Prefeitura de Guaraci - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARACI

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL COMPLETO

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2006

A Prefeitura Municipal de Guaraci, Estado de São Paulo, através da Comissão Organizadora designada através do Decreto nº 1298, 13 de Dezembro de 2006 e nos termos de legislação vigente, torna pública a abertura de inscrições ao Concurso Público para provimento de cargos vagos, atualmente existentes, dos que vagarem e dos que forem criados dentro do prazo de validade do concurso, constante do seu quadro de pessoal, a saber:

1 - INSTRUÇÕES ESPECIAIS

Cód. CargoCargoVagas

Ref

Horas/

Semana

Salários R$

Requisitos Básicos

Taxa de Inscrição R$

01

Ajudante de Pedreiro

03

R-03

40

390,00

Alfabetizado

10,00

02

Aferidor de Hidrômetro

02

R-03

40

390,00

Ensino Fundamental Completo

20,00

03

Auxiliar de Serviços de Campo

06

R-06

40

550,00

Ensino Fundamental Incompleto

15,00

04

Borracheiro

01

R-05

40

490,00

Alfabetizado

10,00

05

Carpinteiro

01

R-05

40

490,00

Ensino Fundamental Incompleto

15,00

06

Coletor de Lixo

08

R-03

40

390,00

Alfabetizado

10,00

07

Costureira

01

R-03

40

390,00

Ensino Fundamental Incompleto

15,00

08

Coveiro

01

R-03

40

390,00

Alfabetizado

10,00

09

Eletricista

02

R-05

40

490,00

Ensino Fundamental Incompleto

15,00

10

Encanador

02

R-05

40

490,00

Ensino Fundamental Incompleto

15,00

11

Gari

09

R-03

40

390,00

Alfabetizado

10,00

12

Mestre de Obras

01

R-12

40

1.176,60

Ensino Fundamental Completo

20,00

13

Operador do Sistema de Tratamento de Água e Esgoto

15

R-04

40

410,00

Ensino Fundamental Completo

20,00

14

Pedreiro

04

R-05

40

490,00

Ensino Fundamental Incompleto

15,00

15

Preparadora de Merenda

04

R-03

40

390,00

Ensino Fundamenta Incompleto

15,00

16

Tratorista

02

R-05

40

490,00

Ensino Fundamenta Incompleto e prova pratica CNH Cat. C

15,00

17

Vigia

07

R-03

40

390,00

Ensino Fundamenta Incompleto

15,00

18

Encarregado da Cozinha Piloto

01

R-09

40

800,00

Ensino Fundamental Completo

20,00

19

Assistente do Serviço Integrado de Informática

02

R-09

40

800,00

Ensino Médio Completo e prova pratica de digitação

30,00

20

Assistente do Setor de Cadastro e Arquivo do Dep.de Obras

01

R-08

40

660,00

Ensino Médio Completo

30,00

21

Atendente

03

R-03

40

390,00

Ensino Fundamental Completo

20,00

22

Auxiliar Técnico de Fisioterapia

02

R-06

40

550,00

Ensino Fundamental Completo

20,00

23

Bibliotecária

01

R-11

40

1.020,00

Ensino Superior Completo

50,00

24

Encarregado pelo CRAS

01

R-10

40

920,00

Ensino Médio Completo

30,00

25

Encarregado do Controle de Vetores

01

R-09

40

800,00

Ensino Fundamental Completo

20,00

26

Encarregado do Setor de Fisioterapia

01

R-14

40

1.600,60

Ensino Superior Completo

50,00

27

Encarregado do dep.de Água e Esgoto

01

R-12

40

1.176,60

Ensino Médio Completo

30,00

28

Encarregado da Vigilância Epidemiológica

01

R-10

40

920,00

Ensino Fundamental Completo

20,00

29

Encarregado do Setor de Recursos Humanos

01

R-12

40

1.176,60

Ensino Médio Completo

30,00

30

Encarregado do Setor de Estradas Municipais

01

R-11

40

1.020,00

Ensino Fundamental Completo

20,00

31

Encarregado na Expedição de Empenho

01

R-12

40

1.176,60

Ensino Superior Completo

50,00

32

Escriturário

08

R-03

40

390,00

Ensino Médio Completo

30,00

33

Fiscal de Tributos

02

R-14

40

1.600,60

Ensino Superior Completo

50,00

34

Técnico de Enfermagem

22

R-07

40

600,00

Ensino Médio Completo e Registro no Órgão de Classe

30,00

35

Advogado

02

R-14

40

1.600,60

Ensino Superior Completo e Registro no Órgão de Classe

50,00

36

Assistente Social

03

R-11

40

1.020,00

Ensino Superior Completo e Registro no Órgão de Classe

50,00

37

Engenheiro Civil

01

R-11

20

1.020,00

Ensino Superior Completo e Registro no Órgão de Classe

50,00

38

Enfermeiro

02

R-11

40

1.020,00

Ensino Superior Completo e Registro no Órgão de Classe

50,00

39

Fisioterapeuta

02

R-11

40

1.020,00

Ensino Superior Completo e Registro no Órgão de Classe

50,00

40

Químico

01

R-11

40

1.020,00

Ensino Superior Completo e Registro no Órgão de Classe

50,00

41

Professor de Educação Física

08

R-11

40

1.020,00

Ensino Superior Completo e Registro no Órgão de Classe

50,00

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas no período de 18 a 22 de Dezembro de 2.006, no horário das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, na Biblioteca Municipal, à Rua Carlos de Campos nº 975, Centro, em Guaraci - SP.

2.1 DAS CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

São condições para inscrição:

a) Ser Brasileiro, nato ou naturalizado, cidadão português a quem foi deferida a igualdade nas condições previstas pelo Decreto Federal 70.436/72, ou estrangeiro nos termos da Emenda Constitucional n° 19/98;

b) Ter 18 (dezoito) anos completos no mínimo, na data da nomeação;

c) Estar quites com o serviço militar, quando do sexo masculino;

d) Estar quites com a Justiça Eleitoral;

e) Estar em gozo de seus direitos políticos e civis;

f) Não registrar antecedentes criminais;

g) Gozar de boa saúde física e mental;

h) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;

i) Possuir, na data de nomeação,habilitação para o cargo a que concorre;

2.1.1. A inscrição consistirá no preenchimento de requerimento e ficha que será fornecida ao candidato no local da inscrição, bem como o recolhimento de emolumento das seguintes taxas:

Ensino Alfabetizado: R$ 10,00 (dez reais)

Ensino Fundamental Completo: R$ 15,00 (quinze reais)

Ensino Fundamental Completo: R$ 20,00 (vinte reais)

Ensino Médio Completo: R$ 30,00 (trinta reais)

Ensino Superior Completo: R$ 40,00 (cinqüenta reais)

2.1.2. O pagamento das importâncias especificadas acima deverá ser efetuado diretamente a empresa, em dinheiro ou cheque. O pagamento efetuado em cheque somente será considerado quitado após a sua compensação;

2.2 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

- Cédula de Identidade - R.G. (original e xerox);

- Títulos (xerox autenticada), para os candidatos aos cargos para os quais o Concurso é de Provas e de Provas e Títulos.

- Apresentar C.N.H. original e xerox para o cargo de Tratorista.

Para os candidatos portadores de Deficiência Física, deverá ser especificado na ficha de inscrição e apresentado Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova.

2.3 A efetivação da inscrição estará condicionada à apresentação pelo candidato, no ato da mesma, dos documentos exigidos e do correto preenchimento do requerimento.

2.4 Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento da Ficha de Inscrição.

2.5 As inscrições poderão ser feitas através de Sedex, devendo para essa forma obter-se a ficha de inscrição apropriada que se encontra disponibilizada na Internet no endereço: www.asseconp.com.br, devendo o candidato recolher a taxa correspondente na forma de depósito bancário no Banco Banespa, Agência 0257, Conta Corrente 13.002158-4, em nome da ASSECONP ASSESSORIA EM CONCURSOS PÚBLICOS LTDA -EPP, até 22 de Dezembro de 2006 preencher a ficha e postá-la via sedex, para a ASSECONP LTDA - Rua Henrique Dumont, 1392 - sala 01, Jardim Paulista, Cep 14.090-200, Ribeirão Preto - SP, podendo postalizar até dia 26 de Dezembro de 2006. Eventuais pedidos de inscrição postados após a data prevista, não serão aceitos.

Deverá enviar para empresa a ficha devidamente preenchida, o comprovante de deposito, xerox do

RG e copia dos Títulos autenticados.

2.6 A inscrição poderá ser feita por procuração devendo a mesma ser autenticada e ficará retida junto ao requerimento de inscrição, assim como xerox autenticado da Cédula de Identidade (R.G.) do candidato, que também ficará retida junto com a inscrição. O portador da procuração deverá apresentar documento de identidade. O candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros cometidos por seu procurador ao efetuar a inscrição.

2.7 Os pedidos de inscrições dos candidatos serão analisados pela Comissão Municipal do Concurso Público que se manifestará pelo deferimento ou indeferimento da inscrição, observado a Legislação Municipal.

2.8 Não serão aceitos pedidos ou reclamações fora do prazo, bem como inscrições por depósito em caixa eletrônico, fax ou de forma condicional a não ser o que estabelece o presente Edital. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os pré-requisitos fixados, será ela cancelada.

2.9 A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, prova ou nomeação do candidato desde que seja verificada falsidade de declarações ou irregularidades nas provas ou documentos.

2.10 Não haverá devolução do valor da inscrição, exceto na hipótese de cancelamento do Concurso Público por conveniência ou interesse da administração.

2.11 Se aprovado e aprovado e contratado, o candidato por ocasião da posse apresentará os documentos exigidos conforme Item 2.1 do presente Edital, e o não cumprimento dessas exigências, o candidato perderá o direito da vaga.

2.12 candidato não poderá ser aposentado por invalidez ou ter aposentadoria especial para o mesmo emprego, e nem estar com idade de aposentadoria compulsória; na administração ou fundacional, que possibilite acumulação de cargos e/ou empregos, salvo nos casos do dispositivo do artigo 37, inciso XVI letras A, B, C da Constituição Federal.

2.13 Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alterações dos cargos e/ou empregos, em hipótese alguma.

2.14 Prefeitura Municipal de Guaraci e a ASSECONP não se responsabilizarão por eventuais coincidências de datas e horários de provas e quaisquer outras atividades.

2.15 No ato da inscrição o candidato portador de deficiência deverá apresentar laudo médico com a especificação da deficiência, requerendo e especificando as condições especiais para a realização das provas.

3 DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1 As pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e para fins do artigo 1º da Lei nº 160/91, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com o exercício do emprego.

3.2 Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto nº 3.298/99.

3.3 No ato da inscrição o candidato portador de deficiência deverá apresentar laudo médico com a especificação da deficiência, requerendo e especificando as condições especiais para a realização das provas.

3.4 Fica reservado um percentual de até 5% (cinco por cento) por emprego, para pessoas portadoras de deficiência física e sensorial, no provimento de cargos e/ou empregos públicos, nos órgãos e entidades de Administração Pública Municipal direta, indireta e fundacional, obedecido o princípio do Concurso Público de provas ou de provas e títulos.

3.5 As pessoas portadoras de deficiências, a partir de 18 anos, poderão ocupar cargos e/ou empregos públicos, desde que a intensidade e a extensão da deficiência sejam compatíveis com o exercício das respectivas funções.

3.6 As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto nº 3.298/99, particularmente em seu artigo nº 40, participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a: conteúdo das provas, avaliação, critério de aprovação, horário, local de aplicação das provas e nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos no referido artigo nº 40, parágrafos 1º e 2º, deverão ser requeridos por escrito durante o período das inscrições.

3.7 Os candidatos que necessitarem da prova especial (BRAILE ou AMPLIADA), deverão requerê-la no momento da inscrição. Os candidatos que não o fizerem, seja qual for o motivo alegado, não terão a prova especial preparada.

3.8 Os Deficientes Visuais "cegos" somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema BRAILE, e suas respostas deverão ser transcritas também em BRAILE. Referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas REGLETE E PUNÇÃO OU MÁQUINA ESPECÍFICA.

3.9 Aos deficientes visuais (amblíopes) serão oferecidas provas ampliadas, com tamanho de letra correspondente a corpo 24.

3.10 Os candidatos portadores de deficiência que não atenderem aos dispositivos, dentro do prazo do período das inscrições, serão considerados como não portadores de deficiência, e não terão a prova preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitado de realizar a prova.

3.11 A publicação do resultado final do Concurso Público será feita em duas listas, contendo a primeira a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente a pontuação destes últimos.

3.12 Será eliminado da lista de deficientes o candidato cuja deficiência, assinalada na ficha de inscrição, não seja constatada.

3.13 O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição não declarar essa condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.14 Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria.

3.15 Fica reservado um percentual de até 5% (cinco por cento) para pessoas portadoras de deficiência física e sensorial, no provimento de cargos públicos, nos órgãos e entidades de Administração Pública Municipal direta, indireta e fundacional, obedecido o princípio do concurso público de provas ou de provas e títulos.

3.16 As pessoas portadoras de deficiências, a partir de 18 anos, poderão ocupar cargos públicos, desde que a intensidade e a extensão da deficiência sejam compatíveis com o exercício das respectivas funções.

3.17 Os candidatos que necessitarem da prova especial (BRAILE ou AMPLIADA), deverão requerê-la no momento da inscrição. Os candidatos que não o fizerem, seja qual for o motivo alegado, não terão a prova especial preparada.

3.18 Os Deficientes Visuais "cegos" somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema BRAILE, e suas respostas deverão ser transcritas também em BRAILE. Referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas REGLETE E PUNÇÃO OU MÁQUINA ESPECÍFICA.

4 DAS PROVAS

4.1 As provas objetivas e práticas, realizar-se-ão dia 21 de Janeiro de 2006, em horário e local a ser posteriormente divulgado.

4.2 O concurso consistirá de provas objetivas para todos os candidatos.

4.3 Serão aplicadas provas práticas de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de Assistente do Serviço Integrado de Informática e Tratorista. Prova de direção veicular para Tratorista, o qual os candidatos deverão apresentar a C.N.H. original na categoria C exigida para o cargo. Prova de Digitação para Assistente do Serviço Integrado de Informática.

4.4 As provas de conhecimento específico visam aferir conhecimentos do nível de escolaridade para o cargo, e conterão questões concernentes à área, conforme Anexo I.

4.5 As informações obtidas por meio de contato telefônico junto à Prefeitura Municipal não se revestem em caráter oficial, devendo o candidato utilizar-se dos meios indicados no presente Edital para informar-se sobre locais e horários da realização das provas.

5. AVALIAÇÃO DA PROVA PRÁTICA DE DIGITAÇÃO.

5.1 A prova constará de cópia de texto impresso, e será aplicada por turmas ou individual. A prova será avaliada quanto à produção e erros.

Em princípio, a nota 100 (cem) será atribuída à transcrição sem erros, em que o candidato tenha produzido 780 (setecentos e oitenta) toques líquidos em 6(seis) minutos, ou seja 130 (cento e trinta) toques líquidos por minutos, conforme tabela. Não serão considerados eventuais toques dados como repetição do texto.

6 DOS TÍTULOS

6.1 O Concurso Público constará de provas objetivas e títulos, os quais serão computados à nota final do candidato aprovado, somente para o cargo de Professor de Educação Física.

6.2 A prova de títulos será de caráter classificatório, destinado somente aos candidatos aprovados nas provas escritas com questões objetivas.

6.3 A pontuação obtida com os títulos será acrescida na nota da Prova Escrita com questões objetivas, para efeito de classificação.

6.4 Os títulos para efeito de sua validade, deverão ser entregues em cópia autenticada, no ato da inscrição do candidato.

6.5 - A contagem dos títulos não poderá exceder a 4,0 (quatro) pontos, conforme tabela abaixo:

 Títulos

Pontuação Atribuída

Nº Máximo de Documentos

Diploma de conclusão de Curso de Doutorado

3,00

1

Diploma de conclusão de Curso de Mestrado

2,00

1

Diploma de conclusão de Curso de Especialização (mínimo de 360 horas), em nível de pós-graduação, específico para a área na qual concorre.

1,00

1

6.6 - Os títulos serão devidamente comprovados e deverão guardar direta relação com as atribuições dos CARGO/EMPREGO em Concurso Público, não sendo possível o cômputo cumulativo dos títulos de Mestrado e Doutorado.

Parágrafo Único - Os títulos serão devidamente comprovados e deverão guardar direta relação com as atribuições dos cargos e/ou empregos em Concurso Público. Os cursos de Mestrado e Doutorado não poderão ser contados cumulativamente.

7 DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

7.1 Por justo motivo, a critério da Comissão de Concursos Públicos, a realização de 1 (uma) ou mais provas do presente concurso poderá ser adiada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta as novas datas em que se realizarão as provas.

7.2 Não serão admitidos nos locais das provas, os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para os exames.

7.3 O ingresso nos locais das provas será permitido apenas aos candidatos que apresentarem o protocolo de inscrição, acompanhado de documento de identidade.

7.4 Durante a realização das provas não será permitido ao Candidato consulta a livros, legislação, uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação, calculadora, etc.

7.5 Não serão computadas questões não respondidas, com rasuras, que tenham sido respondidas a lápis, ou que contenham mais de uma alternativa assinalada.

7.6 Será automaticamente excluído do concurso público o candidato que se ausentar da sala de provas sem autorização do fiscal ou do coordenador.

7.7 Será automaticamente excluído do concurso público o candidato que for surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação sobre a prova que estiver sendo realizada.

7.8 O tempo de duração das provas escritas será de 2:00 (duas horas), contadas a partir da autorização do fiscal para início das mesmas.

7.9 As questões serão elaboradas em forma de testes, através de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, levando em consideração as condições específicas de cada cargo.

7.10 O candidato poderá lançar mão de toda e qualquer bibliografia que trate de forma sistematizada os assuntos que desejar a fim de preparar-se para as provas.

7.11 A inviolabilidade das provas será comprovada no posto de execução, no momento do rompimento do lacre dos malotes na presença dos candidatos.

7.12 Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência ou atraso do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.

7.13 Ao terminar a prova o candidato entregará ao Fiscal, o caderno de questões e a folha de respostas e todo e qualquer material cedido para a execução das provas.

7.14 Por razões de ordem técnicos e direitos autorais, a ASSECONP não fornecerá exemplares do caderno de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Concurso.

7.15 O mínimo de permanência do candidato na sala de provas é de 30 (trinta) minutos, após o início da mesma.

7.16 O não comparecimento a qualquer das provas excluirá automaticamente o candidato do concurso.

7.17 O candidato deverá comparecer ao local designado para as provas munido de caneta azul ou preta, lápis e borracha, apresentando o Protocolo de Inscrição e o Documento de Identidade.

7.18 No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, ou mesmo que não esteja ela prevista no programa, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que, anotará na folha de ocorrências para posterior análise da banca examinadora.

7.19 Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação dos recursos.

7.20 Sempre que o candidato observar a anormalidade prevista no item 5.19 deverá manifestar-se, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

8 DO JULGAMENTO DAS PROVAS

8.1 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.2 Será considerado habilitado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) de pontos na prova. O candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinqüenta por cento) na prova, será eliminado.

8.3 As provas teórica e prática, terão caráter eliminatório, considerando-se habilitado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) em cada uma delas. O candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50% (cinqüenta por cento) em qualquer uma das provas será eliminado.

8.4 Poderá o candidato impugnar qualquer questão constante das provas, desde que o faça por escrito e fundamentadamente, no prazo de dois dias úteis, contados da publicação do Gabarito.

8.5 Não haverá, sob nenhuma hipótese, vista ou revisão de provas, podendo o candidato junto a Comissão de Concurso, requisitar a revisão de notas no prazo máximo de 3 (três) dias úteis a contar da data da publicação do resultado final.

9 DA CLASSIFICAÇÃO

9.1 Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final.

9.2 A Prefeitura Municipal de Guaraci publicará através de jornal que publica seus atos oficiais, a lista de classificação final por emprego, bem como afixará a listagem no local de inscrição. Os arquivos referentes ao Concurso Público disponibilizado na Internet no site da empresa são meramente a título de cortesia, exceto para os candidatos inscritos via SEDEX, que terão seus nomes e número de inscrição disponibilizados no site.

9.3 No caso de igualdade de nota final, terá preferência sucessivamente:

a) O candidato com maior idade.

b) Persistindo o empate será feito sorteio.

9.4 Os candidatos aprovados poderão requerer Certificado de Aprovação. Para obtê-lo, o candidato deverá efetuar um depósito de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) no Banco Banespa, Agência 0257, Conta Corrente 13.002158-4, em nome da Asseconp Assessoria em Concursos Públicos Ltda-EPP, enviar solicitação via e-mail, que a Empresa fornecerá o nº do Fax para o encaminhamento do comprovante de depósito, com o nome completo, número de inscrição, RG, cargo a que prestou o concurso, classificação, cidade e endereço completo para o envio do referido Certificado.

OBS: As despesas postais estão incluídas no valor do Certificado para o Estado de São Paulo, candidatos de outros Estados pagarão a diferença da postagem.

O Certificado não é de aquisição obrigatória, uma vez que o órgão no qual o candidato prestou exame de seleção não é o emissor do mesmo.

O Certificado não é exigido quando da convocação e posse pela instituição a qual o candidato foi selecionado.

10 DOS RECURSOS APÓS APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

10.1 Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da data de publicação do gabarito. O candidato poderá apresentar um único recurso, individualmente, digitado ou datilografado, endereçado à Comissão de Concurso Públicos, devidamente fundamentado, constando número de inscrição, nome do candidato, número do documento de identidade e opção de emprego a que prestou o Concurso Público, e enviar via SEDEX a Asseconp Assessoria em Concursos Públicos, sito à Rua: Henrique Dumont, nº 1392 sala 1 , Ribeirão Preto - SP, CEP.14090-200, o que será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato, o que será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato.

10.2 O recurso interposto fora do respectivo prazo e ou de outra forma, a não ser o mencionado no item 9.1 deste Edital não será aceito, sendo considerada, para tanto, a data de postagem.

10.3 A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

10.4 Não serão aceitos recursos interpostos por fax, telex, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o estabelecido neste Edital.

Modelo

Concurso Público:

Nº Inscrição:

Nome:

Emprego:

Nº da Questão Divulgada:

Resposta divulgada pela Asseconp:

Questionamento:

Endereço:

Data:

Assinatura:

11 DA CONVOCAÇÃO PARA ADMISSÃO

11.1 A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá à ordem decrescente de classificação final por emprego, far-se-á, pela Prefeitura Municipal de Guaraci, obedecido o limite de vagas existentes, durante o prazo de validade deste Concurso Público, não gerando o fato de sua aprovação o direito de nomeação.

11.2 Após a convocação, no prazo de 3 (três) dias, os candidatos aprovados deverão submeter-se á perícia médica para verificação da compatibilidade de sua saúde com o exercício das atribuições do emprego.

11.3 Após a convocação, no prazo de 3 (três) dias, os candidatos aprovados deverão submeter-se á perícia médica para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do emprego.

11.4 A perícia será realizada no órgão médico do Município, preferencialmente, por especialista na área de deficiência de cada candidato, devendo o laudo ser proferido no prazo de 3 (três) dias contados do respectivo exame.

11.5 O candidato, cuja deficiência não for configurada, ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada, será desclassificado, não cabendo qualquer recurso da decisão proferida pela junta médica.

11.6 O candidato, ou seu procurador terá um prazo máximo de 03 (três) dias úteis a contar da data do recebimento da notificação, o que precederá a nomeação para manifestar seu interesse em assumir o emprego para o qual será designado. A omissão ou negação do candidato ou seu procurador, será entendido como desistência da nomeação, o mesmo deverá assinar o termo de desistência, sendo excluído do referido Concurso Público.

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 A inscrição do candidato importará no conhecimento e na aceitação tácita das condições do Concurso Público, estabelecidas nesse edital em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

12.2 A nomeação dos candidatos, observada a ordem de classificação final, por emprego, far-se-á pelo Prefeito Municipal, obedecendo ao limite de vagas existentes, durante o prazo de validade deste Concurso Público a seu exclusivo critério e necessidade do serviço público.

12.3 Cabe exclusivamente a Prefeitura Municipal de Guaraci o direito de aproveitar os candidatos habilitados em número que julgar conveniente e de acordo com o interesse público, não estando obrigada ao provimento de todas as vagas existentes.

12.4 Será excluído do Concurso Público, por ato da Comissão, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal, o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) Agir com incorreção, violência, descortesia para com qualquer membro de equipe encarregada da aplicação das provas e demais atividades, ou mesmo, por qualquer razão tentar tumultuá-la;

c) For surpreendido utilizando-se de meios proibidos por este Edital;

d) For responsável por falsa identificação pessoal;

e) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Concurso Público;

f) Não devolver integralmente o material recebido, exceto programa de provas;

g) Efetuar inscrições fora do prazo previsto;

h) Deixar de atender a convocação ou qualquer outra orientação da Comissão de Concurso Público .

12.5 Qualquer regra prevista neste edital poderá ser alterada antes da realização das provas, mediante republicação do item ou itens atualizados.

12.6 Se aprovado e contratado, o candidato por ocasião da posse apresentará os documentos exigidos pelo item 2.1 do presente Edital, e o não cumprimento dessas exigências, o candidato perderá o direito a vaga.

12.7 O candidato classificado obrigar-se-á a manter atualizado seu endereço perante a Prefeitura Municipal de Guaraci.

12.8 Caberá ao Prefeito Municipal a homologação dos resultados finais.

12.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Concurso Público.

Guaraci, 14 de Dezembro de 2006.

Jorge Luiz Levi
Prefeito Municipal

ANEXO ICONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ALFABETIZADO: Ajudante de Pedreiro,Borracheiro,Gari, Coletor de Lixo e Coveiro.

RACIOCÍNIO LÓGICO:

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO: Auxiliar de Serviços de Campo, Carpinteiro, Costureira, Eletricista, Encanador, Pedreiro, Preparadora de Merenda, Tratorista e Vigia.

PORTUGUÊS: Substantivos (Gênero, número e grau), Artigos, Preposição, Pronomes, Adjetivos, Verbos - conjugação, Comparação de palavras entre si: sinônimo e antônimo, Acentuação e sinais gráficos, Ortografia, Sinais de pontuação, Análise e interpretação de textos.

MATEMÁTICA: As quatro operações, Medidas de tempo, Noções de: dúzia, arroba, dezena, centena, milhar, etc., Problemas sobre: as quatro operações, Problemas sobre: peso, tempo, medidas de: massa, tempo, área etc., Problemas sobre: sistema métrico, Sistema monetário Nacional: (Real).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

CARPINTEIRO: Tipos de Madeiras; Esquadrias; Caibros - vigotas; Ferramentas Técnicas manuais; Ferramentas Técnicas elétricas; Aparelhamentos, Sistema métrico linear, Cubicação de madeira, Normas de segurança, Prática da função

ENCANADOR: Tipos de tubulação; Tipos de conexão; Materiais utilizados, Equipamentos utilizados; Ligação de água; Ligações de esgoto; Válvulas.

ELETRICISTA:Conhecimentos das ferramentas; Conhecimentos das normas de segurança; Conhecimento do material empregado; Qualidade do material; Isolantes; Cargas; Fases; Circuito; Prática da função.

PEDREIRO: Conhecimentos das ferramentas; Normas de segurança; Conhecimentos do sistema de metragem linear; Cubicagem; Conhecimentos dos materiais; Concretagem; Preparação de massas; Noções de assentamento de tijolos.

PREPARADORA DE MERENDA: Os alimentos; Noções de higiene; Proteção dos alimentos; Cuidados pessoais no trabalho; Objetivos da merenda; Direitos e deveres do funcionário público municipal.

TRATORISTA: Código de Trânsito Brasileiro; Regras de circulação; Sinalização de trânsito; Normas de segurança; Normas de segurança veicular; Conhecimentos básicos de máquinas leves e pesadas motorizadas e não motorizadas.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO: Aferidor de Hidrômetro, Atendente, Encarregado da Cozinha Piloto, Encarregado do Controle de Vetores, Encarregado do Setor de Estradas Municipais, Encarregado da Vigilância Epidemiológica, Mestre de Obras e Operador do Sistema de Água e Esgoto.

PORTUGUÊS: Fonética e Fonologia, Divisão Silábica, Acentuação gráfica, Emprego do hífen, Ortografia, Pontuação, Estruturas das palavras, Classes Gramaticais, Flexão verbal e nominal, Emprego e Colocação, Pronomes: Empregos de tempos e modos verbais, vozes do verbo, Concordância nominal e verbal, Crase, Interpretação de texto, Analise Sintática: termos da oração e classificação das orações.

MATEMÁTICA: Conjunto numérico R, N, Inteiro, Potenciação, Radiciação, Equação e inequação do 1º grau, Equação do 2º grau, Fatoração, Porcentagem, Juros simples e compostos, Relações e Funções, Área, Perímetro, Volume e Densidade, Áreas das figuras planas,Sistema decimal de medidas, Razões e Proporções.

CONHECIMENTOS GERAIS - (História e Geografia) -

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

MESTRE DE OBRAS: Função, Normas de segurança, Memorial Descritivo, Cronograma de Obras, Execução de Obras, Galerias e Concretagem.

ENSINO MÉDIO COMPLETO: Assistente do Serviço Integrado de Informática, Assistente do Setor de Cadastro e Arquivo do Departamento de Obras, Auxiliar Técnico de Fisioterapia, Encarregado pelo CRAS, Encarregado de Departamento de Água e Esgoto, Encarregado do Setor de Recursos Humanos, Escriturário, e Técnico em Enfermagem.

PORTUGUÊS: Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Classes de palavras: artigo, nome, pronome, verbo, palavras relacionadas (preposição e conjunção), Flexão nominal, Concordância nominal, Flexão verbal: número pessoal e modo temporal, Concordância verbal, Formação de palavra: composição e derivação portuguesa, Estrutura da frase portuguesa: a- termos da oração; b- coordenação e subordinação, Regência nominal e verbal, Colocação pronominal, Sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação, Recursos lingüísticos (linguagem figurada), Redação, Interpretação de textos.

MATEMÁTICA: Propriedades, Simplificação de radicais, Operações radicais, Racionalização simples, Equações incompletas, Resolução de uma equação, Sistema simples de equações, Equações de 1o e 2o Graus - resolução - problemas, Noções de relação e função, Função de 1o Grau, Funções, Função constante, Relação e função: noções gerais, domínio, imagem, Razão e proporção, Grandezas proporcionais, Regra de três simples, Regra de três composta, Porcentagem, Juros (Simples e Composto), Conjunto de números inteiros: operações, Conjunto de números racionais: operações, Expressões algébricas: operações, Radicais: operações, simplificação, racionalização, propriedades.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Atualidades.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

ASSISTENTE DO SERVIÇO INTEGRADO DE INFORMATICA: Arquitetura e Configuração de Equipamentos (Hardware); - CPO, Unidade de Disco, Teclado, Vídeo, Impressora, Tipo de Comunicação e possíveis problemas de funcionamento. Sistemas Operacionais (MS-DOS) de microcomputadores e respectivos comandos. Estrutura de Organização de discos flexíveis ou rígidos. Precauções ou cuidados que devem ser tomados quanto à: - Manuseio e guarda de discos flexíveis, discos rígidos, fitas, etc. (dispositivos de armazenamento. - Processamento alheios (jogos, processamento de terceiros) ao do CPD. - Limpeza do ambiente de trabalho. Precauções ou cuidados que devem ser tomados quanto a possibilidade de perda ou danos do resultado do processamento do dia anterior. Windows. Editor de Texto "WORD x.x"; Excel; Access; Internet. Comandos Complementares: - Obter e alterar Hora e Data: Comando "Time" Comando "Date" Comando "VER" - Obter versão do DOS: Comando "VER" - Limpar Tela: Comando "CLS" - Alterar o Sinal de Prontidão do DOS: Comando "PROMPT" - Proteger Arquivos: Comando "ATTRIB".

ESCRITURÁRIO: Atas, Ofícios, Memorandos, Cartas, Certidões, Atestados, Conhecimentos técnicos sobre digitação, Procuração, Recebimento de remessa de correspondência oficial, Hierarquia, Impostos e Taxas, Direitos e deveres do funcionário público municipal, Conhecimentos básicos em Windows, Word e Excel.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM: TÉCNICAS BÁSICAS DE ENFERMAGEM: Sinais vitais; Higienização; Administração de medicamentos via oral e parenteral; Cuidados especiais; Coleta de material para exame; ÉTICA PROFISSIONAL: Comportamento social e de trabalho; Sigilo profissional; INTRODUÇÃO AS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS: Terminologia básica; Noções de epideminologia; Esterilização e desinfecção; Doenças de notificação compulsória; Isolamento; Infecção hospitalar; Vacinas; SOCORROS DE URGÊNCIA: Parada cárdio-respiratória; Hemorragias; Ferimentos superficiais e profundos; Desmaio, estado de choque, convulsões; Afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras; Fraturas e luxações; Corpos estranhos; Politraumatismo, queimaduras; PEDIATRIA: A criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil; Alimentação; Doenças mais comuns; Berçários e lactários; CENTRO CIRÚRGICO: Terminologia cirúrgica; Cirurgias mais comuns.

TÉCNICO FISIOTERAPIA: Conhecimentos específicos da área.

ENSINO SUPERIOR COMPLETO: Advogado, Assistente Social, Bibliotecário, Encarregado na Expedição de Empenho, Encarregado do Setor de Fisioterapia, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Químico e Professor de Educação Física.

LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia, Acentuação gráfica, Pontuação, Classes de palavras: artigo, nome, pronome, verbo, palavras relacionadas (preposição e conjunção), Flexão nominal, Concordância nominal, Flexão verbal: número pessoal e modo temporal, Concordância verbal, Formação de palavra: composição e derivação portuguesa, Estrutura da frase portuguesa: a- termos da oração; b- coordenação e subordinação, Regência nominal e verbal, Colocação pronominal, Sinonímia, antonímia, polissemia, denotação e conotação, Recursos lingüísticos (linguagem figurada), Redação, Interpretação de textos.

MATEMÁTICA: Somente para os cargos de: Encarregado na Expedição de Empenho, Encarregado do Setor de Fisioterapia e Fiscal de Tributos. Propriedades, Simplificação de radicais, Operações radicais, Racionalização simples, Equações incompletas, Resolução de uma equação, Sistema simples de equações, Equações de 1o e 2o Graus - resolução - problemas, Noções de relação e função, Função de 1o Grau, Funções, Função constante, Relação e função: noções gerais, domínio, imagem, Razão e proporção, Grandezas proporcionais, Regra de três simples, Regra de três composta, Porcentagem, Juros (Simples e Composto), Conjunto de números inteiros: operações, Conjunto de números racionais: operações, Expressões algébricas: operações, Radicais: operações, simplificação, racionalização, propriedades.

CONHECIMENTOS GERAIS: História, Geografia e Atualidades. Somente para os cargos de: Encarregado na Expedição de Empenho, Encarregado do Setor de Fisioterapia e Fiscal de Tributos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

ADVOGADO: Direito Previdenciário Público: Servidor Público, Regras Permanentes e Transitórias para o servidor público, Regras para Concessão de Aposentadorias e Pensões, LEGISLAÇÃO - Emenda Constitucional nº 20/98, Lei Complementar nº 101/2000(Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei nº 9.717/98 e Portaria MPAS nº 4.992/99; Direito Constitucional: Constituição Brasileira atualizada; Direito Tributário: Código Tributário Nacional; Direito do Trabalho: Consolidação das Leis do Trabalho - CLT atualizada; Direito Administrativo: Administração Pública; Poderes Administrativos; Atos Administrativos; Contratos Administrativos e Licitação; Servidores Públicos; Domínio Público; Intervenção na Propriedade e atuação no Domínio Econômico; Responsabilidade Civil da Administração; Controle da Administração; Organização Administrativa Brasileira; Licitação - Lei 8.666/93; Lei Orgânica do Município; Lei de Imprensa - Lei 5250/67; Código de Ética e Disciplina do Advogado; Crimes de responsabilidades de Prefeitos e Vereadores - Lei 8906/94.

ASSISTENTE SOCIAL : Assistência Social e as esferas do Poder Público, Assistência Social: Definição, princípios, diretrizes e organização, Conselhos de assistência Social, Desenvolvimento Social e Políticas de Habitação, Educação popular e Serviço Social, Legislação específica da área da assistência social, Municipalização e descentralização da assistência social, O programa comunidade solidária e a LOAS, Participação social: Associação de moradores, Conselhos Municipais, Movimentos Sociais, Planejamento social, Pobreza urbana - favelização, migração, Políticas Sociais - a relação Público x privado: as organizações não governamentais (ONGS), Políticas Sociais e direitos sociais, Políticas sociais e Serviços Social, Programas de renda mínima e assistência social, Sociedades brasileira e a crise do Estado.

Bibliografia sugerida: ALOYON, Norberto, Assistência e assistencialismo-controle dos pobres ou erradicação da pobreza? Cortez Editora. SPOSATI, Aldaíza e outros. Assistência na trajetória das políticas sociais brasileiras. Cortez Editora. SPOSATI, Aldaíza assistência Social no Brasil. Carta Tema 1983-1990. Cortez Editora. SOUZA, Maria Luiza. Desenvolvimento de Comunidade e Participação. Cortez Editora. HADDAD, Eneida G.M.. Direito à velhice. (O). Cortez Editora. GADOTTI, Moacir & Gutierrez. Educação comunitária e economia popular. Cortez Editora. (Coleções Questões da nossa época nº 25 ARROYO, M., BUFFA, E. & NOSELLA, P. Cortez. Educação e Cidadania. (Coleção Questões da nossa época nº 19), Educação Popular. Caderno ABESS, Cortez. LAURELL, Ana Cristina (org). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. Cortez Editora. CEDEC, 1995. Vários Autores. Família brasileira: a base de tudo. Cortez - UNICEF. GUERRA, Yolanda. Instrumentalização do Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1995. WALDERLEY, Mariângela Belfore. Metamorfose do Desenvolvimento de Comunidade. Cortez, 1993. COUVRE, Maria de Lourdes M.. O que é cidadania?. Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos). Para analisar uma prática de educação popular. In Cadernos de Educação Popular (1). Vozes - Nova. SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice. O Social e o político na pós modernidade. Cortez, 1995. BATISTA, Myrian Veras. Planejamento Estratégico na prática profissional cotidiana. In: Revista Social e Sociedade 47. Cortez, 1995. AMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e conservadorismos no Serviço Social. Ensaios críticas. Cortez, 1992. Revista Serviço Social & Sociedade 53. Política Social e direitos - São Paulo, Cortez, 1997. Revista Serviço Social & Sociedade - (consultar os artigos das revistas, segundo o tema). MEJIA, Marco R.. Transformação Social. Cortez . (Coleção questões da nossa época nº 50. SPOSATI, Aldaíza. Vida urbana e gestão da pobreza. Cortez.

LEGISLAÇÃO BÁSICA: Constituição Federal - República Federativa do Brasil - outubro de 1988. Constituição do Estado (de São Paulo). Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS - nº 07 de dezembro de 1993. Estatuto da Criança e do Adolescente.

ENGENHEIRO CIVIL -: Geologia Aplicada à engenharia, Resistência dos materiais, Estrutura de madeira, Estrutura metálica, Materiais de Construção Civil, Hidráulica Geral, Teoria das Estruturas, Mecânica do Solo, Sistemas de abastecimentos de água, Hidrologia Aplicada, Construção Civil, Construção em concreto, Estradas, Sistemas de esgoto, Instalações Hidráulicas e Sanitárias, Técnica e economia dos transportes, Arquitetura, Maciços e obras de terra, Pontes de concreto, Fundações, Urbanismo, Estatística, Topografia Geral, Instalações elétricas.

ENFERMEIRO: TÉCNICAS BÁSICAS DE ENFERMAGEM - sinais vitais, higienização, administração de medicamentos via oral e parenteral, cuidados especiais, coleta de material para exame. ÉTICA PROFISSIONAL - comportamento social e de trabalho, sigilo profissional. INTRODUÇÃO AS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS - terminologia básica, noções de epideminologia, esterilização e desinfecção, doenças de notificação compulsória, isolamento, infecção hospitalar, vacinas. SOCORROS DE URGÊNCIA - parada cárdio-respiratória, hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, desmaio, afogamento, sufocamento, choque elétrico, envenenamento, mordidas de cobras, fraturas e luxações, corpos estranhos, politraumatismo, queimaduras. PEDIATRIA - a criança: o crescimento e o desenvolvimento infantil, alimentação, doenças mais comuns, berçários e lactários. CENTRO CIRÚRGICO - terminologia cirúrgica, cirurgias mais comuns. O CORPO HUMANO - Anatomia, Fisiologia.

FISCAL DE TRIBUTOS: Funções; Direitos e deveres do funcionário público municipal; Noções de Hierarquia; Impostos, Taxas, Emolumentos, Contribuição de melhoria.

FISIOTERAPEUTA: Anatomia, Fisiologia, Neurologia, Ortopedia, Fundamentos de Fisioterapia, Cinesioterapia, Fisioterapia aplicada à Neurologia - Infantil - Adulto, Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia, Fisioterapia aplicada à Ginecologia e Obstetrícia, Fisioterapia aplicada à Pneumologia.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Contextualização sócio - política da Educação Física. Esporte na escola (teoria e prática conscientizadora), A cultura popular, o lazer e a Educação Física escolar na escola de Ensino Fundamental, O jogo: Características sócio - afetivas, motoras e cognitivas, Jogo cooperativo, O Ensino da Educação Física no Ensino Fundamental: Procedimentos metodológicos, Seleção de conteúdos, VOLEIBOL: - Regras, sistema Operacional, Sistemas Ofensivos, Regulamento, Competição, Histórico. BASQUETEBOL: - Regras e Regulamentos, Competições, Sistemas Ofensivos, Sistemas Defensivos, Histórico. HANDEBOL: - Regras, Competições, Sistemas de ataque e defesa, Histórico. ATLETISMO: - Regras, Provas: corridas, saltos, arremessos, Competições: Jogos Regionais - Abertos - Olimpíadas, Materiais. NATAÇÃO: - Regras, Estilos, Largadas, Viradas, Índices Técnicos, revezamento, Jogos Regionais - Abertos - Competições - Olimpíadas. FUTEBOL DE SALÃO: - Regas, Regulamentos, Competições, Sistemas Ofensivos, Sistemas Defensivos. FUTEBOL: - Regras, Competições, Regulamentos, Sistemas Ofensivos, Sistemas Defensivos. DAMA E XADREZ: - Regras e Regulamentos, Competições, Histórico. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais. Secretaria de Educação fundamental - Brasília: MEC/SEF,1.997. v.7. BROTTO, Fábio Otuzi, Jogos cooperativos: se o importante é competir o fundamental é cooperar. São Paulo: Cepeusp, 1.995. CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil - a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1.991. COLETIVO DE AUTORES: Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1.991. FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1.989. (Pensamento e Ação no Magistério - fundamentos para o Magistério). MARCELINO, Nelson Carvalho. Laser e educação. Campinas: Papirus, 1.990. SÃO PAULO (Estado) Secretaria de Educação Fundamental. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular de educação física - 1o grau. 4 ed. São Paulo: SE/CENP, 1.991. .......A prática pedagógica - Educação Física - 1o grau - 5a a 8a séries. São Paulo: SE/CENP, 1.993. v.1.

QUÍMICO: Estrutura do átomo - Atomística, Misturas - Separação de misturas; Ligações químicas.; Funções inorgânicas; Oxidação e redução - Balanceamento de equações por oxidação e redução; Vidraria; Reagentes; Balanças; Tipos de reações inorgânicas; Volume molar dos gases - Equações de estado gás ideal; Soluções; Equilíbrios químicos - Equilíbrio iônico da água PH e POH; Conceitos de ácidos de Bransted e Lewis; Eletroquímica - Pilhas e Eletrólise; Determinação de fórmulas - mínima percentual e molecular; Funções orgânicas; Tipos de reações orgânicas; Doenças transmissíveis pela água, ar e solo. Agravos à saúde; Tratamento da água; Análise qualitativa e quantitativa da água.