Prefeitura de Nova Andradina - MS

EDITAL N.º 001/2007

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O QUADRO

DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

O Prefeito Municipal de Nova Andradina, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos/funções pertencentes ao quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Nova Andradina/MS, de acordo com as normas e condições seguintes:

1 - DOS CARGOS/FUNÇÕES

1.1 – Os cargos/funções, objeto do Concurso e respectivo número de vagas, escolaridade, requisitos, atribuições, conteúdo programático, jornada de trabalho e vencimentos constam dos Anexos I, II e III deste Edital.

1.2 – O regime jurídico da relação de trabalho é o do Estatuto dos Servidores Municipais.

1.3 – São requisitos básicos para o provimento do cargo:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) estar em gozo dos direitos políticos e civis;

c) estar quite com as obrigações militares (sexo masculino) e eleitorais;

d) ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

e) comprovar a escolaridade e os requisitos específicos exigidos para o cargo;

f) apresentar declaração de não acúmulo de cargos/funções (ver item 8.7 deste Edital)

g) ser considerado apto em exame médico-pericial realizado por Junta Médica designada pela Prefeitura Municipal de Nova Andradina/MS.

1.4 - As vagas que porventura forem criadas ou abertas durante o prazo de validade do presente concurso poderão ser preenchidas por candidatos habilitados, obedecida a ordem de classificação.

1.5 – Os candidatos ao cargo/função de Auxiliar de Serviços de Saúde/Agente Comunitário de Saúde deverão, no ato da inscrição, fazer a opção para a microárea onde deseja trabalhar, conforme definição no ANEXO IV deste Edital.

1.6 – No momento da nomeação, o candidato ao cargo de Agente Comunitário de Saúde deverá comprovar residência na microárea de opção, desde a data de publicação do Edital do presente Concurso Público (conforme inciso I, do Art. 6º da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006), sem o que não poderá assumir a vaga, sendo considerado excluído do Concurso.

1.7 – Os candidatos interessados em ter lotação em unidades da Prefeitura Municipal no Distrito de Casa Verde ou na Gleba Angico do Município de Nova Andradina, deverão indicar essa opção no ato da inscrição, conforme vagas indicadas no Anexo I.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 – Para a efetivação da inscrição será exigida a apresentação de um dos seguintes documentos oficiais de identidade: Registro Geral de Identidade, ou Carteira de Identidade Militar, ou Carteira Nacional de Habilitação (com foto), ou Carteira de Identidade Profissional emitida pelo órgão competente, ou Carteira de Trabalho.

2.2 - Será ISENTO da taxa de inscrição o candidato que comprovar que é carente, encontrar-se desempregado e que reside no município de Nova Andradina, no mínimo há 2 (dois), conforme Lei nº 404, de 19 de setembro de 2003.

2.2.1 – Para solicitar isenção da taxa de inscrição o candidato deverá:

2.2.1.1 - acessar o endereço eletrônico www.fapec.org/concurso, CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA, Leia Mais (), Isenção e imprimir a Ficha de Inscrição/Isenção; ou solicitar na Agência dos Correios, localizada na Rua. Imaculada Conceição, nº 1368, Centro, em Nova Andradina/MS, a Ficha de Inscrição/Isenção;

2.2.1.2 - preenchê-la e colar as fotocópias do documento de identidade, frente e verso separados, no local apropriado;

2.2.1.3 - anexar os documentos a seguir discriminados com a Ficha de Isenção/Inscrição:

a) cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (página da identificação, do contrato e página posterior ao contrato), do candidato e dos membros da família que moram na mesma residência, com a baixa do último emprego ou acompanhada do número de inscrição na Agência Pública de Emprego do Estado de Mato Grosso do Sul, em caso de emprego formal;

b) declaração, de próprio punho, informando a atividade desenvolvida e a média de renda mensal da família (do candidato e de todos os membros que compõem a família) e afirmando que a renda per capita da família é de valor igual ou inferior a meio salário mínimo nacional, em caso de trabalho informal;

c) cópia da publicação do ato que o efetivou e/ou desligou do serviço, em caso de servidor público;

d) cópia do título de eleitor do cartório eleitoral da Comarca de Nova Andradina, com emissão anterior a vinte e quatro meses da data de publicação do Edital de abertura do presente Concurso.

2.2.2 - O candidato deverá entregar pessoalmente, até o dia 26 de fevereiro de 2007 (observando o horário de funcionamento), os documentos estabelecidos, conforme item 2.2.1.3, endereçando-os ao Presidente da Comissão de Concurso, na Prefeitura Municipal de Nova Andradina, situada na Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, nº 991, Centro, CEP 79.750-000, Nova Andradina/MS, para análise e parecer da Comissão.

2.2.3 – O período destinado à solicitação de isenção de taxa de inscrição será nos dias 22, 23 e 26 de fevereiro de 2007.

2.2.4 - O candidato que tiver seu pedido de isenção de taxa de inscrição indeferido, publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, no Jornal Diário MS, e nos endereços eletrônicos: www.novaandradina.ms.gov.br e www.fapec.org, terá até o dia 09 de março de 2007, para recolher o valor da taxa e efetivar sua inscrição, que deverá ser feita pela Internet ou pelos Correios, conforme itens 2.4 ou 2.5.

2.2.5 – O candidato que não anexar, na Ficha/Isenção, todos os documentos estabelecidos no item 2.2.1.3, terá seu pedido de isenção automaticamente indeferido.

2.2.6 - O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido e não cumprir as normas estabelecidas no item 2.2.4 deste Edital, perderá os direitos decorrentes da inscrição no concurso.

2.2.7 – Perderá os direitos decorrentes da inscrição no presente Concurso, sendo considerado inabilitado, além de responder pela infração, o candidato que apresentar comprovante inidôneo ou firmar declaração falsa para se beneficiar da isenção da taxa de inscrição, conforme Decreto Municipal nº 452, de 13 de novembro de 2003.

2.3 - As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 22 de fevereiro a 09 de março de 2007 e o candidato, concorrente a um cargo, poderá inscrever-se:

a) pela Internet, no endereço eletrônico www.fapec.org/concurso onde estarão disponibilizados, para preenchimento e impressão, o Formulário de Inscrição, o boleto bancário e o Edital do concurso, contendo toda a regulamentação;

b) Na Agência dos Correios, localizada na Rua. Imaculada Conceição, nº 1368, Centro, em Nova Andradina/MS, observado o horário de funcionamento da agência.

2.4 – O candidato que realizar as inscrições pela Internet deverá atender os seguintes procedimentos:

a) efetuar o pagamento do boleto bancário até o término do expediente das agências bancárias da Caixa Econômica Federal ou das Casas Lotéricas;

b) no último dia destinado à realização das inscrições o candidato deverá realizá-la até às 18 horas. Após este horário o sistema de captação das inscrições deixará automaticamente de recebê-las (observar, para o pagamento, o horário de funcionamento das Agências da Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas);

c) os documentos (Ficha de Inscrição, já com as fotocópias do documento de identidade coladas no local apropriado e o Comprovante de Pagamento) deverão ser entregues pessoalmente, ou postados, por SEDEX, ou com AR (aviso de recebimento), em qualquer Agência dos Correios, até dois dias úteis após o último dia destinado para as inscrições, no horário de expediente normal, na FAPEC, situada na Rua 9 de Julho, 1922, Vila Ipiranga, CEP 79.081-050, Campo Grande/MS.

2.4.1 - A FAPEC não se responsabiliza por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação e de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.4.2 - A inscrição do candidato será efetivada somente após a confirmação na FAPEC do pagamento da taxa de inscrição pela Caixa Econômica Federal e o recebimento da Ficha de Inscrição, assinada, junto com as fotocópias do documento de identidade, frente e verso separados, que deverão ser coladas na Ficha de Inscrição, no local apropriado e o comprovante de pagamento do boleto bancário.

2.4.3 - O candidato que efetuar a inscrição pela Internet e que não entregar ou postar os documentos no prazo determinado, conforme alínea “c”, (item 2.4) e não atender ao disposto nas demais alíneas desse item, não terá sua inscrição efetuada.

2.4.4 - O prazo estabelecido na alínea “c” (item 2.4), é válido, apenas, para o candidato que efetuar a inscrição pela Internet.

2.5 - O candidato que realizar as inscrições pela Agência dos Correios deverá atender os seguintes procedimentos:

a) apresentação de um dos seguintes documentos oficiais de identidade: Registro Geral de Identidade, ou Carteira de Identidade Militar, ou Carteira Nacional de Habilitação (com foto), ou Carteira de Identidade Profissional emitida pelo órgão competente, ou Carteira de Trabalho;

b) o preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição, na qual declarará o conhecimento e aceitação das normas e condições de realização do Concurso;

c) a devolução da Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada, juntamente com os documentos exigidos, no local determinado para a inscrição;

d) a entrega das fotocópias do documento de identidade, frente e verso, separados, que deverão ser coladas no verso da Ficha de Inscrição, no local apropriado;

e) pagamento da taxa de inscrição, no valor correspondente ao cargo que vai concorrer.

2.5.1 - A inscrição poderá ser feita pelo próprio candidato ou por representante legalmente habilitado para esse fim, mediante a entrega de procuração específica, pública ou particular com firma reconhecida;

2.6 - Não será aceita inscrição condicional, por fac símile;

2.7 - Após a inscrição, não serão aceitos pedidos para quaisquer alterações;

2.8 - O candidato deverá recolher a taxa de inscrição:

a) no valor de R$ 60,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Superior;

b) no valor de R$ 40,00 para concorrer à vaga de cargo que exige Nível Médio;

c) no valor de R$ 30,00 para concorrer à vaga dos demais cargos/funções.

2.9 - O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

2.10 - O candidato que efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição com cheque sem a necessária provisão de fundos terá sua inscrição cancelada.

2.11 - Cada candidato prestará provas somente para uma função. No caso de inscrição realizada pelo mesmo candidato para mais de um cargo/função e observados todos os procedimentos, valerá somente a inscrição de data mais recente (a última).

2.12 - A relação dos candidatos inscritos e homologados para o Concurso será publicada no Mural da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, no Jornal Diário MS, e nos endereços eletrônicos: www.novaandradina.ms.gov.br e www.fapec.org.

2.13 - A CCP ficará instalada na Prefeitura Municipal, localizada na Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, nº 991, Centro, CEP 79.750-000, Nova Andradina/MS, com atendimento no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.

3. DOS PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS DE INSCRIÇÕES PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

3.1 - Ao candidato portador de necessidades especiais que pretenda fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e na Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 é assegurado o direito de inscrição para os cargos/funções em Concurso Público, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

3.2 - Ao candidato com necessidades especiais serão destinadas 5% (cinco por cento) do total de vagas oferecidas para cada cargo, das que vierem a surgir ou das que forem criadas no prazo de validade do Concurso, em cumprimento ao disposto no § 2º do art. 5º da Lei nº 8.112/1990, bem como na forma dos Decretos nºs 3.298/99 e 5.296/2004.

3.2.1 - Quando o cálculo para o número de vagas mencionado no item anterior resultar em número fracionário, elevar-se-á até o primeiro número inteiro subseqüente resultante da aplicação do percentual, em conformidade com o disposto no § 2º do art. 37 do Decreto Federal nº 3.298/99.

3.2.2 - Para os cargos/funções que há previsão de apenas uma vaga não haverá reserva para portadores de necessidades especiais.

3.3 - Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no art. 70 do Decreto nº. 5.296/2004.

3.4 - O candidato deverá declarar, no ato da inscrição, ser portador de necessidade especial, especificando-a na Ficha ou no Formulário de Inscrição.

3.5 - O candidato portador de necessidades especiais participará do Concurso em igualdade com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.6 – O candidato deverá declarar, no ato da inscrição pela Internet (conforme item 2.4, deste Edital) ou pelos Correios (conforme item 2.5, deste Edital), ser portador de necessidade especial e, se necessitar de tratamento diferenciado no dia do concurso, deverá especificá-lo na Ficha ou no Formulário de Inscrição.

3.6.1 – Durante o período das inscrições, o candidato deverá entregar pessoalmente ou encaminhar via SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), à FAPEC, situada na Rua 9 de Julho, 1922, Vila Ipiranga, CEP 79.081-050, Campo Grande/MS, os documentos a seguir:

I - Laudo Médico original atestando a espécie, o grau e o nível da deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

II - Cópia do documento de identidade, cópia do CPF e telefone para contato.

III - Solicitação, por escrito:

a) se necessitar da confecção de prova especial em Braile ou Ampliada, especificando o tipo de deficiência.

b) se necessitar de Tempo Adicional e/ou Ledor de Prova e/ou Intérprete de Libras, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

3.6.2 - O deficiente visual (cego) que solicitar prova especial em Braile deverá levar para esse fim, no dia da aplicação da prova, reglete e punção, podendo, ainda, utilizar-se de soroban.

3.6.3 - Ao deficiente visual (amblíope) que solicitar prova especial ampliada serão oferecidas provas nesse sistema, com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

3.6.4 - O candidato que, dentro do prazo do período das inscrições, não atender os dispositivos mencionados no:

a) Item 3.6.1 – subitem I – Será considerado como não portador de necessidades especiais e não concorrerá às vagas reservadas para portadores de deficiências;

b) Item 3.6.1 – subitem III a – Não terá a prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado.

c) Item 3.6.1 – subitem III b – Não terá tempo adicional para realização das provas e/ou pessoa designada para a leitura da prova e/ou interprete de libras, seja qual for o motivo alegado.

3.7 - No ato da inscrição o candidato portador de necessidade especial deverá declarar estar ciente das atribuições do cargo para o qual pretende se inscrever e que, no caso de vir a exercê-lo, estará sujeito à avaliação pelo desempenho dessas atribuições, para fins de habilitação no estágio probatório.

3.8 - As vagas que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência inscritos, ou por reprovação destes no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância à ordem classificatória.

3.9 - Antes da posse dos candidatos, a Prefeitura Municipal designará Junta Médica para analisar o efetivo enquadramento na legislação própria, daqueles que se declararam portadores de necessidades especiais. Caso a decisão da Junta seja pelo não enquadramento, o candidato será excluído como portador de necessidades especiais, para efeitos dos benefícios da lei neste concurso, e passará a constar da relação geral dos candidatos, observada a ordem de classificação.

3.10 - A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos Portadores de Necessidades Especiais e, a segunda, somente a pontuação destes últimos, para efeito de conhecimento.

3.11 - Se a deficiência do candidato não se enquadrar na previsão do art. 70 do Decreto nº 5.296/2004, ele será classificado em igualdade de condições com os demais candidatos.

3.11 - Será eliminado da lista de candidatos portadores de deficiência aquele cuja deficiência assinalada na Ficha de Inscrição não se constate, devendo o mesmo figurar apenas na lista de classificação geral.

3.13 - A não observância, pelo candidato, de qualquer das disposições do item 3 deste Edital implicará a perda do direito a ser nomeado para as vagas reservadas a portadores de deficiência.

3.14 - O laudo médico apresentado terá validade somente para este Concurso Público e não será devolvido.

3.15 - O candidato, portador de deficiência, que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes deste Edital não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.16 - Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria.

4. DAS PROVAS

4.1 – PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

4.1.1 – O concurso constará de Provas Escritas Objetivas nas seguintes modalidades:

4.1.2 - Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, de acordo com a especificidade e o nível de escolaridade que cada cargo exige, como segue:

CARGO/FUNÇÃO

Auditor de Tributos Municipais, Gestor de Ações Sociais, Gestor de Serviços Organizacionais, Profissional de Saúde Pública, Profissional de Serviços de Saúde e Professor.

MODALIDADES

NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

TOTAL

Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

20

20

4

6

80

120

4.1.3 - Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com a especificidade e o nível de escolaridade que o cargo exige, como segue:

CARGO/FUNÇÃO

Assistente de Apoio Social (exceto Instrutor Profissionalizante-Informática), Assistente Técnico-Administrativo, Fiscal de Posturas Municipais, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Municipal de Trânsito, Técnico de Serviços de Saúde, Agente Administrativo, Agente de Apoio Social, Agente de Serviços de Saúde, Auxiliar de Apoio Social, Auxiliar de Serviços de Saúde (exceto Agente Comunitário de Saúde), Agente de Serviços Especializados, Auxiliar de Serviços Básicos e Auxiliar de Serviços Especializados.

MODALIDADES

NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

TOTAL

Língua Portuguesa

Matemática

20

20

5

5

100

100

4.1.4 - Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos, de acordo com a especificidade e o nível de escolaridade que o cargo exige, como segue:

CARGO/FUNÇÃO

Assistente de Apoio Social/Instrutor Profissionalizante-Informática e Auxiliar de Serviços de Saúde/Agente Comunitário de Saúde.

MODALIDADES

NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

TOTAL

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Específicos

15

15

10

5

5

5

75

75

50

4.1.5 - Cada questão das Provas Escritas Objetivas será composta de 5 alternativas, sendo somente uma correta.

4.1.6 - A duração total das provas será de 4 (quatro) horas para todos os cargos/funções.

4.1.7 - A nota de cada candidato na prova escrita será calculada pela soma das notas obtidas em cada modalidade que compõe a prova.

4.1.8 - Serão considerados reprovados os candidatos que tirarem nota zero em qualquer modalidade.

4.1.9 - Serão considerados reprovados os candidatos que tiverem rendimento nas Provas Escritas Objetivas, inferior a 30% (trinta) do valor total das mesmas.

4.2. DA APLICAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS OBJETIVAS

4.2.1 - As Provas Escritas Objetivas serão realizadas no dia 01 de abril de 2007, com duração total de 4 (quatro) horas para todos os cargos/funções.

4.2.2 – Os locais e horários de provas constarão em Edital Específico, que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, no Jornal Diário MS, e nos endereços eletrônicos: www.novaandradina.ms.gov.br e www.fapec.org, sendo atribuída aos candidatos a responsabilidade pelo conhecimento dos respectivos locais e horário de realização das provas.

4.2.3 - O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado, munido do documento que consta do item 2.1 e caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

4.2.4 - Para entrar na sala de provas, o candidato deverá identificar-se, apresentando ao fiscal o seu documento de identidade (item 2.1). O candidato será identificado rigorosamente durante a realização da Prova Escrita e, na ocasião, deverá assinar a Lista de Presença.

4.2.5 - Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário oficial de Mato Grosso do Sul, estabelecido para o fechamento dos portões.

4.2.6 - A ausência do candidato implicará em sua eliminação do concurso, não havendo, em hipótese alguma, outra oportunidade.

4.2.7 - O candidato deverá transcrever todas as respostas para o cartão-resposta, que será o único documento considerado para a correção eletrônica.

4.2.8 - O candidato, ao terminar a prova, somente poderá entregar ao fiscal o cartão-resposta, decorridas duas horas do início da prova e poderá levar o caderno de questões.

4.2.9 - Os 03 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído as provas.

4.2.10 - Não serão computadas questões não assinaladas, que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras.

4.2.11 - Será sumariamente eliminado do Concurso o candidato que se utilizar de meios ilícitos para a execução das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido ou descortês para com qualquer dos aplicadores, seus auxiliares ou autoridades; afastar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, antes de ter concluído as mesmas; for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou se utilizando de máquinas de calcular ou similar, livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, ou após as provas, for constatado, por meio de perícia, ter-se utilizado de processos ilícitos na realização das mesmas.

4.2.12 – Não será permitido, durante a realização das provas, o uso de quaisquer meios eletrônicos, inclusive aparelhos celulares, que deverão permanecer desligados durante o período de realização das provas.

4.2.13 - A CCP reserva-se o direito de, a qualquer momento, mandar colher a impressão digital para análise por especialistas em identificação.

4.2.14 - Não haverá 2ª (segunda) chamada para as provas e nem realização de provas fora da data, horário e local estabelecidos para cada candidato.

4.2.15 - Será dado conhecimento do Gabarito Oficial do Concurso a todos os candidatos 3 (três) dias após a realização das Provas Escritas Objetivas, através de Edital a ser será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, no Jornal Diário MS, e nos endereços eletrônicos: www.novaandradina.ms.gov.br e www.fapec.org.

4.3 – PROVAS PRÁTICAS

4.3.1 - O concurso constará de Provas Práticas para os candidatos aprovados nas Provas Escritas Objetivas, para os cargos/funções de Agente de Serviços Especializados: Motorista de Ambulância, Motorista de Ônibus, Motorista de Veículo de Carga e Operador de Máquinas e Equipamentos; Auxiliar de Serviços Especializados: Motorista de Veículo Leve.

4.3.1.1 – Os candidatos ao cargo/função de Operador de Máquinas e Equipamentos deverão, no momento da Prova Prática, escolher um e somente um, dentre os veículos, Trator de Pneu, Pá Carregadeira ou Motoniveladora, para realizá-la.

4.3.2 – As Provas Práticas terão caráter eliminatório.

4.3.3 – Para as Provas Práticas serão convocados os 05 (cinco) candidatos melhores classificados nas Provas Escritas Objetivas, por vaga prioritária.

4.3.4 – Ao candidato que participar das Provas Práticas serão atribuídos os conceitos “apto” ou “não-apto”. O candidato que obtiver o conceito “não-apto” será eliminado do Concurso Público.

4.3.5 – A data, hora e local de realização das Provas Práticas e os critérios de avaliação constarão de Edital de Convocação específico, que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, no Jornal Diário MS, e nos endereços eletrônicos: www.novaandradina.ms.gov.br e www.fapec.org.

4.3.6 - O candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado, munido do documento oficial de identidade.

4.3.7 – O candidato não poderá realizar a Prova Prática fora do local, data e horário para ele determinados.

4.4 - PROVA DE TÍTULOS: de caráter classificatório, será realizada de acordo com os seguintes procedimentos:

a) o candidato aprovado nas Provas Escritas Objetivas e considerado “apto” na Prova Prática, quando for o caso, se convocado para fazer a entrega dos Títulos, deverá entregar os documentos comprobatórios de titulação, através de fotocópias autenticadas ou acompanhadas do original, em data e local a serem definidos através de Edital específico, que será publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, no Jornal Diário MS e nos endereços eletrônicos: www.novaandradina.ms.gov.br e www.fapec.org.

b) os títulos serão pontuados conforme valores abaixo e será considerada somente a pontuação correspondente à maior titulação, no caso do item 01, dos quadros 4.4.1A e 4.4.1B.

4.4.1 - Os títulos serão aferidos pela Comissão de Avaliação da Prova de Títulos, observados os critérios e o valor correspondente em pontos explicitados nos quadros abaixo:

4.4.1A - PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR

Itens

Títulos

Pontuação

Unitária

Máxima

01

Formação Profissional:

Diploma, Certificado ou Declaração original de conclusão de Curso de Pós-graduação em nível de Especialização (mínimo de 360 horas) e ou Aperfeiçoamento (mínimo de 180 horas) na área jurídica.

2,0

2,0

Diploma, Certificado ou Declaração original de conclusão de Curso de Pós-graduação em nível de Mestrado.

3,0

3,0

Diploma, Certificado ou Declaração original de conclusão de Curso de Pós-graduação em nível de Doutorado.

4,0

4,0

02

Eventos de Capacitação:

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com a carga horária igual ou acima de 160 horas.

1,5

3,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com a carga horária de 80 a 159 horas.

0,75

3,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com a carga horária de 40 a 79 horas.

0,5

2,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com a carga horária de 20 a 39 horas.

0,25

1,0

4.4.1B - PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL MÉDIO

Ítens

Títulos

Pontuação

Unitária

Máxima

01

Formação Profissional:

Diploma, Certificado ou Declaração original de conclusão de Curso de Graduação.

3,0

3,0

Curso de Pós Graduação – Especialização – lato sensu, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas.

4,0

4,0

02

Cursos de Capacitação:

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com carga horária de 80 horas acima.

1,0

3,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com carga horária de 60 a 79 horas.

0,75

3,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com carga horária de 40 a 59 horas.

0,5

2,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com carga horária de 20 a 39 horas.

0,25

1,0

4.4.1C - PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL (COMPLETO E INCOMPLETO)

Ítens

Títulos

Pontuação

Unitária

Máxima

01

Formação Profissional:

Certificado ou Declaração original de conclusão de Curso de Nível Médio.

4,0

4,0

02

Cursos de Capacitação:

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com carga horária de 80 horas acima.

1,0

3,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com carga horária de 60 a 79 horas.

0,75

3,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função, realizados a partir de 2001, com carga horária de 40 a 59 horas.

0,5

2,0

Certificados de participação em eventos de capacitação na área de atuação do cargo/função realizados a partir de 2001, com carga horária de 20 a 39 horas.

0,25

1,0

4.4.2 - Não serão computados documentos que não consignem, de forma expressa e precisa, as informações necessárias à sua avaliação, assim como aqueles cujas cópias estiverem ilegíveis, mesmo que parcialmente.

4.4.2.1 – São consideradas informações necessárias nos documentos: a) Carga Horária; b) Nome da Instituição; c) Assinatura do responsável.

4.4.3 – No caso do item 02 dos quadros acima, cada título será avaliado de acordo com a carga horária expressa no título, não sendo permitida a soma de carga horária de mais de um título para o mesmo item.

4.4.4 - Quando da apresentação dos títulos, o candidato receberá documento comprobatório do número de documentos entregues, com a assinatura do candidato e da pessoa designada pela Presidência da Comissão.

4.4.5 - Os títulos, apresentados em cópias devidamente autenticadas, ou conferidas com os originais, após sua entrega, não poderão ser substituídos ou devolvidos e não será permitido acrescentar outros títulos aos já entregues.

4.4.6 - O resultado do total dos pontos obtidos na Prova de Títulos dos candidatos aprovados nas Provas Escritas Objetivas e Prova Prática, quando for o caso, será publicado através de Edital.

4.4.7 - A nota da Prova de Títulos será a soma dos pontos obtidos com a titulação apresentada.

5. DAS NOTAS FINAIS

5.1 - A Nota Final do candidato será calculada pela soma da nota das Provas Escritas e de Títulos.

6. DOS RECURSOS

6.1 – O candidato poderá recorrer, nos 02 (dois) dias úteis subseqüentes à data de publicação:

6.1.1 - Face à omissão de seu nome ou para retificação de dados ocorridos por erro de digitação, na publicação da relação de candidatos inscritos;

6.1.2 - Se não concordar com o Gabarito Oficial, poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, digitado ou em letras de forma, devendo constar o nome do candidato e endereço completo para correspondência. O recurso deverá ser encaminhado em folha individual por questão, assinado e com a bibliografia que o fundamente;

6.1.3 – Se não concordar com o resultado da Prova de Títulos.

6.2 - O recurso deverá ser entregue pessoalmente ou postado, via SEDEX ou AR (Aviso de recebimento) à Comissão de Concurso Público – CCP, Prefeitura Municipal de Nova Andradina, situada na Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, nº 991, Centro, CEP 79.750-000, Nova Andradina/MS, com atendimento no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.

7. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1 - A classificação dos candidatos será realizada pela ordem decrescente da nota final atribuída a cada um deles.

7.2 – Na hipótese de igualdade de nota final, o desempate dar-se-á com observância dos seguintes critérios:

a) idade mais elevada, desde que o candidato tenha mais de 60 (sessenta) anos para aplicação do Estatuto do Idoso;

b) obtiver maior nota na modalidade de Conhecimento Específico;

c) obtiver maior nota na modalidade de Língua Portuguesa;

d) obtiver maior nota na modalidade de Matemática;

e) tiver mais idade (para o caso daqueles que não se enquadrarem no item “a”).

7.3 - O resultado do Concurso será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado no Mural da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, no Jornal Diário MS e nos endereços eletrônicos: www.novaandradina.ms.gov.br e www.fapec.org.

8. DA NOMEAÇÃO E POSSE

8.1 - Os candidatos aprovados no Concurso serão nomeados por ato do Prefeito Municipal e convocados, através de Edital publicado na imprensa oficial do Município e no mural da Prefeitura Municipal, para entrega dos comprovantes dos requisitos exigidos para provimento do cargo/função, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação.

8.2 - A convocação dos candidatos aprovados dar-se-á de acordo com as necessidades da Administração Municipal, não havendo obrigatoriedade do preenchimento imediato de quaisquer das vagas oferecidas.

8.3 - A posse dos candidatos que se apresentarem e comprovarem os requisitos exigidos será efetivada perante o Prefeito Municipal ou autoridade delegada.

8.4 - Para tomar posse, o candidato nomeado e convocado fica sujeito à aprovação em exame médico-pericial realizado por junta médica indicada pela Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

8.5 – Depois de empossado, o candidato será lotado de acordo com as necessidades da Prefeitura e observada a sua opção de lotação indicada no ato da inscrição no concurso, conforme previstos nos subitens 1.6 e 1.7 deste Edital.

8.6 - A posse ocorrerá no prazo de até 15 (quinze) dias a contar da data da nomeação, podendo ser prorrogada a pedido do candidato e por conveniência da Prefeitura Municipal, por até 15 (quinze) dias.

8.7 – No ato da posse o candidato deverá apresentar declaração, sob as penas da lei, de que não detém cargo ou função pública em órgão ou entidade da administração direta ou indireta da União Federal, de Estados, do Distrito Federal e de Municípios que cause incompatibilidade com o cargo/função a que foi nomeado (art. 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal de 1988).

8.8 - O ingresso no serviço público municipal do candidato aprovado far-se-á na classe A do respectivo cargo/função.

8.9 - Será considerado desistente, perdendo a vaga respectiva, o candidato aprovado que:

a) não se apresentar no prazo fixado pelo Edital de convocação;

b) não se apresentar para tomar posse no prazo fixado;

c) não comprovar os requisitos exigidos para provimento do cargo;

d) não for considerado apto no exame médico-pericial ou na avaliação da compatibilidade da respectiva deficiência com as exigências para execução das tarefas do cargo/função de nomeação;

e) não apresentar a documentação comprobatória necessária para posse no cargo/função.

8.10 – A classificação dos candidatos portadores de necessidades especiais será feita separada e assegurada aos aprovados a nomeação alternada, uma para o deficiente e outra para os demais candidatos, até que sejam nomeados todos os candidatos classificados para as vagas destinadas a essa modalidade de provimento.

8.11 – Os candidatos empossados e que entrarem em exercício só adquirirão a estabilidade após a avaliação especial de desempenho durante o período do estágio probatório de 3 (três) anos, de acordo com a legislação vigente.

8.12 - O candidato nomeado e empossado que não entrar no exercício será exonerado do cargo/função de investidura.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 – O Concurso Público objeto deste Edital será executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC, sendo a ela delegadas as atribuições referentes ao Concurso, pela CCP.

9.2 - A inscrição implicará ao candidato conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste edital e demais instrumentos normativos do Concurso, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

9.3 – O candidato será o único responsável pela tomada de conhecimento das atribuições do cargo e, também, das datas, locais, horários e procedimentos pertinentes às várias etapas do Concurso Público.

9.4 - O prazo de validade do Concurso será de 2 (dois) anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

9.5 - Na hipótese de abertura de novas vagas, por criação ou vacância para os cargos/funções oferecidos e durante a vigência do Concurso, por necessidade da Prefeitura Municipal, serão nomeados os candidatos aprovados, obedecida rigorosamente à ordem de classificação, até o quantitativo estabelecido em lei para o Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

9.6 - O candidato será responsável pelo preenchimento, exatidão e atualização, junto à FAPEC, dos dados constantes em sua Ficha de Inscrição, durante a realização do Concurso, em especial do endereço residencial e, após sua classificação, junto à Prefeitura Municipal.

9.7 - Não será fornecido documento comprobatório de participação ou classificação no Concurso, valendo para esse fim a publicação no órgão oficial do Município.

9.8 - A verificação, em qualquer época, de declaração ou de apresentação de documentos falsos ou a prática de atos dolosos pelo candidato, importará na anulação de sua inscrição e de todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de outros procedimentos legais.

9.9 - Não será efetivada a posse de candidato aprovado que tenha sido condenado por sentença transitada em julgado ou demitido do serviço público por qualquer órgão ou entidade da União, de Estados, do Distrito Federal ou de Municípios, de qualquer dos seus Poderes.

9.10 - Os candidatos poderão dirimir dúvidas relativas ao concurso, através dos telefones (67) 3346-3278, 3346-2679, 3346-8090 ou ainda pelo site www.fapec.org.

9.11 - As disposições deste Edital poderão ser alteradas ou complementadas, enquanto não efetivado o fato respectivo, através da publicação do Edital correspondente.

9.12 - Os casos omissos e as dúvidas que surgirem na interpretação deste Edital serão apreciados pela CCP.

Nova Andradina/MS, ____ de fevereiro de 2007.

ROBERTO HASHIOKA SOLER
Prefeito Municipal

ANEXO I – DOS CARGOS/FUNÇÕES, REQUISITOS, VAGAS, LOTAÇÃO, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS.

A – CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR

CARGOS

FUNÇÕES

ESCOLARIDADE / ÁREA DE ATUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO

PROVIMENTO

V
E
N
C
I
M
E
N
T
O
(R$)

CARGA HORÁRIA SEMANAL

PRIORITÁRIO

RESERVA

LOTAÇÃO

LOTAÇÃO

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I

C
O

Gestor de Serviços Organizacionais

Arquiteto

Nível Superior com Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Gestor de Ações Sociais

Assistente Social

Nível Superior com Graduação em Serviço Social

1

0

0

2

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Assistente Social

Nível Superior com Graduação em Serviço Social

1

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Auditor de Tributos Municipais

Auditor de Tributos Municipais

Nível Superior com Graduação em Administração, ou Economia, ou Ciências Contábeis ou Direito

1

0

0

1

0

0

1.092,96(*)

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Biólogo

Nível Superior com Graduação em Biologia

0

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Biomédico

Nível Superior com Graduação em Biomedicina

0

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Saúde Pública

Enfermeiro

Nível Superior com Graduação em Enfermagem

1

1

0

2

0

0

1.214,40

40 h/s

Gestor de Serviços Organizacionais

Engenheiro Civil

Nível Superior com Graduação em Engenharia Civil

2

0

0

2

0

0

1.092,96

40 h/s

Gestor de Serviços Organizacionais

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Nível Superior com Graduação em Engenharia – Especialização em Segurança do Trabalho

1

0

0

0

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Farmacêutico-Bioquímico

Nível Superior com Graduação em Farmácia, habilitação em Bioquímica

0

0

0

2

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Fiscal de Vigilância Sanitária

Nível Superior com Graduação em Farmácia-Bioquímica ou Medicina Veterinária

1

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Fisioterapeuta

Nível Superior com Graduação em Fisioterapia

1

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Gestor de Ações Sociais

Fonoaudiólogo

Nível Superior com Graduação Fonoaudiologia

1

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Fonoaudiólogo

Nível Superior com Graduação Fonoaudiologia

1

0

0

2

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Cardiologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Dermatologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Endocrinologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Gastroenterologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Ginecologia

1

0

0

1

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Medicina do Trabalho

1

0

0

1

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Neurologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Oftalmologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Ortopedia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Otorrinolaringologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Pediatra

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Psiquiatria

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Radiologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Especialização em Urologia

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Auditoria Médica

1

0

0

0

0

0

1.214,40(**)

20 h/s

Profissional de Saúde Pública

Médico

Nível Superior com Graduação em Medicina – Clínica Geral – PSF

3

2

0

1

0

0

2.428,80(***)

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Médico Veterinário

Nível Superior com Graduação em Medicina Veterinária

1

0

0

0

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Nutricionista

Nível Superior com Graduação em Nutrição

0

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Saúde Pública

Odontólogo

Nível Superior com Graduação em Odontologia

1

1

0

1

1

0

1.214,40

20 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Psicólogo

Nível Superior com Graduação em Psicologia

1

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

Profissional de Serviços de Saúde

Terapeuta Ocupacional

Nível Superior com Graduação em Terapia Ocupacional

1

0

0

1

0

0

1.092,96

40 h/s

(*) Pode ser acrescido de produtividade fiscal; (**) Pode ser acrescido do adicional de incentivo à produtividade; (***) Pode ser acrescido do adicional de dedicação exclusiva e do adicional de incentivo à produtividade, todos conforme regulamentação específica.

B – CARGOS/FUNÇÕES DE PROFESSOR

CARGOS

FUNÇÕES

ESCOLARIDADE / ÁREA DE ATUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO

PROVIMENTO

V
E
N
C
I
M
E
N
T
O
(R$)

CARGA HORÁRIA SEMANAL

PRIORITÁRIO

RESERVA

 LOTAÇÃO 

 LOTAÇÃO 

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

Profissional de Educação

Professor - Educação Infantil

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Educação Infantil, ou Normal Superior, com habilitação em Educação Infantil

8

2

2

7

2

1

670,33(***)

20 h/s

Profissional de Educação

Professor - 1ª a 5ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Séries Iniciais, ou Curso de Graduação com Licenciatura em Normal Superior, habilitação em Séries Iniciais

5

10

3

5

5

2

670,33(***)

20 h/s

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Ciências Biológicas

2

2

1

2

2

0

670,33(***)

22 h/s

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Educação Artística ou Artes Visuais

2

2

1

2

2

0

670,33(***)

22 h/s

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Educação Física

2

2

1

2

2

0

670,33(***)

22 h/s

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Geografia

2

2

1

2

2

0

670,33(***)

22 h/s

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em História

2

2

2

2

2

1

670,33(***)

22 h/s

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Letras, habilitação em Inglês

2

0

0

0

0

0

670,33(***)

22 h/s

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa

3

3

2

2

3

0

670,33(***)

22 h/s

Profissional de Educação

Professor - 6 a 9ª séries

Nível Superior, Graduação com Licenciatura em Matemática

3

3

2

2

3

0

670,33(***)

22 h/s

(***) A remuneração corresponde ao vencimento acrescido do adicional de incentivo ao magistério, equivalente a 50% do vencimento-base (R$446,89)

C – CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL MÉDIO

CARGOS

FUNÇÕES

ESCOLARIDADE / ÁREA DE ATUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO

PROVIMENTO

V
E
N
C
I
M
E
N
T
O
(R$)

CARGA HORÁRIA SEMANAL

PRIORITÁRIO

RESERVA

LOTAÇÃO

LOTAÇÃO

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

Técnico de Serviços de Saúde

Agente de Inspeção Sanitária

Nível Médio e capacitação específica para a função

2

0

0

4

0

0

397,76

40 h/s

Assistente Técnico-Administrativo

Almoxarife

Nível Médio

1

0

0

1

0

0

367,84

40 h/s

Assistente Técnico-Administrativo

Assistente Administrativo

Nível Médio

5

0

0

7

0

0

367,84

40 h/s

Assistente de Apoio Social

Assistente de Apoio Social

Nível Médio

5

0

0

7

0

0

367,84

40 h/s

Assistente de Apoio Social

Assistente de Atividades Educacionais

Nível Médio

4

3

3

0

2

2

367,84

40 h/s

Assistente de Apoio Social

Assistente de Museu

Nível Médio

1

0

0

2

0

0

367,84

40 h/s

Técnico de Serviços de Saúde

Auxiliar de Enfermagem

Nível Médio e capacitação específica para a função

2

1

1

0

2

2

397,76

40 h/s

Fiscal Municipal de Trânsito

Fiscal Municipal de Trânsito

Nível Médio e CNH modelo "C"

2

0

0

3

0

0

429,44(*)

40 h/s

Fiscal de Posturas Municipais

Fiscal de Posturas Municipais

Nível Médio

2

0

0

4

0

0

429,44(*)

40 h/s

Fiscal de Tributos Municipais

Fiscal de Tributos Municipais

Nível Médio

1

0

0

2

0

0

429,44(*)

40 h/s

Assistente de Apoio Social

Instrutor Profissionalizante - Informática

Nível Médio e capacitação específica para a função ou experiência de no mínimo 2 anos em tarefas da função

5

1

0

5

0

0

367,84

30 h/s

Assistente de Apoio Social

Monitor de Creche

Nível Médio

3

0

0

2

0

0

367,84

40 h/s

Assistente de Apoio Social

Monitor de Educação Infantil

Nível Médio

3

0

0

2

0

0

367,84

40 h/s

Técnico de Serviços de Saúde

Técnico de Higiene Dental

Nível Médio e capacitação específica para a função

1

0

0

1

0

0

397,76

40 h/s

Técnico de Serviços de Saúde

Técnico de Laboratório

Nível Médio e capacitação específica para a função

1

0

0

1

0

0

397,76

40 h/s

Técnico de Serviços de Saúde

Técnico de Radiologia

Nível Médio e capacitação específica para a função

1

0

0

1

0

0

397,76

24 h/s

Técnico de Serviços de Saúde

Técnico de Segurança do Trabalho

Nível Médio

1

0

0

0

0

0

397,76

40 h/s

(*) Pode ser acrescido do adicional de produtividade fiscal, conforme regulamentação específica

D – CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

CARGOS

FUNÇÕES

 ESCOLARIDADE / ÁREA DE ATUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO

PROVIMENTO

V
E
N
C
I
M
E
N
T
O
(R$)

CARGA HORÁRIA SEMANAL

PRIORITÁRIO

RESERVA

LOTAÇÃO

LOTAÇÃO

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

Agente Administrativo

Agente Administrativo

Nível Fundamental Completo

3

3

0

5

0

2

360,84

40 h/s

Auxiliar de Serviços de Saúde

Agente Comunitário de Saúde

Nível Fundamental Completo e capacitação específica

80

12

0

(***)

0

0

360,84

40 h/s

Agente de Apoio Social

Agente de Apoio Social

Nível Fundamental Completo

1

0

0

2

0

0

360,84

40 h/s

Agente de Serviços de Saúde

Agente de Endemias

Nível Fundamental Completo

4

0

0

6

0

0

360,84

40 h/s

Agente de Serviços de Saúde

Agente de Serviços de Saúde

Nível Fundamental Completo

4

0

0

4

0

0

360,84

40 h/s

Agente de Apoio Social

Agente de Transporte Escolar

Nível Fundamental Completo

12

0

0

3

0

0

360,84

40 h/s

Agente de Apoio Social

Agente-Auxiliar de Creche

Nível Fundamental Completo

10

0

0

10

0

0

360,74

40 h/s

Agente de Serviços de Saúde

Auxiliar de Laboratório

Nível Fundamental Completo

1

0

0

1

0

0

360,84

40 h/s

Agente de Serviços de Saúde

Auxiliar de Consultório Dentário

Nível Fundamental Completo e capacitação específica

3

2

0

3

0

0

360,84

40 h/s

Auxiliar de Serviços de Saúde

Auxiliar de Serviços de Saúde

Nível Fundamental Completo

3

1

0

3

1

0

360,84

40 h/s

Agente de Apoio Social

Inspetor de Alunos

Nível Fundamental Completo

5

0

0

10

0

0

360,84

40 h/s

Agente de Apoio Social

Merendeira

Nível Fundamental Completo

5

3

2

3

0

0

360,84

40 h/s

Agente Administrativo

Recepcionista

Nível Fundamental Completo

2

1

0

1

1

0

360,84

40 h/s

(***) As vagas da área urbana são distribuídas por microáreas. O candidato deverá optar pela região onde reside, conforme discrimina o Anexo IV, deste Edital.

E – CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO – 4ª SÉRIE

CARGOS

FUNÇÕES

ESCOLARIDADE / ÁREA DE ATUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO

PROVIMENTO

V
E
N
C
I
M
E
N
T
O
(R$)

CARGA HORÁRIA SEMANAL

PRIORITÁRIO

RESERVA

LOTAÇÃO

LOTAÇÃO

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

G
E
R
A
L
/
U
R
B
A
N
A

C
A
S
A

V
E
R
D
E

G
L
E
B
A

A
N
G
I
C
O

Auxiliar de Serviços Básicos

Auxiliar de Serviços Básicos

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

15

10

5

15

5

2

352,00

40 h/s

Auxiliar de Serviços Básicos

Copeiro

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

2

0

0

2

2

0

352,00

40 h/s

Auxiliar de Serviços Básicos

Coveiro

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

2

0

0

0

0

0

352,00

40 h/s

Agente de Serviços Especializados

Eletricista

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

1

0

0

1

0

0

429,44

40 h/s

Auxiliar de Serviços Básicos

Gari

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

20

0

0

10

0

0

352,00

40 h/s

Auxiliar de Serviços Especializados

Lavador

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

1

0

0

1

0

0

367,84

40 h/s

Auxiliar de Serviços Especializados

Lubrificador

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

1

0

0

1

0

0

367,84

40 h/s

Agente de Serviços Especializados

Mecânico

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

2

0

0

2

0

0

429,44

40 h/s

Agente de Serviços Especializados

Motorista de Ambulância

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série, CNH modelo "D" com 1 (um) ano de emissão

1

1

0

1

1

0

429,44

40 h/s

Agente de Serviços Especializados

Motorista de Ônibus

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série, CNH modelo "D" com 1 (um) ano de emissão

10

2

1

5

0

0

429,44

40 h/s

Agente de Serviços Especializados

Motorista de Veículo de Carga

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série, CNH modelo "D" com 1 (um) ano de emissão

1

0

0

2

0

0

429,44

40 h/s

Auxiliar de Serviços Especializados

Motorista de Veículo Leve

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série, CNH modelo "C" com 1 (um) ano de emissão

2

1

0

1

1

0

367,84

40 h/s

Agente de Serviços Especializados

Operador de Máquinas e Equipamentos (Trator de Pneu, Pá Carregadeira ou Motoniveladora)

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série, CNH modelo "D" com 1 (um) ano de emissão

3

0

0

3

0

0

429,44

40 h/s

Auxiliar de Serviços Básicos

Vigia

Nível Fundamental Incompleto - 4ª série

8

1

2

7

1

1

352,00

40 h/s

ANEXO II – DAS ATRIBUIÇÕES

A – CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR

CARGOS

FUNÇÕES

ATRIBUIÇÕES

Gestor de Serviços Organizacionais

Arquiteto

Elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações. Fiscaliza e executa obras e serviços, desenvolve estudos de viabilidade financeira, econômica, ambiental. Assessoramento no estudo e estabelecimento de políticas de gestão.

Gestor de Ações Sociais

Assistente Social

Prestar serviços de âmbito social a indivíduos e grupos, identificando e analisando problemas e necessidades materiais, psíquicas e de outra ordem e aplicando métodos e processos básicos do serviço social, para prevenir ou eliminar desajustes de natureza biopsicossocial e promover a integração ou a reintegração dessas pessoas à sociedade. Elaborar, executar e analisar projetos sociais. Implementar as políticas sociais no município (criança, adolescente, idoso, portadores de necessidades especiais, etc). Criar organizações comunitárias e fortalecer as já existentes. Executar outras tarefas afins, nas respectivas áreas de atuação.

Profissional de Serviços de Saúde

Assistente Social

Atuar em serviços de âmbito social na área de saúde pública, identificar e analisar problemas e necessidades materiais e de outra ordem de pacientes e familiares, aplicando métodos e processos básicos do serviço social, para prevenir ou eliminar desajustes de natureza biopsicossocial; promover a integração ou reintegração de pessoas à sociedade; implementar programas de ação básica em comunidade nos campos social, valendo-se da análise dos recursos e das carências sócio-econômicas dos indivíduos e da comunidade em estudo.

Auditor de Tributos Municipais

Auditor de Tributos Municipais

Fiscalizar do recolhimento de impostos de competência do Município; aplicar a legislação tributária no âmbito de competência do Município; orientar os contribuintes que atuam em atividades econômicas, quanto a aplicação e observância da legislação; realizar auditorias para fins tributários; elaborar relatórios técnicos e emitir notificações e autos de infração.

Profissional de Serviços de Saúde

Biólogo

Realizar pesquisas sobre todas as formas de vida, efetuando estudos e experiência com espécimes biológicos, para incrementar os conhecimentos científicos e descobrir suas aplicações em vários campos, como medicina e áreas afins, no atendimento dos serviços da Prefeitura.

Profissional de Serviços de Saúde

Biomédico

Realizar pesquisas sobre todas as formas de vida, efetuando estudos e experiência com espécimes biológicos, para incrementar os conhecimentos científicos e descobrir suas aplicações em vários campos, como medicina e áreas afins, classificando-os, para permitir o estudo da evolução e das doenças das espécies e outras questões.

Profissional de Saúde Pública

Enfermeiro

Executar atividades de enfermagem junto a pacientes; desenvolver procedimentos e mecanismos de educação sanitária junto a pacientes e população; executar atividades auxiliares ao médico, no tratamento de doentes; aplicar medicamentos; organizar, orientar e supervisionar serviços de enfermagem na sua unidade de atuação; elaborar relatórios e pareceres técnicos.

Gestor de Serviços Organizacionais

Engenheiro Civil

Coordenar, supervisionar, planejar, orientar, realizar vistoria e fiscalização de obras e executar tarefas inerentes às atividades de construção, restauração, reparo, reforma, operação, conservação, manutenção de vias públicas; elaborar projetos de construção e reforma de prédios municipais, fiscalizar e medir obras públicas, realizar perícias, avaliações e emissão de laudos de obras civis em geral; coordenar a implantação de conjuntos habitacionais e de medidas visando ao desenvolvimento de política habitacional; fiscalizar e executar serviços técnicos concernentes aos problemas de erosão, recuperação de solos, conservação e recuperação da cobertura florestal para proteção de nascentes e matas ciliares e de saneamento; controlar, avaliar e fiscalizar custos operacionais do setor de obras públicas e habitação.

Gestor de Serviços Organizacionais

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Assessorar órgãos e agentes municipais em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material, métodos e processos de trabalho, para determinar as necessidades de empregos de métodos ou instrumentos no campo da prevenção de acidentes; verificar a aplicação de dispositivos especiais de segurança, como óculos de proteção, cintos de segurança, vestuário especial, máscara e outros, determinando aspectos técnicos funcionais e demais características, para prevenir ou diminuir a possibilidade de acidentes; elaborar e executar campanhas educativas sobre prevenção de acidentes, organizando palestras e divulgações nos meios de comunicação, distribuindo publicações e outro material informativo para conscientizar trabalhadores e o público, em geral.

Profissional de Serviços de Saúde

Farmacêutico-Bioquímico

Realizar assistência técnica à farmácia municipal; Acompanhar e controlar a distribuição de medicamentos; manipular fórmulas e preparar análises de medicamentos; executar métodos de análise aplicáveis e materiais biológicos; executar exames laboratoriais, análises químicas, análises microbiológicas e imunológicas, exames de matérias-primas utilizadas na fabricação e conservação de alimentos; emitir laudos técnicos e notificações sobre irregularidades.

Profissional de Serviços de Saúde

Fiscal de Vigilância Sanitária

Realizar atividades: de fiscalização na área de vigilância sanitária e orientação técnica; -de fiscalização em locais e estabelecimentos na sua área específica; de aplicação de legislação pertinente à área de vigilância sanitária; de proposição de medidas corretivas de saúde pública às unidades de saúde; de elaboração de relatórios técnicos.

Profissional de Serviços de Saúde

Fisioterapeuta

Realizar a aplicação de agentes físicos e de movimentos na recuperação de incapacidades orgânicas; aplicar métodos e técnicas fisioterápicas adequadas para a cura de doença e lesões ou para o desenvolvimento de capacidades remanescentes; emitir de laudos técnicos.

Gestor de Ações Sociais

Fonoaudiólogo

Realizar diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação da comunicação oral e escrita; prestar orientação técnica para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança e do jovem; emitir laudos técnicos, nas respectivas áreas de atuação.

Profissional de Serviços de Saúde

Fonoaudiólogo

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Cardiologia

Atuar, conforme sua especialização, prestando assistência médica em postos de saúde e demais unidades assistenciais da Secretaria Municipal de Saúde; elaborar, executar e avaliar planos, programas e subprogramas de saúde pública; atuar na recuperação da saúde humana; realizar exames clínicos e diagnósticos de doenças; prescrição e tratamento para cura de enfermidades e avaliação de resultados; medicina preventiva; realizar visitas domiciliares, consultas médicas e orientação médico-sanitária.

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Dermatologia

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Endocrinologia

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Gastroenterologia

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Ginecologia

Profissional de Saúde Pública

Médico - Especialização em Medicina do Trabalho

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Neurologia

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Oftalmologia

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Ortopedia

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Otorrinolaringologia

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Pediatra

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Psiquiatria

Profissional de Saúde Pública

Médico – Especialização em Radiologia

Profissional de Saúde Pública

Graduação em Medicina – Especialização em Urologia

Profissional de Saúde Pública

Graduação em Medicina – Auditoria Médica

Profissional de Saúde Pública

Médico – Clínica Geral – PSF

Atuar, com dedicação exclusiva, junto a equipes do Programa de Saúde da Família, prestando assistência médica na recuperação da saúde humana; realizar exames clínicos e diagnósticos de doenças; prescrever tratamento para cura de enfermidades e avaliação de resultados; promover medicina preventiva e realizar visitas domiciliares, consultas médicas e orientação médico-sanitária à população da área atendida pela respectiva equipe.

Profissional de Serviços de Saúde

Médico Veterinário

Supervisionar e coordenar equipes de trabalho; realizar as atividades de fiscalização na área de vigilância sanitária e orientação técnica; fiscalizar locais e estabelecimentos na sua área de competência; realizar a inspeção sanitária, conforme legislação pertinente e atividades de natureza técnica, relacionadas à prevenção e ao tratamento de animais, envolvendo planejamento e execução de programas; supervisionar a manutenção e manejo de equipamentos, bem como prestar assistência em atividades inerentes à sua área de atuação, observando normas técnicas.

Profissional de Serviços de Saúde

Nutricionista.

Identificar e analisar hábitos alimentares e deficiências nutritivas nos indivíduos visando suprir as deficiências diagnosticadas e elaborar programas de alimentação básica para as pessoas atendidas; acompanhar e elaborar cardápios e dietas estabelecidos; supervisionar serviços de alimentação, visitando unidades para o acompanhamento dos programas e averiguar o cumprimento de normas; executar programas que visem a melhoria das condições de vida da comunidade no que se refere a difundir hábitos alimentares mais adequados, de higiene e de educação; participar do planejamento de área física de cozinhas, depósitos, refeitórios e copas, aplicando princípios concernentes a aspectos funcionais e estéticos; elaborar previsões de consumo de gêneros alimentícios, calculando e determinando as quantidades necessárias à execução dos serviços de nutrição, bem como estimando os respectivos custos.

Profissional de Saúde Pública

Odontólogo

Executar e coordenar os trabalhos relativos a diagnóstico e tratamento de afecções da boca, dentes e região maxilofacial, utilizando processo clínicos e instrumentos adequados, para manter ou recuperar a saúde oral; proceder ao atendimento odontológico preventivo à comunidade através de postos fixos ou ambulantes com serviços odontológicos; colaborar nos programas relacionados com a higiene bucal.

Profissional de Serviços de Saúde

Psicólogo

Estudar e avaliar indivíduos que apresentam distúrbios psíquicos ou problemas de comportamento social, elaborando e aplicando técnicas psicológicas apropriadas, para orientar-se no diagnóstico e tratamento; desenvolver trabalhos psicoterápicos, a fim de restabelecer os padrões normais de comportamento e relacionamento humano; atender aos pacientes da rede municipal de saúde, avaliando-os e empregando técnicas psicológicas adequadas, para contribuir no processo de tratamento médico.

Profissional de Serviços de Saúde

Terapeuta Ocupacional

Habilitar e/ou reabilitar, a partir das próprias atividades do cotidiano, os indivíduos com necessidades particulares e especiais; estudar, discutir e propor condições para uma qualidade de vida digna dos indivíduos, dentro de preceitos éticos, morais e sociais justos; desenvolver a habilidade dos indivíduos de conhecer-se, pelo desenvolvimento da percepção de si próprio no contexto dos outros, para possibilitar a satisfação pela inserção do indivíduo ou dos grupos na sociedade produtiva; atuar nas áreas psíquicas, física e social, atendendo pessoas nas diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos), tanto normais como indivíduos com necessidades especiais.

B – CARGOS/FUNÇÕES DE PROFESSOR

CATEGORIA FUNCIONAL

FUNÇÕES

ATRIBUIÇÕES

Profissional de Educação

Professor - Educação Infantil

Exercer as funções de magistério, as atividades de docência de suporte pedagógico. Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano de ensino da escola. Elaborar planos de aula. Participar de cursos de treinamento, aperfeiçoamento, atualização e outros. Participar de outros eventos propostos pela escola e/ou Secretaria Municipal de Educação.

Profissional de Educação

Professor - 1ª a 5ª séries

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries/Ciências Biológicas

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries/Educação Artística ou Arte Visuais

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries/Educação Física

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries/Geografia

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries/História

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries/Letras-Inglês

Profissional de Educação

Professor – 6ª a 9ª séries/Letras-Língua Portuguesa

Profissional de Educação

Professor - 6 a 9ª séries/Matemática

C – CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL MÉDIO

CARGOS

FUNÇÕES

ATRIBUIÇÕES

Técnico de Serviços de Saúde

Agente de Inspeção Sanitária

Executar atividades envolvendo a inspeção de ambientes e estabelecimentos de alimentação pública, verificando o cumprimento das normas de higiene sanitária contidas na legislação em vigor; proceder à fiscalização dos estabelecimentos de venda de gêneros alimentícios, inspecionando a qualidade, o estado de conservação e as condições de armazenamento dos produtos oferecidos ao consumo; inspecionar estabelecimentos que fabricam ou manuseiam alimentos verificando condições de higiene das instalações, dos equipamentos e das pessoas que manipulam os alimentos; colher amostras de gêneros alimentícios para análise em laboratório, quando for o caso; providenciar a interdição da venda de alimentos impróprios ao consumidor; executar outras atribuições correlatas.

Assistente Técnico-Administrativo

Almoxarife

Executar trabalhos de recebimento, estocagem, distribuição, registro e controle de materiais do almoxarifado; verificar posição do estoque, avaliando periodicamente o volume de materiais; controlar o recebimento de material comprado, conforme notas e especificações, organizar o armazenamento e zelar pela conservação do material; promover levantamento e controle do estoque de itens indispensáveis às atividades da Prefeitura; executar serviços de controle de material em almoxarifado e zelar pela guarda de bens recolhidos em depósitos, armazéns e almoxarifados.

Assistente Técnico-Administrativo

Assistente Administrativo

Redigir a correspondência e documentos de rotina, observando os padrões estabelecidos de forma e estilo para assegurar o funcionamento do sistema de comunicação interna e externa; executar serviços de cadastro, fichário, arquivo e digitação; executar serviços de revisão de textos e expedientes em geral, promovendo os devidos controles; escriturar fichas financeiras e extrair guias e requisições; executar serviços de apoio às atividades educacionais; executar serviços relativos às áreas de pessoal, material, apoio administrativo, organização e métodos; secretariar autoridades; executar outras tarefas de apoio administrativo.

Assistente de Apoio Social

Assistente de Apoio Social

Colaborar no planejamento de políticas públicas de impacto direto e indireto na área de assistência social e participar da implementação, realização de reuniões e contatos internos e externos para implementação de ações de promoção da cidadania e da inclusão social; colaborar nas ações de articulação com as famílias assistidas nas unidades da Prefeitura Municipal; executar ações para a criação e desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes em crianças e adolescentes; orientar munícipes sobre os serviços prestados, manter atualizado registros e arquivos dos usuários; executar outras atribuições correlatas.

Assistente de Apoio Social

Assistente de Atividades Educacionais

Colaborar do planejamento de políticas públicas de impacto direto e indireto na área de educação e participar da implementação, realização de reuniões e contatos internos e externos para implementação de ações de promoção da educação; executar atividades burocráticas de administração de pessoal, material e patrimônio, de controle de freqüência dos servidores, de instrução processual e orientação sobre os serviços prestados, manutenção e atualização de registros e arquivos dos usuários; executar outras atribuições correlatas.

Assistente de Apoio Social

Assistente de Museu

Recepcionar e prestar serviços de apoio a visitantes de museus; fornecer informações e conferir documentos e idoneidade de visitante, notificando seguranças sobre presenças estranhas; supervisionar e cuidar da integridade dos acervos expostos (telas, esculturas, fotografias, mobiliário, peças, etc); monitorar visitantes ou grupo de pessoas nas dependências destinadas a visitação; proteger o patrimônio da unidade; responsabilizar-se pelas chaves da unidade, que lhe forem confiadas; exercer o controle de entrada e saída de pessoas da unidade, inclusive de servidores que estejam ou não de plantão; registrar, em livro próprio, as ocorrências diárias e exercer vigilância das áreas de exposições nos horários estipulados, controlando a entrada e a saída de material.

Técnico de Serviços de Saúde

Auxiliar de Enfermagem

Orientar e acompanhar os trabalhos de enfermagem em grau auxiliar, e participar do planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente: executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro e participar da orientação e supervisão de trabalhos de enfermagem em grau auxiliar e compor a equipe de saúde; executar outras atividades correlatas ao cargo.

Fiscal Municipal de Trânsito

Fiscal Municipal de Trânsito

Fiscalizar e organizar e as operações de veículos de transporte de passageiros ou de cargas no território do Município; examinar veículos e atender usuários; fiscalizar o trânsito e emitir notificações de multas por transgressão da legislação do trânsito nas vias urbanas do Município, conforme designação específica; elaborar e preencher relatórios e realizar estatística de tráfego e trânsito.

Fiscal de Posturas Municipais

Fiscal de Posturas Municipais

Fiscalizar as posturas e medidas de polícia administrativa, relacionadas aos costumes, à segurança e ordem publica, ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços e feiras-livres e à poluição do meio ambiente; fiscalizar a higiene das vias e logradouros públicos; diversões públicas, barracas ou aparelhos e dispositivos de diversão em logradouros públicos sem autorização e a poluição sonora provocada em bares, clubes, casas noturnas e igrejas; manutenção e atualização de cadastro de feirantes; controle do horário de carga e descarga dos produtos expostos para venda; orientar a emissão de autos de infração e notificações sobre essas matérias.

Fiscal de Tributos Municipais

Fiscal de Tributos Municipais

Fiscalizar o recolhimento de impostos de competência do Município; aplicar a legislação tributária no âmbito de competência do Município; prestar orientação técnica aos contribuintes e atividades econômicas, quanto a aplicação da legislação e fiscalização tributária; elaborar relatórios técnicos; emissão de autos de infração, conforme legislação municipal; orientar e atender contribuintes.

Assistente de Apoio Social

Instrutor Profissionalizante - informática

Planejar e desenvolver situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área de informática; avaliar processo ensino-aprendizagem; elaborar material pedagógico; sistematizar estudos, informações e experiências sobre o ensino de informática; garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino-aprendizagem; fazer registros de documentação de oficinas.

Assistente de Apoio Social

Monitor de Creche

Atuar em unidade de educação infantil para atendimento e desenvolvimento integral de crianças, executando tarefas vinculadas às atribuições de definição de cardápios e preparação de refeições, sob orientação de Nutricionista; Auxiliar na promoção do desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Participação na elaboração do plano de ensino da creche. Participação em cursos de treinamento, aperfeiçoamento, atualização e outros. Participação em outros eventos propostos pela escola e/ou órgão gerenciador.

Assistente de Apoio Social

Monitor de Educação Infantil

Realizar procedimentos de higiene infantil, banho, escovação e de oferecer preparar mamadeiras, papinhas, mingaus e sucos para crianças; executar os trabalhos de servir refeições, lanches, merenda e outros tipos de alimentação para crianças; dar alimentação e mamadeiras às crianças; manter as instalações de uso das crianças devidamente arrumadas e limpas, especialmente em relação à proteção e segurança no uso de brinquedos e material didático-pedagógico.

Técnico de Serviços de Saúde

Técnico de Higiene Dental

Elaborar escala de trabalho com a equipe; participar do treinamento do auxiliar odontológico; participar dos programas educativos e preventivos de saúde bucal; participar nos levantamentos e estudos epidemiológicos; orientar o paciente ou grupo de pacientes e seus responsáveis sobre prevenção e tratamento das doenças bucais; realizar demonstrações de técnicas de escovação (instrução de higiene); responder pelas atividades rotineiras da clínica, na ausência do cirurgião dentista; supervisionar e auxiliar a conservação e manutenção dos equipamentos odontológicos e acessórios; realizar a remoção de indultos, placa e cálculos supra gengivais; proceder à limpeza e à anti-sepsia do campo operatório antes e após os atos cirúrgicos; executar a aplicação tópica de produtos de prevenção de cárie dental; preparar a solução de flúor, conforme necessidade; inserir, condensar e esculpir os materiais restauradores; polir as restaurações executadas; remover suturas; fazer orientações pós-intervenções odontológicas; organizar pacientes para atendimento; controlar o tempo de validade dos medicamentos; fazer controle de estoque e pedido de material; esterilizar os materiais e instrumentos; organizar e repor material clínico instrumental, arquivo e expediente; registrar as atividades; participar de reuniões administrativas; participar de avaliações de desempenho setoriais e institucionais.

Técnico de Serviços de Saúde

Técnico de Laboratório

Desenvolver atividades técnicas de laboratório, realizando exames através da manipulação de aparelhos de laboratório e por outros meios, para possibilitar o diagnóstico, o tratamento ou a prevenção de doenças; elaborar rotinas para o preparo de pacientes, observando a natureza do exame a ser realizado, coleta de materiais físicos, químicos e biológicos para possibilitar realizações de exames, manipulação de aparelhos de laboratórios e outros meios de possibilitar o diagnóstico, o tratamento ou a prevenção de doença, limpeza, conservação e manutenção de aparelhos e utensílios do laboratório, realização de exames laboratoriais através de equipamentos e aparelhos e outros meios com supervisão dos profissionais superiores, elaborar rotinas para o preparo de reagentes, observando as normas de biossegurança; preparar reativos segundo fórmulas estabelecidas, execução de métodos de análise aplicáveis a materiais biológicos e colaborar para prevenir complicações e intercorrências inerentes as atividades laboratoriais.

Técnico de Serviços de Saúde

Técnico de Radiologia

Selecionar filmes a serem utilizados, atendendo ao tipo de radiologia requisitada pelo médico, visando facilitar a execução do trabalho; colocar os filmes nos chassis, posicionando e fixando letras e números radiopacos no filme, para bater as chapas radiográficas; preparar o paciente nas posições corretas, medindo as distâncias para a focalização da área a ser radiografada, a fim de obter maior nitidez; acionar o aparelho de raio “x”, observando as instruções de funcionamento; encaminhar os chassis com o filme à câmara escura e efetuar a revelação da chapa; registrar o número de radiografias realizadas, discriminando tipos, regiões e requisitantes, para possibilitar a elaboração do boletim estatístico; controlar o estoque de filmes e de outros materiais do setor, verificando gastos, para assegurar a continuidade do serviço; operar qualquer tipo de máquina para a revelação, fixação e secagem de chapas radiográficas; executar outras atividades correlatas ao cargo.

Técnico de Serviços de Saúde

Técnico de Segurança do Trabalho

Executar atividades de segurança do trabalho e orientar o funcionamento do respectivo sistema, investigando riscos e causas de acidentes e analisando esquemas de prevenção, para garantir a integridade do pessoal do ambiente; examinar o uso de equipamentos e materiais de segurança, observando e orientando quanto a sua correta utilização, visando a proteção dos empregados contra acidentes de trabalho; participa de campanhas de prevenção de acidentes, segurança e higiene, fixando cartazes, avisos e ministrando palestras, a fim de promover a conscientização dos empregados para os objetivos da campanha; instrui os servidores formando grupos de emergência para combate a incêndio, segurança do trabalho e prevenção de acidentes, ministrando aulas práticas, visando proporcionar ao grupo, condições de ação imediata em situações imprevistas, bem como divulgar a programação de prevenção de acidentes e/ou doenças profissionais; inspeciona as instalações físicas dos prédios verificando o estado de conservação da construção e condições de segurança e detectando possíveis riscos de acidentes do trabalho e/ou incêndio; prepara o cadastramento de acidentes, utilizando dados contidos em formulários pertinentes, objetivando a emissão de relatórios.

D – CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

CARGOS

FUNÇÕES

ATRIBUIÇÕES

Agente Administrativo

Agente Administrativo

Executar serviços da rotina administrativa, envolvendo protocolo, recepção e distribuição de correspondências e reproduzir documentos em fotocopiadoras e outras tarefas correlatas; receber, conferir e registrar correspondências e providenciar a distribuição, entrega, arquivo e protocolo de correspondências e documentos; realizar serviços de digitação e lançamento de dados e informações em terminais de computador; executar serviços de controle de material em almoxarifado e colaborar na administração e guarda de materiais e bens recolhidos em depósitos, armazéns e almoxarifados; prestar o apoio às atividades de administração de pessoal, suprimento, transporte, patrimônio, sob orientação conforme as normas pertinentes; atender o telefone, encaminhar ligações e controlar a movimentação de pessoas nas dependências da repartição que trabalha; zelar para que os serviços de limpeza, segurança interna e recepção de pessoas do local de trabalho, sejam prestados conforme pactuação contratual e normas internas da repartição pública.

Auxiliar de Serviços de Saúde

Agente Comunitário de Saúde

Desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção as saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal: a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva; o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

Agente de Apoio Social

Agente de Apoio Social

Executar tarefas de registros, anotações, protocolos, arquivamento de documentos e papéis; classificar e organizar os expedientes, documentos de acordo com as normas recomendadas; auxiliar nas tarefas simples e rotineiras ligadas ao apoio administrativo e operacional da educação; executar tarefas vinculadas às atribuições de definição de cardápios e preparação de refeições para crianças, sob orientação de Nutricionista; controlar a guarda e conservação de gêneros alimentícios adquiridos e consumidos; manter instalações de uso das crianças devidamente arrumadas e limpas, especialmente em relação à proteção e segurança no uso de brinquedos e material didático-pedagógico.

Agente de Serviços de Saúde

Agente de Endemias

Realizar atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal. Orientam a comunidade para promoção da saúde; rastreiam focos de doenças específicas; realizam partos; promovem educação sanitária e ambiental; participam de campanhas preventivas; incentivam atividades comunitárias; promovem comunicação entre unidade de saúde, autoridades e comunidade; participam de reuniões profissionais. Executam tarefas administrativas.

Agente de Serviços de Saúde

Agente de Serviços de Saúde

Recepcionar paciente, preenchendo dados pessoais em prontuários, arrolando seus pertences e encaminhando-os para consulta; triar clientela, mantendo controle e atualização de informações, preenchendo formulários, prontuários, carteiras de vacinação e controle de saúde, efetuando aprazamento, lançando dados em formulários apropriados, fazendo encaminhamento aos serviços de saúde disponíveis e compatíveis; efetuar pós-consulta ao cliente, orientando e entregando medicamentos, conforme prescrição médica, aprazando retorno e prestando informações gerais sobre cuidados básicos de saúde; recepcionar pacientes e encaminhando-os para consulta; acompanhar pessoas aos diversos setores; transportar documentos e materiais aos setores a que as destinam; auxiliar nas atividades administrativas, efetuar controles específicos da área de saúde pública, organizar e manter arquivos e fichários de saúde.

Agente de Apoio Social

Agente de Transporte Escolar

Organizar e fiscalizar as operações dos ônibus de transporte escolar, quanto às condições de cumprimento dos horários, entre outros; prestar informações aos estudantes e sinalizar ao motorista sobre a entrada e saída de passageiros; comunicar à ocorrências com o veículo e auxiliar embarque e desembarque de estudantes no ônibus;

Agente de Apoio Social

Agente-Auxiliar de Creche

Auxiliar e apoiar a execução de tarefas vinculadas à preparação de refeições para crianças; realizar os serviços de limpeza e esterilização de pratos, talheres, mamadeiras, utensílios e vasilhames de cozinha e de preparação de refeições; executar os trabalhos de servir merenda e lanches, e outros tipos de alimentação; operar diversos tipos de aparelhos de preparação de alimentos e fogões; realizar serviços de limpeza de instalações.

Agente de Serviços de Saúde

Auxiliar de Laboratório

Desenvolver atividades auxiliares gerais de laboratório, limpando, conservando e guardando aparelhagem e utensílios, bem como ajudando na coleta dos materiais a serem analisados. Realização de atividades de auxílio ao técnico de laboratório e execução de outras atividades correlatas ao cargo.

Agente de Serviços de Saúde

Auxiliar de Consultório Dentário

Realizar atividades de auxílio ao cirurgião dentista no atendimento de pacientes em consultórios odontológicos; realizar de atividades destinadas à higienização de instrumentos e ambiente de trabalho; solicitar e controlar materiais; aplicar procedimentos destinados a identificar e acompanhar a evolução dos atendimentos ao paciente; desenvolver atividades de orientação e prevenção da saúde bucal, de forma individual e coletiva.

Auxiliar de Serviços de Saúde

Auxiliar de Serviços de Saúde

Realizar atividades de execução simples e rotineira, sob orientação, de atendimento de pessoas em ambulatórios e prestar serviços auxiliares de limpeza e conservação de instalações de atendimento à saúde; atuar na preparação e distribuição de alimentos.

Agente de Apoio Social

Inspetor de Alunos

Cuidar da segurança dos alunos nas dependências da escola; cumprir e fazer cumprir o regimento escolar e os horários de entrada e saída de alunos, bem como fiscalizar espaços de recreação, definindo limites nas atividades livres; recepcionar a pais de alunos, membros da comunidade escolar e visitantes, fornecendo informações e orientando as pessoas quanto suas necessidades na unidade escolar

Agente de Apoio Social

Merendeira

Executar tarefas inerentes ao preparo e distribuição de merendas; selecionar ingredientes, preparar refeições e distribuir os comensais; efetuar o controle do material existente no setor, discriminando-o por peças e respectivas quantidades, para manter o estoque e evitar extravios; receber ou recolher louça e talheres após as refeições, colocando-os no setor de lavagem, para determinar a limpeza dos mesmos; dispor quanto a limpeza da louça, talheres e utensílios empregados no preparo das refeições, providenciando sua lavagem e guarda para deixá-los em condições de uso imediato; manter a ordem, higiene e segurança do ambiente de trabalho observando as normas e instruções, para prevenir acidentes.

Agente Administrativo

Recepcionista

Executar atividades de atendimento ao público, oferecendo orientação e esclarecimentos, pessoalmente ou através de telefone e orientar as pessoas quanto à localização dos órgãos, unidades ou serviços dentro das dependências do da unidade que atua.

E – CARGOS/FUNÇÕES DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO – 4ª SÉRIE

CARGOS

FUNÇÕES

ATRIBUIÇÕES

Auxiliar de Serviços Básicos

Auxiliar de Serviços Básicos

Executar de serviços de carga e descarga de materiais, arrumação de materiais usados em obras, conforme arranjos físicos; execução de serviços de conservação, limpeza e remoção de detritos nos locais dos serviços; preparar terreno para instalação dos equipamentos e instrumental; transporte e/ou fornecimento de equipamento e instrumental; executar trabalhos braçais em geral, em especial, tapar buracos em vias públicas, mediante preparação e aplicação de camada de asfalto; executar ou auxiliar a execução de tarefas e trabalhos relacionados com as atividades-meio do órgão de lotação, nas atividades de limpeza e conservação de bens e instalações, respeitando as normas técnicas e os regulamentos do serviço.

Auxiliar de Serviços Básicos

Copeiro

Preparar e servir alimentos café e chá; realizar lavagem de louças, talheres e panelas; manter suprimento de roupa de mesa, pratos e talheres e outros complementos; operar aparelhos elétricos e outros de uso em copa ou cozinha: preparar vitaminas, e outras bebidas; verificar gêneros alimentícios para utilização em refeições; observar as normas de higiene e conservação de alimentos.

Auxiliar de Serviços Básicos

Coveiro

Executar atividades necessárias à administração de cemitérios; auxiliar nos serviços funerários, construir, preparar, limpar, abrir e fechar sepulturas; realizar sepultamento, exumar e cremar cadáveres, trasladar corpos e despojos. conservar cemitérios, máquinas e ferramentas de trabalho; zelar pela segurança de cemitério.

Agente de Serviços Especializados

Eletricista

Executar serviços de manutenção e instalação elétrica em rede de iluminação pública e prédios públicos, cabines, painéis de comando e equipamentos; apresentar soluções para as anormalidades ocorridas, a partir do resultado de inspeções e testes específicos; avaliar as condições de funcionamento e instalações, apresentando sugestões de melhorias; elaborar, implantar e acompanhar programas de manutenção elétrica, preventiva e corretiva.

Auxiliar de Serviços Básicos

Gari

Conservar a limpeza de logradouros públicos por meio de coleta de lixo, varrições, lavagens, pintura de guias, aparo de gramas etc; varrer vias públicas e calçadões e amontoar detritos e fragmentos; recolher o lixo em latões ou sacos plásticos; colocar o lixo no veículo compactador e lavar vias públicas após varrição e coleta; remover o lixo para depósitos e descarga; separar material para reciclagem, solicitando meios e tomando providências para a realização dos serviços.

Auxiliar de Serviços Especializados

Lavador

Executa de serviços de lavagem em geral, em veículos e máquinas; limpar e aspirar bancos e porta-malas; lavar área externa dos veículos; limpar janelas e vidros, pára-brisas e lavar assoalho de ônibus; operar elevadores; esfregar motor e lavar rodas, caixa e pára-lamas; secar área externa e interna do veículo; lustrar automóvel; aplicar pretinho nos pneus e frisos de portas e executar outras tarefas assemelhadas.

Auxiliar de Serviços Especializados

Lubrificador

Lubrificar e abastecer a frota, observando o nível de óleo e graxa existentes; promover limpeza de reservatórios, filtros, válvulas e similares, bem como a troca de óleo e filtro; cuidar da escala de lubrificação e abastecimento da frota; indicar e informar sobre defeitos; manter em ordem e em condições de utilização o material de trabalho; requisitar com antecedência o material de reposição, bem como responsabilizar-se pela guarda do mesmo; detectar e sanar avarias, anormalidades e defeitos relacionados à lubrificação; conhecer a metodologia de lubrificação de acordo com os manuais dos fabricantes dos veículos, caminhões e maquinários.

Agente de Serviços Especializados

Mecânico

Requisitar ferramental necessário à execução das tarefas; preencher as ordens de serviços com os informes dos serviços executados e peças aplicadas; identificar os defeitos mecânicos dos veículos, máquinas e equipamentos; providenciar o conserto dos veículos, máquinas e equipamentos; executar a manutenção preventiva dos veículos, máquinas e equipamentos; executar outras tarefas afins.

Agente de Serviços Especializados

Motorista de Ambulância

Conduzir, devidamente habilitado, veículos de transporte emergencial na área da saúde; atender ao órgão gerenciador, permanecendo à disposição do mesmo para transportes de doentes, acidentados e urgências médicas; verificar diariamente as condições dos veículos (água, óleo, combustível, bateria, sistema elétrico), providenciando sua manutenção preventiva e corretiva; executar reparos de emergência e solicitar as revisões periódicas; preencher o boletim diário de transportes e de ocorrências; recolher os veículos a garagem depois de concluído o serviço.

Agente de Serviços Especializados

Motorista de Ônibus

Conduzir, devidamente habilitado, veículos de transporte escolar na área da educação; atender ao órgão gerenciador, permanecendo à disposição do mesmo para transportar de crianças, adolescentes, jovens, professores e demais pessoal da área da educação; verificar diariamente as condições dos veículos (água, óleo, combustível, bateria, sistema elétrico), providenciando sua manutenção preventiva e corretiva; executar reparos de emergência e solicitar as revisões periódicas; preencher o boletim diário de transportes e de ocorrências; recolher os veículos a garagem depois de concluído o serviço.

Agente de Serviços Especializado

Motorista de Veículo de Carga

Conduzir, devidamente habilitado, veículos de transporte de cargas em geral; atender ao órgão gerenciador, permanecendo à disposição do mesmo; verificar diariamente as condições dos veículos (água, óleo, combustível, bateria, sistema elétrico), providenciando sua manutenção preventiva e corretiva; executar reparos de emergência e solicitar as revisões periódicas; preencher o boletim diário de transportes e de ocorrências; recolher os veículos a garagem depois de concluído o serviço.

Auxiliar de Serviços Especializados

Motorista de Veículo Leve

Conduzir, devidamente habilitado, veículos de transporte de pessoas; atender ao órgão gerenciador, permanecendo à disposição do; verificar diariamente as condições dos veículos (água, óleo, combustível, bateria, sistema elétrico), providenciando sua manutenção preventiva e corretiva; executar reparos de emergência e solicitar as revisões periódicas; preencher o boletim diário de transportes e de ocorrências; recolher os veículos a garagem depois de concluído o serviço.

Agente de Serviços Especializados

Operador de Máquinas e Equipamentos

Operar máquinas pesadas para execução de serviços de engenharia rodoviária e obras públicas, manuseando-as e acionando-as para dar continuidade a serviços, mediante leitura dos seus instrumentos e conforme instruções dos manuais de operação; executar e inspecionar equipamentos, observando seu estado geral de lataria, pneus, sistema de freios, nível de óleo, para ter certeza de que o mesmo possui condições de operação; execução de limpeza na máquina para retirar resíduos a fim de evitar danos.Operar máquinas e equipamentos, tipo trator de pneu, pá carregadeira ou motoniveladora respeitando as normas técnicas e os regulamentos do serviço.

Auxiliar de Serviços Básicos

Vigia

Fazer rondas de inspeção em intervalos fixados, adotando providências tendentes a evitar roubos, incêndios e danos nos imóveis, suas instalações e materiais sob sua guarda; fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos, pelos portões ou portas de acesso ao local que estiver sob sua responsabilidade; verificar as autorizações para o ingresso nos referidos locais e veda a entrada às pessoas não autorizadas; verificar se as portas e janelas estão devidamente fechadas; levar ao conhecimento dos dirigentes da unidade onde trabalha quaisquer irregularidades verificadas, percorrendo e inspecionando as dependências do imóvel que estiver protegendo, respeitando as normas técnicas e os regulamentos do serviço.

ANEXO III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Observação: Considerar-se-á a legislação vigente atualizada até 31 de dezembro de 2007.

1 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

GESTOR DE SERVIÇOS ORGANIZACIONAIS - ARQUITETO

Política Nacional de Habitação e de desenvolvimento urbano: aspectos históricos, instrumentos e legislação. Urbanismo e Meio Ambiente: conceito de Meio Ambiente; meio ambiente e desenvolvimento – o desafio urbano, a degradação ambiental e o desenvolvimento sustentável; a qualidade ambiental nas cidades; conhecimentos sobre sistemas de gestão da qualidade e desenvolvimento tecnológico da construção civil e habitacional. Planejamento Urbano e Regional: conceitos básicos, visão interdisciplinar e interfaces com o urbanismo. Evolução do Planejamento Urbano e Regional: aspectos metodológicos e processuais; os diferentes objetivos e principais enfoques. Legislação Urbana: Código de Obras (Edilício), Plano Diretor, uso e parcelamento do solo. Estatuto das Cidades – Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Equipamentos e serviços urbanos: necessidades, adequação, tipo, dimensionamento e localização; controle do uso e da ocupação do solo; serviços públicos; atribuição dos poderes públicos; estrutura urbana; sistema viário; projetos de urbanização; loteamentos. Saneamento ambiental: abastecimento de água (captação, adução, elevação, tratamento, reservação e distribuição), esgotamento sanitário (coleta, tratamento e destinação final), manejo de resíduos sólidos urbanos (coleta, limpeza publica, tratamento, reciclagem e destinação final), manejo de águas pluviais urbanas. Projetos e obras: noções sobre resistência dos materiais; técnica de materiais e construções; instalações elétricas e hidráulicas. Arquitetura e Urbanismo na prática patrimonial: Análise, aprovação e fiscalização de projetos e/ou obras em áreas sob proteção patrimonial; Identificação de bens imóveis ou sítios urbanos visando sua preservação enquanto patrimônio cultural; Levantamentos arquitetônicos; Diagnóstico do estado de conservação; Projetos e conceitos básicos de Restauração; Proposta: metodologia, justificativa conceitual, especificações técnicas; Obras de conservação, restauração e adaptação em edifícios e em conjuntos urbanos tombados e seus entorno: Especificações técnicas; Orçamento e composição de custos.

GESTOR DE AÇÕES SOCIAIS – ASSISTENTE SOCIAL

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – ASSISTENTE SOCIAL

Planejamento Social: Projetos, Planos e Programas; Avaliação de Programas e Políticas Sociais; Pesquisa social: Elaboração de Projetos, Métodos e Técnicas Quantitativas e Qualitativas; O Serviço Social e as Instituições: Conceito de Instituições; Estratégia de Trabalho de Serviço Social nas Instituições; Fundamentos Teóricos e Éticos do Serviço Social; Relação entre Teoria e Prática do Serviço Social; Ética Profissional; Estratégias; Instrumentos e Técnicas de Intervenção Social: Abordagem Individual e Coletiva; Diagnóstico; Atendimento Assistencial: Familiar e Hospitalar.

AUDITOR DE TRIBUTOS MUNICIPAIS

Código Tributário do Município, atualizado até 31.12.2006. DIREITO CONSTITUCIONAL: CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: Tributação e orçamento. Sistema tributário nacional. Finanças públicas. Da Ordem Econômica e Financeira: os Princípios Gerais da Atividade Econômica; Sistema Financeiro Nacional. Direito Administrativo: Princípios Básicos da Administração Pública: legalidade, moralidade, publicidade e impessoalidade. Atos Administrativos: conceito, elementos: competência, finalidade, forma, motivo, objeto. atos administrativos vinculados a atos administrativos discricionários; Lei (Federal) nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, que dispõe sobre os crimes contra a Ordem Tributária, Capítulo 1, Seção II). Noções de Direito Comercial: Empresa: noção econômica e jurídica. Empresas no Direito brasileiro. Sociedades - classificação das sociedades mercantis; Caracte­rização da falência: efeitos da sentença declaratória de falência sobre contratos do falido; classificação dos créditos; extinção das obrigações; concordata: créditos admitidos. Contabilidade Geral: Princípios Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio: Componentes patrimoniais. Ativo, Passivo e Situação Patrimonial (Patrimônio Líquido). Fatos Contábeis e suas variações patrimoniais. Contas: Conceito, Função, Estrutura, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício. Direito Tributário: Tributo: definição - natureza jurídica - espécies de tributos. Sistema Tributário Nacional - impostos dos Estados e dos Municípios - participação dos municípios no produto da arrecadação dos impostos da União e dos Estados. Legislação Tributária: vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária. Obrigação Tributária: principal e acessória. Fato Gerador: da obrigação principal e acessória. Sujeito da Obrigação Tributária: sujeito ativo - sujeito passivo - contribuinte e responsável. Solidariedade, capacidade e domicílio tributário. Responsabilidade Tributária dos sucessores, de terceiros e por infrações. Crédito Tributário: lançamento - modalidades de lançamento. Suspensão do Crédito Tributário: moratória, depósito, reclamações e recursos administrativos, concessão de medida liminar em mandado de segurança. Extinção do Crédito Tributário: modalidades de extinção - pagamento indevido. Exclusão do Crédito Tributário: isenção - anistia. Garantias e privilégios do crédito tributário. Administração Tributária: competência e poderes da autoridade administrativa - dívida ativa - certidões negativas.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – BIÓLOGO

Origem da vida e das células: biogênese, abiogênese, panspermia cósmica, hipótese autotrófica e heterotrófica. Estudo da célula: comparação entre células de bactérias, de animais e de vegetais quanto à composição, estruturas, funções; respiração celular, fermentação, fotossíntese, divisão celular. Genética: 1ª e 2ª Lei de Mendel, herança ligada ao sexo. Engenharia genética: clonagem, alimentos transgênicos, leitura do código genético, paternidade. A diversidade dos seres vivos: vírus; dos reinos: monera, protistas, fungi, plantae, animália; características gerais das briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas e dos animais invertebrados e vertebrados. Organização dos ambientes: ecossistemas, fatores ecológicos, habitat, população, comunidade, bioma, biosfera, biodiversidade, paisagens naturais brasileiras. Funcionamento do ambiente: pirâmides ecológicas, ciclos biogeoquímicos, interações entre os seres vivos, sucessão ecológica. Desequilíbrio ambiental: poluição, resíduos orgânicos e inorgânicos, inversão térmica, camada de ozônio, chuva ácida. Funções orgânicas do homem: nutrição, sistema nervoso, sistema locomotor, sistema cárdio-respiratório, sistema excretor, sistema endócrino, órgãos dos sentidos. Prevenção às doenças: dengue, febre amarela, gripe, DST.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – BIOMÉDICO

Hematologia: Coleta, esfregaço e coloração em hematologia; Morfologia de hemácias e leucócitos; Contagem manual em câmara de hemácias e leucócitos; Dosagem de hemoglobina e determinação de hematócrito; Índices hematimétricos e contagem diferencial; Dosagem automatizada de hemácias, leucócitos e plaquetas; Coagulação, tempo de coagulação e tempo de sangramento; Coagulação, tempo de protombina e tempo de tromboplastina parcial ativada; Contagem de reticulócitos e velocidade de hemossedimentação. Bioquímica: Sistemas analíticos e aplicação – Princípios básicos: fluorometria, fotometria, turbidimetria, nefelometria, absorção atômica, eletroforese e imunoeletroforese; Carbohidratos, lipídeos, proteínas e aminoácidos; Eletrólitos e equilíbrio ácido básico; Avaliação da função hepática; Avaliação da função renal; Enzimas cardíacas. Microbiologia: Meios de culturas: classificação e utilização dos mais utilizados em Laboratório de Análises Clínicas; Esterilização em Laboratório de Análises Clínicas; Coleta e transporte de amostras clínicas para o exame microbiológico; Classificação morfológica das bactérias; Princípios da coloração de Gram e Ziehi Neelsen; Processamento das amostras para cultura de bactérias aeróbias; Processamento das amostras para cultura de micobactérias; Processamento das amostras para cultura de fungos; Teste de sensibilidade aos antimicrobianos (disco difusão, macro e microdiluição, E test.).

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – ENFERMEIRO

Legislação do Exercício Profissional; Doenças Crônico-Degenerativas: diabetes Mellitus; Hipertensão Arterial. Doenças Transmissíveis: Tuberculose, Hanseníase, Aids e Doenças Equizantemáticas. Enfermagem Médica: Cardiopatia, Pneumopatia, Nefropatia, Gastrologia e Neurologia. Enfermagem Cirúrgica: Pré, Trans e Pós Operatório, Esterilização e Desinfecção. Curativos. Enfermagem Materno Infantil: Gravidez e Puerpério, Aleitamento Materno, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, Doenças na Infância, Diarréia e Desnutrição. Introdução à Enfermagem: Administração de Medicamentos, Cateterismo: Vesical, Gastrointestinal e Vascular. Enfermagem em Saúde Pública: organização sanitária no Brasil; situação da saúde do Brasil e de Mato Grosso do Sul; atividades básicas de enfermagem em saúde pública; epidemiologia e sua importância no campo da enfermagem; saneamento do meio ambiente e sua importância na comunidade; atuação do enfermeiro na comunidade frente à assistência primária da saúde. Sistema Único de Saúde (SUS) e Programa Nacional de Imunização.

GESTOR DE SERVIÇOS ORGANIZACIONAIS – ENGENHEIRO CIVIL

Topografia: Planimetria, Altimetria e Desenho Topográfico. Mecânica dos Solos: Fundamentos de Geologia, Caracterização e Comportamento dos Solos, Aplicações em Obras de Terra, Fundações. Hidrologia: Ciclo Hidrológico, Precipitação, Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos, Evaporação. Hidráulica: Escoamento em Condutos Forçados e Canais, Hidrometria. Teoria das Estruturas: Morfologia das Estruturas, Isostática, Princípios de Hiperestática. Materiais de Construção Civil: Elementos de Ciências dos Materiais, Tecnologia dos Materiais de Construção Civil. Sistemas Estruturais: Estruturas de Concreto, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeiras. Transportes: Estradas, Técnica e Economia dos Transportes. Saneamento Básico: Abastecimento de Água, Sistemas de Esgotos, Instalações Hidráulicas e Sanitárias. Construção Civil: Tecnologia da Construção Civil, Planejamento e Controle das Construções.

GESTOR DE SERVIÇOS ORGANIZACIONAIS – ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – (implantação, treinamento); Equipamentos de Proteção Individual -EPI’s – (seleção, avaliação). Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA – (identificação, avaliação, e medidas de controle e monitoramento dos riscos ambientais). Instalações Serviços em eletricidade (proteção contra choques elétricos, contra incêndios e contra descargas atmosféricas). Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais; Máquinas e Equipamentos (Caldeiras e Vasos sob Pressão). Atividades e Operações Insalubres (limites de tolerância, limites de tolerância para ruídos, limites de tolerância para calor, limites de tolerância para poeiras minerais, agentes químicos, agentes biológicos, graus de insalubridade, eliminação/neutralização de insalubridade). Higiene do Trabalho (Agentes Físicos – Ruídos, Vibração, Sobrecarga Térmica, Frio, Radiações lonizantes e não lonizantes, Agentes Químicos, Agentes Biológicos, Ventilação Industrial, Avaliação e Controle de Agentes Físicos, químicos e Biológicos, manuseio de aparelhos de medição). Atividades e Operações Perigosas (explosivos, inflamáveis, eletricidade, radiações ionizantes). Ergonomia (lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – LER/DORT, mobiliário, levantamento, transporte e descarga individual de materiais, condições ambientais de trabalho, organização do trabalho). Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção – PCMAT – elaboração, implantação, lay out de canteiro de obra, áreas de vivência, cronograma de implantação, proteções coletivas e individuais, programa educativo. Proteção Contra Incêndios (Saídas de emergência, proteção por extintores). Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho. Sinalização de Segurança.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

Vias de Administração de Formas Farmacêuticas. Farmacocinética e Biodisponibilidade. Farmacovigilância. Reações adversas a medicamentos. Interações e incompatibilidades medicamentosas. Legislação farmacêutica. Farmacoeconomia. Análise Farmacêutica. Estabilidade de Medicamentos. Controle de qualidade de produtos farmacêuticos. Administração aplicada à Farmácia Hospitalar. Política Nacional de Medicamentos. Sistemas de distribuição de medicamentos em Farmácia Hospitalar. Manipulação de medicamentos estéreis e não estéreis em Farmácia Hospitalar. Farmácia no Controle das infecções hospitalares. Terapia Antineoplásica: Quimioterapia. Terapia Nutricional Parenteral, exames laboratoriais nas doenças sexualmente transmissíveis. Principais marcadores séricos em doenças tumorais. Padronização da rotina básica das cul-turas em bacteriologia e em micologia. Exames de parasitologia. Urinálise e espermograma. Conceitos: SUS, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Legislação Farmacêutica, Legislação de SUS, Ética profissional. Noções básicas de licitações públicas. Bioquímica Clínica; Hematologia Clínica; Parasitologia Clínica; Microbiologia Clínica; Imunologia Clínica; Uroanálise.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – FISCAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Lei Federal nº 6437 de 20/08/1977, que configura infrações à Legislação Sanitária Federal e estabelece as sansões respectivas. Leis Complementares nº C36, de 22/12/2000 e nº 45 de 15/04/2002 e Lei nº 82 de 13/02/1973, que Instituiu Normas de Higiene Pública. Lei Estadual nº 1293/92, Código Sanitário do Estado de Mato Grosso do Sul, Lei Federal nº 5991/73; Doenças do pescado. Conhecimento sobre Esterilização e desinfecção por agentes físicos e químicos; Tratamento de infecções por agentes quimioterápicos - antibióticos; Imunologia; Infecções bacterianas; Infecções virais; Doenças causadas por protozoários; Infecções parasitárias; Noções gerais sobre: técnicas bacteriológicas, estudo de vírus, exames bacteriológicos de uso corrente, intoxicações, epidemiologia; doenças relacionadas ao consumo de alimentos: leite e derivados, carnes em geral; imunização dos animais; doenças transmitidas por vetores, roedores, cães, gatos, pombos, insetos, artrópodes, escorpiões, ofídios. Zoonoses.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – FISIOTERAPEUTA

Anatomia e Fisiologia do Sistema Músculo-Esquelético, Neurológico, Respiratório e Cárdio-Vascular; Clínica em Ortopedia, Neurologia, Pneumologia e Cardiologia; Fisioterapia Aplicada em Ortopedia, Neurologia, Pneumologia e Cardiologia; Fisioterapia Aplicada em Amputados, Próteses e Órteses.

GESTOR DE AÇÕES SOCIAIS – FONOAUDIÓLOGO

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – FONOAUDIÓLOGO

Código de Ética; Anatomofisiologia dos órgãos da fala e audição; Desenvolvimento normal de fala e linguagem; Técnicas fonoaudiológicas de avaliação de tratamento: Deficiência Auditiva; Distúrbios da linguagem escrita; Motricidade oral; Dislalia; Gagueira; Disfonia; Fissura Labiopalatina; Disfagia; Paralisia Facial; Deficiência Mental; Paralisia Cerebral; Disartria; Afasia; Autismo.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/CARDIOLOGIA

Doenças Reumáticas; Angina Pectoris e Síndrome Intermediária; Arritmias Cardíacas; Miocardiopatias; Aneurisma de Aorta e Aneurismas Periféricos; Doença Venosa Periférica; Insuficiências Cardíaca Esquerda e Global; Choque - Diagnóstico Diferencial e Tratamento; Lesões Valvulares; Cardiomiopia Congênita; Cardiopatia Isquêmica; Doenças da Aorta; Endocardite Bacteriana; Pericardites; Transplante Cardíaco e Valvulopatias; Ética Médica; Sistema Único de Saúde-SUS.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/DERMATOLOGIA

Anatomia e fisiologia da pele. Imunopatologia cutânea. Histopatologia das doenças de pele. Dermatoses eczematosas. Dermatoses eritemato-pápulo-escamosas. Dermatose seborréica, psoriasis, ptiriasis rósea de Gilbert, liquen plano, outras formas de liquen. Púrpuras. Pruridos: estrófulo, nodular de Hyde, Hebra, astealósic o, anogenital, idiopática. Dermatoses vésico-bolhosas: pênfigos, Duhring Brock, dermatose linear por IgA, herpes gestationes, impetigo herpertiforme. Acnes. Micoses. Dermatoses ulcerosas. Doenças do tecido conjuntivo. Infecções bacterianas da pele. Doenças sexualmente transmissíveis. AIDS. Micoses superficiais. Micoses profundas. Dermatoviroses. Escabioses e outras dermatoses parasitárias. Dermatoses metabólicas. Reações de hipersensibilidade da pele: urticária, E. polimorfo, Stevens Jonhson, Lyell e S. SS. SS. Dermatoses congênitas e hereditárias. Tumores da pele. Linformas e outros processos malígnos. Terapêutica tópica das dermatoses. Cirurgia dermatológica. Leishmaniose. M. H. M. Hansen. Aspectos macroscópicos e microscópicos do exame micológico direto e cultura. Terapêutica sistêmica das dermatoses. Manifestação cutânea das doenças sistêmicas.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/ENDOCRINOLOGIANeuroendocrinologia: diabetes insipidus, tumores secretantes e não secretantes da hipófise; Tireóide: hipo e hipertiroidismo, tireoidites, nódulos e carcinoma, defeitos da síntese, emergências; Doenças osteometabólicas e da paratireóide: hipo e hiperparatirodismo, hipercalcemas, raquitismo, osteomalácia; Adrenal: hiperplasia adrenal congênita, síndrome de Cushing, insuficiência adrenal, feocromocitoma, hipo e hiperaldosteronismo, tumores e incidentalomas; Sistema reprodutor: hipogonadismo, anomalias do desenvolvimento sexual, hirsutismo, amenorréias, ginecomastia; Pâncreas: diabetes Mellitus, complicações agudas e crônicas, tumores do pâncreas endócrino; Obesidade; Dislipidemias; Crescimento e desenvolvimento: baixa estatura; Puberdade normal, retardada e precoce.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/GASTROENTEROLOGIA

Doença ácido-péptica. Doenças esofágicas. Neoplasias gastrointestinais. Doença pancreática: câncer, pancreatite. Doença hepática e do trato biliar. Hepatites (A, B e C), vacinas, cirrose, abscesso hepático piogênico. Hemorragias digestivas, sangramento por varizes gastrointestinais. Náuseas, vômitos, obstrução intestinal. Manifestações gastrointestinais do AIDS e do lupus eritematoso sistêmico, vasculites. Doenças inflamatórias intestinais. Dor abdominal recorrente. Constipação intestinal. Doença do sistema gastrointestinal. Endoscopia digestiva alta. Corpo estranho no sistema digestivo alto. 15.Escleroterapia endoscópica de varies esofagogástricas. 16. Ligadura elástica de varizes. Endoscopia digestiva na hemorragia digestiva alta não-varicosa. Tratamento endoscópico das esteroses benignas do esôfago.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/GINECOLOGIA

Anatomia da parede abdominal antero-lateral. Laparotomias. Anatomia do períneo. Ureter pélvico. Tecido conjuntivo pélvico sub-peritoneal (ligamentos). Anatomia do oco axilar. Neuroendocrinologia do ciclo menstrual. Mecanismo local da menstruação. Complicações cirúrgicas da cirurgia ginecológica (intestinais e urológicas). Pré e pós operatórios em cirurgia ginecológica. Histerectomias abdominais (Richardson e variáveis). Prolapso genital e tratamento (HTV, colpocleise). Incontinência urinária (I.U.E. e inc. de Urgência). Ca de colo uterino/patologia cervical/lesões básicas em colposcopia. Câncer de endométrio. A paciente ginecológica. Oncogênese. Mastectomia (indicações técnicas/tipos de incisões), história do câncer de mama, estadiamento. Quadrantectomias (linfonodo sentinela). Endometriose. Esterilidade conjugal. Indução da ovulação/Reprodução assistida. Esteroidogênese. Determinismo e diferenciação sexual/inter-sexo. Amenorréia primária. Amenorréia secundária. Genética aplicada à ginecologia. DST/DIP. HIV na mulher. Métodos de imagem em ginecologia (HSG, USG bi e tridimensional, mamografia). Dor pélvica. Climatério. Puberdade normal e patológica. Câncer de ovário. Ginecologia psicossomática. Síndrome pré-menstrual. Cosmetologia em ginecologia. Sexologia clínica. Vídeo­endoscopia em ginecologia. Abdome agudo em ginecologia. Miomatose uterina (tratamentos). Anticoncepção. Síndromes hiperandrogênicas. Disfunções menstruais. Patologia benigna e maligna da vulva, vagina, útero e ovários. Rastreamento ginecológico e da mama.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/MEDICINA DO TRABALHO

Noções básicas para o reconhecimento dos riscos potenciais à saúde, nos ambientes de trabalho Epidemiologia e Bioestatística relacionadas à saúde ocupacional. Doenças originadas pelo trabalho: Identificação e Prevenção-Agentes químicos (metais, solventes, gases e poeiras). Toxicologia Ocupacional (produtos químicos em geral e, em especial, cianuretos e ácido cianídrico) - Agentes Físicos (ruídos, temperatura vibrações, radiações ionizantes e não-ionizantes) - Agentes Biológicos (vírus, bactérias, protozoários e fatores imunológicos). Ergonomia: Fatores ergonômicos (movimentos repetitivos, elevação de peso, posições estáticas e dinâmicas). Princípios básicos da adaptação do posto de trabalho ao ser humano. Fundamentos de biomecânica e sua aplicação prática na prevenção das lombalgias e tenossinovites relacionadas ao trabalho. Limites de tolerância para o levantamento manual de cargas: o critério norte-americano. ”Check-list” de inspeção ergonômica quanto ao risco de tenossinovites e outras lesões por traumas cumulativos. O trabalho na posição sentada. “Check-list” para análise do posto de trabalho em terminal de computador. Regras gerais de Ergonomia visando a correta utilização dos membros superiores no trabalho. “Clearences” para atividades na posição sentada. Trabalho com terminal de vídeo. Trabalho em turnos. Exames Médicos Ocupacionais. Atividades de educação para a saúde no trabalho. Vigilância Sanitária nos locais de trabalho (tóxicos sociais e doenças transmissíveis). Atendimento Médico nas urgências e emergências clínicas nos locais de trabalho. Acidentes do Trabalho (aspectos clínicos, preventivos, trabalhistas e previdenciários). Artigos da Constituição Federal de 1988, artigos do capítulo V, título II da CLT ( lei 6514/77) e Normas Regulamentadoras – Portaria MTbE nº 3214/78 (NR-4, NR-5, NR-6, NR-7 e anexos - Portaria nº 24 de 29/12/1994 ( DOU - 30/12/1994), NR-9, NR-15 e anexos, NR - 16 e NR - 17 (Ergonomia). Convenção 148 da O.I.T. aprovada pelo Decreto - Lei 93.413 de 15/10/86. Convenção 161 da O.I.T. aprovada pelo Decreto - Lei 127 de 22/05/91. Convenção 139 da O.I.T. aprovada pelo Decreto – Lei 157 de 02/07/91. Elaboração, Controle e Execução do P.C.M.S.O.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/NEUROLOGIA

Neuroanatomia. Fisiopatologia do sistema nervoso. Semiologia neurológica. Neuropatologia básica. Genética e sistema nervoso. Demências e transtornos cognitivos: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Disgenesias do sistema nervoso. Comas e alterações do estado de consciência: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Distúrbios do movimento: Doença de Parkinson, distonias, discinesias, tremores - investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Sono e suas patologias: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Patologias vasculares do sistema nervoso: acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos, hemorragia sub-aracnóide, vasculites: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, uso de trombolíticos. Indicação cirúrgica na patologia vascular cerebral extra-craniana. Doenças desmielinizantes: esclerose múltipla, ADEM, neuromielite, óptica - investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento de surtos, uso de imunomoduladores, fisioterapia, orientação psicológica. Doenças degenerativas: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Doenças das raízes e nervos periféricos: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Doenças dos músculos e da placa neuromuscular: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, indicação cirúrgica, crise miastênica e crise colinérgica. Doenças infecciosas e parasitárias: meningites e encefalites, Doença de Kreuzfeldt Jacob, Síndrome da imunodeficiência adquirida: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, medidas preventivas. Doenças tóxicas e metabólicas; investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Epilepsias: classificação, investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento, drogas anti-epiléticas e indicação cirúrgica Estado de mal: diagnóstico e tratamento. Manifestações neurológicas das doenças sistêmicas: diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Neurologia do trauma. 21. Tumores do sistema nervoso: investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento e indicação cirúrgica. Urgências em neurologia: paciente neurológico na unidade de terapia intensiva. Indicações e interpretação de: eletroencefalograma, eletroneuromiografia, punção e líquidocefalorraqueano, neuro-imagem (radiografia simples, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética convencional e funcional, angiografia, mielotomografia, ecodoppler de vasos cerebrais e transcranianos), potenciais evocados, mapeamento cerebral, video-eletroencefalograma e polissonografia. Dor: dor neuropática -investigação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Cefaléias: classificação, diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Morte encefálica: diagnóstico e conduta. Doação de órgãos.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/OFTALMOLOGIA

Embriologia ocular. Anatomia e histologia ocular: órbita – conteúdo e relações anatômicas. Pálpebras e conjuntiva. Globo ocular e túnicas fibrosas, vascular e nervosa. Meios dióptricos. Músculos extrínsecos. Aparelho lacrimal. Fisiologia da visão. Refração: noções de óptica oftálmica. Vícios de refração. Prescrição de óculos e lentes de contato. Patologia, diagnóstico e tratamento das doenças do(a): órbita, conjuntiva, esclera, úvea, retina, vítreo, cristalino e aparelho lacrimal e pálpebra. Glaucoma: classificação. Quadro clínico. Diagnóstico. Tratamento clínico e cirúrgico. Estrabismo: classificação. Quadro clínico. Diagnóstico. Tratamento clínico e cirúrgico. Repercussões oculares de patologias sistêmicas. Urgências em oftalmologia: clínicas e cirúrgicas. Visão sub-normal: diagnóstico e tratamento cirúrgico. Transplante de córnea. Campo visual manual e computadorizado. Retina: diagnóstico, exames e tratamento clínico e cirúrgico. Oftalmologia pediátrica. Pré e pós-operatório em oftalmologia. US ocular. Vitrectomia e vítreo. Laser e suas aplicações em oftalmologia. Órtese e prótese ocular.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/ORTOPEDIAEmbriologia humana; Histogênese óssea; Fisiologia e Bioquímica óssea; Consolidação e retardamento de consolidação das fratura; Doenças ósseas metabólicas; Distúrbios congênitos da osteogênese do desenvolvimento; Deformidades congênitas; Exame músculo-articular; Osteomielites e pioartrites; Infecções ósseas específicas: tuberculose, lues, micoses; Tratamento de seqüelas de paralisia infantil; Paralisia obstétrica; Paralisia cerebral; Cervicobraquialgias; Pé plano postural; Afecções ortopédicas comuns da infância; Pé equinovaro congênito; Hallux Valgus; Lombalgia, lombociatalgia e hérnia discal; Escoliose; Espondilolise e espondilolistese; Epifisiolistese proximal do fêmur; Osteocondrites; Moléstia de Perthes; Displasia congênita do quadril; Tratamento das artroses do MMII; Ombro doloroso; Tumores ósseos; Fraturas expostas; Fraturas de escafóide; Fraturas luxações do carpo; Fraturas do punho (Fratura de Colles); Lesões traumáticas da mão; Fraturas dos ossos do antebraço; Fraturas supracondilianas do úmero na criança; Fraturas e luxações da cintura escapular; Fraturas do úmero; Fraturas e luxações da cintura pélvica; Fraturas do terço proximal do fêmur; Fraturas do colo do fêmur na criança; Fraturas supracondilianas do fêmur; Fratura do joelho; Lesões ligamentares e meniscais do joelho; Fratura da diáfise tibial e fraturas do tornozelo; Fratura dos ossos do Tarso; Anatomia e Radiologia em Ortopedia e Traumatologia; Anatomia do sistema muscular; Anatomia dos vasos e nervos; Anatomia cirúrgica: vias de acesso em cirurgia ortopédica e traumatológica.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/OTORRINOLARINGOLOGIA

Anatomofisiologia clínica das fossas e seios paranasais, laringe, faringe e órgão da audição. Semiologia, sintomatologia e diagnósticos das principais afecções da laringe, glândulas salivares, órgão auditivo e seios paranasais. Testes básicos da avaliação auditiva: caracterização audiológica das principais patologias do ouvido. Câncer da laringe e hipofaringe: glândulas salivares e seios paranasais. Doenças ulcerogranulomatosas em otorrinolaringologia. Deficiências auditivas. Anomalias congênitas da laringe. Neuroanatomofisiologia do sistema vestibular. Afecções e síndromes otoneurológicas. Paralisia facial periférica. Afecções benignas do pescoço. Laringoscopia. Manifestações otorrinolaringológicas na Aids.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/PEDIATRIA

Crescimento e desenvolvimento: problemas do crescimento e desenvolvimento do recém-nascido à puberdade (adolescência); imunizações (vacinação); alimentação da criança. Distúrbios nutritivos: desidratação aguda por diarréia e vômitos; desnutrição protéico-calórica. Problemas neurológicos: meningites; meningoencefalites; tumores intracranianos; tétano; convulsões. Problemas oftalmológicos: conjuntivites; alterações oculares nas hipovitaminoses; estrabismo. Problemas do ouvido, nariz, boca e garganta: otites; infecções das vias aéreas superiores; rinites; sinusites; amídalas e adenóides. Distúrbios respiratórios: bronquiolite; bronquites; asma; tuberculose pulmonar; pneumonias; fibrose cística (mucoviscidose). Distúrbios cardiológicos: cardiopatias congênitas cianóticas e acianóticas; endocardite infecciosa; miocardite; insuficiência cardíaca; febre reumática. Problemas do aparelho digestivo: vômitos e diarréia; diarréia crônica; doença celíaca; alergia alimentar; parasitoses intestinais; patologias cirúrgicas; hepatites; diabetes infanto-juvenil; constipação. Problemas urinários: infecções do trato urinário; hematúria; glomerulonefrite difusa aguda e glomerulopatias; síndrome nefrótica; refluxo vésico-ureteral; válvulas da uretra posterior. Problemas hematológicos: anemias carenciais; anemia aplástica; anemia falciforme; anemias hemolíticas; leucemias; púrpuras (trombocitopênica e anafilactóide); hemofilia. Hepatoesplenomegalia e adenomegalia: mononucleose; adenite cervical; toxoplasmose; calazar; blastomicose. A febre e as infecções na infância: a criança febril; febre tifóide; salmonelose; malária; brucelose; interpretação e conduta na criança com reação de Mantoux positivo; síndromes de deficiência imunológica na infância. Tumores na infância: tumor de Wilms; neuroblastoma; doença de Hodgkin; linfomas; rabdomiossarcoma. Antibióticos e quimioterápicos. Patologias endocrinológicas. Obesidade. Diabetes infanto-juvenil. Disfunções da tireóide. Dengue. Problemas endocrinológicos.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/PSIQUIATRIA

Delirium, demência, transtornos amnésticos e outros transtornos cognitivos. Transtornos por uso de susbstâncias psicoativas. Esquizofrenia. Outros transtornos psicóticos: esquizoafetivo, esquizofreniforme, psicótico breve, delirante persistente, delirante induzido. Síndromes psiquiátricas do puerpério. Transtornos do humor. Transtorno obsessivo­compulsivo e transtornos de hábitos e impulsos. Transtornos fóbicos-ansiosos: fobia específica, social e agorafobia. Outros transtornos de ansiedade: pânico, ansiedade generalizada. Transtornos alimentares. Transtornos do sono. Transtornos de adaptação e transtorno de estresse pós-traumático. Transtornos somatoformes. Transtornos dissociativos. Transtornos da identidade. Transtornos da personalidade. Transtornos factícios, simulação, não adesão ao tratamento. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Transtornos comportamentais e emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou adolescência. Transtornos psiquiátricos relacionados ao envelhecimento. Interconsulta psiquiátrica. Emergências psiquiátricas. Psicoterapia. Psicofarmacoterapia. Eletroconvulsoterapia. Reabilitação em psiquiatria. Psiquiatria Forense. Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos. 30. Classificação em Psiquiatria.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/RADIOLOGIA

Radiologia do aparelho digestivo, esôfago: processos inflamatórios, úlcera, neoplasias, varizes, divertículos, hérnia de hiato, megaesôfago; Estômago e duodeno: patologias não neoplasicas, úlcera péptica e neoplasias; Intestino delgado: distúrbios funcionais, doença inflamatória e intestinal, enterite regional, síndrome de má-absorção e neoplasias; Cólon: patologia não neoplástica, pólipos e neoplasias malignas, colite isquêmica, RCUI, diverticulose, diverticulite; Fígado vias biliares e vesícula biliar, pâncreas, sistema porta; Radiologias do tórax, coração, vasos de base e pulmões; Radiologia do trato urinário: técnicas de exames, anomalias do trato urinário, enfermidades infecciosas, hidronefrose, litíase, processos expansivos; Radiologia em ginecologia, histero-salpinografia; Radiologia do abdômen agudo, síndromes inflamatórias, obstrutivas, vasculares perfurativas e traumáticas; Radiologia do sistema osteo-articular: doenças ósseas metabólicas, lesões traumáticas ósseas e articulares, tumores ósseos, processos inflamatórios ósseos e articulares; Ultra-sonografia pélvica e abdominal; Tomografia computadorizada do crânio, tórax e abdômen; Radiologia intervencionista e vascular.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/UROLOGIA

Anatomia cirúrgica e imaginologia do trato urinário e genital. Traumatismo urogenital. Tumores renais. Tumores de próstata. Tumores de bexiga. Tumores da supra-renal. Tumores do Uroepitálio alto. Tumores de testículo. Tumores de pênis. Litíase Urinária. Infecções Urinárias. Tuberculose urogenital. Transplante renal. Uropediatria. Infertilidade Masculina. Disfunção Erétil. Urologia Feminina. Uroneurologia. Endourologia e Cirurgia Videolaparoscópica. Doenças Sexualmente Transmissíveis.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/AUDITORIA MÉDICA

Sistema Nacional de Auditoria do SUS: Conceito, finalidade, competências e responsabilidades do auditor em saúde pública. Rotinas do processo de auditoria em saúde: auditoria analítica e operativa no SUS. Fundo Municipal de Saúde e Gestão de Recursos Financeiros do SUS. Noções de avaliação de serviços de saúde: conceito, finalidades e estratégias de avaliação. Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Aspectos gerais e conceitos de Qualidade em Serviços de Saúde. Política Nacional de Medicamentos. Auditoria dos procedimentos do Sistema de Informações Hospitalares e do Sistema de Informações Ambulatoriais.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – MÉDICO/CLÍNICA GERAL-PSF

Legislação do Sistema Único de Saúde; Emergências Clínicas; Ética e Legislação Profissional; Psicologia Médica; Controle de Infecção Hospitalar; Cuidados com o Paciente em Medicina Interna; Doenças Cardiovasculares: Hipertensão Arterial; Cardiopatia Isquêmica, Insuficiência Cardíaca, Miocardiopatias e Valvulopatias, Arritmias Cardíacas; Doenças Pulmonares: Asma Brônquica e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Embolia Pulmonar, Pneumonias e Abscessos Pulmonares, Doença Pulmonar Intersticial, Hipertensão Pulmonar; Doenças Gastrointestinais e Hepáticas: Úlcera Péptica, Doenças Intestinais Inflamatórias e Parasitárias, Diarréia, Colelitíase e Colecistite, Pancreatite, Hepatites Virais e Hepatopatias Tóxicas, Insuficiência Hepática Crônica; Doenças Renais: Insuficiência Renal Aguda e Crônica, Glomerulonefrites, Síndrome Nefrótica, Litíase Renal; Doenças Endócrinas: Diabetes Mellitus, Hipotiroidismo e Hipertiroidismo, Tireoidite e Nódulos Tireoidianos, Distúrbios das Glândulas Supra-reanais, Distúrbios das Glândulas Paratireóides; Doenças reumáticas: Artrite Reumatóide, Espondiloartropatias, Colagenoses, Gota; Doenças Infecciosas e Terapia Antibiótica; Distúrbios Hidroeletrolíticos e Acidobásicos; Emergências Clínicas; Ética e Legislação Profissional; Psicologia Médica; Controle de Infecção Hospitalar.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – MÉDICO VETERINÁRIO

Doenças Bacterianas de interesse na Saúde Animal: etiologia, patogenia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento. Doenças Viróticas de interesse na Saúde Animal: etiologia, patogenia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento. Doenças Parasitológicas de interesse na Saúde Animal: etiologia, patogenia, sintomatologia, diagnóstico e tratamento. Saúde Pública: controle microbiológico, físico-químico e sanitário de produtos de origem animal. Principais zoonoses.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – NUTRICIONISTA

Aleitamento materno; Dieta; Crescimento e Desenvolvimento Infantil; Hábitos alimentares das crianças em idade pré-escolar e escolar: riscos para a saúde e estratégias para intervenção; Distúrbios Nutricionais na Infância e na Adolescência, Programas de Nutrição e Alimentação Materno-Infantil.

PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA – ODONTÓLOGO

ODONTOLOGIA DE SAÚDE COLETIVA: Níveis de Prevenção de Leavell e Clark. Níveis de Aplicação. Cariologia: Epidemiologia da cárie dentária. Fatores etiológicos da doença cárie. Dinâmica do desenvolvimento da lesão de cárie. Diagnóstico e tratamento da cárie dentária. Prevenção em Odontologia: Prevenção à cárie dentária e à doença periodontal - Uso racional de fluoretos em Odontologia; Farmacocinética do Flúor; Toxicologia do Flúor - Selantes de Fóssulas e Fissuras. Controle mecânico da placa bacteriana - Técnicas de escovação - Controle químico da placa bacteriana - Clorexidina - Educação e motivação em Saúde Bucal. CIRURGIA ODONTOLÓGICA: Anestesia local em Odontologia. Técnicas cirúrgicas em Odontologia. Exodontias. Remoção de dentes inclusos e/ou impactados. Biópsias. FARMACOLOGIA: Analgésicos. Antiinflamatórios. Antibióticos. Anti-hemorrágicos. RADIOLOGIA: Técnica da bissetriz. Técnica do paralelismo. Técnica de Clark. ENDODONTIA: Emergência em Endodontia. Tratamento das Biopulpectomias. Tratamento das Necropulpectomias. VI. ODONTOPEDIATRIA: Psicologia em odontopediatria. Desenvolvimento da dentição mista. Anestesia em Odontopediatria. Tratamento endodôntico dos dentes decíduos. DENTÍSTICA: Dentística não restauradora: tratamento da doença cárie. Cimento de Ionômero de Vidro: Indicações e contra-indicações. Vantagens e desvantagens. Técnica de aplicação. Resinas Compostas: Classificação. Propriedades. Indicações e técnicas de aplicação. Amálgama: Ligas para Amálgama. Principais características. Tática operatória.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – PSICÓLOGO

Ética profissional. Abordagens psicológicas do desenvolvimento humano. Entrevista psicológica. Técnicas de aconselhamento e orientação psicossocial. Métodos e técnicas psicológicas com finalidade diagnóstica e de orientação psicossocial. Elaboração de documentos, decorrentes de avaliações psicológicas. Abordagens psicoterápicas: teorias e técnicas. Aspectos psicológicos do adoecimento. Psicopatologias: características e classificação. O papel do psicólogo junto ao paciente/família/equipe. Interdisciplinaridade e ações preventivas. Gestão e gerência de programas preventivos de saúde.

PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE SAÚDE – TERAPEUTA OCUPACIONAL

Ética Profissional. Análise de Atividades e Recursos Terapêuticos. Bases Conceituais das Terapias pelo Movimento, Neuroevolutivos, Neurofisiológicos e Biomecânico, Psicocorporais e Cinesioterápicos. Desenvolvimento do Ser Humano em suas Diferentes Fases. Estrutura Anatofisiológica, Cinesiológica e Psíquica do Ser humano. Intervenções Terapêuticas Ocupacionais Individuais, Grupais e Familiares. Reabilitação Profissional, Funcional e Psicossocial. Vigilância em Saúde e em Saúde do Trabalhador. Educação em Saúde.

PROFESSOR-EDUCAÇÃO INFANTIL

Organização e planejamento da Educação Infantil. Aspectos filosóficos e sociológicos da educação: a função social das creches e pré-escolas. Aspectos teóricos e metodológicos da prática educativa. Fundamentos teóricos do construtivismo: as teorias de Piaget, Vygotsky e Ferreiro. Prática docente na Educação Infantil: objetivos, metodologias e avaliação. Características da criança de 0 a 6 anos.

PROFESSOR DE 1ª A 5ª SÉRIEs

Organização e planejamento do Ensino Fundamental. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação: a função social da escola. Aspectos teóricos e metodológicos da prática educativa. A Pedagogia de Projetos. Múltiplas linguagens na escola: construtivismo e processo de alfabetização. Prática docente no Ensino Fundamental: objetivos, metodologias e avaliação. Sistema de avaliação da educação básica.

PROFESSOR DE 6ª A 9ª SÉRIEs-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Origem da vida e das células: biogênese, abiogênese, panspermia cósmica, hipótese autotrófica e heterotrófica. Estudo da célula: comparação entre células de bactérias, de animais e de vegetais quanto à composição, estruturas, funções; respiração celular, fermentação, fotossíntese, divisão celular. Genética: 1ª e 2ª Lei de Mendel, herança ligada ao sexo. Engenharia genética: clonagem, alimentos transgênicos, leitura do código genético, paternidade. A diversidade dos seres vivos: vírus; dos reinos: monera, protistas, fungi, plantae, animália; características gerais das briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas e dos animais invertebrados e vertebrados. Organização dos ambientes: ecossistemas, fatores ecológicos, habitat, população, comunidade, bioma, biosfera, biodiversidade, paisagens naturais brasileiras. Funcionamento do ambiente: pirâmides ecológicas, ciclos biogeoquímicos, interações entre os seres vivos, sucessão ecológica. Desequilíbrio ambiental: poluição, resíduos orgânicos e inorgânicos, inversão térmica, camada de ozônio, chuva ácida. Funções orgânicas do homem: nutrição, sistema nervoso, sistema locomotor, sistema cárdio-respiratório, sistema excretor, sistema endócrino, órgãos dos sentidos. Prevenção às doenças: dengue, febre amarela, gripe, DST. Temas de urgência nacional – Temas transversais: meio ambiente: saúde; orientação sexual. PCN´s – Ensino Fundamental: Ciências. Sistema e Organização do Ensino no Brasil.

PROFESSOR DE 6ª A 9ª SÉRIEs-EDUCAÇÃO ARTÍSTICA OU ARTES VISUAIS

Caracterização da área de arte; Aprender e ensinar arte no ensino fundamental; Os conteúdos de arte no ensino fundamental: artes visuais; dança; música; teatro; Conteúdos relativos a valores, normas e atitudes;- Arte no Ensino Fundamental; História das Artes Visuais: Arte Ocidental; Arte no Brasil; Arte em Mato Grosso do Sul; Teatro: Representar: as primeiras representações; brincar de ser outra pessoa; usar o corpo e a voz; observar e criar os gestos; A obra de teatro: histórias escritas e inventadas; os personagens; teatro infantil e juvenil; A construção de espetáculo teatral: imaginar a peça teatral; trabalhar em equipe; os ensaios; Teatro na sala de aula: o professor; o aluno; o ambiente; suas estratégias e sua avaliação; Música: os sons e a música; escutar e descobrir os sons; propriedades do som; o sentido da música; Escutar música: escutar e compreender uma peça musical; assistir a apresentações musicais; escutar e olhar; A música em Mato Grosso do Sul; Dança: o corpo na dança; interpretar, improvisar e compor; assistir à dança; Músicas e danças do Brasil: músicas e danças em diferentes culturas e épocas; músicas e danças do passado e do presente; Folclore em Mato Grosso do Sul: cultura/folclore; na rota da cultura popular Sul-Mato-Grossense; festas tradicionais; música tradicional; danças folclóricas; artesanato; linguagem e literatura; usos e costumes; superstições e crendices; culinária; turismo. PCN´s – Ensino Fundamental: Artes. Sistema e Organização do Ensino no Brasil.

PROFESSOR DE 6ª A 9ª SÉRIEs-EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física na Educação Infantil; A Educação Física no Ensino Fundamental; Objetivos gerais e específicos da Educação Física para a Educação Infantil e Ensino Fundamental; Os objetos de conhecimento para a Educação Infantil; Conteúdos curriculares para o Ensino Fundamental; A aprendizagem motora; O movimento e o desenvolvimento infantil; A cultura corporal de movimento; Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar. Fundamentos de Fisiologia do Exercício. PCN´s – Ensino Fundamental: Educação Física. Sistema e Organização do Ensino no Brasil.

PROFESSOR DE 6ª A 9ª SÉRIes-GEOGRAFIA

Geografia Geral: coordenadas geográficas (latitude e longitude); projeções cartográficas/os principais tipos de mapas; escala; gráficos; evolução da ciência Geográfica; noção de lugar/ espaço/ paisagens; constituição da Terra/ movimentos/ camadas; deriva continental, origem dos continentes; litosfera, movimentos tectônicos; a formação do relevo/ principais formas; formação dos solos / ocupação; grandes domínios naturais: relevo, hidrografia, clima e vegetação; a formação do povo brasileiro; população: distribuição territorial, crescimento, estrutura, movimentos migratórios; as atividades rurais: fatores da agropecuária / extrativismo; as atividades industriais e urbanas: indústria e urbanização, o espaço urbano, a circulação; países: desenvolvidos e subdesenvolvidos; a divisão econômica mundial; integração política e econômica do mundo (GLOBALIZAÇÃO); blocos econômicos mundiais e regionais; indústria; urbanização; meio rural; população mundial; impactos ambientais. Geografia do Brasil: Brasil como país de contrastes/ culturais/ físicos/ sociais/ econômicos; formação histórico-econômica do Brasil; regionalização/ IBGE / Regionalização Econômica; processo de industrialização; meio urbano e meio rural; população/ formação do povo brasileiro/ crescimento / estrutura/ movimentos migratórios; aspectos físicos: relevo, hidrografia, clima e vegetação; impactos ambientais; geografia do Mato Grosso do Sul; o Mercosul. PCN´s – Ensino Fundamental: Geografia. Sistema e Organização do Ensino no Brasil.

PROFESSOR DE 6ª A 9ª SÉRIEs-HISTÓRIA

Diferentes temporalidades: tempo histórico, tempo cronológico, calendários; Fontes históricas: tipos; Pré-História: Paleolítico e Neolítico; a Pré-História brasileira; Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia; Grécia e Roma; Idade Média: Feudalismo; cultura medieval; renascimento comercial europeu; monarquias centralizadas: Inglaterra, Portugal, Espanha; Idade Moderna: expansão marítima européia; o mercantilismo; a colônia portuguesa na América; renascimento cultural; o Absolutismo; a crise no sistema colonial português; o Iluminismo; Idade Contemporânea: a Revolução Francesa; a Independência dos Estados Unidos; a Independência do Brasil: Primeiro Reinado, Regências e Segundo Reinado; a Revolução Industrial; política e ideologia do liberalismo e socialismo; o Imperialismo do séc. XIX; a Primeira Guerra Mundial; a Revolução Russa; o nazi-fascismo; a Guerra Fria; Brasil: República Velha; a Era Vargas (1930-1945); o populismo (1945-1964); o Regime Militar (1964-1985); os governos de Sarney (1985-1990) a Fernando Henrique; a nova ordem internacional: os desafios da globalização, Mercosul; atualidades do contexto sociopolítico e econômico; História Regional: conquista e colonização da região do Sul de Mato Grossol; as reduções jesuíticas; o ouro em Cuiabá; o primeiro governador da Capitania de Cuiabá; a Guerra do Paraguai; a exploração da erva-mate; a formação da população: migrantes e imigrantes; o movimento divisionista; a instalação do Estado de Mato Grosso do Sul; atualidades do contexto sociopolítico e econômico; aspectos culturais. PCN´s – Ensino Fundamental: História. Sistema e Organização do Ensino no Brasil. Temas Transversais – trabalho e consumo.

PROFESSOR DE 6ª A 9ª SÉRIEs-LETRAS/HABILITAÇÃO EM INGLÊS

A prova de Inglês avaliará a competência do candidato em leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros. A prova constará de questões que avaliam o seu conhecimento em itens de vocabulário de uso comum e em estruturas gramaticais básicas e intermediárias. Será explorado, também, o aspecto nocional da língua, por exemplo, estruturas que indicam comparação, exemplificação, conclusão, etc... Sistema e Organização do Ensino no Brasil.

PROFESSOR DE 6ª A 9ª SÉRIEs-LETRAS/HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Língua e linguagem: as linguagens verbal e não verbal; coerência e coesão; língua formal e informal; gíria; Fonologia: classificação dos fonemas; classificação das palavras quanto ao número de sílabas; classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica; encontros vocálicos; dígrafo e encontro consonantal; ortoépia e prosódia; ortografia; divisão silábica; acentuação; Morfologia: estrutura e formação de palavras - derivação, composição, onomatopéia, redução (siglas, abreviações e abreviaturas); - classes gramaticais; Sintaxe: frase, oração e período; tipos de frases; período simples; - sujeito simples, composto, desinencial, indeterminado, oração sem sujeito; vozes do verbo; agente da passiva; - verbos significativos: transitivos e intransitivos; verbos de ligação; predicado verbal, nominal e verbo nominal; predicativo do sujeito e do objeto; adjunto adnominal; complemento nominal; adjunto adverbial; aposto; vocativo; período composto por coordenação e subordinação; orações coordenadas sindéticas; - orações subordinadas: substantivas, adjetivas e adverbiais; orações reduzidas; - pontuação: vírgula (entre os termos da oração e entre as orações); ponto-e-vírgula; ponto final, de interrogação, de exclamação; dois pontos; travessão; reticências; - figuras de sintaxe: concordância nominal (regra geral); concordância verbal (do verbo com o sujeito simples, do verbo com o sujeito; composto, concordância do verbo ser, casos especiais; - sintaxe de regência: regência verbal e nominal; crase; - colocação pronominal: ênclise, próclise, mesóclise; Semântica e estilística: o significado das palavras: sinonímia, antonímia, paronímia, hiponímia e hiperonímia; denotação e conotação; figuras de linguagem: comparação e metáfora, metonímia, personificação ou prosopopéia, hipérbole, eufemismo; versificação: versos, métrica, rima, aliteração, assonância. PCN´s – Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Sistema e Organização do Ensino no Brasil.

PROFESSOR DE 6ª A 9ª SÉRIEs-MATEMÁTICA

Conjuntos Numéricos; Equação e inequação: equação e inequação do 1º grau; equação e inequação do 2º grau; equação exponencial; Funções: função polinomial do 1º grau; zeros da função; gráfico; crescimento e decrescimento; domínio e imagem; função inversa; composição de funções; aplicações; - função polinomial do 2º grau; zeros da função; estudo do gráfico; conjunto imagem; estudo do sinal; aplicações; - função modular; - função exponencial e aplicações; - função composta; Inequações do 1º e 2º graus: resolução de inequações; inequação - produto e inequação - quociente; Equação exponencial; Trigonometria: trigonometria do triângulo retângulo; equações e funções trigonométricas; Progressões: Aritméticas e Geométricas; Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações lineares; Análise combinatória: fatorial; permutação simples; arranjos simples; combinação simples; Binômio de Newton; Polinômios: grau e valor numérico de um polinômio; identidade de polinômios; operações com polinômios; Equações algébricas: raiz de uma equação algébrica; teorema fundamental da álgebra; relações de Girard; Geometria no espaço: posições relativas de retas no plano e no espaço; posições relativas de dois planos; diedros; poliedros; ângulos poliédricos; prismas; pirâmides; cilindros; Geometria analítica: estudo da reta; estudo da circunferência; Introdução à Estatística: medidas de tendência central; medidas de dispersão; Introdução à Matemática Financeira: porcentagem; juros simples e composto; descontos. PCN´s – Ensino Fundamental: Matemática. Sistema e Organização do Ensino no Brasil.

ASSISTENTE DE APOIO SOCIAL – INSTRUTOR PROFISSIONALIZANTE/INFORMÁTICA

Arquitetura de computadores; Sistema Operacional Windows e Linux; Microsoft Office; Softwares Livres; Conceitos Básicos de Informática; Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Noções de Redes de Computadores, Protocolo TCP/IP, softwares de navegação e e-mail, Internet, Intranet, Windows Explorer; Antivírus, Segurança, Rotinas de backup; Hardware, montagem, desmontagem, instalação, configuração e operação de equipamentos de informática.

AUXILIAR DE SERVIÇOS DE SAÚDE – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes; Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde; Cadastramento familiar e territorial: finalidade e instrumentos; Conceito de territorialização, microárea e área de abrangência; Indicadores epidemiológicos; Técnicas de levantamento das condições de vida e de saúde/doenças da população; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário; promoção da saúde: conceitos e estratégias.

2. PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA - (para os cargos/funções de NÍVEL SUPERIOR, NÍVEL MÉDIO E DE PROFESSOR)

1 - Interpretação de Textos. 2 - Fonologia e Fonética: Noções gerais de Fonética e Fonologia. a) Fonema e letra; b) Classificação dos fonemas; c) Encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; d) Sílaba; e) Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; f) Divisão silábica. Ortografia: a) Letra e alfabeto; b) Emprego das letras e dos dígrafos; c) Emprego de parônimos, homônimos e formas variantes; d) Emprego das iniciais maiúsculas; e) Emprego do hífen. Acentuação gráfica: a) Regras de acentuação gráfica. 3 - Morfologia: a) Estrutura das palavras; b) Formação de palavras; c) Classes de palavras. 4 - Sintaxe: a) Frase, oração e período; b) Período composto por coordenação; c) Período composto por subordinação; d) Regência verbal e nominal.

3. PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA - (para os cargos/funções de NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO)

Interpretação de texto. - Ortografia: Acentuação Gráfica, Emprego do Hífen, Sinais de Pontuação; Emprego de Letras; Divisão Silábica; Abreviaturas e Siglas; Emprego de Iniciais Maiúsculas. Fonética: Encontros Vocálicos; Encontros Consonantais, Dígrafos; Divisão Silábica. Morfologia: Estrutura das Palavras; Formação das Palavras; Classificação das Palavras; Flexão das Palavras. Sintaxe: Regência Nominal e Verbal; Concordância Nominal e Verbal. Semântica: Significação das Palavras: Sinonímia, Antonímia; Denotação e Conotação.

4. PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA - (para os cargos/funções de NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO – 4ª SÉRIE)

Fonética: Sílaba - número de sílabas, divisão silábica. Ortografia: alfabeto, emprego das iniciais maiúsculas, acentuação gráfica. Morfologia: Classes de Palavras: Substantivos - classificação (próprio e comum) e flexão (gênero, número e grau). Adjetivo. Pronome. Verbo - ação, tempo presente, tempo passado, tempo futuro. Compreensão e interpretação de texto(s). Regras Básicas de Concordância Nominal e Verbal.

5. PROGRAMA DE MATEMÁTICA (para os cargos/funções de NÍVEL MÉDIO)

Conjuntos Numéricos: Números Naturais, Inteiros, Racionais (fracionários e decimais) e Reais - Operações e Propriedades. Números e Grandezas Proporcionais: Razões e Proporções; Divisão Proporcional; Regras de Três Simples e Composta. Sistemas de Medidas: Área, Volume, Massa, Capacidade, Tempo, Sistema Monetário Brasileiro. Funções Algébricas. Equações e Inequações: de 1º e 2º graus, Problemas.

6. PROGRAMA DE MATEMÁTICA (para os cargos/funções de NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO)

Conjuntos Numéricos: Inteiros, Fracionários. Operações: Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, Potenciação. Problemas Sobre as Operações: Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, Potenciação. Regra de Três Simples. Juros e Descontos Simples. Equações de Primeiro e Segundo Graus. Elementos de Geometria: Triângulos, Quadriláteros, Cubo. Sistemas de Medidas: Comprimento, Área, Volume, Massa, Capacidade, Tempo. Sistema Monetário Brasileiro.

7. PROGRAMA DE MATEMÁTICA (para os cargos/funções de NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO – 4ª SÉRIE)

Número e numeral. Sistema de Numeração Decimal. Numerais Ordinais. Conjunto dos Números Naturais. Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Números Naturais. Múltiplos e Divisores de um Número Natural. Conjunto dos Números fracionários absolutos. Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Frações. Frações Decimais e Números Decimais. Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Números Decimais. Porcentagem. Sistema Monetário Brasileiro. Figuras Geométricas Planas: Triângulo e Quadriláteros. Figuras Geométricas Espaciais: Cubo, Paralelepípedo, Cilindro, Cone e Esfera. Sistema Métrico Decimal, Medidas de: Comprimento, Área, Capacidade, Massa e Tempo. Resolução de Problemas.