Prefeitura de Itupeva - SP

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITUPEVA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N.º 03/2007

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO PARA "SALVA VIDA"

A Prefeitura Municipal de Itupeva, Estado de São Paulo, através da Comissão Especial constituída pela Portaria n° 14.718, de 25 de setembro de 2007, TORNA PÚBLICO que fará realizar INSCRIÇÕES para o PROCESSO SELETIVO N° 03/2007, destinado ao preenchimento de 02 (duas) vagas de SALVA VIDA, que serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, com contrato por prazo determinado de até 01 (um) ano, nos termos da Lei Municipal n° 1.504, de 30 de dezembro de 2004, Lei Federal n° 11.350, de 05 de outubro de 2006 e Lei Complementar n° 147 de 27 de março de 2007. As inscrições e realização do referido Processo Seletivo ficarão sob responsabilidade da empresa OMEGA CONSULTORIA E PLANEJAMENTO LTDA.

INSCRIÇÕES:

Período: De 28 de Setembro a 05 de Outubro de 2007.

· Locais de inscrição: preferencialmente pela internet através do site www.omegaitu.com.br ou na empresa sita à Rua Thomas Simon n° 245 - centro - Itu/SP.

1. DA DENOMINAÇÃO - CARGA HORÁRIA - VAGAS - VENCIMENTOS

DENOMINAÇÃO

CARGA HORÁRIA

VAGAS

VENCIMENTOS

SALVA VIDA

40 h/sem.

02

Padrão 10 (LC 149/07) = R$ 670,00

Abono I (LC 117/05) = R$ 75,00

Abono II (LC 135/06) = R$ 53,00

Total = R$ 798,00

2. DOS REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES

2.1 - São requisitos e atribuições para inscrição:

FUNÇÃO

SALVA VIDA

REQUISITOS

ENSINO MÉDIO COMPLETO, NATAÇÃO e CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA SALVA-VIDAS.

ATRIBUIÇÕES/

ATIVIDADES

Orientar os banhistas quanto às determinações de todos os regulamentos para o uso das dependências da Piscina Municipal; Zelar pela correta utilização de todos os equipamentos da Piscina Municipal, fazendo cumprir os regulamentos estabelecidos; Aplicar medidas educativas e disciplinares imediatas aos banhistas, quando do descumprimento de alguma norma estabelecida; Encaminhar à Diretoria de Esportes e Recreação relatórios sobre incidências de ordem administrativa ou disciplinar ocorridas no local; Zelar, sobretudo pela integridade física dos banhistas, fazendo o resgate e prestando os primeiros socorros nos casos de acidentes ou afogamento; Desenvolver outras atividades correlatas determinadas pela Diretoria de Esportes e Recreação ou chefia responsável.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições estarão abertas entre os dias 28 de setembro à 05 de outubro de 2007, e preenchimento da ficha de inscrição será realizada preferencialmente pela internet através do site www.omegaitu.com.br.

3.1.1. A taxa da inscrição realizada pelo candidato diretamente via Internet deverá ser paga somente através do Boleto Bancário, em qualquer agência bancária até o dia 05 DE OUTUBRO DE 2007. Não serão aceitas inscrições em que o pagamento do boleto ou a realização da inscrição for feito após a data limite. As inscrições via Internet serão encerradas as 16:00 horas do dia 05 de outubro de 2007.

3.1.2. As inscrições também poderão ser feitas na sede da empresa contratada ÔMEGA CONSULTORIA E PLANEJAMENTO LTDA. sita à Rua Thomas Simon n° 245 - centro - Itu/SP.

3.2. São condições para inscrição

3.2.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Artigo 13, do Decreto N.º 70.436/72, Possuir a escolaridade exigida, conforme previsto no presente edital. Ter, na data das inscrições, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos; Não exercer qualquer cargo ou função pública de acumulação proibida com o exercício do novo cargo; Possuir CPF (Cadastro das Pessoas Físicas) atualizado; Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;

ESCOLARIDADE

TAXA DE INSCRIÇÃO

NÍVEL MÉDIO

R$ 21,85

3.3 O candidato é o único responsável pelas informações prestadas na ficha de inscrição, respondendo por elas civil e criminalmente, mesmo que constatado sua falsidade após a conclusão do processo seletivo.

3.4 A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma.

3.5 Se aprovado e admitido, o candidato, por ocasião da posse deverá apresentar, além dos documentos constantes no presente Edital, os seguintes: Título Eleitoral e comprovante de ter votado nas últimas eleições, Quitação com o Serviço Militar, C.P.F, Prova de Escolaridade, duas fotos 3X4, declaração de não ocupar cargo público e remunerado, exceto os acúmulos permitidos pela Lei, atestados de antecedentes criminais e demais necessários que lhe forem solicitados, sob pena de perda do direito à vaga.

4 - DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA 4.1 - As pessoas portadoras de deficiência que pretendem fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e na Lei Nº 7.853/89 são asseguradas o direito de inscrição para a função de Salva Vida em Processo Seletivo Público, desde que a deficiência de que é portador seja compatível com o cargo..

5- DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo será de prova objetiva e prática.

6 - DA PROVA OBJETIVA

A duração da prova escrita será de 2 (duas) horas.

O resultado das provas será apurado pela atribuição de uma nota de "0" (zero) a "100" (cem) pontos.

A prova escrita desenvolver-se-á em forma de testes, através de questões de múltipla escolha.

A prova constará de 40 questões sobre CONHECIMENTOS OBJETIVOS envolvendo: Língua Portuguesa (10 questões), Matemática (10 questões), Conhecimentos Gerais (10 questões) e Conhecimentos Específicos, (10 questões), valendo 2,5 (dois virgula cinco) pontos por questão, tudo conforme Conteúdo Programático constante do Anexo I do presente Edital. Serão considerados aprovados os candidatos que acertarem no mínimo 50% (cinqüenta por cento) da prova. O candidato que obtiver MENOS de 50% (cinqüenta por cento) na prova estará automaticamente eliminado do concurso.

Durante as provas não serão permitidas: consultas bibliográficas de qualquer espécie, utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, Pagers" ou qualquer material que não seja o estritamente necessário para a realização das provas.

O candidato não poderá ausentar-se da sala ou local de prova, salvo em caso de extrema necessidade, desde que acompanhado de fiscal e autorizado pelo Coordenador da Sala;

O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas, após 30 minutos do início das mesmas;

O candidato ao terminar a prova escrita, entregará ao Coordenador da Sala o caderno de questões e respectiva folha de resposta.

Não serão fornecidos exemplares ou cópias do Caderno de Questões a candidatos ou à instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Concurso.

Não serão computadas questões não respondidas, que contenham rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

Ao final das provas, os 02 (dois) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos as tiverem concluído.

7 - DA PROVA PRÁTICA

Para realização da prova prática, o candidato deverá trazer atestado médico comprovando que está apto a realizar o teste prático de natação.

A prova objetiva aferir o conhecimento prévio do candidato e sua adequabilidade na execução das tarefas relacionadas às atribuições do cargo, como natação e primeiros socorros, conforme critérios estabelecidos no Anexo II deste Edital.

A Prova Prática terá caráter habilitatório e eliminatório, influindo na classificação do candidato e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (Cem) pontos.

Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50 (Cinqüenta) pontos na Prova Prática.

O candidato não habilitado na prova prática será excluído do Processo Seletivo.

8 - DAS NORMAS

LOCAL - DIA - HORÁRIO -

As provas escritas serão realizadas no dia 14 DE OUTUBRO DE 2007 (DOMINGO) no horário das 09:00 (nove) às 11:00 (onze) horas na Escola Municipal EMEF "VICTÓRIA COMODO RAYMUNDO FERNANDES" localizada na Avenida Emílio Chechinato, 95 - Jd. Alegria - ITUPEVA/SP, próxima da Prefeitura Municipal de Itupeva.

As provas práticas serão realizadas no mesmo dia, ou seja, 14 DE OUTUBRO DE 2007 (DOMINGO), no horário das 14:00 (quatorze) horas na PISCINA MUNICIPAL, localizada na Rua Professora Deolinda Silveira de Camargo n° 300 - Jd. São Vicente - Itupeva/SP.

DOCUMENTOS - Só serão admitidos às provas os candidatos que comparecerem munidos de seu protocolo de inscrição, documento de identidade, e na prova escrita levar também caneta esferográfica azul ou preta lápis e borracha.

O candidato deverá apresentar o atestado médico comprovando que está apto a realizar a prova prática. O candidato que não apresentar o atestado não poderá fazer a prova prática e estará excluído do processo seletivo.

COMPORTAMENTO - As provas serão individuais, não sendo tolerada a comunicação com outro candidato, nem utilização de livros, notas, impressos, celulares, calculadoras e similares. Reserva-se à aos Fiscais o direito de excluir do recinto e eliminar do restante das provas o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como tomar medidas saneadoras, restabelecer critérios outros, para resguardar a execução individual e correta da provas.

Não haverá sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização das provas e os candidatos deverão comparecer no mínimo com 30 minutos antes do horário marcado para o início das provas, visto que os portões serão fechados rigorosamente no horário.

9 - DAS MATÉRIAS

As matérias constantes da prova escrita a que se submeterão os candidatos são as constantes no Anexo I do presente Edital.

10 - DA CLASSIFICAÇÃO

A classificação final será a soma das duas provas e obedecerá a ordem decrescente de pontuação.

11 - AVALIAÇÃO MÉDICA ADMISSIONAL

Para efeito de preenchimento, o candidato convocado será submetido a avaliação médica admissional, de caráter eliminatório, promovida pela Prefeitura Municipal de Itupeva/SP.

12 - DISPOSIÇÕES GERAIS

A inscrição implicará na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições do Processo Seletivo, estabelecidas no presente Edital e na Legislação Municipal pertinente.

Na classificação final, havendo empate de pontuação entre candidatos, serão fatores de preferência os seguintes:

a - ser mais idoso;

b - maior número de filhos menores de 18 anos;

c - sorteio.

A inexatidão das afirmativas, a não apresentação ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

Caberão recursos fundamentados a Comissão de Concurso, no prazo de "2" (dois) dias, contados da realização das provas e da divulgação oficial dos resultados.

Decorrido o prazo para recurso, as provas serão mantidas em arquivo até julgamento final do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

A validade do presente Processo Seletivo será de até 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente a ordem de classificação, não gerando o fato de aprovação direito a contratação.

13 - DISPOSIÇÕES FINAIS

Todos os casos, problemas ou questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital, serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo.

A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior de irregularidade em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do Processo Seletivo.

O Conteúdo Programático das matérias é aquele constante do Anexo I, do presente Edital.

A organização, aplicação, correção, elaboração das listas de aprovados, elucidação de eventuais recursos, ficará a cargo da empresa contratada.

Caberá ao Prefeito do Município de Itupeva a homologação dos resultados do Processo Seltivo.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente edital, que fica à disposição no local das inscrições, no local de costume do Paço Municipal, cujo resumo vai publicado na imprensa e no Diário Oficial do Estado.

Itupeva, 25 de Setembro de 2007.

OCIMAR POLLI
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I - MATÉRIAS DA PROVA OBJETIVA

FUNÇÃO PÚBLICA:. SALVA VIDA

PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; - Elementos da comunicação e as funções de linguagem; - Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; - Tipos de composição textual; elementos da estrutura narrativa; elementos da estrutura dissertativa; coesão e coerência textual; descrição objetiva e subjetiva; - Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem; - Variantes lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; - Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; - Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; regras de acentuação; ocorrência da crase; - Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; - Ortografia;

Pontuação = Empregar corretamente: ponto-final, ponto-e-vírgula, ponto-de-exclamação, ponto-de-interrogação, dois-pontos, reticências, aspas, parênteses, colchete e vírgula;

Classes de palavras:

1) Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; 2) Artigos = definidos e indefinidos; - 3) Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; - 4) Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; - 5) Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; - 6) Numerais = flexão dos numerais e emprego; - 7) Preposições; - 8) Conjunções; - 9) Interjeições; - 10) Advérbios. Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação; - Termos essenciais da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado); - Termos integrantes da oração = complementos verbais e complementos nominais; - Termos acessórios da oração = aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial; - Concordância nominal e verbal;

Regência nominal e verbal: - Colocação pronominal; - Estrutura e formação das palavras; - Funções das palavras que e se;

Matemática (10 QUESTÕES)

Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão;

Múltiplos e Divisores - Critérios de divisibilidade, números primos e números compostos, MDC e MMC:

Números Racionais e sua representação fracionária - a idéia de fração, comparação e simplificação de frações, operações com números fracionários, potenciação de frações,raiz quadrada de números fracionários, expressões numéricas; - Conjuntos Numéricos; - Potenciação e Radiciação; Porcentagem; - Juros simples e compostos; - Razão e proporção - regra de três simples e composta; - Média Aritmética Simples e Ponderada; -- Progressão Aritmética e Geométrica; - Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; - Equações, inequações e sistemas do 1º Grau e de 2º Grau - Raízes, equações completas e incompletas, equações literais, relações entre coeficientes e raízes, equações fracionárias, equações biquadradas e irracionais;

Funções polinomiais do 1º e do 2º grau - par ordenado, representação gráfica, domínio e imagem:

Função Exponencial; - Função Logarítmica, - Sucessão ou Seqüência, - Estudo das Matrizes:

Determinantes; - Sistema Métrico Decimal - Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade; - Geometria plana e espacial - sólidos geométricos, reta e segmento de reta, polígonos regulares e quadriláteros, cálculo de perímetro e de área, comprimento da circunferência e do arco, área do círculo e de suas partes; - Triângulos- Semelhança, Relações Métricas no Triangulo Retângulo, Teorema de Pitágoras; - Trigonometria - razões trigonométricas; - Questões de raciocínio lógico na forma de problemas

Conhecimentos Gerais: (10 QUESTÕES)

Ética profissional. Relações humanas no trabalho. Notícias nacionais atuais referentes aos temas sócio-econômico - políticos, esportivos, texto sobre saúde etc.., veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva.

ESPECÍFICOS (10 QUESTÕES)

Primeiros Socorros: Fundamentos: primeiras medidas, busca, localização, sinalização; - Técnicas de Primeiros Socorros: abordagem, atendimento, reanimação, estancamento de hemorragias, imobilizações e transporte de feridos.

ANEXO II - PROVA PRÁTICA

· Avaliação do candidato nos exercícios de primeiros socorros, como primeiras medidas, busca, localização e sinalização;

· Técnicas de Primeiros Socorros: abordagem, atendimento, reanimação, estancamento de hemorragias, imobilizações e transporte de feridos.

· Conhecimentos nos estilos de natação.