Prefeitura de Prudente de Morais - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRUDENTE DE MORAIS

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL 001/2006

CONCURSO PÚBLICO PARA LOTAÇÃO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO/PERMANENTE

O Prefeito Municipal de PRUDENTE DE MORAIS, MG, no uso de suas atribuições, e em consonância artigo 83, inciso II da Lei Orgânica do Município, face aos dispositivos constitucionais do artigo 37, incisos I, II e III, CF/88, e em conformidade com a Legislação pertinente, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas, para preenchimento de vagas dos Cargos do Quadro de Provimento Efetivo/Permanente da Prefeitura Municipal em conformidade com os anexos I, II, III e o disposto neste Edital.

I - DAS INSCRIÇÕES

1.1 - LOCAL DE RECEBIMENTO DAS INSCRIÇÕES:

Salão da Câmara Municipal de Prudente de Morais

Rua João Batista da Cruz, nº 69 - Centro - PRUDENTE DE MORAIS - MG

Informações: (31) 3711-1300 (No período de inscrições: 10:00 às 15:00 horas, exceto sábado, domingo e feriados)

1.2 - PERÍODO E HORÁRIO:

Início: 05 de dezembro de 2006 Término: 15 de dezembro de 2006 (Exceto sábados, domingos e feriados)

HORÁRIO: de 10:00 às 15:00 horas.

1.3 - DAS CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO:

1.3.1 - Ser Brasileiro nato ou naturalizado;

1.3.2 - Estar quite com as obrigações eleitorais;

1.3.3 - Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino e maior de 18 anos;

1.3.4 - Ter 18 anos completos na data da posse;

1.3.5 - Ter na data da posse a escolaridade exigida para o cargo.

1.3.6 - Possuir a habilitação exigida para o cargo pretendido (Anexo I), na data da posse;

1.3.7 - Gozar de boa saúde física e mental;

1.3.8 - Não estar impedido do exercício de sua profissão.

1.4 - DA INSCRIÇÃO:

1.4.1 - As inscrições deverão ser realizadas no local, período e horário estabelecidos por este edital, (exceto sábados, domingos e feriados). As inscrições serão efetivadas, exclusivamente, mediante pagamento da taxa de inscrição, o qual será efetuado durante o período de inscrição. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado, a favor da empresa organizadora. No ato da inscrição, o candidato deverá:

a) Preencher a ficha de inscrição fornecida no local da inscrição, na qual o candidato declara atender às condições exigidas para a inscrição e se submeter às normas deste Edital;

b) Apresentar documento original de identificação aceito por lei, e cópia do mesmo;

c) Pagar a taxa de inscrição.

d) O candidato receberá comprovante provisório de inscrição no ato da inscrição, o qual deverá ser substituído pelo comprovante definitivo de inscrição conforme estabelecido no subitem 1.5 desse edital.

1.4.2 - Não haverá, sob quaisquer hipóteses, isenção de taxa de inscrição. O deferimento da inscrição dependerá do preenchimento correto da ficha de inscrição conforme exigência do item anterior. Em caso de pagamento com cheque, a inscrição somente será efetivada após sua compensação. Caso o cheque utilizado para pagamento da taxa de inscrição seja devolvido, por qualquer motivo, a empresa organizadora reserva-se o direito de tomar medidas legais cabíveis. O candidato inscrito assume total responsabilidade pelas informações prestadas no ato da inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento da ficha de inscrição.

1.4.3 - A listagem contendo as inscrições indeferidas será afixada na Prefeitura Municipal no dia 19 de dezembro de 2006, cabendo recurso dentro do prazo de 48 (quarenta e oito) horas.

1.4.4 - A inscrição implicará em conhecimento e aceitação das normas deste Edital por parte do candidato, ficando o mesmo responsável pelas informações prestadas na ficha de inscrição, podendo a qualquer tempo ser solicitados os documentos comprobatórios, sob pena de responsabilidade e de nulidade de sua participação, em qualquer fase do Concurso Público. A empresa organizadora dispõe do direito de excluir desse processo de seleção pública aquele que não preencher a ficha de inscrição de forma completa, correta e legível e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

1.4.5 - Será permitida inscrição por procuração (instrumento particular). Neste caso deverá ser apresentada a cédula de identidade do procurador, além dos documentos exigidos no item 1.4.1. A procuração será retida no ato da inscrição. O candidato inscrito por terceiros assume total responsabilidade pelas informações prestadas na ficha de inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante em seu preenchimento.

1.4.6 - Não serão permitidas inscrições condicionais, provisórias ou permutáveis, que caracterizem indefinições. Também não serão aceitas inscrições via fax, Internet, correios, extemporânea ou sem previsão neste edital. Após a entrega do requerimento de inscrição não será aceito pedido de alteração de opção do cargo.

1.4.7 - Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.

1.4.8 - A declaração falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época.

1.4.9 - No presente concurso serão asseguradas e destinadas 20% (vinte por cento) do total das vagas aos deficientes físicos cuja deficiência seja compatível com o cargo, conforme ordem de classificação e observadas as disposições contidas na Lei Municipal nº 619/98.

1.4.9.1 - Para os fins deste processo de seleção, é considerada pessoa portadora de deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto 3.298/99 e alterações posteriores, aquelas que se enquadram nas seguintes categorias:

I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparasia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

II - deficiência auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000HZ e 3.000HZ;

III - deficiência visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menos que 0,05 no melhor olho, com melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;

IV - deficiência mental - funcionamento intelectual significativamente inferior à media, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização de recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.

V - deficiência múltipla - associação de duas ou mais deficiências.

1.4.10 - No ato da inscrição, o candidato deficiente físico estará obrigado a declarar na ficha de inscrição, essa condição e a deficiência de que é portador, ficando ciente de que, se aprovado por este concurso, deverá se submeter a laudo técnico, por médicos indicados pela Prefeitura Municipal, que comprove a deficiência declarada. O candidato que declarar falsamente deficiência física será excluído do processo, se confirmada tal situação, em qualquer fase deste concurso. Os candidatos que não declararem o tipo de deficiência na ficha de inscrição serão considerados não portadores de deficiência.

1.4.11 - Este processo de seleção pública poderá ser adaptado às necessidades especiais dos candidatos portadores de deficiência, dependendo tais adaptações do prévio requerimento feito pelo candidato, no ato da inscrição, com a indicação das condições diferenciadas de que necessita.

1.4.11.1 - O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, até 10 (dez) dias antes da realização das provas.

1.4.12 - Aprovados nas provas, esses candidatos serão submetidos à perícia médica, que terá decisão final e irrecorrível sobre a sua qualificação como deficiente e a compatibilidade com o exercício das atribuições do cargo pretendido.

1.4.12.1 - A equipe multiprofissional emitirá parecer observando:

I - as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição;

II - a natureza das atribuições e tarefas essenciais do cargo ou da função a desempenhar;

III - a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas;

IV - a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize; e

V - a CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

1.4.12.2 - A equipe multiprofissional avaliará a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato.

1.4.13 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas aos deficientes físicos, estas serão preenchidas pelos demais, com estrita observância da ordem classificatória.

1.4.14 - Os portadores de deficiência física participarão deste Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a todo processo seletivo.

1.4.15 - Os candidatos só poderão se inscrever para um único cargo, sob pena de indeferimento de inscrições ulteriores, atendendo o princípio da cronologia de sua feitura.

1.4.16 - O candidato deverá manter atualizado, até o término do prazo de validade desse processo, endereço residencial, comunicando alterações a Prefeitura Municipal, por meio de correspondência registrada ou protocolo.

1.4.17 - Todos os candidatos convocados serão submetidos a exame médico por profissionais indicados pela Prefeitura Municipal, a fim de averiguar boa saúde física, mental e psicológica.

1.5 - DO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

1.5.1 - No ato da inscrição o candidato receberá o comprovante provisório de inscrição, o qual deverá ser substituído pelo comprovante definitivo de inscrição. O comprovante definitivo de inscrição, contendo o horário e local de realização da prova será encaminhado ao candidato para o endereço constante na ficha de inscrição.

1.5.2 - Caso não receba o comprovante definitivo de inscrição até 05 (cinco) dias úteis da data programada para realização das provas, o candidato deverá procurar a Comissão Organizadora do concurso na Sede da Prefeitura, para as devidas providências.

1.5.3 - É obrigação do candidato conferir no comprovante definitivo de inscrição, seu nome, o número do documento utilizado para inscrição, e todas demais informações.

II - DO CONCURSO DE PROVAS

2.1 - O Concurso de Provas será aplicado de acordo com as exigências do Anexo I deste Edital.

2.1.1 - PROVA ESCRITA:

Serão aplicadas questões objetivas (múltipla escolha) relativas ao nível de escolaridade exigida pelo cargo inscrito e ou inerentes ao conhecimento específico à prática e ao conteúdo do cargo inscrito, conforme Anexo II (do programa das provas) deste Edital. A prova objetiva é de caráter eliminatório, devendo o candidato obter pontuação mínima de 50% (cinqüenta por cento) para aprovação.

2.1.2 - PROVA PRÁTICO-EXECUTÁVEL

Para os cargos de MOTORISTA CNH "B" e "D", e OPERADOR DE MÁQUINAS, além da prova escrita relativa ao conteúdo específico do cargo, também será aplicado prova prático-executável para avaliar as habilidades práticas compatíveis ao cargo inscrito. Ambas as provas são de caráter eliminatório, devendo o candidato obter pontuação mínima de 50% (cinqüenta por cento) na totalização das duas provas.

III - PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO CONCURSO

3.1 - A pontuação mínima exigida para aprovação do candidato é de 50% (cinqüenta por cento) da pontuação total distribuída.

3.1.1 - A pontuação do concurso tem o seguinte desdobramento:

PONTUAÇÃO TOTAL DAS PROVAS

PONTUAÇÃO MÍNIMA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

100 (cem) pontos

50 (cinqüenta) pontos

100 (cem) pontos

3.1.2 - A classificação final dos candidatos por classe funcional será pela totalização dos pontos obtidos nas Provas de acordo com a modalidade prevista para cada cargo: Escrita, Prático-Executável ou Prático-Oral.

3.1.3 - Apurado o total de pontos por classe funcional, na hipótese de empate, será selecionado o candidato que, sucessivamente:

a) Possuir maior tempo de serviço público prestado no Município de PRUDENTE DE MORAIS (esferas municipal, estadual ou federal), sendo que este período deverá ser declarado no ato da inscrição. Para os candidatos que estiverem em exercício do serviço público, será apropriada a contagem de tempo declarado até o dia 30/11/2006. Os candidatos que declararem tempo de serviço prestado no Município de PRUDENTE DE MORAIS ficarão obrigados a comprovar tal declaração no ato da convocação, caso sejam aprovados. Em se tratando de tempo em dobro, somente será computado para fins classificatórios um período, mesmo que sejam de esferas públicas distintas.

b) Obtiver maior pontuação na prova específica;

c) Obtiver maior pontuação na prova de língua portuguesa;

d) For o mais idoso.

IV - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1 - As provas realizar-se-ão no município de PRUDENTE DE MORAIS, no dia 07 de janeiro de 2007, em local e horário constantes do comprovante definitivo de inscrição.

4.1.2 - Os locais e os horários de realização das provas constarão no comprovante definitivo de inscrição de cada candidato.

4.1.3 - A duração das provas escritas será de 02:00 (duas) horas, sendo permitida a saída dos candidatos da sala somente após 30 (trinta) minutos do seu início.

4.2 - Não será admitido atestado médico para justificar a ausência de qualquer candidato.

4.3 - O não comparecimento do candidato implicará em sua eliminação do Concurso Público.

4.4 - Não será admitido no local de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido.

4.5 - Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

4.6 - O Candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência, portando lápis preto nº 2, borracha, caneta esferográfica azul ou preta, comprovante definitivo de inscrição e documento de identificação.

4.7 - Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local e horário determinados no comprovante de inscrição.

4.8 - Será excluído do Concurso Público o candidato que durante a realização das provas for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito ou através de equipamento eletrônico, ou ainda, que venha a tumultuar a realização das provas ou que se apresente embriagado.

4.9 - Será obrigatória a permanência dos 2 (dois) últimos candidatos de cada sala, até que o último candidato entregue sua prova.

4.10 - O gabarito das provas de múltipla escolha será afixado na Prefeitura Municipal e disponível no site www.suportecmg.com.br no primeiro dia útil subseqüente à realização das provas, a partir das 13:00 horas. O gabarito não será transmitido pelo telefone, seja da Prefeitura Municipal ou da Empresa Organizadora, assim como o resultado das provas.

V - VALIDADE DO CONCURSO - HOMOLOGAÇÃO - NOMEAÇÃO

5.1 - PARA CANDIDATOS APROVADOS:

5.1.1 - A validade do concurso será de 02 (dois) anos, a contar da data de homologação do mesmo, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

5.1.2 - A homologação do Concurso a que se refere este edital é de competência do Prefeito Municipal.

5.1.3 - Para nomeação, os candidatos habilitados serão convocados pela ordem de classificação, conforme a necessidade da Prefeitura Municipal, devendo atender às exigências comprobatórias deste Edital e outras da legislação pertinente.

5.1.4 - O candidato que não atender à convocação para entrar em exercício terá seu direito preterido em favor dos demais candidatos aprovados. Os candidatos convocados serão submetidos a exame médico, por profissionais indicados pela Prefeitura Municipal, para aferir boa saúde física, mental e psicológica compatíveis com o exercício do cargo pretendido.

5.1.5 - Feita a nomeação, competirá à Prefeitura Municipal indicar o horário, o turno e o local de trabalho a que se obrigará o Servidor Municipal.

5.1.6 - A aprovação do candidato no Concurso Público não significa a sua convocação automática para lotação do cargo pleiteado.

VI - DOS RECURSOS

6.1 - CABERÁ RECURSO:

6.1.1 - Do indeferimento das inscrições, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data de afixação da listagem das inscrições indeferidas. A listagem contendo as inscrições indeferidas será afixada na Prefeitura Municipal e disponível no site da empresa organizadora do certame ( www.suportecmg.com.br ), no dia 19 de dezembro de 2006 às 13:00 horas. Devendo o recurso ser protocolado no mesmo local de inscrição até o término do prazo previsto acima.

6.1.2 - De questões das provas de múltipla escolha e contra erros ou omissões no gabarito, dentro de 48 (quarenta e oito) horas da divulgação do gabarito. O recurso deverá ser devidamente fundamentado, incluindo e anexando bibliografia pesquisada e todos os dados que informem a identificação do reclamante. Admitir-se-á um único recurso por candidato relativamente ao conteúdo das questões das provas de múltipla escolha e ao gabarito divulgado. O gabarito oficial será afixado na Prefeitura Municipal no primeiro dia útil após a realização das provas, às 13:00 horas e disponível no site www.suportecmg.com.br.

6.1.3 - Da classificação final, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data de divulgação dos resultados, na forma deste Edital. A classificação final será afixada na Prefeitura Municipal e disponível no site www.suportecmg.com.br, em data a ser divulgada no dia da realização das provas. Serão afixadas duas listagens, uma contendo a classificação geral e outra contendo somente a classificação dos deficientes.

6.1.4 - Do resultado da perícia médica dos candidatos deficientes aprovados no certame, dentro de 48 (quarenta e oito horas) a contar da data do resultado da perícia médica.

6.2 - Os recursos deverão ser individuais e protocolados na Prefeitura Municipal, devidamente fundamentados, devendo conter dados que informem:

a) a identificação do reclamante;

b) o número de inscrição;

c) a identificação do cargo para o qual foi inscrito;

d) as razões do recurso.

6.3 - Serão liminarmente rejeitados os recursos que não estiverem devidamente fundamentados e os que não contiverem dados necessários à identificação do candidato. Também não serão aceitos aqueles que forem protocolados fora do prazo improrrogável previsto por este edital.

6.4 - Não serão considerados os recursos protocolizados fora do prazo, assim como aqueles entregues de forma diversa da prevista por este edital. Não serão aceitos os recursos remetidos através de correios, fax ou e-mail.

VII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 - OBSERVAÇÕES GERAIS:

7.1.1 - O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas pelo menos 30 (trinta) minutos antes do início das provas, portando comprovante definitivo de inscrição e documento de identificação, e os inscritos para Prova Escrita deverão levar caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

7.1.2 - Não haverá, sob qualquer hipótese ou alegação, segunda chamada para quaisquer provas.

7.1.3 - Será excluído sumariamente do Concurso, não cabendo da decisão qualquer espécie de recurso, o candidato que:

a) Não comparecer para realização das provas;

b) Apresentar-se após o horário estabelecido para a realização provas;

c) Não assinar o cartão de respostas ou fazer qualquer marcação no campo de identificação eletrônica do número de inscrição;

d) Descumprir as instruções contidas na capa dos cadernos de provas e nas folhas de respostas;

e) For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação verbal, escrita ou eletrônica, ou utilizando-se de equipamentos eletrônicos, livros, notas ou impressos não permitidos expressamente;

f) Portar armas, aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman , agenda eletrônica, note book , palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, relógio modelo databank , máquina fotográfica, etc.) nos locais de provas.

g) Usar, no local de prova(s), óculos escuros ou quaisquer itens de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, etc.

h) Faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com a comissão organizadora ou com as autoridades presentes e/ou com os demais candidatos;

i) Fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio, que não os permitidos;

j) Recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

k) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

l) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o cartão de respostas e/ou as folhas de respostas definitivas;

m) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

n) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria e/ou de terceiros, em qualquer etapa desse certame.

o) Apresentar-se em estado de embriaguez.

7.1.4 - A empresa organizadora e a comissão do concurso não se responsabilizarão por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados assim como pela guarda de quaisquer objetos levados pelo candidato ao local de provas.

7.1.5 - A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das regras e condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas, das quais não poderá alegar desconhecimento. O candidato deverá observar, por meio da imprensa e disponível no site www.suportecmg.com.br, rigorosamente o edital, comunicados e retificações do edital (caso ocorram).

7.1.6 - A empresa realizadora e a Comissão do Concurso Público não se responsabilizarão por quaisquer cursos, textos ou apostilas referentes a este Concurso Público.

7.1.7 - Os portões dos locais de realização das provas serão fechados pontualmente no horário determinado para o início das provas, não haverá tolerância.

7.1.8 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Empresa Organizadora juntamente com a Comissão do Concurso Público.

PRUDENTE DE MORAIS, 24 de novembro de 2006.

Haroldo Cunha Abreu PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA N. 21/2006 - NOMEIA COMISSÃO FISCALIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO

Demiçon Vicente Pereira - Presidente

Patrícia Aparecida Gonçalves Machado - Membro

Gilda da Conceição Rodrigues de Freitas - Membro

ANEXO I - DOS CARGOS E VAGAS

Classe Ocupacional

Vagas

Vencimento R$

Escolaridade/Exigência

Taxa de inscrição

Modalidade da prova

Servente Escolar

09

350,00

Alfabetizado

R$ 20,00

Escrita

Auxiliar de Obras e Serviços

40

350,00

Alfabetizado

R$ 20,00

Escrita

Vigia

17

350,00

Alfabetizado

R$ 20,00

Escrita

Eletricista

01

350,00

Alfabetizado com experiência

R$ 20,00

Escrita

Pedreiro

02

350,00

Alfabetizado com experiência

R$ 20,00

Escrita

Bombeiro

02

350,00

Alfabetizado com experiência

R$ 20,00

Escrita

Carpinteiro

01

350,00

Alfabetizado com experiência

R$ 20,00

Escrita

Mecânico

01

350,00

Alfabetizado com experiência

R$ 20,00

Escrita

Motorista de Veículo Leve

05

350,00

Alfabetizado CNH "B"

R$ 25,00

Escrita e executável

Motorista de Veículo Pesado

03

350,00

Alfabetizado CNH "D"

R$ 25,00

Escrita e executável

Operador de Máquinas

01

350,00

Alfabetizado com experiência

R$ 25,00

Escrita e executável

Auxiliar Administrativo

25

350,00

Ensino Fundamental Completo

R$ 25,00

Escrita

Auxiliar de Enfermagem

03

350,00

Ensino Fundamental Completo
Coren

R$ 25,00

Escrita

Auxiliar de Laboratório e Farmácia

01

350,00

Ensino Médio Completo

R$ 30,00

Escrita

Auxiliar de Secretaria

02

350,00

Ensino Médio Completo

R$ 30,00

Escrita

Auxiliar de Consultório Dentário

02

350,00

Ensino Médio Completo
Curso ACD

R$ 30,00

Escrita

Assistente Administrativo

19

365,00

Ensino Médio Completo

R$ 30,00

Escrita

Fiscal Sanitário Ambiental

01

350,00

Ensino Médio Completo

R$ 30,00

Escrita

Técnico em Enfermagem

02

365,00

Ensino Médio Completo
Coren

R$ 30,00

Escrita

Técnico em Laboratório

01

365,00

Curso Técnico Específico

R$ 30,00

Escrita

Técnico em Edificações

01

365,00

Curso Técnico Específico

R$ 30,00

Escrita

Professor P1 (1ª à 4ª Série)

25

365,00

Magistério Nível Médio Completo

R$ 30,00

Escrita

Professor P2 (5ª à 8ª Série)

Língua Portuguesa

02

515,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Professor P2 (5ª à 8ª Série)

Educação Física

01

515,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Professor P2 (5ª à 8ª Série)

Matemática

02

515,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Professor P2 (5ª à 8ª Série)

Ciências

01

515,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Professor P2 (5ª à 8ª Série)

Inglês e Literatura

01

515,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Pedagogo

02

615,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Assistente Social

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

Fonoaudiólogo

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

Farmacêutico

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

Enfermeiro

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

Odontólogo

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

Médico Veterinário

01

715,00

Ensino Superior Especifico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

Médico Cardiologista

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

Médico Pediatra

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Médico Ginecologista

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Médico Plantonista 24 Horas

04

590,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente.

R$ 50,00

Escrita

Médico Plantonista 12 Horas

05

295,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

Engenheiro Civil

01

715,00

Ensino Superior Específico
Registro no órgão competente

R$ 50,00

Escrita

PRUDENTE DE MORAIS, 24 de novembro de 2006.

Haroldo Cunha Abreu
PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA N.21 /2006 - NOMEIA COMISSÃO FISCALIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO

Demiçon Vicente Pereira - Presidente

Patrícia Aparecida Gonçalves Machado - Membro

Gilda da Conceição Rodrigues de Freitas - Membro

ANEXO II - PROGRAMA DAS PROVAS

01 - NÍVEL DE ESCOLARIDADE "ALFABETIZADO"

As provas para os cargos com exigência de escolaridade Alfabetizado constarão de 10 (dez) questões de múltipla escolha no valor de 10 (dez) pontos cada, conforme atribuições de cada cargo (Anexo III) e envolverão conteúdos relacionados à pratica das atividades de cada cargo. Os cargos com exigência de alfabetizado realizarão provas da modalidade Escrita, a saber:

SERVENTE ESCOLAR

Conhecimento da rotina das atividades do servente escolar. Conhecimento geral de serviços de cantina. Destinação do lixo doméstico. Conhecimento dos materiais, produtos e utensílios utilizados. Varrição de superfícies diversas. Preparo de alimentos, sucos, cafés, chás, dentre outros. Arranjo e preparo de mesas para refeições diversas. Noções de limpeza e higiene. Utilizar produtos apropriados para limpeza de pisos, paredes, vasos sanitários, azulejos, dentre outros. Limpeza das salas de aula, cantina, banheiros, secretaria e demais dependências da escola. Preparo e distribuição da merenda escolar. Reciclagem. Aproveitamento de alimentos. Conservação e armazenamento dos alimentos e outros materiais e produtos. Noções de higiene e segurança do trabalho.

AUXILIAR DE OBRAS E SERVIÇOS

Conhecimento da rotina das atividades do auxiliar de serviços gerais. Conhecimento de limpeza, encaminhamento e destinação dos diversos tipos de materiais. Noções de armazenamento de materiais e produtos. Conhecimento ferramentas e equipamentos. Noções de serviços de ajudante em geral. Serviços de capina, roçagem e similares. Carregamento e descarregamento de materiais diversos em caminhões. Noções de higiene e segurança do trabalho.

VIGIA

Noções de vigilância e segurança. Inspeção de equipamentos e instalações. Prevenção a roubos e vandalismo. Ordem e segurança do patrimônio público. Ronda noturna e diurna. Manutenção e uso do equipamento de trabalho. Prevenção contra incêndios. Normas de segurança de trabalho.

ELETRICISTA

Entradas de luz, troca de fiação, verificação e correção do fator de potência, aterramento, eliminação de curto circuito, iluminação em geral, manutenção em geral. Segurança no trabalho. Outras questões versando sobre as atividades e atribuições específicas do cargo pleiteado. Ferramentas.

PEDREIRO

Construir alicerces; erguer e emboçar paredes; assentar pisos, revestimentos cerâmicos, azulejos, mármores, pias, vasos sanitários e outros utilitários; assentar janelas e portais. Outras questões versando sobre as atividades e atribuições específicas do cargo pleiteado. Ferramentas.

BOMBEIRO

Instalações hidráulicas; encanamentos, tubulações, bombas d'água. Limpeza de caixas d'água. Instalação de chuveiro elétrico, duchas, e outras partes componentes da instalação. Esgotos; Desentupimento; Reparo de vazamentos e infiltrações. Outras questões versando sobre as atividades e atribuições específicas do cargo pleiteado. Ferramentas.

CARPINTEIRO

Conhecimento, uso e manutenção de ferramentas; conhecimentos teórico e prático sobre a madeira; montagem e assentamento de estruturas e peças de madeira; ferramentas e acessórios de carpintaria; conhecimentos e uso de utensílios de trabalho braçal; operar e zelar pela manutenção de máquinas relacionadas à carpintaria.

MECÂNICO

Manutenção, preparo e conservação de equipamentos e veículos. Revisão e manutenção de veículos automotores, de transportes, compactadores, tratores, compressores de ar e demais máquinas e equipamentos. Conhecimentos gerais de mecânica. Normas de segurança e higiene do trabalho. Ferramentas.

02 - NÍVEL DE ESCOLARIDADE ALFABETIZADO PARA OS CARGOS: MOTORISTA DE VEÍCULO LEVE CNH "B", MOTORISTA DE VEÍCULO PESADO CNH "D" E OPERADOR DE MÁQUINAS

As provas para os cargos de MOTORISTA "D", OPERADOR DE MAQUINAS LEVES E PESADAS, com exigência de escolaridade alfabetizado, constarão de 10 (dez) questões de múltipla escolha no valor de 04 (quatro) pontos cada, conforme atribuições de cada cargo (Anexo III) e envolverão conteúdos relacionados ao conhecimento exigido para desempenho das atividades de cada cargo. Estes cargos realizarão prova escrita de múltipla escolha e também prova Prático Executável que irá aferir a habilidade prática no desempenho da função de cada cargo.

MATÉRIA

Nº QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

Prova escrita específica

10

04

Prova prático executável

05

De 00 à 12 pontos

TOTAL

15

100 PONTOS

MOTORISTA DE VEÍCULO LEVE CNH "B" E MOTORISTA DE VEÍCULO LEVE CNH "B" PROVA ESCRITA: Código de Trânsito Brasileiro; Direção defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Noções de mecânica; Normas de segurança no trânsito; Sinalização. Conservação dos veículos. Conhecimento sobre relatório de quilometragem. Vias de acesso para as cidades adjacentes, incluindo a região metropolitana da capital do Estado de Minas Gerais. Conhecimentos sobre transporte e medidas adequadas durante o trajeto. Noções de higiene e segurança do trabalho.

OPERADOR DE MÁQUINAS

PROVA ESCRITA: Noções do Código de Trânsito Brasileiro; Direção defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Noções de mecânica; Normas de segurança no trânsito; Sinalização. Conservação das máquinas e equipamentos. Normas de higiene e segurança do trabalho. Conhecimentos gerais acerca da operacionalização dos equipamentos utilizados.

PROVA PRÁTICO EXECUTÁVEL - MOTORISTA DE VEÍCULO LEVE CNH "B", MOTORISTA DE VEÍCULO PESADO CNH "D" e OPERADOR DE MAQUINAS

Para aferir a habilidade prática dos candidatos no desempenho da direção ou operação das máquinas, os mesmos serão submetidos à prova prático executável que constará de cinco tópicos de quesitos a serem avaliados. Cada tópico terá o valor máximo de 12 (doze) pontos, podendo variar conforme desempenho do candidato, a saber:

12 PONTOS - EXCELENTE; 10 PONTOS - MUITO BOM; 08 PONTOS - BOM; 06 PONTOS - REGULAR; 04 PONTOS - RUIM; 02 PONTOS - MUITO RUIM; 00 PONTO - PÉSSIMO.

03 - NÍVEL DE ESCOLARIDADE "ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO"

As provas para o cargo com exigência de escolaridade "Ensino Fundamental" constarão de 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

MATÉRIA

Nº QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

PORTUGUÊS

10

03

MATEMÁTICA

10

03

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CARGO

05

08

PORTUGUÊS: Fonemas, estrutura e formação das palavras, dígrafos, divisão silábica, encontros vocálicos, encontros consonantais, acentuação gráfica, palavras homônimas, palavras parônimas, uso correto do PORQUE, plural, substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, conjunção, tempo e modo verbais, advérbio, preposição, interjeição, frase, oração, período simples e composto, termos da oração, concordância verbal e nominal, crase, pontuação, sinônimos e antônimos, termos associados ao verbo, termos associados ao nome, vocabulário, regência verbal e nominal, interpretação de texto.

10 (dez) questões de múltipla escolha no valor de 03 (três) pontos cada.

MATEMÁTICA: Conjuntos, números (inteiros, naturais, relativos, racionais, irracionais e reais), problemas, múltiplos e divisores, adição, subtração, divisão, multiplicação, números fracionários, decimais, potenciação e raízes, razões e proporções, regra de três simples e composta, porcentagem, juros, médias, equações do 1º grau, áreas, volumes, triângulos, quadriláteros, unidade de pesos e medidas, ângulos.

10 (dez) questões de múltipla escolha no valor de 03 (três) pontos cada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA CARGO:

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Atendimento ao público. Arquivo. Preenchimento de guias, requisições e certificados. Ata, memorando, carta, certidão, atestado, ofício, procuração, portarias. Recebimento e remessa de correspondências oficiais. Telegramas fonados. Conhecimentos gerais informática Windows, Word, Excel, Internet, correio eletrônico e digitação. Rotinas e atos administrativos. Noções sobre rotina de departamento de pessoal e seus conceitos básicos. Controle materiais. Constituição Federal de 1988, (capítulo VII - da administração pública), artigos 37 a 43.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Ética Profissional. Código de ética profissional. Introdução à Enfermagem: Necessidade básicas e essenciais do ser humano. Técnicas básicas de enfermagem. Introdução às doenças transmissíveis. Socorros de urgência. Manutenção e conservação dos materiais e equipamentos utilizados no local de trabalho, de acordo com as normas de segurança e higiene do trabalho. Esterilização.Curativos e vacinas. Noções de primeiros socorros. Noções de higiene pessoal. Cuidados higiênicos com os pacientes. Higienização das mãos. Prioridades de atendimento. Atendimento ao público, triagem para encaminhamento médico. Moléstias infecto-contagiosas. Prontuário do pacientes. Sinais vitais. Mensuração de peso e altura. Controle das eliminações urinárias e intestinais. Posição para exames. Prevenção de deformidades e escaras de decúbitos. Preparo e manuseio de materiais estéreis. Oxigenoterapia, inaloterapia e exercícios respiratórios. Sondagem vesical. Sondagem gástrica.Entroclisma.Técnicas de curativos e colocação de ataduras. Medicações - princípios e técnicas de aplicações - via oral, intramuscular, endovenosa, subcutânea, instalações e tópicos. Administração, dosagem e cálculos. Nutrição e dietoterapia: conceito de nutrição, nutrientes, alimentação, dietoterapia, dietas para as diversas infecções do organismo. Enfermagem Médica e Cirúrgica: assistência de enfermagem a pacientes apresentando sinais e sintomas de: dor, febre, edema, dispnéia, disfagia, azia, náuseas, vômitos, hematemese, melena, diarréia, desinteria, desidratação, constipação, flatulência e icterícia. Métodos de desinfecção e esterilização. Técnicas de isolamento. Assistência de enfermagem em atendimento de urgência: hemorragia, ferimentos, fraturas e luxações, choque elétricos, queimaduras, parada cárdio-respiratória, intoxicação e envenenamentos, picadas e mordeduras de animais, politraumatismo, transporte de acidentados, corpos estranhos e convulsões. Enfermagem Materno-Infantil: Assistência de enfermagem às gestantes, parturientes, puérperas. Assistência de enfermagem ao recém-nascido, à criança sadia e à criança doente. Enfermagem de Saúde Pública: Noções gerais de Saúde Pública. Imunizações - ativa e passiva. Parasitose intestinal. Calendário de vacinação. Assistência a pacientes com doenças sexualmente transmissíveis. SUS - Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

04 - NÍVEL DE ESCOLARIDADE "ENSINO MÉDIO COMPLETO"

As provas para os cargos com exigência de escolaridade "Ensino Médio" constarão de 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

MATÉRIA

Nº QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

PORTUGUÊS

10

03

MATEMÁTICA

10

03

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CARGO

05

08

PORTUGUÊS:

Fonética, dígrafos, divisão silábica, encontros consonantais, acentuação gráfica, palavras homônimas, palavras parônimas, uso correto do PORQUE, plural, formação das palavras, substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, vozes verbais, conjunções, tempo e modo verbais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, frase, oração, período simples e composto, termos da oração, concordância verbal e nominal, regência, crase, pontuação, sinônimos e antônimos, figuras de linguagem, vícios de linguagem, análise sintática, termos associados ao verbo, termos associados ao nome, funções do QUE, funções da partícula SE, interpretação de texto, vocabulário.

10 (dez) questões de múltipla escolha no valor de 03 (três) pontos cada.

MATEMÁTICA:

Conjuntos, números (naturais, relativos, racionais, irracionais e reais), problemas, múltiplos e divisores, números decimais e fracionários, potenciação e raízes, razões, proporções, regra de três simples e composta, porcentagem, juros, médias, produtos notáveis, equações do 1º e do 2º graus, ineqüações, polinômios, circunferência, variação das funções, números complexos, logaritmos, função trigonométrica, áreas, volumes, triângulos, Quadriláteros, unidade de pesos e medidas, ângulos.

10 (dez) questões de múltipla escolha no valor de 03 (três) pontos cada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA CARGO:

AUXILIAR DE LABORATÓRIO E FARMÁCIA

Vidrarias utilizadas em laboratório. Esterilização. Reagentes para determinação em exames de urina. Aparelhos utilizados para separação de componentes biológicos. Acessórios utilizados em laboratório. Corantes e reagentes. Métodos de coloração. Hematologia e bacteriologia. Espectrofotômetro. Noções de controle, aquisição, padronização, distribuição e armazenamento de medicamentos.

AUXILIAR DE SECRETARIA

Atas. Ofícios. Memorandos. Certidões. Atestado. Digitação. Procuração. Recebimento e remessa de correspondências oficiais. Diários escolares, matriculas,histórico escolar. Arquivo. Noções de operação de equipamento de vídeo, som, TV, retro projetores, mimeógrafos. Protocolo e registros. Documentação escolar. Histórico escolar. Noções de Informática.

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

Atendimento ao público. Esterilização e limpeza dos materiais de ambiente de trabalho. Preparo e instrumentalização de materiais odontológicos. Marcação de consultas, fichas de pacientes, controle de agenda e arquivo. Saúde bucal.Técnicas de escovação.Flúor.Manipulação de materiais odontológicos. Normas de higiene e segurança do trabalho; Noções sobre serviços de saúde. Noções sobre Saúde Pública. SUS - Princípios e Diretrizes (Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29. Rotinas e atos administrativos.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Atendimento ao público. Protocolo. Arquivo. Revisão gráfica e conferência de textos. Ata, memorando, carta, certidão, atestado, ofício, procuração, portarias. Recebimento e remessa de correspondências oficiais. Cadastro de fornecedores. Noções de serviços de almoxarifado. Processo administrativo. Conhecimentos gerais informática Windows, Word, Excel, Internet, Intranet, correio eletrônico e digitação. Manuseio de periféricos - impressoras, scanners e outros. Rotinas e atos administrativos. Controle materiais. Lei orgânica e estatuto do Município. Constituição Federal de 1988, (capítulo VII - da administração pública), artigos 37 a 43.

FISCAL SANITÁRIO AMBIENTAL

Epidemias e suas formas de prevenção, controle e combate. Normas de higiene e segurança do trabalho; Noções sobre serviços de saúde. Medidas preventivas no combate às doenças. Visitas domiciliares. Emenda Constitucional n. 29. Funções do fiscal;Taxas, tributos, impostos

e emolumentos; Código Tributário Municipal; Autos de infração, Notificações; Interdição de estabelecimentos; Requerimentos que visam a expedição de autorização, licença ou concessão; Diligências. Sistema Municipal de Vigilância Sanitária; Infrações e penalidades à legislação sanitária. Qualidade e higiene dos alimentos; Multas Fiscalização de mercados, abatedouros e demais estabelecimentos.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Técnicas básicas de enfermagem; Sinais vitais; Higienização; Coleta de material para exames, doenças transmissíveis; Esterilização e desinfecção; Doenças e notificação compulsória; Isolamento; Infecção hospitalar; Socorros de urgência; Parada respiratória; Hemorragias; Ferimentos superficiais e profundos; Pediatria; Centro cirúrgico; Corpo humano; Doenças infecto-contagiosas; Vacinação; Assistência de enfermagem a portadores de doenças crônicas e degenerativas; Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos; Assistência de enfermagem à mulher e à criança; Assistência de enfermagem a idosos; Saúde Pública. Cuidados básicos na assistência ao paciente quanto aos aspectos de higiene, conforto, alimentação e condições emocionais. Medidas de biossegurança. Administração de serviços de enfermagem: características, objetivos, planejamento, organização, comando, controle, avaliação e treinamento em serviço. Limpeza, desinfecção e esterilização: conceitos, procedimentos, cuidados, tipos de esterilização, indicações. Lei do Exercício Profissional. Código de Ética de Enfermagem. SUS - Princípios e Diretrizes (Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Vidrarias; esterilização; reagentes para determinação em exames de urina; aparelhos utilizados para separação de componentes biológicos; acessórios utilizados em laboratórios; corantes e reagentes; métodos de coloração; hematologia e bacteriologia; espectrofotômetro; noções gerais de análises clinicas e patológicas; atividades laboratoriais; exames hematológicos, bioquímicos, imunológicos, parasitológicos, bacteriológicos e urinálises.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Projetos. Construção e manutenção de obras civis. Edificações urbanas e rurais. Acabamento da estrutura. Instalações elétricas, hidro-sanitárias e especiais. Estruturas. Desenho técnico. Meio ambiente. Legislação e urbanística. Higiene e segurança do trabalho. Topografia. Natureza técnica dos solos. Materiais de construção. Aerofotogrametria. Geoprocessamento. Informática.

PROFESSOR P1 (1ª à 4ª Série)

Reflexões sobre alfabetização; Concepções de linguagem escrita; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; As metodologias nas áreas do conhecimento; A importância do jogo na educação; Análise e interpretação de textos; A leitura; A literatura infantil; A criança e as normas escolares; Planejamento; Conteúdos; Problemas e doenças da infância; Saúde, nutrição e rendimento escolar; Noções de primeiros socorros; Projeto Pedagógico. Gestão e planejamento escolar. Concepções do processo de ensino e de aprendizagem. - Organização curricular e orientações metodológicas para as séries iniciais do ensino fundamental e para o ensino infantil. Avaliação do processo educativo. Ética e política educacional. Educação inclusiva. A gestão da escola: o foco da participação e do compromisso político. Legislação e Normas da Educação 1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as principais normas reguladoras do magistério e do ensino nas séries iniciais do ensino fundamental e do ensino infantil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Estatuto do Magistério Municipal. Constituição Federal - parte relativa à educação. Constituição do Estado de Minas Gerais - parte relativa à educação. Emenda Constitucional 14/96, de 12/09/96. LEI nº 9.394 de 20/12/96 - estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.424 de 24/12/96 - dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério. Lei n. 8.069 de 13/07/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. Parecer CNE/CEB n° 04/98 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Resolução CNE/CEB n° 02/98 - institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

PORTUGUÊS: Gramática em 44 Lições - Francisco Platão Savioli - Editora Ática - 23ª edição - 1993. Gramática Essencial da Língua Portuguesa - Luiz Antônio Sacconi - Editora Atual - 8ª ed. - 1989. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Domingos Paschoal Cegalla - São Paulo - 26ª edição - 1985. Gramática Normativa da Língua Portuguesa - Carlos Henrique da Rocha Lima - Editora Rio de Janeiro: José Olympio - 1985. GRAMÁTICA da Língua Portuguesa para Concursos, vestibulares, ENEEM, colégios técnicos e militares... Nílson Teixeira de Almeida. Novo Aurélio Século XXI - O Dicionário da Língua Portuguesa - 2ª ed. - Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro - 1999.

MATEMÁTICA: Matemática 2º grau - Gelson & outros - Editora Atual - 8ª edição. Matemática 2º grau - Scipione di Pierro Neto - Editora Scipione - 7ª edição. Matemática 2º grau - Manoel Paiva - Editora Moderna - 1995. Matemática na escola do 2º grau - Antônio dos Santos Machado-Atual Editora-1994. Matemática - vol. 01 - 2º grau - Manoel Paiva - Editora Moderna - 1995

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:Os candidatos poderão utilizar ampla bibliografia, observando o conteúdo indicado para cada cargo, adotando aquela mais acessível.

05 - NÍVEL DE ESCOLARIDADE "ENSINO SUPERIOR"

As provas para os cargos com exigência de escolaridade "Ensino Superior" constarão de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

MATÉRIA

Nº QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

PORTUGUÊS

10

04

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

10

06

PORTUGUÊS: Ortografia, acentuação gráfica, pontuação, emprego do hífen, crase, substantivos, adjetivos, plural dos substantivos compostos, concordância verbal e nominal, nomes, verbos regulares e irregulares, regência, níveis e funções de linguagem; advérbios, figuras de linguagem, vícios de linguagem, análise sintática, funções da partícula SE, interpretação de texto, vocabulário.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) LÍNGUA PORTUGUESA

1.Fonética: Distinção entre fonema e letra; vogal; consoante e semivogal; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; acento gráfico; sílaba. 2.Ortografia: divisão silábica; acentuação gráfica; correção ortográfica. 3.Morfologia: estrutura dos vocábulos; elementos mórficos; processo de formação de palavras: derivação, composição e outros processos. 4.Classes de palavras: classificação, flexões verbais e nominais; emprego. 5.Sintaxe: teoria geral da frase e sua analise: frase, oração, período, fundações sintáticas, próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou mais verbos). 6.Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parânimos. 7.Pontuação: emprego de sinais de pontuação. 8.Gêneros literários. 9.As escolas literárias brasileiras. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional.

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) EDUCAÇÃO FÍSICA

Esquema corporal. Orientação espaço-temporal. Qualidade física básica. Anatomia humana. Expressão corporal. Cinestologia. Recreação.Jogos e esportes de quadra e campo. Judô. Natação. Atletismo. Lutas. Jogos Olímpicos. Condicionamento físico. Organização de eventos. Atividades na iniciação esportiva.Tipos de esportes. Atividades esportivas recreativas. Jogos recreativos (ativos, passivos, moderados). Sensoriais. Motores. Mímicos. Pré-desportivos, recreativos desportivos. Componente da psicomotricidade. Noções básicas sobre a prestação de primeiros socorros. Causas e tipos das lesões corporais mais comuns nos esportes. Hábitos higiênicos. Atividades posturais. Qualidade físico-motoras básicas. Atividades adequadas ao corpo físico. Prática de relações humanas. Comportamento profissional. Ética profissional. Regras de comportamento no ambiente de trabalho. Regras de hierarquia no serviço público. Zelo pelo patrimônio público. Conhecimento políticos-pedagógicos: função social e política da escola: perspectiva crítica e perspectiva neoliberal. Gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar. Colegiados escolares. A educação básica no Brasil: acesso. Avaliação do processo educativo. Ética e política educacional. Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) MATEMÁTICA

1. Conjunto: Pertinência, inclusão, igualdade, subconjuntos, notações operações com conjuntos: reunião, interseção, diferença, complementação, produto cartesiano, números naturais - operações, múltiplos e divisores, fatoração em produtos de primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Números inteiros - operações, múltiplos e divisores, números racionais - operações, representação decimal, números reais - número irracional, operações, valor absoluto, problemas, a reta numérica. 2. Sistema legal de unidades de medida: comprimento, área, volume, ângulo, tempo, velocidade e massa. 3. Proporções: proporcional idade. Grandezas: diretamente e inversamente proporcionais. Regra de três simples e composta, porcentagem, juros e descontos simples, taxas compostas de juros e de desconto. 4.Análise combinatória: principio fundamental da contagem. 5.Cálculo algébrico: operações com expressões algébricas, identidades algébricas, notáveis, fatoração. Calculo de potencia e radicais; expoentes e fracionários, polinômios, operações. 6.Equações e inequações: equações do 1º e do 2º graus, raízes de produtos de polinômios do 1º e do 2ª graus. Equações redutíveis ao 2º grau, Relações entre coeficientes e raízes das equações do 2º graus. Inequações produto e quociente, interpretações geométrica, sistema de equações de 1º e 2º graus, interpretações geométrica. 7.Geometria plana: elementos primitivos, semi-retas, semiplanos, segmentos, ângulos: conceitos, propriedade, medidas e operações, retas perpendiculares e retas paralelas. Teorema de Tales, polígonos e seus elementos, triângulos. Congruência e semelhança de triângulos, quadriláteros e polígonos, circunferência e disco. Ângulos na circunferência, relações métricas e trigonométricas em triângulos retângulos, relações métricas em triângulos quaisquer, relações métricas nas circunferências e polígonos regulares, perímetros das figuras planas, áreas de triângulos, paralelogramos, trapézios, polígonos regulares, discos e algumas de suas partes. 8.Sólidos geométricos: primas, pirâmides, cilíndricos, cones, esferas e bolas: representações, características, propriedades, áreas e volumes. Relações e funções: definições e propriedade, operações com funções. Composição e inversão de funções, função real de variável real. Gráficos, funções do 1º e do 2º graus. Gráficos, máximo e mínimo da função do 2º grau, funções logarítmicas e exponenciais. Gráficos. 10.Noções de geometria analítica: distância entre dois pontos, estudo analítico da reta sob as formas y=ax+b e ax+by+c=o, distância entre ponto e reta. 11.Seqüências: progressão aritmética e geométrica. 12.Trigonometria: funções trigonométrica. Gráficos, identidades fundamentais, formulas trigonométricas para a adição, subtração e multiplicação de arcos, aplicação da trigonometria ao calculo de elementos de um triangulo. Lei dos senos e lei dos cossenos. 13.Estatísticas: representação de dados estatísticos, distribuição por freqüências, representação gráfica, medidas de tendência central (moda, média e mediana). 14. A educação básica no Brasil: acesso. Avaliação do processo educativo. Ética e política educacional. Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) CIÊNCIAS

1. Citologia: papel biológico e importância na preservação da vida, a vida nas células: membranas celular, citoplasma e núcleo (divisão celular), metabolismo celular: energia e controle; 2. Histologia: animal e vegetal. 3. Fisiologia Humana (órgãos e funções vitais): nutrição e digestão, respiração, circulação, excreção. 4. Sistema integradores: glândulas endócrinas e sistema nervoso, órgãos dos sentidos, reprodução humana, métodos anticoncepcionais, DST e AIDS. 5. A diversidade dos seres vivos: classificação dos seres vivos: características gerias dos vírus, bactérias, protozoários, fungos e algas; importância ecológica e econômica das bactérias, algas e fungos; doenças de alta incidência ou de surtos epidêmicos causados por vírus, bactérias, helmintos e protozoários. 6. Hereditariedade: composição, estrutura, duplicação e importância do estudo do DNA. 7. Evolução: origem da vida, teoria e evidencias da evolução. 8. Ecologia: habitat e nicho ecológico, cadeias e teias alimentares, relações entre os seres vivos, ecossistemas brasileiros. 9. Interferência do homem no meio ambiente: poluição da água, do ar e do solo. 10. Importância da química em nossa vida, propriedade da matéria, estados físicos e mudanças de estados físico da matéria, elementos químicos, nomenclatura dos elementos químicos principais, substâncias puras simples e compostas, misturas homogênea e heterogêneas, estruturas atômica da matéria - constrição dos átomos, reações químicas, equações químicas, calor e temperatura, conceito e diferenciação, transmissão de calor: condução, convenção e radiação, produção de energia pela queima de combustíveis fosseis e álcool, impactos sobre o meio ambiente. 11. Óptica: programação, refração e reflexão da luz, cor de um objeto, olho humano: alterações que levam a miopia e hipermetropia, lentes: aplicação, relação trabalho-energia cinética e potencial. 12. Eletricidade: corrente elétrica, cuidados com a eletricidade. 13. O movimento e suas causas: influencia do referencial na velocidade trajetória, movimentos e suas causas: influência do referencial na velocidade e trajetória, movimentos sem aceleração e coma aceleração constante: interpretação de gráficos, relação entre força de ação e reação. 14. Som: qualidades fisiológicas do som. 15. Água: composição, estados físicos e mudanças de estado físico, propriedade da água: pressão, principio dos vasos comunicantes, doenças transmitidas através da água. 16. Ar: Atmosfera. Propriedades e componentes do ar, pressão atmosférica, doenças transmitidas através do ar, pressão atmosférica. 17. A educação básica no Brasil: acesso. Avaliação do processo educativo. Ética e política educacional. Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) INGLÊS E LITERATURA

A) Artigos; substantivos: plural dos substantivos; gênero dos substantivos; uso do "Genitive case" (‘s); adjetivos; pronomes; advérbios; preposições; conjunções; formas verbais regulares e irregulares e os verbos anômalos. Simple Presente; Present Continuous; Simple Past; Past continous; Future tense (will); Near future; Present Perfect; Present Perfect continuous; Past perfet; Estrutura das orações interrogativas e negativas: Yes/No questions; Information (Wh-) questions; "Question works" (who, what, where, when, why, how, which...) and their usage information (wh-) questions. Interpretação de texto. B) Literatura Brasileira: 1.Barroco e Arcadismo no Brasil: o período de formação; 2. Romantismo: o início da emancipação literária; 3. A ficção realista e a naturalista; 4. A poesia parnasiana e a simbolista; 5. Pré-Modernismo: o romance social; 6. Modernismo: o novo clima estético; 7. Tendências contemporâneas: poesia, ficção e crônica. A educação básica no Brasil: acesso. Avaliação do processo educativo. Ética e política educacional. Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

PEDAGOGO

Planejamento participativo na escola; O currículo e ensino fundamental; Avaliação do ensino e da aprendizagem; Projetos políticos pedagógicos da escola. Educação básica na legislação brasileira; Projeto político pedagógico. Planejamento; Conteúdos; Problemas e doenças da infância; Saúde, nutrição e rendimento escolar; Estatuto da criança e do adolescente; Leis e diretrizes e bases da educação; Proposta construtivista; Parâmetros curriculares nacionais; Política educacional de Minas Gerais.

ASSISTENTE SOCIAL

Levantamento sócio-econômico; Pesquisa social; Estudo, diagnóstico e tratamento de casos na área social; Triagem e prioridades; Fichas individuais; Entidades beneficentes; Desenvolvimento comunitário; Programas e projetos sociais; Perfil sócio-familiar; Cidadania; Comunidade carente; LOAS; Saúde Pública; Assistência Social e o ECA; Atividades da profissão regulamentadas pela legislação federal própria. O Serviço Social com indivíduos: procedimentos metodológicos. Política de assistência social no Brasil. Questões éticas na atuação profissional.

FONOAUDIÓLOGO

Ética profissional e responsabilidade. Fonoaudiologia na saúde pública. Abordagem do desenvolvimento humano. Crescimento e desenvolvimento das estruturas e funções dos órgãos fonoarticulatórios. Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O papel social e cultural no desenvolvimento e nos distúrbios da comunicação. Distúrbios da comunicação (voz, fala, audição e motricidade oral) e suas implicações em relação ao desenvolvimento lingüístico, cognitivo, social, afetivo e escolar. Processo de alfabetização e comunicação escrita. Retardo da fala e da linguagem. Fissura lábio palatina. Deglutição atípica. Deficiência mental. Paralisia cerebral. Deficiência auditiva. Distúrbio articulatório. Gagueira. Distúrbio de leitura escrita. Voz. Audiologia. Afasia. Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

FARMACÊUTICO

Farmacologia: Farmacocinética. Farmacodinâmica. Bioquímica Geral. Princípios Gerais da Farmacotécnica. Controle, aquisição, padronização, guarda e escrituração de medicamentos. Aviamento de receitas, Injeções. Vigilância farmacológica. Manipulação. Saúde Pública. Ação química de alimentos, medicamentos, soros e hormônios sobre tecidos e funções vitais. Legislação Sanitária e Farmacêutica. Lei 5.991. Decrreto 793/MS. Portaria 344/98. Lei dos Genéricos. Administração e Economia Farmacêutica. Controle de estoques. Farmacovigilância. Conceitos gerais de dados práticos sobre o mercado farmacêutico. Boas práticas de fabricação e controle. Validação de processos e equipamentos. Validação dos fluxos. Custos. Controle de contaminação cruzada. Descarte de lixo, etc. Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

ENFERMEIRO

Técnicas básicas de enfermagem; Sinais vitais; Higienização; Administração de medicamentos por via oral e parenteral; Coleta de material para exames; Ética profissional; Introdução às doenças transmissíveis; Doenças e notificação compulsória; Isolamento; Infecção hospitalar; Socorros de urgência; Parada respiratória; Hemorragias; Ferimentos superficiais e profundos; Pediatria; Centro cirúrgico; Corpo humano; Doenças infecto-contagiosas; Vacinação; Assistência de enfermagem a portadores de doenças crônicas e degenerativas; Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos; Assistência de enfermagem à mulher e à criança; Assistência de enfermagem a idosos; Saúde Pública. Cuidados básicos na assistência ao paciente quanto aos aspectos de higiene, conforto, alimentação e condições emocionais. Medidas de biossegurança. Administração de serviço de enfermagem: características, objetivos, planejamento, organização comando, controle, avaliação e treinamento em serviço. Limpeza, desinfecção e esterilização: conceitos, procedimentos, cuidados, tipos de esterilização, indicações. Saúde pública. Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

ODONTÓLOGO

Prevenção à cárie; Saúde bucal; Atos cirúrgicos; Atendimento odontológico; Carieologia: etiologia, etiopatogenia, epidemiologia, terapêutica e prevenção; Fluorterapia, toxologia do flúor; Fluorose: diagnóstico e tratamento; Anestesia loco-regional oral: técnicas, anestésicos, indicações e contra-indicações, acidentes, medicação; Doenças gerais com sintomatologia oral: diagnóstico, tratamento local, orientação profissional; Diagnóstico e tratamento de manifestações agudas na cavidade bucal; Procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio portes, extração simples, sem odontosecção e com odontosecção, extração com alveoloplastia, biópsias, suturas, drenagem de manifestações agudas e crônicas, curetagem sub-gengival, técnicas, indicações e contra-indicações; Dentística: preparo de cavidades, materiais de proteção do complexo pulpo-dentário, materiais restauradores, indicações e contra-indicações do tratamento não invasivo de lesões de cárie, tratamento conservador do complexo dentina-polpa; Educação em saúde; Biossegurança, ergonomia e controle de infecção no consultório; Diagnóstico e tratamento de lesões de mucosa bucal; Traumatismos Dentários: soluções e tratamentos; Medicamentos em odontologia; Fundamentos e princípios de oclusão; Fundamentos de anatomia humana básica; Materiais dentários; composição, técnicas de uso e indicações; Atividades profissionais estabelecidas na legislação federal. Saúde Pública. Politíca de Saúde no Brasil. Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

MÉDICO VETERINÁRIO

Extensão rural - elementos essenciais; Noções de comunicação rural; Metodologia; Produção animal; Bovinocultura de corte e leiteira; Defesa sanitária animal; Epidemiologia; Imunologia; Esterilização e desinfecção; Etiopatogência, diagnóstico, tratamento, prevenção, controle e erradicação, enfermidades infectocontagiosas e parasitárias das espécies bovinas, eqüinas e caprinas; Inspeção sanitária de produtos de origem animal em matadouros.

MÉDICO CARDIOLOGISTA

Fisiologia Cardiovascular. Insuficiência Cardíaca. Estenose Valvar Mitral. Insuficiência Valvar Mitral. Estenose Valvar Aórtica. Insuficiência Valvar Aórtica. Doença Valvar Tricúspide. Doença Reumática. Endocardite infecciosa. Miocardiopatias. Pericardite. Hipertensão Arterial Sistêmica. Doença Aterosclerótica Coronária. Embolia Pulmonar. Arritimias. Comunicação Interatrial. Comunicação Intraventricular. Persistência do Canal Arterial. Estenose Pulmonar/Coaretação da Aorta. Tetralgia de Fallot. Transposição das Grandes Artérias. Ventrículo Único/Dupla via de saída do ventrículo direito/Atresia tricúspide. 23. Doença de Ebstein/Drenagem anômala de veias pulmonares. Anatomia. Endocardite infecciosa. Saúde Pública. Politíca de Saúde no Brasil. Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

MÉDICO PEDIATRA

Consulta pediátrica. Recém nascido. Crescimento, desenvolvimento e seus respectivos problemas, do recém nascido à puberdade. Alimentação do recém-nascido (à termo e prematuro) e do adolescente. Distúrbios nutritivos. Hidratação. Diagnóstico diferencial das anemias. Anemias nutricionais. Anemias carenciais. Aspectos sócio-econômicos e educacionais. Saúde, nutrição e desenvolvimento escolar. Anatomia. Doenças infecto-contagiosas. Principais patologias da adolescência. Sala de parto. Principais patologias neonatais. Anomalias Congênitas. Febre reumática. Acidentes. Parasitoses. Diarréias agudas prolongadas e crônicas. Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos na infância. Infecções agudas e crônicas das vias aéreas superiores - faringites, amigdalite e otites. Epigloticas e laringotraquea-bronquites agudas. Pneumonias e broncopneumonias bacterianas agudas. Tuberculose pulmonar. Bronquiolites. Alergia respiratória. Síndroma nefrítica e nefrótica. Insuficiência renal aguda. Infecção do trato urinário. Hipertensão arterial. Cardiopatias congênitas. Febre Reumática. Insuficiência cardíaca congestiva. Meningite, encefalites e outras infecções do SNC. Síndrome convulsiva na infância. Doenças previsíveis por vacinas. Hepatite infecciosas. Doenças exantemáticas. Acidentes e intoxicações - condutas gerais. Conduta geral nas picaduras e mordeduras por animais. Doenças parasitárias. Anorexia enurese noturna e distúrbio do sono. Saúde Pública. Política de Saúde no Brasil. Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

MÉDICO GINECOLOGISTA

Abordagem clínica à ginecologia. Anatomia. Fundação ovariana. Fenômeno cíclicos e menstruações. Concepção. Gravidez e modificações gravídicas. Função mamaria e seus distúrbios. Anomalias e deformações do sistema urogenital. Interssexualidade e assexualidade. Aborto. Tumores trofoblásticos. Prolapso genital. Infeçoes pélvicas. Endometriose. Tumores (vulva, vagina, útero, ovário) benignos e malignos. Amenorréias. Secreção vaginal e vulvaginites. Condilomatose. Esterilidade e subfertilidade. Terapêutica hormonal. Climatério e menopausa. Fisiologia - reprodução. Placenta e feto. Corpo uterino. Doenças do ovário. Doenças de mama. Contracepção. Gravidez de auto risco. Pré eclampsia e alterações hipertensivas da gravidez. Puerpério. Oncologia, Ginecologia. Pré-natal. DST. Saúde Publica. Ética profissional.

MÉDICO PLANTONISTA 24 HORAS

Hipo e Hipervitaminoses; Imunidade ativa e passiva; Doenças auto- imunes; Viroses respiratórias; Infecções; Amebiase; Toxoplasmose; Doença de Chagas; Esquistossomose; Dermatoses; M icose; Zoodermatoses; Anemias; Conjuntivites; Bronquites; Asma; Pneumonias; Tuberculose pulmonar; Insuficiência cardíaca congestiva; Hipertensão arterial; Infarto do miocárdio; Úlcera péptica; Gastrite; Apendicite aguda; Abortamento; IRA e IRC (insuficiência renal); Diabetes Mellitus; Epilepsias; Choque; Abdômen agudo; Desidratação; Diarréia; Anatomia; Saúde Pública. Hepatites virais. Malária. Doença de Chagas. Síndrome da Imunodeficiência adquirida. Doenças sexualmente transmissíveis. Ética profissional. Agentes Anti-infecciosos, Quimioterápicos e antibióticos. Doenças auto- imunes. Viroses respiratórias. Doenças das vias aéreas superiores. Doenças pulmonares ambientais. Amebiase. Toxoplasmose. Esquistossomose. Dermatoses. Micose. Zoodermatoses. Distúrbios imunológicos. Doenças causadas por bactérias. Doenças causadas por vírus. Doenças causadas por fungos. Doenças causadas por helmintos e protozoários. Doenças Sexualmente transmissíveis e AIDS. Doenças da mama e aparelho genital feminino. Doenças da Tireóide. Artrite Reumatóide. Cardiopatia isquêmica. Cirrose hepática. Distúrbios hemorrágicos. Doenças das vias biliares. Doenças do esôfago. Doenças do estômago. Doenças do intestino delgado e grosso. Doenças dos pâncreas. Doenças vasculares celebrais. DPOC. Febre reumática. Hepatites. Imunização. Infecção de vias urinárias e nefrolitíase. Infecções do sistema nervoso central. Insuficiênciacardíaca. Leucoses e Linfomas. Neoplasias do pulmão. Terapêutica médica e interação medicamentosa. Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

MÉDICO PLANTONISTA 12 HORAS

Hipo e Hipervitaminoses; Imunidade ativa e passiva; Doenças auto- imunes; Viroses respiratórias; Infecções; Amebiase; Toxoplasmose; Doença de Chagas; Esquistossomose; Dermatoses; M icose; Zoodermatoses; Anemias; Conjuntivites; Bronquites; Asma; Pneumonias; Tuberculose pulmonar; Insuficiência cardíaca congestiva; Hipertensão arterial; Infarto do miocárdio; Úlcera péptica; Gastrite; Apendicite aguda; Abortamento; IRA e IRC (insuficiência renal); Diabetes Mellitus; Epilepsias; Choque; Abdômen agudo; Desidratação; Diarréia; Anatomia; Saúde Pública. Hepatites virais. Malária. Doença de Chagas. Síndrome da Imunodeficiência adquirida. Doenças sexualmente transmissíveis. Ética profissional. Agentes Anti-infecciosos, Quimioterápicos e antibióticos. Doenças auto- imunes. Viroses respiratórias. Doenças das vias aéreas superiores. Doenças pulmonares ambientais. Amebiase. Toxoplasmose. Esquistossomose. Dermatoses. Micose. Zoodermatoses. Distúrbios imunológicos. Doenças causadas por bactérias. Doenças causadas por vírus. Doenças causadas por fungos. Doenças causadas por helmintos e protozoários. Doenças Sexualmente transmissíveis e AIDS. Doenças da mama e aparelho genital feminino. Doenças da Tireóide. Artrite Reumatóide. Cardiopatia isquêmica. Cirrose hepática. Distúrbios hemorrágicos. Doenças das vias biliares. Doenças do esôfago. Doenças do estômago. Doenças do intestino delgado e grosso. Doenças dos pâncreas. Doenças vasculares celebrais. DPOC. Febre reumática. Hepatites. Imunização. Infecção de vias urinárias e nefrolitíase. Infecções do sistema nervoso central. Insuficiênciacardíaca. Leucoses e Linfomas. Neoplasias do pulmão. Terapêutica médica e interação medicamentosa. Princípios e Diretrizes. Leis federais n. 8.080/90 e n. 8.142/90. NOB 96. NOAS. Noções sobre políticas de saúde no Brasil. Emenda Constitucional n. 29.

ENGENHEIRO CIVIL

Geologia aplicada à engenharia. Resistência dos materiais. Estruturas de madeira e metálica. Materiais de construção civil. Hidráulica geral. Teoria das estruturas. Mecânica do solo. Sistemas de abastecimento de água. Hidrologia aplicada. Construção Civil. Construção em concreto. Estradas. Sistema de esgoto. Instalações hidráulicas e sanitárias Técnica e edenomia dos transportes. Noções de Arquitetura. Maciços e obras de terra. Pontes de concreto. Fundações. Urbanismo. Estatística. Topografia geral. Instalações elétricas.

PRUDENTE DE MORAIS, 24 de novembro de 2006.

Haroldo Cunha Abreu PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA N. 21/2006 - NOMEIA COMISSÃO FISCALIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO

Demiçon Vicente Pereira- Presidente

Patrícia Aparecida Gonçalves Machado - Membro

Gilda da Conceição Rodrigues de Freitas - Membro

ANEXO III - DAS ATRIBUIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES DAS CLASSES

3.1 CARGOS NÍVEL DE ESCOLARIDADE ALFABETIZADO

SERVENTE ECOLAR

Atribuições

· executar atividades de apoio em escolas;

· efetuar limpeza nas dependências e instalações escolares;

· preparar, auxiliar e distribuir merenda escolar;

· colaboração na disciplina de alunos.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 30 horas

AUXILIAR DE OBRAS E SERVIÇOS

Atribuições

· realizar atividades de execução, manutenção e recuperação de logradouros, bens públicos e máquinas;

· realizar trabalhos de recebimento, guarda, arranjo, conservação e movimentação de documentos, processos, livros e períodos assim como de materiais estocáveis em almoxarifados e depostos;

· realizar trabalhos de entrega de documentos, correspondências e comunicações oficiais;

· realizar trabalhos de limpeza, lubrificação e conservação de máquinas;

· realizar trabalho de preparação e distribuição de alimentos;

· realizar trabalhos de auxílio não qualificados referente à carpintaria, alvenaria, pintura, bombeiro, eletricista e mecânica;

· realizar trabalhos pertinentes a gari, jardineiro, coveiro, agente de limpeza urbana e serviços gerais diversos.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

VIGIA

Atribuições

· exercer guarda ou inspeção diurna ou noturna nas dependências municipais, evitando roubos, entrada de pessoas estranhas, incêndios ou outras anormalidades, a fim de preservar a integridade física moral do estabelecimento do patrimônio

público. Pré-requisito - Alfabetizado. Carga Horária Semanal: 40 horas

ELETRICISTA

Atribuições

· realizar trabalhos de instalação, regulagem, reforma, substituição, revisão e conservação de sistemas elétricos, motores, bombas, reguladores de voltagem, transformadores e outros aparelhos e instalações elétricas em geral de baixa e alta tensão;

· relacionar, orçar e requisitar materiais e instrumentos necessários à execução dos trabalhos;

· executar tarefas que lhe sejam determinadas por superior imediato, enquadradas às suas funções específicas.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

PEDREIRO

Atribuições

· executar tarefas de alvenaria e acabamento relativos à edificações;

· executar trabalhos de reparo e reforma em construções;

· executar tarefas que lhe sejam determinadas por superior imediato, enquadradas às suas funções específicas.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

BOMBEIRO

Atribuições

· realizar trabalhos de instalação, regulagem, reformas, substituição, revisão e conservação de todos os serviços relacionados à parte hidráulica e redes de água do município;

· executar tarefas que lhe sejam determinadas por superior imediato, enquadradas à suas funções específicas.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

CARPINTEIRO

Atribuições

· selecionar, medir e cortar madeira, confeccionar, montar e assentar estruturas e peças de madeira;

· operar máquinas próprias para o serviço de carpintaria;

· preparar formas para concreto;

· confeccionar móveis para uso das Secretarias em geral e repara-los;

· executar tarefas que lhe sejam determinadas por superior imediato, enquadradas às suas funções específicas.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

MECÂNICO

Atribuições

· manter, reparar e conservar equipamentos e veículos;

· proceder à revisão e manutenção de veículos de transporte compactadores, tratores, compressores de ar e demais máquinas pesadas, visando obter melhor rendimento e prolongamento de sua vida útil;

· zelar pelo patrimônio e conservação do equipamento usado.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

MOTORISTA DE VEÍCULO LEVE CNH "B"

Atribuições

· condução de pessoas em veículo da Prefeitura, devidamente autorizado;

· manter limpo o veículo colocado sob sua responsabilidade;

· controlar o consumo de pneus, combustível e óleos do veículo;

· providenciar as manutenções periódicas programadas, as preventivas e as de pequeno reparo no veículo;

· cuidar da segurança dos passageiros;

· guardar, preservar e controlar o vencimento dos documentos do veículo;

· executar outras tarefas de direção de veículos sempre que solicitados pelos seus superiores.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

MOTORISTA DE VEÍCULO PESADO CNH "D"

Atribuições

· condução de pessoas em veículo da Prefeitura, devidamente autorizado;

· manter limpo o veículo colocado sob sua responsabilidade;

· controlar o consumo de pneus, combustível e óleos do veículo;

· providenciar as manutenções periódicas programadas, as preventivas e as de pequeno reparo no veículo;

· cuidar da segurança dos passageiros;

· guardar, preservar e controlar o vencimento dos documentos do veículo;

· executar outras tarefas de direção de veículos sempre que solicitados pelos seus superiores.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

OPERADOR DE MÁQUINAS

Atribuições

· realizar trabalhos de operação de retro-escavadeira, trator de pneus, pá carregadeira e limpeza de fossas, executando os serviços de saneamento, carregamento e descarregamento, além de serviços com maquinário agrícola, visando atender as necessidades de execução de obras públicas;

· executar outras tarefas sempre que solicitado por seus superiores, dentro da especificação de suas atribuições.

Pré-requisito - Alfabetizado.

Carga Horária Semanal: 40 horas

3.2 CARGOS DE ESCOLARIDADE "ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO"

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Atribuições

· executar tarefas internas e externa, entregando e recebendo documentos, guardando volumes, informando e controlando ligações telefônicas;

· executar trabalhos de datilografia ou digitação em geral;

· examinar processos e realizar informações sobre matéria relacionada com seu local de trabalho;

· confecção de ofício, atas, certidões, atestados ou outros expedientes relativos ao seu local de trabalho;

· elaboração de folha de pagamento, cálculo de recolhimento de encargos sociais, controle de rescisão de contratos, quitações de licenças e férias, controle de descontos diversos;

· participar de comissões de inventários, alienações e licitações;

· executar tarefas contábil financeira e tributação;

· prestar informações e encaminhamento de pessoas e autoridades, recepcionar, atender ligações telefônicas, encaminhamento de correspondências;

· zelar pela conservação de máquinas e utensílios sob sua responsabilidade;

· executar outras tarefas correlatas.

Pré-requisito - Ensino Fundamental Completo. Carga Horária Semanal: 40 horas

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Atribuições

· desenvolver atividades ligadas à saúde nos diversos órgãos municipais, auxiliando em suas atribuições onde e quando solicitada por superiores hierárquicos;

· incutir hábitos de higiene prevenindo doenças, assistindo e orientando servidores, alunos, pais e a comunidade para assegurar o bem estar dos municípios.

Pré-requisito - Ensino Fundamental Completo.

COREN

Carga Horária Semanal: 40 horas

3.3 CARGOS NÍVEL DE ESCOLARIDADE "ENSINO MÉDIO COMPLETO"

AUXILIAR DE LABORATÓRIO E FARMÁCIA

Atribuições

· auxiliar na coleta e na análise de materiais para análise laboratoriais;

· auxiliar na confecção e entrega dos resultados dos exames laboratoriais;

· auxiliar na distribuição e controle dos medicamentos contidos na farmácia municipal;

· executar tarefas que lhe sejam determinadas por superior imediato, enquadradas às suas funções específicas.

Pré-requisito - Ensino Médio Completo. Carga Horária Semanal: 40 horas

AUXILIAR DE SECRETARIA

Atribuições

· executar serviços administrativos e de natureza básica, realizando recepção, reprografia, registros diversos, serviços gerais de datilografia e outras tarefas similares de apoio para atender as necessidades burocráticas;

· executar serviços de telefonia, computação, mantendo sigilo no desempenho de suas atribuições e auxiliando sempre que solicitado por seu superior imediato em funções correlatas.

Pré-requisito - Ensino Médio Completo.

Carga Horária Semanal: 30 horas

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

Atribuições

· Recepção do paciente: ficha clínica, organização de arquivo;

· Preparo e manutenção das salas de atendimento com suprimento do material necessário;

· Isolamento do campo operário;

· Manipulação e classificação de materiais odontológicos;

· Revelação e montagem de radiografias intra-orais;

· Preparo do paciente para o atendimento;

· Auxílio no atendimento: instrumentação do cirurgião-dentista e/ou do técnico de higiene dental junto à cadeira operatória;

· Aplicação de métodos preventivos para o controle de cárie dental e doenças periodontais. Orientação ao paciente sobre higiene bucal;

· Confecção de modelos em gesso;

· Noções básicas de administração pública e direitos e deveres do servidor público municipal de Prudente de Morais - MG.

Pré-requisito - Ensino Médio Completo. CURSO ACD

Carga Horária Semanal: 40 horas_

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Atribuições

· supervisionar e executar atividades burocráticas de sua unidade, examinando processo, controlando numerários, valores ou bens, redigindo e revisando documentos, emitindo pareceres, consultando publicações oficiais e outros instrumentos para garantir a perfeita operacionalização dos serviços, mantendo contato e cumprindo ordens de seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Médio Completo. Carga Horária Semanal: 40 horas

FISCAL SANITÁRIO AMBIENTAL

Atribuições

· executar a fiscalização sanitária e ambiental fazendo cumprir as normas vigentes Federal, estadual e Municipal ou as determinações por seu superior imediato;

· executar outras tarefas afins de que lhe sejam determinadas.

Pré-requisito - Ensino Médio Completo. Carga Horária Semanal: 40 horas

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação técnico de nível médio, orientando a execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação;

· cumprir determinações de superiores, fazendo sugestões de melhorias em seu campo de atividade.

Pré-requisito - Ensino Médio Completo. COREN

Carga Horária Semanal: 40 horas

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação técnico de nível médio, orientando a execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação;

· cumprir determinações de superiores, fazendo sugestões de melhorias em seu campo de atividade.

Pré-requisito - Curso Técnico Específico

Carga Horária Semanal: 40 horas

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação técnico de nível médio, orientando a execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação;

· cumprir determinações de superiores, fazendo sugestões de melhorias em seu campo de atividade.

Pré-requisito - Curso Técnico Específico Carga Horária Semanal: 40 horas

PROFESSOR P1 (1ª à 4ª Série)

Atribuições

· executar atividades educacionais em pré-escola e/ou em escolas de 1ª à 4ª série do primeiro grau, planejando e ministrando aulas, acompanhando e avaliando os temas, os métodos e os alunos a fim de atender os objetivos pré-estabelecidos;

· freqüentar cursos de reciclagem e/ou reeducação pedagógica sempre que determinado por seu superior.

Pré-requisito - Ensino Médio Completo.

Carga Horária Semanal: 22 horas

3.4 CARGOS DE NÍVEL DE ESCOLARIDADE "ENSINO SUPERIOR" PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) LÍNGUA PORTUGUESA

Atribuições

· executar atividades educacionais em escolas de 5ª à 8ª série, ministrando aulas, acompanhando e avaliando os temas, os métodos fim de atender os objetivos pré-estabelecidos;

· freqüentar cursos de reciclagem e/ou reeducação pedagógica determinado por seu superior.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente.

Carga Horária Semanal: 22 horas

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) EDUCAÇÃO FÍSICA

Atribuições

· executar atividades educacionais em escolas de 5ª à 8ª série, ministrando aulas, acompanhando e avaliando os temas, os métodos fim de atender os objetivos pré-estabelecidos;

· freqüentar cursos de reciclagem e/ou reeducação pedagógica determinado por seu superior.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente.

Carga Horária Semanal: 22 horas

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) MATEMÁTICA

Atribuições

· executar atividades educacionais em escolas de 5ª à 8ª série, ministrando aulas, acompanhando e avaliando os temas, os métodos fim de atender os objetivos pré-estabelecidos;

· freqüentar cursos de reciclagem e/ou reeducação pedagógica determinado por seu superior.

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) CIÊNCIAS

Atribuições

· executar atividades educacionais em escolas de 5ª à 8ª série, ministrando aulas, acompanhando e avaliando os temas, os métodos fim de atender os objetivos pré-estabelecidos;

· freqüentar cursos de reciclagem e/ou reeducação pedagógica determinado por seu superior.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente.

Carga Horária Semanal: 22 horas

PROFESSOR P2 (5ª à 8ª Série) INGLÊS E LITERATURA

Atribuições

· executar atividades educacionais em escolas de 5ª à 8ª série, ministrando aulas, acompanhando e avaliando os temas, os métodos fim de atender os objetivos pré-estabelecidos;

· freqüentar cursos de reciclagem e/ou reeducação pedagógica determinado por seu superior.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente.

Carga Horária Semanal: 22 horas

PEDAGOGO

Atribuições

· supervisionar o processo de ensino e aprendizado efetuando levantamento, planejamento, implementando e avaliando planos de cursos e programas, orientando o corpo docente, intercalando com os demais profissionais da área, a fim de aprimorar o sistema educacional e demais tarefas correspondentes à sua respectiva formação profissional, sugerindo à chefia imediata cursos de reciclagem e reeducação pedagógica.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente.

Carga Horária Semanal: 22 horas

ASSISTENTE SOCIAL

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente.

Carga Horária Semanal: 22 horas

FONOAUDIÓLOGO

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente.

Carga Horária Semanal: 22 horas

FARMACÊUTICO

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: 22 horas

ENFERMEIRO

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: 22 horas

ODONTÓLOGO

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: 22 horas

MÉDICO VETERINÁRIO

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: 22 horas

MÉDICO CARDIOLOGISTA

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: 22 horas

MÉDICO PEDIATRA

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: 22 horas

MÉDICO GINECOLOGISTA

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: 22 horas

MÉDICO PLANTONISTA 24 HORAS

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: Plantão

MÉDICO PLANTONISTA 12 HORAS

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: Plantão

ENGENHEIRO CIVIL

Atribuições

· executar atividades correspondentes à sua respectiva formação de técnico de nível superior especializada, orientando execução dos trabalhos e desenvolvendo atividades de programação em sua área de atuação, apresentando sempre que possível projetos de melhoria em sua área de atuação em comum acordo com seu superior imediato.

Pré-requisito - Ensino Superior Completo. Registro no órgão competente. Carga Horária Semanal: 22 horas

PRUDENTE DE MORAIS, 24 de novembro de 2006.

Haroldo Cunha Abreu PREFEITO MUNICIPAL

PORTARIA N. 21/2006 - NOMEIA COMISSÃO FISCALIZADORA DO CONCURSO PÚBLICO

Demiçon Vicente Pereira - Presidente

Patrícia Aparecida Gonçalves Machado - Membro

Gilda da Conceição Rodrigues de Freitas - Membro