema da prova didática, retirado da lista constante no anexo II deste edital, será comum a todos os candidatos da mesma subárea/matéria/disciplina definido por sorteio, realizado pela Comissão;

II - o sorteio do tema será efetuado pela Comissão Organizadora na Sala dos Conselhos na Reitoria da UENP às 8h30min do dia 02 de junho de 2014 (excluído o item sorteado para a prova escrita), na presença dos candidatos interessados;

III - os horários definidos para a prova didática obedecerão à ordem alfabética dos nomes dos candidatos, no mínimo 24 horas após o sorteio.

IV - é vedado aos candidatos assistir as provas didáticas dos demais, sob pena de desclassificação;

V - ao iniciar a prova didática, o candidato deverá entregar à Banca Examinadora o plano de aula em três (3) vias; a prova didática terá a duração de no mínimo 40 (quarenta) e no máximo 50 (cinquenta) minutos, proferida em nível de graduação, durante a qual é vedada a interrupção por parte da Banca Examinadora. Serão instalados projetores multimídias e computadores em todas as salas. Fica a critério do(a) candidato(a) trazer o seu equipamento ou utilizar o fornecido pela IES. A Comissão não se responsabiliza pela configuração dos arquivos e programas a serem utilizados, ficando sob a responsabilidade do(a) candidato(a) a verificação da compatibilidade, dentro do horário a ele reservado na escala.

VI - compete à Banca Examinadora avaliar o candidato em conformidade com os itens constantes do instrumento de avaliação do anexo III, deste Edital.

VII - a Banca Examinadora, após a conclusão da prova didática, arguirá o candidato em relação ao assunto exposto, pelo tempo máximo de 10 (dez) minutos.

5.4.1 O candidato que não obtiver a nota final mínima sete (7,0) na Prova Didática será eliminado, ficando impedido de ir para a etapa da prova de títulos.

5.5 A avaliação de títulos será efetuada pela Banca Examinadora, em apreciação conjunta de seus membros, caracterizando-se pela análise e avaliação dos títulos do Curriculum Lattes, com base nos itens do instrumento de avaliação de títulos constante no anexo III, deste Edital.

5.6 As notas dos candidatos, constantes nos instrumentos de avaliação, serão apresentadas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação centesimal.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Para efeitos de classificação, a nota final do candidato será atribuída conforme expressão e legenda abaixo discriminadas:

RC = (PE + PD)/ 2

Legenda:

RC = Resultado da Classificação

PE = Prova Escrita

PD = Prova Didática

RF = Resultado Final

AT = Avaliação de Títulos

RF = [(RC x 7) + (AT x 3)]/ 10

6.2 Os resultados finais fornecidos pelas Bancas Examinadoras serão tabulados pela Comissão e encaminhados ao Gabinete do Reitor para homologação, divulgação e publicação oficial.

6.3 No caso de empate será dada preferência ao candidato que tiver maior idade, perdurado o empate, àquele que tenha obtido a maior nota na Prova Escrita e, por último, àquele que tenha obtido maior nota na Prova Didática.

6.4 O julgamento da Banca Examinadora é irrecorrível, salvo em caso de manifesta irregularidade, por inobservância de disposições legais, estatutárias ou regimentais, hipótese em que caberá, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data de publicação do resultado final do Teste Seletivo, no Diário Oficial do Estado do Paraná, recurso para o Conselho Universitário, que poderá anular a decisão recorrida pelo voto de 2/3 (dois terços)de seus membros.

6.5 O candidato deverá ter ciência de que o recurso deve ser interposto, por ele próprio ou por seu procurador legal, sob pena de preclusão desse direito, no prazo de dois dias úteis a contar do dia imediato à data de divulgação dos resultados das provas e/ou etapas de avaliações.

7 - DA CONTRATAÇÃO

7.1 A contratação obedecerá à ordem de classificação e será efetivada na classe correspondente à maior titulação do docente, de acordo com as normas vigentes.

7.2 A contratação do docente não será vinculada à disciplina específica do teste seletivo, mas às necessidades do campus em que estiver lotado.

7.3 Os candidatos contratados ficam obrigados a ministrar aulas e a executar as demais atividades inerentes à docência.

7.4 O horário das atividades do docente contratado será de acordo com o regime de trabalho dos campi e com as necessidades do(s) curso(s) respectivo(s), podendo ser no período matutino, e /ou vespertino e /ou noturno, incluindo sábados.

8 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O candidato classificado somente será contratado mediante apresentação do diploma de graduação devidamente registrado, bem como da titulação exigida para participação no processo seletivo.

8.2 A habilitação no Teste Seletivo não gera para o candidato o direito de ser contratado pela Universidade.

8.3 A contratação dos aprovados será processada, observando-se a ordem de classificação, considerando-se a oferta de vagas e a necessidade de cada Centro de Ensino.

8.4 A contratação dos aprovados somente será efetivada após verificada as disponibilidades financeira e orçamentária da Universidade.

8.5 Surgindo novas vagas durante o período de validade do presente Teste Seletivo na mesma área/disciplina, os candidatos classificados poderão ser convocados, observando a ordem de classificação e demais exigências normativas.

8.6 O Teste Seletivo terá validade de um (1) ano, prorrogável por mais um (1) ano a partir da data da publicação da homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado.

8.7 Os candidatos portadores de necessidades especiais terão seus direitos assegurados nos termos da legislação vigente.

8.8 A inscrição no Teste Seletivo implicará na aceitação tácita pelo candidato, dos termos deste edital.

8.9 Os documentos dos candidatos não aprovados no Teste Seletivo ficarão à disposição dos mesmos nos GRHS - Grupos de Recursos Humanos Setoriais dos Campi da UENP por 30 dias após a publicação do resultado final, sendo destruídos após esta data.

8.10 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora de Teste Seletivo Unificado.

8.11 São partes integrantes deste edital os seguintes anexos:

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS E REQUISITOS MÍNIMOS.
ANEXO II - LISTA DE TEMAS.
ANEXO III - TABELA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA, DIDÁTICA E DE TÍTULOS.
ANEXO IV - FICHA DE INSCRIÇÃO
ANEXO V - CRONOGRAMA DO TESTE SELETIVO.

PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE.

Jacarezinho, 24 de abril de 2014.

Prof. Dr. Rinaldo Bernardelli Júnior
Vice-Reitor no Exercício da Reitoria

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS E REQUISITOS MÍNIMOS

CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas

Área/subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Biologia Geral

01

20

Graduação em Ciências Biológicas, com Mestrado em Ciências Biológicas ou áreas afins.

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Gestão Educacional

01

20

Graduação em Pedagogia, com Especialização na área de Educação.

Curso: Licenciatura em Matemática

Matemática

01

20

Graduação em Matemática, com Especialização.

Curso: Licenciatura Plena em Geografia

Geografia Física

01

40

Graduação em Geografia, com mestrado na área ou em áreas afins, com área de concentração em Geografia Física.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Curso: Bacharelado em Administração

Área/subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Administração Geral

01

40

Graduação em Administração com especialização na área de Administração.

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Curso: Licenciatura em Letras

Área/subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Teoria Literária, Literatura Brasileira e ensino de Literatura.

01

40

Graduação em Licenciatura em Letras, com Mestrado em Letras.

Língua Inglesa e Ensino

01

40

Graduação em Licenciatura em Letras, com especialização em Língua Inglesa ou Ensino de Língua Inglesa.

Língua Portuguesa, Literatura e Ensino

01

20

Graduação em Licenciatura em Letras, Mestre em Letras ou Estudos da Linguagem

CAMPUS DE JACAREZINHO

Centro de Letras, Comunicação e Artes

Área/subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Libras

01

40

Licenciatura Plena com Certificação de Proficiência para tradução e Interpretação da Libras - Língua Portuguesa ou no ensino da Libras, obtido por meio do PROLIBRAS, FENEIS ou CAS-SEED.

Língua Inglesa

01

40

Graduação em Letras/Inglês, com Mestrado.

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO Curso: Licenciatura em Matemática

Área/subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Matemática/Cálculo Diferencial e Integral

01

20

Graduação em Matemática ou áreas afins.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Curso: Educação Física (Licenciatura/Bacharelado

Área/subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Cinesiologia

01

20

Graduação em Educação Física ou áreas afins, com Especialização em Educação Física ou áreas afins.

Bases Biológicas e Bioquímica da Atividade Física.

01

20

Graduação em Educação Física ou áreas afins, com Especialização em Educação Física ou áreas afins.

Atletismo

01

40

Graduação em Educação Física ou áreas afins, com Especialização em Educação Física ou áreas afins.

Crescimento e Desenvolvimento Humano

01

20

Graduação em Educação Física, com Especialização em Educação Física ou na área da Saúde.

CAMPUS LUIZ MENEGHEL DE BANDEIRANTES CENTRO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Curso: Bacharelado em Ciências Biológicas

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Metodologia e Prática de Ensino de Biologia - Estágio Supervisionado

01

40

Graduação em Ciências Biológicas, com Mestrado em Ensino de Ciências e/ou Educação, com área de concentração em Ensino de Ciências.

Imunologia

01

20

Graduação em Ciências Biológicas ou Biomedicina ou Medicina ou áreas afins, com Mestrado em Ciências Biológicas ou microbiologia ou imunologia ou áreas afins.

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Curso: Sistema da Informação e Bacharelado em Ciências Biológicas

Área/subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Didática e Comunicação e Expressão

01

40

Graduação em Letras - Licenciatura. Especialização em Letras.

ANEXO II

LISTA DE TEMAS

CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

Curso: Licenciatura em Ciências

Área/subárea de conhecimento: Biologia Geral

Temas:

1. Membrana Plasmática

2. Tecido Conjuntivo

3. Evolução da membrana cloroplasmática e suas implicações no surgimento e desenvolvimento dos diferentes grupos de algas;

4. Anatomia do Sistema Respiratório

5. Evolução de Vertebrados do ambiente aquático para o terrestre.

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Área/subárea de conhecimento: Gestão Educacional

Temas:

1. O trabalho do pedagogo em espaços escolares e não-escolares.

2. Projeto Político Pedagógico: pressupostos teóricos e papel do pedagogo na articulação do trabalho coletivo.

3. Contextualização histórica da relação entre trabalho e educação.

4. Organização do trabalho e exigências educativas contemporâneas.

5. As propostas de formação para e pelo trabalho.

Curso: Licenciatura em Matemática

Área/subárea de conhecimento: Matemática

Temas:

1. Integral de função de uma variável real

2. Integral Múltipla

3. Técnicas de Integração

4. Modelagem Matemática

5. Equação Diferencial de Primeira Ordem

Curso: Licenciatura em Geografia

Área/subárea de conhecimento: Geografia Física

Temas:

1. Domínios morfoclimáticos e Províncias fitogeográficas

2. Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto: Conceitos e definições

3. Agentes internos e externos da Terra

4. A geografia física e a questão ambiental

5. A aplicação da Cartografia na Geografia

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Área/subárea de conhecimento: Administração Geral

Temas:

1. Controle de Estoque

2. Segmentação de Mercado

3. Composto Promocional: (Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Merchandising e Promoção de Vendas)

4. PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção)

5. Desenvolvimento de Planos de cargos e Salários

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

Curso: Licenciatura em Letras

Área/subárea de conhecimento: Teoria Literária, Literatura Brasileira e ensino de Literatura.

Temas:

1. Ensino da Literatura: problemas e métodos

2. Literatura Brasileira Contemporânea

3. O Romantismo no Brasil

4. Aspectos do conto: teoria e interpretação

5. Aspectos do poema: teoria e Interpretação

Área/subárea de conhecimento: Língua Inglesa e Ensino Temas:

1. Listening and speaking: uma abordagem de ensino com base em gêneros

2. Reading and writing: uma abordagem de ensino com base em gêneros

3. Políticas Educacionais e Ensino de Língua Inglesa: propostas didáticas

4. Análise e produção de materiais didáticas para o ensino de Língua Inglesa e, concordância com as diretrizes curriculares vigentes

5. Preparação do aluno-professor para observação do contexto escolar público.

Área/subárea de conhecimento: Língua Portuguesa, Literatura e Ensino

Temas:

1. Leitura e formação do leitor

2. Análise linguística e ensino

3. Gêneros textuais e ensino

4. Livro didático e ensino de Língua Portuguesa

5. Variação linguística

CAMPUS DE JACAREZINHO

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

Área/subárea de conhecimento: Libras

Temas:

1. A LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da Educação Inclusiva

2. Concepções de surdez e políticas educacionais para surdos.

3. Aspectos Linguísticos de Língua Brasileira de Sinais - Libras: léxico, fonologia, morfologia e sintaxe.

4. A atuação do Tradutor e Intérprete Educacional

5. Educação de surdos: fundamentos históricos e legais.

Área/subárea de conhecimento: Língua Inglesa

Temas:

1. Formal and Informal English

2. Teaching English as Língua Franca

3. Reading texts: strategies

4. Listening and Speaking

5. Textual Genres and English Teaching

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO

Curso: Licenciatura em Matemática

Área/subárea de conhecimento: Matemática/Cálculo Diferencial e Integral

Temas:

1. Extremante Local para Funções de uma e duas variáveis

2. Integrais Simples

3. Integrais Duplas: Em coordenadas cartesianas

Em coordenadas polares

4. Integrais Triplas:

Em coordenadas cartesianas

Em coordenadas cilíndricas

5. Integrais Triplas em Coordenadas Esféricas

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Curso: Educação Física (Licenciatura/Bacharelado)

Área/subárea de conhecimento: Cinesiologia

Temas:

1. Articulações e alavancas

2. Postura e equilíbrio

3. Funções e mecânicas musculares

4. Mecânica da marcha e da corrida

5. Análise dos graus de mobilidade aplicados ao movimento esportivo.

Área/subárea de conhecimento: Bases Biológicas e Bioquímica da Atividade Física.

Temas:

1. Estrutura e organização molecular das células

2. Alterações cromossômicas e genéticas

3. Metabolismo anaeróbio para produção de energia

4. Metabolismo aeróbio para produção de energia

5. Tampões químicos e o controle do equilíbrio ácido-base

Área/subárea de conhecimento: Atletismo

Temas:

1. Corridas de velocidade, meio fundo e fundo.

2. Corridas sobre barreiras e obstáculos.

3. Saltos: em distância, Triplo, em altura e com vara.

4. Arremessos: peso e martelo.

5. Lançamentos (dardo e disco).

Área/subárea de conhecimento: Crescimento e Desenvolvimento Humano

Temas:

1. Crescimento corpóreo: métodos de avaliação e acompanhamento

2. Maturação Biológica

3. Fases do desenvolvimento motor

4. Modelos unidimensional, bidimensional e multidimensional no desenvolvimento motor

5. Habilidades motoras nas diferentes faixas etárias

CAMPUS LUIZ MENEGHEL DE BANDEIRANTES

CENTRO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Curso: Bacharelado em Ciências Biológicas

Área/subárea de conhecimento: Metodologia e Prática de Ensino de Biologia - Estágio Supervisionado

Temas:

1. Objetivos do ensino de Biologia.

2. Conteúdos escolares e o ensino de Biologia.

3. Elementos de planejamento do ensino de Biologia.

4. Métodos, estratégias e técnicas para o ensino de Biologia.

5. Avaliação: formas, instrumentos e critérios.

Área/subárea de conhecimento: Imunologia

Temas:

1. Células e Tecidos do Sistema imune; Migração dos leucócitos para os tecidos.

2. Moléculas do complexo Principal de Histocompatibilidade e Apresentação aos Linfócitos T.

3. Desenvolvimento dos Linfócitos e Rearranjo dos Genes dos Receptores de Antígenos.

4. Imunologia dos Transplantes.

5. Doenças causadas por respostas imunes: Hipersensibilidade e Autoimunidade

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Curso: Sistema da Informação e Bacharelado em Ciências Biológicas Área/subárea de conhecimento: Didática e Comunicação e Expressão

Temas:

1. Elaboração de materiais didáticos

2. Métodos e técnicas de ensino

3. Estratégias para abordagem do conhecimento e processos avaliativos

4. Técnicas de resumo, resenha e síntese

5. Coesão e coerência textuais

ANEXO V

CRONOGRAMA - TESTE SELETIVO

ATIVIDADE

DATAS

Publicação do edital de abertura das inscrições

24/04/2014

Divulgação do Teste Seletivo na internet e imprensa

24/04/2014

Início das inscrições

25/04/2014

Encerramento das inscrições

16/05/2014

Prazo final para recebimento de inscrições via sedex

16/05/2014

Reunião da comissão do teste seletivo para análise das inscrições

19/05/2014

Publicação do edital de homologação das inscrições

20/05/2014

Prazo final de recurso contra a não homologação das inscrições

22/05/2014

Publicação do Resultado da Análise dos Recursos

23/05/2014

Divulgação dos componentes das bancas examinadoras

23/05/2014

Prazo final de recurso de impugnação da banca examinadora

27/05/2014

Prova escrita

28/05/2014

Resultado da prova escrita

29/05/2014

Sorteio do item para a prova didática

02/06/2014

Prova didática

03/06/2014

Resultado final do teste

04/06/2014

Recurso contra resultado final do teste

09/06/2014

Convocação dos aprovados para contratação

A partir junho 2014