Prefeitura de Divisa Alegre - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVISA ALEGRE

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2007

"Concurso Público de Provas e Provas e Títulos para provimento imediato de cargos vagos, reserva técnica no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre, Estado de Minas Gerais".

A Prefeitura Municipal de Divisa Alegre torna público que estão abertas as inscrições ao Concurso Público de Provas e Provas e Títulos para provimento imediato de cargos vagos, reserva técnica no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre, o qual se regerá pelas normas deste edital.

1. DAS VAGAS

O número de vagas a serem preenchidas neste Concurso é o constante do ANEXO I, distribuído de acordo com item 2 deste Edital.

2. DOS CARGOS, SUA ESPECIFICAÇÃO, VENCIMENTO E VAGAS.

Os cargos, seus respectivos pré-requisitos, vencimentos e número de vagas são os constantes do ANEXO I do presente Edital.

3. DO REGIME JURÍDICO, PREVIDENCIÁRIO, DO LOCAL DE TRABALHO E DA CARGA HORÁRIA.

3.1. Do Regime Jurídico e Previdenciário:

Estatutário, vinculados ao RGPS do INSS.

3.2. Local de Trabalho:

Prefeitura Municipal de Divisa Alegre e ou, outras instalações no território do Município.

3.3. Carga Horária:

De acordo com o especificado no Anexo I do presente Edital.

4. DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS A INSCRIÇÃO.

4.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado.

4.2. Estar em dia com as obrigações militares, em se tratando de candidato do sexo masculino.

4.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de sua posse no serviço público municipal, se aprovado e classificado.

4.5. Declarar, no requerimento da inscrição ter escolaridade exigida para o cargo pretendido e que conhece as exigências constantes deste Edital.

4.6. Possuir o pré-requisito exigido no Anexo I deste Edital, na data de sua posse no serviço público municipal, se aprovado e classificado.

5. DAS INSCRIÇÕES E DAS TAXAS.

São os seguintes os dados relativos às inscrições:

5.1. Local: Prefeitura Municipal de Divisa Alegre, no endereço Rua Alfredo Luiz, 04 - Centro Divisa Alegre / MG. (Salão Nobre da Prefeitura Municipal)

5.2. Período: 05/11/2007 a 14/11/2007 (Exceto sábados, domingos e feriados)

5.3. Horário: de 09:00 às 17:00 horas.

5.4. O candidato deverá apresentar no ato da inscrição, pessoalmente ou através de procurador devidamente credenciado, os seguintes documentos:

a) requerimento preenchido em Divisa Alegre, fornecido no ato de inscrição, no qual o candidato deverá declarar as condições exigidas para inscrição e que se submete às normas expressas neste Edital;

b) fotocópia da carteira de identidade ou documento de valor legal, inclusive do procurador se for o caso, contendo retrato, filiação, data de nascimento e assinatura;

c) comprovante de recolhimento a favor da Administração do Concurso, sendo que a forma de pagamento das taxas de inscrições, constantes no Anexo I do presente Edital, será informada no próprio local da inscrição;

d) o candidato deverá entregar toda a documentação acima no local próprio onde se encontra o pessoal de apoio às inscrições.

5.5. Não serão aceitas inscrições provisórias ou condicionais.

5.6. O preenchimento incorreto da ficha de inscrição é de responsabilidade única do candidato, ou do seu procurador, bem como a falta de documentação ou informação podendo sua inscrição ser indeferida com quaisquer dessas ocorrências.

5.7. A inscrição feita indevidamente não dará ao candidato o direito de receber de volta a taxa de inscrição e efetuar apenas o pagamento não significa que o candidato se inscreveu.

5.8. Caberá recurso junto à Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal quanto ao indeferimento ou deferimento de inscrições, desde que interposto dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data da publicação da relação de inscritos, que será afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre, no local de inscrições e no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br.

5.9. O candidato só poderá se inscrever para um único cargo.

5.10. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida, mesmo nos casos de desistência, perda de prazo, indeferimento ou cancelamento da inscrição.

6. DAS PROVAS.

6.1. Os candidatos inscritos no processo farão provas escritas, a serem realizadas no dia 09 de dezembro de 2007, em local e horário a serem divulgados posteriormente através do cartão de inscrição e nos locais de inscrição e Quadro de Avisos e Publicações da Prefeitura Municipal, bem como no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br.

6.2. As provas terão entre 20 (vinte) e 50 (cinqüenta) questões. A duração, em qualquer dos casos, será de no máximo 03:00 (três) horas, devendo o candidato permanecer em sala pelo prazo mínimo de 60 (sessenta) minutos.

6.2.1. O candidato deverá assinalar nas folhas de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.2.2. Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

6.2.3. Será desclassificado o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato, bem como se utilizando livros e impressos não permitidos e máquinas de calcular, celular ou qualquer outro equipamento eletrônico.

6.3. A cada prova será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6.4. Não haverá segunda chamada da prova por ausência do candidato, seja qual for o motivo alegado.

6.5. Não será realizada prova fora do local determinado.

6.6. Os tipos de provas para cada cargo são os constantes do ANEXO II deste Edital.

6.7. O programa de prova consta do ANEXO III deste Edital, conforme o cargo pretendido.

6.8. O candidato, ao terminar a prova, devolverá ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o caderno de questões, que ficarão a disposição em protótipos dentro do prazo de recursos quanto a questões de provas.

6.9. Para realização da prova o candidato deverá comparecer ao local previsto, com trinta minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica azul ou preta, e documento de identidade original e cartão de inscrição dos quais não serão admitidas cópias ainda que autenticadas, ficando desclassificado o candidato que não apresentá-los.

6.9.1. Não haverá tolerância por atraso, seja qual for o motivo alegado, ficando o candidato automaticamente desclassificado.

6.10. Os candidatos que não alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acerto nas questões da prova escrita ficam desclassificados.

6.11. O cartão de inscrição será distribuído no local de inscrição entre os dias 05 a 07 de dezembro de 2007.

6.11.1. O cartão de inscrição conterá o nome do candidato, o número da inscrição, a data, o horário e o local da prova, o nome do cargo pretendido, sendo sua utilização de verificação e instrução ao candidato.

6.11.2. Ocorrendo qualquer divergência no cartão de inscrição, o candidato deverá procurar a empresa gerenciadora do Concurso Público, no local onde se inscreveu.

7. DOS PROGRAMAS.

Programas para as provas escritas são constantes do Anexo III, parte integrante deste Edital.

8. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

8.1. A classificação final dos candidatos por cargo será feita pelo total de pontos obtidos nas provas aplicadas, que serão:

I - escritas para todos os cargos;

II - escritas e de títulos para o cargo de Professor.

8.2. Apurado o total final de pontos por cargo e categoria profissional, na hipótese de empate, será dada a preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato mais idoso.

8.3. Ao deficiente físico aprovado ficam reservados 10% (Dez Por Cento) das vagas oferecidas conforme Anexo I, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadoras.

8.3.1 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de realização das provas.

8.3.2 - O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de deficiência especificando-a.

8.3.3 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

8.3.4 - Será formada uma equipe multiprofissional composta de no mínimo três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e os demais integrantes da carreira almejada pelo candidato, cujo objetivo seja avaliar a aptidão da pessoa portadora de deficiência para o cargo almejado.

8.3.5 - Havendo parecer médico oficial contrário a condição de portador de deficiência, o candidato automaticamente será incluído na listagem geral.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

9.1. Caberá recurso, a ser interposto perante a Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre que o encaminhará à JMS Assessoria e Consultoria Ltda., que assessorará nas decisões:

a) contra as disposições deste Edital, dentro de 10 (dez) dias contados da sua publicação;

b) contra qualquer questão da prova, dentro de 48 (quarenta e oito) horas a contar da divulgação do gabarito das provas;

c) da lista de aprovados, dentro de 48 (quarenta e oito) horas contadas da publicação dessa;

d) da classificação final, dentro de 48 (quarenta e oito) horas a contar da divulgação da mesma.

9.2. O ingresso na sala de provas será permitido até o horário estabelecido para o início das provas, pelos aplicadores, para contagem das 03 (três) horas de duração.

9.3. Será excluído do presente concurso o candidato que, durante a realização da prova promover perturbação da boa ordem dos trabalhos, quando inclusive será retirado do local das provas.

9.4. Os casos omissos, de dúvidas ou controversos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público, com parecer da Empresa JMS Assessoria e Consultoria Ltda.

9.6. O prazo de validade do presente Concurso é de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, prorrogável a critério da Administração, nos limites da Constituição Federal e o seu resultado aproveitado para reserva técnica e vagas criadas posteriormente.

9.7. Não haverá revisão de provas.

9.8. O candidato aprovado no presente Concurso e que for nomeado cumprirá estágio probatório de 03 (três) anos no qual deverá obter avaliação de desempenho considerada satisfatória nas funções por ele exercidas e inerentes ao cargo ou emprego.

9.9. A aprovação e classificação não geram direito a admissão, ficando reservado à Prefeitura Municipal o direito de convocar os concursados na razão direta de suas necessidades.

9.10. A não comprovação, pelo candidato aprovado e classificado, de que atende aos pré-requisitos de idade, de escolaridade, de registro profissional ou experiência implica na sua desclassificação e na convocação do classificado seguinte.

9.11. O candidato aprovado e classificado, ao atender à convocação para posse, deverá apresentar a seguinte documentação:

a) 02 (duas) fotografias 3x4;

b) fotocópia autenticada de certidões de nascimento ou casamento e de filhos;

c) fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

d) fotocópia autenticada do CPF;

e) fotocópia autenticada de Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição;

f) fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se candidato do sexo masculino;

g) laudo médico subscrito por junta de profissionais credenciados pelo Município, atestando a capacidade física e mental para o desempenho das funções do cargo;

h) fotocópia autenticada do Certificado da escolaridade exigida, para o cargo a qual se inscreveu;

i) comprovante de registro profissional no respectivo órgão;

j) declaração de bens e valores que constituam seu patrimônio e declaração de exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública, com respectivo horário.

k) Comprovação de experiência profissional, através de anotação em Carteira de Trabalho ou Certidão de Órgão Público.

9.12. A pontuação por títulos, que dispõe o Item 8.1. deste Edital, terá os seguintes valores:

I - Pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado -5 (cinco) pontos.

II - Curso superior completo e não pré-requisito -3 (três) pontos.

III - Curso de Especialização na área com carga horária de 360 horas- 2 (dois) pontos.

9.13.1. Os títulos, referente a cursos, deverão ser protocolados na Prefeitura Municipal de Divisa Alegre nos dias 02 a 04/01/2008, no horário de 09:00 às 17:00 horas, não sendo aceitos os que forem entregues fora do prazo estabelecido.

9.13.2. O número máximo pontos na titulação para o cargo de Professor será de 10 (Dez) pontos.

9.13.3. Os títulos, referente a cursos, deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão ou da declaração de inscrição e freqüência, com data atual, caso o candidato esteja cursando, reconhecidos oficialmente pelo MEC/Instituição competente.

9.13.4. Será vedada, após entrega dos certificados, certidões ou declarações, qualquer substituição, inclusão ou complementação;

9.13.5. Os Títulos deverão ser entregues, pela Comissão Fiscalizadora do Concurso Público à JMS ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA, em Belo Horizonte/MG, acompanhados de relação constando a pontuação de cada candidato, 02 (dois) dias após o encerramento do prazo estabelecido para entrega dos mesmos.

9.14. Por razões de ordem técnica e de segurança, a JMS ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA, empresa responsável pela realização do Concurso, não fornecerá exemplares dos cadernos de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento das provas.

9.14.1. Serão disponibilizados cadernos de questões das Provas Objetivas para a Comissão de Concurso Público pelo período de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do Gabarito Oficial, para que se o candidato assim desejar, promover a interposição de recursos.

9.15. O candidato aprovado para o cargo de Professor, quando de sua nomeação, será designado pela Secretaria Municipal de Educação, na ordem de sua necessidade , para a

localidade/(escola(s) com vagas disponível(is), obedecida a ordem de classificação no concurso.

9.15.1. O candidato aprovado, quando nomeado, terá o prazo de 30 (trinta) dias para a posse, podendo ser prorrogado este prazo por uma única vez por igual período, mediante requerimento protocolado junto ao departamento de pessoal.

9.15.2. Quando a posse do candidato não ocorrer dentro dos prazos previstos, sua nomeação deverá ser considerada sem efeito, devendo ser convocado o próximo candidato da lista de aprovados.

9.16. Este edital será afixado em seu inteiro teor, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre, em extrato em órgão oficial do estado, e no endereço eletrônico www.jmsbhz.com.br, não se responsabilizando o Município e/ou empresa gerenciadora por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações quanto aos conteúdos dos programas constantes deste ato, preparadas por pessoas estranhas ao gerenciamento do processo.

Divisa Alegre, 30 de outubro de 2007.

Ualter Luiz Santiago Filho
Prefeito Municipal

Comissão de Concurso Público:

- Rita de Cássia Santiago Lelis

- Nielton Lima de Morais

- Isaias Santos Sobrinho

ANEXO I

VAGAS PARA PESSOAL EFETIVO

Quadro de Cargos, Vagas, Reserva Técnica, Escolaridade, Pré-Requisitos, Vencimentos, Taxas de Inscrição, e Jornadas de Trabalho.

Cargo

Vagas

Reserva para Deficientes

Escolaridade / Pré-Requisito

Vencimento

Taxa Inscrição

Jornada Trabalho

Professor PI

18

01

Ensino Médio Completo na modalidade Normal ou Curso Normal Superior Completo.

543,67

25,00

25Hs. Sem.

Professor PII (Ensino Religioso)

01

 

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Professor PII (Artes)

01

 

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Professor PII (Língua Inglesa)

01

 

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Professor PII (Ciências)

01

 

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Professor PII (Geografia)

01

 

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Professor PII (História)

01

 

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Professor PII (Língua Portuguesa)

03

01

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Professor PII (Matemática)

02

01

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Professor PII (Educação Física)

01

 

Curso Superior com Habilitação na área.

709,18

30,00

25Hs. Sem.

Especialista em Educação (Supervisão Escolar)

01

 

Curso Superior em Pedagogia e/ou curso equivalente e habilitação para atuar na área de Supervisão.

1.134,70

35,00

40Hs. Sem.

Especialista em Educação (Orientação Escolar)

01

 

Curso Superior em Pedagogia e/ou curso equivalente e habilitação para atuar na área de Orientação.

1.134,70

35,00

40Hs. Sem.

Motorista Categoria "D"

03

01

Elementar - CNH "D"

543,68

25,00

40Hs. Sem.

Motorista Categoria "C"

01

 

Elementar - CNH "C"

543,68

25,00

40Hs. Sem.

Nutricionista

01

 

Curso Superior Completo e Registro no Conselho de Classe.

1.087,35

30,00

20Hs. Sem.

Assistente Social

01

 

Curso Superior Completo e Registro no Conselho de Classe.

1.087,35

30,00

20Hs. Sem.

Vigilante

02

01

Elementar/Capacidade Física e Mental.

380,00

20,00

40Hs. Sem.

Tesoureiro

01

 

2° Grau Completo.

1.223,27

35,00

40Hs. Sem.

Auditor de Controle Interno

01

 

2° Grau Completo.

1.223,27

35,00

40Hs. Sem.

Auxiliar de Serviços Gerais (Gari)

14

01

Alfabetizado Capacidade Física e Mental.

380,00

20,00

40Hs. Sem.

Monitor de Creche

02

01

1° Grau Completo

380,00

20,00

40Hs. Sem.

Enfermeiro

01

 

Curso Superior Completo e Registro no Conselho de Classe

3.689,82

40,00

40Hs. Sem.

Médico

01

 

Curso Superior Completo e Registro no Conselho de Classe

4.071,58

40,00

20Hs. Sem.

Engenheiro Arquitetônico

01

 

Curso Superior em Arquitetura com Registro no CREA.

1.223,27

35,00

20Hs. Sem.

Psicólogo

01

 

Curso Superior com Registro no Conselho de Classe.

1.087,35

30,00

20Hs. Sem.

Fiscal Municipal

01

 

1° Grau Completo

543,68

25,00

40Hs. Sem.

Oficial de Serviços (Soldador)

01

 

Alfabetizado Capacidade Física e Mental e 01 ano de experiência.

543,68

25,00

40Hs. Sem.

Mecânico

01

 

Elementar/Capacidade Física e Mental.

543,68

25,00

40Hs. Sem.

Oficial Administrativo

04

01

1° Grau Completo

390,00

20,00

40Hs. Sem

Técnico em Enfermagem

01

 

2° Grau Completo, Curso Específico e Registro no Conselho de Classe.

543,68

25,00

40Hs. Sem

Auxiliar de Saúde

02

01

1° Grau Completo.

543,68

25,00

40Hs. Sem

Auxiliar de Consultório Odontológico

01

 

1° Grau Completo.

410,48

25,00

40Hs. Sem

Técnico em Patologia Clínica

01

 

2° Grau Curso Específico e Registro no Conselho de Classe.

543,68

25,00

40Hs. Sem.

TOTAL

74

09

-

ANEXO IV

Cronograma de Concurso Público

DATA

HS.

ATIVIDADE

LOCAL

31/10/2007

-

Publicação do Edital.

Imprensa Oficial, Prefeitura, Câmara e www.jmsbhz.com.br

05/11/2007

9h

Início das inscrições de 9 às 17 horas, exceto sábados, domingos e feriados.

Prefeitura Municipal

12/11/2007

17 h.

Final do prazo de recursos contra o Edital.

Prefeitura Municipal

13/11/2007

1 7h.

Publicação da decisão de recursos.

Prefeitura Municipal

14/11/2007

17h.

Encerramento das inscrições.

Prefeitura Municipal

21/11/2007

17h.

Publicação da relação de inscritos.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br

23/11/2007

1 7h.

Prazo final recursos contra deferimento / indeferimento de inscrições.

Prefeitura Municipal

26/11/2007

1 7h.

Publicação de decisão de recursos.

Prefeitura Municipal

05/12 a 07/12/2007

9 às 17h.

Entrega comprovante de inscrições com locais e horários das provas.

Prefeitura Municipal www.jmsbhz.com.br

09/12/2007

A publicar

Realização das Provas escritas.

A publicar

10/12/2007

17h.

Publicação de gabaritos.

Prefeitura Municipal www.jmsbhz.com.br

12/12/2007

17h.

Prazo final de recursos contra as questões de provas.

Prefeitura Municipal

14/12/2007

1 7h.

Publicação de decisão de recursos.

Prefeitura Municipal

17/12/2007

17h.

Publicação da lista de aprovados.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br

19/12/2007

17h.

Prazo final de recursos contra a lista de aprovados.

Prefeitura Municipal

20/12/2007

17h.

Publicação de decisão de recursos.

Prefeitura Municipal

02/01 a 04/01/200

9 as 17h.

Entrega de Títulos

Departamento de Pessoal Prefeitura Municipal

09/01/2008

1 7h.

Publicação da lista de classificação final.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br

11/01/2008

17h.

Prazo final de recursos contra a classificação final.

Prefeitura Municipal

14/01/2008

17h.

Publicação de decisão em recursos.

Prefeitura Municipal

15/01/2008

17h.

Entrega do Ato de Homologação do processo com cadastro de aprovados e classificados.

Prefeitura Municipal

ANEXO III

PROGRAMAS DE PROVA

NÍVEL ELEMENTAR

CARGOS: Motorista, Vigilante, Auxiliar de Serviços Gerais, Oficial de Serviços, Mecânico.

PROVA ESCRITA

A prova escrita constará de testes dirigidos de percepção que visam medir a capacidade de atuação e acuidade visual e auditiva do candidato e observar a sua capacidade intelectual.

l GRAU COMPLETO

CARGOS: Monitor de Creche, Fiscal Municipal, Oficial Administrativo, Auxiliar de Saúde Auxiliar Consultório Dentário.

LÍNGUA PORTUGUESA:

- Leitura e interpretação de textos, Sinônimos e antônimos, Homônimos e parônimos Classes gramaticais, Verbos (regulares e irregulares), Sinais de pontuação, Ortografia Acentuação gráfica.

- Redação sobre um tema que será proposto.

MATEMÁTICA:

- Operações com números naturais, Números racionais absolutos, Frações em geral Potenciação, radiciação e expressões numéricas de números racionais, Números inteiros Operações com números inteiros, Equações de primeiro grau, Expressões algébricas Porcentagem e juros, Regras de três simples e composta.

CONHECIMENTOS GERAIS:

- História do Brasil, Geografia do Brasil, Ciências, Atualidades na Política, Economia, Artes e Esportes.

BIBLIOGRAFIA:

Gramática de Língua Portuguesa; Livros Didáticos de ENSINO FUNDAMENTAL de Matemática, História, Geografia, Ciências / Jornais e Revistas.

2° GRAU COMPLETO

CARGO: Professor PI, Tesoureiro, Auditor de Controle Interno, Técnico em Enfermagem Técnico em Patologia Clinica.

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto; Fonemas: Aparelho fonador; Classificação dos fonemas; Classificação das vogais; Encontros vocálicos: Ditongo, Tritongo, Hiato; Classificação das consoantes; Encontros consonantais; Dígrafos; Notações léxicas; Sílaba: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; Divisão silábica; Acento tônico; Classificação das palavras quanto ao acento tônico; Vocábulos átonos e vocábulos tônicos; Vocábulos rizotônicos e arrizotônicos; Acento de insistência; Análise fonética; Ortografia: Alfabeto português; Emprego de certas letras; Emprego das iniciais maiúsculas; Acentuação gráfica; Notações léxicas; Emprego do til; Emprego do trema; Emprego do apóstrofo; Emprego do hífen; Participação das palavras; Sinais de pontuação; Substantivo: Substantivos coletivos; Flexão dos substantivos: gênero, número e grau; Artigo; Adjetivo: Adjetivos eruditos, flexão do adjetivo, plural dos adjetivos compostos, grau do adjetivo e superlativos absolutos sintéticos; Numeral; Pronome: Pronomes pessoais, pronomes de tratamento, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, pronomes indefinidos e pronomes interrogativos; Verbo: Tempos verbais, modos do verbo, formas nominais, verbos auxiliares, conjunções, elementos estruturais dos verbos, tempos primitivos e derivados, formação do imperativo, formação dos tempos compostos,verbos regulares, irregulares, e defectivos, conjunção dos verbos ser, estar, ter e haver, verbos regulares 1a , 2a e 3a conjugações, vozes do verbo, conjugação de um verbo na voz passiva analítica, conjugação dos verbos pronominais, verbos irregulares 1a , 2a e 3a conjugação, verbos defectivos, verbos abundantes, conjugação de um verbo com os pronomes oblíquos, pronúncia correta de alguns verbos; Advérbio: Palavras e locuções denotativas; Preposição; Crase; Conjunção: Conjunções coordenativas, conjunções subordinadas; Interjeição; Conectivos; Formas variantes; Análise morfológica; Significação das palavras; Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos; Polissemia; Sentido próprio e sentido figurado; Denotação e conotação. Análise sintática: Frase, tipos de frase, oração, núcleo de um termo e período; Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado; Sujeito, tipos de sujeito; Orações sem sujeito; Tipos de predicado; Predicado verbal; Classificação dos verbos quanto à predicação; Predicativo; Termos integrantes da oração: Objeto direto; Objeto direto preposicionado; Objeto direto pleonástico; Objeto indireto; Objeto indireto pleonástico; Complemento nominal; Agente da passiva; Termos acessórios da oração: Adjunto adnominal; Adjunto adverbial; Aposto; Vocativo; Período composto; Orações coordenadas independentes: Orações coordenadas sindéticas; Orações coordenadas assindéticas; Orações principais e subordinadas: Oração principal; Oração subordinada; Classificação das orações subordinadas; Orações subordinadas e coordenadas; Orações subordinadas substantivas; Orações subordinadas adjetivas; Orações subordinadas adverbiais; Orações reduzidas; Estudo complementar do período composto: Orações interferentes; Modelos de análise sintática; Sintaxe de concordância; Concordância verbal: Casos especiais de concordância verbal; Sintaxe de regência: Regência nominal e verbal; Deslocamento de preposições; Sintaxe de colocação: Posposição do sujeito; Antecipação dos termos da oração; Colocação das orações subordinadas; Colocação dos pronomes átonos; Próclise; Enclise; Colocação dos pronomes átonos nos tempos compostos; Colocação dos pronomes átonos nas locuções verbais. Emprego de algumas classes de palavras: Emprego do artigo, adjetivo, numeral, pronomes pessoais, contração dos pronomes oblíquos; O pronome se; Emprego dos pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e emprego do advérbio; Emprego dos modos e tempos: Modo indicativo, modo subjuntivo, modo imperativo, particípio e gerúndio; Emprego do infinitivo: 1nfinitivo não-flexionado, infinitivo pessoal flexionado; Emprego do verbo haver.

Bibliografia

Gramáticas da Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA

Sistema de medida; Sistema métrico decimal; Unidade de comprimento; Unidades usuais de tempo; Matemática comercial, Razão e proporções; Grandezas diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples; Problemas com números naturais; Divisibilidade; Potenciação (propriedades); Números Negativos; Equação de 2° grau; Números inteiros; Média aritmética e ponderada; Máximo Divisor Comum; Mínimo Múltiplo Comum; Fração.

Bibliografia

Livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio

CONHECIMENTOS GERAIS:

- História do Brasil, Geografia do Brasil, Ciências, Atualidades na Política, Economia, Artes e Esportes.

BIBLIOGRAFIA:

Gramática de Língua Portuguesa; Livros Didáticos de ENSINO FUNDAMENTAL de Matemática, História, Geografia, Ciências / Jornais e Revistas.

ENSINO SUPERIOR COMPLETO

CARGO: Professor P11, Especialista em Educação, Nutricionista, Assistente Social Enfermeiro, Médico, Engenheiro Arquitetônico, Psicólogo.

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto; Fonemas: Aparelho fonador; Classificação dos fonemas; Classificação das vogais; Encontros vocálicos: Ditongo, Tritongo, Hiato; Classificação das consoantes; Encontros consonantais; Dígrafos; Notações léxicas; Sílaba: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; Divisão silábica; Acento tônico; Classificação das palavras quanto ao acento tônico; Vocábulos átonos e vocábulos tônicos; Vocábulos rizotônicos e arrizotônicos; Acento de insistência; Análise fonética; Ortografia: Alfabeto português; Emprego de certas letras; Emprego das iniciais maiúsculas; Acentuação gráfica; Notações léxicas; Emprego do til; Emprego do trema; Emprego do apóstrofo; Emprego do hífen; Participação das palavras; Sinais de pontuação; Substantivo: Substantivos coletivos; Flexão dos substantivos: gênero, número e grau; Artigo; Adjetivo: Adjetivos eruditos, flexão do adjetivo, plural dos adjetivos compostos, grau do adjetivo e superlativos absolutos sintéticos; Numeral; Pronome: Pronomes pessoais, pronomes de tratamento, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, pronomes indefinidos e pronomes interrogativos; Verbo: Tempos verbais, modos do verbo, formas nominais, verbos auxiliares, conjunções, elementos estruturais dos verbos, tempos primitivos e derivados, formação do imperativo, formação dos tempos compostos,verbos regulares, irregulares, e defectivos, conjunção dos verbos ser, estar, ter e haver, verbos regulares 1a , 2a e 3a conjugações, vozes do verbo, conjugação de um verbo na voz passiva analítica, conjugação dos verbos pronominais, verbos irregulares 1a , 2a e 3a conjugação, verbos defectivos, verbos abundantes, conjugação de um verbo com os pronomes oblíquos, pronúncia correta de alguns verbos; Advérbio: Palavras e locuções denotativas; Preposição; Crase; Conjunção: Conjunções coordenativas, conjunções subordinadas; Interjeição; Conectivos; Formas variantes; Análise morfológica; Significação das palavras; Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos; Polissemia; Sentido próprio e sentido figurado; Denotação e conotação. Análise sintática: Frase, tipos de frase, oração, núcleo de um termo e período; Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado; Sujeito, tipos de sujeito; Orações sem sujeito; Tipos de predicado; Predicado verbal; Classificação dos verbos quanto à predicação; Predicativo; Termos integrantes da oração: Objeto direto; Objeto direto preposicionado; Objeto direto pleonástico; Objeto indireto; Objeto indireto pleonástico; Complemento nominal; Agente da passiva; Termos acessórios da oração: Adjunto adnominal; Adjunto adverbial; Aposto; Vocativo; Período composto; Orações coordenadas independentes: Orações coordenadas sindéticas; Orações coordenadas assindéticas; Orações principais e subordinadas: Oração principal; Oração subordinada; Classificação das orações subordinadas; Orações subordinadas e coordenadas; Orações subordinadas substantivas; Orações subordinadas adjetivas; Orações subordinadas adverbiais; Orações reduzidas; Estudo complementar do período composto: Orações interferentes; Modelos de análise sintática; Sintaxe de concordância; Concordância verbal: Casos especiais de concordância verbal; Sintaxe de regência: Regência nominal e verbal; Deslocamento de preposições; Sintaxe de colocação: Posposição do sujeito; Antecipação dos termos da oração; Colocação das orações subordinadas; Colocação dos pronomes átonos; Próclise; Enclise; Colocação dos pronomes átonos nos tempos compostos; Colocação dos pronomes átonos nas locuções verbais. Emprego de algumas classes de palavras: Emprego do artigo, adjetivo, numeral, pronomes pessoais, contração dos pronomes oblíquos; O pronome se; Emprego dos pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e emprego do advérbio; Emprego dos modos e tempos: Modo indicativo, modo subjuntivo, modo imperativo, particípio e gerúndio; Emprego do infinitivo: Infinitivo não-flexionado, infinitivo pessoal flexionado; Emprego do verbo haver.

Bibliografia

Gramáticas da Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA

Sistema de medida; Sistema métrico decimal; Unidade de comprimento; Unidades usuais de tempo; Matemática comercial, Razão e proporções; Grandezas diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples; Problemas com números naturais; Divisibilidade; Potenciação (propriedades); Números Negativos; Equação de 2° grau; Números inteiros; Média aritmética e ponderada; Máximo Divisor Comum; Mínimo Múltiplo Comum; Fração.

Bibliografia

Livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio

CONHECIMENTOS GERAIS:

- História do Brasil, Geografia do Brasil, Ciências, Atualidades na Política, Economia, Artes e Esportes.

BIBLIOGRAFIA:

Gramática de Língua Portuguesa; Livros Didáticos de ENSINO FUNDAMENTAL de Matemática, História, Geografia, Ciências / Jornais e Revistas.

Parte Específica

Noções de Informática

TESOUREIRO, AUDITOR DE CONTROLE INTERNO, OFICIAL ADMINISTRATIVO.

Noções básicas de informática: Word, Excell, Outlok, Internet, cópias de segurança, power point, Internet Explorer e outros aplicativos usuais

Bibliografia

Livros didáticos e apostilas de ensino da informática.

Parte Específica

Noções de Contabilidade Pública

TESOUREIRO, AUDITOR DE CONTROLE INTERNO.

CONTABILIDADE PÚBLICA: Sistemas de Contas; Despesas Públicas; Estágios da Despesa Orçamentária; Empenho da Despesa. Lei 4.320, Lei de Responsabilidade Fiscal. CONTABILIDADE GERAL: Classificação das contas; Lançamentos contábeis; Conciliação bancária.

Parte Específica

PROFESSOR PI.

Didática em Português: Concepção de Linguagem, Usos e Funções, Expressão, Comunicação, Interação Social; Linguagem Oral, Tipos de leitura, Produção de textos. Conhecimentos Lingüísticos: Dificuldades Ortográficas; Regras Ortográficas; Pontuação. Didática Geral: A Educação Infantil, Creche e pré-escolas; A criança; Perfil Profissional do Educador. Objetivos Gerais da Educação Infantil: A Escola Infantil e seu Projeto Educacional: Condições Internas e Externas; Espaço Físico, e Recursos Materiais; Organização do Tempo; Organização de Gráficas. Educação: A Escola; Objetivo e tarefa; Comunicação; Constituição do Conhecimento; Currículo; Auto-avaliação. Os Temas Transversais. O Ensino de geografia, História, Artes, Ciências e a Educação para o Meio Ambiente. Didática de Matemática: Teorias do conhecimento: Associacionismo / Behaviorismo; Apriorismo; Interacionismo / Construtivismo; Prática pedagógica. Dos Processos do Ensino de Matemática: Tipos de Conhecimento: Físico; Lógico matemático; Social. A Pedagogia Relacional: Realidade Social; Resolução de problemas; A matemática através da Aplicação e de projetos. A Avaliação: A nota na Relação Pedagógica: Alienação; Desalienação. Estruturas Básicas do Pensamento Matemático: Conceito de espaço; Conceito de tempo; Estruturas topológicas; Estruturas projetivas; Estruturas Euclidianas; A Teoria Piaget: cinestesia; propriocepção. Números e Numeração: Construção do Número; Conservação; Seriação; Classificação; Relação de pertinência e de inclusão; Escritas Numéricas (Ordinais e Cardinais); Valor relativo ( Unidade, Centena, Dezena, etc.). As Operações Fundamentais: Adição e Subtração; Multiplicação e Divisão; Múltiplos e Divisores; Potenciação. A Razão entre Grandezas e Números: Fração; Números Decimais; Porcentagem. Estudo das Medidas: Conexão entre Número e Geometria: Comprimento; Area; Massa e Capacidade; Tempo; Valor. Medidas e a Geometria: Perímetro; Area; Volume. Noções de Estatística Aplicada a Educação: Série Estatística; Informações Básicas; Aplicações Práticas.

Bibliografia

Volumes 1 a 10 da Coleção Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC 1997. RANGEL, Ana Cristina S., Educação Matemática e a Construção do Número pala Criança em diferentes Contextos Sócios Econômicos - Porto Alegre - Artes Médicas 1992. ZUNINO, Délia Lenier de, A Matemática na Escola: aqui e agora, 2 Edição, porto Alegre: Artes Médicas, 1995. PARRA, Cecília, SAIZ, Irma. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas, Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. KAMIL, Constance - A Criança e o Número, Campinas; Papiruu, 1996. FRAGA, M. Lúcia, A Matemática na Escola Primária: uma observação do cotidiano. São Paulo, EPU, 1988. ABUD, Maria José O Ensino da Leitura e da Escrita na Fase Inicial da Escolarização. São Paulo: EPU.1987. BARBOSA, José Juvêncio de, Alfabetização e Leitura. São Paulo. Cortez, 1980. BRANDÃO, Carlos Rodrigues, O que é o Método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981. Coleções: Guia Curricular de Matemática e Material Referência para Professores - PROCAP - Programa de Capacitação de Referencial Curricular Para a Educação Infantil - MEC Professores.

PROFESSOR PII (ENSINO RELIGIOSO)

Religião. Filosofia da Religião: Hegel, Kierkegaard, Gramsci, Comte. As diferentes visões perante "o religioso". Perspectivas do ser humano como ser religioso. As grandes religiões do mundo: visão histórica. Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. Ecumenismo. Diálogo Inter-religioso. Relação entre Religião e Cultura. Características psicológicas e o tratamento pedagógico do religioso. Desenvolvimento Religioso: Estágios de maturação da fé, Estágios para atividades de fé. Didática do Ensino Religioso: a didática nas práticas do ensino religioso, Determinantes na didática do ensino religioso, Desafios da Educação Religiosa Popular, Educação Libertadora e Teologia.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

PROFESSOR P11 (ARTES)

Objetivos gerais e específicos de Arte; Critérios de Avaliação na disciplina; Fundamentos das Artes Visuais e seus elementos sintáticos; Fundamentos da Música; Fundamentos da Dança; Fundamentos do Teatro; História da Arte Universal; História da Arte Brasileira; Histórico do ensino das artes no Brasil e suas perspectivas atuais; Critérios para seleção de conteúdos no ensino das artes; Organização do tempo e do espaço na prática do ensino das artes; Critérios para avaliação no ensino das artes.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

PROFESSOR PII (LÍNGUA INGLESA)

Função Social da Literatura; Função da Literatura na Escola; Literatura e Dialogismo; Literatura e Incompletude; Polifonia e Literatura; Literatura e Critica Literária; Literatura X Teoria Literária e História da Literatura; O Cânone Literário e a Sacralização de Autores e de Obras; Temas, gêneros e épocas: perspectiva intertextual; Produção Literária na Contemporaneidade X Clássicos Literários; Literatura Infantil e Infanto-Juvenil: urna classificação (des)necessária; Literatura Catarinense: um universo (des)conhecido; Literatura no Ensino Médio: especificidades; Indústria Cultural e Mercantilização da Cultura/Literatura-Best Sellers; Seleção de Obras critérios a considerar; Literatura e Operacionalização da Prática Pedagógica. A escola de ensino fundamental no contexto nacional; Acesso e permanência escolar; Gestão democrática da escola pública; Professor educador, profissional do ensino; Função social e política da escola; Educação e democracia; A didática e o trabalho do professor; O currículo do ensino fundamental; The verbal system (tense, voice, gerund and infinitive, negative and interrogative transformation, question tags); Modals or special finites; Articles, pronous and adjectives; Adverbs; Nouns; Clauses (conditional, relative and adverbial); Preposition and conjunctions; Word formation; Direct and indirect speech.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

PROFESSOR PII (CIÊNCIAS)

A escola de ensino fundamental no contexto nacional.

Acesso e permanência escolar; Gestão democrática da escola pública; Professor educador, profissional do ensino; Função social e política da escola; Educação e democracia; A didática e o trabalho do professor; O currículo do ensino fundamental; Organização dos seres vivos: aspectos morfológicos e fisiológicos de células, tecidos, órgãos e sistemas; Continuidade da vida: reprodução animal e vegetal, reprodução humana, desenvolvimento embrionário, princípios básicos da hereditariedade, origem e evolução dos seres vivos, interação entre os seres vivos, princípios de conservação e manejo do ambiente; Os grandes grupos de seres vivos: regras de nomenclatura, principais categorias taxonômicas; Características gerais, principais representantes e importância para os demais seres vivos e ambientes de vírus, bactérias, cianófitas, algas, fungos e liquens, briófitas, pteridófitas, gimnospernas, angiospernas, protozoários, poríferos, celenterados, platelmintos, asquelmintos, moluscos, anelídeos, artropodos, equinodermas, hemicordados e cordados.

PROFESSOR PII (GEOGRAFIA)

A escola de ensino fundamental no contexto nacional.

Acesso e permanência escolar; Gestão democrática da escola pública; Professor educador, profissional do ensino.

Função social e política da escola; Educação e democracia; A didática e o trabalho do professor; O currículo do ensino fundamental; Integração entre sociedade e natureza no espaço imediato de vida do aluno: As transformações desse espaço, via trabalho, considerando o aproveitamento político e econômico dos elementos naturais; A Produção do Espaço Geográfico Brasileiro: o processo de industrialização na produção do espaço urbano, suas implicações na produção do espaço rural e na sociedade; O processo de produção do Espaço Geográfico Brasileiro: A regionalização como resultado da apropriação econômico-social politicamente diferenciada; Os grandes conjuntos regionais: Centro-sul, Nordeste e Amazônia: o processo de industrialização, a produção do espaço urbano rural e suas interações; A questão da terra; O problema do abastecimento; Os problemas urbanos e rurais; A realidade social nordestina; A relação sociedade/natureza no mundo contemporâneo: A apropriação diferenciada dos fatores de produção, a divisão internacional do trabalho e a construção de um espaço mundial também diferenciado; O mundo capitalista subdesenvolvido: As relações de dependência de tecnologia e de capitais; A urbanização e as alterações na relação cidade campo; A questão ambiental; O mundo de economia planificado: A abordagem da relações políticas, econômicas e sociais; A produção do espaço urbano industrial; A produção do espaço agrário; A crise do socialismo; A transformação do Leste europeu; A criação da Comunidade dos Estados Independentes; A apropriação e a desagregação da natureza;.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

PROFESSOR PII (HISTÓRIA)

A escola de ensino fundamental no contexto nacional; Acesso e permanência escolar; Gestão democrática da escola pública; Professor educador, profissional do ensino; Função social e política da escola; Educação e democracia; A didática e o trabalho do professor; O currículo do ensino fundamental; O homem e a sociedade: agente social, agente da história; Conceito de história; A história e o ofício do historiador; A importância da história e o caráter globalizante do processo histórico: As fontes históricas e o tempo histórico; As comunidades primitivas: Os caçadores e coletores; Os pastores e agricultores; A natureza das comunidades primitivas; Acontecimentos recentes da história; As comunidades antigas: O modo de produzir, organizar e pensar dos incas e egípcios; O modo de produzir, organizar-se e pensar dos gregos e romanos; A transição do escravismo para o feudalismo: A decadência do Império Romano do Ocidente: a crise do escravismo ; As penetrações bárbaras e a formação dos Impérios bárbaros (germanos); O oriente bizantino e árabe: contribuições para a cultura ocidental e o feudalismo: Economia, Sociedade e Organização Política; A cultura medieval; A Igreja; A transição do feudalismo para o capitalismo: A crise feudal; A modernidade européia; O sistema colonial; A consolidação do capitalismo: O capitalismo: conceito e característica; A luta política da burguesia européia; A revolução industrial; As lutas do proletariado europeu; A crise do sistema colonial; A introdução do mundo contemporâneo; O Brasil (1920/1960); O capitalismo dependente, o subdesenvolvimento e as vias de superação: revolução e alinhamento internacional: Processos revolucionários; alinhamento; O Brasil de 1960 aos dias atuais; O mundo contemporâneo - questões atuais.

PROFESSOR PII (LÍNGUA PORTUGUESA)

A escola de ensino fundamental no contexto nacional; Acesso e permanência escolar; Gestão democrática da escola pública; Professor educador, profissional do ensino; Função social e política da escola; Educação e democracia; A didática e o trabalho do professor; O currículo do ensino fundamental; Didática em Português: (Concepção de Linguagem: Usos e Funções : - Expressão - Comunicação - Interação Social; Linguagem Oral; Tipos de leitura; Produção de textos); Conhecimentos Lingüísticos: -(Dificuldades Ortográficas ; Regras Ortográficas; Pontuação).

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

PROFESSOR PII (MATEMÁTICA)

Didática de Matemática; Teorias do conhecimento: (Associacionismo / Behaviorismo; Apriorismo; Interacionismo / Construtivismo; Prática pedagógica); Dos Processos do Ensino de Matemática: (Tipos de Conhecimento: Físico - Lógico matemático - Social.); A Pedagogia Relacional: (Realidade Social; Resolução de problemas; A matemática através da Aplicação e de projetos.); A Avaliação: (A nota na Relação Pedagógica: Alienação - Desalienação); Estruturas Básicas do Pensamento Matemático: (Conceito de espaço; Conceito de tempo; Estruturas topológicas; Estruturas projetivas; Estruturas Euclidianas; A Teoria Piaget: cinestesia - propriocepção); Números e Numeração: (Construção do Número; Conservação; Seriação; Classificação; Relação de pertinência e de inclusão; Escritas Numéricas Ordinais e Cardinais; Valor relativo ( Unidade, Centena, Dezena, etc.); As Operações Fundamentais: (Adição e Subtração; Multiplicação e Divisão; Múltiplos e Divisores; Potenciação); A Razão entre Grandezas e Números: (Fração; Números Decimais; Porcentagem.); Estudo das Medidas: (Conexão entre Número e Geometria: Comprimento - Area - Massa e Capacidade - Tempo - Valor; Medidas e a Geometria: Perímetro - Area - Volume; Noções de Estatística Aplicada a Educação ( Série Estatística; Informações Básicas; Aplicações Práticas).

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

PROFESSOR PII (EDUCAÇÃO FÍSICA)

CE: Jogos cooperativos - Uma pedagogia para o esporte: Origem, evolução, primeiros movimentos, história no mundo e no Brasil, conceito, características, visão e princípios sócio educativos da cooperação. Pedagogia do esporte, o pedagogo do esporte, consciência da cooperação no esporte, ensinagem cooperativa do esporte, categorias dos jogos cooperativos. A educação física no projeto político pedagógico: Contexto do componente curricular, a educação física enquanto linguagem, o processo ensino aprendizagem na EF. O esporte na escola: A socialização do jogo e do desporto, aprendizagem social no ensino dos desportos nas escolas, jogo ou esporte, metodologia do ensino dos jogos esportivos. Princípios da atividade física: individualidade biológica, da sobrecarga crescente, da especificidade, continuidade, reversibilidade. Conteúdos de orientação didático pedagógica: Habilidades motoras e desenvolvimento. Atividade e aptidão física. Saúde e qualidade de vida. O desenvolvimento dos conteúdos.

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO - SUPERVISÃO

Supervisão escolar no contexto sócio-político educacional brasileiro; A prática da supervisão e as metodologias do ensino fundamental; A prática da supervisão no processo de alfabetização; Supervisão e currículo; Supervisão e avaliação do ensino; Supervisão e treinamento de recursos humanos; Supervisão e a relação professor/aluno; Projeto político pedagógico da escola; A aprendizagem num enfoque psicológico; Planejamento escolar, uma perspectiva transformadora; Especialista da educação em questão.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO - ORIENTAÇÃO

Evolução histórica da Orientação Educacional no Brasil: análise crítica. A prática educativa e a função da orientação Educacional questionadas. A divisão social do trabalho no interior da escola e a busca da integração de uma prática coletiva. O discurso progressista e a prática conservadora do Orientador Educacional. A Orientação Educacional e o projeto político pedagógico da escola. A Orientação Educacional comprometida com a democratização da Escola Pública. Educação, trabalho e cidadania: A Orientação Vocacional frente as relações sociais de produção. A atuação do Orientador Educacional no cotidiano da Escola: O compromisso com a melhoria da qualidade do ensino. O trabalho da Orientação Educacional integrado com a Escola, a família e a Comunidade. Propostas e alternativas para uma nova prática da Orientação Educacional. O Educador hoje: Revisão crítica da ação pedagógica e prática social; Competência técnica e compromisso político. Educação brasileira: concepções, diretrizes e tendências pedagógicas. Planejamento escolar, uma perspectiva transformadora. A função social e política da escola. A relação Professor/Aluno. A realidade da escola pública do Ensino fundamental: clientela, acesso e permanência, seletividade, desempenho profissional. Aprendizagem num enfoque psico-social. Componentes básicos do fenômeno educativo. Educação e democracia. Especialista de educação em questão.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

NUTRICIONISTA

Composição química dos alimentos. Digestão de alimentos. Absorção e metabolismo de nutrientes. Alimentação e nutrição de: Lactente; Pré-escolar; Adolescente; Adulto; Gestante; Nutriz. Conduta nutricional em: Gastrite; Ulcera péptica; Diarréias agudas e crônicas; Obstipação; Insuficiência hepática; Disbetes Mellitus; Obesidade e magreza; Doenças e cardiovasculares; Desnitrição na infância. Critérios de avaliação nutricional: Clínico; Bioquímico; Antropométrico (peso x altura, peso x altura x idade, pregas cutâneas). Padrões de referência em avaliação nutricional: National Center Health Statistical - NCHS; Santo André - Classe IV - Marcondes; Inquéritos dietéticos. Doenças carenciais. Vigilância alimentar e nutricional. Políticas de Saúde no Brasil. História e organização atual.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

ASSISTENTE SOCIAL

Historia do Serviço Social no Brasil, Serviço Social: clientela, instituições e metodologia; Política nacional de assistência social; Política de proteção à criança, ao adolescente, ao idoso e à pessoa portadora de deficiência; Conselhos paritários; Políticas de Saúde no Brasil - História e Organização atual.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

ENFERMEIRO

Fundamentos de enfermagem; farmacologia; técnicas básicas de enfermagem. Enfermagem médico-cirúrgica. Enfermagem de clínica médica. Enfermagem em centro cirúrgico. Enfermagem de emergência. Enfermagem materno-infantil. Ginecologia e planejamento familiar. Obstetrícia. Pediatria. Planejamento da Assistência de Enfermagem; sistematização de assistência enfermagem. Enfermagem em saúde pública: planejamento e administração em saúde. Nível de prevenção de doenças. Epidemiologia geral. Processo Saúde Doença. Vigilância epidemiológica e sanitária. Sistema de enfermagem em saúde. Estatísticas vitais e indicadores de saúde. Saneamento básico e meio ambiente. Imunizações. Programas de saúde. Visita domiciliar. Educação sanitária. Testes imunodiagnósticos e auxiliadores de diagnósticos. Consultas de enfermagem. Medidas gerais para o controle de infecção hospitalar. Princípios da administração e processo administrativo (planejamento, organização, direção, coordenação, supervisão e avaliação); SUS; Legislação do SUS

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

MÉDICO

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, trombo-embolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neuplasias; neuplasias; sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon, tumores de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomeruloneferites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias; metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotiroidismo, hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicas: anemias hipocrônicas, macroncíticas e homolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; reumatológicas: osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leichmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses; dermatologias: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas; imunológicas: doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia: ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucoréias, câncer de mama, intercorrentes no ciclo gravídico, intoxicações exógenas: barbitúricos, entorpecentes.

Bibliografia

Publicações e livros técnicos e específicos da área.

ENGENHEIRO ARQUITETÔNICO

Interpretação de projetos gráficos; arquitetura estrutura instalações elétricas; instalações hidráulicas e sanitárias; poços artesianos, fossas sépticas, capitação de águas pluviais; prevenção contra incêndio; sinalização horizontal; a sistemas de segurança ; coberturas; revestimentos ; acabamentos; pisos; impermeabilização; pintura e noções de concretos; pavimentos rígidos e flexíveis; planejamento de obras; condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção; cronograma físico- financeiros, orçamentos, prazos custos e reajustes controle de pagamento e medições de obra;conceito de manutenção preventiva e corretiva; noções de Auto Cad 2000; administração de contratos, planejamento de obras e serviços de engenheira; Modelos de construção; sistema de ordem de serviço; histórico de intervenções em equipamentos; componentes principais e instalações; custos aplicados a manutenção desenho de arquitetura de interiores;materiais de construção; topografia e cartografia ; teoria das estruturas, urbanismo paisagismo; isolamento térmico; isolamento acústico; Lei n°8112/90 Lei n°8666/93 e alterações posteriores.

PSICÓLOGO

Orientação Educacional e Profissional de Acompanhamento a Psicoterapia: Classificação dos métodos de aconselhamento; Psicopatogia: Bordeline; Psicoses orgânicas; Psiconeu roses endógenas; Psicoses afetivas; Esquizofrenias; Neuroses; Distúrbios de personalidades; Toxicomanias; Oligofrenia; Psicopatia; Sociopatia; Alcoolismo; Alucinações; Delírios. O Processo Psicodiagnóstico: Entrevistas; Aplicações de testes; Testes. Hora de jogo; Devolução. Tratamento dos problemas de aprendizagem; Psicoterapia focal e psicoterapia breve de fundamentação psiconalística: teoria, técnica, objetivos e limitações da psicoterapia breve. Noções do aparelho psíquico: mecanismos de defesa, transferência e contratransferência, recalque, pulsão, desejo, sintomas, interpretação dos sonhos, etapas da evolução psicossexual, latência, puberdade e adolescência, diagnóstico funcional da psicopatologia. Grupos: teoria e técnica. Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

Bibliografia

Livros e publicações específicos da área.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

AIDS - Transmissão e prevenção. Alimentos e suas respectivas vitaminas. Anatomia e Fisiologia: Definição de termos; Órgãos, aparelhos e sistemas. Controle das doenças mais comuns. Doenças transmissíveis evitáveis por vacinação. Enfermagem cirúrgica das enfermidades que necessitam de intervenção cirúrgica. Enfermagem médica das enfermidades que necessitam de tratamento clínico. Higiene pessoal e do Ambiente. Importância das anotações de enfermagem e pediatria. Pré-natal: Objetivos; Cuidados com a gestante; Cuidados com o recém nascido. Primeiros socorros. Vacinas e soros. Vigilância Epidemiológica das doenças transmissíveis. Verminoses. Helmintos. Protozoários.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA

Colheita e transporte de amostras biológicas para laboratório clínico; Esterilização, desinfecção, descarte e lavagem de material em laboratório clínico; Microscopia; Fundamentos da fotometria de chama e espectrofotometria; Preparo de soluções e diluições;Preparo de meios de cultura; Técnicas de coloração de rotina em laboratório clínico (Hematologia, Microbiologia e Parasitologia); Princípios das determinações bioquímicas de rotina em laboratório clínico, inclusive das enzimas; Princípios das provas de triagem para coagulação (TS, TC, Prova do laço, Retração do coágulo, TP e TTPA); Exame químico e microscópico da urina; Helmintos e protozoários de importância clínica: ciclo biológico e identificação; Identificação microscópica de bactérias em amostras biológicas. Reações rápidas de aglutinação de uso na rotina sorológica (VDRL, ASLO, Fator Reumatóide, Proteína C-Reativa e Reação de Widal, Grupo Sangüíneo e Fator Rh, Coombs direto e indireto); Testes rápidos deimunocromatografia e ELISA para diagnóstico da Gravidez; Controle de Qualidade em Laboratório Clínico.

Bibliografia

Livros e publicações específicos da área.

ANEXO II

CARGOS, PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES

Cargos

Provas

Número de Questões

Motorista

Vigilante

Auxiliar de Serviços Gerais

Oficial de Serviços

Mecânico

Teste Dirigido

20

Oficial Administrativo

Português

20

Matemática

10

Conhec. Gerais

10

Noções de Inform.

10

Tesoureiro

Auditor de Controle Interno

Português

20

Matemática

10

Conhec. Gerais

10

Noções de lnform.

05

Noções de Contabilidade Pública

05

Monitor de Creche

Auxiliar de Saúde

Auxiliar de Consultório Dentário

Português

20

Matemática

15

Conhec. Gerais

15

Professor P1

Professor P11

Especialista em Educação

Nutricionista

Assistente Social

Enfermeiro

Médico

Engenheiro Arquitetônico

Psicólogo

Técnico em Enfermagem

Técnico em Patologia Clínica

Português

20

Matemática

10

Conhec. Gerais

05

Específica

15