Prefeitura de Anhembi - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANHEMBI

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 01/2007

A Prefeitura Municipal de Anhembi, Estado de São Paulo, através do Chefe do Poder Executivo, no uso de suas atribuições legais e em consonância com a Legislação Federal, Estadual, Municipal e demais normas pertinentes, faz saber que fará realizar, pela empresa CEMAT, processo seletivo para admissão de pessoal, em caráter temporário, de funções públicas de seu Quadro de Pessoal, que será regido pelas instruções especiais e seus Anexos I e II, integrantes deste Edital.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

I - DA FUNÇÃO PÚBLICA

1- O processo seletivo destina-se a contratação temporária de pessoal nas funções para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público da Administração Municipal, atualmente vagas e das que vagarem dentro do prazo de validade do processo seletivo.

2- As funções, o salário e os requisitos necessários à contratação são os estabelecidos no Anexo I deste Edital.

3- O contrato de trabalho será por prazo determinado de até 12 (doze) meses e, no caso de Professor será para o ano letivo de 2007, pelo regime celetista, regido pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho e legislação aplicável e pela Lei Complementar Municipal nº 43/04, de 06 de maio de 2004, que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Municipal de Anhembi.

II - DAS INSCRIÇÕES

1- As inscrições serão recebidas no período de 12 a 16 de fevereiro de 2007, nos dias úteis, no horário das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas, no Departamento de Educação e Cultura, sito à Praça Pref. Ismael Morato do Amaral, nº 43, centro, em Anhembi - SP.

2- São pressupostos para a inscrição constituindo, inclusive, condição para admissão:

a) ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou estrangeiro, na forma da Lei;

b) ter, à data da posse, a idade mínima de 18 (dezoito) anos;

c) estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do Serviço Militar;

d) possuir, no ato da posse, os documentos necessários para comprovação dos requisitos exigidos para a função ao qual estiver se candidatando, conforme estabelecido no Anexo I, integrante deste Edital;

e) ter capacidade física e mental para o desempenho das funções;

f) não registrar antecedentes criminais, achando-se em pleno direito dos exercícios civis e políticos;

g) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;

h) conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3- Para inscrever-se no processo seletivo, o interessado deverá:

3.1- comparecer no local indicado no item II.1, munido do original da Cédula Oficial de Identidade (R.G.) e CPF/CIC-MF (Cadastro de Pessoa Física);

3.2- retirar e preencher totalmente a ficha de requerimento de inscrição que lhe for fornecida no local, inclusive declarando que atende às exigências do item II.2;

3.3- efetuar o pagamento da taxa de inscrição na agência do Banco Bradesco S/A (nos Correios), de acordo com a escolaridade do emprego pretendido:

• Ensino Fundamental incompleto/completo - R$.20,00=(vinte reais);

• Ensino Médio completo - R$.30,00=(trinta reais);

• Ensino Superior completo - R$.40,00=(quarenta reais).

3.4- anexar à ficha de inscrição os documentos referentes aos Títulos, se for o caso, conforme estabelecido no Capítulo V.

4- O pagamento da importância especificada acima poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque do próprio candidato. O pagamento efetuado em cheque somente será considerado quitado após a respectiva compensação.

5- A inscrição poderá ser realizada por procuração, mediante entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia do Documento de Identidade do candidato e apresentação do Documento do Procurador.

5.1- Deverá ser apresentada uma procuração, para cada candidato, que será retida.

6- O candidato ou seu Procurador é responsável pelas informações prestadas no formulário de inscrição.

7- Não serão aceitos pedidos ou reclamações fora do prazo, bem como inscrições por via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea.

8- Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alterações das funções, em hipótese alguma.

9- O deferimento das inscrições dependerá do correto preenchimento pelo candidato, conforme especificado no item 3.

9.1- Caberá a Comissão Examinadora da CEMAT decidir sobre a regularidade e deferimento das inscrições.

9.2- A relação dos candidatos que tiverem suas inscrições indeferidas será divulgada no Quadro de Publicação dos Atos Oficiais da Prefeitura, após 3 (três) dias úteis do encerramento das inscrições, sendo as demais inscrições consideradas deferidas.

9.3- Da publicação do indeferimento das inscrições, fica assegurada ao candidato interposição de recursos, nos termos do Capítulo VIII deste Edital.

9.4- No caso de recursos em pendência à época da realização da prova, o candidato participará condicionalmente do concurso público.

10- Não haverá reserva de vaga para pessoa portadora de deficiência, considerando-se o número insuficiente de vaga na presente seleção.

11- Recomenda-se uma única inscrição no processo seletivo, em razão da aplicação das provas para todas as funções ser em mesma data e horário.

III - DAS PROVAS

1- O processo seletivo constará de provas e etapas especificadas por Grupo de Prova, conforme tabela do Anexo I deste Edital da seguinte forma:

1.1- Prova escrita, de caráter classificatório, versando sobre Português, Matemática e/ou Conhecimentos Específicos; e

1.2- Títulos, de caráter classificatório, somente para as funções de Professor (PEB II).

2- As provas escritas de Português, Matemática e Conhecimentos Específicos serão compostas de 40 (quarenta) questões sob a forma de teste de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático indicado no Anexo II deste Edital.

2.1- Não haverá indicação de bibliografia.

IV - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

1- As provas realizar-se-ão na cidade de Anhembi-SP, na Escola Estadual Valentim do Amaral, localizada no Pátio Nelson Fernandes, n° 15, centro, na data de 03 de março de 2007 (sábado), às 13:00h (treze horas).

2- A critério da Prefeitura do Município de Anhembi, por justo motivo, a realização de 1 (uma) ou mais provas do presente processo seletivo poderá ser adiada, sem a necessidade de prévio aviso, devendo, no entanto, ser comunicado aos candidatos por novo Edital ou por comunicação direta as novas datas em que se realizarão as provas.

3- Somente será admitido na sala de provas, o candidato que estiver munido de Cédula Oficial de Identidade ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos Profissionais que tenham força de documento de identificação com foto ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de Certificado de Reservista. Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do ORIGINAL, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.

3.1- Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

3.2- Não serão aceitos protocolos ou quaisquer outros documentos diferentes dos acima estabelecidos.

4- Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o exame.

5- O candidato deverá comparecer ao local designado, com antecedência de 30 (trinta) minutos, munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto e borracha.

5.1- O tempo de duração da prova escrita será de 2 h (duas horas), já incluído o tempo para preenchimento da Folha de Respostas.

5.2- O candidato deverá assinalar suas respostas, na Folha de Respostas, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5.3- Serão consideradas erradas as questões não assinaladas e as questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

5.4- No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de sala que, consultada a Comissão, encaminhará solução imediata ou anotará na Folha de Anotações para posterior análise da banca examinadora.

5.5- Os pontos correspondentes as questões porventura anuladas serão rateados entre as questões válidas e atribuídos a todos os candidatos, na medida que acertarem as validadas, independentemente da formulação de recursos.

5.6- Sempre que o candidato observar a anormalidade prevista no item 5.4 deverá manifestar-se, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

6- Será automaticamente excluído do Processo Seletivo o candidato que:

a) apresentar-se após o horário estabelecido;

b) não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar o documento de identidade exigido;

d) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorrido o tempo mínimo estabelecido para permanência na sala;

e) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos;

f) estiver portando ou fizer uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico e/ou de comunicação como telefone celular, pager, máquina calculadora ou qualquer outro meio;

g) lançar mão de meios ilícitos para execução da prova;

h) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

i) agir com incorreção ou descortesia, independentemente do momento, para com qualquer membro da equipe encarregada de aplicação de provas ou do processo seletivo;

j) não devolver integralmente o material recebido.

7- Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, a CEMAT não fornecerá exemplares dos cadernos de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do processo seletivo.

8- Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada ou repetição de provas, nem aplicação de provas fora dos locais preestabelecidos.

V - DOS TÍTULOS

1- Serão considerados títulos a conclusão de cursos e os trabalhos publicados reveladores da capacidade do candidato, diretamente relacionados com as atribuições da função-atividade pretendida.

2- O comprovante referente ao curso deverá ser expedido por instituição oficial ou oficializada, devendo constar explicitamente as respectivas cargas horárias no mesmo ou em outro documento hábil que o integrará.

3- O comprovante do curso ou trabalho publicado será através de cópia do respectivo documento.

4- A entrega dos títulos deverá ser efetuada dentro do período de inscrição.

5- Não serão aceitos os títulos entregues fora do prazo.

6- Os pontos atribuídos aos títulos serão acrescidos à nota final do candidato para efeito de classificação para as funções de Professor (PEB I e PEB II).

7- Aos títulos serão atribuídos, no máximo, até 5 (cinco) pontos.

8- Será computado como título o Certificado de participação em Congressos, Simpósios e Cursos de Extensão Universitária, relacionados a respectiva função com freqüência e duração mínima de 30 (trinta) horas, nos últimos 2 (dois) anos, à razão de 0,5 (meio) ponto a cada curso; para o título de Doutor, Mestre, Pós-Graduação (Lato Sensu), ou especialização com duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, publicação de livro ou de artigo pertinente a função, graduação superior na área de Educação, exceto o utilizado como requisito da função (devendo ser comprovado o requisito e o título), à razão de 2,0 (dois) pontos a cada título que a banca examinadora considerar como pertinente à função-atividade pretendida.

VI - DO JULGAMENTO DAS PROVAS

1- A prova escrita será avaliada de 50 (cinqüenta) a 200 (duzentos) pontos, de caráter classificatório. Serão divididos os 200 (duzentos) pontos pelo número de questões que compõe a prova escrita, sendo que cada questão terá o mesmo peso na prova.

2- Nos pontos atribuídos às provas, bem como no resultado final, os centésimos iguais ou superiores a 5 serão arredondados para o décimo subsequente; os inferiores a 5 serão desprezados.

3- O não comparecimento a uma das provas excluirá o candidato automaticamente do processo seletivo.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO DO CANDIDATO

1- A nota final do candidato dar-se-á pela soma dos pontos obtidos na prova escrita acrescidos dos pontos atribuídos aos títulos, quando for o caso.

2- Os candidatos serão classificados por ordem decrescente em função do total de pontos obtidos na nota final.

3- Na hipótese de total igualdade absoluta de pontos, terá preferência sucessivamente o candidato que for:

3.1- casado ou convivente em união estável;

3.2- de maior idade;

3.3- persistindo o empate a escolha será feita por sorteio.

VIII - DO RECURSO

1- Caberá recurso:

1.1- Do indeferimento das inscrições, dentro de 3 (três) dias, a contar da data da divulgação;

1.2- Dos pontos atribuídos aos títulos, dentro de 3 (três) dias, a contar da data da publicação;

1.3- Da nota obtida na prova, dentro de 3 (três) dias, a contar da data da respectiva publicação.

2- O recurso deverá ser dirigido ao Prefeito Municipal, devidamente fundamentado, protocolado junto à Prefeitura Municipal.

3- O recurso interposto fora dos respectivos prazos previstos neste Capítulo não será conhecido.

IX - DA NOMEAÇÃO E POSSE

1- A nomeação será efetivada por ato do Prefeito Municipal e obedecerá, rigorosamente, a ordem de classificação dos candidatos.

2- Por ocasião da admissão, serão exigidos do candidato habilitado os documentos relativos e confirmação das declarações das alíneas “a” a “g” do item 2, do Capítulo II deste Edital.

2.1- A não apresentação dos documentos na conformidade deste Edital eliminará o candidato do processo seletivo.

3- Os candidatos aprovados e convocados terão prazo de 10 (dez) dias para tomarem posse, perdendo o direito à vaga se não obedecerem este prazo.

4- Os contratos dos candidatos aprovados decorrentes deste Processo Seletivo serão firmados por prazo determinado de até 12 (doze) meses e no caso de Professor será para o ano letivo de 2007, contados da data do termo de posse.

5- A aprovação do candidato não caracteriza a obrigatoriedade de nomeação pela Prefeitura. A nomeação será efetuada de acordo com a disponibilidade e necessidade da Prefeitura.

X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1- A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação das condições do processo seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes.

2- A inexatidão das afirmativas e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da posse, acarretarão a nulidade da inscrição com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

3- Não será fornecido documento comprobatório de participação ou classificação no processo seletivo, valendo para esse fim a publicação no jornal.

4- Caberá ao Prefeito Municipal, no prazo de até 15 (quinze) dias, contados da data da divulgação do resultado final, a homologação do processo seletivo.

5- O processo seletivo terá validade de 1 (um) ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

6- Decorridos 60 (sessenta) dias da homologação do Processo Seletivo, e não se caracterizando óbice administrativo, legal ou judicial, é facultada a incineração das provas e demais registros escritos, mantendo-se, entretanto, pelo período de validade do processo seletivo, os registros eletrônicos a ele referentes.

7- As disposições deste Edital poderão ser alteradas ou complementadas, enquanto não efetivado o fato respectivo, através da publicação do Edital correspondente.

8- Casos omissos serão resolvidos pelo Sr. Prefeito Municipal em conjunto com a CEMAT Assessoria Jurídica e Administrativa Ltda.

Prefeitura Municipal de Anhembi, 09 de fevereiro de 2007.

RUY FERREIRA DE SOUZA
Prefeito Municipal

ANEXO I

FUNÇÃO

SALÁRIO R$.

JORNADA SEMANAL

TAXA R$.

REQUISITOS BÁSICOS

GRUPO DE PROVA

AGENTE COMUNITÁRIO

482,66

40 h

20,00

Ensino Fundamental (1º grau) completo

Português

Matemática

Conhecimentos Específicos

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

662,02

40 h

20,00

Ensino Fundamental Completo, Curso de Auxiliar de Enfermagem e registro no COREN

Português

Matemática

Conhecimentos Específicos

MONITOR

520,00

40 h

30,00

Licenciatura Plena em Pedagogia ou Curso Normal em nível Médio ou Superior

Português

Matemática

Conhecimentos Específicos

PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – CIÊNCIAS

8,08 hora/aula

-

40,00

Habilitação específica em nível Superior, correspondente à Licenciatura Plena na disciplina ou licenciatura plena em área correspondente e complementação nos termos da Legislação vigente

Português

Conhecimentos Específicos

Títulos

PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

8,08 hora/aula

-

40,00

Habilitação específica em nível Superior, correspondente à Licenciatura Plena na disciplina ou licenciatura plena em área correspondente e complementação nos termos da Legislação vigente

Português

Conhecimentos Específicos

Títulos

PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – GEOGRAFIA

8,08 hora/aula

-

40,00

Habilitação específica em nível Superior, correspondente à Licenciatura Plena na disciplina ou licenciatura plena em área correspondente e complementação nos termos da Legislação vigente

Português

Conhecimentos Específicos

Títulos

PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – HISTÓRIA

8,08 hora/aula

-

40,00

Habilitação específica em nível Superior, correspondente à Licenciatura Plena na disciplina ou licenciatura plena em área correspondente e complementação nos termos da Legislação vigente

Português

Conhecimentos Específicos

Títulos

PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – INGLÊS

8,08 hora/aula

-

40,00

Habilitação específica em nível Superior, correspondente à Licenciatura Plena na disciplina ou licenciatura plena em área correspondente e complementação nos termos da Legislação vigente

Português

Conhecimentos Específicos

Títulos

PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – MATEMÁTICA

8,08 hora/aula

-

40,00

Habilitação específica em nível Superior, correspondente à Licenciatura Plena na disciplina ou licenciatura plena em área correspondente e complementação nos termos da Legislação vigente

Português

Conhecimentos Específicos

Títulos

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FUNÇÕES: AGENTE COMUNITÁRIO; AUXILIAR DE ENFERMAGEM; MONITOR.

PORTUGUÊS (todas as funções)

- Interpretação de textos;

- Ortografia;

- Emprego de crase;

- Acentuação gráfica;

- Flexão dos substantivos e adjetivos;

- Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação;

- Conjugação verbal;

- Concordância verbal e nominal;

- Pontuação;

- Regência verbal;

- Análise sintática.

MATEMÁTICA (todas as funções)

- Operações fundamentais com números naturais: resolução de problemas;

- Frações ordinárias e decimais;

- Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade;

- Problemas envolvendo perímetro e área de figuras planas;

- Porcentagem;

- Juros simples;

- Regra de três simples;

- Razões e proporções.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AGENTE COMUNITÁRIO

- Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde;

- Noções básicas sobre o Processo Saúde – Doenças;

- Noções básicas sobre Imunização;

- Noções básicas sobre Saneamento Básico, água, esgoto e lixo;

- Conceitos: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Assistência Farmacêutica;

- Doenças infecto-contagiosas mais comuns no Brasil e no Estado de São Paulo. Medidas de vigilância epidemiológica no controle das mesmas;

- Atualidades: econômica, social e política;

- Relações entre os seres vivos, ciclos biológicos das principais parasitoses;

- Higiene e conservação de alimentos;

- Epidemiologia das seguintes doenças: Dengue; Febre Amarela; Cólera; Hepatite; Leptospirose; Pediculose; Escabiose; Febre Tifóide; Tuberculose; Raiva; Hanseníase; Diabetes Mellitus; Hipertensão Arterial; Leishimaniose.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

- Papel do Auxiliar de Enfermagem perante a equipe de enfermagem e equipe de saúde;

- Atuação do Auxiliar de Enfermagem na aplicação de técnicas básicas;

- Ética, deontologia e legislação de enfermagem;

- Assistência de enfermagem na administração de medicamentos, dietas e líquidos;

- Assistência de enfermagem ao paciente na admissão, alta e fase terminal;

- Assistência de enfermagem em médico-cirúrgica e moléstias infecto-contagiosas;

- Assistência de enfermagem em materno-infantil;

- Atuação do Auxiliar de Enfermagem nos primeiros socorros;

- Atuação do Auxiliar de Enfermagem em centros cirúrgicos e centro de material esterilizado;

- Protocolo de atendimento inicial ao traumatizado

- Protocolo da reanimação cardio-pulmonar

- Atendimento ao queimado

- Atendimento de urgência/emergência ao portador de Diabetes Mellitus

- Atendimento de urgência/emergência ao portador de Hipertensão Arterial

- Portarias que regulamentam o Sistema Nacional de Atenção às Urgências

- Normas de Biossegurança

- Enfermagem em pediatria;

- Enfermagem em ginecologia e obstetrícia.

MONITOR

- A Política Social no Brasil;

- Legislação da Educação;

- Instituições escolares: análise;

- Os efeitos do clima organizacional da escola;

- Currículo e Ensino;

- A proposta progressista e crítica;

- Pluralidade cultural no âmbito da escola;

- Relações interativas em sala de aula;

- A prática educativa;

- A formação, papel dos professores e alunos;

- O Construtivismo;

- O Sociointeracionismo;

- As estruturas mentais;

- Fases do desenvolvimento cognitivo da criança;

- O conceito de aprendizagem na obra de Piaget;

- O conceito de aprendizagem na obra de Paulo Freire;

- A linguagem;

- O conteúdo e os processos de aprendizagem;

- Aprendizagem em matemática;

- Avaliação;

- A atenção à diversidade;

- O desenvolvimento moral e afetivo;

- A concepção de verdade na criança;

- Autonomia;

- Heteronomia;

- PCN (do Ensino Básico);

- LDBEN – Lei 9394/96;

- Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – MEC;

- Estatuto da Criança e do Adolescente;

- Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília – Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994;

- PCN – Adaptações Curriculares – Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Especiais – MEC;

FUNÇÕES: PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – CIÊNCIAS; PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA; PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – GEOGRAFIA; PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – HISTÓRIA; PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – INGLÊS; PEB II - ENSINO FUNDAMENTAL (de 5ª a 8ª série) – MATEMÁTICA.

PORTUGUÊS (todas as funções)

- Interpretação de textos;

- Ortografia;

- Emprego de crase;

- Acentuação gráfica;

- Flexão dos substantivos e adjetivos;

- Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação;

- Conjugação verbal;

- Concordância verbal e nominal;

- Pontuação;

- Regência verbal;

- Análise sintática.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PEB II – CIÊNCIAS

- O Conhecimento Científico: Evolução Histórica.

- Ensino de Ciências: Evolução e Contextualização na Sociedade Brasileira; O Ensino de Ciências e as Questões Sociais: Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Ética e Pluralidade Cultural.

- Relação entre os seres vivos e o ambiente: O homem e sua ação sobre o ambiente; Princípios básicos que regem as funções vitais dos seres vivos; Relação entre estruturas e funções dos sistemas e suas adaptações ao meio; Caracterização dos grandes grupos animais e vegetais.

- O corpo humano como um todo em equilíbrio: Saúde e orientação sexual; Desequilíbrios: endemias, drogas e desnutrição.

- Continuidade das espécies: evolução, reprodução e hereditariedade.

- Fundamentos teóricos da química: conceitos, leis, relações e princípios básicos. interações e transformações químicas.

- Fundamentos teóricos da física: conceitos, leis, relações e princípios básicos.

- Propostas Curriculares e Programas Oficiais para o Ensino de Ciências no Ensino fundamental.

- Atividades e procedimentos didáticos no ensino das ciências;

- Política educacional: educação e sociedade;

- Legislação suporte da educação;

- O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar;

- Concepções do processo de ensino e aprendizagem;

- Programas, métodos e processos;

- Avaliação do processo educativo;

- O portador de necessidades educativas especiais na escola regular (Inclusão);

- Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília – Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994.

PEB II – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

- A arte e os fundamentos da educação estética;

- Ensino da arte na educação escolar;

- História do ensino artístico na educação escolar brasileira;

- Propostas metodológicas para o ensino na educação artística;

- Conhecimento, apreciação e produção em educação artística;

- Política educacional: educação e sociedade;

- Legislação suporte da educação;

- O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar;

- Concepções do processo de ensino e aprendizagem;

- Programas, métodos e processos;

- Avaliação do processo educativo;

- O portador de necessidades educativas especiais na escola regular (Inclusão);

- Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília – Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994.

PEB II – GEOGRAFIA

- Abordagens Teórico-Metodológicas da Geografia; Processos e Conceitos em Geografia;

- Globalização, Fragmentação, Fronteiras; Industrialização; Questão Agrária; Cidade; Migrações; Dinâmica da Natureza; Questão Ambiental; Limites das Classificações Territoriais (Norte / Sul, Desenvolvimento / Subdesenvolvimento, Países Ricos / Países Pobres); Ensino de Geografia; Construção de Conceitos no Ensino de Geografia; Ensino e Representação do Espaço Geográfico.

- Notícias da atualidade, de âmbito Nacional e Internacional, veiculadas pelos meios de comunicação;

- Política Educacional: Educação e Sociedade;

- Legislação Suporte da Educação;

- O Projeto Pedagógico - Gestão e Planejamento Escolar;

- Concepções do Processo de Ensino e Aprendizagem;

- Programas, Métodos e Processos;

- Avaliação do Processo Educativo;

- O Portador de Necessidades Educativas Especiais na Escola Regular (Inclusão);

- Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília – Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994.

PEB II – HISTÓRIA

1- Ensino de história: Pesquisa e ensino;Concepções curriculares;Tendências teórico-metodológicas.

2- Cidadania e participação - práticas e a sua história: A herança cultural greco-romana e as bases da civilização ocidental; A crise do mundo antigo, a formação da Europa feudal e a transição para a modernidade; Caracterização da formação histórica da sociedade brasileira; As revoluções sociais e políticas; Os fundamentos históricos dos direitos humanos.

3- História e memória: Abordagens historiográficas.

4- Questões do mundo contemporâneo: Crises e conflitos mundiais.

5- As raízes ibéricas, africanas e indígenas na formação histórica latino-americana;

6- Política educacional: educação e sociedade;

7- Legislação suporte da educação;

8- O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar;

9- Concepções do processo de ensino e aprendizagem;

10- Programas, métodos e processos;

11- Avaliação do processo educativo;

12- O portador de necessidades educativas especiais na escola regular (Inclusão);

13- Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília – Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994.

PEB II – INGLÊS

- Vocabulário;

- Tradução e Versão;

- Interpretação de textos em Língua Inglesa;

- Gramática;

- Política educacional: educação e sociedade;

- Legislação suporte da educação;

- O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar;

- Concepções do processo de ensino e aprendizagem;

- Programas, métodos e processos;

- Avaliação do processo educativo;

- O portador de necessidades educativas especiais na escola regular (Inclusão);

- Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília – Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994.

PEB II – MATEMÁTICA

- Sistema de numeração e números naturais, inteiros, racionais, reais e complexos; Álgebra elementar (equações/expressões e sequências); Geometria métrica e posicional (plana e espacial); Proporcionalidade e noções de matemática comercial e financeira; Funções: noções gerais, funções polinominais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas; Análise combinatória e noções de probabilidade e estatística; Aspectos histórico-filosóficos da matemática elementar; Aspectos sócio-culturais e políticos em educação matemática; Problemas psico-pedagógicos e didáticos-metodológicos do processo ensino / aprendizagem da matemática; Tendências em educação matemática; Organização, planejamento e avaliação do processo ensino/aprendizagem da matemática;

- Política educacional: educação e sociedade;

- Legislação suporte da educação;

- O projeto pedagógico - gestão e planejamento escolar;

- Concepções do processo de ensino e aprendizagem;

- Programas, métodos e processos;

- Avaliação do processo educativo;

- O portador de necessidades educativas especiais na escola regular (Inclusão);

- Declaração de Salamanca e linha de ação sobre Necessidades educativas especiais- Brasília – Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência , Cor de 1994.