Prefeitura de Santa Cruz da Esperança - SP

PRFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO Nº 02/2007

EDITAL DE ABERTURA

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança torna público que fará realizar Processo Seletivo, para contratação de empregos em caráter temporário, regidos pelo Regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em decorrência de serviços emergenciais, aposentadorias, falecimentos, exonerações, demissões, desistências, afastamento para capacitação e licença de concessão obrigatória.

Estabelece ainda as presentes instruções especiais que regularão todo o processo de seleção ora instaurado.

1- DOS EMPREGOS

Cód.

Empregos

Vagas

Hora / Aula R$

Escolaridade e Exigências

1

PEB I Ensino Fundamental (1a.a 4a . série)

(*)

5,80

Ensino médio com Habilitação específica em Magistério ou Superior Completo com Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação equivalente.

2

PEB II - Ciências

**

6,42

Curso superior, licenciatura de graduação plena, com habilitação específica ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

3

PEB II - Educação Artística

01

6,42

Curso superior, licenciatura de graduação plena, com habilitação específica ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

4

PEB II - Educação Física

02

6,42

Curso superior, licenciatura de graduação plena, com habilitação específica ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

5

PEB II - Geografia

01

6,42

Curso superior, licenciatura de graduação plena, com habilitação específica ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

6

PEB II - História

01

6,42

Curso superior, licenciatura de graduação plena, com habilitação específica ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

7

PEB II - Inglês

**

6,42

Curso superior, licenciatura de graduação plena, com habilitação específica ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

8

PEB II - Língua Portuguesa

02

6,42

Curso superior, licenciatura de graduação plena, com habilitação específica ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

9

PEB II - Matemática

02

6,42

Curso superior, licenciatura de graduação plena, com habilitação específica ou formação superior em área correspondente e complementação nos termos da legislação vigente.

* Os candidatos aprovados serão convocados conforme a necessidade em caráter de substituição.

** As vagas referentes às disciplinas de Inglês e Ciências serão oferecidas em caráter substitutivo, devido a existência de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Estado de São Paulo, com a cessão de professores para estas disciplinas.

2- DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

2.1- Não haverá reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência, tendo em vista o número de vagas existentes, porém participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação das provas.;

2.2- Aqueles que portarem deficiência compatível com a função do respectivo emprego e desejarem prestar o processo seletivo, deverão manifestar-se na inscrição, apresentando atestado médico, contendo o código da Classificação Internacional de Doença - CID, descrevendo o tipo de deficiência.

2.3- Os deficientes visuais (cegos) que se julgarem amparados pelas disposições legais, somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema Braille, e, suas respostas deverão ser transcritas também em Braille. Os referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas, reglete e punção.

2.3.1- O candidato cego ou amblíope deverá solicitar, por escrito, à Comissão de Processo Seletivo Municipal até o último dia de encerramento das inscrições, a confecção de prova em Braille ou ampliada, juntando, nos casos de ambliopia, atestado médico comprobatório dessa situação, nos termos do item 2.2.

2.3.2- Os deficientes visuais que não solicitarem a prova especial no prazo citado no subitem anterior não terão direito a prova especialmente preparada seja qual for o motivo alegado.

3- DAS INSCRIÇÕES E TAXA

3.1 - As inscrições, serão realizadas no período de 02 a 11 de janeiro de 2008, das 09:00 às 16:30 horas, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Angelina Reghini Fontanetti, 457, Centro, em Santa Cruz da Esperança, SP ou no endereço eletrônico www.aptarp.com.br, nos termos do item 3.5.

3.2 - No ato da inscrição o candidato deverá comparecer ao local determinado no item anterior, munido de Cédula de Identidade ou Carteira Profissional e CPF, preencher o Requerimento de Inscrição com os dados solicitados, e recolher uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 que será cobrada a título de reembolso de despesas com materiais e serviços.

3.2.1 - A Taxa de Inscrição que trata o subitem anterior deverá ser recolhida no local das inscrições

3.3 - Requisitos mínimos exigidos:

3.3.1 - Atender às escolaridades e exigências do item 1.1;

3.3.2 - Estar quites com a Justiça Eleitoral;

3.3.3 - Quando do sexo masculino, haver cumprido às obrigações para com o Serviço Militar;

3.3.4 - No ato da inscrição o candidato portador de deficiência, deverá apresentar laudo médico com especificação da deficiência requerendo e especificando as condições especiais para a realização das provas.

3.3.5 - A inscrição deverá ser feita pessoalmente, não se aceitando procuração e nem inscrição condicional ou por via postal;

3.3.6 - O deferimento das inscrições dependerá do correto preenchimento pelo candidato do documento de inscrição, devendo o candidato indicar forma de contato para dirimir eventuais dúvidas.

3.3.7 - As inscrições somente serão válidas após a divulgação do deferimento do pedido pela Prefeitura Municipal.

3.3.8 - A relação dos candidatos inscritos com a indicação dos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas será divulgada por listagem afixada no prédio da Prefeitura Municipal a partir do 3º dia da data do encerramento das inscrições.

3.4 - Para inscrever-se pela internet o candidato deverá:

3.5 - Acessar os endereços eletrônicos www.aptarp.com.br, durante o período de inscrição 02 a 11 de janeiro de 2008;

3.6 - Localizar o "link" correspondente ao processo seletivo;

3.7 - Ler o edital e preencher a ficha de inscrição;

3.8 - Efetuar o pagamento da inscrição, observando o valor descrito no item 1.1, correspondente ao nível de escolaridade do Emprego pretendido, até a data limite de 14 de janeiro de 2.008;

3.8.1 - Para o pagamento da taxa de inscrição realizada pela internet, somente poderá ser utilizado o boleto bancário gerado na inscrição até a data limite para o pagamento;

3.9 - Após o término do período destinado para as inscrições a ficha de inscrição não estará mais disponibilizada;

3.10 - O Município de Santa Cruz da Esperança e a APTA - Assessoria e Consultoria LTDA., não se responsabilizarão por solicitações de inscrições não efetivadas por eventuais falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnicas que impossibilitarem a correta transferência dos dados ou da impressão dos documentos que possam advir de inscrições realizadas via internet, sendo de responsabilidade do candidato acompanhar a efetivação da inscrição.

3.11 - O candidato será responsável por qualquer erro, rasura ou omissão, bem como pelas informações prestadas pessoalmente ou por seu procurador, na ficha e no requerimento de inscrição.

4- DAS PROVAS

4.1 - O Processo Seletivo constará de prova objetiva de conhecimentos específicos.

4.2 - A prova será realizada dia 20 de janeiro de 2008 domingo, na EMEF "Olympio Pereira da Conceição", situada à Rua Horácio Roberto Nascimento, n° 738, Centro em Santa Cruz da Esperança.

4.2.1 - A abertura dos portões se dará as 08:30 h e o fechamento as 09:00 h, não sendo permitida a entrada de retardatários após o fechamento.

4.3 - O ingresso no local da prova será permitido apenas aos candidatos que apresentarem a ficha de inscrição, acompanhado do documento hábil de identificação que contenha foto.

4.4 - Durante a execução da prova, não será permitida consulta de nenhuma espécie, nem a utilização de máquinas calculadoras, bem como, não será admitida comunicação entre os candidatos.

4.5 - Não será permitida a permanência de pessoas estranhas no local determinado para a realização da prova.

4.6 - O candidato deverá comparecer ao local da realização da prova, no dia e horários designados, com antecedência de 30 (trinta) minutos, munidos dos documentos citados no item 3.2 e caneta esferográfica azul ou preta. O não comparecimento no horário indicado será considerado como desistência.

4.7 - A duração da prova será de até 03 horas, e será controlado pela Comissão de Processo Seletivo durante a aplicação da prova.

4.8 - Não haverá em hipótese alguma, Segunda chamada, vista ou revisão de provas, podendo o candidato requisitar junto à Comissão de Processo Seletivo, revisão de notas no prazo de 3 (três) dias corridos a contar da data da publicação do resultado final.

5- DO PROGRAMA DE PROVA

5.1 - O programa de prova a ser aplicado no processo seletivo, estará à disposição dos candidatos no local de inscrição.

6- DO JULGAMENTO DAS PROVAS

6.1 - A prova será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6.1.2 - A prova de Conhecimentos Específicos constará de 40 (quarenta) questões, sendo que cada questão correta valerá 2,5 (dois pontos e meio).

7- DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1 - Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota obtida na prova.

7.2 - A lista de classificação final será publicada na imprensa local ou regional e afixada na Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança e no endereço eletrônico www.aptarp.com.br.

7.3 - No prazo de 03 (três) dias a contar da divulgação da listagem da classificação final, o candidato poderá apresentar recurso à Comissão Examinadora, o que será admitido para único efeito de correção de notório erro de fato.

7.4 - No caso de igualdade de nota final, terá preferência sucessivamente, o candidato que:

- tiver maior idade;

- tiver maior número de filhos menores.

8- DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 - A contratação dar-se-á mediante celebração de contrato sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho, regularmente registrado na CTPS, com prazo determinado, o qual poderá ser rescindido antes de seu término, ou prorrogado nos termos da lei municipal n°. 215 de 20 de dezembro de 2006, desde que presentes razões de interesse público.

8.2 - A remuneração dos contratados com base neste processo seletivo, excluindo-se quaisquer vantagens pessoais, são as constantes do item 1.1 deste Edital.

8.3 - Após a convocação visando a contratação o candidato terá 3 (três) dias úteis para a entrega dos documentos solicitados junto ao setor de recursos humanos da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança.

8.3.1 - Caso o candidato não entregue os documentos no prazo acima designado o mesmo será sumariamente excluído do presente processo seletivo, facultando ao município a convocação de outro candidato.

9- DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 - As irregularidades na documentação, mesmo que verificados posteriormente, acarretarão a nulidade da inscrição, da classificação e da contratação do candidato.

9.2 - O candidato classificado obriga-se a manter atualizado seu endereço perante a Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança.

9.3 - O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, contados a partir da sua homologação, podendo ser prorrogado até pelo mesmo período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança.

9.4 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Processo Seletivo.

9.5 - Caberá ao Prefeito Municipal a homologação dos resultados do Processo Seletivo.

Santa Cruz da Esperança, 28 de Dezembro de 2007.

JAYME LEONELDE ASSIS
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I - PROGRAMA DE PROVAS

CONHECIMENTOS DE PORTUGUÊS PARA TODOS OS PROFESSORES

PORTUGUÊS: Fonética e Fonologia; Divisão Silábica; Acentuação Gráfica; Emprego do hífen; Ortografia; Pontuação; Processos de Formação das Palavras; Estrutura das Palavras; Classes Gramaticais; Pronomes: emprego e colocação; Empregos de tempos e modos verbais, vozes do verbo; Concordância nominal e verbal; Crase; Interpretação de texto; Análise Sintática; Análise Morfológica; Regência Verbal e Nominal; Figuras de Linguagem; Vícios de Linguagem.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA TODOS OS PROFESSORES

BIBLIOGRAFIA GERAL:

ABRANCHES, Mônica, Colegiado Escolar: espaço de participação da comunidade. (Capítulos 1, 4 e conclusões). São Paulo: Cortez, 2003.

AQUINO, Júlio Groppa (org.). A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em escola reflexiva. (Capítulos 1, 2 e 4). São Paulo: Cortez, 2003.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre. Petrópolis: Vozes, 2000.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In: Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 137-166.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. (Capítulos II a V). São Paulo: Cortez, 1997.

MORAN, José Manuel, MASSETO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, UNESCO, 2000.

PEB I - ENSINO FUNDAMENTAL (1ª. A 4ª. SÉRIE)

Concepções de Educação e Escola. Função social da escola e compromisso social do educador. Ética no trabalho docente. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. Avaliação. Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. Educação inclusiva. Gestão participativa na escola.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA:

ANTUNES, Celso. A construção do afeto: como estimular as múltiplas inteligências de seus filhos. São Paulo: Augustus, 1999.

CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação - repensando a nossa escola. São Paulo: Summus/ Selo Negro, 2001.

CASTORINA, J.A. et al. Piaget-Vigotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática., 1998.

COLL,César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo. Editora Ática, 1999.

GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação, 1998.

LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora (Série Formação Geral), 1994.

LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994 - cap. 2 a 5, 7 a 9,

PERRENOUD, Philippe. Dez competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas - Sul 2000, cap. 2 a 6.

PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1° Grau. Idéias n° 8. 1.990, p 17-24.

RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo, Cortez, 2001.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro. Editora WVA, 1997.

WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.

WHITAKER, F.F. Planejamento - Sim e Não. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

BECKER, Fernando. O que é Construtivismo. In. IDÉIAS n° 20 - F.D.E

BRASIL, Lei n° 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

DUARTE, Newton. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. Campinas, Autores Associados, 1996

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. S.P., Paz e Terra, 1997.

FUSARI, José Cerchi. O Planejamento do Trabalho Pedagógico: algumas indagações e tentativas de resposta. In. Idéias 08. FDE. SE. P.p. 44 a 53, 1990.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo. Cortez, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. A Didática e as Tendências Pedagógicas. In. IDÉIAS n° 11 - F.D.E.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. S.P. Cortez, 1998.

MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Educação Infantil.

STAINBACK, Susan. Inclusão - Um guia para educadores. Porto Alegre. Artes Médicas, 1999.

FERREIRO, Emília - Psicogênese da Língua Portuguesa, ARTMED, 1999.

Constituição Federal/88 - Artigos 205 a 214 e artigo 60 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96

Lei Federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Livro I: Título I; Título II - arts. 7.° a 24 e 53 a 59; Livro II: Título I; Título II; Título III

Lei Federal 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.

Lei Federal n° 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação.

Parecer CNE / CEB n° 22, de 17 de dezembro de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Parecer CNE/CEB n.° 17/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial.

Resolução CNE / CEB n° 01, de 07 de abril de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Resolução CNE / CEB n° 02, de 11 de setembro de 2001. Institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica.

Resolução SME/06, de 13 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a organização da prática educativa dos anos iniciais do ensino fundamental, com nove anos de duração, nas escolas municipais de ensino fundamental e dá outras providências.

PEB II - CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

I- Caracterização dos materiais encontrados no ambiente.

II- Transformações físicas e químicas dos materiais.

III- Organização dos materiais na terra e suas transformações.

IV- Energia no ambiente.

V- Equilíbrio e movimento dos corpos.

VI- Organização funcional dos seres vivos.

VII- Organização do universo e do sistema solar.

VIII- Interações dos seres vivos.

IX- Origem e continuidade da vida.

X- Ecossistemas Brasileiros.

XI- Desequilíbrios ambientais.

XII - Qualidade de vida no mundo atual.

XIII- Saúde do Brasileiro.

XIV- O ensino de ciências no Ensino Fundamental:

- Desenvolvimento histórico e social da ciência e suas implicações para o ensino.

- Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e educação.

- Metodologia do Ensino de ciências.

- Critérios para seleção dos conteúdos de ensino.

- Planejamento de atividades de ensino.

- Critérios para análise e seleção de livros didáticos e outros recursos.

- Procedimentos didáticos adequados.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BRANCO, Samuel M. O meio ambiente em debate. 26. ed. Rev. E ampliada .São Paulo: Ed. Moderna, 1997- (Coleção Polêmica).

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília MEC/SEF 1997. Vol. 4 e 9.

BUCHER, R. Drogas e drogadição no Brasil- Porto Alegre- Artes Médicas, 1992.

CURTIS, Helena. Biologia. 2. ed. Tradução Heni Sauaia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977.

DALLARI, Sueli. G. A saúde do Brasileiro. São Paulo Ed. Moderna. 1987 - (Coleção Polêmica.)

FERRI, M.G. e MOTOYAMA, S. História das ciências no Brasil. São Paulo: EPU/EDUSP/CNPQ. 1980.

FRACALANZA, H., AMARAL, I, GOUVEIA, M. - O ensino de Ciências no 1º grau- 12ª ed. São Paulo, Atual, 1997.

GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA. Interações e transformações, 1985. (Livro do aluno e Livro do professor). v. 1 e v. 2.

HENNIG, G. J. Metodologia do ensino de ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

LEINZ, Vitor, AMARAL, Sérgio E. Geologia Geral. 12. ed. Ver. São Paulo: Ed. Nacional, 1995.

MATSUURA, Oscar T. Atlas do Universo. São Paulo, Scipione, 1996.

NEIMAN, Zysman. Era verde? Ecossistemas brasileiros ameaçados. São Paulo, Atual 1989.

OLIVEIRA, Daisy L. (org) - Ciências nas salas de aula. Porto Alegre. Mediação, 1997. (Cadernos de Ed. Básica, 2).

PENTEADO, Heloísa D. Penteado. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994. (Questões de nossa época, v.38)

RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência. Tradução Jorge Rnéas Fortes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987. Vs. 3 e 4.

SÃO PAULO (Estado) - Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Ciências na escola de 1º grau. São Paulo. SE/CENP, 1990.

Proposta Curricular para o ensino de ciências 1º grau. São Paulo: SE/CENP, 1992.

Ciências lº grau- 5ª a 8ª series. São Paulo: SE/CENP, 1993. (prática Pedagógica).

SÃO PAULO (Estado) - Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Currículo e Cidadania. 2ª ed. São Paulo: SE/CENP, 1994. (Argumento)

WEISSMANN, H. (org.). A didática das ciências Naturais: Contribuições e reflexões. Porto Alegre. Artmed, 1998.

PEB II - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1- Conhecimento artístico

- Características;

- A produção artística da humanidade em diversas épocas;

- Diferentes povos, países, cultura;

- Entidade e diversidade cultural;

- A contextualização conceitual, social, política, histórica, filosófica e cultural da produção artístico-estética da humanidade, na sala de aula;

2- Arte linguagem

- O homem - ser simbólico, artes;

- O sistema semiótico de representação;

- Os signos não verbais;

- As linguagens da arte visual, audiovisual, música, teatro e dança: construção - produção de significados nas linguagens artísticas;

- Leitura e interpretação significativa do mundo;

- A fruição estética e o acesso aos bens culturais;

- Percepção e análise;

- Elementos e recursos das linguagens artísticas.

3- Arte e educação

- O papel da arte na educação;

- O professor como mediador entre a arte e o aprendiz;

- O ensino em aprendizagem artística;

- Fundamentação teórico-metodológica;

- O fazer artístico, apreciação estética e conhecimento histórico da produção artística da humanidade, na sala de aula.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ARGAN, Giulio C. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Cia das letras, 1993.

BARBOSA, Ana Mãe Tavares Bastos. A imagem do ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. 2ªed. São Paulo/Porto Alegre: Perspectiva/Lochpe, 1994.

________. Inquietações e mudanças no ensino da arte. Cortez. 2002.

BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: 1986.

BOAL, Augusto. O teatro do oprimido e outras poéticas, políticas. 6ªed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1991.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte Brasília: Mec/SEF, 1998.

CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de janeiro: globo, 2002.

FERRAZ, Maria Heloísa & FUSARI, Maria F. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.

GOMBRICH, Ernest H. A história da arte. São Paulo: L.T.C., 1996.

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1990.

KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. 4a ed. São Paulo. Perspectiva, 2001.

MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo. Cortez. 2003.

NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 1989.

OSSONA, Paulina. A educação pela dança. 2ª ed. São Paulo: Summus,1998.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ROCCO, Edwin Parra. Produção plástica da criança e novas tecnologias. In: Pimentel, Lúcia Gouveia (coord.), som, gesto e cor: Dimensões da arte e seu ensino. Belo Horizonte: C/ Arte, 1996.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de Educação artística: 1º Grau, São Paulo: SE/CENP, 1991.

___________ . Proposta curricular para o ensino de Educação artística: 2º Grau, São Paulo: SE/CENP, 1992.

SCHAFFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo. UNESP, 1991.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 3ª ed. São Paulo. Perspectiva, 1992.

ZANINI, Walter (org). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo. Instituto Walter Moreira Salles, 1993.

PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Contextualização sócio-política da Educação Física

- Esporte na Escola (teoria e prática conscientizadora)

- A cultura popular, o lazer e a Educação Física escolar na escola de ensino fundamental e médio

- O jogo

- Características sócio-afetivas, motoras e cognitivas

- Jogo cooperativo

- O Ensino da Educação Física no ensino Fundamental e Médio

- Procedimentos metodológicos e avaliatórios

- Seleção de conteúdos

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BRACHT, Valter. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista. In: Oliveira (Org.). Fundamentos Pedagógicos - Educação Física. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1987.

_________ . A educação física escolar como campo de vivência social. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte.

CBCE. Campinas, v.9, n° 3, maio 1988.

BRASIL, Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria da Educação Fundamental, vol. 7 - Brasília. MEC/SEF, 1997.

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo, Cepeusp, 1995.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. 4 ed. Campinas. Papirus,1991.

COLETIVO DE AUTORES: Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção magistério do 2° grau. Série Formação de professor).

DAÓLIO, Jocimar. A importância da educação física para o adolescente que trabalha - uma abordagem psicológica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. São Paulo, v.8, n.1, 1986.

_________ . Da Cultura do Corpo. Campinas, Papirus, 1995.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1989. (Pensamento e Ação no Magistério - Fundamentos para o Magistério).

HUIZINGA, Yohan. Homo Ludens: O jogo como elemento da Cultura. 4 ed. São Paulo. Perspectiva/ EDUSP, 1980.

LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação. 3ª ed. Campinas. Papirus,1990.

MEDINA, J.P.S. O brasileiro e o seu corpo: educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1990.

TANI, Go (et. Alii) Educação Física Escolar. Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo. EPU/EDUSP, 1998.

PEB II - GEOGRAFIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Globalização e as novas territorialidades: as redes de cidades.

- A urbanização brasileira e cidadania.

- Campo e a cidade: terra, trabalho e cidadania.

- O Brasil das questões socioambientais.

- Os desafios da conservação ambiental: as interações entre sociedade e natureza.

- Globalização: as novas transformações políticas, sócio-econômicas e culturais provocadas pela nova ordem mundial e pelos impactos ambientais provocados pelas inovações tecnológicas e novos conceitos econômicos mundiais.

- Desenvolvimento sustentável.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ALMEIDA, Rosangela Doin de e PASSINI, Elza Y.. Espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989.

BRASIL, Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997. v. 5.

CARLOS, Ana Fani Alessandri - Novos Caminhos da Geografia São Paulo - Contexto-1999.

DIEGUES, Antonio Carlos Sant'Ana. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1996.

IANNI, Otavio Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

LOMBARDO, Magda A. Ilha de Calor nas Metrópoles. São Paulo: Hucitec, 1985.

MARTIN, André Roberto. Fronteiras e Nações. São Paulo: Contexto, 1992.

ROSS, Jurandyr L. Sanches, (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

Técnica, espaço e tempo - globalização e meio técnico - científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1996.

Urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SPOSITO, Maria Encarnação B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 1988.

TEIXEIRA Guerra, Antonio José e CUNHA, Sandra Baptista da (orgs.). Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.

PEB II - HISTÓRIA

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS

Cidadania: concepções históricas. A natureza, a terra e as relações sociais. Diversidade e identidade cultural. Estados nacionais, imperialismo e revoluções. Industrialização e Urbanização. A cidade e o campo. Abordagens historiográficas. Tendências Teórico-metodológicas. O ensino de História no Ensino Fundamental. Regimes autoritários do mundo contemporâneo e poder dos grupos organizados e reivindicatórios. Disputas étnicas no Brasil, Europa e África.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

AZEVEDO, Francisca L. Nogueira; MONTEIRO, John Manuel. Raízes da América Latina. São Paulo: Edusp, 1996.

BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: história. Brasília: MEC/SEF, 1997.108p.

FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências - séculos XIII a XIX. Trad. Rosa Freire D´Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil, São Paulo: Nacional, 1995.

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: 1789 - 1848. Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Trad Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MARTINS, J.S. O cativeiro da terra. São Paulo: Hucitec, 1996.

PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. As muitas faces da história - Nove entrevistas. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

SIMAM, Lana Mara de Castro & Fonseca, Thais Nívia de Lima e (orgs.). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SKIDMORE, T. E. Brasil de Getúlio e Castelo Branco: 1930-1944. Rio de Janeiro, Paz e terra, 1996.

SKIDMORE, T. E. Brasil de Castelo Branco a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SUZIGAN, W. Indústria brasileira: origem e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1980.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. Trad. Beatriz Perrone Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

PEB II - INGLÊS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

English Language and Communicative Skills

- Phonology, Syntax and Morphology

- Language as discourse

- Comprehension Skills: Reading

Literature

- English and American Literature: Historical Background

- Remarkable writers in English and American Literature Theory and Teaching Practice

- Foreign Language Teaching Methods in the 20th Century

- The Communicative Approach

- Setting and Restricting Objectives

- Integrating the four Skills

- Techniques and Resources

- The Socio-cultural Dimension of Foreign Language Teaching

- Materials evaluation

- Language Assessment

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

CELANI, M.A.A 1997. Ensino de Segunda Língua: Redescobrindo as Origens. EDUC.

CELCE-MURELA, M. e LARSEN-FREEMAN, D. The grammar book an ESL/EFL Teacher's course. Heinle e Heinle, 1983.

CELCE-MURELA, M. e McINTOSH, L. Teaching English as a second or foreign language. Newbury House Publishers (Heinle e heinle), 1983.

GENESEE, F.&F. UPSHUR. 1996. Classroom-based Evaluation in Second Language Education. Cambridge University Press.

GOWER, R. 1990. Past into Present. An Anthology of British and American Literature. Longman.

GRANT, L. Weel said. Heinle e Heinle, 1993.

GRELLET, F. 1981. Developing Reading Skills. Cambridge University Press.

HIGH, P. 1987. An Outline of American Literature. Longman.

MCCARTHY, M.& R. CARTER. 1994. Language as Discourse: Perspectives for Language Teachers.

NUNAN, D.1989. Designing Tasks for the Communicative Classroom. Cambridge University Press.

OXFORD, R. Language learning strategies: what every teacher schould know. Newbury House, 1990.

RICHARD-AMATO, P. Making it happen. Longman, 1996.

RICHARDS, J.C. 1986.Approaches and Methods in Language Teaching. A Description and analysis. Cambridge University Press.

STEVICH, E.W. Working with teaching methods: what's at stake? Heinle e Heinle, 1998.

The Cambridge History of English Literature. Cambridge University Press.

UNDERHILL, ª 1994. Sound Foundations. Heinemann.

UR, P. A course in language teaching - practice and theory. Cambridge University Press.

WIDDOWSON, H. G. 1978. Teaching Language as Communication. Oxford University Press.

PEB II - LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A Língua Portuguesa na perspectiva tradicional

- Gramática normativa e histórica. A Língua Portuguesa na perspectiva da lingüística

- Som / fonema

- Morfema e alormofia

- Processos sintáticos

- Propriedades semânticas das palavras, das orações e do enunciado.

Literatura

- História literária

- Teoria da literatura

- A literatura infantil e juvenil na escola

- Obras literárias

Linguagem e ensino

- Linguagem: uso e função

- Discurso ou texto

- Língua oral e língua escrita

- Variação lingüística e norma

- Gramática e criatividade

- Leitura e produção de texto

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.106p.

BOSI. Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: CULTRIX, 1983.

CHIAPPINI, Lígia, CITELLI, Adilson (coord). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.

CHIAPPINI, Lígia, NAGAMINE, Helena, MICHELETTI, Guaraciaba (coord). Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

COUTINHO, A. A literatura no Brasil. São Paulo: Global, 1997.

CUNHA, C. e CINTRA L. Nova Gramática do Português. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

GERALDI, J. W. e CITELLI, P. Aprendendo a escrever com textos dos alunos. São Paulo: Cortez, 1997.

GNERRE, M. Escrita linguagem e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

ILARI, Rodolfo; GERALDI, J. W. Semântica. São Paulo: Ática, 1985.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KHÉDE, Sônia Salomão (org). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1993.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore G. Vilaça; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

KOCH, Ingedore G. Vilaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1997.

MOISÉS, Massaud. A literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1965.

SARAIVA, A. J. História da literatura portuguesa. Porto: Editora Porto, 1974.

PEB II - MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Conjunto dos números reais.

- Variação de grandezas. Função polinominal do 1° grau. Função polinominal do 2° grau. Função modular. Função Exponencial. Função logarítmica. Funções trigonométricas.

- Sistemas lineares. Matrizes. Determinantes. Estudo dos sistemas lineares. Polinômios. Equações polinomiais. Números Complexos.

- Poliedros. Corpos Redondos. Planos. Paralelismo. Perpendicularismo. Projeções. Distâncias. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferência. Construções geométricas elementares.

- Isometrias (reflexões em retas, translações, e rotações) e homotetias. Congruência e semelhança.

- Sistema de coordenadas cartesianas. Coordenadas polares. Distâncias entre dois pontos. Ponto médio de um segmento. Alinhamento de três pontos. Coeficiente angular de uma reta. Equações da reta (geral, segmentaria, reduzida). Posições relativas entre retas. Distância de ponto à reta. Pontos notáveis do triângulo. Equação da circunferência.

- Noções básicas de estatística. Organização da informação. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuição normal.

- Análise combinatória. Binômio de Newton.

- Eventos mutuamente exclusivos, complementares e independentes. Probabilidade condicional.

- Noções básicas de Matemática Financeira. Progressões Aritméticas e Geométricas.

- O ensino da Matemática no Ensino Fundamental.

- As reformas curriculares no Estado de São Paulo:

- As atuais propostas curriculares de matemática para o ensino Fundamental.

- Análise comparativa entre os guias curriculares da década de 70 e as atuais propostas curriculares.

- Análise de desempenho dos alunos em Matemática - SARESP.

- Objetivos do ensino de Matemática e critérios de seleção de conteúdos.

- Uso da sala-ambiente e de recursos no processo de ensino-aprendizagem de matemática: (livros, calculadora, vídeo, computador, jornal, revistas, jogos, outros materiais).

- Alguns caminhos para "fazer Matemática" na sala de aula:

- O recurso à resolução de problemas;

- O recurso à história da Matemática.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

BRASIL - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Secretária de Educação Fundamental - Brasília: MEC/ SEF, 1997. V. 3.

BUSSAB, Wilson e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. Editora Atual.

D' AMBRÓSIO, N e D'AMBRÓSIO, U. Matemática Comercial e financeira com complementos de Matemática e introdução ao cálculo. São Paulo. Nacional: 1977.

D'AMBRÓSIO, U. Da Realidade à ação: reflexões sobre Educação Matemática. UNICAMP, Campinas, 1986.

DAVIS, P.J. e HERSH, R. O sonho de Descartes. Trad. Mário C. Moura. Livraria Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1988.

IEZZI, Gelson e outros. Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. São Paulo: Atual, 1985.

IFRAH, Georges. Os números. Hístória de uma grande invenção. Trad. Stella M. F. Senra. 2. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1989.

LOPES, A. J. Explorando o uso da calculadora no ensino da matemática para jovens e adultos. In: Alfabetização e cidadania. n° 6. RAAB, 1998.

PARENTE, E. e CARIBÉ, R. Matemática comercial e financeira. São Paulo: FTD.

RUOFF, E. L. Isometria no Plano Euclidiano. São Paulo: Atual.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. A Educação Matemática em revista. Ano 1, n.1, 1993.

WAGNER, Eduardo. Construções geométricas. IMPA/VITAE, 1993.