Prefeitura de Cardoso - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDOSO

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL Nº 01/2007

DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS VISANDO A CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES PARA PREENCHIMENTO DE FUNÇÕES TEMPORÁRIAS – EDITAL 01/2007

A COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, nomeada pela Chefe do Executivo, Senhora Tereza Céspede Borges, Prefeita Municipal de Cardoso, através do Decreto nº. 2.123 de 08/01/2007, no uso de suas atribuições legais e em consonância com a Legislação Federal, Estadual e Municipal, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento, que será realizado neste Município, PROCESSO SELETIVO DE PROVAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIDOR PARA PREENCHIMENTO DE FUNÇÕES TEMPORÁRIAS, durante o prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado, com sua denominação, pré-requisitos, jornada de trabalho e salário (base inicial), abaixo especificados. O presente Processo será regido de acordo com a Lei Orgânica Municipal, as demais Leis Municipais em vigor e com as presentes instruções especiais que regularão todo o processo de seleção ora instaurado, bem como através do Anexo I que compõem o presente Edital para todos os efeitos e se processará por intermédio da empresa “APICE CONCURSOS PÚBLICOS LTDA”, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº 05.302.879/0001-40, com sede localizada à Rua Aquidaban nº 37, Araçatuba-SP, a saber:

DAS INSTRUÇÕES ESPECIAIS

CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 - DAS FUNÇÕES

1.1.- DA CARACTERIZAÇÃO DAS FUNÇÕES A SEREM CONTRATADAS PELO PROCESSO SELETIVO

DENOMINAÇÃO DA FUNÇÃO

ESCOLARIDADE E REQUISITOS

VENC. BASE

TAXA DE INSCRIÇÃO

CARGA HORÁRIA

Professor de Educação Básica I – Educação Infantil

Pedagogia com habilitação para o Magistério ou Curso normal de nível médio, destinado à formação de Professores de Educação Infantil e das 04 primeiras séries do Ensino Fundamental

929,09

30,00

40 h. semanais

Professor de Educação Básica I - 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental

Pedagogia com habilitação para o Magistério ou Curso normal de nível médio, destinado à formação de Professores de Educação Infantil e das 04 primeiras séries do Ensino Fundamental

804,74

30,00

20 h. semanais

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) - Língua Portuguesa e Literatura

Licenciatura em Letras com habilitação em Português.

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – História

Licenciatura Plena em História ou Licenciatura em Estudos Sociais ou Ciências Sociais, com habilitação Plena em História

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – Geografia

Licenciatura Plena em Geografia ou Licenciatura em Estudos Sociais ou Ciências Sociais, com habilitação Plena em Geografia

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) – Matemática

Licenciatura Plena em Matemática ou Licenciatura em Ciências com habilitação Plena em Matemática

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Fundamental) – Ciências

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas ou Licenciatura em Ciências com habilitação Plena em Biologia

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) - Educação Artística

Licenciatura Plena em Educação Artística ou Curso Superior em Educação com Curso Complementar de Educação Artística

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – Inglês

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Biologia

Ensino Superior Completo, em curso de Licenciatura Plena, com habilitação específica para o Magistério em área correspondente.

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Química

Ensino Superior Completo, em curso de Licenciatura Plena, com habilitação específica para o Magistério em área correspondente.

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Física

Ensino Superior Completo, em curso de Licenciatura Plena, com habilitação específica para o Magistério em área correspondente.

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) – Educação Física

Licenciatura Plena em Educação Física

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Matemática Financeira

Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis com registro na entidade de classe ou Licenciatura Plena em Matemática

9,06 por hora aula

30,00

Conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Informática Aplicada e Informática Banco de Dados

Ensino Superior Completo em Análise de Sistemas ou Engenharia da Computação ou Ciências da Computação ou Técnico em Informática

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Geral

Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

Conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Comercial e Bancária

Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30 ,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Direito e Legislação Aplicada

Ensino Superior Completo em Direito e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30 ,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Pública

Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

Conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Estrutura e Análise de Balanço

Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Gráficos Estatísticos

Ensino Superior Completo, em curso de Licenciatura Plena em Matemática ou Licenciatura em Ciências com habilitação Plena em Matemática

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Comunicação Empresarial, Linguagem, Comunicação e Tecnologia

Ensino Superior Completo com Habilitação Plena em Letras

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Estudos Econômicos, Tecnológicos e de Mercado e Pesquisas e Estudos Tecnológicos

Ensino Superior Completo em Administração de Empresa ou Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Gestão, Organização e Planejamento

Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Ética e Cidadania

Ensino Superior Completo em Direito e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Sistemas Orçamentários e Gestão Orçamentária

Ensino Superior Completo em Administração de Empresa ou Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento de Recursos Humanos e Produção de Seguros; Ciclo de Pessoal, Patrimonial e de Seguros e Gestão de Patrimônio e de Seguros

Ensino Superior Completo em Administração de Empresa ou Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

 

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento Tributário, Financeiro e Contábil e Ciclo Tributário Financeiro e Contábil

Ensino Superior Completo em Administração de Empresa ou Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento Estratégico e Tático

Ensino Superior Completo em Administração de Empresa ou Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Estágio Supervisionado

Ensino Superior Completo em Administração de Empresa e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Gestão Ambiental

Ensino Superior Completo com especialização em Gestão Ambiental

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Cidadania Organizacional

Ensino Superior Completo em Administração de Empresa ou Ciências Contábeis e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Ciclo de Recursos Materiais e Produção e Gestão de Materiais e Produção

Ensino Superior Completo em Administração de Empresa e registro na entidade de classe

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Filosofia e Sociologia

Licenciatura Plena em Pedagogia ou Filosofia

9,06 por hora aula

30,00

conforme atribuição de aulas

1.1.2. - A fiscalização de todos os atos do Processo Seletivo ficará sob a responsabilidade da Comissão do Processo Seletivo.

1.1.3. – Os candidatos serão convocados para contratação conforme a necessidade do serviço para atribuição das respectivas aulas.

CAPÍTULO II

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1. - Os candidatos deverão dirigir-se à DIVISÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, situada à Rua Emílio Fernandes Bilar, 1647 em Cardoso/SP, nos dias 15 a 18 de janeiro de 2007, no horário das 07:30 às 11:30 horas e das 13:00 às 17:00 horas, munidos de documentos para o preenchimento completo da ficha de inscrição e sua respectiva devolução no local supra mencionado.

2.2. - Para obter informações sobre as inscrições o candidato poderá se dirigir ao local identificado no item acima, ou por acesso via Internet no endereço eletrônico www.apiceconcursos.com.br, durante o período das inscrições, por meio do link correlato ao concurso público.

2.3. - Será de total responsabilidade do candidato a informação dos dados cadastrais no ato da inscrição, sob as penas da lei.

2.4. - Após as 17h:00 h do dia 18/01/2007 (horário de Brasília), a ficha de inscrição não estará mais disponibilizada.

2.5. - Para inscrever-se no local indicado o candidato deverá, no período de inscrições:

2.5.1 - Apresentar-se no local de inscrição relacionada no item 2.1 e:

a) retirar gratuitamente a ficha de inscrição;

b) ler as informações relativas ao Processo Seletivo, e, ciente das condições estabelecidas no presente Edital, preencher a ficha de inscrição e assinar o termo de responsabilidade;

c) entregar a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da mesma no endereço indicado no item 2.1.;

d) o pagamento da inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque; o pagamento efetuado em cheque somente será considerado quitado após a respectiva compensação;

e) em caso de devolução do cheque, qualquer que seja o motivo, considerar-se-á automaticamente sem efeito a inscrição;

2.6 - Não haverá atendimento fora do horário acima estabelecido.

2.6.1. - Não serão admitidas inscrições, uma vez encerrado o prazo a elas destinado.

2.7. - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento de qualquer natureza.

2.8. - No ato da inscrição o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição com os dados solicitados, devendo, sob as penas da Lei, indicar:

2.8.1. - Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português a quem foi deferida a igualdade nas condições previstas no Decreto Federal n. º 70.436, de 18 de Abril de 1972, ou ainda estrangeiro na forma disposta na legislação pertinente.

2.8.2.- Ter até a data de encerramento das inscrições, no mínimo 18 (dezoito) anos completos.

2.8.3. - Possuir habilitação e atender todas na data da contratação às exigências à função a que concorre.

2.8.4. - Estar quite com as obrigações militares, quando for o caso.

2.8.5. - Estar em gozo de seus direitos civis, políticos e eleitorais.

2.8.6. - Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício das funções atinentes.

2.8.7. - Não haver sofrido, no exercício de atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com o serviço público.

2.8.8. – Não ser aposentado por invalidez e nem se encontrar em idade de aposentadoria compulsória, nos termos do art. 40, II, da Constituição Federal.

2.8.9. - Não receber proventos de aposentadoria oriundos da vaga ou função exercidos perante a União, Território, Estado, Distrito Federal, Município e suas Autarquias, Empresas ou Fundações, conforme preceitua o artigo 37, § 10 da Constituição Federal de 1.988, com a redação da Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98, ressalvadas as acumulações permitidas pelo inciso XVI do citado dispositivo constitucional, os empregos eletivos e os empregos ou funções em comissão.

2.8.10. - A ficha de inscrição deverá estar correta e totalmente preenchida pelo candidato ou seu procurador, sendo todas as informações de responsabilidade dos mesmos.

2.8.11. - Nenhum documento será retido no momento da inscrição, exceto no caso previsto no item 2.10.

2.9. - O candidato que vier a ser habilitado no Processo Seletivo de que trata este Edital poderá ser contratado desde que exista disponibilidade financeira do município.

2.10. - A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou por procurador formalmente constituído com poderes especiais, não se aceitando inscrição condicional, por via postal, fax-símile e/ou extemporâneas, sob qualquer pretexto.

2.10.1. - No caso de inscrição por procuração, será exigida a entrega do respectivo mandato, acompanhada de cópia do documento de identidade do candidato e a apresentação do documento de identidade original do procurador.

2.10.2. - Deverá ser entregue uma procuração (original) por candidato e esta ficará retida.

2.10.3. - O candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros cometidos por seu procurador ao efetuar a inscrição.

2.11. - O deferimento das inscrições dependerá do correto e total preenchimento pelo candidato ou seu procurador da Ficha de inscrição, diante da observância deste edital, devendo o candidato indicar forma de contato para dirimir eventuais dúvidas.

2.11.1. - A ficha de inscrição não será aceita se apresentar qualquer rasura ou emenda, bem como sem a assinatura do candidato/procurador no requerimento de inscrição.

2.12. - Encerrado o prazo das inscrições será publicada, pela Comissão do Processo Seletivo, através de relação às inscrições indeferidas, se houver, individualmente.

2.12.1. - As inscrições indeferidas trarão o nome do candidato e a indicação do respectivo motivo do indeferimento.

2.12.2. - Do indeferimento da inscrição, caberá recurso, no prazo de 02 (dois) dias a contar da data de sua divulgação, à Comissão do Processo Seletivo Simplificado, para que os aprecie no prazo acima estabelecido, sugerindo o deferimento ou indeferimento da inscrição.

2.12.3. - Interposto o recurso nos termos do subitem acima e não julgado no prazo de 02 (dois) dias, o candidato poderá participar condicionalmente das provas que se realizar, até a decisão do recurso, permanecendo no Processo Seletivo Simplificado se este lhe for favorável, e dele sendo excluído, se negado.

2.13. - Se aprovado em todas as fases do Processo Seletivo, o candidato, por ocasião da contratação, deverá provar que possui as condições de preenchimento da respectiva função, apresentando todos os documentos exigidos pelo presente Edital e outros que lhe forem solicitados, inclusive comprobatórios de bons antecedentes, confrontando-se então, declaração e documentos, sob pena de perda do direito à função.

2.14. - O candidato assume toda a responsabilidade legal por quaisquer declarações falsas prestadas. A Comissão do Processo Seletivo, não se responsabiliza por informações e endereços incorretos ou incompletos, fornecidos pelo candidato ou seu procurador.

2.15. - A Comissão do Processo Seletivo Simplificado poderá, se necessário, anular todo e qualquer ato que anteceder à homologação do mesmo, desde que verificada falsidade, a qualquer tempo, na documentação apresentada pelo candidato, ou o não atendimento a todos os requisitos fixados, constando declaração falsa ou inexata de dados.

2.16.- A Comissão Municipal do Processo Seletivo não se responsabilizará por eventuais coincidências de datas e horários de provas e quaisquer outras atividades ou eventos, excetuando-se as condições dispostas no subitem 2.15 acima.

3 - DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. - Entende-se como pessoa portadora de deficiência, o (a) cidadão (ã) que apresente, em certo grau, uma deficiência motriz ou sensorial, com caráter de cronicidade e persistência de alteração de vida.

3.2. - Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição no presente Processo Seletivo Simplificado, dando atendimento ao que dispõe a Constituição Federal no artigo 37, Inciso VIII, devidamente regulamentado nos termos da Lei Complementar Estadual nº. 683/92, desde que a deficiência de que são portadoras, seja compatível com as atribuições da função.

3.3. - Os candidatos portadores de deficiência participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, horário e local de aplicação das provas, nos termos do artigo 2º. da Lei Complementar Estadual nº. 683/92.

3.3.1. - A aptidão física e/ou mental do candidato, a capacidade funcional para o exercício da atividade pública, será comprovada em perícia médica determinada pela Administração Pública Municipal. O candidato cuja deficiência não for configurada, ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada, será desclassificado da lista de deficientes.

3.3.2 - Aos portadores de deficiência física e sensorial ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no Processo Seletivo de acordo com a Legislação aplicável, da quantidade das vagas constantes deste edital, os quais não serão discriminados pela sua condição.

3.3.3. - Inexistindo candidatos portadores de deficiência as vagas serão preenchidas por candidatos não portadores de deficiência;

3.3.4. - Aqueles que portarem deficiência compatível com a função e desejarem prestar o processo seletivo nesta condição deverão manifestar-se no ato da inscrição, declarando na Ficha de Inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando além dos documentos acima relacionados, Laudo Médico atestando essa condição, a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao Código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência. Esse Laudo será retido e ficará anexado à Ficha de Inscrição. Caso o candidato não anexe o Laudo Médico, não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição.

3.4. - Os candidatos que concorrerem na condição prevista no subitem acima será classificado em lista separada.

3.5. - Os deficientes visuais (cegos) que se julgarem amparados pelas disposições legais, somente prestarão as provas mediante leitura através do sistema Braille, e, suas respostas deverão ser transcritas também em Braille. Os referidos candidatos deverão levar, para esse fim, no dia da aplicação das provas, reglete e punção.

3.5.1. - O candidato cego ou amblíope que necessitar de prova especial, de sala ou condições especiais para se submeter às provas e demais situações previstas neste Edital, deverá solicitar, por escrito, à Comissão do Processo Seletivo até o último dia de encerramento das inscrições, a confecção de prova em Braille ou ampliada, ou ainda de providências quanto às condições especiais, juntando, nos casos de ambliopia, atestado médico comprobatório dessa situação, nos termos do item 3.5.2., sendo que não se responsabilizará a Comissão do Processo Seletivo, por casos excepcionais que não tenham sido comunicados no prazo devido.

3.5.2. - O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização das provas, deverá requerê-lo no prazo e na forma citados no subitem anterior, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

3.5.3. - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo: miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

3.5.4. - Os deficientes visuais que não solicitarem a prova especial no prazo citado no subitem 3.5.1. não terão direito à prova especialmente preparada seja qual for o motivo alegado.

3.6.- Na aplicação do referido percentual, serão desconsideradas as frações inferiores a 0,5 (meio) e arredondadas para maior aquelas iguais ou superiores a tal valor.

4 - DAS PROVAS

4.1 - O Processo Seletivo constará das seguintes provas

FUNÇÃO

PROVAS

N. DE QUESTÕES

Professor de Educação Básica I –

Educação Infantil

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica I - 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) - Língua Portuguesa e Literatura

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – História

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – Geografia

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) – Matemática

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino: Fundamental) – Ciências

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) - Educação Artística

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – Inglês

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Biologia

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

--

Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Química

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Física

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) – Educação Física

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Filosofia e Sociologia

Conhecimentos Gerais em Educação

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Matemática Financeira

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Informática Aplicada e Informática Banco de dados

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Geral

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Comercial e Bancária

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Direito e Legislação Aplicada

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Pública

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Estrutura e Análise de Balanço

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Gráficos Estatísticos

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Comunicação Empresarial e Linguagem, Comunicação e Tecnologia

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Estudos Econômicos, Tecnológicos e de Mercado e Pesquisas e Estudos Tecnológicos

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Gestão, Organização e Planejamento

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Ética e Cidadania

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Sistemas Orçamentários e Gestão Orçamentária

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento de Recursos Humanos e Produção de Seguros; Ciclo de Pessoal, Patrimonial e de Seguros e Gestão de Patrimônio e de Seguros

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento Tributário, Financeiro e Contábil e Ciclo Tributário Financeiro e Contábil

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento Estratégico e Tático

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Estágio Supervisionado

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Gestão Ambiental

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Cidadania Organizacional

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Ciclo de Recursos Materiais e Produção e Gestão de Materiais e Produção

Conhecimentos Gerais

15

Conhecimentos Específicos

15

Títulos

-‑

4.2. O Processo Seletivo constará de prova objetiva, para todos as funções, de caráter eliminatório e classificatório.

4.2.1. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de questões de múltipla escolha.

4.2.2. A prova objetiva será composta de questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, sendo apenas 01 (uma) a correta, que versarão sobre o conteúdo programático estabelecido no Anexo I deste Edital.

5 - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

5.1. As provas serão realizadas na cidade de Cardoso, em data posterior, a ser divulgada oportunamente na imprensa oficial do município e no site www.apiceconcursos.com.br.

5.2. É de responsabilidade do candidato acompanhar a data, horário e local da realização das provas do Processo Seletivo, conforme Edital de Convocação, a ser publicado na Imprensa Oficial do Município.

5.3. O candidato poderá ainda:

- dirigir-se à sede da Prefeitura de Cardoso, localizada na Rua Dr. Cenobelino de Barros Serra, nº. 870, de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11:30, das 13:00 às 17:00 horas, onde estarão afixadas as informações pertinentes; ou

- verificar o Edital de Convocação, consultando o site www.apiceconcursos.com.br;

5.4. - Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, no local e no horário definidos em Edital.

5.4.1. - É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanharem a publicação de todos os editais e comunicados referentes ao Processo Seletivo ou procurar pelas publicações que serão afixadas na sede da Prefeitura Municipal.

5.4.2. - Fica assegurado ao candidato, portador de deficiência, a possibilidade de acesso ao local da realização do Processo Seletivo.

5.5. - Por justo motivo, a critério da Comissão do Processo Seletivo, a realização da prova poderá ser adiada ou anulada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta a nova data em que se realizará a prova.

5.6. - Na data prevista, os candidatos deverão apresentar-se no mínimo 30 (trinta) minutos antes do horário determinado para o início das provas, sendo que não serão admitidos nos locais de prova os candidatos que se apresentarem após o horário estabelecido para o início dos exames.

5.7. - O ingresso no local de prova será permitido apenas aos candidatos que apresentarem o comprovante de inscrição, acompanhado de Documento hábil de Identificação (original) com foto ou cópia autenticada. Serão considerados como documentos de identidade as carteiras ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, Cédulas de Identidade para Estrangeiros (no prazo de validade), configurando-se na Cédula de Identidade – (R.G.); e ainda a Carteira fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal, valem como documentos de identidade, por exemplo, as emitidas pelos Conselhos Regionais ou Autarquias Corporativas; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certificado Militar e não sendo aceitos, carteiras funcionais, carteira de estudante, crachás, certidão de nascimento, protocolos, identidade funcional, título de eleitor, carteira nacional de habilitação (emitida anteriormente à Lei nº. 9.503/97) identidade funcional de natureza pública ou privada, e outros não admitidos oficialmente como documento hábil de identificação e principalmente os documentos sem foto.

5.8. - Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir clareza na identificação do candidato.

5.9. - O candidato não poderá ter acesso ao local de prova portando armas.

5.10. - O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto n. º 2 e borracha macia.

5.11. - A inviolabilidade das provas será comprovada no posto de execução, no momento do rompimento do lacre dos malotes na presença dos candidatos.

5.12. - Durante a execução das provas não será tolerada a comunicação com outro candidato, nem a utilização de livros (consultas bibliográficas de qualquer espécie), manuais, notas ou impressos, revista ou folheto, salvo fontes que forem declaradas no Edital ou permitidas, bem como o uso de máquina calculadora ou qualquer outro instrumento de cálculo ou utilizar-se de meios de comunicação com o exterior, utilizando-se de qualquer tipo de equipamento eletrônico (telefone celular, Pager, bips etc.).

5.13. - Será excluído do Processo Seletivo Simplificado o candidato cujo comportamento for considerado inadequado, bem como, serão tomadas medidas saneadoras, para estabelecer e resguardar a execução individual e correta das provas, bem como, o candidato que durante a realização da prova, for surpreendido comunicando-se com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio ilícito de informações e/ou perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

5.14. - Será excluído ainda do Processo Seletivo o candidato que, além das demais hipóteses previstas neste Edital:

a) Apresentar-se para a prova em outro local que não o previsto no Edital de Convocação

b) Não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

c) Ausentar-se da sala de aplicação das provas sem o acompanhamento de um fiscal

d) Ausentar-se da sala de aplicação das provas levando qualquer tipo de material, sem autorização ou ao final levar o Caderno de Questões de Provas;

e) Ausentar-se do local de provas antes de decorrido o prazo mínimo para entrega da prova e saída do local de aplicação das mesmas que será de 30 (trinta) minutos decorridos, após o início das provas, qualquer que seja o motivo alegado;

f) Lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova; ou.

g) Não devolver integralmente o material recebido e posteriormente solicitado.

5.15. - No ato da realização da prova objetiva, serão fornecidos o Caderno de Questões e a Folha Definitiva de Respostas e a Intermediária (Gabarito definitivo e de rascunho).

5.16. - O candidato lerá as questões no Caderno de Questões e marcará suas respostas na Folha Intermediária (Gabarito de rascunho), ao término da solução da prova transcreverá suas respostas na Folha de Respostas Definitiva (Gabarito Oficial), com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5.17. - A Folha Definitiva de Respostas (Gabarito Oficial) será o único documento válido para a correção das provas, o preenchimento da mesma é da inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste edital e na própria Folha (gabarito).

5.18. - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente no gabarito.

5.19. - O candidato deverá assinalar suas respostas no Cartão de Respostas (Gabarito definitivo), que lhe será entregue no início da prova.

5.19.1. - Somente serão permitidos assinalamentos no Cartão de Respostas feitos pelo próprio candidato, vedada qualquer colaboração ou participação de terceiros.

5.19.2. - Na correção do Cartão de Respostas (Gabarito definitivo), será atribuída nota zero às questões rasuradas, com mais de uma opção assinalada ou em branco; com emenda ou rasura, ainda que legível campo com marcação não-preenchido integralmente e as marcações que estiverem em desacordo com este edital e com o determinado no próprio gabarito.

5.19.3. - Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou assinatura, pois qualquer marca poderá prejudicar a correção das provas e conseqüentemente o desempenho do candidato.

5.19.4. - Sob nenhuma hipótese haverá a substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

5.20. - O candidato que, eventualmente, necessitar alterar algum dado constante da Ficha de Inscrição, em virtude de eventuais erros de digitação, nome, número de documento de identidade, sexo, data de nascimento, endereço ou telefone (dados que constarão da ficha de inscrição) ou realizar alguma reclamação, sugestão e/ou recurso, deverá procurar a Sala de Coordenação, no local e no dia em que estiver prestando a prova, em formulário específico para tal fim.

5.21. - No decorrer da prova se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, ou mesmo que não esteja ela prevista no programa, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que, consultada a Comissão, encaminhará solução imediata ou anotará na folha de ocorrências para posterior análise da banca examinadora.

5.21.1. - Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos presentes às provas, independentemente da formulação dos recursos.

5.22. - O candidato somente poderá apresentar recurso fundamentado, relativo às questões das provas e/ou gabaritos, indicando com precisão (clareza), a(s) questão (ões) e o(s) ponto(s) a ser (em) objeto(s) de revisão, incluindo item do programa ou bibliografia pesquisada, sob pena de indeferimento liminar. O citado recurso deverá ser interposto no prazo de 48 (quarenta e oito) horas contadas a partir do primeiro dia útil seguinte à data da divulgação oficial dos resultados.

5.23. - O recurso deverá conter todos os dados que informem a identidade do reclamante e seu número de inscrição, bem como seu endereço completo, inclusive o respectivo CEP.

5.24. - As provas objetivas de todos os candidatos devem ser corrigidas de acordo com o novo gabarito, se houver alteração do gabarito oficial, por força do julgamento de recurso.

5.25. - Interposto o recurso, este deverá ser resolvido através de decisão fundamentada no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis.

6 - DA PROVA DE TÍTULOS

1. A data, horário e local para recebimento dos títulos serão divulgados oportunamente na Imprensa e no site www.apiceconcursos.com.br.

2. A Prova de Títulos será classificatória, serão avaliados apenas os Títulos dos candidatos HABILITADOS na prova objetiva.

3. Serão considerados Títulos somente os constantes na Tabela adiante, limitada a pontuação total da Prova de Títulos no valor máximo de 10 pontos.

4. Não serão aceitas apresentações após as datas e horários estabelecidos, nem substituição de documentos entregues e nem Títulos que não estejam especificados na tabela.

5. Não serão avaliados títulos não especificados na tabela.

6. Será permitida a apresentação dos títulos por procuração mediante entrega do respectivo mandato, com firma reconhecida, acompanhado de cópia do documento de identificação do procurador e apresentação do comprovante de inscrição.

7. Não serão aceitos protocolos dos documentos, os quais deverão ser apresentados em cópias reprográficas autenticadas ou acompanhadas do original, para serem vistadas pelo receptor, não sendo aceitos protocolos de documentos ou fac-símile.

8. Os cursos realizados no exterior deverão ser revalidados por universidades oficiais que mantenham cursos congêneres, credenciados junto aos órgãos competentes.

9. Todos os documentos apresentados, cuja devolução não for solicitada no prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados a partir da homologação do resultado final do concurso, serão inutilizados, devendo a solicitação ocorrer somente após a publicação da homologação.

TÍTULO

COMPROVANTES

VALOR UNITÁRIO

QUANTIDADE MÁXIMA

VALOR MÁXIMO

a) Título de Doutor em área relacionada à Educação

Diploma devidamente registrado ou declaração/certificado de conclusão de curso, acompanhado do respectivo Histórico Escolar ou Ata de Defesa de tese/dissertação

6,0

01

6,0

b) Título de Mestre em área relacionada à Educação

3,0

01

3,0

c) Pós-Graduação lato sensu (especialização ou aperfeiçoamento) na área de Educação, com no mínimo 360 horas

Certificado de conclusão de curso, em papel timbrado da instituição, contendo carimbo, assinatura do responsável e a respectiva carga horária

1,0

01

1,0'

TOTAL DE PONTOS10

7- DO JULGAMENTO DAS PROVAS

7.1.- A prova objetiva constará de teste de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada (de “A” a “E”), sendo que somente uma alternativa estará correta com relação ao enunciado da referida questão.

7.1.1. – A prova objetiva constará de 30 (trinta) questões, será avaliada na escala de “0” (zero) a “100” (cem) pontos e terá caráter eliminatório e classificatório. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota mínima de “50” (cinqüenta) pontos.

7.1.2. - Na avaliação da prova será utilizado o escore bruto. O escore bruto corresponde ao número de acertos que o candidato obtém na prova.

7.1.3.- As notas das provas, bem como a nota final, serão aproximadas até centésimos, arredondadas para 01 (um) centésimo as frações iguais ou superiores a 05 (cinco) milésimos e desprezadas as inferiores.

7.1.4. - A pontuação final será a somatória das notas obtidas na prova objetiva e na prova de títulos.

7.2.- Não será permitido vista de provas.

7.3. - Não serão fornecidas notas parciais, em hipótese alguma.

8 - DAS MATÉRIAS

8.1.- As matérias mínimas a serem consideradas para efeito de elaboração das provas a que se submeterão os candidatos são aquelas constantes do Anexo I do presente Edital.

9 - DA CLASSIFICAÇÃO

9.1.- A nota final dos candidatos será de no máximo 110 (cento e dez) pontos.

9.2.- Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final, enumerados em 02 (duas) listas classificatórias: sendo uma Geral, com a relação de todos os candidatos aprovados por função pública, e outra Especial/específica (para a relação de todos os candidatos aprovados portadores de deficiência). As respectivas listas, por função pública, estarão em ordem de classificação final.

9.2.1.- A Classificação Final será publicada por Edital na Impressa Oficial ou em jornal de circulação no município e no site da Empresa www.apiceconcursos.com.br e no Mural de Avisos da Prefeitura Municipal de Cardoso.

9.2.2.- Fica vedada a divulgação dos nomes dos candidatos reprovados.

9.2.3.- No prazo de 2 (dois) dias, a contar da data da publicação da listagem de Classificação Final, o candidato classificado poderá apresentar recurso à Comissão Municipal do Processo Seletivo, o que será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato.

9.3.- No caso de igualdade na nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

9.3.1. com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal nº 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

9.3.2. que obtiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos;

9.3.4. que obtiver maior nota na prova de Títulos;

9.3.5. mais idoso dentre os candidatos com idade inferior a 60 (sessenta) anos; 9.3.6. mediante sorteio, com a participação dos candidatos envolvidos.

9.4.- Decorridas todas as etapas e todos os prazos legais, caberá à Prefeita Municipal a homologação do Resultado Final deste Processo Seletivo no prazo máximo de 30 (trinta) dias, publicada no jornal de circulação na cidade, podendo, a partir daí, convocar, para nomeação, os candidatos aprovados, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação obtida.

10 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1.- Das decisões da Comissão Municipal do Processo Seletivo caberão recursos fundamentados ao Presidente da referida Comissão, no prazo de 2 (dois) dias, contados da divulgação oficial do ato recorrido.

10.2.- Os recursos deverão ser interpostos por petição endereçada ao Presidente da Comissão, acompanhada das razões, devendo ser protocolados na sede da Prefeitura Municipal.

10.2.1.- Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e deles constar o nome do candidato, a denominação da função para o qual está concorrendo, o número de inscrição, o número do documento de identidade e o endereço para correspondência.

10.2.2.- Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes, que apontarem circunstâncias que os justifiquem e interpostos dentro do prazo.

10.2.3.- O recurso interposto por procurador só será aceito se estiver acompanhado do respectivo instrumento de mandato, com firma reconhecida e cópia reprográfica do documento de identidade do procurador.

10.3.- Todos os recursos recebidos deverão ser encaminhados a Comissão Municipal do Processo Seletivo, para análise e manifestação a propósito do argüido.

10.3.1.- Admitido o recurso e diante da análise apresentada, decidirá a Comissão Municipal do Processo Seletivo, conforme o caso, pela reforma ou manutenção do ato recorrido, dando-se ciência ao interessado.

10.3.2.- Interposto o recurso, este deverá ser resolvido no prazo máximo de 02 (dois) dias, sendo a decisão dada a ele recorrível, em grau de recurso, ao Chefe do Executivo.

10.4.- O recurso interposto fora do prazo previsto no item 10.1. será desconsiderado e indeferido imediatamente.

10.5.- O candidato classificado deverá manter, durante o prazo de validade do Processo Seletivo, o seu endereço atualizado, para eventuais convocações pela imprensa e/ou pessoalmente, não lhe cabendo qualquer reclamação, caso não seja possível convocá-lo por falta da citada atualização.

10.6.- A convocação para nomeação dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as necessidades da Administração Pública Municipal, não gerando o fato da aprovação direito à nomeação.

10.6.1.- A convocação para contratação será enviada ao candidato aprovado com no mínimo 02 (dois) dias de antecedência, do início da contagem do prazo marcado para o comparecimento. O não comparecimento, no prazo determinado, implicará em desistência tácita e na perda dos direitos decorrentes do Processo Seletivo, sendo assim convocado o candidato seguinte, obedecendo-se sempre rigorosamente à ordem de classificação final.

10.7.- Apesar das funções existentes, os aprovados serão chamados conforme as necessidades locais.

10.8.- Para efeito de admissão, fica o candidato habilitado e convocado sujeito à aprovação em exames médicos, de caráter eliminatório; os que não lograrem aprovação não serão contratados.

10.8.1.- Os candidatos convocados que não comparecerem para realização de exames médicos serão considerados desistentes, exaurindo assim o direito à sua posse.

10.8.2- Os candidatos habilitados e aprovados nos exames médicos serão convocados para procederem à aceitação da vaga oferecida.

10.9.- Para a admissão, o candidato também deverá apresentar todos os documentos exigidos pelo presente Edital e demais documentos legais, sob pena de perda do direito à vaga.

10.9.1.- Para a nomeação não serão aceitos protocolos, nem fotocópias reprográficas não autenticadas dos documentos.

10.9.2.- O candidato que, admitido, deixar de entrar em exercício, nos termos legais, perderá os direitos decorrentes de sua contratação.

10.9.3- É facultado à Administração Pública Municipal de Cardoso exigir dos candidatos, na admissão, além da documentação prevista neste Edital e da exigida pelo Setor de Recursos Humanos, outros documentos comprobatórios de bons antecedentes que julgar necessário.

11 - DA NOMEAÇÃO

11.1. - A aprovação no Processo Seletivo assegurará apenas a expectativa de direito à admissão, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração e da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do Processo Seletivo.

11.2. - A admissão dos candidatos, observada à ordem de classificação final por função, far-se-á, pela Administração Pública Municipal de Cardoso, obedecido o limite de vagas existentes, as que vierem a ocorrer, e as que forem criadas posteriormente, durante o prazo de validade deste Processo Seletivo.

11.3. - A convocação será feita pela Administração ao candidato aprovado, determinando o horário, dia e local para a apresentação do candidato para sua nomeação.

11.4. - Os candidatos portadores de deficiência serão submetidos à avaliação, perante uma junta multidisciplinar que fornecerá o laudo comprobatório de sua capacidade para o exercício das funções inerentes a função na qual venha a ser investido.

11.5. - O Processo Seletivo terá o prazo de validade, para todos os efeitos, de até 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, contados a partir da data da publicação da homologação oficial do resultado final de cada função, publicada na imprensa oficial ou equivalente, bem como afixado no Paço Municipal a prorrogação dar-se-á a critério da Administração Pública Municipal de Cardoso, desde que exista interesse público para tanto.

11.5.1. - O prazo de validade do Processo Seletivo e o prazo de prorrogação, se houver, alcançará as funções que vagarem ou forem criados no decorrer destes prazos, sendo os candidatos remanescentes nomeados ou admitidos, desde que haja interesse Público.

11.5.2.- O período de validade estabelecido para este Processo Seletivo não gera para a Administração Pública Municipal a obrigatoriedade de aproveitar todos os candidatos aprovados, reservando-se à Administração o direito de proceder às convocações em número que atenda aos interesses e às necessidades dos serviços, de acordo com a disponibilidade orçamentário-financeira e o limite de funções vagos existentes em lei.

11.5.3.- A aprovação e a classificação definitiva geram, para o candidato, apenas o direito à preferência na nomeação.

11.6. - No caso de o candidato convocado não aceitar ocupar a vaga, deverá assinar Termo de Desistência, sendo excluído do respectivo Processo Seletivo.

12 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. - A determinação do local das provas é atribuição exclusiva de Comissão Municipal de Processo Seletivo.

12.2. - Será excluído do Processo Seletivo, por ato da Comissão Municipal de Processo Seletivo, sem prejuízo das medidas de ordem Administrativa, Civil e Criminal, o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata.

b) Agir com incorreção, violência, descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas e demais atividades, ou mesmo, por qualquer razão tentar tumultuá-la.

c) Apresentar-se com vestimentas inadequadas, ou embriagado, ou sob efeito de entorpecentes.

d) For surpreendido utilizando-se de meios proibidos por este Edital.

e) For responsável por falsa identificação pessoal.

f) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Processo Seletivo.

g) Efetuar inscrição fora do prazo previsto.

h) Deixar de atender a convocação ou qualquer outra orientação da Comissão do Processo Seletivo Municipal.

12.3. - A inexatidão das afirmativas e/ou a existência de irregularidades de documentos, mesmo que verificadas posteriormente, acarretarão a nulidade da inscrição e a desqualificação do candidato, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das medidas de ordem Administrativa, Civil e Criminal.

12.4.- Por razões de ordem técnica, segurança e de direitos autorais, fica proibida a transcrição total ou parcial de questões da prova; a Comissão Municipal do Processo Seletivo e não fornecerá nenhum exemplar ou cópia do caderno de provas a candidatos, a autoridades ou a Instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo Simplificado.

12.4.1- Após 60 (sessenta) dias os cadernos de provas serão incinerados.

12.5.- Todas as publicações e comunicações relativas ao presente Processo Seletivo serão feitas em Jornal e no Mural da sede da Divisão Municipal de Educação e Cultura.

12.6.- O candidato terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da publicação do ato, para a interposição de recursos ou pedidos de revisão de notas e/ou classificação, sempre por meio de protocolo, ressalvados os prazo específicos já estabelecidos neste Edital.

12.6.1.- Dos recursos sempre deverá constar à justificativa pormenorizada, sendo liminarmente indeferidos os que não contenham fatos novos ou que se baseiem em razões subjetivas.

12.7.- Todos os casos omissos, controversos e problemáticos que surgirem em relação ao Processo Seletivo Simplificado e que não tenham sido expressamente previstos no presente Edital e na legislação municipal, serão resolvidos pela Comissão Municipal do Processo Seletivo, de acordo com as normas pertinentes e “ad referendum” da Prefeita Municipal.

12.8.- As vagas reservadas aos portadores de deficiência(s) ficarão liberadas, se não tiver ocorrido inscrição nos termos da Lei ou aprovação desses candidatos nas provas ou no exame médico específico, e serão providos pelos demais candidatos aprovados, com observância à ordem classificatória estabelecida na classificação definitiva.

12.9.- A convocação dos candidatos aprovados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final de cada cargo.

12.10 O candidato antes do provimento, será submetido a um exame médico admissional, de caráter eliminatório, considerando as suas condições físicas e de saúde, necessárias ao bom desempenho das atividades inerentes ao cargo.

12.11. Nos casos de incompatibilidade da deficiência com o cargo objeto deste Edital, o provimento não será efetivado.

12.12. A PERÍCIA MÉDICA para pessoas constantes da LISTA ESPECIAL de deficiente, será realizada no Órgão Médico Oficial (local a ser indicado na convocação), para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo, por especialista na área de deficiência de cada candidato.

12.13. Quando a perícia concluir pela inaptidão do candidato, constituir-se-á, no prazo de 5 (cinco) dias, junta médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado, colhendo as custas por parte deste.

12.14. A indicação do profissional pelo interessado deverá ser feita no prazo de 5 (cinco) dias contados da ciência do laudo referido.

12.15. A junta médica deverá apresentar conclusão no prazo de 5 (cinco) dias contados da realização do exame.

12.16. Não caberá qualquer recurso da decisão proferida pela junta médica.

12.17.- A Comissão Municipal do Processo Seletivo não emitirá Atestados ou Declarações de Aprovação no Certame, pois a própria publicação na Imprensa serve para fins de comprovação da aprovação.

12.18.- Os candidatos aprovados em todas as fases e nomeados estarão sujeitos às determinações constantes da Legislação Municipal referente aos Servidores Públicos, percebendo os vencimentos iniciais, constantes do subitem 1.1. do presente Edital, que são os vigentes nesta data, acrescidos de eventuais reposições salariais.

12.19.- Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância esta que será mencionada em edital ou aviso a ser publicado na Imprensa.

12.20.- Caberá à Prefeita de Cardoso/SP, a homologação dos resultados finais.

Cardoso/SP, 11 de janeiro de 2007.

Tereza Céspede Borges
Prefeita Municipal de Cardoso

Maria Helena Fernandes Moreira
Presidenta da Comissão do Processo Seletivo Simplificado

ANEXO I

DO PROGRAMA A SER APLICADO

Os itens das provas objetivas avaliarão habilidades mentais que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, análise e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio. As questões abrangerão tanto os itens relacionados nos programas quanto o material bibliográfico recomendado.

PARA AS FUNÇÕES DE: Professor de Educação Básica I – Educação Infantil; Professor de Educação Básica I - 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental; Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) - Língua Portuguesa e Literatura; Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – História; Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – Geografia; Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) – Matemática; Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental) – Ciências; Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) - Educação Artística; Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – Inglês; Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Biologia; Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Química; Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Física; Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) – Educação Física

ESPECÍFICOS: CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO e CONHECIMENTOS

I – CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO

Avaliação da aprendizagem. Didática e trabalho pedagógico. Educação e sociedade. Fundamentos de currículo. Perspectivas metodológicas. Planejamento e gestão educacional. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Legislação

1 - Professor de Educação Básica I – Educação Infantil

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A atividade da criança de 0 a 6 anos. Reflexões sobre alfabetização. A construção do conhecimento da criança de 0 a 6 anos. Noções básicas sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. Educação Infantil na L.D.B. A aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Concepções de educação infantil e pedagogias diferenciadas. Avaliação na educação infantil.

2 - Professor de Educação Básica I - 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Avaliação da aprendizagem. Didática e trabalho pedagógico. Educação e sociedade. Fundamentos de currículo. Perspectivas metodológicas. Planejamento e gestão educacional. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Legislação

3 - Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) - Língua Portuguesa e Literatura

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Variedades lingüísticas; Funções da linguagem; Coesão e coerência textual; Figuras de linguagem; Intertextualidade; Pontuação; Período composto; Regência verbal e nominal; Concordância verbal e nominal; Teoria da literatura; Produção de texto dissertativo-argumentativo; Literatura Brasileira: das origens à atualidade.

4 - Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – História

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A conquista da cidadania no tempo e em diferentes espaços. A Era Vargas. A Revolução de 30. As civilizações da antiguidade, o mundo medieval, moderno e contemporâneo. Autores da História. Como viviam e como faziam os primeiros homens. Concepção da Disciplina – História. Diversidade e identidade cultural. Estados Nacionais, imperialismo e revoluções. Industrialização e urbanização. Objetivos do ensino de História. O ensino de História no ensino fundamental. O que é a História. O tempo e seu significado. Terra, trabalho e relações sociais.

5 - Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) – Geografia

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A Geografia no Ensino Fundamental. Ambiente: natural e produzido. A regionalização brasileira: desigualdades e contradições. Cidade e Campo: terra, trabalho e cidadania. Espaço Geográfico. Industrialização, urbanização e espacialidade. O mundo contemporâneo: desigualdades e contradições. Os desafios socioambientais da atualidade. Superfície Terrestre.

6 - Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) – Matemática

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conjuntos. Variação de grandezas. Funções reais, propriedades e gráficos. Geometria plana e espacial. Números inteiros, divisibilidade, números racionais e propriedades, números irracionais, números reais. Polinômios, operações algébricas e raízes. Equações, desigualdades e inequações. Sistemas lineares. Processo histórico do conhecimento matemático. Concepções sobre educação matemática no ensino fundamental. A metodologia e a prática docente no ensino da matemática. As interpelações da geometria , álgebra e aritmética. A visão interdisciplinar- matemática e as áreas de conhecimento. A resolução de problemas matemáticos e sua prática pedagógica. Noções básicas de estatística e organização da informação

7 - Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental) – Ciências

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Metodologia do ensino de ciências. Investigação científica no processo histórico. O corpo humano como um todo em equilíbrio. Desequilíbrios do organismo: stress, fumo, drogas e endemias. Continuidade das espécies -

Reprodução. Princípios básicos que regem as funções vitais dos seres vivos. Propriedades da matéria e fenômenos físicos e químicos. Funções químicas, reações químicas e suas aplicações pelo homem. O homem, a tecnologia e a preocupação com a qualidade de vida. Estudo dos movimentos, leis de Newton, leis de conservação e conceitos de hidrostática termologia-calor e temperatura, estudos de circuitos simples (geradores e receptores). Parâmetros Curriculares Nacionais.

8 - Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental e Médio) - Educação Artística

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A Arte no currículo escolar. As Bienais Brasileiras: Sua história, sua importância no mundo das Artes, sua abertura às novas formas de expressão, sua última edição: um resgate da arte antropofágica. As linguagens artísticas (música, teatro, dança, pintura, escultura, folclore, etc.), e seus elementos básicos e a educação. As metodologias do Ensino da Arte. Características, produções e Produtores dos principais períodos, escolas, movimentos e tendências das Artes no Brasil. Da Pré-História ao Pós-Moderno: Teorias e concepções da Arte. Elementos Básicos de uma Obra de Arte (Pintura, Escultura, Cinema, Música, Teatro e Dança). O desenvolvimento das várias formas de expressão artística e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e cultural do ser humano. O Ensino da Arte no Ensino Fundamental. Vivenciar a Arte para ensinar arte.

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Adverbs (modo/lugar/tempo) – (posição na frase). Anomalous verbs: can/ may/ must/ should/ ougth to. Definite article: the. Degrees of comparison. Genitive Case (´s). If clauses (orações condicionais). Indefinide articles: a/an. Indefinites;some/ any/ no/ none and compounds. Interrogative words (what/ who/ where/ when/ why/ how/ how many/ how much/ how old). Passive voice. Personal Pronouns (subject/object). Plural of nouns. Possessive adjectives and pronouns. Questions-tags. Reported speech. Some prepositiones; in/ on/ at. Verbal tenses: simple present/ present continuous/ simple past/ simple future/ present perfect/ gerund/ infinitive.

10 - Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Biologia

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ecologia. Ecossistemas. Citologia. Histologia. Anatomia dos seres vivos. Genética. Evolução. Bioquímica geral. Microbiologia. Biotecnologia

11 - Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Química

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Estrutura Atômica e Tabela Periódica; Propriedades, Características e Classificação de Compostos Inorgânicos; Reações Químicas e Estequiometria; Soluções e Propriedades Coligativas; Eletroquímica e Termoquímica; Cinética e Equilíbrio Químico; Química Orgânica; Agentes Químicos de risco; Química experimental; Química dos Complexos; Tratamento de Águas para Abastecimento Urbano e Industrial; Processos Químicos Industriais.

12 - Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Física

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Cinemática; Dinâmica; Hidrostática; Hidrodinâmica; Termologia; Óptica; Eletrostática; Eletrodinâmica; Eletromagnetismo.

13 - Professor de Educação Básica II (Ensinos: Fundamental, Médio e Profissionalizante) – Educação Física

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Educação Física e Sociedade: A importância da Educação Física; - A Educação Física na Sociedade; A Escola como instituição social. - Educação Física no processo ensino-aprendizagem: - Planejamento e sua evolução; - Aspectos psico-sociais; - Metodologia; - Seleção de conteúdos; - Anatomia Humana: - Aspectos gerais do corpo humano; - Sistemas; - Princípios biológicos básicos do treinamento esportivo; - Socorros e Urgências no esporte. - Esportes, jogos e atividades rítmicas e expressivas: - Características sócio-efetivas, motoras e cognitivas; - Jogo cooperativo; - Perspectivas educacionais através do lúdico; - Regulamentos e regras; - Atividades em geral.

14 - Professor de Educação Básica II (Ensino Médio) – Filosofia e Sociologia

I - CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO (Conforme programa acima)

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Filosofia

A Filosofia no contexto do conhecimento humano. A racionalidade e os desafios para a formação da consciência crítica na diversidade cultural. Filosofia – História. Surgimento da Filosofia: do Mito ao Logos. Principais correntes da História da Filosofia: Filosofia Antiga: Platonismo e Aristotelismo. Filosofia Medieval: Patrística, Nominalismo, Escolática. Filosofia Moderna: Empirismo, Racionalismo, Idealismo e Criticismo. Filosofia Contemporânea: Fenomenologia, Existencialismo, teoria Crítica, Filosofia Analítica e Racionalismo Crítico. Filosofia e Política: Estado, Sociedade, Poder, Democracia. Jusnaturalismo e contratualismo. Ética: liberdade e emancipação, justiça e dever, liberdade e autonomia. Ciência: conhecimento e método, sensibilidade, razão e verdade, Crítica ao Positivismo, lógica e conhecimento, ciência – técnica e a racionalidade instrumental. Estética: o belo, experiência estética.

Sociologia

O Contexto histórico do aparecimento da Sociologia; a sociologia como ciência da sociedade. Objeto e método da sociologia em Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber e Karl Marx. Desigualdades: classe social, etnia e gênero: o debate geral e a questão no Brasil; O poder simbólico. A constituição do Estado Moderno e suas variantes históricas: Estado e globalização no início do século XXI. Estado e organização política no Brasil: mandonismo; patrimonialismo; populismo; ditadura pós-64; democratização política na segunda metade do século XX e início do século XXI, no Brasil. Cultura e ideologia: conceitos básicos; cultura de massa; indústria cultural; diversidade cultural. O impacto social das novas tecnologias da comunicação.

PARA AS FUNÇÕES DE: Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) Matemática Financeira; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Informática Aplicada e Informática Banco de dados; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Geral; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Comercial e Bancária; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Direito e Legislação Aplicada; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Pública; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Estrutura e Análise de Balanço; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Gráficos Estatísticos; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Comunicação Empresarial e Linguagem, Comunicação e Tecnologia; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Estudos Econômicos, Tecnológicos e de Mercado e Pesquisas e Estudos Tecnológicos; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Gestão, Organização e Planejamento; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Ética e Cidadania; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Sistemas Orçamentários e Gestão Orçamentária; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento de Recursos Humanos e Produção de Seguros; Ciclo de Pessoal; patrimonial e de Seguros e Gestão de Patrimônio e de Seguros; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento Tributário, Financeiro e Contábil e Ciclo Tributário Financeiro e Contábil; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento Estratégico e Tático; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Estágio Supervisionado; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Gestão Ambiental; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Cidadania Organizacional; Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Ciclo de Recursos Materiais e Produção e Gestão de Materiais e Produção.

- CONHECIMENTOS GERAIS e CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

I - CONHECIMENTOS GERAIS

A questão da cidadania no tempo e em diferentes espaços. Assuntos da atualidade: acontecimentos nacionais e internacionais abordados em jornais, revistas, programas de rádio e T.V. Cultura brasileira. Ecologia e meio-ambiente. Economia, política e sociedade no Brasil. Literatura Brasileira e Mundial. História Geral e do Brasil.

15 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) Matemática Financeira:

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Regra de três simples e composta, percentagens. Juros simples e compostos: capitalização e desconto. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.

16 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Informática Aplicada e Informática Banco de dados

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conceitos de Sistemas de Computação: organização de computadores (conceitos básicos). Sistemas operacionais (conceitos básicos). Ambiente operacional UNIX/LINUX. Arquitetura cliente/servidor (conceitos): front-end/back-end; principais componentes; duas e três camadas; odbc; conceitos de internet, intranet, extranet. Análise orientada a objetos: conceitos de orientação a objetos, herança, polimorfismo; propriedades e métodos; diagrama de classes; diagrama de objetos; diagrama de estados e transições; 3 diagrama de mensagens; UML. Banco de Dados: conceitos: administração de dados; sistemas de gerência de banco de dados; independência de dados; linguagem de definição de dados e linguagem de manipulação de dados; dicionário de dados; conceito de transação; bancos de dados relacionais, banco de dados distribuídos e conceitos de bancos de dados orientados a objeto; projeto lógico de modelagem de dados: modelo entidade relacionamento; modelos de banco de dados: hierárquico, rede e relacional; terminologia; propriedades e operações das relações; normalização. Ambiente Operacional: segurança; concorrência; recuperação; integridade; procedimentos (stored procedures); gatilhos (triggers). SQL (ANSI) e PL/SQL: conceitos gerais; principais operadores. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados: Oracle. Engenharia de Software: princípios da engenharia de software: formalização; divisão do problema; modularização; abstração; antecipação de mudanças; generalização; ciclos de vida de desenvolvimento de sistemas: análise de requisitos; modelo cascata; modelo evolutivo; modelo incremental; modelo espiral; prototipação; fases de um projeto de sistema; estratégias de teste de software; verificação de requerimentos e objetivos; técnicas de teste de software; estratégias de testes de software; testes de módulos; testes integrados; inspeções de código; revisões de software; Metodologia de desenvolvimento de software: RUP, Processo Unificado e Extreme Programming; qualidade de software: classificação das principais qualidades de software; requerimentos de qualidade em sistemas de informação; medidas de qualidade de software; medidas de confiabilidade de software. Técnicas e Linguagens de Programação: conceitos básicos: conceitos de lógica e algoritmos; programação estruturada; modularização: acoplamento entre módulos e coesão de módulos; sub-rotinas: chamadas por endereço, referência e valor; programação orientada a objetos; programação por eventos; descrição de dados; uso de arquivos. Estrutura de Dados (conceitos básicos). Linguagens: Java, JSP, HTML, XML, Web Server, Web Services, PHP, JavaScript, DHTML, Perl e Arquitetura J2EE. Gerência de Projetos: conceitos básicos: conceito de projeto; principais áreas do gerenciamento de projetos; fases de projetos; planejamento, acompanhamento e controle; estimativa de custos; estrutura de decomposição de trabalho (WBS); gráficos da Gantt, Pert; administração de desvios do projeto. Organização de Projetos: equipes centralizadas, democráticas e mistas; alternativas organizacionais: estrutura funcional; tipos de estruturas matriciais; estrutura orientada a projetos. Análise de Risco: ferramentas para análise de riscos (análise de Swot, tabelas de risco e contingência; árvore de probabilidades, diagrama de causa e efeito). Engenharia de software: conceitos básicos de princípios da engenharia de software; ciclos de vida de desenvolvimento de sistemas; estratégias de teste de software; qualidade de software.

17 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Geral

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Lei n. 6.404 e legislação complementar. Contabilidade: 1. Conceito, Objeto e Finalidade. Patrimônio, Conceito, Componentes do Patrimônio, Aspectos do Ativo e do Passivo e Situação Líquida. Contas: Débito, Crédito e Saldo. Classificação das Contas. Escrituração: Métodos e Processos de Escrituração. Formalidades. Demonstrações Financeiras; Balanço Patrimonial. Forma de Apresentação. Análise econômico-financeira.

18 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Comercial e Bancária

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Teoria Contábil: Fundamentos de Economia. Introd. à Administração. Contabilidade Geral. Introd. à Estatística. Direito e Legislação Comercial e Bancária. Contabilidade Comercial. Contabilidade e Análises de Custos. Instituições Financeiras. Auditoria Contábil. Administração Financeira. Análise de Balanços. Teoria da Contabilidade.

19 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Direito e Legislação Aplicada

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Direito Constitucional. Direito Administrativo. Direito Civil. Direito do Consumidor. Direito Trabalhista. Direito Comercial. Legislação pertinente a cada área do direito apresentada.

20 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Contabilidade Pública

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Lei n° 6.404 e legislação complementar. Contabilidade Pública: plano de contas único para os órgãos da Administração Direta. Registros contábeis de operações típicas em Unidades Orçamentárias ou Administrativas (sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei n° 4.320/64. Análise econômico-financeira. Orçamento público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. Plano Plurianual. Projeto de Lei Orçamentária Anual: elaboração, acompanhamento e aprovação. Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Métodos, técnicas e instrumentos do Orçamento Público. Normas legais aplicadas. SIDOR, SIAFI. Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. Despesa pública: categorias, estágios. Suprimento de fundos. Restos a pagar. Despesas de exercícios anteriores. Tomadas e prestações de contas.

21 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Estrutura e Análise de Balanço

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Teoria Contábil. Contabilidade Geral. Contabilidade e Análises de Custos. Estrutura e Análise de Balanços.

22 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Gráficos Estatísticos;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Natureza da estatística e fases do método estatístico; definições básicas da estatística; amostragem; séries estatísticas; gráficos estatísticos; distribuição de freqüência; representação gráfica de distribuição de freqüência; medidas de posição (média); média geométrica; média harmônica e quadrática; moda; mediana; quartis, decis e centis; medidas de dispersão absoluta i, medidas de dispersão absoluta ii (desvio padrão e variância); medidas de dispersão relativa; medidas de assimetria; medidas de curtose; probabilidade (introdução); conceitos de probabilidade – eventos complementares; eventos independente – mutuamente excluisivos – prob. Condicional; técnicas de contagem – teorema da prob. Total e fórmula de baye; distribuição de probabilidades – (distribuição binominal); distribuição de probabilidades – (distribuição de Poisson); e distribuição normal.

23 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Comunicação Empresarial e Linguagem, Comunicação e Tecnologia

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Linguagem; Código e Língua; Elementos da Comunicação; Relações Sintáticas; Morfologia dos Vocábulos; Níveis de Linguagem; Leitura de Textos; Modalidades das Relações Comercial o Oficial. Segmentação de Mercado; Posicionamento de Produtos; Planejamento da Estratégia para mercados alvo; Lançamento de Produtos; Esforço de comunicação.

24 – Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) - Estudos Econômicos, Tecnológicos e de Mercado e Pesquisas e Estudos Tecnológicos;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos de administração; comunicação empresarial; fundamentos de ciências sociais; fundamentos de economia; gestão de vendas e varejo; gestão estratégica; Apresentar os componentes e ativos que integram os atuais modelos de infra-estruturas tecnológicas, responsáveis pelo suporte aos processos de negócio na Gestão Empresarial ; Desafio de integração de sistemas e aplicações voltadas a gestão do conhecimento ; Desenvolvimento de soluções e modelagem de sistemas de informação para apoio á gestão e desenvolvimento de novos negócios .

25 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Gestão, Organização e Planejamento;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Novas abordagens da administração; Novos modelos de gestão empresarial com a produção flexível; Soluções emergentes; Desafios da gestão empresarial da nova economia; Revolução no pensamento administrativo e revolução na gestão empresarial. Visão das Organizações da mecanicista a orgânica; Missão; visão e estratégia; Formas de organização do trabalho; Visão de processos; Novas configurações organizacionais. Apresentação dos componentes e ativos que integram os atuais modelos de infra-estruturas tecnológicas; Responsáveis pelo suporte aos processos de negócio na gestão empresarial; Desafio da integração de sistemas e aplicações voltadas à gestão do conhecimento; Desenvolvimento de soluções e modelagem de sistemas de informação para apoio à gestão e desenvolvimento de novos negócios.

26 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Ética e Cidadania;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ética geral: Conceitos de cidadania: civil, política, social; Direitos humanos no Brasil; Ética: conceitos; Ética deontológica e moral; Cidadania ativa - Ética e cidadania: relações; A ética como elemento construtivo da cidadania; Movimentos sociais no Brasil. Relações pessoais – ética e cidadania: A Ética como instrumento de construção profissional; A educação como meio de construir e socializar o homem.

27 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Sistemas Orçamentários e Gestão Orçamentária;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Objetivos, metas, abrangência e definição de Finanças Públicas. Visão clássica das funções do Estado. Evolução das funções do Governo. A função do Bem-Estar. Políticas alocativas, distributivas e de estabilização. Bens públicos, semi-públicos e privados. Instrumentos e recursos da economia pública (políticas fiscal, regulatória e monetária). Classificação das Receitas e Despesas Públicas segundo a finalidade, natureza e agente. Hipóteses teóricas do crescimento das despesas públicas. O financiamento dos gastos públicos – tributação e eqüidade. Incidência tributária. Princípios teóricos da tributação. Tipos de tributos; progressividade, regressividade e neutralidade. Orçamentação pública: a perspectiva multifacetada do orçamento público. Orçamento público e os parâmetros da política fiscal. Orçamento Público - conceitos e princípios orçamentários, orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamentoprograma. Ciclo orçamentário. Orçamento e gestão das organizações do setor público; características básicas de sistemas orçamentários modernos: estrutura programática, econômica e organizacional para alocação de recursos (classificações orçamentárias); mensuração e controle orçamentário. Conceito de déficit público; financiamento do déficit. Economia da dívida pública. Liberalismo fiscal e privatização. Finanças públicas no Brasil – experiências recentes entre 1970/2001. Parcerias Público-privadas. Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF). Lei n. º 4.320/64.

28 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento de Recursos Humanos e Produção de Seguros; Ciclo de Pessoal; patrimonial e de Seguros e Gestão de Patrimônio e de Seguros;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A disciplina Gestão de Pessoas congrega temas fundamentais a capacitação de líderes; iniciando com um ckeck-up de contextualização em relação ao momento que vivemos e os desafios que estão nas mãos das pessoas; Em seguida são desenvolvidas as técnicas de apresentação; enfatizando o planejamento; a preparação e a execução de apresentações profissionais; os dilemas da capacitação e do desenvolvimento pessoal entremeados com o entendimento da ética; moral; valores e responsabilidade social são apresentados aos alunos; para que entenda o que as empresas esperam de seus profissionais; Os aspectos da cultura organizacional; que podem auxiliar ou dificultar as mudanças são dissecados; A formação e as características das lideranças empreendedoras e gestão das mudanças que estão a cargo dessas lideranças são apresentadas; assim como a gestão do conhecimento e a criatividade; necessárias a sobrevivência das empresas no meio competitivo; Este cenário é completado pelo entendimento do que a inteligência emocional e suas aplicações; A importância dos clientes e do relacionamento com o eles e os aspectos que fazem possível a sua fidelidade são abordados de forma pragmática e objetiva; O desenvolvimento de lideranças capacitadas a treinar e orientar outras pessoas e os planos de desenvolvimento de carreira são abordados em conjunto com a gestão do clima organizacional e a gestão do tempo; A partir do conhecimento dos mulos precedentes a discussão sobre a necessidade e as vantagens da gestão de equipes é desenvolvida sob a ótica do teamwork e do empowerment; O programa é completado com a discussão da qualidade de vida e do controle de estresse.

29 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento Tributário, Financeiro e Contábil e Ciclo Tributário Financeiro e Contábil;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Principais Aspectos da Legislação Tributária Brasileira: Direito Tributário. Tributos. Limitações ao Poder de Tributar. Crédito Tributário. Tributos Incidentes sobre o Resultado. - Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas. Contribuição Social sobre o Lucro. - Tributos Incidentes sobre o Valor Agregado. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Tributos sobre a Folha de Pagamento. - Tributos Incidentes sobre o Faturamento: PIS/PASEP e COFINS. Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). SIMPLES. - Planejamento Tributário: Elisão, Evasão e Elusão. Características do Planejamento Tributário. Alternativas de Planejamento Tributário. Planejamento Tributário Operacional. Planejamento Tributário Estratégico.

30 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Planejamento Estratégico e Tático;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Apresentação dos componentes e ativos que integram os atuais modelos de infra-estruturas tecnológicas; Responsáveis pelo suporte aos processos de negócio na gestão empresarial; Desafio da integração de sistemas e aplicações voltadas à gestão do conhecimento; desenvolvimento de soluções e modelagem de sistemas de informação para apoio à gestão e desenvolvimento de novos negócios. Construção de um negócio; O potencial do criador; Busca de oportunidades comerciais; Desenvolvimento do plano de negócios; Passos formais para a constituição de uma Empresa; Modelar e simular a criação de negócios.

31 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Estágio Supervisionado;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Revisar conceitos e conhecimentos básicos ministrados no decorrer do curso; desenvolver assuntos específicos de conteúdo e metodologia; criar situações de estudos reais aplicáveis; promover o exercício das atribuições da própria profissão de forma a capacitar o aluno a atuar na área e atender ao mercado de imediato; propiciar o relacionamento com profissionais da respectiva área, a fim de adquirir e assimilar experiências; desenvolver o conhecimento e a criatividade com vistas ao crescimento profissional. Lei 6.494/77, regulamentada pelo Decreto 87.497/82, com as modificações introduzidas pela Lei n° 8859/94 e MP 1.726 e 1.709-4 de 1998, MP 1.952-26 de 26/7/00.

32 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Gestão Ambiental;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Administração Financeira: análise financeira, projeções financeiras, controle de custos, e planejamento de recursos. - Administração de Material: controle de estoques, logística, planejamento de compras e sistemas de suprimento. - Administração Mercadológica: estudos de mercado, de marketing, planejamento de vendas e promoção. - Administração da Produção: controle e planejamento da produção, planejamento e análise de custo. - Administração de Recursos Humanos e Seleção de Pessoal: coordenação, desenvolvimento e controle de pessoal, recrutamento, seleção e treinamento. - Administração de Orçamentos: elaboração e controle de custos, projeções, provisões e previsões. - Organização e Métodos: análise e implantação de métodos, processos e sistemas, planejamento visando racionalização e reorganização, processamento de dados.

33 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Cidadania Organizacional

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Harmonia interpessoal / espírito de equipe: a participação do colaborador com seu grupo de trabalho, envolvendo a camaradagem e a partilha de conhecimentos / experiências; Conscienciosidade: comportamento de cumprimento das normas funcionais impostas pela empresa, incluindo a proteção e os cuidados com os recursos (máquinas, equipamentos e materiais); Espírito de iniciativa: comportamento espontâneo do funcionário para resolver problemas e procurar soluções para as ações de trabalho, contribuir com o processo de trabalho, fazendo sugestões construtivas de melhorias; Identificação com a organização: intensa dedicação à empresa, procurando beneficiá-la, sem esperar recompensas pessoais ou financeiras. Espírito de lealdade do colaborador para com a organização.

34 - Professor de Educação Básica II (Ensino Profissionalizante) – Ciclo de Recursos Materiais, Produção e Gestão de Materiais e Produção;

I - CONHECIMENTOS GERAIS (CONFORME PROGRAMA ACIMA)

II – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Planejamento de materiais e produção; Introdução à Gestão de Materiais e de Informação; Gerenciamento de Materiais e Operadores Logísticos; Gerenciamento de Materiais e Operadores Logísticos; Gestão de qualidade; Tecnologia dos Materiais, Inspeção e Ensaios; Administração da Produção; Comportamento Organizacional.