Prefeitura de Campo Grande - MS

EDITAL Nº 1/2005

V CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS/2005 - PMCG

O Secretário Municipal de Administração e a Coordenadora Especial de Gestão e Monitoramento de Recursos Humanos, no uso das atribuições que lhes confere o disposto no Decreto n. 9.430, de 3 de novembro de 2005, tornam público, para conhecimento dos interessados, a abertura das inscrições e estabelece as normas para a realização do Concurso Público para provimento de cargos do Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Campo Grande, de acordo com as condições e normas contidas neste Edital.

1. Das Disposições Preliminares:

1.1 - O V Concurso Público de Provas e Títulos/2005 - PMCG, será regido por este Edital e pelos diplomas legais e regulamentares referentes ao assunto.

1.2 - O Concurso Público visa recrutar e selecionar candidatos para o provimento de cargos efetivos do Quadro Permanente de Pessoal do Magistério Municipal.

1.3 - O número de vagas, escolaridade, requisitos, jornada de trabalho e vencimento inicial são os constantes no anexo I deste Edital.

1.3.1 - A jornada de trabalho do Profissional de Educação integra as atividades de planejamento e preparação do trabalho didático, de participação nas ações desenvolvidas pela escola para aperfeiçoamento profissional e, para o cargo de professor, ministrar aulas.

2. Das Vagas Destinadas aos Portadores de Deficiência:

2.1 - Os candidatos portadores de deficiência participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a provas, conteúdos programáticos, critérios de avaliação e de classificação, assim como a duração, horário e local de realização das provas, conforme o estabelecido neste Edital.

2.2 - Das vagas destinadas aos cargos, objeto do Concurso, 5% (cinco por cento) serão destinados a candidatos portadores de deficiência compatível com o exercício das atribuições do cargo, observando-se os dispositivos constantes no Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

2.2.1 - A fração igual ou superior a 0,5 (cinco décimos), resultante do percentual estabelecido no item 2.2, corresponderá a uma vaga.

2.3 - Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:

a) no ato de inscrição, declarar-se portador de deficiência;

b) entregar no ato de inscrição, pessoalmente ou por procurador, o laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), e a causa de deficiência.

2.3.1 - O candidato que efetuar inscrição via Internet, poderá encaminhar o laudo médico, via SEDEX ou AR (Aviso de Recebimento), para o endereço abaixo, devendo ser postado impreterivelmente até o dia 14 de novembro de 2005.

V Concurso Público de Provas e Títulos/2005 - PMCG
Secretaria Municipal de Administração
Avenida Afonso Pena, 3.297 - Centro
79.002-072 - Campo Grande/MS

2.3.2 - O laudo médico não será devolvido e não serão fornecidas cópias desse laudo.

2.4 - O candidato portador de deficiência poderá requerer, no ato da inscrição, tratamento diferenciado para o dia de realização das provas escritas, indicando as condições de que necessita para a sua realização na Ficha de Inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet.

2.5 - A inobservância do disposto no item 2.3 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tal condição e acarretará o não-atendimento às condições especiais necessárias.

2.6 - O candidato que se declarar portador de deficiência, se aprovado no concurso, deverá submeter-se à perícia médica promovida por equipe multiprofissional do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, que verificará sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não, bem como o grau de sua deficiência.

2.6.1 - Os candidatos, de que trata este item, deverão comparecer à perícia médica, munidos de cópia do laudo médico apresentado no ato de inscrição, que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a causa da deficiência.

2.6.2 - A não-observância do disposto no item anterior ou a reprovação na perícia médica acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

2.7 - O candidato que, no ato de inscrição, se declarar portador de deficiência, se aprovado no concurso, figurará na listagem geral de candidatos, para divulgação dos resultados e respectiva classificação, além de figurar, também, em lista à parte com a sua classificação, tão-somente para efeito de conhecimento.

2.8 - As vagas previstas no item 2.2, deste Edital, que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência ou por reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem de classificação.

3. Dos Cargos:

3.1 - O V Concurso Público de Provas e Títulos/2005 - PMCG destina-se ao provimento dos cargos efetivos de PROFESSOR e de ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO para atuar na área de educação básica.

4. Dos Requisitos para Investidura no Cargo:

4.1 - São requisitos básicos para o provimento de cargo:

a) ter sido aprovado no Concurso;

b) ter nacionalidade brasileira ou ser naturalizado;

c) ter idade mínima de 16 anos completos, na data da posse;

d) estar em gozo dos direitos políticos e civis;

e) estar em dia com as obrigações eleitorais;

f) estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;

g) comprovar a escolaridade exigida para o exercício das atribuições do cargo, na data de posse;

h) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovado mediante exame médico-pericial expedido pela Junta Médica do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande - IMPCG;

h.1 - o candidato ao cargo de Professor convocado para posse deverá comparecer à Junta Médica - IMPCG, munido de exame fonoaudiológico, emitido por profissional especializado na área.

i) comprovar que não incorre em acumulação ilícita de cargos, conforme o estabelecido em Lei;

j) apresentar outros documentos pessoais que se fizerem necessários, na data da posse;

l) apresentar no ato da posse documento comprobatório de registro no Conselho Regional de Educação Física, para candidatos ao cargo de Professor de Educação Física;

m) não ter sofrido penalidade no serviço público municipal nos últimos 5 (cinco) anos, na forma dos incisos II e V, do art. 184, da Lei Complementar n. 7, de 30 de janeiro de 1996;

n) não se enquadrar no disposto no art. 196, da Lei Complementar n. 7, de 30 de janeiro de 1996;

o) cumprir as determinações deste Edital.

4.2 - A não-comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 4.1, inclusive aqueles que vierem a ser exigidos com base na letra "j", impedirá a posse do candidato.

5. Das Inscrições:

5.1 - As inscrições serão efetuadas na Prefeitura Municipal de Campo Grande, ou via Internet, conforme procedimentos a seguir especificados:

5.2 - Da Inscrição na Prefeitura Municipal de Campo Grande:

5.2.1 - Período: 7 a 14 de novembro de 2005.

5.2.2 - Horário de Atendimento: das 8h às 17h (horário de MS)

5.2.3 - Endereço do Posto de Recebimento da Inscrição:

Avenida Afonso Pena, 3.297
Paço Municipal - Centro
Campo Grande-MS.

5.2.4 - Taxa de Inscrição: R$ 50,00 (cinqüenta reais)

5.2.4.1 - O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado em uma das seguintes Agências HSBC:

a) Coronel Antonino;

b) Afonso Pena, em frente à Escola Joaquim Murtinho;

c) 14 de Julho - Dom Bosco;

d) Dom Aquino.

5.2.5 - Para efetuar a inscrição no Posto de Recebimento de Inscrição/PMCG, o candidato deverá:

a) depositar o valor da taxa de inscrição na agência n. 1687, conta corrente n. 36.106-32, constando como depositante o próprio candidato, em uma das Agências HSBC, relacionadas no item anterior;

b) retirar, preencher e assinar a Ficha de Inscrição que se encontra à disposição do candidato na Agência Bancária;

c) assinar a Ficha de Inscrição, pelo próprio candidato ou por representante habilitado, e entregar no Posto de Recebimento, devidamente preenchida, com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição e com a cópia do documento de identidade do candidato fixados no espaço indicado no formulário;

d) entregar a procuração, em caso de realização da inscrição por procurador;

e) entregar o laudo médico nos termos do especificado no item 2.3, deste Edital, quando candidato portador de deficiência;

f) apresentar no Posto de Recebimento de Inscrição, documento original de identidade do responsável pela entrega da Ficha de Inscrição.

5.2.6 - Serão considerados documentos de identidade: Registro Geral de Identidade, Carteira de Identidade expedida pelas Forças Armadas, Carteira Profissional emitidas por Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia).

5.2.7 - Quando da entrega da Ficha de Inscrição o candidato receberá comprovante, devidamente autenticado por membro ou representante da Comissão Organizadora do Concurso, constituindo o documento comprobatório de sua inscrição.

5.3 - Da Inscrição Via Internet:

5.3.1 - Período: 7 a 14 de novembro de 2005.

5.3.2 - Horário de Atendimento: das 10h do dia 7/11/2005 às 20h do dia 14/11/2005 (horário Brasília/DF).

5.3.3 - Endereço eletrônico: www.concursos.pmcg.ms.gov.br

5.3.4 - Taxa de Inscrição: conforme especificação no item 5.2.4, deste Edital.

5.3.5 - A Secretaria Municipal de Administração/PMCG, não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

5.3.6 - O candidato que desejar realizar a inscrição via Internet deverá:

a) preencher os dados solicitados no Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.concursos.pmcg.ms.gov.br

b) imprimir o boleto bancário, disponível no endereço eletrônico www.concursos.pmcg.ms.gov.br para o pagamento da taxa de inscrição, após a conclusão do preenchimento do Formulário de Inscrição on-line.

c) efetuar o pagamento da taxa de inscrição, mediante boleto bancário, pagável em toda rede bancária e, preferencialmente, no Banco HSBC, impreterivelmente até às 20h do dia 14 de novembro de 2005.

5.3.7 - Após as 20h do dia 14 de novembro de 2005 o acesso às inscrições ao Concurso Público estará bloqueado.

5.3.8 - O comprovante de inscrição do candidato inscrito estará disponível no endereço eletrônico www.concursos.pmcg.ms.gov.br após o acatamento da inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

5.3.9 - O candidato inscrito via Internet não deverá enviar cópia do documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos dados cadastrais no ato de inscrição, sob as penas da Lei.

6. Das Disposições Gerais sobre a Inscrição:

6.1 - A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas legais existentes para o Concurso, contidas neste Edital e em outros a serem publicados.

6.2 - Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer as normas estabelecidas no Edital e na legislação pertinente certificando-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

6.3 - Para efetuar a inscrição é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

6.3.1 - Terá a sua inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do Concurso Público o candidato com o CPF irregular ou que utilizar CPF de terceiro para realizar a sua inscrição.

6.4 - É vedada a inscrição condicional, extemporânea, por correspondência via postal, via FAX ou via correio eletrônico.

6.5 - A Ficha de Inscrição deverá ser assinada pelo próprio candidato ou por representante habilitado para esse fim, mediante entrega de procuração específica para cada candidato, pública ou particular, acompanhada de cópia legível de documento de identidade do candidato e apresentação do documento de identidade do procurador.

6.6 - O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento da Ficha de Inscrição e em sua entrega.

6.7 - Após a inscrição não serão aceitos pedidos para quaisquer alterações.

6.8 - Cada candidato realizará as provas correspondentes a um único cargo.

6.9 - É vedada a transferência do valor pago, a título de taxa, para terceiros, assim como a transferência da inscrição para outrem.

6.10 - As informações prestadas na Ficha de Inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando à Comissão Organizadora do Concurso Público o direito de excluir do Concurso Público aquele que não preencher a Ficha de Inscrição de forma completa, correta e legível, em especial os campos referentes ao nome, CPF, endereço e o CEP correspondente à sua residência.

6.11 - O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do evento por conveniência da Administração.

6.12 - Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

6.13 - O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.

6.14 - A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade, observado o prazo estabelecido no item anterior.

6.15 - O candidato deverá declarar, na Ficha de Inscrição, ou na solicitação de inscrição via Internet, que tem ciência e aceita que, caso aprovado e convocado, deverá entregar, por ocasião da posse, os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo.

6.16 - O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato, sendo que:

a) o pagamento efetuado em cheque somente será considerado quitado após a respectiva compensação;

b) em caso de devolução do cheque, qualquer que seja o motivo, considerar-se-á automaticamente sem efeito a inscrição.

6.17 - A inscrição do candidato será confirmada mediante Edital com a relação dos inscritos, publicado no Diário Oficial de Campo Grande - DIOGRANDE, e disponibilizado via Internet.

6.17.1 - O candidato deverá conferir se a inscrição foi confirmada no site www.concursos.pmcg.ms.gov.br ou no Diário Oficial de Campo Grande - DIOGRANDE. Caso seja detectado algum problema, o candidato poderá entrar em contato com a Comissão Organizadora do Concurso Público, para verificar o ocorrido.

6.17.2 - Em hipótese alguma o candidato poderá prestar Prova sem que esteja confirmada sua inscrição.

6.18 - Em caso de existência de mais de uma inscrição, realizada pelo mesmo candidato, terá validade somente a inscrição de data mais recente, se observados todos os procedimentos.

6.19 - É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, pelo Diário Oficial de Campo Grande - DIOGRANDE, a publicação de todos os atos e editais referentes ao Concurso.

7. Do Concurso:

7.1 - O V Concurso Público de Provas e Títulos/2005 - PMCG, constará das seguintes etapas:

I - Etapa I - Prova Escrita, com peso 9, envolvendo:

Prova Objetiva, que integra as partes:

- Língua Portuguesa;

- Conhecimentos Pedagógicos e Específicos;

II - Etapa II - Prova de Títulos, com peso 1.

7.2 - Da Etapa I - Da Prova Escrita:

7.2.1 - A Prova Escrita, de caráter eliminatório e classificatório, envolverá uma Prova Objetiva com 50 (cinqüenta) questões de múltipla escolha.

7.2.2 - A Prova Objetiva envolve questões de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas, das quais constará uma única alternativa correta, incluindo duas partes (Língua Portuguesa e Conhecimentos Pedagógicos e Específicos), conforme especificação no quadro abaixo:

Partes
Prova Objetiva

Nº de Questões

Pontuação Máxima
por Prova

Aspectos a Serem
Observados e Aferidos

P1

Língua
Portuguesa

15

30

Leitura e compreensão de texto
Domínio de conhecimentos gramaticais

P2

Conhecimentos Pedagógicos e Específicos

35

70

Domínio de conhecimentos pedagógicos e específicos da área de atuação

.72.3 - A média das Provas Escritas será igual ao somatório dos pontos obtidos em cada parte da Prova Objetiva.

ME = P1 + P2, onde:

ME = Média das Provas Escritas

P1 = pontuação obtida na Prova 1 (Língua Portuguesa)

P2 = total de pontos obtidos na Prova 2 (Conhecimentos Pedagógicos e Específicos)

7.2.4 - Será eliminado do concurso o candidato que obtiver quantitativo de pontos inferior a 50% (cinqüenta por cento) da pontuação máxima estabelecida para cada parte da Prova Objetiva.

7.2.5 - Serão considerados aprovados nas Provas Escritas, os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

7.2.6 - A Prova Objetiva abrangerá os conteúdos programáticos integrantes do anexo II deste Edital.

7.3 - Da Realização das Provas Escritas:

7.3.1 - As Provas Escritas serão realizadas em dia, horário e local a serem divulgados por Edital no Diário Oficial de Campo Grande - DIOGRANDE, e disponível no site www.concursos.pmcg.ms.gov.br

7.3.1.1 - A duração das Provas Escritas será de 3h30min.

7.3.2 - O candidato deverá comparecer no local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário fixado no Edital, munido do Comprovante de Inscrição, de documento oficial de identidade com fotografia e caneta esferográfica azul ou preta.

7.3.3 - Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no mínimo, 30 dias, sendo, nessa ocasião submetido à identificação especial em formulário próprio (coleta de dados, assinatura e impressão digital).

7.3.4 - O candidato que não apresentar documento de identidade na forma do item 5.2.6, deste Edital, por ocasião da realização da Prova Escrita, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Concurso Público.

7.3.5 - Para entrar na sala de provas o candidato deverá apresentar ao fiscal o seu Comprovante de Inscrição e o documento de identidade, assinando a lista de presença.

7.3.6 - Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da realização das provas.

7.3.7 - A ausência do candidato implicará em sua eliminação do Concurso, não havendo, em hipótese alguma, outra oportunidade.

7.3.8 - O candidato, ao terminar as provas entregará ao fiscal o cartão de respostas.

7.3.9 - O candidato, ao retirar-se do local de realização das provas, deverá levar o caderno de provas, que é de preenchimento facultativo.

7.3.10 - Os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído as provas.

7.3.11 - Não serão computadas questões não assinaladas e questões que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, ainda que legíveis.

7.3.12 - Será sumariamente eliminado do Concurso o candidato que:

a) utilizar-se de meios ilícitos para a execução das provas;

b) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido ou descortês para com qualquer dos aplicadores, seus auxiliares ou autoridades;

c) afastar-se da sala de provas antes de seu término, sem o acompanhamento do fiscal;

d) for surpreendido durante as provas comunicando-se com outro candidato ou utilizando máquinas de calcular ou similar, telefone celular, livros, códigos, manuais, impressos ou anotações;

e) utilizar processos ilícitos na realização das Provas, constatado por meio de perícia.

7.3.13 - Em hipótese alguma o candidato poderá prestar provas fora da data, do horário estabelecido, do local e do espaço físico pré-determinados.

7.4 - Etapa II - Da Prova de Títulos:

7.4.1 - A Prova de Títulos será realizada em dia, horário e
local a serem divulgados no Diário Oficial de Campo
Grande - DIOGRANDE, e disponível no site www.concursos.pmcg.ms.gov.br

7.4.1.1 - Na data da Prova de Títulos o candidato deverá entregar cópia do comprovante de escolaridade exigida para o exercício das atribuições do cargo, autenticada em Cartório ou por membro da Comissão, mediante apresentação do original.

7.4.2 - À Prova de Títulos concorrem somente os candidatos aprovados na Etapa I do Concurso.

7.4.3 - Os títulos, concluídos até a data da respectiva prova, serão entregues nos locais a serem definidos em Edital, mediante apresentação do documento oficial de identidade e do comprovante da inscrição.

7.4.4 - A entrega dos títulos deverá ser efetivada pelo próprio candidato ou representante legalmente habilitado, através de procuração específica e fotocópia do documento de identidade do candidato, que no ato deverá assinar o documento da entrega dos títulos, comprovando estar de acordo com a relação dos títulos recebidos pela Comissão, após o que não poderá ser acrescentado outro título.

7.4.5 - As fotocópias dos títulos, entregues pelo candidato, deverão ser autenticadas em Cartório ou por representante da Comissão de Avaliação da Prova de Títulos, mediante apresentação do original, para anexar à ficha de avaliação de títulos do candidato.

7.4.6 - Quando da apresentação dos títulos, o candidato receberá documento comprobatório dos títulos entregues, com a assinatura do candidato e do representante da Comissão de Avaliação da Prova de Títulos.

7.4.7 - O candidato, inscrito via Internet, poderá encaminhar os títulos via SEDEX ou Aviso de Recebimento (AR), observando-se:

a) o endereço para encaminhamento, mencionado no item 2.3.1 e a data limite para postagem dos títulos, estabelecida em edital próprio;

b) o formulário da relação dos títulos, devidamente preenchido e assinado, disponível no site www.concursos.pmcg.ms.gov.br indicando a quantidade de títulos que está sendo encaminhado;

c) o formulário da relação dos títulos deverá ser encaminhado juntamente com uma cópia autenticada em cartório, de cada título declarado;

d) não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias encaminhadas não-autenticadas em cartório.

7.4.8 - Os títulos serão aferidos pela Comissão de Avaliação da Prova de Títulos, observados os critérios e o valor correspondente em pontos explicitados no quadro abaixo:

Item

Títulos

Pontuação

Unitária

Máxima

01

Formação Profissional:
- Diploma, Certificado ou Declaração original de conclusão de Curso de Pós-graduação em nível de Especialização - lato sensu, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, de Doutorado ou de Mestrado...........................................................................

15

15

02

Comprovante de participação em eventos de qualificação profissional, na área de educação, realizados a partir de 1998, observando-se:
a) com carga horária de 100 horas (ou duração mínima de 12 dias)..........................................

5

5

b) com carga horária de 40 horas (ou duração mínima de 6 dias)............................................

5

10

c) com carga horária de 20 horas (ou duração mínima de 4 dias)............................................

5

20

d) com carga horária de 10 horas (ou duração mínima de 2 dias)............................................

5

20

03

- Comprovante de participação em palestras, congresso, encontro, seminário ou em outros similares, na área de educação, realizados a partir de 1998.....................................................

2

10

04

- Comprovante de experiência docente prestado em instituições públicas ou privadas na área de educação, expedido por órgão competente.

2 (por ano de experiência)

10

05

- Comprovante de participação como palestrante ou ministrante em eventos educacionais

5

10

TOTAL

100

7.4.9 - A comprovação do período de experiência docente far-se-á mediante entrega de:

a) fotocópia, autenticada em cartório ou conferida com o original por representante da Comissão Organizadora do Concurso, da Certidão ou Declaração de experiência docente emitida pelo setor competente, no papel timbrado do órgão, constando nome e período de exercício, com assinatura e carimbo do responsável pelo setor;

b) fotocópia, conferida com o original por representante da Comissão Organizadora do Concurso ou autenticada em Cartório, da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, onde constem dados pessoais e contrato de trabalho com o registro de admissão e demissão, se for o caso, e especificação da função.

7.4.10 - O período de experiência no Magistério na Prefeitura Municipal de Campo Grande estará disponível para a Comissão Organizadora do Concurso na data da Prova de Título.

7.4.11 - Todo documento expedido em língua estrangeira somente será considerado se apresentado com tradução para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.

7.4.12 - Os pontos que excederem o valor máximo em cada item do Quadro de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos, bem como os que não corresponderem às características estabelecidas em cada item serão desconsiderados.

7.4.13 - É vedada a concessão de pontos na Prova de Títulos a títulos em mais de um item, ou seja, cada título será computado uma única vez.

7.4.14 - Não serão computados documentos que não consignem, de forma expressa e precisa, as informações necessárias à sua avaliação, assim como aqueles cujas cópias estiverem ilegíveis, mesmo que parcialmente.

7.4.15 - Cada título será avaliado de acordo com a carga horária ou dias expressos, não sendo permitida a soma dos dias ou de carga horária de mais de um título para o mesmo item.

7.4.16 - Os títulos, após sua entrega, não poderão ser substituídos ou devolvidos e não será permitido acrescentar outros títulos aos já entregues.

7.4.17 - O resultado do total dos pontos obtidos na Prova de Títulos, dos candidatos aprovados na Etapa I, será publicado no Diário Oficial do Município e divulgado via Internet.

8. Dos Recursos:

8.1 - O candidato poderá recorrer, no prazo de até 2 (dois) dias úteis conforme o estabelecido no Edital da relação dos candidatos inscritos, face à omissão de seu nome ou para retificação de dados, mediante preenchimento de formulário próprio, disponível via Internet observando:

a) a entrega do formulário e apresentação do comprovante de inscrição no endereço:

V Concurso Público de Provas e Títulos/2004 - PMCG
Secretaria Municipal de Administração
Avenida Afonso Pena, 3.297 - Centro
79.002-072 - Campo Grande/MS

b) ou o encaminhamento do recurso e de cópia do comprovante de inscrição via SEDEX ou por Aviso de Recebimento (AR), no endereço citado na letra "a", no prazo estabelecido neste item, inclusive como limite para postagem do documento.

8.2 - O candidato poderá interpor recurso, mediante requerimento em formulário próprio no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, conforme estabelecido no Edital de divulgação dos Gabaritos Oficiais Preliminares da Prova Escrita via Internet no endereço www.concursos.pmcg.ms.gov.br observando:

8.2.1 - A entrega ou encaminhamento da interposição do recurso deverá ser efetuado no endereço mencionado no item 8.1.a.

8.2.2 - Para recorrer contra os Gabaritos Oficiais Preliminares da Prova Escrita, o candidato deverá utilizar o formulário do recurso divulgado no endereço eletrônico.

8.2.3 - O recurso deverá ser devidamente preenchido e, obrigatoriamente, assinado pelo próprio candidato, com as seguintes especificações:

a) um formulário, devidamente preenchido, "exclusivo" para cada questão e com a respectiva justificativa do recurso;

b) em cada formulário deverá constar a indicação do número da questão cujo Gabarito Oficial Preliminar da Prova Escrita esteja sendo questionado e da resposta marcada pelo candidato.

8.2.4 - Se houver alteração de Gabarito Oficial Preliminar da Prova Escrita ou se da análise do recurso resultar anulação da questão integrante da prova, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

8.2.5 - Candidatos que apresentarem recursos extemporâneos ou inconsistentes, bem como justificativa, argumentação ou redação idênticas, não terão esses recursos analisados e respondidos.

8.3 - Os recursos interpostos não serão aceitos fora do prazo estabelecido, no item 8.1, sendo considerada para tanto a data de entrada no Protocolo da Secretaria Municipal de Administração/PMCG.

8.4 - O parecer emitido pela Comissão Organizadora do Concurso, referente ao recurso interposto, será publicado no Diário Oficial de Campo Grande - DIOGRANDE.

8.5 - Não serão aceitos recursos interpostos contra a Prova de Títulos.

8.6 - O Gabarito Oficial Definitivo das Provas Escritas será publicado em Edital próprio no Diário Oficial de Campo Grande - DIOGRANDE, e disponível via Internet.

8.7 - Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de Gabarito Oficial Definitivo da Prova Escrita.

8.8 - Não serão aceitos recursos interpostos por procuração, FAX ou correio eletrônico.

9. Da Média Final:

9.1 - A Média Final do candidato será calculada, após a realização das Etapas I e II, observados os critérios de arredondamento, pela seguinte fórmula:

MF = 9 ME + 1 Pt
 10

MF = Média Final

ME = Média das Provas Escritas - Etapa I

Pt = Total de pontos obtidos na Prova de Títulos - Etapa II

10. Da Classificação Final:

10.1 - A classificação dos candidatos será realizada pela ordem decrescente da Média Final atribuída a cada um deles.

10.2 - Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem a Média Final mínima de 60 (sessenta) pontos.

10.3 - Ocorrendo igualdade na Média Final, serão observados o disposto no art. 27, parágrafo único, da Lei Federal n. 10.741, de 1º de outubro de 2003, e, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a) maior número de pontos na parte de Conhecimentos Pedagógicos e Específicos, na Prova Objetiva;

b) maior número de pontos na Prova de Língua Portuguesa;

c) maior número de pontos na Prova de Títulos;

d) maior idade.

10.4 - Todos os cálculos mencionados neste Edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-se para cima, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.

10.5 - O resultado do concurso será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado no Diário Oficial de Campo Grande e disponível via Internet.

11. Da Nomeação e Posse:

11.1 - O processo de nomeação e posse de candidatos aprovados no Concurso Público será efetivado, observando-se os dispositivos da Legislação vigente, em especial da Lei Complementar n. 7, de 30 de janeiro de 1996 e da Lei Complementar n. 19, de 15 de julho de 1998.

11.2 - Os candidatos aprovados no V Concurso Público de Provas e Títulos serão convocados através de Edital, publicado no Diário Oficial de Campo Grande - DIOGRANDE, para entrega dos comprovantes dos requisitos exigidos para provimento de cargo, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação.

11.3 - A convocação dos candidatos aprovados processar-se-á de acordo com as necessidades da Administração Municipal e com a disponibilidade orçamentária, não havendo obrigatoriedade do preenchimento de qualquer das vagas oferecidas.

11.4 - A aprovação e a classificação geram para o candidato apenas a expectativa de direito à nomeação.

11.5 - É assegurado ao candidato aprovado em Concurso Público anteriormente realizado, observado o respectivo prazo de validade, o direito à nomeação com prioridade sobre candidatos aprovados neste Concurso.

11.6 - A nomeação de candidatos, que se apresentarem e comprovarem os requisitos exigidos, será efetivada por ato do Prefeito Municipal.

11.7 - Para efeito de ingresso no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura, o candidato aprovado, classificado e convocado, fica sujeito à aprovação em exame médico-pericial, a ser realizado por junta médica do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande.

11.8 - A posse ocorrerá no prazo de até 10 (dez) dias, a contar da data da nomeação.

11.9 - O ingresso no serviço público municipal de candidato aprovado far-se-á na classe inicial do respectivo cargo.

11.10 - Será considerado desistente, perdendo a vaga respectiva, o candidato aprovado que:

a) não se apresentar para tomar posse no prazo fixado;

b) não comprovar os requisitos exigidos para provimento do cargo;

c) não apresentar a documentação comprobatória necessária para provimento do cargo;

d) não tiver disponibilidade de horário no turno das vagas oferecidas no ato da posse.

12. Da Comissão Organizadora do Concurso:

A Comissão Organizadora do Concurso ficará instalada na Secretaria Municipal de Administração:

- Endereço: Avenida Afonso Pena, 3.297

Paço Municipal - Centro

Campo Grande-MS

- Telefone: (0xx67) 383-1114

- E-mail: concurso@pmcg.ms.gov.br

- Site: www.concursos.pmcg.ms.gov.br

13. Das Disposições Gerais:

13.1 - O candidato será responsável pelo acompanhamento da publicação dos atos relativos ao Concurso Público.

13.2 - O prazo de validade do Concurso Público de Provas e Títulos será de 2 (dois) anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

13.3 - Durante a vigência do Concurso, na hipótese de abertura de novas vagas, por vacância ou necessidade da Administração Municipal, serão aproveitados os candidatos aprovados, obedecida rigorosamente a ordem de classificação.

13.4 - O candidato será responsável pela exatidão e atualização dos dados em sua Ficha de Inscrição, durante a validade do Concurso, em especial o endereço residencial.

13.5 - Não será fornecido documento comprobatório de participação ou classificação no Concurso, valendo para esse fim a publicação no Diário Oficial de Campo Grande - DIOGRANDE.

13.6 - Os documentos referentes ao Concurso ficarão sob a guarda da Secretaria Municipal de Administração durante a sua vigência e após esse período poderão ser incinerados.

13.7 - A verificação, em qualquer época, de declaração ou de apresentação de documentos falsos ou da prática de atos dolosos pelo candidato, importará na anulação de sua inscrição e de todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de outros procedimentos legais.

13.8 - Não será efetivada a posse de candidato aprovado que foi condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, ou demitido do serviço público deste Município, observado o prazo de prescrição.

13.9 - Os candidatos poderão dirimir dúvidas relativas ao concurso através do telefone (0xx67) 383-1114.

13.10 - As disposições deste Edital poderão ser alteradas ou complementadas, enquanto não efetivado o fato respectivo, através da publicação do Edital correspondente.

13.11 - Os casos omissos e as dúvidas que surgirem no processo de execução do Concurso serão dirimidos pelo Secretário Municipal de Administração e pela Coordenadora Especial de Gestão e Monitoramento de Recursos Humanos.

CAMPO GRANDE-MS, 3 DE NOVEMBRO DE 2005.

NELSON YUTOKU TOBARU
Secretário Municipal de Administração

THIE HIGUCHI VIEGAS DOS SANTOS
Coordenadora Especial de Gestão e
Monitoramento de Recursos Humanos

ANEXO I AO EDITAL n. 1/2005

QUADRO DEMONSTRATIVO DAS VAGAS OFERECIDAS E REQUISITOS EXIGIDOS NO V CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS/2005 - PMCG

Cargo

Nível de Atuação

Componentes
Curriculares

Nº vagas

Escolaridade / Requisitos

Carga Horária Semanal

Vencimento Inicial R$

Professor

Educação Infantil

20

Curso de Graduação de Licenciatura Plena com habilitação em Educação Infantil, ou Curso de Magistério do Ensino Médio, acrescido de Curso de habilitação à Pré-Escola, de acordo com a legislação pertinente e de Curso de Graduação de Licenciatura Plena, ou Curso de Magistério do Ensino Médio, acrescido de Curso de atualização na Pré-Escola, de acordo com a legislação pertinente e de Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena.

20
horas

511,79

Séries Iniciais do Ensino Fundamental

250

Curso de Graduação de Licenciatura Plena com habilitação nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ou Curso de Magistério do Ensino Médio acrescido de Curso de Graduação de Licenciatura Plena.

Ensino Fundamental

Educação Artística

Educação Física

105

48

Curso de Graduação de Licenciatura Plena com habilitação específica na área de atuação.

Séries Finais do Ensino Fundamental

Português

Inglês

Espanhol

Matemática

Ciências

História

Geografia

20

3

1

50

5

3

9

Curso de Graduação de Licenciatura Plena com habilitação específica na área de atuação, ou Curso de Graduação de Licenciatura de curta duração com habilitação específica na área de atuação, acrescido de Curso de Graduação de Licenciatura Plena

Especialista em Educação

Supervisão Escolar

18

Curso de Graduação de Licenciatura Plena com habilitação específica na área de atuação.
Experiência docente de, no mínimo, 2 (dois) anos.

36h

1.033,21

Orientação Educacional

18

ANEXO II AO EDITAL n. 1/2005

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PARTE I - LÍNGUA PORTUGUESA:

Cargos: Professor

Especialista em Educação

Leitura e entendimento de texto. Fonemas e letras. Encontros vocálicos, encontro consonantal e dígrafos. Sílaba: divisão silábica e tonicidade. Ortografia: emprego das letras, emprego do hífen, acentuação gráfica, acentuação dos verbos ter, vir, crer, dar, ler, ver e seus compostos. Formação de palavras: derivação, composição. Significado das palavras: sinonímia, antonímia, denotação e conotação. Classes de palavras: classificação e flexão. Termos da oração: essenciais, integrantes e acessórios. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Regências verbal e nominal. Concordâncias verbal e nominal. Crase. Colocação pronominal. Problemas gerais da língua culta: por que / porque / por quê / porquê; onde / aonde; mas / mais; mau / mal; que / quê; a / há; demais / de mais. Pronomes de tratamento usados na redação oficial. Períodos compostos por coordenação e subordinação. Coerência e coesão textuais. Diversidade textual (gêneros e tipos).

PARTE II - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

Cargo: Professor

A - Nível de Atuação: Educação Infantil

A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo: as influências, as tendências e os estágios; as implicações da teoria de Piaget para os professores. A perspectiva sociocultural de Vygotsky: o papel da linguagem e da fala individual; o papel dos adultos e dos pares; as implicações da teoria de Vygotsky para os professores; aprendizagem assistida e a zona de desenvolvimento proximal; o desenvolvimento da linguagem. Avaliação: concepção; instrumentos e critérios de avaliação; tipos de avaliação; a relação professor/aluno. Planejamento de Ensino: concepção; plano de curso e de aula; organização e conteúdos; competências e habilidades. Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional - LDB (Lei n. 9.394/1996). Estatuto da Criança e do Adolescente. Educação Especial - Política Nacional de Educação Especial - um direito assegurado. Desenvolvimento e fases do desenho: Estágios evolutivos do desenho. A organização do ambiente do "Cuidar e Educar". Como ensinar: conhecimento das diversas metodologias para adequação da aprendizagem. Conhecimento sobre o Plano Nacional de Educação - Mudança de postura das práticas assistencialistas. Inclusão: toda criança tem direito à educação. A sala de informática: para que serve; como utilizá-la. Desenvolvimento da Escrita: hipóteses da escrita da criança. Planejamento e sua importância. Projeto Político Pedagógico para que serve? Psicogênese da língua escrita.

B - Nível de Atuação: Séries Iniciais (1ª à 4ª série) e Séries Finais (5ª à 8ª série) do Ensino Fundamental

A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo: as influências, as tendências e os estágios; contribuições da teoria de Piaget para os professores. A perspectiva sociocultural de Vygotsky: o papel da linguagem e da fala individual; o papel dos adultos e dos pares; as contribuições da teoria de Vygotsky para os professores; mediação e a zona de desenvolvimento proximal; o desenvolvimento da linguagem. Avaliação: concepção; instrumentos e critérios de avaliação; tipos de avaliação; a relação professor/avaliação. Planejamento de Ensino: concepção; plano de curso e de aula; organização e conteúdos; competências e habilidades. A construção do conhecimento: concepção cognitiva; concepção sócio-interacionista. As tendências pedagógicas na Educação Brasileira. Escola: uma construção coletiva. Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional - LDB (Lei n. 9.394/1996). Estatuto da Criança e do Adolescente. Educação Especial - Política Nacional de Educação Especial - um direito assegurado.

Cargo: Especialista em Educação

O Pensamento Pedagógico Brasileiro - pós-1930; pedagogia escolanovista, libertadora e crítico-social dos conteúdos. Fundamentos do Processo Ensino-aprendizagem: cognitivistas (Piaget) e sócio-históricos (Vigotsky). A Educação Escolar na Sociedade Brasileira - pós-1960: concepção de educação em perspectiva histórica - condicionantes contextuais; função Social da Escola; fins, objetivos, níveis de ensino e princípios filosóficos da educação básica; direito à educação e dever do Estado; políticas de educação para as crianças/adolescentes/jovens e adultos; expansão da escolarização e financiamento da educação. A Escola no contexto da Reforma Educacional - pós 1990: incumbência da escola e dos docentes; Projeto Político Pedagógico; identidade da escola e mudança cultural (cultura institucional); políticas de inclusão/participação/inserção e integração social; gestão democrática e da qualidade; planejamento e gestão de currículo; avaliação da escola (interna e externa) e Avaliação do rendimento escolar; temas da atualidade: tendências pedagógicas na educação brasileira; escola uma construção coletiva; metodologia dialética de construção do conhecimento; evasão e repetência escolar; parâmetros curriculares nacionais.

PARTE III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Cargo: Professor

A - Nível de Atuação: Educação Infantil

O princípio pedagógico da creche e da pré-escola: educar e cuidar. Práticas de educação infantil: jogos e artes; leitura e escrita; projetos de ensino. Temas curriculares. Formação pessoal e social: concepções: identidade, autonomia; aprendizagem; jogos e brincadeiras. Conhecimento de mundo: movimento; música; artes visuais; linguagem oral e escrita; natureza e sociedade; matemática.

B - Nível de Atuação: Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1ª à 4ª série)

B1 - Professor 1ª à 4ª série

1 - Matemática

Números racionais - operações; estabelecimento de relações entre números racionais, tais como "ser múltiplo de", "ser divisor de"; Sistema de Numeração Decimal e aplicação das regras desse sistema para leitura, escrita e representação dos números racionais na forma decimal, fracionária e percentual; situações-problema com números racionais; localização na reta numérica de números racionais; situações-problema envolvendo a idéia de proporcionalidade e combinatória; porcentagem em situação-problema e regra de três simples; sistema monetário brasileiro em situação-problema. Espaço e Forma: situações-problema que envolvam a interpretação da posição de pontos e coordenadas cartesianas (leitura de plantas, mapas e croquis); distinção de figuras bidimensionais e tridimensionais, com o estabelecimento de relações entre elas; classificações de figuras tridimensionais segundo critérios diferenciados, tais como: corpos redondos; prismas/pirâmides; classificação de figuras bidimensionais segundo critérios tais como: regulares e não-regulares, número de lados dos polígonos; medidas dos lados; ângulos, vértices e posição relativa entre segmentos. Grandezas e Medidas: situações-problema envolvendo cálculo, grandezas de perímetro, comprimento, massa, capacidade, área, volume e tempo com o uso das medidas padronizadas. Tratamento da informação: leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos de barras, de setores e pictóricos; significado da média aritmética. Resolução de problemas e associação de informação em tabela/gráficos.

2 - Língua Portuguesa:

Alfabetização: princípios e métodos; psicogênese da escrita; letramento. Língua Oral: usos e formas. Língua Escrita: usos e formas. Prática de leitura e prática de produção de texto. Análise e reflexão sobre a língua: revisão de texto; Princípio alfabético: como desenvolver o princípio alfabético; fônica e decodificação: A importância de ensinar a decodificar; síntese: a leitura; análise: a escrita. Nível de Linguagem: as linguagens verbal e não verbal; coerência e mecanismos de coesão; nível formal e informal; variação lingüística; coerência e mecanismo de coesão. Discurso direto e indireto. Tipos de textos: dissertativo, narrativo e descritivo. Gêneros de textos: propaganda, conto, fábula, tira, charge, poesia, crônica. Sinais de pontuação. Fonemas e letras. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Encontros vocálicos, dígrafos e encontro consonantal. Ortografia. Divisão silábica. Os sinais gráficos. Acentuação. Crase. Estrutura e formação de palavras - derivação e composição. Classes de palavras. Frase, oração e período. Pontuação. Tipos de frases. Significado das palavras - sinonímia, antonímia, denotação e conotação. Concordâncias verbal e nominal. Coordenação e subordinação.

3 - História:

Fontes Históricas; Temporalidades: tempo histórico e tempo cronológico. Descobrimento, conquista e colonização das Américas; Expansão marítima de Portugal. A conquista e colonização das terras brasileiras pelos portugueses; A escravidão de trabalhadores vindos da África; economia, sociedade e política no Brasil-Colônia; os jesuítas; Brasil Independente; Brasil Império: reinados, Guerra do Paraguai, economia, cultura e política. Brasil República: República Velha, República Getulista; República Populista. Brasil pós 1964: golpe militar, governo militar, anistia, a Nova República, Nova Constituição. História Regional: conquista da região sul de Mato Grosso; formação da população do Estado; população indígena; movimento divisionista; a instalação de Mato Grosso do Sul; atualidades políticas, econômicas e sócio-culturais. História de Campo Grande.

4 - Ciências:

Ser humano e saúde: alimentação; higiene dos alimentos, do corpo e do ambiente; prevenção a doenças: caxumba, rubéola, catapora, sarampo, AIDS, dengue e DST; funcionamento do corpo humano - relação entre sistemas e funções. Vida e ambiente: animais e plantas - características principais; ecossistema regional; cadeia alimentar; medidas de preservação e conservação ambiental; a importância da energia solar; composição e propriedades do ar, do solo e da água; história natural do planeta. Formas de degradação ambiental: lixo, assoreamento, queimada e desmatamento. Terra e universo: origem do universo; movimentos de rotação e translação: ritmos diários e anuais.

5 - Geografia:

Introdução à Geografia: caracterização da área de geografia; aprender e ensinar geografia, objetivos gerais de Geografia. A cartografia como instrumento na aproximação dos lugares: localização espacial, pontos cardeais e colaterais, gráficos, convenções cartográficas, legenda, mapas, coordenadas geográficas/paralelos e meridianos; fusos horários: os movimentos da terra, as estações do ano: solstício/equinócio: os hemisférios terrestres. O nosso espaço de vivência: O município de Campo Grande: regiões urbanas, população, relevo, clima, vegetação, hidrografia e atividades econômicas. O Estado de Mato Grosso do Sul: vegetação, clima e hidrografia; as microrregiões de Mato Grosso do Sul; o Mercosul; as questões ambientais; fronteiras e limites do Estado; o Pantanal e o Gasoduto Brasil-Bolívia. A paisagem natural e a paisagem cultural; o Brasil e sua divisão política e regional. Estudo da terra: continentes, oceanos e a localização espacial do Brasil. O trabalho no campo e na cidade, zona rural e zona urbana e a migração como ferramenta de formação dos centros urbanos: êxodo rural. Meio ambiente: conceitos de educação ambiental; preservação, conservação e desenvolvimento sustentável. Danos ambientais, degradação e poluição. Impacto ambiental nos biomas do Pantanal e Cerrado.

C - Nível de Atuação: Séries Iniciais (1ª à 4ª série) e Séries Finais (5ª à 8ª série) do Ensino Fundamental

1 - Educação Artística:

Artes visuais: Arte no mundo Ocidental: arte do Paleolítico Superior; arte do Neolítico; arte no Egito; arte na Grécia; arte Bizantina; arte romântica; arte gótica; Renascimento na Itália; Barroco na Itália, na Espanha e nos Países Baixos; Neoclassicismo e o Romantismo; Realismo; Movimento das Artes e Ofícios e o Art Nouveau; Impressionismo e Pós-Impressionismo; principais movimentos artísticos do Século XX; arte da sociedade Industrial. A arte no Brasil: arte da Pré-História brasileira; arte dos índios brasileiros; Barroco no Brasil; influência da Missão Artística Francesa; pintura brasileira acadêmica e a superação do academicismo; Movimento Modernista: século XX; artistas e movimentos após a Semana de Arte Moderna; Arte Brasileira Contemporânea. A arte no município de Campo Grande. Música: Os Gêneros musicais como produto e apreciação estético cultural e histórico: a música e a criança; instrumentos musicais; música brasileira (popular e erudita); músicas e danças do Brasil; Música Erudita Ocidental. Teatro: como contexto estético, histórico e social; como expressão, improvisação e comunicação em sala de aula: representar; a obra de teatro; a construção do espetáculo teatral; ir ao teatro. Folclore em Mato Grosso do Sul: cultura/folclore; festas; músicas; danças; usos e costumes.

2 - Educação Física:

Educação Física Escolar. Tendências pedagógicas da Educação Física Escolar: abordagem desenvolvimentista; abordagem construtivista; abordagem crítico-superadora. Jogo: conceituação; jogo simbólico; jogo de construção; jogo de regras. Jogo e competição: o aspecto cooperativo do jogo competitivo. PNC da Educação Física. Atividades Rítmicas: atividades rítmicas em séries iniciais; o ritmo na infância; o ritmo na adolescência; interação dos movimentos naturais e o ritmo musical. Dança: dança na escola: aspectos educativos da dança-criativa; elementos da dança; danças folclóricas de Mato Grosso do Sul: região onde se origina e manifesta; influências e significado. Movimento humano: conceituação; importância do movimento no desenvolvimento humano. Processo de desenvolvimento motor: estágios de desenvolvimento motor, aquisição dos padrões fundamentais do movimento; taxonomia do domínio psicomotor. Processo de aprendizagem motora: conceito de aprendizagem motora; principais elementos presentes na aprendizagem; modelos de controle motor. Cultura corporal de movimento: conceituação; temas da cultura corporal; a mídia e a cultura corporal de movimentos. Regras oficiais: voleibol, handebol, basquetebol, futsal, atletismo e tênis de mesa.

D - Nível de Atuação: Séries Finais do Ensino Fundamental (5ª à 8ª série)

1 - Língua Portuguesa:

Língua e linguagem: tipologia textual: descrição, narração, dissertação. Coerência e coesão; linguagem verbal e não-verbal, formal e informal; gíria; estrangeirismo; regionalismo; discurso direto, indireto e direto livre. Fonologia: classificação dos fonemas; classificação das palavras quanto ao número de sílabas; classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica; ortoépia e prosódia; ortografia; divisão silábica; acentuação. Morfologia: estrutura e formação de palavras, derivação, composição, redução (siglas, abreviações e abreviaturas); classes gramaticais. Os pronomes de tratamento na redação oficial. Sintaxe: frase, oração e período; tipos de frases; período simples; sujeito simples, composto, indeterminado, oração sem sujeito; vozes do verbo; agente da passiva; verbos significativos: transitivos e intransitivos; verbos de ligação; predicado verbal, nominal e verbo-nominal; predicativo do sujeito e do objeto; adjunto adnominal; complemento nominal; adjunto adverbial; aposto; vocativo; período composto por coordenação e subordinação; orações coordenadas sindéticas; orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais; orações reduzidas; pontuação; vírgula (entre os termos da oração e entre as orações); ponto-e-vírgula; ponto final, interrogação exclamação; dois pontos; travessão; reticências; figuras de sintaxe: concordância nominal (regra geral); concordância verbal (do verbo com o sujeito simples, do verbo com o sujeito composto; concordância do verbo ser); sintaxe de regência: regência verbal e nominal; crase; colocação pronominal: ênclise, próclise, mesóclise. Semântica e estilística: o significado das palavras: sinonímia, antonímia, paronímia; denotação e conotação; figuras de linguagem: comparação e metáfora, metonímia, onomatopéias, personificação, hipérbole, eufemismo; versificação: verso, métrica, rima, aliteração, assonância. Escritores e obras expressivos sul-mato-grossenses.

2 - Inglês:

Sóciointeracionismo (ZDP e a construção social do conhecimento de LE) de acordo com Vygotsky. Abordagem Comunicativa de ensino de LE e a definição de competência comunicativa. Alguns fatores envolvidos no processo de aquisição de LE, tais como: filtro afetivo, insumo compreensível, a interação na sala de aula, aprendizagem cooperativa, estratégias de aprendizagem, interlíngua, produção. O desenvolvimento da habilidade de leitura na LE (incluindo as estratégias facilitadoras desse processo). Definição de fonética e fonologia no processo de ensino-aprendizagem de LE e sua importância. Compreensão das terminologias, métodos, abordagem, metodologia, técnicas e recursos de ensino. Comparação e diferenciação do método Gramática-Tradução (Tradicional) com a Abordagem Comunicativa de ensino de LE. Avaliação processual e outros tipos de avaliação (concepção, instrumentos e critérios). Material didático adequado a diferentes grupos de aprendizagem de LE de acordo com sua realidade e necessidade (focando o uso de textos autênticos). Papel da área de Língua Estrangeira no ensino fundamental diante da construção da cidadania. Personal Pronouns; to be; simple present; simple past (interrogative, negative and interrogative); contracted form and question tag; demonstratives words; interrogatives: who, what, how, which, how many, how much, where, when, what time, why, how long; there to be: simple present, simple past (interrogative, negative and affirmative); prepositions: in, on, under, in front of, behind, at, between, among; articles: definite and indefinite; imperative (affirmative and negative); present continuous (affirmative, negative, interrogative); modal verbs: can, may, must, should, might; to have: simple present and simple past (interrogative, negative, affirmative); quantifiers: a lot of, many, much, a few, a little; to be born; future with going to; possessive: adjectives and pronouns; past continuous (affirmative, negative, interrogative); some, any (derivados) do, does, did, will, would; reflexive pronouns; comparison of adjectives; comparative degree; superlative degree; present perfect tense (affirmative, negative, interrogative); present perfect tense x simple past; directions: across… from, next to, on the corner, right, left, to along; if - conditional; texts and interpretations.

3 - Matemática:

Conjunto Numérico: domínio, relações de pertinência, intervalos e operações com números naturais, inteiros e racionais. Resolução de situações problemas: envolvendo equações, inequações e sistemas de 1º e 2º graus, cálculo das raízes de uma equação do segundo grau e construção de gráfico. Funções: função polinomial do 1º grau, zeros da função, gráfico, crescimento e decrescimento, domínio e imagem, função polinomial do 2º grau, função modular, função exponencial, função composta e função logarítmica. Trigonometria: seno, co-seno, tangente e teorema de Pitágoras. Progressões: Aritméticas e Geométricas. Análise combinatória: fatorial; permutação simples; arranjo simples; combinação simples. Polinômios: grau e valor numérico de um polinômio; identidade de polinômios; operação com polinômios. Geometria no Espaço: resolução de problemas envolvendo cálculos de área, perímetro, volume, capacidade e localização de objeto no espaço. Introdução à estatística: medidas de tendência central; medidas de dispersão, resolução de problemas envolvendo representações gráficas e tabelas. Introdução à Matemática Financeira: porcentagem; juros simples e composto; descontos.

4 - Ciências:

Terra e Universo: Teoria de formação do universo (heliocêntrico e geocêntrico). Origem do universo (Big-Bang). Movimentos de rotação e translação (ritmos diários e ritmos anuais). Formação do Sistema Solar (planetas, estrelas, asteróides, satélites). Vida e ambiente: ecossistemas brasileiros, fatores bióticos e abióticos, população, comunidade, habitat e nicho ecológicos, cadeias e teias alimentares. Características, propriedades e composição do solo, água e ar. Problemas ambientais (lixo, efeito estufa, chuva ácida, queimada, assoreamento, erosão). Transformação e conservação de energia. História da origem e evolução dos seres vivos. Vírus, bactérias, fungos, plantas e animais (Características, relações com o homem com outros seres vivos e com o ambiente). Fenômenos físicos e químicos - conceitos e exemplos. Organização da matéria (átomos, moléculas e substâncias). Características gerais dos seres vivos. Evolução, adaptação dos seres vivos. Ser Humano e Saúde: Organização celular - células e tecidos. Sistemas digestório, circulatório, respiratório, excretor, muscular, nervoso e reprodutor. Nutrição. Sistema nervoso e hormonal e suas relações com o ambiente. Métodos contraceptivos e de prevenção às DST/HIV/AIDS; Genética: 1ª Lei de Mendel; 2ª Lei de Mendel; Sexo e herança; Conhecimentos básicos de Engenharia Genética: clonagem; alimentos transgênicos, paternidade; leitura do código genético/projeto genoma.

5 - História:

Diferentes temporalidades: tempo histórico, tempo cronológico, calendários. Fontes Históricas: tipos. Pré-História: Paleolítico e Neolítico; a Pré-História brasileira. Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia; Fenícia; Grécia e Roma. Idade Média: Feudalismo; cultura medieval; reforma; contra-reforma; renascimento comercial europeu; monarquias centralizadas: Inglaterra, Portugal, Espanha. Idade Moderna: expansão marítima européia; o mercantilismo; a colônia portuguesa na América; renascimento cultural; o Absolutismo; a crise no sistema colonial português; o iluminismo. Idade Contemporânea: a Revolução Francesa; a Independência dos Estados Unidos; a Independência do Brasil; Primeiro Reinado; Regências e Segundo Reinado; a Revolução Industrial; política e ideologia do liberalismo e socialismo; o Imperialismo do século XIX; a Primeira Guerra Mundial; a Revolução Russa; o nazismo-fascismo; Segunda Guerra Mundial; a Guerra Fria; Brasil: República Velha; a Era Vargas (1930-1945); o populismo (1945-1964); o Regime Militar (1964-1985) os governos de Sarney a Fernando Henrique; a nova ordem internacional: os desafios da globalização, Mercosul; atualidades do contexto sócio-político e econômico. História Regional: conquista e colonização da região sul de Mato Grosso; as reduções jesuíticas; o ouro em Cuiabá; o primeiro governador da Capitania de Cuiabá; a Guerra do Paraguai; a exploração da erva-mate; a formação da população: migrantes e imigrantes; o movimento divisionista; a instalação do Estado de Mato Grosso do Sul; atualidades do contexto sócio-político e econômico; aspectos culturais. Personagens e fatos históricos do município de Campo Grande.

6 - Geografia:

Geografia Física: Introdução à Geografia: caracterização da área de geografia; aprender e ensinar geografia, objetivos gerais de Geografia. A cartografia como instrumento na aproximação dos lugares: coordenada geográfica (longitude e latitude), projeções cartográficas, os principais tipos de mapa, escala e gráficos. A Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo: Evolução da ciência geográfica, noção de lugar, espaço e paisagens. Estudo da terra e do meio ambiente: constituição da terra, movimentos, camadas, deriva continental, origem dos continentes, litosfera, movimentos tectônicos e a formação do relevo. Grandes domínios naturais, relevo, hidrografia, clima, vegetação e fenômenos naturais. Geografia humana: Paisagens e diversidade territorial no Brasil: a formação do povo brasileiro, população, migração e distribuição territorial. O campo e a cidade como formação social/espacial: crescimento, estrutura, movimentos migratórios, as atividades rurais, agropecuária, extrativismo, as atividades industriais e urbanas, indústria e urbanização, o espaço urbano e a circulação. Formação do solo, métodos de ocupação e reforma agrária. O nosso espaço de vivência: o município de Campo Grande, regiões urbanas, população, relevo, clima, vegetação, hidrografia e atividades econômicas. O Estado de Mato Grosso do Sul, vegetação, clima e hidrografia, as microrregiões do Mato Grosso do Sul, o Mercosul; as questões ambientais; fronteiras e limites do Estado; o Pantanal e o Gasoduto Brasil-Bolívia. A paisagem natural e paisagem cultural, o Brasil e sua divisão política e regional. Geografia do Brasil: Brasil como país de contrastes culturais, físicos, sociais e econômicos. Formação histórico-econômica do Brasil, regionalização do IBGE e regionalização econômica. Processo de industrialização, meio urbano e rural, população, formação do povo brasileiro, crescimento, estrutura, movimentos migratórios, aspectos físicos, relevo, hidrografia, clima e vegetação. Impactos ambientais e o Mercosul. Regionalização: as diferentes formas de regionalização, a regionalização brasileira em cinco grandes regiões, a regionalização brasileira pautada no critério econômico. Educação ambiental: reciclagem, formas de geração de energia, conservação da água, áreas de risco, qualidade de vida, impactos ambientais, conservação e preservação. Geografia econômica: um só mundo e vários cenários geográficos: países desenvolvidos e subdesenvolvidos; Índice de Desenvolvimento Humano e a divisão econômica mundial (divisão norte-sul). Evolução das tecnologias e as novas territorialidades: integração política e econômica do mundo (Globalização), blocos econômicos mundiais e regionais, indústria, urbanização, meio rural e população mundial.

7 - Língua Estrangeira - Espanhol:

Sóciointeracionismo (ZDP e a construção social do conhecimento de LE) de acordo com Vygotsky. Abordagem Comunicativa de ensino de LE e a definição de competência comunicativa. Alguns fatores envolvidos no processo de aquisição de LE, tais como: filtro afetivo, insumo compreensível, a interação na sala de aula, aprendizagem cooperativa, estratégias de aprendizagem, interlíngua, produção. O desenvolvimento da habilidade de leitura na LE (incluindo as estratégias facilitadoras desse processo). Definição de fonética e fonologia no processo de ensino-aprendizagem de LE e sua importância. Compreensão das terminologias, métodos, abordagem, metodologia, técnicas e recursos de ensino. Comparação e diferenciação do método Gramática-Tradução (Tradicional) com a Abordagem Comunicativa de ensino de LE. Avaliação processual e outros tipos de avaliação (concepção, instrumentos e critérios). Material didático adequado a diferentes grupos de aprendizagem de LE de acordo com sua realidade e necessidade (focando o uso de textos autênticos). Acentuação; artigo definido e indefinido; substantivo: gênero, número, grau; adjetivo; formas apocopadas de adjetivos; numerais (cardinais, ordinais); demonstrativos; possessivos; pronomes pessoais (sujeito e complemento); pronomes relativos; pronomes interrogativos e exclamativos; advérbios; preposições; conjunções; interjeições; discursos: direto e indireto; verbos regulares e irregulares (modo indicativo, subjuntivo); imperativo; vozes do verbo; concordância verbal; locuções verbais; interpretação de textos; papel da área de Língua Estrangeira no ensino fundamental diante da construção da cidadania.

Cargo: Especialista em Educação A - Área: Supervisão Escolar

Conceito, evolução, princípios, funções, fundamentos, atribuições, métodos e técnicas da supervisão escolar. O papel do Supervisor Escolar no processo de integração escola-comunidade na visão de gestão democrática escolar. O Supervisor Escolar e a Ética Profissional. O Supervisor e suas especificidades: planejamento de ensino/Projeto Político Pedagógico/ Plano de Curso, Construção do Currículo Escolar, Processo de Avaliação, Metodologia de Ensino e Recuperação da Aprendizagem. Política Nacional de Educação Especial. Constituição Federal do Brasil/88. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - 9.394/96. Estatuto da Criança e do Adolescente.

B - Área: Orientação Educacional

Conceito, evolução, princípios, funções, fundamentos, atribuições, métodos e técnicas da Orientação Educacional. O papel do Orientador Educacional no processo de integração escola-comunidade na visão de gestão democrática escolar. O Orientador Educacional e a Ética Profissional. O Orientador Educacional e suas especificidades: acompanhamento do educando no processo de aprendizagem, Projeto Político Pedagógico, Construção do Currículo Escolar. Abordagens do Processo de Ensino: Fatores que interferem na formação do cidadão; Desenvolvimento: Cognitivo/Personalidade/Social/Afetivo e Psicossexual da Criança e do Adolescente. Política Nacional de Educação Especial. Constituição Federal do Brasil/88. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - 9394/96. Estatuto da Criança e do Adolescente.