Prefeitura de Nova Lacerda - MT

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE NOVA LACERDA

ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 001/2008

O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público n° 001/2008 faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos para o ingresso no quadro permanente da Prefeitura Municipal de Nova Lacerda - MT, para os cargos constantes do presente Edital, nos termos do que preceituam o art. 37, II da Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e a Lei Complementar n° 022/2005 e suas alterações de acordo com as disposições a seguir:

1 - ENTIDADE EXECUTORA DO CONCURSO PÚBLICO

1.1 - O presente concurso público será realizado sob a responsabilidade da ACPI - ASSESSORIA, CONSULTORIA, PLANEJAMENTO & INFORMÁTICA LTDA., obedecendo às normas deste Edital.

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições serão recebidas no período de 15 a 30 de abril de 2008 pelo site www.acpi.com.br.

2.2 - Formas de Pagamento:

2.2.1 - O pagamento do valor da taxa de inscrição deverá ser efetuado através da impressão de um boleto a ser pago junto ao Banco do Brasil ou em qualquer agência da rede bancária, casas lotéricas ou caixas eletrônicos, observando o horário de atendimento bancário.

2.2.2 - As inscrições pagas após a data de vencimento serão indeferidas.

Datas importantes

Das inscrições presenciais

INÍCIO: 17/04/2008 no horário de expediente da prefeitura municipal

TÉRMINO: 30/04/2008 às 16h00min.

VENCIMENTO DO BOLETO: ATÉ O DIA 30/04/2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO BANCÁRIO.

Das inscrições por meio da internet

INÍCIO: 15/04/2008

TÉRMINO: 30/04/2008

VENCIMENTO DO BOLETO: ATÉ O DIA 30/04/2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO BANCÁRIO.

PROCEDIMENTO

1°Passo: Preencher o Formulário de Inscrição diretamente ou com auxílio de membros da comissão organizadora do evento;

2° Passo: O candidato deve conferir os dados informados, sob pena de ser impedido de realizar as provas caso os mesmos sejam inconsistentes;

3° Passo: Imprimir o espelho do Requerimento de Inscrição (Cartão de Identificação), juntamente com o boleto;

4° Passo: Pagar o boleto junto ao Banco do Brasil ou qualquer agência da rede bancária, casas lotéricas ou caixa eletrônico, até a data do vencimento, observando o horário de atendimento bancário.

2.3 - Efetivação da Inscrição pela Internet:

2.3.1 - O simples envio dos dados não garante a efetivação da inscrição do candidato.

2.3.2 - A inscrição somente será efetivada quando o pagamento do valor da Taxa de Inscrição for registrado no Banco de Dados (o que pode demorar alguns dias após o efetivo pagamento na rede bancária).

2.4 - Horário para a inscrição presencial: das 08h00min às 11 h00min.

2.4.1 - Os candidatos que não tenham acesso à Internet poderão fazer a inscrição presencial, com o auxílio da comissão no seguinte endereço: Prefeitura Municipal de Nova Lacerda, Rua 16 de Julho, n°. 815 - Centro - Nova Lacerda - MT.

2.4.2 - As taxas de inscrição são as seguintes:

a) Nível de Escolaridade: Ensino Superior

R$ 65,00

b) Nível de Escolaridade: Ensino Médio Completo

R$ 45,00

c) Alfabetizado - Ensino Fundamental Completo e Incompleto

R$ 25,00

2.5 - Do procedimento para a inscrição presencial

2.5.1 - No ato da inscrição presencial o candidato deverá:

a) Apresentar documento original de identidade que comprove a idade mínima de 18 (dezoito) anos;

b) Caso o candidato não tenha completado a idade mínima exigida neste item no dia da inscrição, o mesmo poderá inscrever-se no concurso público com a condição de que só poderá submeter-se às provas se completar a idade mínima exigida até a data da realização das mesmas.

c) Responsabilizar-se pelo pagamento do boleto da taxa de inscrição no valor correspondente à categoria funcional na forma prevista neste Edital.

d) Prestar as informações para a inscrição com clareza diretamente à pessoa responsável.

2.5.2 - A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou por procurador legalmente constituído, por meio de instrumento público ou particular de procuração, contendo poderes expressos para este fim;

2.5.3 - A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato de todas as condições, normas e exigências constantes do presente edital;

2.5.4 - O candidato cujas informações prestadas não forem verdadeiras, além da desclassificação, estará sujeito às penalidades previstas em lei;

2.5.5 - Caso o candidato não apresente a documentação necessária no ato da posse ou se constate qualquer falsificação nas informações prestadas no ato da inscrição será desclassificado, sendo convocado para posse o candidato imediatamente posterior, segundo a ordem de classificação.

2.5.6. Na hipótese de existência de um mesmo candidato se apresentar inscrito em dois ou mais cargos será sumariamente invalidada a segunda e as sucessivas inscrições, prevalecendo a primeira, não cabendo restituição dos valores pagos pelas inscrições invalidadas.

2.5.7 - O candidato a qualquer cargo de nível superior, com a única finalidade de prova de título, detentor de diploma de Especialização, Mestrado ou Doutorado deverá apresentar o documento correspondente ao título na sede da prefeitura municipal via protocolo até o dia 30 de abril, data em que se encerrarão as inscrições. Qualquer documento protocolado depois desta data será sumariamente invalidado para esta finalidade.

2.5.8 - A documentação de que trata o item anterior deverá estar autenticada em cartório.

2.6 - Da regularidade e aceitação das inscrições

2.6.1 - Não serão admitidas, em hipótese alguma, inscrições condicionais em desacordo com as normas constantes deste Edital e Regulamento do Concurso.

2.6.2 - Efetivada a inscrição não serão aceitos pedidos para alteração de cargos.

2.6.3 - A inscrição somente se efetivará mediante o pagamento da taxa de inscrição.

2.6.4 - Não é permitido realizar duas inscrições para o mesmo candidato para concorrer às vagas disponíveis.

2.7 - Do Cartão de Identificação:

2.7.1 - No ato da inscrição o candidato deverá receber ou imprimir o seu Cartão de Identificação / Comprovante de Inscrição, que apresentará no dia das provas, sendo de sua total responsabilidade as informações ali contidas, em especial dos seguintes itens:

a) Nome;

b) Número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Unidade da Federação emitente;

c) A categoria funcional a que irá concorrer.

2.7.2 - Além dos dados acima o candidato deverá tomar conhecimento:

a) Do seu número de inscrição;

b) De que o local onde fará a prova será divulgado em edital complementar específico para tal; do extrato de informações básicas sobre o edital;

c) Do site de acesso para informações complementares: www.acpi.com.br;

d) Do dia e hora da prova;

2.8 - Da isenção da taxa de inscrição:

2.8.1 - Ficarão isentos da taxa de inscrição os candidatos doadores regulares de sangue na forma das Leis Estaduais n° 6.903/97 e 7.515/2001.

2.8.1.1 - A comprovação de doadores de sangue deverá ser feita por meio de carteira específica do órgão expedidor comprovando a regularidade de no mínimo três doações no período de doze meses.

2.8.2 - São isentos da taxa de inscrição os candidatos portadores de necessidades especiais.

2.8.2.1 - Os candidatos com direito à isenção, conforme previsto nos subitens anteriores, deverão observar a data limite para efetuarem a inscrição.

2.8.2.2 - Serão aceitas inscrições para os candidatos com direito a isenção no período de 15/04 a 18/04/2008.

2.8.2.3 - A inscrição de candidatos com isenção deve ser presencial, fica vedado qualquer outro meio para a sua validação.

2.9 - Da participação de candidatos portadores de necessidades especiais:

2.9.1 - Aos candidatos portadores de deficiência física estão reservados 05% (cinco por cento) das vagas dos cargos previstos neste Edital no campo destinado ao PNE, de acordo com a Lei Federal nº 7.853/89, regulamentada pelo Decreto nº 3.298/99.

2.9.1.2 - Para os efeitos do item 2.9.1, nos termos do Decreto Federal nº 3.298/99, considera-se pessoa portadora de necessidade especial todo indivíduo cujas possibilidades de obter e conservar um cargo adequado e de progredir no mesmo fiquem substancialmente reduzidas devido a uma deficiência ou limitação física, mental ou sensorial reconhecida.

2.9.1.3 - Qualquer pessoa portadora de necessidade especial poderá inscrever-se em concurso público para ingresso nos cargos da prefeitura municipal.

2.9.1.4 - O candidato, no ato da inscrição, declarará expressamente a deficiência de que é portador e apresentará o laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, nos termos do inciso IV do art. 39 do Decreto Federal nº 3.298/99, devendo protocolar o referido comprovante junto à Prefeitura Municipal de Nova Lacerda - MT até às 18h00min do dia 30/04/2008, sob pena de perder o direito à vaga destinada ao PNE.

2.9.1.5 - O candidato portador de necessidade especial deverá corresponder ao perfil traçado para o preenchimento do cargo.

2.9.1.6 - No ato da inscrição o candidato indicará a necessidade de qualquer adaptação das provas a serem prestadas.

2.9.1.7 - O candidato que se encontrar nessa especial condição poderá, resguardadas as características inerentes às provas, optar pela adaptação de sua conveniência, dentro das alternativas de que a instituição selecionadora dispuser, na oportunidade.

2.9.1.8 - Para que sejam considerados aprovados os candidatos portadores de necessidades especiais deverão obter, durante todo o concurso, a pontuação mínima estabelecida para todos os candidatos, sendo expressamente vedado o favorecimento destes ou daqueles no que se refere às condições para sua aprovação.

2.9.2 - Na realização das provas, as adaptações necessárias aos candidatos portadores de deficiência física somente serão efetuadas para aqueles que comunicarem sua deficiência conforme determina o art. 40 do Decreto Federal nº 3.298/99.

2.9.3 - A ACPI - ASSESSORIA, CONSULTORIA, PLANEJAMENTO & INFORMÁTICA LTDA. não se responsabilizará pela elaboração de prova específica para os portadores de necessidade especial que não a comunicarem no ato da inscrição.

2.9.4 - Por ocasião da posse dos candidatos classificados a Secretaria de Administração da prefeitura municipal procederá à análise da compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo pretendido.

3 - DOS CARGOS E VAGAS OFERECIDOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES

3.1 - Serão oferecidas as seguintes vagas para os cargos do Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos da Prefeitura Municipal de Nova Lacerda - MT.

3.1.1 - ALFABETIZADO

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

1.

Agente de Serviços Gerais

Boa aptidão física

02

-

02

415,00

40Horas

2.

Agente de Serviço Braçal

Boa aptidão física

09

-

09

415,00

40Horas

3.1.2 - ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

3.

Motorista Nível II

CNH categoria D

01

-

01

738,38

40Horas

4.

Vigia

Boa aptidão física

05

-

05

415,00

40Horas

3.1.3 - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

5.

Agente de Combate às Endemias

Possuir curso específico

02

-

02

532,00

40Horas

6.

Auxiliar Administrativo

Conhecim. de computação

05

01

06

437,51

40Horas

7.

Auxiliar de Enfermagem

Registro no COREN

02

01

03

580,64

40Horas

3.1.4 - ENSINO MÉDIO

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

8.

Agente de Fiscalização

Conhecim. de computação

02

-

02

667,06

40Horas

9.

Encanador (com conhecimentos na área)

Boa aptidão física

01

-

01

667,06

40Horas

10.

Técnico em Enfermagem

Registro no COREN

02

01

03

617,64

40Horas

11.

Técnico em Vigilância Sanitária

Curso específico

01

-

01

617,64

40Horas

12.

Secretaria Escolar

Conhecim. de computação

02

-

02

864,00

40Horas

13.

Técnico de Higiene Dentária

Registro no CRO

02

-

02

617,64

40Horas

14.

Técnico em Química

Registro no CRQ

01

-

01

1.330,00

40Horas

3.1.5 - ENSINO SUPERIOR

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

15.

Assistente Social

Registro no Conselho

01

-

01

2.494,80

40Horas

16.

Bioquímico

Registro no Conselho

01

-

01

2.494,00

40Horas

17.

Enfermeiro

Registro no Conselho

01

-

01

2.494,80

40Horas

18.

Fisioterapeuta

Registro no Conselho

01

-

01

2.494,80

40Horas

19.

Professor - Pedagogo

 

08

01

09

917,39

30Horas

20.

Odontólogo

Registro no Conselho

02

-

02

2.494,80

40Horas

3.2 - Os candidatos a qualquer cargo, obrigam-se a prestar os serviços inerentes ao cargo, em todo o território do município, ou seja, área rural ou urbana, de acordo com as necessidades da Administração Municipal, não cabendo a estes optar por prestar os serviços na cidade (área urbana) ou no interior (área rural), respeitando o lotacionograma e a ordem de classificação, sendo que a recusa em prestar os serviços, na vaga de direito, importa em desistência tácita do presente concurso.

4 - DAS PROVAS

4.1 - Data e local das provas objetivas e das provas práticas:

4.1.1 - As provas objetivas serão realizadas no dia 18 de maio de 2008, das 08 às 11h00min, no local a ser indicado em edital complementar específico, que estará disponível no site www.acpi.com.br e será afixado no local de costume.

4.1.2 - As provas práticas, de caráter eliminatório, poderão ser realizadas no mesmo dia das provas objetivas dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova (prática), caso sejam realizadas em outra data o horário e o local serão divulgados em edital complementar específico, que estará disponível nos mesmos endereços já referidos acima.

4.1.2.1 - Os candidatos que se submeterão à prova prática deverão comparecer no horário indicado e retirar a sua senha, que será distribuída pela ordem de chegada.

4.1.2.2. Caso a prova pratica seja realizada em outra data que não seja a mesma da prova objetiva, será aplicada a seguinte disposição:

4.1.2.3 - Os candidatos classificados até três vezes o número de vagas do seu cargo farão prova prática no equipamento indicado no conteúdo programático das provas.

4.1.2.4 - A classificação para a prova prática atingirá até três vezes o número de vagas para o cargo respectivo, exceto para o cargo de Motorista Nível II, que será de até dez vezes.

4.2 - Das características das provas objetivas:

4.2.1 - As provas objetivas terão duração máxima de 03 (três) horas contadas a partir do momento em que todas as informações forem prestadas aos candidatos.

4.2.2 - A constituição das provas objetivas é a seguinte:

ALFABETIZADO

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

02

Agente de Serviços Gerais

Agente de Serviço Braçal

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos de Específicos de Atividades Práticas;

Cada questão terá o valor de um ponto. Uma fase: provas objetivas

FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

02

(*) Motorista

Vigia

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos de Específicos de Atividades Práticas;

Cada questão terá o valor de um ponto. Uma fase: provas objetivas

(*) fará provas objetivas e prova prática de volante.

FUNDAMENTAL COMPLETO

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

02

Agente de Combate a Endemias

Auxiliar de Enfermagem

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III 10 questões de Saúde Pública e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Uma fase - provas objetivas

03

(*) Auxiliar Administrativo

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III 10 questões de múltipla de Informática e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto. Uma fase: provas objetivas

(*) fará prova objetiva e prova pratica de digitação.

ENSINO MÉDIO

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

(*) Secretaria Escolar

(*) Agente de Fiscalização

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III 10 questões de múltipla de Informática e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto. Uma fase: provas objetivas

(*) fará prova objetiva e prova prática de digitação.

02

Encanador

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III 10 questões de múltipla de Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Uma fase: provas objetivas

03

Técnico em Enfermagem

Técnico em Vigilância Sanitária

Técnico de Higiene Dentário

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III 10 questões de múltipla de Saúde Pública e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Uma fase: provas objetivas

04

Técnico em Química

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III 10 questões de múltipla de Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Uma fase: provas objetivas

ENSINO SUPERIOR

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

Assistente Social

Bioquímico

Fisioterapeuta

Odontólogo

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa com interpretação de texto;

Prova II 10 Questões de múltipla escolha Conhecimentos Gerais;

Prova III 20 Questões de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos e

Legislação sobre Saúde Pública.

Provas I e II: cada questão terá o valor de um ponto.

Prova III: cada questão terá o valor de meio ponto.

Duas fases: 1ª provas objetivas; 2ª prova de títulos.

02

Enfermeiro

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa com interpretação de texto;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III 10 questões de múltipla escolha de Saúde Pública;

Prova IV 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos do cargo.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Duas fases: 1ª provas objetivas; 2ª prova de títulos.

03

Professor - Pedagogo

Prova I 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa com interpretação de texto;

Prova II 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III 10 questões de múltipla escolha de Fundamentação de Educação;

Prova IV 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos do cargo.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Duas fases: 1ª provas objetivas; 2ª prova de títulos.

4.2.3 - Todas as provas serão elaboradas com base nos conteúdos programáticos contidos no Anexo I do presente Edital.

4.3 - Da realização das provas

4.3.1 - O candidato deverá comparecer no local da aplicação das provas com antecedência de, no mínimo, 60 (sessenta) minutos do horário especificado, trazendo caneta esferográfica azul ou preta, Cartão de Identificação/Comprovante de Inscrição e documento de identidade original;

4.3.2 - Não será permitido ao candidato entrar no local das provas com outros objetos além daqueles exigidos no item anterior;

4.3.2.1 - O fiscal de sala e a coordenação do concurso não se responsabilizarão por danos ou desaparecimento de objetos, bolsas, celulares e outros que forem deixados na sala pelos candidatos.

4.3.3 - Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula de Identidade original ou outro documento original, com foto, de igual valor legal, ou seja: carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe que tenha força de documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista ou Carteira de Motorista nos moldes atuais.

4.3.3.1 - O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir com clareza a identificação do candidato;

4.3.4 - Não será aceito protocolo ou qualquer outro documento como crachá; identidade funcional; título de eleitor ou outro diferente daqueles citados no item 4.3.3;

4.3.5 - Durante as provas não será permitida qualquer espécie de consulta nem o uso de máquinas calculadoras ou outros objetos elétricos ou eletrônicos, inclusive aparelhos celulares, bips ou outros comunicadores;

4.3.5.1 - Também não será permitida a consulta a qualquer material impresso ou escrito como apostilas, livros, manuais ou caderno de prova de outro candidato;

4.3.6 - Não serão considerados aptos a realizarem as provas àqueles eventuais candidatos que estejam impossibilitados de comparecerem aos locais determinados para a realização das mesmas;

4.3.7 - Em hipótese alguma será admitida a entrada nos locais de provas, de candidatos que se apresentarem após a hora determinada para o início das provas;

4.3.8 - Nas provas objetivas só serão consideradas, para efeito de pontuação, as anotações constantes do Cartão de Resposta preenchido a caneta esferográfica preta ou azul não porosa;

4.3.9 - No preenchimento do Cartão de Resposta é necessário que o campo correspondente à alternativa correta seja totalmente pintado, sob pena de anulação da questão não preenchida corretamente;

4.3.10 - As questões respondidas erradamente não anularão as questões respondidas corretamente;

4.3.11 - As questões deixadas em branco, ou com mais de uma resposta, ou com rasuras, ainda que legíveis, serão consideradas nulas;

4.3.12 - Os pontos, relativos às questões eventualmente anuladas por erro material quando da elaboração serão atribuídos a todos os candidatos que prestarem à prova naquele cargo;

4.3.13 - Em nenhuma hipótese haverá 2ª chamada, eliminando-se o candidato faltoso;

4.3.14 - O candidato ao terminar as provas deverá entregar ao fiscal o seu caderno de provas e o seu Cartão de Resposta.

4.3.15 - O caderno de provas poderá ser entregue ao candidato, para levá-lo, após duas horas do seu início, caso permaneça na sala;

4.3.16 - Os candidatos que não levarem o caderno de provas no mesmo dia poderão retirá-lo no dia seguinte junto à Prefeitura Municipal.

4.4 - Do conteúdo programático das provas objetivas e práticas:

4.4.1 - Os programas das provas objetivas e práticas, onde constam às matérias a serem exigidas nas provas, fazem parte do Anexo I do presente Edital.

4.5 - Da prova prática para os cargos definidos neste Edital:

4.5.1 - Farão prova prática de caráter eliminatório os candidatos aos cargos definidos neste Edital que forem classificados nas provas objetivas, caso a prova não seja aplicada na mesma data da provas teóricas.

4.5.1.1 - Os candidatos ao cargo de Motorista deverão apresentar a Carteira de Habilitação (CNH) categoria "D" no ato da prova de volante, sob pena de ficar impedido de fazê-lo, sendo sumariamente desclassificado.

4.5.1.2 - A prova prática terá caráter eliminatório caso o candidato não obtenha o percentual mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos;

4.5.1.3 - Para obter a classificação final o candidato terá que obter, no mínimo, a nota 5,00 (cinco) originada da média aritmética entre a média das provas objetivas e a nota da prova prática;

5 - DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 - Dos critérios de classificação:

5.1.1 - A classificação final dos candidatos se dará pela média aritmética das notas obtidas tanto na 1ª como na 2ª fase ou etapa, conforme o caso, divulgando-se o seu resultado final em ordem decrescente.

5.2 - Da Prova de Títulos:

5.2.1 - Os cargos para os quais se admitirá prova de títulos são os de Nível Superior, cuja pontuação se dará da seguinte forma:

ORDEM

TÍTULOS

CONDIÇÃO

PONTO

1.

Especialização

Carga horária igual ou superior a 360 horas/aulas

0,25

2.

Mestrado

Carga horária superior de 360 horas/aulas.

0,50

3.

Doutorado

Carga horária superior a 360 horas/aulas

0,75

5.2.2 - Na análise da Titulação Acadêmica se for apresentado mais de um título em nível igual ou diferente será computado apenas o título de maior pontuação;

5.2.3 - Somente será considerado o título obtido na área correspondente ao cargo pretendido;

5.2.4 - A Titulação Acadêmica será comprovada mediante a apresentação de diploma original acompanhado de fotocópia legível e autenticada em cartório ou pela comissão do concurso;

5.2.5 - O ponto obtido na prova de títulos será somado à média aritmética das provas objetivas para efeito de classificação final;

5.2.6 - Só será aceito o Diploma ou Certificado de Especialização, Mestrado ou Doutorado devidamente registrado nos termos da legislação vigente;

5.2.6.1 - Não serão aceitos atestados de conclusão;

5.2.7 - Somente será computado o ponto da prova de títulos para os candidatos que alcançarem à média mínima de 05 (cinco).

5.2.8 - O diploma/certificado previsto no item 5.2.6, deverá ser entregue na sede da prefeitura municipal via protocolo até o dia 30 de abril de 2008, A documentação de que trata este item deverá estar autenticada em cartório. Qualquer documento protocolado após esta data será sumariamente invalidado para esta finalidade.

5.3 - Da desclassificação:

5.3.1 - Será considerado desclassificado do concurso público o candidato que:

a) Obtiver um percentual menor que 30% (quarenta por cento) em cada uma das demais provas objetivas e menor que 50% (cinqüenta por cento) na prova de conhecimentos específicos, na prova prática ou na média final;

b) Ausentar-se de quaisquer das provas;

c) Descumprir as normas constantes deste Edital ou as impostas pela Equipe de Coordenação do Concurso Público nº 00 1/2008;

d) Utilizar-se de meios fraudulentos na realização das provas ou na apresentação de documentos ou ainda, que seja flagrado com "cola" ou passando "cola" para outro candidato;

e) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

f) Não entregar a documentação exigida no ato da posse no prazo determinado no ato convocatório, ressalvados os casos permitidos por lei;

g) Não comprovar as informações prestadas no ato da inscrição;

h) Aprovados, não comparecerem nos locais, prazos, horários e condições especificados nos atos de convocação.

5.4 - Dos critérios de desempate na classificação

5.4.1 - Havendo empate na contagem de pontos na classificação em qualquer cargo, serão obedecidos os critérios de desempate pela ordem a seguir:

a) Maior nota na prova de Conhecimentos Específicos e Legislação sobre Saúde Pública para os cargos de Assistente Social, Bioquímico, Fisioterapeuta e Odontólogo - Prova III Questões de 21 a 40;

b) Maior nota na prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de Enfermeiro - Prova IV Questões de 31 a 40;

c) Maior nota na prova de Conhecimentos de Saúde Pública para o cargo de Enfermeiro - Prova III Questões 21 a 30;

d) Maior nota na prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de Professor Pedagogo - Prova IV Questões de 31 a 40;

e) Maior nota na prova de Fundamentação da Educação para o cargo de Professor Pedagogo - Prova III Questões 21 a 30;

f) Cargos de Nível Médio e Fundamental Completo - Maior nota na Prova III Questões de 21 a 30;

g) Cargos de Fundamental Incompleto - Maior nota na Prova II Questões de 11 a 20;

h) Maior nota na Prova I para todos os cargos;

i) Maior nota na prova prática;

j) Candidato doador de sangue na forma da lei;

k) Candidato mais idoso;

l) Candidato com maior número de dependente.

6 - DO RESULTADO FINAL

6.1 - O resultado final do concurso público será homologado por decreto do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos e será publicado no site referido neste edital e facultativamente na imprensa local, de forma resumida ou integral, a critério da Administração Pública.

7 - DA CONVOCAÇÃO, DA NOMEAÇÃO E DA POSSE.

7.1 - Os candidatos classificados serão convocados para nomeação, atendendo às necessidades da Administração, seguindo-se rigorosamente a ordem de classificação até o limite de vagas estabelecido neste Edital ou naquelas vagas criadas por Lei Complementar durante a validade do concurso;

7.2 - As convocações deverão ocorrer de forma intercalada entre os candidatos em situação normal e os candidatos portadores de necessidades especiais, sendo que o primeiro candidato a ser convocado será aquele em situação normal, seguido por um candidato portador de necessidade especial, se houver classificado;

7.2.1 - No caso de não haver classificados e aprovados para as vagas de PNE, estas serão destinadas aos cargos normais correspondentes;

7.3 - Os candidatos nomeados serão convocados por edital publicado na Imprensa Oficial do Município, e facultativamente na imprensa local, a comparecerem em data, horário e local preestabelecidos para tomarem posse e receberem a designação do respectivo local de trabalho;

7.4 - Para tomar posse o candidato deverá apresentar documentação no original ou fotocópia autenticada em cartório, que comprove o que segue abaixo:

7.4.1 - Cédula de Identidade;

7.4.2 - Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Lei (art. 12 e 37, I da CF/88)

7.4.3 - Certidão de Casamento ou Nascimento;

7.4.4 - Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos (se for o caso);

7.4.5 - Carteira de Vacinação dos filhos menores de 05 anos (se for o caso);

7.4.6 - Cartão de Identificação do Contribuinte (CPF);

7.4.7 - Cartão do PIS/PASEP;

7.4.8 - Comprovante de votação das duas últimas eleições que antecederem à posse.;

7.4.9 - Título de Eleitor;

7.4.10 - Certidão Negativa fornecida pelo Cartório Distribuidor da comarca do domicílio dos últimos cinco anos, relativa à existência ou inexistência de ações cíveis e criminais (com trânsito em julgado);

7.4.11 - Certidão Negativa de Débitos para com o município de posse.

7.4.12 - Atestado Médico Admissional expedido de acordo com as exigências da Administração Municipal pela Medicina do Trabalho;

7.4.13 - 01 (uma) foto 3x4, colorida;

7.4.14 - Ter registro no conselho da respectiva categoria quando se tratar de profissão regulamentada, incluindo-se comprovante de quitação de anuidade;

7.4.15 - Certidão de Reservista (quando do sexo masculino);

7.4.16 - Comprovante de Escolaridade;

7.4.17 - Declaração contendo endereço residencial;

7.4.18 - Declaração negativa de acúmulo de cargo público;

7.4.19 - Não ter infringindo as leis que fundamentaram este Edital;

8 - DO REGIME JURÍDICO DE TRABALHO

8.1 - A nomeação dos candidatos aprovados será feita exclusivamente no Regime Estatutário.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 - O presente concurso público terá o prazo de dois anos contados a partir da sua homologação;

9.1.1 - Este prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período por expressa determinação do prefeito municipal;

9.2 - A inscrição neste concurso público, para todo e qualquer efeito de direito, expressa o conhecimento e a aceitação por parte do candidato de todas as normas constantes deste Edital;

9.3 - Caso ocorram desistências ou eliminações de candidatos convocados para a nomeação a Secretaria Municipal de Administração promoverá tantas convocações e nomeações quantas julgar necessárias durante o período de validade do concurso dentre os candidatos classificados, observando sempre o número de vagas existentes, ou que venha ser criadas por lei complementar específica;

9.4 - Será considerado desistente e, portanto, eliminado do concurso público o candidato que não comparecer nas datas estabelecidas pela referida secretaria para posse, ou deixar de cumprir os requisitos exigidos;

9.5 - O candidato que, à época da posse, não comprovar que preenche os requisitos indispensáveis para o exercício legal do cargo para o qual foi aprovado será considerado eliminado sumariamente, não podendo ser aproveitado para outro cargo, ressalvados os casos previstos em lei municipal;

9.6 - A Secretaria Municipal de Administração poderá convocar, para o preenchimento de vagas surgidas no decorrer do prazo de validade deste concurso público, os candidatos classificados no mesmo, observando-se o cargo e a ordem rigorosa de classificação;

9.7 - A Secretaria Municipal de Administração fará divulgar, sempre que necessárias, as normas complementares ao presente Edital e avisos oficiais;

9.8 - A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático e imediato ao cargo para o qual se habilitou, estando a sua convocação condicionada à necessidade da Administração Pública;

9.9 - Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações enquanto não for consumado o evento que lhe diz respeito;

9.10 - Todas as publicações pertinentes ao presente concurso, enquanto em andamento, serão feitas pelo site www.acpi.com.br.

9.10.1 - As publicações relativas à homologação do concurso e à convocação dos aprovados serão tornadas públicas por meio da Imprensa Oficial do Município, e facultativamente na imprensa local, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento de tais publicações;

9.11 - Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Administração em conjunto com a Comissão Organizadora do Concurso Público nº 00 1/2008 e a ACP & INFORMÁTICA LTDA.

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 - Do Cronograma do Concurso Público nº 001/2008:

10.1.1 - Período das inscrições: de 15 a 30 de abril de 2008;

10.1.2 - Divulgação dos locais de realização das provas com a listagem dos nomes dos candidatos: até um dia antes da realização das provas no Átrio do Paço Municipal e no site www.acpi.com.br.

10.1.3 - Data da realização das provas objetivas: 18 de maio de 2008;

10.1.4 - As provas práticas poderão ocorrer no mesmo dia das provas objetivas.

10.1.5 - Prazo para divulgação dos gabaritos: serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas no período vespertino na sede da Prefeitura Municipal e no site www.acpi.com.br.

10.1.6 - Divulgação dos classificados em ordem decrescente: até 30 (trinta) dias após a realização das provas e poderá ocorrer em duas etapas, sendo na primeira etapa para os cargos que não farão provas práticas e, na segunda etapa para aqueles que realizarem prova prática.

10.2 - Dos Recursos:

10.2.1 - Dos atos praticados pela Comissão Organizadora do Concurso Público nº 00 1/2008 caberá recurso na forma da lei, desde que apresentado no prazo referido a seguir, contado da data da sua divulgação, ressalvados os prazos específicos previstos neste Edital:

a) Impugnação do Edital nº 001/2008: até o 5º dia útil da sua divulgação;

b) Indeferimento de inscrição: dois dias úteis;

c) Divulgação do gabarito das questões objetivas: dois dias úteis;

d) Divulgação do resultado do concurso: dois dias úteis.

10.2.2 - Admitir-se-á um único recurso por questão para cada candidato, relativamente ao gabarito ou ao conteúdo das questões, desde que devidamente fundamentado. Não serão aceitos os recursos sem argumentação plausível;

10.2.3 - Se, do exame dos recursos resultarem na anulação de questão o ponto a ela correspondente será atribuído a todos os candidatos relacionados à mesma, independentemente da formulação ou não de recurso;

10.2.4 - Se, por força de decisão favorável às impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso da modificação decorrente das impugnações;

10.2.5 - O recurso deverá ser apresentado datilografado ou digitado em forma de requerimento, assinado pelo candidato, endereçado à Comissão Organizadora e protocolado na sede da prefeitura municipal no protocolo central.

10.2.6 - A decisão do recurso será dada a conhecer coletivamente por meio de edital complementar que será fixado no átrio da Prefeitura Municipal e dado conhecimento no site supracitado.

Nova Lacerda - MT, 15 de abril de 2008.

Sidney Dias de Jesus
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público nº 001/2008

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS

O conteúdo programático das provas do Concurso Público nº 00 1/2008 da Prefeitura Municipal de Nova Lacerda - MT está distribuído em grupos por grau de escolaridade, de acordo com as disposições deste anexo.

OS GRUPOS SÃO OS SEGUINTES: GRUPO I - ALFABETIZADO

1.1 Compõem o Grupo I os seguintes cargos:

Agente de Serviços Gerais, Agente de Serviço Braçal

1.2 As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para cada cargo e consistirão em:

Língua Portuguesa;

Conhecimentos de Matemática;

Conhecimentos Gerais;

Conhecimentos Específicos.

MATÉRIAS DO GRUPO I

1. FONÉTICA E FONOLOGIA: Divisão silábica, 2. ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i,o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; 3. ACENTUAÇÃO GRÁFICA. 4. MORFOLOGIA: 4.1 Uso de letras maiúsculas e minúsculas; 4.2 Sinônimos e antônimos; 5. CATEGORIAS GRAMATICAIS: 5.1 Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; 5.2 Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; 5.3 Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal; 5.4 Verbo: classificação, flexão, conjugação.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA

1. Operações aritméticas fundamentais: a) adição; b) subtração; c) multiplicação; d) divisão; operações de números inteiros fracionários e problemas envolvendo as operações fundamentais; sistemas de unidades de medidas de comprimento, superfície, volume e tempo; estudo da proporcionalidade e regra de três.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. História do Município de Nova Lacerda e do Estado de Mato Grosso: Aspectos históricos e geográficos; Aspectos econômicos e sociais; Executivo e Legislativo Municipal. 2. Estudos Sociais: Símbolos Nacionais e Municipais; Vultos Nacionais, estadistas, poetas, escritores e romancistas; Deveres morais e cívicos; Datas comemorativas do Município; 3. Matérias sobre a área profissional do cargo; Atualidades gerais político, econômico, sociais, ambiental e avanços tecnológicos; Vida e meio ambiente; Higiene pessoal; Cidadania e desenvolvimento; Sexo; Prevenções de saúde; Sociedade; Noções de saneamento básico e zelo pelo patrimônio público. 4. Lei Orgânica do Município.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS DO GRUPO I

I - Agente de Serviços Gerais

1. Limpeza de pisos, tapetes, móveis e objetos diversos; 2. Limpeza de paredes, tetos, portas, rodapés, luminárias, vidraças e persianas; limpeza de ralos, caixa de gordura, vasos e pias; 3. Polimento de objetos, peças e placas de metal; 4. Transporte de móveis, máquinas e utensílios; 5. Uso e cuidados com materiais de limpeza e higiene, detergente, desinfetante e defensivo; 6. Limpeza de ruas e coleta de lixo; 7. Serviços de capinagem, jardinagem, aceramento de cercas, podas de árvores, serviços de serventes de obras; 8. Prevenção de acidentes; 9. Vigilância do patrimônio; 10. Serviços de protocolo e entrega de correspondências internas e externas; 11. Manutenção de pequenos reparos em instalações prediais; 12. Auxílio nos trabalhos elementares de topografia, almoxarifado, patrimônio, copa e outros; 13. Atitudes no serviço; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 14. Noções de segurança no trabalho; 15. Regras de relações humanas e regras sobre o edital do concurso público nº 00 1/2008.

II - Agente de Serviço Braçal

1. Práticas e experiência de serviços ligados à área de limpeza; 2. Manuseio de produtos de limpeza e outros; 3. Uso de equipamentos de segurança; 4. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 5. Prática e experiência de serviços braçais, coleta de lixos, capinagens e poda de árvores; 6. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 7. Varrição de ruas, avenidas, praças etc.; 8. Remanejamento de móveis; 9. Noção sobre seleção de tipos de lixos; 10. Auxílio nos trabalhos elementares de topografia (abertura de picadas, coivaras, etc.); 11. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 12. Aceramento de cercas; 13. Atualização de tecnologia inerente à profissão e regras sobre o edital do concurso público nº 001/2008.

GRUPO II - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO E INCOMPLETO

2.1 - Compõem o Grupo II os seguintes cargos:

Motorista Nível II, Agente de Combate às Endemias, Vigia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem

2.2 As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para cada cargo e consistirão em:

Língua Portuguesa;

Conhecimentos de Matemática;

Conhecimentos Gerais;

Conhecimentos de Saúde Pública;

Conhecimentos de Relações Humanas;

Conhecimentos Específicos.

MATÉRIAS DO GRUPO II

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Fonética e fonologia, ortografia, acentuação gráfica morfologia; 2. Categorias gramaticais variáveis e invariáveis; 3. Verbos: classificação, conjugação, emprego; 4. Categorias gramaticais: 4.1 Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; 4.2 Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; 4.3 Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal; 4.4 Verbo: Classificação, flexão, conjugação, infinitivo pessoal e impessoal; Morfossintaxe do verbo. 4.5 Categorias gramaticais invariáveis: Advérbio: classificação, locução adverbial, grau, emprego; Preposição: classificação, locução prepositiva, emprego; Locução conjuntiva, classificação, emprego; Interjeição: locução interjetiva e emprego, 5. Concordância verbal e nominal; 6. regência verbal e nominal.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA

Módulo 1: 1.1. Operações aritméticas fundamentais; 1.2. Operações com números inteiros e fracionários; 1.3. Conjunto dos números naturais: números pares, ímpares, primos, múltiplos, submúltiplos, 1.4. Problemas envolvendo operações fundamentais; 1.5. Sistema legal de medidas: comprimento, superfície, volume, tempo,

Módulo 2: 2.1.Razões e Proporções: regra de três simples e composta, percentagens; 2.2. Seqüências Numéricas: Progressões Aritméticas e Geométricas.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. História do Município de Nova Lacerda e do Estado de Mato Grosso: Aspectos históricos e geográficos; Aspectos econômicos e sociais; Executivo e Legislativo Municipal. 2. Estudos Sociais: Símbolos Nacionais e Municipais; Vultos Nacionais, estadistas, poetas, escritores e romancistas; Deveres morais e cívicos; Datas comemorativas do Município; 3. Matérias sobre a área profissional do cargo; Atualidades gerais político, econômico, sociais, ambiental e avanços tecnológicos; Vida e meio ambiente; Higiene pessoal; Cidadania e desenvolvimento; Sexo; Prevenções de saúde; Sociedade; Noções de saneamento básico e zelo pelo patrimônio público. 4. Lei Orgânica do Município.

CONHECIMENTOS DE RELAÇÕES HUMANAS

Regras de hierarquias no serviço público municipal; 2. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo, colegas de trabalho e zelo pelo patrimônio público; 3. Negociação; 4. Funções do grupo; 5. O papel do indivíduo no grupo; 6. Tomada de decisão; 7. Comunicação interna estratégica para a equipe de trabalho; 8. Feedback e revisão de comportamento.

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA

1. O papel da equipe de PSF inserida na comunidade; 2. Consulta de enfermagem; 3. Sistematização da Assistência de Enfermagem; 4. Biossegurança; controle de infecção; 5. Conhecimento da Ética Profissional; 6. Conhecimento da legislação sobre o exercício da profissão; 6. Legislação do SUS (Lei 8.080/90 Saúde do idoso, saúde do adolescente, doenças prevalentes na infância); 7. Legislações Pertinentes; 8. Programa de Assistência a mulher; Assistência de enfermagem em urgência e emergência nível primário e secundário de atendimento, casos de acidentes com animais peçonhentos e intoxicação; 9. Vigilância Epidemiológica; 10. Coeficiente de mortalidade geral e infantil; 11. Ações preventivas junto à comunidade; 12. Campanhas sanitárias; 13. História da saúde pública no Brasil; 14. Prevenção e tratamento da Tuberculose, Hanseníase, Dengue e Malária; 15. Prevenção das doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabete, etc.); 16. Prevenção de doenças tropicais; 17. Noções de saúde e doenças; 18. Noções de anatomia e fisiologia humanas; 19. Higiene e profilaxia; noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 20. Noções de saneamento básico e agravos à saúde; 21. Noções básicas de doenças infecto-contagiosas e defesas do organismo; 22. Funcionamento de hospitais públicos; centros de saúde e unidades públicas de saúde; 23. Ética profissional; 24. Programa Nacional de Imunização; Programa de Saúde; Sistema Único de Saúde; Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente; Programa de Assistência ao Idoso; Programa de Assistência à Gestante; 25. Objetivos da Saúde Pública; 26. História natural da doença e da prevenção; 27. Educação em saúde.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

1. Manuseio de periféricos - impressoras; 2. Utilização do Microsoft Word/Excel - todos os recursos disponíveis - mala direta, criação de tabelas, elaboração de planilha de cálculo; 3. Utilização do Power Point - criação de apresentação e de organograma; 4. Utilização do Windows na parte de organização do microcomputador, tais como: apagar / renomear / copiar arquivos, criar / apagar pasta de trabalho; 5. Noções de Internet e Intranet.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS DO GRUPO II

I - Agente de Combates às Endemias

1. Código do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso; 2. Legislação municipal sobre o assunto; 3. Código de ambiente do município de Nova Lacerda - MT. 4. Desenvolvimento sustentável. 5. Conflito de competência. 6. Educação Ambiental. 7. Poder de polícia: infrações administrativas, penalidades cabíveis, reparação do dano ambiental. 8. Queimada. 9. Poluição: conceito, modalidades. 10. Das Unidades de Conservação: conceito, funções, espécies, características fundamentais, compensação ambiental. 11. Zoneamento Ambiental. 12. Do uso e conservação do solo. 13. Dosagens necessárias; Intoxicações - providências cabíveis; Técnicas de aplicação; 14. Conhecimentos específicos da área; Pesquisa de campo; 15. Visitas Domiciliares e outras; 16. Noções básicas de doenças como Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Dengue, Malária, Esquistossomose, Febre Amarela, dentre outras. 17. Noções básicas de epidemiologia, meio ambiente e saneamento. 18. Avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário. 19. Noções de ética e cidadania.

II - Vigia

1. Elaboração de boletim de ocorrências; 2. Manutenção da ordem e disciplina no local de trabalho; 3. Prevenção de acidentes; prevenção de roubos; prevenção de incêndios; 4. Vigilância do patrimônio público; 5. Controle de entrada e saída de veículos em estacionamentos de repartições públicas; 6. Prática na coleta de lixos e lavagens de veículos; 7. Prática de atendimento de telefonemas e anotações de recados; 8. Noções básicas de montagem; desmontagem e lubrificação de arma de fogo; 9. Atitudes no serviço; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 10. Limpeza e manutenção de móveis e imóveis.

III - Motorista Nível II

1. Regras de relações humanas adequadas ao trabalho; 2. Legislação de trânsito: regras gerais de circulação; regra de ultrapassagem; regra de mudança de direção; regra de preferência; velocidade permitida; classificação das vias; deveres e proibições; 3. Infrações básicas para a apreensão de documentos de habilitação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro; infrações básicas para a cassação de documentos de habilitação; 4. Principais crimes e contravenções de trânsito; 5. Conhecimento de sinais sonoros e gestos de agente autoridade de trânsito; 6. Tipos de sinalização; placas de regulamentação; advertência e indicação; sinais luminosos; 7. Conhecimento de defeitos simples do motor; 8. Procedimentos corretos para economizar combustível; 9. Cuidados necessários para conservar o veículo em boas condições mecânicas; 10. Conhecimento básico sobre sistema de freios; defeitos simples do sistema elétrico; 11. Porte de documentos obrigatórios do veículo e do condutor; 12. Conhecimento de regras de hierarquias no serviço público municipal; atitudes no serviço; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 13. Segurança do trabalho e prevenção de acidentes e incêndio.

PROVA PRÁTICA PARA MOTORISTA NÍVEL II: Versará dentre os exercícios a seguir:

1. Questões dissertativas sobre conhecimentos práticos do cargo;

2. Realizar manobras;

3. Realizar procedimentos práticos de funcionamento do veículo;

4. Demonstrar a funcionabilidade dos equipamentos internos do veículo.

Observação: Veículo a ser utilizado: caminhão basculante ou ônibus

IV - Auxiliar Administrativo

1 .Controle de estoque de almoxarifado; controle de protocolo; de portaria (recepção); 2. atendimento ao público; 3. Noções sobre registros de expedientes; seletividade de documentações e pautas de reuniões; 4. Técnicas de arquivos e conservação de documentos; 5. Elaboração de ofícios; correspondências; técnicas de agendamento; formas de tratamentos; abreviações de tratamentos de personalidades; 6. Noções de técnicas de secretariar; uso de fax e internet; 7. Regras de comportamento no ambiente de trabalho; regras de hierarquias no serviço público; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 8. Zelo pelo patrimônio público; normas patrimoniais e seu gerenciamento (tombamento, controle, termos de responsabilidades, baixas, transferências e alienação); 9. Noções de prevenção de acidentes de trabalho e incêndio; Noções de funcionamento de tramitação de leis, resoluções, decretos, portarias, atos administrativos da Câmara Municipal e Executivo; Regras do Edital do Concurso 00 1/2008.

V - Auxiliar de Enfermagem

1. Introdução à Enfermagem; 2. Conceito de saúde e doença; 3. Assistência de Enfermagem; conceito e objetivo; 2.Equipe de Enfermagem; Fundamentos de Enfermagem: Tipos de unidade de saúde; Unidade do paciente; Movimentação do paciente no hospital; 3. Prevenção e controle de infecção hospitalar: Medidas de assepsia, higienização, desinfecção, anti-sepsia e esterilização; preparo de material para esterilização; 4. Prevenção de acidentes mecânicos, físicos e químicos; 5. Segurança do paciente acamado; movimentação, tipos e objetivos; transporte, precauções e conforto; passagem e mensuração; 6. Verificação de temperatura, pulso, respiração e tensão arterial; 7. Exames físicos e laboratoriais; 8. Atendimento das necessidades de higiene corporal; 9. Finalidades e cuidados na aplicação quente e fria no cateterismo; 10. Instilação e irrigação vesical na lavagem vaginal e nos puretivos; 11. Conduta e assistência imediata em casos de asfixia, hemorragia, vômito, fratura, lipotimia, convulsão, insolação, corpo estranho, picada de insetos e envenenamentos; 12. Administração de medicamentos por via oral e parenteral; 13. Preparo de drogas e soluções; 14. Finalidade e cuidados na punção lombar, aspiração, oxigenoterapia, nebulização, drenagens, gavagem, transfusão sanguíneas e balanço hídrico; 15. Identificação das variáveis motivos e ações de Enfermagem; 16. História, Programas, Campanha e Política da Saúde Pública; 17. Regras de comportamento no ambiente de trabalho; 18. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho. 19. Regras do Edital do Concurso 001/2008

GRUPO III - ENSINO MÉDIO

3.1 - Compõem o Grupo III os seguintes cargos:

Agente de Fiscalização, Encanador, Secretária Escolar, Técnico de Enfermagem, Técnico em Vigilância Sanitária, Técnico de Higiene Dentária, Técnico em Química.

3.2 - As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para cada cargo e consistirão em:

Língua Portuguesa;

Conhecimentos de Matemática;

Conhecimentos Gerais;

Conhecimentos de Saúde Pública;

Conhecimentos de Informática;

Conhecimentos Específicos.

MATÉRIAS DO GRUPO III

LÍNGUA PORTUGUESA

FONÉTICA E FONOLOGIA: 1.1 Letras, dígrafos, fonemas, sílabas, encontros vocálicos e consonantais; 1.2. Divisão silábica, 2. ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i,o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; 3. ACENTUAÇÃO GRÁFICA e PONTUAÇÃO. 4. MORFOLOGIA: a) Estrutura e processo de formação das palavras; b) Uso da crase e do hífen; c) Uso de letras maiúsculas e minúsculas; d) Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; 5. CATEGORIAS GRAMATICAIS: a) Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; b) Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; c) Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal; d) Verbo: I.classificação, flexão, conjugação, infinitivo pessoal e impessoal; II. morfo-sintaxe do verbo. E) Categorias gramaticais invariáveis: I. Advérbio: classificação, locução adverbial, grau, emprego; II. Preposição: classificação, locução prepositiva, emprego; III. Locução conjuntiva, classificação, emprego; IV. Interjeição: locução interjetiva e emprego 6. CONCORDÂNCIA E REGÊNCIA: a) Concordância Verbal e Nominal, b) Regência verbal e nominal 7. SINTAXE: a) Pontuação. 8. INTELECÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS a) a linguagem literária, b) Semântica: conotação e denotação; c) interpretação de textos jornalísticos, científicos e ensaístico-didáticos; d) intelecção e interpretação de textos descritivos, narrativos e dissertativos sobre atualidades da cultura e do desenvolvimento nacional e internacional.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA

Módulo 1: 1.1 Operações aritméticas fundamentais; 1.2. Operações com números inteiros e fracionários; 1.3 Conjuntos dos números naturais, reais, inteiros, racionais, 1.4. Problemas envolvendo operações fundamentais; 1.5. Sistema legal de medidas: comprimento, superfície, volume, tempo, velocidade; 1.6. Razões e proporções: regra de três simples, percentagens. Módulo 2: 2.1 Razões e Proporções: regra de três simples e composta, percentagens; 2.2 Juros simples e compostos; capitalização e descontos; 2.3. Potenciação, Radiciação e Logaritmo; Seqüências numéricas: PA e PG, 2.4. Geometria Plana e espacial: polígonos, perímetro, área, relações métricas nas figuras geométricas, 2.5. Análise combinatória: combinação, arranjo e permutação; 2.6. Equação do 1° e do 2° Grau; 2.7. Noções de Estatística: probabilidade, média, mediana, moda.

CONHECIMENTOS GERAIS

1 - História do Município de Nova Lacerda e do Estado de Mato Grosso: 1.1 Aspectos históricos e geográficos; 1.2 Aspectos econômicos e sociais; 1.3. Executivo e Legislativo Estadual e Municipal; 1.4 Atualidades gerais político, econômicos sociais e ambiental. Lei Orgânica do Município.

2 - Estudos Sociais: 2.1 Símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais; 2.2 Vultos Nacionais: estadistas, poetas, escritores e romancistas; Deveres cívicos morais.

3 - História do Brasil: 3.1 - Brasil Colônia; 3.2 - Formação econômica, social e política; 3.3 - A crise do sistema colonial; 3.4 - O processo de independência.

4 - Brasil Império - 4.1 - Primeiro Reinado; 4.2 - O período regencial; 4.3 - Desenvolvimento capitalista no Séc. XIX; 4.4 - A política do segundo reinado; 4.5 - A política externa; 4.6- A crise do Império e a instalação da República.

5 - A República Velha (1889 - 1930) 5.1 - República da Espada; 5.2 - A República do Café; 5.3 - A Economia na Sociedade na República Velha; 5.4 - O mundo depois da Primeira Guerra.

6 - A Segunda República - 6.1 - A evolução política (1930 - 1945); 6.2 - O mundo após a Segunda Guerra Mundial; 6.3 - O populismo de 1945 e 1954; 6.4 - O Apogeu e crise do populismo; 6.5 - O militarismo e autoritarismo pós-64; 4.6 - Redemocratização do país.

7 - Atualidades - 7.1 - Conflitos, Problemas e Propostas do Mundo Atual; 7.2 - MERCOSUL; 7.3 - União Européia; 7.4 - Comunidade dos Estados Independentes; 7.5 - Guerra Civil no mundo; 7.6 - Mercados Comuns; 7.7 - Movimentos Separatistas; 7.8 - Racismo; 7.9 - ONU; - Questão ambiental e qualidade de vida.

8. - Geografia: O Espaço Universal e o Espaço Terrestre 8.1 - O Universo; 8.2 - A Terra: característica, movimentos, evolução e estrutura; 8.3 - O relevo e seus agentes 8.4 - A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima; 8.5 - As grandes paisagens da Terra; 8.6 - Orientação, localização e representação da Terra; Aspectos Demográficos - 8.7- Conceitos demográficos fundamentais; 8.8 - Crescimento populacional; 8.9 - Teorias demográficas e desenvolvimento sócio- econômico; 8.10 - Distribuição geográfica da população; 8.11 - Estrutura da população; 8.12 - Migrações populacionais. Aspectos Econômicos - 8.13 - Comércio; 8.14 - Transportes; 8.15 - Recursos naturais e extrativismo mineral; 8.16 - Fontes de energia; 8.17 - Indústria e Agricultura.

9. - Organização Política e Sócio-Econômica do Mundo Contemporâneo; 9.1 - Panoramas político e sócio - econômico do mundo atual. 9.2 - Primeiro mundo, países do norte ou conjunto dos países capitalistas desenvolvidos; 9.3 - Países do sul e subdesenvolvidos 9.4 - Organizações econômicas e militares CEE, OTAN, NAFTA, MERCOSUL, OCEDE.

CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE PÚBLICA

1. O papel da equipe de PSF inserida na comunidade; 2. Consulta de enfermagem; 3. Sistematização da Assistência de Enfermagem; 4. Biossegurança; controle de infecção; 5. Conhecimento da Ética Profissional; 6. Conhecimento da legislação sobre o exercício da profissão; 6. Legislação do SUS (Lei 8.080/90 Saúde do idoso, saúde do adolescente, doenças prevalentes na infância); 7. Legislações Pertinentes; 8. Programa de Assistência a mulher; Assistência de enfermagem em urgência e emergência nível primário e secundário de atendimento, casos de acidentes com animais peçonhentos e intoxicação; 9. Vigilância Epidemiológica; 10. Coeficiente de mortalidade geral e infantil; 11. Ações preventivas junto à comunidade; 12. Campanhas sanitárias; 13. História da saúde pública no Brasil; 14. Prevenção e tratamento da Tuberculose, Hanseníase, Dengue e Malária; 15. Prevenção das doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabete, etc.); 16. Prevenção de doenças tropicais; 17. Noções de saúde e doenças; 18. Noções de anatomia e fisiologia humanas; 19. Higiene e profilaxia; noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 20. Noções de saneamento básico e agravos à saúde; 21. Noções básicas de doenças infecto-contagiosas e defesas do organismo; 22. Funcionamento de hospitais públicos; centros de saúde e unidades públicas de saúde; 23. Ética profissional; 24. Programa Nacional de Imunização; Programa de Saúde; Sistema Único de Saúde; Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente; Programa de Assistência ao Idoso; Programa de Assistência à Gestante; 25. Objetivos da Saúde Pública; 26. História natural da doença e da prevenção; 27. Educação em saúde.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

1. Manuseio de periféricos - impressoras; 2. Utilização do Microsoft Word/Excel - todos os recursos disponíveis - mala direta, criação de tabelas, elaboração de planilha de cálculo; 3. Utilização do Power Point - criação de apresentação e de organograma; 4. Utilização do Windows na parte de organização do microcomputador, tais como: apagar / renomear / copiar arquivos, criar / apagar pasta de trabalho; 5. Noções de Internet e Intranet.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS DO GRUPO III

I - Agente de Fiscalização

1. Código Tributário do Município; 2. Código Tributário Nacional; 3. Título VI, Capítulo I da Constituição Federal de 1988; 4. Contabilidade Geral: 5. Situação Patrimonial Líquida, Patrimônio Líquido, Capital, Reservas; 8. Classificação de Estruturas Patrimonial; 7. Avaliação de Estoques; 8. Ativo Fixo - Depreciações; 9. Inventários, Balanço e Demonstração da Conta Lucros e Perdas; 10. Atitudes no serviço; 11 .Conhecimento da legislação sobre Zoneamento, Loteamento e o Código de Obras e Posturas; 3. Conhecimentos de elaboração de correspondências, protocolos e notas fiscais; Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo. Regras do Edital do Concurso 00 1/2008

II - Encanador

1. Uso de equipamentos de segurança; 2. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 3. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 4. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 5. Atualização de tecnologia inerente à profissão; 6. Identificação de conexões; 7. Reposição de peças, reparos, válvulas, sistemas de esgoto,sistemas de encanamentos; 8. Identificação de peças e ferramentas; 9. Noções básicas de mecânica de veículo automotor e maquinários; 10. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 11. Zelo pelo patrimônio público; 12. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 13. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes e incêndios; 14. Regras de hierarquias no serviço público municipal.

III - Secretária Escolar

1. Escrituração Escolar. 2. Conceito Fundamentação Legal. 3. Classificação dos Registros Individual: Guia de transferência, Ficha Individual, Histórico Escolar, Ficha de Aptidão Física, Boletim/Caderneta, diploma/certificado. 4. Coletivo Diário de Classe. Livros: Atas do Conselho de Classe, Atas de Resultados Finais, Outros. 5. Execução dos Registros dos fatos Escolares. 6. Modos de Registrar: Normas Gerais de Organização, Escrituração e Procedimentos: Comuns e Especiais. 7. Eventos Escolares Objeto de Registro: Matrícula, Transferência, Aproveitamento de Estudos, Equivalência de Estudos, Adaptação, Curricular, Verificação do Rendimento, Circulação de Estudos: Ensino Regular / Ensino Supletivo; 08. Conhecimentos sobre a lei n° 9.394/96, 09. Resolução n° 150/1999, 10. Regras do Edital do Concurso 001/2008.

PROVA PRÁTICA DE DIGITAÇÃO - Agente de Fiscalização, Auxiliar Administrativo e Secretária Escolar

1. O texto será disponibilizado ao candidato no ato da realização da prova, devendo ser digitado no mesmo formato e estética em que for apresentado.

2. Poderá ser utilizado qualquer editor de texto;

3. A média é de 600 caracteres;

4. A nota da prova prática de digitação com pontuação igual ou superior a nota 5 (cinco) será somada com a média obtida na primeira fase da classificação e dividida por 2 (dois) que resultará na média final para a classificação;

5. Estará reprovado o candidato que na prova prática de digitação obter a pontuação inferior a 5 (cinco) pontos.

6. Para efeito de classificação ou desclassificação serão avaliados os fatores conforme critérios a seguir:

a) Número de caracteres;

b) Tempo de duração;

c) Número de erros.

FATOR CARACTERES DO TEXTO (A)

FATOR TEMPO (B)

FATOR ERRO (C)

NOTA FINAL (NF)

100%

Nota: 10,00

5minutos

Observação:

a) O candidato que terminar a digitação do texto com tempo inferior a 05 minutos, ganhara 01 ponto, que poderá ser utilizado para deduzir possíveis erros.

b) A nota máxima é 10,00, em hipótese alguma o ponto extra será somado com a nota máxima obtida pelo candidato.

Serão descontados 0,05 pontos por cada erro cometido na digitação

A+B-C=NF

90%

Nota 9,00

80%

Nota 8,00

70%

Nota 7,00

60%

Nota 6,00

50%

Nota 5,00

IV - Técnico em Enfermagem

1 .Introdução à Enfermagem; 2. Ética Profissional; 3. Conceito de saúde e doença; 4. Assistência de Enfermagem; conceito e objetivo; 5. Equipe de Enfermagem; 6. Fundamentos de Enfermagem; 7. Tipos de unidade de saúde; Unidade do paciente; 8. Prevenção e controle de infecção hospitalar; Medidas de assepsia; higienização; desinfecção; anti-sepsia e esterilização; preparo de material para esterilização; 9. Prevenção de acidentes mecânicos, físicos e químicos; 10. Segurança do paciente acamado; movimentação, tipos e objetivos; transporte, precauções e conforto; 11. Pesagem e mensuração; 12. Verificação de temperatura, pulso, respiração e tensão arterial; 13. Exames físicos e laboratoriais; 14. Atendimento das necessidades de higiene corporal; 15. Finalidades e cuidados na aplicação quente e fria no cateterismo; 16. Instilação e irrigação vesical na lavagem vaginal e nos puretivos; 17. Conduta e assistência imediata em casos de asfixia, hemorragia, vômito, fratura, lipotimia, convulsão, insolação, corpo estranho, picada de insetos e envenenamentos; 18. Administração de medicamentos por via oral e parenteral; 19. Preparo de drogas e soluções; 20. Aspiração, oxigenoterapia, nebulização, drenagens, gavagem, transfusão sanguínea e balanço hídrico; 21. Identificação das variáveis; e ações de Enfermagem, músculos, tendões, vasos, nervos e articulações (cartilagem articular, cápsula e ligamentos); 22. Distúrbios ortopédicos principais: Contusões, entorses, luxações, fraturas, feridas, distensão ou estiramento muscular. 23. Regras do Edital do Concurso 00 1/2008

V - Técnico em Vigilância Sanitária

1 .Código de Saúde, leis complementares e decretos municipais que tratam de assuntos que envolvam a vigilância sanitária; 2. noções de saúde e doenças; noções de anatomia e fisiologia humanas; 3. nutrição e dietética; noção geral de nutrimentos e suas funções no organismo; influência da má nutrição na determinação e distribuição de distúrbios de saúde; 4. higiene e profilaxia: noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 5. noções de saneamento básico e agravos à saúde; 6. noções básicas sobre doenças infecto-contagiosas, defesas do organismo; 7. noções de vacinação e prevenção de doenças; 8. Controle de doenças transmissíveis e sexualmente transmissíveis; dengue; malária; febre amarela. 9. Regras do Edital do Concurso 00 1/2008

VI - Técnico de Higiene Dentária

1. Conhecimentos básicos das estruturas anatômicas da cabeça e pescoço, tecidos moles da cavidade bucal e demais componentes do aparelho estomatognático. 2. Conhecimento da fisiologia da mastigação e deglutição. 3. Reconhecimento da dentição permanente e temporária através da representação gráfica e numérica. 4. Características gerais e idade de irrupção dentária. 5. Morfologia da dentição. 6. Noções gerais de microbiologia. 7. Meios de proteção de infecção na prática odontológica. 8. Meios de contaminação de hepatite, Aids, tuberculose, sífilis e herpes. 9. Formação e colonização da placa bacteriana. 10. Higiene bucal: importância, definição e técnicas. 11. Doença periodontal: etiologia, classificação, características clínicas, epidemiologia, terapêutica básica e manutenção. 12. Cárie dental: etiologia, classificação, características clínicas, epidemiologia, terapêutica básica e manutenção, métodos de prevenção e identificação de grupos de risco. 13. Uso de fluoretos como medicamento em suas variadas formas e toxicologia. 14. Técnicas radiográficas intrabucais clássicas e suas variações. 15. Técnicas de afiação do instrumental periodontal. 16. Técnicas de isolamento do campo operatório. 17. Proteção do complexo dentina-polpa. 18. Técnicas de aplicação de materiais restauradores. 19. Técnicas de testes de vitalidade pulpar. 20. Conceitos de promoção de saúde. 21. Elaboração e aplicação de programas educativos em saúde bucal. 22. Conhecimento do funcionamento e manutenção do equipamento odontológico. 23. Reconhecimento e aplicação dos instrumentos odontológicos. 24. Regras do Edital do Concurso 001/2008.

VII - Técnico em Química

1. Misturas: homogêneas e heterogêneas - propriedades gerais, conceitos de substancias, misturas e métodos de separação. 2. Ligações Químicas - compostos iônicos e moleculares. 3. Funções químicas inorgânicas - nomenclatura e formulação, propriedades físicas e químicas dos ácidos, bases, sais e óxidos. 4. Reações Químicas - tipos de reações químicas e cálculos estequiométricos. O uso das leis químicas no balanceamento das equações químicas e no cálculo de rendimento de reação. Grandezas químicas: massa atômica, massa molecular, número de Avogadro, mol, massa molar. Determinação de fórmulas. 5. Soluções - Conceito de solução, tipos de soluções, solubilidade das substancias; formas de expressar a concentração de solução; diluição e análise volumétrica. 6. Termoquímica - calores de reação (entalpia); reações endotérmicas e exotérmicas. Energia de ligações e a Lei de Hess. 7. Cinética química - velocidade das reações, fatores que influem na velocidade de uma geração química, energia de ativação e complexo ativado. 8. Equilíbrio químico - constantes de equilíbrio, fatores que deslocam o equilíbrio. Equilíbrio homogêneo e heterogêneo. pH e pOH; indicadores ácidos-base; hidrólise de sais; solução tampão. 9. Eletroquímica - reações de oxidação e redução; série de reatividade dos metais e os potenciais de redução; pilha eletroquímica; eletrólise aquosa; leis da eletrólise; noções básicas de corrosão e proteção metálica. 10. Química orgânica - classificação do átomo de carbono; classificação das cadeiras carbônicas; funções orgânicas; nomenclaturas e propriedades físicas e químicas dos compostos de carbono. 11. Normas de segurança no laboratório. 12. Técnicas de manuseio de materiais e equipamentos utilizados num laboratório.

GRUPO IV - ENSINO SUPERIOR

4.1 - Compõem o Grupo IV os seguintes cargos:

Assistente Social, Bioquímico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Odontólogo, Professor - Pedagogo.

4.2 - As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para cada cargo e consistirão em:

Língua Portuguesa com Interpretação de Texto;

Conhecimentos Gerais;

Conhecimentos de Saúde Pública;

Conhecimentos Sobre Legislações de Saúde Pública;

Conhecimentos Sobre Fundamentação da Educação;

Conhecimentos Específicos.

MATÉRIAS DO GRUPO IV

LÍNGUA PORTUGUESA

1 .FONÉTICA E FONOLOGIA: a) Letras, dígrafos, fonemas, sílabas, encontros vocálicos e consonantais; b) Divisão silábica, ORTOGRAFIA. Palavras com: e, i,o, u, ei, ou, j, g, c, ç, s, ss, x, sc, xc, z, ch; 3. ACENTUAÇÃO GRÁFICA e PONTUAÇÃO. 4. MORFOLOGIA: a) Estrutura e processo de formação das palavras; b) Uso da crase e do hífen; c) Uso de letras maiúsculas e minúsculas; d) Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; 5) CATEGORIAS GRAMATICAIS: a) Substantivos e Artigos: classificação, flexão e emprego; b) Adjetivos e Numerais: classificação, flexão e emprego; c) Pronomes: espécies, emprego, pronomes de tratamento, colocação pronominal; d) Verbo: I. classificação, flexão, conjugação, infinitivo pessoal e impessoal; II. morfo-sintaxe do verbo. E) Categorias gramaticais invariáveis: I. Advérbio: classificação, locução adverbial, grau, emprego; II. Preposição: classificação, locução prepositiva, emprego; III. Locução conjuntiva, classificação, emprego; IV. Interjeição: locução interjetiva e emprego. 7.CONCORDÂNCIA E REGÊNCIA: a) Concordância Verbal e Nominal; b) Regência verbal e nominal 8) SINTAXE: a) Frase, Oração e Período; b) Termos Essenciais da Oração: I. classificação, tipos e morfo-sintaxe, II. Sujeito: núcleo, tipos, casos de indeterminação; III. Verbos transitivos, intransitivos e de ligação; IV. Tipos de predicado, predicativo e sua função; V. Termos integrantes e termos assessórios da oração; VI. Sintaxe de concordância e de Regência; VII. Pontuação. 9) INTELECÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS; a) a linguagem literária: I. Semântica: polissemia, paronímia, homonímia, conotação e denotação; II. Figuras de linguagem: de sintaxe, de pensamento e de palavras; III. Qualidades e vícios de linguagem; IV. Interpretação de textos jornalísticos, científicos e ensaístico-didáticos; intelecção e interpretação de textos descritivos, narrativos e dissertativos sobre atualidades da cultura e do desenvolvimento nacional e internacional.

CONHECIMENTOS GERAIS

1 - História do Município de Nova Lacerda e do Estado de Mato Grosso: 1.1 Aspectos históricos e geográficos; 1.2 Aspectos econômicos e sociais; 1.3. Executivo e Legislativo Estadual e Municipal; 1.4 Atualidades gerais político, social e ambiental; 1.5. Lei Orgânica do Município.

2 - Estudos Sociais: 2.1 Símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais; 2.2 Vultos Nacionais: estadistas, poetas, escritores e romancistas; Deveres cívicos morais.

3 - História do Brasil: 3.1 - Brasil Colônia; 3.2 - Formação econômica, social e política; 3.3 - A crise do sistema colonial; 3.4 - O processo de independência.

4 - Brasil Império - 4.1 - Primeiro Reinado; 4.2 - O período regencial; 4.3 - Desenvolvimento capitalista no Séc. XIX; 4.4 - A política do segundo reinado; 4.5 - A política externa; 4.6- A crise do Império e a instalação da República.

5 - A República Velha (1889 - 1930) 5.1 - República da Espada; 5.2 - A República do Café; 5.3 - A Economia na Sociedade na República Velha; 5.4 - O mundo depois da Primeira Guerra.

6 - A Segunda República - 6.1 - A evolução política (1930 - 1945); 6.2 - O mundo após a Segunda Guerra Mundial; 6.3 - O populismo de 1945 e 1954; 6.4 - O Apogeu e crise do populismo; 6.5 - O militarismo e autoritarismo pós-64; 4.6 - Redemocratização do país.

7 - Atualidades - 7.1 - Conflitos, Problemas e Propostas do Mundo Atual; 7.2 - MERCOSUL; 7.3 - União Européia; 7.4 - Comunidade dos Estados Independentes; 7.5 - Guerra Civil no mundo; 7.6 - Mercados Comuns; 7.7 - Movimentos Separatistas; 7.8 - Racismo; 7.9 - ONU; - Questão ambiental e qualidade de vida.

8. - Geografia: O Espaço Universal e o Espaço Terrestre 8.1 - O Universo; 8.2 - A Terra: característica, movimentos, evolução e estrutura; 8.3 - O relevo e seus agentes 8.4 - A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima; 8.5 - As grandes paisagens da Terra; 8.6 - Orientação, localização e representação da Terra; Aspectos Demográficos - 8.7- Conceitos demográficos fundamentais; 8.8 - Crescimento populacional; 8.9 - Teorias demográficas e desenvolvimento sócio- econômico; 8.10 - Distribuição geográfica da população; 8.11 - Estrutura da população; 8.12 - Migrações populacionais. Aspectos Econômicos - 8.13 - Comércio; 8.14 - Transportes; 8.15 - Recursos naturais e extrativismo mineral; 8.16 - Fontes de energia; 8.17 - Indústria e Agricultura.

9. - Organização Política e Sócio-Econômica do Mundo Contemporâneo; 9.1 - Panoramas político e sócio - econômico do mundo atual. 9.2 - Primeiro mundo, países do norte ou conjunto dos países capitalistas desenvolvidos; 9.3 - Países do sul e subdesenvolvidos 9.4 - Organizações econômicas e militares CEE, OTAN, NAFTA, MERCOSUL, OCEDE.

CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE PÚBLICA

1. O papel da equipe de PSF inserida na comunidade; 2. Consulta de enfermagem; 3. Sistematização da Assistência de Enfermagem; 4. Biossegurança; controle de infecção; 5. Conhecimento da Ética Profissional; 6. Conhecimento da legislação sobre o exercício da profissão; 6. Legislação do SUS (Lei 8.080/90 Saúde do idoso, saúde do adolescente, doenças prevalentes na infância); 7. Legislações Pertinentes; 8. Programa de Assistência a mulher; Assistência de enfermagem em urgência e emergência nível primário e secundário de atendimento, casos de acidentes com animais peçonhentos e intoxicação; 9. Vigilância Epidemiológica; 10. Coeficiente de mortalidade geral e infantil; 11. Ações preventivas junto à comunidade; 12. Campanhas sanitárias; 13. História da saúde pública no Brasil; 14. Prevenção e tratamento da Tuberculose, Hanseníase, Dengue e Malária; 15. Prevenção das doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabete, etc.); 16. Prevenção de doenças tropicais; 17. Noções de saúde e doenças; 18. Noções de anatomia e fisiologia humanas; 19. Higiene e profilaxia; noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 20. Noções de saneamento básico e agravos à saúde; 21. Noções básicas de doenças infecto-contagiosas e defesas do organismo; 22. Funcionamento de hospitais públicos; centros de saúde e unidades públicas de saúde; 23. Ética profissional; 24. Programa Nacional de Imunização; Programa de Saúde; Sistema Único de Saúde; Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente; Programa de Assistência ao Idoso; Programa de Assistência à Gestante; 25. Objetivos da Saúde Pública; 26. História natural da doença e da prevenção; 27. Educação em saúde.

CONHECIMENTOS SOBRE DIDÁTICA E FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1 .Compreensão acerca dos conceitos de sociedades, classes sociais, relações sociais, ideologias e suas implicações no processo educativo no mundo contemporâneo; 2. Compreensão de sistemas e teorias da aprendizagem da psicologia e abordagem sócio-construtivista no processo educativo; 3. A questão do fracasso escolar: evasão e repetência; 4. O currículo e a organização do processo pedagógico nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 5. Abordagem interdisciplinar e as ciências básicas que integram o currículo mínimo das séries iniciais do Ensino Fundamental; 6. Fundamentos históricos e filosóficos da educação; 7. Fundamentos sociológicos da educação; 8. Fundamentos psicológicos da educação; 9. Fundamentos biológicos da educação; 10. Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental e Médio à luz da Lei nº. 9.394/96 - LDB; 11. Ética Profissional; 12. Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; 13. Conhecimento das Leis Municipais que dispõem sobre o Plano de Carreira do Magistério e o Estatuto do Servidor Público Municipal de Nova Lacerda - MT; 14. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 15. Zelo pelo patrimônio público.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS DO GRUPO IV

I - Assistente Social

1. Conhecimento sobre o exercício da profissão de Assistente Social; 2. Conhecimento da Ética Profissional; 3. Análise do processo de surgimento do Serviço Social no Brasil; 4. As diferentes concepções do movimento de reconceituação do Serviço Social; 5. O Serviço Social e a formulação de políticas públicas no Brasil; 6. A questão da "assistência" como prática do Assistente Social; 7. A atuação do Assistente Social nos movimentos populares; 8. O planejamento e a administração como prática do Serviço Social; 9. Serviço Social: prática de ajustamento ou transformação social; 10. Conhecimento 11. Conhecimento das normas assistencialistas para a gestante; 12. Conhecimento das campanhas sanitárias; vacinações; programas; política e história da saúde pública e sua legislação; 13. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 14. Conhecimento e zelo pelo patrimônio público; 15. Noções das leis, códigos, decretos e portarias pertinentes à profissão. 16. Conhecimento sobre SUAS, NOB, Cadastramento Único, Programa Bolsa Família, Estatuto do Idoso, ECA, LOAS.

Conteúdo Programático Legislação Saúde

Constituição Federal do Brasil, 1988 - Artigos N°196 ao N° 200

Leis Orgânicas da Saúde - N° 8080, de 19 de setembro de 1990 e N° 8142, de 28 de dezembro de 1991.

NOB - SUS/0 1/96 - Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - SUS.

NOAS - SUS 0 1/2002 - Norma Operacional da Assistência à saúde.

CONASS - Pacto pela Saúde, Pacto pela Vida, Pacto em defesa do SUS, Pacto de Gestão, Regulação Assistencial. Pacto de Atenção Básica.

Política de Saúde no Brasil, da Republica velha ao Sistema Único de Saúde. 7.1 - Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes. 7.2 - Planejamento do SUS.Programação Pactuada e Integrada.

Política Nacional de Humanização

II - Bioquímico

1. Conhecimento da legislação Farmacêutica; 2. Conhecimento da legislação sobre o exercício da profissão farmacêutica; 3. Conhecimento da Ética Profissional; 4. Conhecimento da legislação sobre instalação e funcionamento de estabelecimentos farmacêuticos e indústrias farmacêuticas; 5. Conhecimento da legislação sobre especialidades farmacêuticas e produtos oficinais; 6. Conhecimento da legislação sobre entorpecentes; 7. Farmacotécnica: Conceito das principais formas e operações farmacêuticas; 8. Preparação de fórmulas oficinais incluídas na Farmacopéia Brasileira; 9. Preparação de fórmulas magistrais; 10. Ensaios de preparações oficinais incluídas na Farmacopéia Brasileira; 11. Farmacotécnica industrial de comprimidos e drogas; 12. Farmacotécnica industrial de injetáveis; Identificação macroscópica das principais drogas vegetais de uso corrente; 13. Avaliação química das principais drogas vegetais contendo princípios alcalóidicos; 14. Laboratório Clínico: Morfologia - Tipos morfológicos fundamentais das bactérias; 15. Principais modalidades de agrupamentos; 16. Métodos de coloração - Gram Ziehl e Neelser; 17. Preparação de lâminas coradas; 18. Exame e recolhimento dos tipos morfológicos; 19. Verificação da motilidade; 20. Exame em gota pendente; 21. Meios de Cultura: Principais meios de cultura: orgânicos, sintéticos, seletivos e diferenciais; 22. Elementos que entram na composição dos meios básicos; 23. Técnica geral de preparo dos meios de cultura; 24. Determinação e ajuste de pH, filtração, clarificação e distribuição; 25. Esterilização: Principais métodos de esterilização e suas aplicações particulares; emprego do calor úmido - autoclave, fervura, calor fluente, pasteurização e tindalização; 26. Emprego do calor seco, flambagem, forno de Pasteur; 27. Filtrações; 28. Técnica bacteriológica geral: Semeaduras em vários meios; 29. Reciclagem; 30. Isolamento de colônias; 30. Reações de fixação do complemento: Reação de Wassermann; 31. Elementos de Wassermann; 32. Antígenos, soro, complemento, sistema hemolítico; 33. Técnica geral da reação; 34. Generalidades sobre outras reações de fixação de complemento; 35. Exames de material suspeito de Tuberculose e Hanseníase: Exame direto de escarro, suco gástrico e muco nasal; 35. Exame após homogenização e concentração, cultura e inoculação em cobaia; 35. Bioquímica: Exame de urina: Caracteres normais; exames químicos e microscópicos do sedimento; 36. Determinação de cloretos 37. Determinação de uréia; 38. Determinação de fosfato, de ácido úrico; 39. Exame de sangue: determinação de glicose, determinação de uréia, determinação de cloretos, índice glóbulo-plasmático, determinação de cálcio, determinação de ferro (hemoglobina), determinação de reserva alcalina. Conteúdo Programático Legislação Saúde

Constituição Federal do Brasil, 1988 - Artigos N°196 ao N° 200

Leis Orgânicas da Saúde - N° 8080, de 19 de setembro de 1990 e N° 8142, de 28 de dezembro de 1991.

NOB - SUS/0 1/96 - Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - SUS.

NOAS - SUS 01/2002 - Norma Operacional da Assistência à saúde.

CONASS - Pacto pela Saúde, Pacto pela Vida, Pacto em defesa do SUS, Pacto de Gestão, Regulação Assistencial. Pacto de Atenção Básica.

Política de Saúde no Brasil, da Republica velha ao Sistema Único de Saúde. 7.1 - Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes.7.2- Planejamento do SUS .Programação Pactuada e Integrada.

Política Nacional de Humanização.

III - Fisioterapeuta

Conhecimento da legislação que regulamenta a profissão; 2. Conhecimento da Ética Profissional; 3. Anatomia do Sistema Neuro músculo esquelético, cardiovascular; respiratório; 4. Física aplicada à fisioterapia: mecânica, calor, eletricidade, vibrações de ondas, luz, água; 5. Biofísica aplicada à fisioterapia: ação de agentes físicos sobre o organismo; aplicação dos conhecimentos básicos de biofísica em cinesioterapia, termoterapia, eletroterapia, hidroterapia e fitoterapia; 6. Fisioplogia aplicada à fisioterapia: Neuoro-fisiologia; fisiologia do exercício físico; 7. Cinesteologia aplicada à fisioterapia: princípios gerais da biomecânica; análises dos movimentos articulados; 8. Fisioterapia geral: Eletroterapia, fitoterapia, termoterapia, hidroterapia, medroterapia, cinesioterapia; 9. Recursos e técnica de utilização; 10. Órtese, prótese e aparelhagem de auxílio, primeiros socorros, conceitos, tipos, técnicas de treinamentos; 11. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar; 12. Importância do agente comunitário de saúde na otimização da consulta médica; 13. As várias formas de massagens; rítmicos conceitos e objetivos; 14. Distúrbios ortopédicos tais como fraturas e afecções articulares; 15. Distúrbios circulatórios e do coração tais como baixa ou alta pressão; 18. Avanços no tratamento da Hérnia de disco lombar.

Conteúdo Programático Legislação Saúde

Constituição Federal do Brasil, 1988 - Artigos N°196 ao N° 200

Leis Orgânicas da Saúde - N° 8080, de 19 de setembro de 1990 e N° 8142, de 28 de dezembro de 1991.

NOB - SUS/0 1/96 - Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - SUS.

NOAS - SUS 0 1/2002 - Norma Operacional da Assistência à saúde.

CONASS - Pacto pela Saúde, Pacto pela Vida, Pacto em defesa do SUS, Pacto de Gestão, Regulação Assistencial. Pacto de Atenção Básica.

Política de Saúde no Brasil, da Republica velha ao Sistema Único de Saúde. 7.1 - Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes. 7.2 - Planejamento do SUS.Programação Pactuada e Integrada.

Política Nacional de Humanização

IV - Enfermeiro

Sistematização da Assistência de Enfermagem; Consulta de enfermagem; Fundamentos de enfermagem; Exame físico céfalo­caudal; Bios segurança (NR 32) e medidas de precaução; Controle de infecção hospitalar; Assistência de enfermagem em urgência e emergência nível primário e secundário de atendimento, casos de acidentes com animais peçonhentos e intoxicação domiciliar; Assistência de enfermagem em pacientes em situações critica; Educação em saúde na enfermagem; Conhecimento da Ética Profissional; Conhecimento da legislação sobre o exercício da profissão; Conceito; Histórico; Entidade de Classe; Equipe de Enfermagem; Noções de Farmacologia; Administração de medicamentos por via oral e parenteral; Vigilância epidemiológica; Coeficientes de mortalidade e natalidade; Cobertura vacinal; esquema de vacinação (bloqueio); Saúde da mulher; prevenção do câncer; pré-natal; puerpério; Prevenção e tratamento da Tuberculose, Hanseníase, Obesidade, Dengue e Malária; 16. Prevenção das doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabete, etc.); Prevenção de doenças tropicais. Legislação do SUS (Lei 8.080/90. Saúde do idoso, saúde do adolescente, doenças prevalentes na infância). Legislações Pertinentes.

V - Odontólogo

Exame de cavidade bucal; etiopatogenia da cárie dental; semiologia e tratamento da cárie dental; Preparos cavitários; materiais forradores e restauradores; cirurgia menor em odontologia; farmacologia odontológica de interesse clínico; Odontologia preventiva: Epidemiologia e prevenção da cárie dentária; Epidemiologia e prevenção da doença periodontal; níveis de prevenção e aplicação; sistema incremental; Doenças infecto-contagiosas de interesse odontológico; Urgência em odontologia;Conhecimento e prevenção de acidentes e infecção no trabalho; Bases farmacológicas para prática clínica. Uso clínico dos antimicrobianos. Pacientes que requerem cuidados especiais.

Conteúdo Programático Legislação Saúde

Constituição Federal do Brasil, 1988 - Artigos N°196 ao N° 200.

Leis Orgânicas da Saúde - N° 8080, de 19 de setembro de 1990 e N° 8142, de 28 de dezembro de 1991.

NOB - SUS/0 1/96 - Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - SUS.

NOAS - SUS 01/2002 - Norma Operacional da Assistência à saúde.

CONASS - Pacto pela Saúde, Pacto pela Vida, Pacto em defesa do SUS, Pacto de Gestão, Regulação Assistencial. Pacto de Atenção Básica.

Política de Saúde no Brasil, da Republica velha ao Sistema Único de Saúde. 7.1 - Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes. 7.2 - Planejamento do SUS. Programação Pactuada e Integrada.

Política Nacional de Humanização

VI - Professor - Pedagogo

1- As tendências pedagógicas da educação brasileira; metodologias para a educação infantil; Processo pedagógico e planejamento de ensino: objetivos, conteúdos, métodos de ensino e a avaliação escolar; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; O lúdico na educação infantil; A educação inclusiva. 2- Desenvolvimento Infantil: O desenvolvimento mental da criança de 0 a 6 anos; O pensamento da criança; a fala, a escrita e a leitura da criança; Alfabetização e letramento. 3. Relação pedagógica professor/aluno/conhecimento. Projeto pedagógico da escola. Organização curricular da escola. Causas e conseqüências do fracasso escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico. 4. Legislação da educação brasileira: a Educação na constituição brasileira; A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, conteúdo e significados; ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. 5. A educação infantil e o FUNDEB. 6. Coordenação e orientação pedagógica: Os fins da educação. A organização da escola e a gestão escolar. A interdisciplinaridade no trabalho pedagógico.

Nova Lacerda - MT, em 15 de abril de 2008.

Sidney Dias de Jesus
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público nº 001/2008