Prefeitura de João Monlevade - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO MONLEVADE

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL N° 004/2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL N° 004/2012, DE 13 DE MARÇO DE 2012

Notícia:   Prefeitura de João Monlevade - MG abre vagas para Professores de várias áreas

CONVÊNIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

O MUNICÍPIO DE JOÃO MONLEVADE , através da Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, destinado a selecionar candidatos para preenchimento temporário das vagas de Professor para a Prefeitura Municipal de JOÃO MONLEVADE, conforme o Convênio Nº 01/2010, firmado entre o Município de JOÃO MONLEVADE e o IFMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - IFMG - Campus Ouro Preto, conforme o que se segue:

1. DISCIPLINAS/HABILITAÇÕES/VAGAS/CARGAS HORÁRIAS

DISCIPLINAS

HABILITAÇÃO

VAGAS

CARGA HORÁRIA

Informática ICC, Elementos de Administração; Conteúdos afins e projetos

- Graduação em Administração

01

25 horas

2. REGIME DE TRABALHO

São 25 (vinte horas) horas semanais. Esta carga horária será distribuída para atendimento às aulas do curso Técnico em Segurança do Trabalho, com um limite de 50% de horas em sala de aula e o restante da carga horária para atividades inerentes à função. O horário de aula será definido pela coordenação do curso de segunda-feira a sexta-feira de 19:00hs às 22:30hs, nas instalações do SESI, no bairro José de Alencar em João Monlevade.

3. REMUNERAÇÃO MENSAL

3.1- Contrato de 25 horas

Vencimento:
Graduação: R$ 1.587,76
Especialização: R$ 1.779,75

4. INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições poderão ser feitas nos dias 27/02 a 29/02, de 13:00 às 17:00 horas.

4.2. Local: Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade
Avenida Getúlio Vargas, 4798 - 2º Andar
Bairro Carneirinhos - João Monlevade - MG

5. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

A validade de participação no Processo Seletivo está condicionada ao atendimento, à época da inscrição, dos requisitos:

a. Comprovante da habilitação exigida

b. Prova de quitação com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar (quando couber).

6. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

No ato da inscrição ao Processo Seletivo Simplificado, o candidato deverá:

6.1. Entregar:

a. documento oficial de identidade e CPF (original e cópia);

b. 1 (uma) fotografia 3x4, recente;

c. comprovante da habilitação exigida (documento original e cópia).

d. "Curriculum vitae"

6.2. Declarar possuir os seguintes documentos:

- prova de quitação com o Serviço Militar, quando couber;

- prova de quitação com a Justiça Eleitoral.

6.3. Preencher o formulário de inscrição, sem emendas, rasuras ou omissões.

6.3.1. A inscrição poderá ser efetuada por procuração particular, com firma reconhecida, acompanhada de cópia legível de documento de identidade do candidato e de seu procurador, assumindo o candidato total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador e arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário e no pagamento da inscrição.

6.4. Cumprir todo o cronograma estabelecido, inclusive comparecer aos locais, nas datas e horários fixados neste Edital.

Observações:

- Não será aceita inscrição condicionada, nem por correspondência.

7. PROCESSO SELETIVO

7.1. O Processo Seletivo será - no que se refere à elaboração, aplicação, avaliação da prova escrita, prova de desempenho didático, de títulos, e a classificação dos candidatos, desenvolvido por uma Banca Examinadora, Instituída por Ato do DIRETOR do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO, sob coordenação da Gerência de Gestão de Pessoas.

7.2. O Processo Seletivo será constituído dos tipos de avaliação que se seguem, nas datas e horários indicados:

DISCIPLINAS

TIPO DE AVALIAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO

A PARTIR DE

HORÁRIO INICIAL

Informática ICC, Elementos de Administração; Conteúdos afins e projetos

- Prova escrita

Eliminatória

04/03/2012

09:00

- Prova de desempenho didático

Eliminatória

10/03/2012

09:00

- Prova de títulos

Classificatória

10/03/2012

---

7.3 Prova Escrita

7.3.1. Prova Escrita de Organização do Trabalho; Administração; Relações Humanas no Trabalho; Gestão; Elementos de Administração; Conteúdos Afins e Projetos.

7.3.2. Esta prova escrita será realizada no dia 04/03/2012 (domingo), às 09 horas, no SESI, situado à rua Alvoni de Castro, s/nº, bairro José de Alencar.

7.3.3. A prova escrita compreenderá questões objetivas e/ou discursivas sobre os conteúdos do programa (Anexo II) e terá duração máxima de 03 horas improrrogáveis tendo um valor de 100 (cem) pontos.

7.3.4. Será aprovado, nessa prova, o candidato que obtiver, no mínimo, 50 (cinqüenta) pontos.

7.3.5. O resultado da Prova Escrita será divulgado até as 17 horas do dia 07/03/2012 no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade e pelo site www.cefetop.edu.br.

7.3.6. Não será concedida vista da prova. Facultar-se-á, entretanto, ao candidato apresentar, ao presidente da Comissão Organizadora do Concurso, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar do horário da divulgação do resultado, um único recurso, devidamente fundamentado e protocolado na portaria da Secretaria Municipal de Educação Prova Escrita

7.3.7 A prova será ser feita a tinta, portanto o candidato deverá levar caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Estes materiais não serão fornecidos pela coordenação do concurso.

7.4. Provas de Desempenho Didático

7.4.2. Prova de Desempenho Didático de Informática ICC I, Informática ICC II e Elementos de Administração, Conteúdos afins e projetos.

7.4.2.1. A Prova de desempenho didático será constituída de uma aula com duração de 50 (cinquenta) minutos, com tolerância de 5 minutos para mais ou para menos, ministrada perante a Banca Examinadora e será valorizada em 100 (cem) pontos.

7.4.2.2. O tema da Prova de Desempenho Didático será sorteado, antes do início da prova escrita, por um membro da coordenação do concurso ou da banca examinadora.

7.4.2.3. Os temas para sorteio, a que se refere o item 7.4.2.2, constam no Anexo II deste edital e será sorteado um tema entre os itens de 1 a 5 do Anexo II.

7.4.3 No início da prova de desempenho didático, cada candidato deverá entregar à banca examinadora o plano de aula que irá integrar a avaliação, de acordo com item 01 do Anexo I.

7.4.4 Não será permitida, durante a prova de desempenho didático, realizada pelo candidato, a presença dos demais concorrentes, nem de pessoas além das previstas no item 7.1.

7.4.5 Na avaliação da prova de desempenho didático serão considerados os critérios especificados no Anexo I do presente Edital.

7.3.6 Ao término da prova de desempenho didático, cada membro da Banca Examinadora atribuirá ao candidato uma nota de 0(zero) a 100(cem).

7.3.7 A nota final da prova de desempenho didático será a média aritmética das notas conferidas pelos examinadores. Antes de calcular tal nota - e quando for o caso - a Banca Examinadora deverá adotar medidas, no sentido de evitar que notas discrepantes, em relação às dadas pela maioria dos avaliadores, contribuam para a aprovação ou reprovação do candidato.

7.3.8 Será aprovado nessa prova o candidato que obtiver o mínimo de 60 (sessenta) pontos.

7.4. A Prova de Títulos

7.4.1. Só serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados na prova escrita e na prova de desempenho didático.

7.4.2. A avaliação dos títulos será feita pela respectiva Banca Examinadora.

7.4.3. Na avaliação de títulos, serão considerados:

I. Formação Universitária: Até 50 (cinquenta) pontos, sendo considerado somente o título maior do candidato.

1.GRAU DE DOUTOR, livre docência, em campo diretamente relacionado com a disciplina ou área de conhecimento objeto do concurso 50 pontos
2.GRAU DE MESTRE em campo diretamente relacionado com a disciplina ou área de conhecimento, objeto do concurso 40 pontos
3.CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO em campo diretamente relacionado com a disciplina ou área de conhecimento, objeto do concurso,com duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas com a avaliação final, ministrado por Instituição de Ensino Superior 20 pontos
4.CURSO DE APERFEIÇOAMENTO em campo diretamente relacionado com a disciplina ou área de conhecimento, objeto do concurso, com duração mínima de 180 (cento e oitenta) horas com avaliação final, ministrado por Instituição de Ensino Superior 10 pontos

II.ATIVIDADE DOCENTE, devidamente comprovada e relacionada à disciplina ou à área de conhecimento, objeto do concurso: até 25 (vinte e cinco) pontos.

1.Experiência superior a 5 (cinco) anos 25 pontos
2.Experiência de 3 (três) a 5 (cinco) anos 20 pontos
3.Experiência de 1 (um) ano e inferior a 3 (três) anos 15 pontos

III.TRABALHOS PUBLICADOS, devidamente comprovados e relacionados com a disciplina ou área de conhecimento, objeto do concurso: até 15 pontos

1. LIVRO EDITADO09 pontos
2. PUBLICAÇÕES em revistas especializadasaté 06 pontos

(1,0 ponto por publicação)

IV.EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL além da ATIVIDADE DOCENTE, devidamente comprovada e relacionada à disciplina ou área de conhecimento, objeto do concurso\até 10 pontos

1.EXPERIÊNCIA superior a 5 (cinco) anos10 pontos
2.EXPERIÊNCIA de 3 (três) a 5 (cinco) anos07 pontos
3.EXPERIÊNCIA de 1 (um) ano e inferior a 3 (três) anos04 pontos

7.4.4. Os títulos, bem como o curriculum vitae deverão ser entregues, pelo candidato, à Banca Examinadora, momentos antes da realização da prova de desempenho didático.

7.4.5. A documentação mencionada deverá ser entregue em duas vias (uma original e outra cópia) em envelope identificado com o nome do candidato e nº do presente edital.

7.5.6. A documentação acima mencionada será conferida e assinada por um membro da Banca Examinadora. Os originais serão devolvidos ao candidato, após conferência.

8. REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

8.1. Nos dias das provas, o candidato deverá comparecer ao SESI, situado à Rua alvoni de Castro, s/nº, bairro José de Alencar - João Monlevade com antecedência de 30 minutos, munido do cartão de inscrição (INDISPENSÁVEL) e documento oficial de identidade (INDISPENSÁVEL).

8.2. A ordem e o horário para apresentação dos candidatos, na prova de desempenho didático, serão em função da ordem de inscrição ao processo seletivo e será afixada na Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade.

9. RESULTADO

9.1 - Para todas as disciplinas

9.1.1 A classificação final dos candidatos será obtida pela média ponderada das notas obtidas nas Provas Escrita, de Desempenho Didático e de Títulos, com pesos 3, 5 e 2 respectivamente.

9.2 A nota final do candidato será divulgada no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade e pelo site www.cefetop.edu.br.

9.3 A classificação final do candidato dar-se-á por ordem decrescente de pontos obtidos, após aplicação dos critérios de desempate, se necessário conforme item 9.5 deste edital.

9.4 A classificação final do candidato no Processo Seletivo Simplificado, após homologação pelo Prefeito Municipal e pelo Secretário de Educação do Município de João Monlevade, será publicada nos quadros de avisos da Secretaria Municipal de Educação e na Prefeitura do Município de João Monlevade e pelo site www.cefetop.edu.br.

9.5. Em caso de igualdade de pontos, terá preferência, para efeito de CLASSIFICAÇÃO FINAL, sucessivamente, o candidato que:

a. for casado;

b. for o de maior idade.

10. VALIDADE

O presente Processo Seletivo Simplificado terá validade de 1 (um) ano, prorrogável por igual período se necessário for, a contar da data de sua homologação pelo Prefeito Municipal e pelo Secretário de Educação do Município de João Monlevade.

11. APROVEITAMENTO DE CANDIDATO

11.1. O candidato aprovado neste Processo Seletivo Simplificado poderá ser contratado como PROFESSOR SUBSTITUTO.

11.2. A contratação mencionada obedecerá à ordem de classificação final obtida e será feita, após homologação do resultado do Processo Seletivo, pelo Prefeito Municipal e pelo Secretário de Educação do Município de João Monlevade.

11.3. Para firmar o contrato como Professor Substituto, o candidato deverá apresentar e/ ou entregar à Diretoria de Gestão de Pessoas todos os documentos a ele solicitados e necessários à perfeita observação da legislação vigente.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. A inexatidão de afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Processo Seletivo Simplificado, implicará na eliminação sumária do candidato. Serão declaradas nulas, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

12.2. Será excluído do Processo Seletivo Simplificado, por ato do Presidente da Comissão Organizadora, o candidato que se tornar culpado de incorreções ou descortesia para com algum dos examinadores, executores, seus auxiliares e autoridades presentes, durante a realização do Processo Seletivo.

12.3. A Classificação no Processo Seletivo Simplificado não assegura ao candidato o direito ao contrato imediato, mas apenas a expectativa de ser contratado. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes, observados os interesses da administração.

12.4. O candidato classificado será convocado por telegrama, enviado para o endereço constante da Ficha de Inscrição, obrigando-se a declarar, por escrito, caso não queira ser contratado. O não pronunciamento do candidato, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, após sua convocação, permitirá a Prefeitura Municipal de João Monlevade convocar o próximo candidato.

12.5. O candidato convocado que não aceitar sua contratação poderá, uma única vez, ser incluído ao final da relação dos classificados, desde que requeira esse reposicionamento durante o prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado.

12.6. O candidato será o único responsável pelo correto preenchimento da Ficha de Inscrição. Uma vez feita a inscrição, não serão permitidas alterações.

12.7. Não será fornecido qualquer documento comprobatório de aprovação e classificação no Processo Seletivo Simplificado valendo, para esse fim, a homologação publicada nos Quadros de Avisos da Secretaria Municipal de Educação e na Prefeitura Municipal de João Monlevade.

12.8. A inscrição neste Processo Seletivo Simplificado implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e seus Anexos, parte integrante do mesmo, expediente do qual não poderá alegar desconhecimento.

12.9. A inscrição neste Processo Seletivo Simplificado implica na aceitação dos horários de aulas estabelecidos pela coordenação do curso.

12.10. Os casos omissos serão decididos pela Diretoria de Gestão de Pessoas, com participação da respectiva Banca Examinadora do processo Seletivo Simplificado.

João Monlevade, 14 de fevereiro de 2012.

FABRÍCIO NEREU BRANDÃO
Secretário Municipal de Educação

ANEXO I

Data: _____/_____/_____

Local: _______________________________________________________________________________

Área Avaliada / Disciplina: ________________________________________________________________

Nome do Candidato: ____________________________________________________________________

ITENS PARA AVALIAÇÃO DA AULA

ITEM

VALOR

NOTA

01. Planejamento

5,00

 

 

 

02. Incentivação da aula

5,00

 

 

 

03. Correção da linguagem

5,00

 

 

 

04. Facilidade e clareza de expressão e comunicação

10,00

 

 

 

05. Capacidade de síntese

15,00

 

 

 

06. Adequação do conteúdo ao nível de ensino

5,00

 

 

 

07. Relação da teoria com a prática

5,00

 

 

 

08. Expressão

Contato visual

2,00

 

 

 

Gesticulação

2,00

 

 

 

Postura

2,00

 

 

 

Movimentação

2,00

 

 

 

Voz

2,00

 

 

 

09. Escrita Legível

5,00

 

 

 

10. Utilização de recursos didáticos

5,00

 

 

 

11. Recursos adequados ao conteúdo

5,00

 

 

 

12. Domínio do conteúdo e ordem de exposição

25,00

 

 

 

TOTAL

100,00

 

OBSERVAÇÕES:

No Item 8

Expressão - no aspecto VOZ, considerar: intensidade, timbre, ritmo e inflexões.

Assinatura do avaliador: ________________________

ANEXO II

ÁREA DE CONHECIMENTO: Organização do Trabalho; Administração; Relações Humanas no Trabalho; Gestão; Elementos de Administração; Conteúdos Afins e Projetos.

PROVA ESCRITA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 - As Organizações: conceitos, Características, Objetivos, Tipos, Interesses;

2 - A Empresa: Conceito, Ambiente, O Contexto onde operam, Objetivos, Classificação,

Os Recursos Empresariais e seus resultados, Níveis Hierárquicos, Estruturas Organizacionais, Constituição Legal;

3 - O Modelo Taylorista-Fordista de Produção;

4 -Teoria das Relações Humanas, Teoria Neoclássica da Administração, Teoria Estruturalista, Teoria de Sistemas, Teoria da Contingência, Exigências Atuais;

5 - Planejamento da Ação Empresarial: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional;

6 - Organização da Ação Empresarial; Estruturas Organizacionais, Cargos e Tarefas; Direção da Ação Empresarial: Estilos de Direção, Sistemas de Administração, Meios de Direção, Gerência e Supervisão; Controle da Ação Empresarial : Controle Organizacional, Controles Táticos e Controles Operacionais;

7 - A Gerência da Qualidade Total : Histórico, Filosofia, Conceitos Fundamentais, Ciclo PDCA, Metodologia de Solução de Problemas; Sistema Integrado de Gestão : Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), Padrões de eficiência e eficácia, Modelos Normativos ISO Série 9000 e Série 14000 e OHSAS 18001.

ANEXO III

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

MAXIMILIANO, A.C. Introdução à Administração - 8ª edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2011.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração - 8ª Edição. São Paulo: Ed. Campus. 2011.

CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: Uma Abordagem Contingencial. São Paulo: Mc Graw Hill, 1994.

CHIAVENATO, I. Iniciação à Administração Geral. São Paulo: MC Graw Hill, 1989.

CHIAVENATO, I. Iniciação à Administração de Pessoal. São Paulo : Mc Graw Hill, 1990.

CHIAVENATO, I. Iniciação à Organização e Controle. São Paulo: Mc Graw Hill, 1989.

TAVARES, M.C. Gestão Estratégica - 3ª edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.

DRUCKER, Peter. Desafios Gerenciais para s Séc. XXI. São Paulo: Pioneira, 1989.

PARK, K.H. Introdução ao Estudo da Administração.São Paulo: Pioneira, 1997.