Prefeitura de Uberlândia - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

ESTADO DE MINAS GERAIS

Notícia:   Prefeitura de Uberlândia - MG abre 24 vagas

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO PARA AS FUNÇÕES DE OFICIAL DE MANUTENÇÃO E REPAROS (PEDREIRO), OFICIAL DE MANUTENÇÃO E REPAROS (ELETRICISTA) E OFICIAL DE MANUTENÇÃO E REPAROS (MARCENEIRO).

A Secretária Municipal de Administração, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 22, XIX, da Lei Delegada nº 043, de 5 de junho de 2009 e com fundamento no art. 52 da Lei Municipal nº 9.626, de 22 de outubro de 2007 e suas alterações, no art. 5º do Decreto Municipal nº 10.917, de 29 de outubro de 2.007 e suas alterações, torna público que fará realizar Processo Seletivo Simplificado para contratação, por tempo determinado, para as funções de Oficial de Manutenção e Reparos (Pedreiro), Oficial de Manutenção e Reparos (Eletricista) e Oficial de Manutenção e Reparos (Marceneiro).

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. Ao se inscrever o candidato aceita de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, que constitui as normas que regem o Processo Seletivo, não podendo delas alegar desconhecimento.

1.2. As inscrições serão realizadas via internet, a partir das 09h00min do dia 17/10/2011 e encerramento às 17h00min do dia 26/10/2011, através do site www.uberlandia.mg.gov.br.

1.3. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o site www.uberlandia.mg.gov.br, localizar o link correlato ao Processo Seletivo para as funções de Oficial de Manutenção e Reparos (Pedreiro), Oficial de Manutenção e Reparos (Eletricista) e Oficial de Manutenção e Reparos (Marceneiro) e preencher a ficha de inscrição eletrônica.

1.4. O Município de Uberlândia não se responsabiliza por solicitações de inscrições via internet não recebidas e/ou não confirmadas decorrentes de problemas técnicos em microcomputadores, falhas de comunicação, congestionamentos de linhas de transmissão ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

1.5. A partir do dia 28/10/2011, o candidato poderá conferir a regularidade do registro de dados de inscrição em lista a ser divulgada no site www.uberlandia.mg.gov.br, sendo que o candidato que realizou a inscrição via Internet cujo nome não conste na lista oficial divulgada, terá que comparecer até o dia 04/11/2011, munido de comprovante no Centro Administrativo, Diretoria de Desenvolvimento Humano - Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 - Bloco 2 - 2º Piso - Bairro Santa Mônica, das 12h00min às 17h00min, para verificação da pertinência da reclamação.

1.6. Não serão aceitas reclamações posteriores à data estabelecida para confirmação de inscrição.

2. DAS CONDIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO

2.1. O interessado em participar do processo seletivo simplificado deve preencher as condições abaixo relacionadas:

2.1.1. ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou português com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, nos termos do § 1º, do art. 12, da Constituição Federal;

2.1.2. ter no mínimo 18 (dezoito) anos completados até a data de assinatura do contrato;

2.1.3. estar em dia com as obrigações eleitorais (declaração de quitação eleitoral) e, se do sexo masculino, com as obrigações militares (carteira de reservista).

2.2. Os candidatos aprovados no Processo Seletivo deverão apresentar no ato da contratação, cópia e original dos seguintes documentos:

2.2.1. documento de identidade;

2.2.2. CPF;

2.2.3. título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (certidão de quitação eleitoral emitida pelo Cartório Eleitoral ou pelo site www.tse.gov.br);

2.2.4. comprovante de quitação com a obrigação militar, se do sexo masculino;

2.2.5. Carteira de Trabalho e cartão do PIS/PASEP, frente e verso;

2.2.6. certidão de casamento, união estável, óbito ou averbação;

2.2.7. CPF do cônjuge;

2.2.8. certidão de nascimento de filhos menores de 14 (quatorze) anos;

2.2.9. comprovante de endereço (somente original);

2.2.10. duas fotos 3 x 4 recentes;

2.2.11. comprovante de escolaridade conforme descrito no item 3 (três) deste Edital.

2.3. Não ocorrerá a contratação do candidato que não comprovar a documentação exigida neste Edital e assinalada no ato da inscrição, mesmo que aprovado na prova.

3. DA FUNÇÃO, DA ESCOLARIDADE, DAS VAGAS, DA CARGA HORÁRIA E DO VENCIMENTO.

FUNÇÃO

ESCOLARIDADE

VAGAS

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTO MENSAL

- OFICIAL DE MANUTENÇÃO E REPAROS (PEDREIRO)

- Ensino Fundamental Completo

- Experiência: mínimo de um ano no exercício de atividades similares às descritas para a classe.

01

30 h/semanais

R$ 619,33

- OFICIAL DE MANUTENÇÃO E REPAROS (MARCENEIRO)

- Ensino Fundamental Completo

- Experiência: mínimo de um ano no exercício de atividades similares às descritas para a classe.

01

30 h/semanais

R$ 619,33

- OFICIAL DE MANUTENÇÃO E REPAROS (ELETRICISTA)

- Ensino Fundamental Completo

- Experiência: mínimo de um ano no exercício de atividades similares às descritas para a classe.

01

30 h/semanais

R$ 619,33

4. DAS ATRIBUIÇÕES DO CONTRATADO

4.1. DO OFICIAL DE MANUTENÇÃO E REPAROS

4.1.1) quanto aos serviços de alvenaria, concreto e revestimentos em geral:

4.1.1.1. Interpretar desenhos, fazendo o levantamento do material a ser utilizado na execução da obra;

4.1.1.2. Executar serviços de construção, manutenção e demolição de obras de alvenaria;

4.1.1.3. Preparar argamassa e concreto;

4.1.1.4. Construir alicerces, empregando pedras ou cimento, areia, brita e ferro para fornecer a base de paredes, muros e construções similares;

4.1.1.5. Assentar, com argamassa, tijolos, ladrilhos, azulejos, pedras e outros materiais em fileiras horizontais, devidamente alinhados e aprumados para levantar paredes, degraus, muros, pilares e outras partes da construção;

4.1.1.6. Rebocar as estruturas e alvenarias construídas empregando argamassa, cal, cimento e areia e verificando seu prumo e nível para torná-las prontas para o recebimento de outro revestimento;

4.1.1.7. Revestir pisos, paredes e tetos, aplicando camadas de cimento ou assentando ladrilhos, azulejos e similares, de acordo com instruções recebidas;

4.1.1.8. Aplicar camadas de gesso sobre as partes interiores e tetos de edificações;

4.1.1.9. Realizar trabalho de manutenção corretiva em prédios, calçadas e estruturas semelhantes, reparando paredes e pisos para reconstruir bases danificadas;

4.1.1.10. Executar concretagens em estruturas e assentar esquadrias de ferro, madeira e alumínio;

4.1.1.11. Construir caixas d'água, caixas coletoras de água e esgoto, bem como caixas de concreto para colocação de bocas-de-lobo;

4.1.1.12. Construir pré-moldados em forma de bloquetes, mourões, bancos de praça, divisores de faixa de trânsito de automóveis, utilizando fôrmas próprias e materiais específicos;

4.1.1.13. Preparar a mistura dos insumos necessários à confecção de peças pré-moldadas acionando o mecanismo de máquinas próprias;

4.1.1.14. Executar trabalhos de reforma e manutenção de prédios;

4.1.1.15. Montar tubulações para instalações elétricas;

4.1.1.16. Orientar a execução da mistura de areia, cal, saibro, cimento e água, para obter a argamassa a serem empregada no assentamento de tijolos, pedras e outros materiais.

4.1.2. quanto aos serviços de marcenaria:

4.1.2.1. Examinar especificações técnicas de desenhos e esboços para determinar o material a ser utilizado na confecção ou reparo de peças de madeira;

4.1.2.2. Traçar riscos e marcar pontos sobre a madeira a ser trabalhada obedecendo as formas e dimensões dos desenhos e croquis para orientar a execução de cortes e entalhes;

4.1.2.3. Preparar peças de madeira, serrando-as, lixando-as e torneando-as para proporcionar o acabamento exigido;

4.1.2.4. Fazer os encaixes necessários nas partes trabalhadas usando instrumentos adequados para prepará-las para montagem;

4.1.2.5. Arrumar as peças de madeira, encaixando-as e prendendo-as com cola, pregos e parafusos;

4.1.2.6. Colocar ferragens como dobradiças, puxadores e outros nas pecas e móveis montados, fixando-as nos locais predeterminados para possibilitar seu manuseio e utilização;

4.1.2.7. Pintar, envernizar ou encerar móveis ou peças confeccionadas para dar acabamento à peça;

4.1.2.8. Recuperar peças de madeira, substituindo as partes danificadas para restituir-lhes as características originais.

4.1.3. quanto aos serviços de reparo, manutenção e montagem de sistemas elétricos, fotocelulares e de telefonia:

4.1.3.1. Montar e reparar instalações elétricas em obras da Prefeitura conforme as técnicas e os códigos de construção vigentes;

4.1.3.2. Interpretar projetos, esquemas e diagramas elétricos, determinando material e mão-de-obra necessários para garantir a execução dos serviços conforme as instruções recebidas;

4.1.3.3. Instalar fiação elétrica, montar quadros de distribuição, caixas de fusível, tomadas e interruptores, de acordo com plantas, esquemas, especificações técnicas e instruções recebidas;

4.1.3.4. Testar a instalação elétrica, simulando condições normais de trabalho para seu funcionamento;

4.1.3.5. Testar circuitos de instalações elétricas, utilizando aparelhos de precisão, para detectar as partes defeituosas;

4.1.3.6. Recuperar o funcionamento de fotocelulares;

4.1.3.7. Recuperar o funcionamento de redes de telefonia;

4.1.3.8. Reparar ou substituir unidades danificadas, utilizando ferramentas manuais, soldas e materiais isolantes para manter as instalações elétricas em condições de funcionamento;

4.1.3.9. Sugerir modificações que visem diminuir o consumo de energia da Prefeitura;

4.1.3.10. Reparar ou substituir peças danificadas de aparelhos elétricos tais como ventiladores, geladeiras, entre outros;

4.1.3.11. Executar serviços de limpeza e reparo em geradores e motores;

4.1.3.12. Construir e manter redes elétricas de baixa tensão de iluminação pública;

4.1.3.13. Substituir fusíveis, relés, bobinas, lâmpadas e demais equipamentos elétricos;

4.1.3.14. Substituir ou instalar postes de iluminação pública de rede de baixa tensão;

4.1.3.15. Consertar e rebobinar dínamos, alternadores e motores em geral;

4.1.3.16. Instalar equipamentos de refrigeração de ambientes;

4.1.3.17. Instalar fiação para possibilitar a instalação de microcomputadores, sob supervisão;

4.1.4. Atribuições comuns a todas as áreas:

4.1.4.1. Orientar e treinar os servidores que auxiliam na execução dos trabalhos típicos da classe;

4.1.4.2. Zelar pela conservação e guarda dos materiais, ferramentas e equipamentos que utiliza;

4.1.4.3. Manter limpo e arrumado o local de trabalho;

4.1.4.4. Requisitar o material necessário à execução dos trabalhos;

4.1.4.5. Interpretar croquis e/ou plantas, observando as especificações predeterminadas;

4.1.4.6. Auxiliar, eventualmente, na execução de tarefas pertinentes às outras especialidades desta classe, que não seja a sua, sob supervisão;

4.1.4.7. Executar outras atribuições afins.

5. DO PROCESSO SELETIVO

5.1. O Processo Seletivo para as funções de Oficial de Manutenção e Reparos (Pedreiro), Oficial de Manutenção e Reparos (Eletricista) e Oficial de Manutenção e Reparos (Marceneiro) constará de análise curricular, no valor de 50 (cinquenta) pontos e entrevista estruturada, no valor de 50 (cinquenta) pontos, totalizando 100 (cem) pontos.

5.1.1. Serão avaliados fatores e competências necessárias para o desempenho das atividades a serem realizadas, bem como, a formação educacional e experiência profissional do candidato, conhecimentos e normas de conduta para o exercício da função, não havendo, portanto, indicações bibliográficas.

5.1.2. No ato da entrevista o candidato deverá apresentar:

5.1.2.1. currículo;

5.1.2.2. certificados originais de cursos realizados, para fins de comprovação da formação educacional;

5.1.2.3. carteira profissional, contrato de trabalho ou declaração emitida pelo empregador, para fins de comprovação de experiência profissional.

5.1.3. Será aprovado o candidato que obtiver nota mínima de 60% (sessenta por cento) dos pontos.

5.1.4. O dia, horário e local da entrevista serão agendados com cada candidato.

6. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6.1. Em caso de empate no total de pontos na classificação no processo seletivo, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

6.1.1. tiver idade mais elevada, no caso de enquadrar na condição de idoso, conforme art. 27 da Lei Federal nº 10.741, de 12 de outubro de 2003 e suas alterações - Estatuto do Idoso;

6.1.2. obtiver maior pontuação na Análise Curricular;

6.1.3. tiver maior idade entre as idades inferiores a 60 (sessenta) anos.

6.2. Os candidatos aprovados no Processo Seletivo serão classificados de acordo com os critérios estabelecidos neste item, em listagem por ordem de classificação.

7. DO RESULTADO FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. Considerar-se-á aprovado o candidato que satisfazer as condições estabelecidas no subitem 5.1.3. deste Edital.

7.2. O resultado do processo seletivo será divulgado no Diário Oficial do Município, que poderá ser acessado no site da Prefeitura Municipal de Uberlândia, www.uberlandia.mg.gov.br, e também será fixado no mural da Diretoria de Desenvolvimento Humano/SMA.

7.3. É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento das etapas deste Processo Seletivo.

8. DO RECURSO

8.1. Após a divulgação da lista de classificação, o candidato que se sentir prejudicado poderá interpor recurso mediante requerimento individual, que deverá ser entregue no Núcleo de Protocolo da estrutura orgânica da Secretaria Municipal de Administração, no prazo de 03 (três) dias úteis contados da divulgação do resultado.

8.2. Para a interposição de recurso, conforme dispõe a Lei Municipal nº 5.048, de 26 de dezembro de 1989 e suas alterações será cobrada a taxa de R$ 9,50 (nove reais e cinquenta centavos).

9. DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

9.1. A Diretoria de Desenvolvimento Humano convocará os candidatos selecionados de acordo com a ordem classificatória, para preenchimento da ficha cadastral, encaminhamento para exame médico admissional e informando-os da função a ser exercida, da área de atuação, do tempo de contratação, a lotação, o horário de trabalho, a jornada de trabalho, do início de seu exercício bem como da assinatura do contrato.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. Não poderão se inscrever no processo seletivo os servidores ocupantes de cargos públicos da Administração Direta e Indireta, nos termos da Constituição Federal, da Lei Federal nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993 e suas alterações, da Lei Municipal nº 9.626, de 22 de outubro de 2007 e suas alterações.

10.2. Não haverá inscrição fora da data prevista neste Edital.

10.3.0 profissional que, por incompatibilidade de horário ou qualquer outro motivo, não assumir a vaga oferecida no momento da convocação, perderá o direito à vaga.

10.4. Os candidatos aprovados no processo seletivo serão chamados para o desempenho de suas atribuições de acordo com a ordem de classificação e necessidades da Secretaria requisitante.

10.5. Após o prazo de 48 (quarenta e oito) horas o candidato convocado que não comparecer, dará direito à Diretoria de Desenvolvimento Humano de convocar o próximo classificado.

10.6. Não poderão participar do processo seletivo candidatos não habilitados para a função.

10.7. Os candidatos selecionados, quando convocados, serão submetidos à Inspeção Médica Oficial e só poderão ser contratados aqueles que forem julgados aptos física e mentalmente para o exercício da função.

10.8. O Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da data de publicação do resultado, prorrogável uma vez, por igual período, de acordo com o interesse e necessidade do Município de Uberlândia.

10.9. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço na PMU/Diretoria de Desenvolvimento Humano/Núcleo de Recrutamento de Pessoal, enquanto estiver participando do processo seletivo, após a homologação do resultado final.

10.10. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não atualização de seu endereço, na forma do subitem 10.5.

10.11. O candidato que vier a ser contratado celebrará termo de contrato temporário regido pelas normas do Direito Administrativo não se aplicando as normas contidas na Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

10.12. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Uberlândia, 10 de outubro de 2011.

Cesira Márcia dos Santos
Diretora de Desenvolvimento Humano

Marly Vieira da Silva Melazo
Secretária Municipal de Administração