SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais - BA

SEI - SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 001/2007

O Diretor Geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista a necessidade temporária de excepcional interesse público, através da resolução do Conselho de Política de Recursos Humanos - COPE nº 27/2007 de 22 de março de 2007, torna pública a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA, na forma do art. 14, inciso I, do Decreto n° 8.112, de 21 de janeiro de 2002, observado o disposto no inciso IX, do art. 37, da Constituição Federal, nos termos da Lei n° 6.677, de 26 de setembro de 1994, consoante as normas contidas neste Edital.

I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 - O Processo Seletivo Simplificado será regido por este Edital e compreenderá o exame de habilidades e de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de prova objetiva e prática, de caráter eliminatório e classificatório.

2. O desenvolvimento da etapa relativa ao exame de habilidades e conhecimentos será de responsabilidade da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

3. A seleção para a função de Pesquisador e Checador de que trata este Edital compreenderá a seguinte fase: a) prova objetiva composta de questões em Português e de conhecimentos específicos da função.

4. A seleção para a função de Digitador de que trata este Edital compreenderá a seguinte fase:

a) prova objetiva composta de questões em Português e Matemática e de conhecimentos específicos em Informática;

b) prova prática de digitação para os candidatos habilitados.

5. A seleção para a função de Assistente de Atividade Administrativa de que trata este Edital compreenderá a seguinte fase:

a) prova objetiva composta de questões de Português e Matemática e de conhecimentos específicos em Informática.

6. A seleção para a função Técnico de Nível Superior de que trata este Edital compreenderá a seguinte fase: a) prova objetiva composta de questões em Português e Matemática e de conhecimentos específicos em Estatística, Metodologia da Pesquisa Cientifica e Informática.

7. O Conteúdo Programático para as devidas funções consta no Anexo I deste Edital.

8. O prazo de validade do Processo Seletivo é de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da publicação da Homologação no Diário Oficial do Estado, prorrogável uma única vez, por igual período, a critério da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

II - DAS FUNÇÕES, ATRIBUIÇÕES, REMUNERAÇÃO E VAGAS

1. PESQUISADOR

Descrição sumária das atribuições: - organizar espacialmente o itinerário das unidades de pesquisa; realizar visitas às unidades de pesquisa para a aplicação dos instrumentos de coleta; utilizar mapas, memoriais técnicos e listagens; conhecer e utilizar os fundamentos metodológicos e conceitos da pesquisa; aplicar as instruções contidas no Manual da Pesquisa; esclarecer os objetivos da pesquisa em andamento, para obter maior adesão dos entrevistados e assegurar o mínimo de recusas; cumprir os prazos acordados para o retorno do material aos coordenadores de coletas de dados.

Remuneração: A remuneração mensal será de R$ 775,26 (setecentos e setenta e cinco reais e vinte e seis centavos), para atuar em regime de 40 (quarenta) horas semanais. Será acrescida à remuneração mensal parcela referente ao auxílio transporte e auxílio alimentação em razão da jornada de trabalho.

Total de Vagas: 37

2. CHECADOR

Descrição sumária das atribuições: - Conhecer e utilizar os fundamentos metodológicos e conceitos da pesquisa; aplicar as instruções contidas no Manual da Pesquisa; verificar a efetiva realização das entrevistas domiciliares; verificar endereços de domicílios; arrolar domicílios dos setores censitários; acompanhar as equipes de pesquisadores; utilizar mapas, memoriais técnicos e listagens.

Remuneração: A remuneração mensal será de R$ 775,26 (setecentos e setenta e cinco reais e vinte e seis centavos), para atuar em regime de 40 (quarenta) horas semanais. Será acrescida à remuneração mensal parcela referente ao auxílio transporte e auxílio alimentação em razão da jornada de trabalho.

Total de Vagas: 07

3. DIGITADOR

Descrição sumária das atribuições: - Digitar dados coletados em questionários; digitar listagens de setores censitários; digitar tabulações especiais.

Remuneração: A remuneração mensal será de R$ 775,26 (setecentos e setenta e cinco reais e vinte e seis centavos), para atuar em regime de 40 (quarenta) horas semanais. Será acrescida à remuneração mensal parcela referente ao auxílio transporte e auxílio alimentação em razão da jornada de trabalho.

Total de Vagas: 03

4. ASSISTENTE DE ATIVIDADE ADMINISTRATIVA

Descrição sumária das atribuições: - Utilizar conceitos básicos sobre mercado de trabalho; conhecer os fundamentos metodológicos e conceitos utilizados na pesquisa; executar serviços de apoio na área técnico-administrativa; realizar sorteios de setores censitários e domicílios; executar tarefas utilizando planilha eletrônica e gerenciador de bancos de dados; analisar questionários com auxilio de software específico; gerar e atualizar banco de dados.

Remuneração: A remuneração mensal será de R$ 775,26 (setecentos e setenta e cinco reais e vinte e seis centavos), para atuar em regime de 40 (quarenta) horas semanais. Será acrescida à remuneração mensal parcela referente ao auxílio transporte e auxílio alimentação em razão da jornada de trabalho.

Total de Vagas: 03

5. TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR

Descrição sumária das atribuições: - Coordenar e orientar o trabalho das equipes de entrevistadores; utilizar conceitos básicos sobre mercado de trabalho; conhecer os fundamentos metodológicos e conceitos utilizados na pesquisa; aplicar instruções contidas no "Manual do Entrevistador da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador"; analisar, criticar e conferir questionários; gerar banco de dados; gerar indicadores e estatísticas sobre o mercado de trabalho; gerar relatórios de avaliação; executar tarefas utilizando planilha eletrônica e software específico.

Remuneração: A remuneração mensal para a função de Técnico de Nível Superior será de R$ 1.071,31 (Hum mil e setenta e um reais e trinta e um centavos), para atuar em regime de 40 (quarenta) horas semanais. Será acrescida à remuneração mensal parcela referente ao auxílio transporte e auxílio alimentação em razão da jornada de trabalho.

Total de Vagas: 10

III - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA INVESTIDURA NA FUNÇÃO

1- Ocorrendo novas vagas de suprimento emergencial, no prazo de validade da seleção, poderão ser convocados os candidatos aprovados no processo seletivo, respeitando a ordem de classificação.

2 - O candidato aprovado no Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital será contratado, de acordo com a ordem de classificação, desde que atendidos os seguintes pré-requisitos:

a) possuir nível médio completo (antigo 2º grau) para exercer a atividade de Pesquisador, Checador, Assistente de Atividade Administrativa e Digitador;

b) possuir nível superior em Economia, Estatística, Contabilidade ou Sociologia;

c) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos na data da contratação;

d) não ter registro de antecedentes criminais;

e) estar quite com as obrigações eleitorais;

f) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;

g) ter aptidão física e mental para o exercício das atividades;

h) ser aprovado nas Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos;

i) ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição;

j) não exercer outra função ou emprego na Administração Estadual/Distrital, Municipal e/ou Federal, salvo as possibilidades de acumulação previstas na Constituição Federal;

k) não ter sido punido por alguma falta grave passível de demissão em função ou emprego ocupado anteriormente no serviço público nas esferas estadual/distrital, municipal e/ou federal;

l) não estar respondendo como indiciado a processo administrativo disciplinar perante a Administração Estadual/ Distrital, Federal e/ou Municipal.

IV - DAS INSCRIÇÕES

1 - As inscrições serão realizadas nos dias 15 e 16 de agosto de 2007 até as 24 horas, somente via Internet, no endereço eletrônico www.selecao.uneb.br/sei. O pagamento poderá ser realizado até as 16 horas do dia 17 de agosto sob pena de invalidação do pedido de inscrição, caso não cumprido o prazo mencionado. O candidato deverá observar os procedimentos estabelecidos abaixo:

2. No ato da inscrição on line o candidato deverá proceder da seguinte maneira:

2.1 Preencher cuidadosamente a ficha de inscrição e clicar no botão enviar formulário.

2.2 Na tela de confirmação dos dados o candidato deverá verificar as informações digitadas; caso haja necessidade de correção, clicar no botão voltar para formulário, senão, clicar no botão confirmar inscrição para enviar os dados digitados.

2.3 O sistema apresentará a tela do comprovante de pré-inscrição. O candidato deverá clicar no botão imprimir comprovante, em seguida clicar no botão gerar boleto para ter acesso ao boleto bancário, o qual deverá ser impresso também, para pagamento da taxa de inscrição, preferencialmente no Banco Bradesco.

2.4 Após 48 horas de ter efetuado o pagamento, o candidato deverá acessar o site para verificar a situação da sua inscrição.

ATENÇÃO:

- A inscrição somente será considerada efetivada, após o pagamento do boleto;

- não serão aceitas quaisquer reclamações sem a apresentação, pelo candidato, do comprovante de inscrição.

3. O valor da taxa de inscrição será de :

a) Pesquisadores, Checadores, Digitadores, Assistentes de Atividades Administrativas: R$ 25,00 (vinte e cinco reais);

b) Técnico de Nível Superior: R$ 35,00 (trinta e cinco reais);

V - DA SELEÇÃO

1 - A Prova Objetiva será aplicada no dia 30 de setembro de 2007.

2 - Os portões serão abertos às 13h 30 e o fechamento às 13h 50.

3- Os locais das provas serão divulgados no Diário Oficial do Estado e através do site www.selecao.uneb.br/sei.

4 - A Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída por questões objetivas de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de resposta e apenas uma correta, distribuídas entre as áreas dispostas no quadro abaixo:

CARGO

ÁREAS DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE QUESTÕES

TOTAL DE QUESTÕES

PESQUISADOR

CONHECIMENTOS EM PORTUGUÊS

10

30

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

20

CHECADOR

CONHECIMENTOS EM PORTUGUÊS

10

30

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

20

DIGITADOR

CONHECIMENTOS GERAIS EM PORTUGUÊS

05

30

CONHECIMENTOS GERAIS EM MATEMÁTICA

05

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EM INFORMÁTICA

20

ASSISTENTE DE ATIVIDADE ADMINISTRATIVA

CONHECIMENTOS GERAIS EM PORTUGUÊS

05

30

CONHECIMENTOS GERAIS EM MATEMÁTICA

05

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EM INFORMÁTICA

20

TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR

CONHECIMENTOS GERAIS EM PORTUGUÊS

10

40

CONHECIMENTOS GERAIS EM MATEMÁTICA

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

20

5 - Não será permitida a realização da prova fora do local, horário e data divulgados para a seleção, assim como o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo, no local de aplicação da prova.

6 - O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido para o fechamento do portão, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha e, obrigatoriamente, do documento de identidade original (o mesmo utilizado para inscrição), contendo foto e impressão digital, e o comprovante de inscrição.

7 - A duração da Prova Objetiva será de 03 (três) horas, incluído o tempo para preenchimento da Folha de Resposta. O controle do tempo de aplicação da prova e as informações a respeito do tempo transcorrido, durante a realização da prova, serão feitos pelos fiscais da sala.

8 - O candidato só poderá se ausentar do local da prova após transcorrido 01 (uma) hora do inicio da mesma.

9 - Durante a realização da prova não será permitido ao candidato o uso de materiais de consulta, de telefones celulares, relógios de qualquer tipo, boné, chapéu, óculos escuros, pagers, protetor auricular, máquinas calculadoras, ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico.

10 - Não haverá segunda chamada ou repetição da prova. O não comparecimento à prova, por qualquer motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo Simplificado.

11 - Para a função de digitador haverá prova prática, de caráter eliminatório. Para realização da prova prática serão convocados através do site www.selecao.uneb.br/sei 21 candidatos (sete para cada vaga) por ordem de classificação.

12 - É de total responsabilidade do candidato entregar a Folha de Respostas antes de sair da sala de provas;

13 - A prova prática dos digitadores constará de:

13.1 Utilização de microcomputadores com Sistema Operacional Windows XP, desabilitadas as funções de auto correção, verificação ortográfica e gramatical e dicionário.

13.2 Digitação e formatação, incluindo tabelas, de um texto a partir de um modelo impresso, constando de, aproximadamente, 1000 caracteres, tendo a duração de 10 minutos e escala de pontuação de 0 a 10, sendo considerados, para sua correção, os seguintes parâmetros e critérios, utilizados no intuito de averiguar a fidelidade do texto digitado em relação ao modelo entregue:

1. DIGITAÇÃO - quantidade de toques; número de caracteres digitados; número de caracteres digitados incorretamente; número e tipo de erros cometidos - 70 PONTOS

2. FORMATAÇÃO - margens; alinhamento do título e do corpo do texto; espaçamento entre linhas; parágrafo; tamanho e estilo da fonte; outras formatações necessárias à boa estética do documento - 15 PONTOS

3. GRAVAÇÃO E SALVAMENTO - gravação no disco rígido do microcomputador e salvamento de cópia em disquete. 15 PONTOS

13.3 Será considerado erro para efeito de desconto: erro de ortografia; digitação de números; falta ou excesso de espaços entre palavras ou letras; falta ou uso indevido de maiúsculas/minúsculas e cada discordância relativa ao texto original.

13.4 Os erros serão computados toque a toque, sendo considerado um erro para cada ocorrência citada no item anterior.

13.5 Serão considerados toques brutos todos os caracteres digitados pelo candidato, no tempo estipulado, tais como: letras, letras acentuadas e símbolos.

13.6 Serão considerados toques líquidos os toques brutos menos três vezes o total de erros cometidos, segundo a fórmula NTL = NTB - 3 x ERROS.

Onde: NTB = Número de toques brutos; NTL = Número de toques líquidos; ERROS = Desconto por erros cometidos.

13.7 Serão atribuídos 70 pontos ao texto formatado, em que o candidato tenha produzido, no mínimo, 1000 toques líquidos em 10 minutos. Para o cálculo da nota correspondente ao número de toques líquidos, será aplicada a regra de três simples, conforme exemplo na tabela abaixo:

NTL

PONTUAÇÃO

1000

70.00

900

65.00

800

60.00

700

55.00

600

45.00

500

35.00

≤499

ELIMINADO

13.8 Antes do início da prova, serão concedidos cinco minutos para que o candidato possa conferir e se familiarizar com o equipamento colocado à sua disposição.

13.9 Será eliminado da seleção o candidato que obtiver nota final zero na prova prática

VI. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

1 - A Prova Objetiva para os cargos de Pesquisador e Checador será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, obedecendo a seguinte fórmula:

QCP x 0,4 + QCE x 0,3 ≥ 6

(QCP = Questões de Português - QCE = Questões de Conhecimentos Específicos)

2 - A Prova Objetiva para os cargos de Digitador e Assistente de Atividade Administrativa avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, obedecendo a seguinte fórmula:

QCG x 0,4 + QCE x 0,3 ≥ 6

(QGC = Questões de Conhecimentos Gerais - QCE = Questões de Conhecimentos Específicos)

3 - A Prova Objetiva para os cargos de Técnico de Nível Superior será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, obedecendo a seguinte fórmula:

QCG x 0,2 + QCE x 0,3 ≥ 6

(QGC = Questões de Conhecimentos Gerais - QCE = Questões de Conhecimentos Específicos)

4 - Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) pontos na Prova Objetiva específica dos cargos de: Pesquisador, Checador, Assistente de Atividade Administrativa e Técnico de Nível Superior.

5 - Os candidatos não habilitados na Prova Objetiva serão excluídos do Processo Seletivo Simplificado.

6 - Os candidatos serão habilitados, por ordem decrescente da nota final, por cargo.

VII. DO DESEMPATE E DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

1 - Em caso de igualdade de pontos na Nota Final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) tempo de experiência no cargo.

b) tiver mais tempo de serviço público prestado ao Estado da Bahia, Lei Estadual nº 6.677 de 26 de setembro de 1994.

c) tiver maior idade, considerando dia, mês e ano de nascimento. (Lei Federal nº 10.741 de 01 de outubro de 2003).

d) obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos.

2 - Na publicação do resultado da Prova Objetiva, no Diário Oficial do Estado da Bahia, constarão apenas a identificação dos candidatos habilitados.

3 - O resultado da Prova Objetiva e o Resultado Final serão divulgados no Diário Oficial do Estado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI e no site da Universidade do Estado da Bahia.

VIII - DA EXCLUSÃO DA SELEÇÃO

1 - Será excluído, sumariamente, do Processo Seletivo Simplificado o candidato que:

a) não atender aos procedimentos determinados para realização da inscrição, bem como outras determinações previstas no presente Edital;

b) não apresentar qualquer um dos documentos exigidos;

c) não comparecer na data, local e horário determinados para a realização das Provas;

d) ausentar-se da sala de prova antes, de decorrida uma hora do início da mesma;

e) não entregar a Folha de Respostas no momento de deixar a sala de realização da prova;

f) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

g) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte;

h) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou incorreta;

i) obtiver resultado inferior a 06 (seis) pontos na Prova Objetiva;

j) comunicar-se, durante a prova, com outro candidato, utilizar meios ilícitos para a sua realização ou praticar atos contra as normas ou a disciplina determinadas para o Processo;

k) tratar incorretamente ou agir com descortesia em relação a qualquer pessoa envolvida na aplicação da prova, bem como aos Coordenadores, Auxiliares e Autoridades presentes.

IX - DOS RECURSOS

1 - Caberá recurso ao Processo Seletivo Simplificado, no prazo de 24 (vinte e quatro horas) - 1 dia útil após a publicação do gabarito no site www.selecao.uneb.br/sei. O candidato interessado em apresentar recurso deverá preencher o formulário padrão disponibilizado no referido site e, em seguida, encaminhá-lo ao endereço eletrônico: selecao@listas.uneb.br.

2 - Cada Recurso deverá ser apresentado devidamente justificado.

3 - Não será aceito recurso:

a) sem o nome do requerente;

b) sem as especificações do evento a qual se refere;

c) que não apresente justificativa;

d) apresentado em conjunto com outros candidatos, isto é, recurso coletivo;

e) encaminhado por fax ou por outra forma diferente da definida neste Edital;

f) entregue fora do prazo.

4 - O resultado da análise de cada recurso, se deferido ou indeferido, será divulgado no site www.selecao.uneb.br/sei

X - DA CONTRATAÇÃO

1 - No ato da contratação, os candidatos habilitados dentro do número de vagas, deverão apresentar:

a) fotocópia de documentos pessoais acompanhados dos originais para autenticação;

b) comprovante de residência;

c) certidões negativas de antecedentes criminais;

d) laudo médico expedido pela JUNTA MÉDICA DO ESTADO;

e) certificado de conclusão do Ensino Médio ou Superior reconhecido pelo Ministério da Educação;

f) declaração de não acumulação de cargos, empregos ou funções públicas.

2 - A aptidão física e mental será atestada pela JUNTA MÉDICA DO ESTADO, após a realização da perícia.

3 - O candidato que, na data da contratação, não reunir os requisitos enumerados acima, perderá o direito ao ingresso no referido cargo.

4 - Os candidatos serão convocados, sendo respeitada a ordem de classificação.

5 - Após a publicação do Resultado Final do Processo Seletivo a SEI convocará os candidatos para apresentação da documentação informada no item 1, deste capitulo.

XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1 - As despesas decorrentes da participação nas provas e procedimentos do Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital correrão por conta dos próprios candidatos.

2 - A classificação no Processo Seletivo Simplificado assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes e da exclusiva necessidade do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária, observado o número de vagas, o interesse e a conveniência da Administração.

3 - Não serão fornecidos atestados, declarações, certificados ou certidões relativas à habilitação, classificação ou nota de candidatos, valendo para tal fim, a publicação do resultado final.

4 - O acompanhamento das publicações referentes ao Processo Seletivo Simplificado é de responsabilidade exclusiva do candidato.

5 - Os itens do Processo Seletivo Simplificado poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado.

6 - Os casos omissos serão resolvidos pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI.

Salvador, 10 de Agosto de 2007.

José Geraldo dos Reis Santos
Diretor Geral da SEI

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA PESQUISADOR, CHECADOR, DIGITADOR E ASSISTENTE DE ATIVIDADE ADMINISTRATIVA

PESQUISADORES E CHECADORES:

Português - 1 Interpretação de texto. 2 Ortografia oficial. 3 Pontuação.

Conhecimento Específico: 1 Definição básica sobre domicílio, domicílio complementar, família e informante 2 Definição de trabalho e freqüência de trabalho 3 Posição na ocupação: empregado, conta-própria ou autônomo, empregador, profissional universitário autônomo, dono de negócio familiar, trabalhador familiar sem remuneração salarial, empregado doméstico mensalista, empregado doméstico diarista, empregado doméstico que só recebe em espécie ou benefício, trabalhador assalariado sem comissão, trabalhador assalariado com comissão, trabalhador que recebe exclusivamente em espécie ou benefício, prestador de serviço militar obrigatório, assistencial ou religioso com alguma remuneração, trabalhador que ganha exclusivamente por produção 4 Descrição dos setores de atividade econômica 5 Esquema básico do questionário 6 Compreensão e interpretação de instruções para aplicação e preenchimento de questionários.

OBS: COMO FONTE DE ESTUDO, O CANDIDATO PODERÁ CONSULTAR O MANUAL DA PESQUISA (MANUAL DO ENTREVISTADOR) PARA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO, DISPONÍVEL NOS SITES

www.selecao.uneb.br/sei e www.sei.ba.gov.br.

DIGITADORES E ASSISTENTES DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA

Português - 1 Interpretação de texto. 2 Ortografia oficial. 3 Pontuação.

Matemática: 1 Números inteiros racionais e reais; problemas de contagem. 2 Razões e proporções; divisão proporcional; regra de três simples; porcentagens. 3 Funções; gráficos.

Conhecimento Específico - Informática: 1 Conceito de Internet e intranet. 2 Principais navegadores para Internet. 3 Correio eletrônico. 4 Windows e principais aplicativos para edição de textos e planilhas (Word e Excel). 5 Procedimentos para a realização de cópia de segurança (backup). 6 Conceitos de organização de arquivos, pastas e métodos de acesso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR

Português - 1 Interpretação de texto. 2 Ortografia oficial. 3 Pontuação. 4 Concordância. 5 Regência.

Matemática: 1 Números inteiros racionais e reais; problemas de contagem. 2 Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 3 Funções; gráficos. 4 Noções de probabilidade e estatística.

Conhecimento Específico: 1 Metodologias, produtos e periodicidade das principais fontes de informações socioeconômicas. 2 Indicadores, taxa de desemprego, taxas de inatividade e de participação. 3 Conceitos: desemprego, População Economicamente Ativa (PEA), População Idade Ativa (PIA). 4 Definição básica sobre domicílio, domicílio complementar, família e informante. 5 Definição de trabalho e freqüência de trabalho. 6 Noções de análise de séries temporais. 7. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e Intranet 8 Principais aplicativos para edição de textos e planilhas (Word e Excel). 9 Software estatístico: SPSS.

OBS: ALÉM DE OUTRAS FONTES DE ESTUDO, O CANDIDATO PODERÁ CONSULTAR O MANUAL DA PESQUISA (MANUAL DO ENTREVISTADOR), PARA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECIFICO, DISPONÍVEL NOS SITES www.selecao.uneb.br/sei E www.sei.ba.gov.br.