UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE

Notícia:   UFRPE abre 26 vagas técnico-administrativas em diversas unidades

UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

ESTADO DE PERNAMBUCO

EDITAL Nº 9 DE 14 DE MAIO DE 2014

A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, autorizada pelo Presidente da República, através do Decreto nº 7.232, de 19 de julho de 2010, torna pública a abertura das inscrições para o concurso público para provimento de cargos do Quadro Permanente, indicados nos anexos I, II, III e IV, regidos pelas Leis nºs 8.112/1990, 9.527/1997, 11.091/2005 e suas alterações e Decreto nº 6.944/2009, o qual será regido por este Edital.

1. REALIZAÇÃO E ESTRUTURA DO CONCURSO

1.1 O Concurso, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em prova de habilidades e conhecimentos aferidos através de provas Escritas/Objetivas.

1.2 Todas as provas obedecerão a conteúdos programáticos, modalidades, etapas, critérios para aprovação, classificação, desempate e cronograma, conforme previstos neste Edital.

1.3 Este Edital estará disponível aos interessados, na internet, no endereço www.sugep.ufrpe.br.

1.4 O interessado não poderá concorrer a mais de um cargo dentre os cargos ofertados.

1.5 Para todos os efeitos, os concursos para cada cargo ofertado são distintos e separados.

1.6 O concurso será executado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da Superintendência de Gestão de Pessoas - CDP/SUGEP, através da comissão executora instituída pela portaria nº 511/2014-GR de 09/04/2014.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no período de 16/04/2014 a 15/05/2014, no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição no qual deverão ser informados, obrigatoriamente, os números dos documentos de identidade e CPF, endereço para contato e e-mail. O candidato poderá se inscrever para concorrer a 01 (um) cargo, conforme indicado nos anexos I, II, III e IV. Em caso de mais de uma solicitação de inscrição para um mesmo cargo ou para cargos distintos, só será validado o último pedido, sendo desconsiderados os demais.

2.1 TAXA DE INSCRIÇÃO/VALOR E PAGAMENTO

2.1.1 A Taxa de inscrição será de R$ 80,00 (oitenta reais) para os cargos pertencentes ao nível de classificação E, e de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) para os cargos pertencentes ao de nível de classificação D.

2.1.2 A Taxa de Inscrição deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, até às 16h do dia 16/05/2014 (impreterivelmente), através de Guia de Recolhimento da União (GRU/SIMPLES), disponível no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br, a ser impresso após conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição, competindo ao candidato guardar o comprovante de pagamento para a eventualidade de comprovação junto a CDP/SUGEP. Alternativamente, a operação de quitação poderá ser efetuada em caixas eletrônicos do Banco do Brasil, ou pela internet apenas para os correntistas daquela instituição bancária. Só serão aceitas GRU/SIMPLES impressas através do site da SUGEP (www.sugep.ufrpe.br).

2.1.3 A inscrição estará formalizada quando do preenchimento da ficha de inscrição e do pagamento ou isenção da taxa de inscrição.

2.1.4 Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição, exceto por cancelamento do certame, por conveniência da administração pública ou por decisão judicial.

2.2 ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

2.2.1 A isenção da Taxa de Inscrição será concedida aos candidatos que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com seu pagamento, conforme estabelece o Decreto nº 6.593/2008. Para tanto, o interessado deverá requerer o benefício, no período de 16/04/2014 a 26/04/2014, no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br.

2.2.2 Para pleitear à isenção da Taxa de Inscrição o candidato deverá, cumulativamente, atender aos seguintes requisitos:

a) Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e fornecer o Número de Identificação Social (NIS);

b) Pertencer à família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

2.2.3 É exclusiva do candidato a responsabilidade pela veracidade das informações prestadas à CDP/SUGEP. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 06 de setembro de 1979.

2.2.4 O requerimento de isenção de taxa de inscrição não implica em formalização da inscrição no concurso.

2.2.5 A divulgação preliminar do resultado do julgamento dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será realizada no dia 03/05/2014, através do endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br, e a divulgação final da relação nominal será realizada no dia 12/05/2014.

2.3 REGULARIDADE DO CADASTRO E DO PEDIDO DE INSCRIÇÃO (DOCUMENTO DE REGULARIDADE DE CADASTRO - DRC)

2.3.1 Recebido o formulário de inscrição e realizada a comprovação do pagamento da taxa de inscrição perante o Banco do Brasil ou verificada a concessão do beneficio da isenção da taxa de inscrição, a CDP/SUGEP disponibilizará no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br o Documento de Regularidade de Cadastro - DRC, no qual constarão os dados e informações necessárias para garantir a participação do interessado no concurso, tal como solicitado no Formulário Eletrônico de Inscrição.

2.3.2 O DRC poderá ser visualizado de 26/05/2014 a 30/05/2014, para consulta, conferência de dados e correções ou alterações cadastrais. O acesso ao DRC se dará mediante a identificação do candidato por meio de seu CPF, senha e outros dados.

2.3.3 Caso o seu DRC não esteja disponível no endereço www.sugep.ufrpe.br no dia 26/05/2014, o candidato deverá entrar em contato com o posto de atendimento ao candidato da CDP/SUGEP, pelos telefones (81) 4141-1109 e 4141-1117, para solicitar providências.

2.3.4 Na constatação de erros ou divergências no DRC, o interessado poderá retificar diretamente os dados e as informações prestadas no Formulário Eletrônico de Inscrição, exceto o cargo, no site www.sugep.ufrpe.br, até o dia 30/05/2014.

2.3.5 Caso não haja manifestação por parte do candidato quanto à veracidade e exatidão dos dados cadastrais exibidos no DRC até o dia 30/05/2014, o candidato assumirá, de forma exclusiva, a responsabilidade sobre as informações, não havendo possibilidade de qualquer alteração no cadastro após essa data.

2.4 DOCUMENTO DE COMPROVAÇÃO DE INSCRIÇÃO - DCI

2.4.1 A emissão do Documento de Comprovação de Inscrição - DCI representa o deferimento do pedido de inscrição, fornecendo, dentre outros dados, informações sobre o local de realização das provas Escritas/Objetivas, cargo e condição de concorrente a vaga reservada para as pessoas com deficiência, se for o caso.

2.4.2 O DCI deverá ser impresso a partir do dia 09/06/2014, sob responsabilidade exclusiva do candidato.

2.4.3 A apresentação do DCI, assinado, é condição para ingresso na sala de aplicação das provas.

2.4.4 A inscrição tem caráter condicional, sendo cancelada desde que verificadas falsidades ou inexatidões nas informações prestadas pelo candidato.

3. VAGAS RESERVADAS PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

3.1 Será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) do total de vagas para os cargos constantes nos anexos I, II, III e IV, observado o disposto no art. 5º § 2º da Lei 8.112/1990, aos portadores de deficiência, desde que tal deficiência não os incompatibilizem para o exercício do cargo (Decreto nº 3.298/1999 e Decreto nº 5296/2004).

3.2 Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção.

3.3 Não haverá reserva de vagas às pessoas portadoras de deficiência para os cargos/ lotações que ofereçam menos de cinco vagas (art. 5.º, § 2.º da Lei 8.112/1990).

3.4 Para concorrer às vagas reservadas, a pessoa portadora de deficiência deverá declarar esta condição no ato da inscrição (art. 40 §§ 1º e 2º, do Decreto nº 3.298/1999).

3.5 É facultada a pessoa portadora de deficiência atendimento especial para a realização das provas Escritas/Objetivas, desde que o requeira à CDP/SUGEP, em seu posto de atendimento ao candidato, sito a Rua Monsenhor Silva, 45, Madalena/Recife-PE, CEP - 50.610- 360 até às 17h do dia 30/05/2014 (art. 40, §§ 1º e 2º, do Decreto nº 3.298/99). Anexado ao requerimento, o candidato deverá apresentar laudo médico recente (máximo de 90 dias), com indicação do tipo de deficiência do qual é portador (CID-10) e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado.

3.6 A CDP/SUGEP não se responsabilizará por atendimento especial ao candidato que não o requerer na forma e prazo previsto no item 3.5.

3.7 Na hipótese de aprovação e classificação de candidato portador de deficiência, este deverá submeter-se à perícia médica promovida por Junta Médica da UFRPE, a qual caberá decisão terminativa, para fins de verificação da compatibilidade da deficiência com o exercício do cargo para o qual logrou aprovação.

3.8 O candidato deverá comparecer à perícia Médica munido de laudo médico original recente ou cópia autenticada, emitido nos últimos noventa dias, atestando a espécie, o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), e a provável causa da deficiência.

3.9 As vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência que não forem providas por falta de candidatos, ou reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação para o respectivo cargo/ lotação.

3.10 A publicação do resultado final do concurso será realizada em duas listas, uma com a pontuação de todos os candidatos e outra com a pontuação dos candidatos portadores de deficiência.

3.11 As pessoas portadoras de deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, quanto ao conteúdo das provas, à avaliação, aos critérios de aprovação, horários, locais de aplicação das provas e à nota mínima exigida.

4. PROVAS

4.1 As provas Escritas/Objetivas serão realizadas em Recife/PE, Garanhuns/PE e Serra Talhada/PE, conforme lotação do cargo escolhido nos anexos I, II, III e IV, exceto os cargos com lotação na Unidade do Cabo de Santo Agostinho que realizarão suas provas em Recife/PE.

4.2 No DCI será informado o local, a cidade conforme opção na inscrição, a data e o horário das Provas Escritas/Objetivas. Na ocorrência de alteração nas datas, horários e locais, essa será objeto de prévia comunicação por Edital, no site www.sugep.ufrpe.br.

4.3 O candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento sobre o local, data e horário de provas como justificativa de sua ausência.

4.4 Em nenhuma hipótese, o candidato poderá prestar prova fora da data, horário, cidade e local predeterminados pela organização do concurso.

4.5 O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso.

4.6 O ingresso do candidato na sala de aplicação de provas se dará mediante apresentação de documento oficial de identidade. São considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pela Secretaria de Defesa Social ou órgão equivalente, pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (modelo com foto). Para validação como documento de identidade, o documento deve encontrar-se no prazo de validade.

4.7 Caso o candidato não apresente no dia de realização da prova documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá estar de posse de documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial (B.O).

4.8 Quando a ocorrência policial não registrar o prazo de validade, considerar-se-á válido, para efeitos do presente Edital, quando expedido até 30 (trinta) dias antes da data de realização da Prova.

4.9 Caso a Coordenação de Aplicação julgue necessário, inclusive no caso de apresentação de ocorrência policial (B.O) dentro do prazo de validade, será realizada identificação especial no candidato, mediante coleta de sua assinatura e impressões digitais, além da possibilidade do devido registro de imagem para segurança do certame.

4.10 Não serão aceitos como documentos de identidade, dentre outros: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras ou crachás funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, além dos documentos fora do prazo de validade.

4.11 Por ocasião da aplicação da prova, o candidato que não apresentar documento de identidade válido (original) ou documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial (conforme itens 4.7 e 4.8.) não poderá realizá-la, sendo automaticamente excluído do concurso.

4.12 O candidato que estiver portando telefone celular, mesmo que desligado, BIP, relógio, protetor auricular, walkman, gravador ou qualquer outro transmissor/receptor de mensagens deverão entregar antes de ingressar na sala de aplicação das provas, todos os equipamentos eletrônicos e/ou materiais não permitidos para guarda em envelope de segurança (não reutilizável), fornecido pela banca de fiscalização, o qual deverá permanecer lacrado durante toda a realização das provas e somente poderá ser aberto após o examinando deixar o local de provas, assim entendido como a maior área possível das dependências físicas, sob a jurisdição da banca de fiscalização, na qual se realizam as provas, sob pena de eliminação do concurso.

4.13 Durante a realização das provas é vedada a consulta ou comunicação entre candidatos, utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro transmissor/receptor de mensagens, relógios, equipamentos eletrônicos e similares, sob pena de eliminação do candidato no concurso. É vedado também ao candidato o uso durante a prova de chapéu, boné, touca ou equivalente.

4.14 Os candidatos não terão acesso às salas de provas portando armas. Em caso de candidato policial ou agente de segurança que se apresentar armado, este deverá entregar sua arma ao Chefe de Prédio para guarda temporária em invólucro próprio.

4.15 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas, com antecedência de 60 (sessenta) minutos do horário fixado no Documento Confirmação de Inscrição e aferido segundo hora válida para a cidade do Recife, munido de caneta esferográfica transparente de tinta preta ou azul, DCI e carteira de identidade. Os candidatos não terão acesso aos locais de Provas sem os documentos mencionados.

4.16 Não haverá segunda chamada ou repetição das provas.

5. PROVAS ESCRITAS/OBJETIVAS

5.1 Todos os candidatos se submeterão à Prova Escrita/Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, elaborada de acordo com o programa constante do anexo VI, no dia 15/06/2014, em local e horário constantes no DCI.

5.2 Para os cargos de nível de Classificação E, a prova constará de 64 (sessenta e quatro) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, dentre as quais apenas uma é a correta, valendo cada questão 1,5625 (um vírgula cinco meia dois cinco) pontos, conforme tabela a seguir:

CARGOS

COMPOSIÇÃO DA PROVA

QUANTIDADE DE QUESTÕES

Arquivista
Engenheiro/Área: Eletrônico
Médico/Área: Clínico Geral
Psicólogo
Secretário Executivo
Técnico Desportivo

PORTUGUÊS

14

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

05

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SERVIDOR PÚBLICO

05

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

40

5.3 Para os cargos de nível de Classificação D, a prova constará de 64 (sessenta e quatro questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, dentre as quais apenas uma é correta, valendo cada questão 1,5625 (um vírgula cinco meia dois cinco) pontos, conforme tabela a seguir:

CARGOS

COMPOSIÇÃO DA PROVA

QUANTIDADE DE QUESTÕES

Técnico de Laboratório/Área: Análises Clínicas

PORTUGUÊS

14

Técnico de Laboratório/Área: Análise Fitossanitária

Técnico de Laboratório/Área: Genética

Técnico de Laboratório/Área: Histologia

Técnico de Laboratório/Área: Histopatologia

Técnico de Laboratório/Área: Microbiologia

MATEMÁTICA

05

Técnico de Laboratório/Área: Micro-informática

Técnico de Laboratório/Área: Química

Técnico de Laboratório/Área: Solos

Técnico de Tecnologia da Informação

Técnico em Arquivo

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

05

Técnico em Contabilidade

Técnico em Edificações

Técnico em Eletrônica

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Enfermagem

Técnico em Mecânica

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

40

Técnico em Química

Técnico em Refrigeração

Técnico em Saneamento

Técnico em Secretariado

Técnico em Segurança do Trabalho

5.4 A Prova Escrita/Objetiva terá duração de 3h30m (três horas e trinta minutos).

5.5 Após resolver as questões da Prova, o candidato deverá marcar as respostas na Folha de Respostas, que se constitui em documento oficial de correção, servindo o caderno de prova apenas como rascunho e sem nenhum valor.

5.6 São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas. São consideradas marcações incorretas: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada e campo de marcação não preenchido integralmente.

5.7 Ao término do exame o candidato devolverá aos fiscais de sala a Folha de Respostas e o Caderno de Provas.

5.8 Os 03 (três) últimos candidatos só poderão deixar a sala de prova juntos, quando todos tiverem concluído ou a mesma se tenha encerrado, e deverão assinar a ata de prova confirmando que foram os últimos candidatos a terminarem o concurso naquela sala. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação das provas, deverá assinar um termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 02 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo Chefe de Prédio.

5.9 O candidato só poderá sair da sala de prova 02 (duas) horas após o seu início, sob pena de eliminação do certame.

5.10 Será atribuída à Prova nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

5.11 A divulgação dos gabaritos das Provas Escritas/Objetivas será no dia 15/06/2014 através da internet no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br.

6. RECURSOS

6.1 Serão admitidos recursos à relação nominal preliminar de isentos da taxa de inscrição, por escrito e devidamente fundamentado, em formulário próprio e protocolado no posto de atendimento ao candidato, sito a Rua Monsenhor Silva, 45, Madalena/Recife-PE, CEP - 50.610-360, nos dias 05/05/2014 e 06/05/2014, no horário das 08h às 12h e 13h às 17h.

6.2 As decisões dos recursos à relação nominal preliminar de isentos da taxa de inscrição serão divulgadas juntamente com a Relação Nominal Final de Isentos, no site www.sugep.ufrpe.br, no dia 12/05/2014.

6.3 Serão admitidos recursos aos gabaritos da Prova Escrita/Objetiva, por escrito e devidamente fundamentados, tendo por objeto, exclusivamente, a impugnação de questões por má formulação ou impertinência em relação ao programa da Prova Escrita/Objetiva.

6.4 Os recursos aos gabaritos da Prova Escrita/Objetiva deverão ser encaminhados em formulário padrão, disponibilizado pela CDP/SUGEP. Os formulários preenchidos com o recurso deverão ser protocolados, em seu posto de atendimento ao candidato, sito a Rua Monsenhor Silva, 45, Madalena/Recife-PE, CEP - 50.610-360, nos dias 16/06/2014 e 17/06/2014, no horário das 08h às 12h e 13h às 17h.

6.5 Não serão admitidos recursos enviados via fax ou pela internet, bem como os protocolados intempestivamente.

6.6 Se do exame dos recursos resultar anulação de questão na prova Escrita/Objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos presentes à correspondente prova, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

6.7 As decisões dos recursos aos gabaritos da Prova Escrita/Objetiva serão divulgadas, no site www.sugep.ufrpe.br, juntamente com o resultado preliminar da Prova Escrita/Objetiva, no dia 24/06/2014.

6.8 Serão admitidos recursos ao resultado preliminar da Prova Escrita/Objetiva, por escrito e devidamente fundamentada.

6.9 Os recursos ao resultado preliminar deverão ser encaminhados em formulário padrão, disponibilizado pela CDP/SUGEP. Os formulários preenchidos com o recurso deverão ser protocolados, em seu posto de atendimento ao candidato, sito a Rua Monsenhor Silva, 45, Madalena/Recife-PE, CEP - 50.610-360, nos dias 25/06/2014 e 26/06/2014, no horário das 08h às 12h e 13h às 17h.

6.10 As decisões dos recursos ao resultado preliminar da Prova Escrita/Objetiva serão divulgadas, no site www.sugep.ufrpe.br, juntamente com o resultado final da Prova Escrita/Objetiva, no dia 28/06/2014.

7. ELIMINAÇÃO

7.1 Será eliminado do Concurso o candidato que:

a) faltar à prova Escrita/Objetiva, ou a ela comparecer após data e o horário especificado no DCI;

b) não atender o que especifica os itens 4.12 e 4.13 deste Edital;

c) durante a realização das provas, for surpreendido comunicando-se com outro candidato, ou terceiros, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro processo;

d) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorrido o tempo mínimo estabelecido para permanência na sala;

e) não devolver, integralmente, o material de prova recebido dos aplicadores;

f) não obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos na Prova Escrita/Objetiva;

g) apresentar declaração falsa quando de sua inscrição, a ausência de qualquer dos requisitos deste Edital, restando anulados todos os atos do concurso a eles pertinentes.

8. APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

8.1 Serão aprovados os candidatos não eliminados e classificados, por ordem decrescente de argumento de classificação, dentro dos quantitativos máximos indicados nos anexos I, II, III e IV, conforme artigo 16 § 3º do Decreto nº 6944/2009.

8.2 O argumento de classificação para todos os Cargos será a pontuação obtida na Prova Escrita/Objetiva.

8.3 Ocorrendo empate de pontos, na aprovação, a classificação será definida segundo os seguintes critérios sucessivamente:

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;

b) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de conhecimentos específicos;

c) tiver maior idade;

d) ter exercido a função de jurado de acordo com art. 440 do Processo Penal - Decreto Nº 3.889, de 30 de outubro de 1941;

8.4 Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o item 8.1, ainda que tenham atingido a nota mínima serão considerados reprovados no concurso, conforme artigo 16 § 1º do Decreto nº 6944/2009.

8.5 O resultado final do concurso será homologado pela UFRPE, através da publicação no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br, até o dia 04/07/2014.

9. PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

O concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da publicação no Diário Oficial da União da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFRPE.

10. REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

10.1 São requisitos para investidura no cargo:

a) aprovação e homologação no Concurso;

b) ter nacionalidade brasileira ou portuguesa no gozo do Estatuto da Igualdade (Decreto nº. 70.436/1972);

c) estar quite com as obrigações eleitorais, e com as obrigações militares (para os do sexo masculino);

d) contar com a idade mínima de 18 (dezoito) anos, completos, na data da posse;

e) contar, na data da posse, com os requisitos para ingresso, constantes nos anexos I, II, III e IV;

f) estar inscrito em órgão fiscalizador da profissão;

g) não perceber proventos de aposentadoria inacumuláveis com vencimentos (art. 40, § 6.º, da CF/88);

h) não acumular cargo, emprego ou função pública, exceto aqueles permitidos em lei, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse determinada no § 1º do artigo 13 da Lei nº. 9.527/1997;

i) não ter sofrido penalidade que o impossibilite de exercer cargo público (art. 137, da Lei nº 8.112/1990);

j) apresentar declaração de bens, atualizada na data da posse;

k) submeter-se à avaliação pelo serviço médico da UFRPE objetivando a comprovação de aptidão, física e mental, para o exercício do cargo;

l) Registro no Conselho de Classe ou no DRT.

10.2 Os documentos comprobatórios dos requisitos listados no item 11.1 serão exigidos dos candidatos quando convocados para posse.

10.3 Outros documentos poderão ser solicitados a interesse da administração.

10.4 Os candidatos nomeados que não tomarem posse no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação de sua nomeação no DOU, terá o ato de nomeação tornado sem efeito, observado o art. 13 da Lei 8.112/1990.

11. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS

A descrição sumária das atribuições dos cargos previstos neste Edital constam no anexo V.

12. REGIME DE TRABALHO

12.1 Os candidatos empossados nos cargos previstos nos anexos I, II, III e IV, serão lotados em qualquer Unidade do Campus para o qual fizeram opção no momento da inscrição, com exercício nos turnos da manhã, tarde e noite, a critério exclusivo da administração.

12.2 Os candidatos empossados nos cargos previstos nos anexos I, II, III e IV, ficarão sujeitos ao Regime de Trabalho de 40 horas semanais, exceto para o cargo previsto no subitem 12.3.

12.3 Os candidatos empossados no cargo de Médico/Área ficarão sujeitos ao Regime de Trabalho de 20 horas semanais.

13. REMUNERAÇÃO

13.1 Cargos de nível de Classificação D, Nível de Capa-citação I, Padrão I: vencimento básico de R$ 2.039,89 (dois mil, trinta e nove reais e oitenta e nove centavos).

13.2 Cargos de nível de Classificação E, Nível de Capa-citação I, Padrão I: vencimento básico de R$ 3.392,42 (três mil, trezentos e noventa e dois reais e quarenta e dois centavos).

14. DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 O candidato deverá observar, rigorosamente, o Edital e Comunicados e Avisos Oficiais complementares ao presente Edital e a sua inscrição representará integral concordância a tais estipulações.

14.2 A organização do concurso fará divulgar, sempre que necessário, normas complementares ao presente Edital, Comunicados e Avisos Oficiais, no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br e/ou no Diário Oficial da União.

14.3 É de responsabilidade do candidato manter os seus dados atualizados para viabilizar os contatos necessários. Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato) constantes na inscrição, durante a execução do concurso, o candidato deverá dirigir-se a CDP/SUGEP, em seu posto de atendimento ao candidato, sito a Rua Monsenhor Silva, 45, Madalena/Recife-PE, CEP - 50.610-360. Posteriormente, à sede da UFRPE, no Campus de Dois Irmãos, Recife-PE.

14.4 Por razões de segurança do concurso, a CDP/SUGEP poderá filmar, fotografar ou colher impressão digital dos candidatos, quando da realização das provas.

14.5 O servidor que vier a ocupar o cargo objeto deste concurso só poderá ser redistribuído ou removido após 05 anos de permanência no local de lotação, exceto em caso previstos em lei específica.

14.6 Não será fornecido ao candidato documento comprobatório de classificação no concurso, valendo para esse fim, a publicação da homologação do concurso no DOU.

14.7 Os casos omissos serão resolvidos pela CDP/SUGEP através da Comissão Executora.

14.8 O expediente do posto de atendimento ao candidato da CDP/SUGEP se desenvolve entre 08h às 12h e 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira.

MARIA JOSÉ DE SENA

ANEXO I

VAGAS PARA O CAMPUS DE DOIS IRMÃOS - RECIFE/PE COM EXERCÍCIO EM QUAISQUER DE SUAS UNIDADES E

SUBUNIDADES(*)

CÓDIGO DO CARGO

CARGO

CLASSE

REQUISITOS PARA INGRESSO (Conforme Lei 11.091/2005)

VAGAS OFERTADAS (*)

MÁXIMO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS (**)

ESCOLARIDADE

OUTROS

VCG

PCD

NÃO DEF

D E F.

01

Técnico de Tecnologia da Informação

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

02

Técnico em Arquivo

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

03

Técnico em Edificações

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

04

Técnico em Química

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

05

Técnico em Laboratório/ Área: Análise Fitossanitária

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

06

Técnico em Laboratório/ Área: Genética

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

07

Técnico em Laboratório/ Área: Química

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

08

Técnico em Laboratório/ Área: Microinformática

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

09

Técnico em Laboratório/ Área: Microbiologia

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

10

Técnico em Segurança do Trabalho

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

11

Arquivista

E

Curso superior em Arquivologia

-

1

-

5

-

12

Secretário Executivo

E

Curso Superior em Letras ou Secretariado Executivo Bilíngüe

-

1

-

5

-

13

Técnico Desportivo

E

Curso Superior em Educação Física

-

1

-

5

-

(*) Campus de Dois Irmãos- inclui unidades acadêmicas e administrativas situadas no Recife e suas subunidades: Colégio Agrícola Dom Agostinho IKAS (CODAI) - Município São Lourenço da Mata; Estação Experimental de Cana-de-açúcar - Município de Carpina; Estação Experimental de Pequenos Animais - Município de Carpina e Estação Ecológica de Tapacurá - Município São Lourenço da Mata.
(**) Total de vagas inclui a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e vagas destinadas à concorrência geral (VCG).
(***) Anexo II do Decreto nº. 6.944/2009, de 21 de agosto de 2009.

OBS.: O candidato aprovado, nomeado e empossado estará sujeito ao exercício profissional em quaisquer das unidades ou subunidades vinculadas ao campus de Dois Irmãos.

ANEXO II

VAGAS PARA O CAMPUS DE GARANHUNS/PE E SUAS UNIDADES(*)

CÓDIGO DO CARGO

CARGO

CLASSE

ESCOLARIDADE MÍNIMA (Conforme Lei 11.091/2005)

VAGAS OFERTADAS (**)

MÁXIMO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS (***)

ESCOLARIDADE

OUTROS

VCG

PCD

NÃO DEF

D E F.

14

Técnico em Edificações

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

15

Técnico de Laboratório/ Área: Análise Clínicas

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

16

Técnico de Laboratório/ Área: Solos

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

17

Técnico de Laboratório/ Área: Histopatologia

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

18

Técnico em Refri- geração

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

(*) Campus de Garanhuns- unidades acadêmicas ou administrativas e Clínica de Bovinos de Garanhuns.
(**) Total de vagas inclui a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e vagas destinadas à concorrência geral (VCG).
(***) Anexo II do Decreto nº. 6.944/2009, de 21 de agosto de 2009.

OBS.: O candidato aprovado, nomeado e empossado estará sujeito ao exercício profissional em quaisquer das suas unidades vinculadas ao campus de Garanhuns.

ANEXO III

VAGAS PARA O CAMPUS DE SERRA TALHADA/PE, COM EXERCÍCIO EM QUAISQUER DE SUAS UNIDADES E SUBUNIDADES(*)

CÓDIGO DO CARGO

CARGO

CLASSE

ESCOLARIDADE MÍNIMA (Conforme Lei 11.091/2005)

VAGAS OFERTADAS (**)

MÁXIMO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS (***)

ESCOLARIDADE

OUTROS

VCG

PCD

NÃO DEF

D E F.

19

Técnico em Edificações

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

20

Técnico de Laboratório/Área: Histologia

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

21Técnico de Laboratório/Área: QuímicaDMédio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área- 2- 9-
22Técnico em RefrigeraçãoDMédio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área- 1- 5-
23Técnico em Segurança do TrabalhoDMédio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico- 1- 5-
24Médico/ Área: Clínico GeralECurso Superior em Medicina- 1- 5-
25PsicólogoECurso Superior em Psicologia- 1- 5-

(*) Campus de Serra Talhada- inclui todas as suas unidades acadêmicas ou administrativas situadas em Serra Talhada e suas subunidades: Estação Experimental de Agricultura Irrigada de Parnamirim- Município de Parnamirim e Estação Experimental de Solos, Irrigação e Drenagem de Ibimirim - Município de Ibimirim.
(**) Total de vagas inclui a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e vagas destinadas à concorrência geral (VCG).
(***) Anexo II do Decreto nº. 6.944/2009, de 21 de agosto de 2009.

OBS.: O candidato aprovado, nomeado e empossado estará sujeito ao exercício profissional em quaisquer das unidades ou subunidades vinculadas ao campus de Serra Talhada.

ANEXO IV

VAGAS PARA O CAMPUS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE, COM EXERCÍCIO EM QUAISQUER DE SUAS UNIDADES(*)

CÓDIGO DO CARGO

CARGO

CLASSE

ESCOLARIDADE MÍNIMA (Conforme Lei 11.091/2005)

VAGAS OFERTADAS (**)

MÁXIMO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS (***)

ESCOLARIDADE

OUTROS

VCG

PCD

NÃO DEF

D E F.

26

Técnico de Tecnologia da Infor- mação

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

27

Técnico em Contabilidade

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

2

-

9

-

28

Técnico em Edificações

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

29

Técnico em Eletrônica

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

30

Técnico em Eletrotécnica

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

31

Técnico em Enfermagem

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

32

Técnico em Química

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

33

Técnico em Laboratório/ Área: Química

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

34

Técnico em Laboratório/ Área: Microinformática

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

35

Técnico em Mecânica

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

36

Técnico em Refrigeração

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

2

-

9

-

37

Técnico em Saneamento

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

 

1

-

5

 

38

Técnico em Secretariado

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

7

1

29

5

39

Técnico em Segurança do Trabalho

D

Médio Profissionalizante completo na área ou Médio completo + curso Técnico na área

-

1

-

5

-

40

Engenheiro/ Área: Eletrônico

E

Engenharia Elétrica com habilitação em Eletrônica

-

1

-

5

-

(*) Campus do Cabo de Santo Agostinho - inclui todas as suas unidades acadêmicas ou administrativas situadas em Cabo de Santo Agostinho.
(**) Total de vagas inclui a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e vagas destinadas à concorrência geral (VCG).
(***) Anexo II do Decreto nº. 6.944/2009, de 21 de agosto de 2009.

OBS.: O candidato aprovado, nomeado e empossado estará sujeito ao exercício profissional em quaisquer das unidades ou subunidades vinculadas ao campus do Cabo de Santo Agostinho.

ANEXO V

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - D

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ARQUIVO

Auxiliar especialistas das diversas áreas, nos trabalhos de organização, conservação, pesquisa e difusão de documentos e objetos de caráter histórico, artístico, científico e literário ou de outra natureza. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Identificar documentos e informações, atender à fiscalização; executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial; realizar controle patrimonial. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Realizam levantamentos topográficos e planialtimétricos. Desenvolvem e legalizam projetos de edificações sob supervisão de um engenheiro civil; planejam a execução, orçam e providenciam suprimentos e supervisionam a execução de obras e serviços. Treinam mão-de-obra e realizam o controle tecnológico de materiais e do solo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Executar sob a supervisão superior, trabalho técnico de manutenção, produção, aperfeiçoamento e instalação de máquinas, aparelhos e equipamentos eletrônicos.

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Planejar atividades do trabalho. Elaborar estudos e projetos. Participar no desenvolvimento de processos. Realizar projetos. Operar sistemas elétricos e executar manutenção. Aplicar normas e procedimentos de segurança no trabalho. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuar em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas; prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; desempenhar tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental, o qual passa ao cirurgião; organizar ambiente de trabalho, dar continuidade aos plantões. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM MECÂNICA

Executar projetos e instalar máquinas e equipamentos; planejar e realizar manutenção; desenvolver processos de fabricação e montagem. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM QUÍMICA

Executar ensaios físico-químicos, participar do desenvolvimento de produtos e processos, da definição ou reestruturação das instalações industriais; supervisionar operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção, operar máquinas e/ou equipamentos e instalações produtivas, em conformidade com normas de qualidade, de boas práticas de manufatura, de biossegurança e controle do meio-ambiente. Interpretar manuais, elaboram documentação técnica rotineira e de registros legais. Podem ministrar programas de ações educativas e prestar assistência técnica. Todas as atividades são desenvolvidas conforme os limites de responsabilidade técnica, previstos em lei. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO

Avaliar e dimensionar locais para instalação de equipamentos de refrigeração, calefação e ar-condicionado. Especificar materiais e acessórios e instalar equipamentos de refrigeração e ventilação. Instalar ramais de dutos, montar tubulações de refrigeração, aplicar vácuo em sistemas de refrigeração. Carregar sistemas de refrigeração com fluido refrigerante. Realizar testes nos sistemas de refrigeração. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM SANEAMENTO

Organizar, orientar e controlar trabalhos de caráter técnico referentes às obras de saneamento básico em áreas urbanas e rurais, orientando-se por plantas, esquemas e especificações técnicas, para colaborar na execução, conservação e reparo das mencionadas obras.

TÉCNICO EM SECRETARIADO

Executar serviços de secretaria e escritório com a finalidade de assegurar e agilizar o fluxo dos trabalhos administrativos junto à chefia da unidade.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho(SST); realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - E

ARQUIVISTA

Organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, criar projetos de museus e exposições, organizar acervos; dar acesso à informação, conservar acervos; preparar ações educativas e culturais, planejar e realizar atividades técnico-administrativas, orientar implantação de atividades técnicas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO/ÁREA

Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica.

MÉDICO / ÁREA

Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PSICÓLOGO

Estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação. Diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura. Investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes. Desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e Coordenar equipes e atividades de área e afins.Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Utilizar recursos de Informática.

SECRETÁRIO EXECUTIVO

Assessorar direções, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências; atender usuários externos e internos; organizar eventos e viagens e prestar serviços em idioma estrangeiro. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DESPORTIVO

Ensinar os princípios de técnica de ginástica, jogos e outras atividades esportivas; fazer a orientação da prática das mesmas, cuidando da aplicação dos regulamentos perante as competições e provas desportivas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ANEXO VI

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS ESCRITAS/ OBJETIVAS

CONHECIMENTOS BÁSICOS

PORTUGUÊS: PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - D e E.

Interpretação de textos, em prosa e de textos poéticos, para identificar: O tema central do texto; Informações ou ideias presentes no texto; Relações de causa, tempo, fim, comparação, conclusão, adição e outras entre orações, períodos ou parágrafos; Relações de sentido entre as palavras (sinônimos e antônimos). Ortografia, acentuação de palavras. Recursos do sistema de pontuação: vírgula, dois pontos, travessão, reticências, ponto final e pontos de exclamação e interrogação; Flexão de gênero, número e grau do substantivo e do adjetivo; Conjugação de verbos regulares e irregulares; Conjunção; Concordância e regência: verbal e nominal; Crase; Sentido de radicais, prefixos e sufixos.

MATEMÁTICA: PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - D.

Conjunto de números naturais, inteiros, racionais e reais. Sistema legal de unidade de medida. Razão e Proporção, Grandezas proporcionais, Média Aritmética, Média Ponderada, Regra de Três Simples e Composta. Juros simples e compostos. Porcentagem e desconto simples. Unidades de medidas - Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa, ângulo e tempo. Transformações das unidades de medidas. Cálculo algébrico - Operações com expressões algébricas. Produtos notáveis. Cálculo de potências e de radicais. Expoentes negativos e fracionários. Geometria plana - Conceitos básicos. Paralelismo e perpendicularismo. Semelhança e congruência de figuras planas. Triângulos e polígonos. Circunferência e círculo. Relações métricas em triângulos, círculos e polígonos regulares. Área de polígonos. Área do círculo e de figuras circulares. Geometria no espaço - Conceitos primitivos e postulados fundamentais. Planos perpendiculares. Projeção ortogonal. Distâncias. Estudo e cálculo de áreas e volumes dos sólidos: prisma, pirâmide, cilindro, cone (e respectivos troncos) e esfera. Princípio de Cavalieri.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - D e E.

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Open Office). Noções de sistema operacional (ambiente Windows 7). Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Programas de navegação: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer. Sítios de busca e pesquisa na Internet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Segurança da informação: procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus,firewall, antispyware etc.). Procedimentos de backup.

LEGISLAÇÃO APLICADA AO SERVIDOR PÚBLICO PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E.

Lei nº 8.112,de 11/12/1990 alterada pela Lei nº 9.527,de 10/12/1997. Cargo: Provimento, Nomeação, Posse, Estagio Probatório, Vacância, Readaptação, Reversão, Reintegração, Recondução, Remoção, Redistribuição. Vantagens: Vencimento, Remuneração, Adicional de Insalubridade, Adicional de Periculosidade, Adicional por Serviço Extraordinário, Adicional Noturno, Adicional de Ferias, Gratificação Natalina, Ferias. Licenças: Por Motivo de Doença em Pessoa da Família, Por Motivo de Afastamento do Cônjuge, Para o Serviço Militar, Para a Atividade Política, Para Capacitação, Para Tratar de Interesses Particulares, Para Desempenho de Mandato Classista. Afastamentos: Para servir a outro Órgão ou Entidade, Para Exercício de Mandato Eletivo, Para Estudo ou Missão no Exterior. Tempo de Serviço. Direito de Petição. Regime Disciplinar: Deveres, Proibições, Acumulação, Responsabilidades e Penalidades. Seguridade Social do Servidor - Benefícios: Auxilio Natalidade, Licença Para Tratamento de Saúde, Licença a Gestante, Licença a Adotante, Licença Paternidade, Licença por Acidente em Serviço, Pensão, Auxilio Funeral, Auxilio Reclusão, Aposentadoria. Código de Ética Profissional do Servidor Publico Federal - Decreto nº 1171, de 22/06/1994.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: ANÁLISES CLÍNICAS

Realizar coleta de amostras biológicas (sangue, linfa, secreções); Conservação e armazenamento de amostras biológicas; Triagem e centrifugação de espécimes biológicos para obtenção de soro, plasma e sobrenadantes; Anticoagulantes usados, suas finalidades e características; Preparar, calibrar, passar soros controles e operar os diversos equipamentos do laboratório; Preparação, conservação e acondicionamento de soluções, reagentes e meios de cultura, realizar pesagens e semeios dos diversos espécimes biológicos; Principais meios de cultura, provas biológicas de identificação bacteriana e teste de sensibilidade a antibióticos; Técnicas de coloração para hematologia e microbiologia; Exames hematológicos: contagens automatizadas dos componentes sanguíneos (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas), índices hematimétricos, teste de falcização das hemácias, células L.E., reticulócitos e VSH; Hemostasia: tempo de protrombina, tempo de tromboplastina parcial ativada, fibrinogênio; Imunohematologia: sistemas ABO e Rh, técnicas de classificação sanguínea com provas direta e reversa, pesquisa de anticorpo irregular (P.A.I.), Coombs direto e indireto; Imunologia Clínica: reações de precipitação, aglutinação, floculação, fixação do complemento e imunofluorescência; Princípios bioquímicos: provas de função hepática, renal, perfil lipídico, cardíaco e diabetes; Hormônios, marcadores tumorais e hepatites; Uroanálises: análise dos caracteres físicos e elementos químicos constituintes de amostras normais e patológicas; Parasitologia humana: principais métodos para pesquisa de parasitas intestinais. Protozoários e helmintos: características morfológicas e ciclo evolutivo; Normas de biossegurança.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: ANÁLISE FITOSSANITÁRIA

Biossegurança: Noções de segurança química em laboratório, equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e prevenção de acidentes, Manuseio, armazenamento e descarte de agentes químicos, utilização segura de substâncias químicas (segurança química e fatores de risco). Conhecimentos básicos de equipamentos, instrumentos e vidrarias de uso rotineiro em laboratórios. Boas Práticas de Laboratório (Regras e Gerenciamento) e Biossegurança. Esterilização e Desinfecção: Conceitos de esterilização e desinfecção e assepsia. Escolha do método de controle de microrganismo. Métodos físicos e químicos de esterilização. Métodos físicos e químicos de desinfecção. Conhecimentos básicos sobre ferrugens, antracnoses, oídios, míldios, muchas-vasculares, bacterioses, viroses e nematoses de culturas importantes para o nordeste brasileiro. Reconhecimento das ordens de importância agrícola - coleóptera, díptera, hymenoptera, lepdoptera, isóptera, hemíptera, orthióptera e tysanoptera, baseando-se em formas adultas e imaturas, danos e injúrias. Classificação e preparo de meios de cultura usados em fitopatologia. Isolamento de fitopatógenos: amostragem, extração e inoculação de fitonematóides. Testes sorológicos e biológicos usados na identificação de fitovírus. Curadoria de coleção entomológicas: coleta, preparação, montagem e conservação de insetos. Manejo integrado de pragas: amostragem convencional e sequencial de insetos, níveis de danos econômicos e de controle. Receituário agronômico.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: GENÉTICA

A célula: eucariótica e procariótica; Divisão celular: intérfase, mitose e meiose; A reprodução e seus tipos básicos: reprodução assexuada ou agâmica; sexuada ou gâmica; A Genética de Mendel: bases da hereditariedade, monohibridismo simples, 1ª e 2ª Leis de Mendel; Alelos Múltiplos: grupos sanguíneos e fator Rhesus (fator Rh); A Genética Molecular: estrutura e duplicação do DNA; código genético, transcrição e tradução. Organização geral do Laboratório e procedimentos; Como organizar um experimento; Preparo de reagentes e tampões; Cultura de células eucarióticas; Microscopia óptica; Princípios gerais de segurança no trabalho. 12.1 Prevenção e causas dos acidentes trabalho. Princípios de ergonomia no trabalho. Códigos e símbolos específicos de Saúde e Segurança no Trabalho.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: HISTOLOGIA

Métodos de fixação dos tecidos. Procedimentos para desidratação e diafanização dos tecidos fixados. Microtomia. Preparo de soluções utilizadas no processamento de tecidos e de colorações de lâminas histológicas em HE, colorações especiais montagem das laminas histológicas com resina Entellan, manuseio de ácidos e reagentes químicos. Instrumentação laboratorial. Manuseio e conservação. Vidraria e equipamentos de meia complexidade. Microscópios e Microscopia Preparo de soluções. Processos de desdobramento de misturas. Esterilização. Métodos físicos e químicos. Desinfecção e técnicas de assepsia no trabalho histológico. Biossegurança em laboratório. Conduta ética dos profissionais da área de saúde. Princípios gerais de segurança no trabalho. Prevenção e causas dos acidentes trabalho. Princípios de ergonomia no trabalho. Códigos e símbolos específicos de Saúde e Segurança no Tr a b a l h o .

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: HISTOPATOLOGIA

Noções de histologia (reconhecimento de estruturas que compõem os tecidos e órgãos). Técnicas histológicas: Coleta; Fixação; Clivagem; Descalcificação; Processamento; Inclusão; Microtomia; Colorações: Hematoxilina e eosina, Colorações especiais; Artefatos de técnica. Técnicas imunoistoquímicas: Anticorpos; Reagentes; Protocolo de reações imunoistoquímicas; Meios de selagem. Técnicas citológicas: Amostras: Colpocitologia, Líquidos e efusões, Punção aspirativa por agulha fina; Fixação; Processamento; Colorações. Equipamentos e utensílios (identificação, funcionamento, conservação e manutenção preventiva e corretiva): Vidrarias; Instrumentais; Processador automático de tecidos; Estufa; Inclusor; Micrótomo; Criostato; Citocentrífuga; pHâmetro; Pipetas; Destilador. Microscopia: Óptica; Eletrônica; Fluorescência; Confocal. Arquivo: Peças de macroscopia; Lâminas; Blocos. Organização laboratorial: Biossegurança; Ergonomia; Infraestrutura básica de laboratórios.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: MICROBIOLOGIA

Conhecimentos básicos de equipamentos, instrumentos e vidrarias de uso rotineiro em laboratórios. Boas Práticas de Laboratório (Regras e Gerenciamento) e Biossegurança. Esterilização e Desinfecção: Conceitos de esterilização e desinfecção e assepsia. Escolha do método de controle de microrganismo. Métodos físicos e químicos de esterilização. Métodos físicos e químicos de desinfecção. Método de Coloração: Coloração simples (Azul de Metileno) classificação da morfologia e arranjo celular das células bacterianas. Coloração diferencial pelo método de Gram. Classificação das bactérias em Gram positivas e Gram negativas. Coloração diferencial pelo método de Ziehl-Neelsen. Diferenciação das bactérias álcool ácido resistente (BAAR) de bactérias não álcool ácido resistente(BNAAR). Importância da técnica para o diagnóstico da Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium leprae. Técnicas de preparação de lâminas e Microscopia. Preparação, acondicionamento e controle de qualidade dos meios de cultura. Meios de Cultivo Bacteriano: Conceito. Classificação quanto ao estado físico, função e quanto a sua composição. Técnicas de preparação, condições de incubação, estocagem e teste de esterilidade. Isolamento Bacteriano: Técnicas de semeio por esgotamento. Inoculação de microrganismos em meios distribuídos em tubos. Análise de características do cultivo: Morfologia, tamanho, atividade hemolítica e mudança nos meios diferenciais. Análise das características, bioquímicas de bactérias Gram positivas e Gram negativas. Antibiograma (Prova de sensibilidade a Antimicrobianos): Técnicas utilizadas na realização do antibiograma. Fatores de erro na realização do antibiograma. Limitações da técnica de difusão com discos. Controle de qualidade. Interpretação dos resultados. Reações Imunológicas (Antígeno-Anticorpo) no Diagnóstico das Infecções Microbianas: Titulação de anticorpos; Principais Técnicas Imunológicas: Edital publicado no DOU em 09/03/2012 - Pág. 70 a 77 ELISA, Imunocromatografia, Hemaglutinaçåo, Imunodifusão Radial, Reação de Polimerase em Cadeia (PCR), Western Blotting, Imunofluorescência. Acidentes Ocupacionais com Matérias Perfurocortantes Envolvendo os Vírus HIV e os Vírus B e C das Hepatites Virais: Recomendações para Atendimento e Acompanhamento de Exposição Ocupacional a Material Biológico: HIV e Hepatites B e C. Teste Rápido para HIV. Segurança e Controle de Qualidade no Laboratório de Microbiologia Clínica: Requisitos Básicos para Laboratório de Microbiologia. Classificação dos Laboratórios Segundo o Nível de Biossegurança: Nível 1 de Biossegurança (NB-1) ou proteção básica (P1), Nível 2 de Biossegurança (NB-2) ou (P2), Nível 3 de Biossegurança (NB-3) ou (P3) e Nível 4 de Biossegurança (NB-4) ou (P4) 21. 13. Exame Macroscópico e Microscópico das Colônias de Leveduras, Leveduriformes e Filamentosos: Meios de Cultivos usados na Rotina do Diagnóstico Laboratorial dos Fungos. Técnicas de Semeio; Isolamento e Identificação. Técnicas de inoculação de fungos em meios de cultura e verificação das condições de cultivo.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: MICROINFORMÁTICA

Conhecimento de uso e administração dos sistemas operacionais Windows e Linux. Conhecimento de uso e administração de aplicativos básicos de automação de escritório (MSOffice e OpenOffice (Libre)). Compartilhamento de impressoras no Windows. Internet e Intranet: conceitos, programas de navegação e correio eletrônico. Montagem e manutenção de computadores (desktop). Configuração de redes sem fio (noções de WEP, WPA E WPA Enterprise). Conhecimento de uso e administração de aplicativos básicos de automação de escritório (OpenOffice e MSOffice). Noções básicas de sistemas de arquivos, dispositivos de entrada e saída, compartilhamento de recursos (discos e impressoras). Conceitos básicos de arquitetura de computadores, Hardware e Software, componentes de computador e periféricos. Redes de computadores: conceitos, tipos e abrangência; Topologias lógicas e físicas, arquitetura TCP/IP, utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Segurança da informação: segurança física e lógica, Firewall do Windows. Sistemas computacionais: Organização e arquitetura de computadores; Componentes de um computador: CPU, Memória, Barramento, Dispositivos de E/S; Ciclo de execução de instrução, pipeline; Sistemas de numeração e representação de dados; Sistemas operacionais: Fundamentos, escalonamentos de processos, threads, gerenciamento de memória (paginação e segmentação), modelos de entrada e saída, sistemas de arquivos. Ambiente Operacional Corporativo: Ambiente Linux - Conceitos de Kernel e Shell; Sistema de arquivos: manipulação de arquivos e diretórios, permissão e acesso a arquivos. Ambiente Windows Vista, Windows 7 e Windows 8; Segurança em rede Windows: Autenticação, Permissões, Atribuições administrativas, Domínios, unidades organizacionais, comunicações seguras entre clientes e servidores Windows; Diretório de Serviços Active Directory, planejamento, convenção de nomes, autoridades administrativas, administração de contas de usuários e grupos. Comunicação de dados (abrangência, topologias e principais meios de transmissão: par trançado, fibra ótica e redes sem fio); Cabeamento estruturado; Modelo de referência OSI; Modelo TCP/IP; Protocolos de transporte TCP e UDP; Endereçamento Ipv4 e Ipv6; Protocolo ICMP; Conceitos de SMTP, IMAP e POP3; Serviços e principais utilitários TCP/IP; Padrão IEEE 802; Elementos ativos de rede (HUBS, Switches, Roteadores etc.); Arquiteturas ponto a ponto e clientes/servidor; Conceitos de Intranet e Internet; Conceitos VOIP; Conceitos de criptografia simétrica e assimétrica; Assinatura digital, certificados digitais (SSL); Firewall, NAT, Proxy e Redes privativas (VPN); Configuração do sistema operacional para conectividade T C P / I P.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: QUÍMICA

Biossegurança: Noções de segurança química em laboratório, equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e prevenção de acidentes, Manuseio, armazenamento e descarte de agentes químicos, utilização segura de substâncias químicas (segurança química e fatores de risco). Técnicas Básicas de Laboratório: Equipamentos básicos e vidrarias de laboratório, métodos de separação (filtração, destilação e extração), técnica de aquecimento, limpeza de materiais de laboratório, montagem de aparelhagem de laboratório para análises físicas e químicas, pesagem e balança analítica, uso dos aparelhos volumétricos e influência da temperatura. Soluções: Unidades de concentração, preparação, diluição, padronização e armazenamento de soluções. Análises Químicas: Técnicas de volumetria, análises gravimétricas, medidas de densidade e temperatura. Métodos Potenciométricos: Calibração e funcionamento de peagâmetro (pHmetro). Química orgânica: Classificação de cadeias carbônicas; Hidrocarbonetos; Funções orgânicas; Nomenclatura e reações orgânicas. Indicadores e Tampão: preparo e aplicações. Equilíbrio Químico: Noções gerais, constante de equilíbrio, equilíbrio ácido-base, pH, pOH, equilíbrio de solubilidade e fatores que afetam o equilíbrio. Cálculos Químicos: quantidade de matéria (mol), número de Avogadro, massa molar, volume molar, balanceamento de reações e estequiometria. Funções da química Inorgânica: Conceitos, nomenclatura e propriedades dos óxidos, ácidos, bases e sais.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA: SOLOS

Amostragens de solo para fins de análises físicas e químicas. Equipamentos de laboratórios de análises físicas e químicas. Registro, processamento, acondicionamento e preservação de amostras de solos para fins de análises físicas e químicas. Unidades de medidas e conversões entre unidades de medidas utilizadas pelo sistema internacional. Conhecimentos básicos de operação, funcionamento, limpeza e calibração de equipamentos, instrumentos e vidrarias de uso rotineiro em laboratórios de solos. Técnicas e métodos de análises químicas e físicas de solo. Preparo e condicionamento de soluções químicas utilizadas e dos instrumentos em laboratórios de análises químicas e físicas de solos. Noções básicas de gravimetria e volumetria. Ambiente laboratorial, tipos de equipamentos de proteção individual (EPI) e de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e suas utilizações. Gases comprimidos, controle de incêndios, descarte de substâncias e resíduos em laboratórios.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Sistemas Computacionais: Organização e Arquitetura de Computadores; Componentes de um computador: CPU, Memória, Barramento, Dispositivos E/S; Ciclo de execução de instrução, pipeline; Sistemas de numeração e representação de dados; Lógica de programação para a construção de roteiros (Scripts); Compiladores e Interpretadores; Sistemas Operacionais: Fundamentos, Escalonamento de Processos, Threads, Gerenciamento de Memória (paginação e segmentação); Modelos de Entrada e Saída; Sistemas de Arquivos. Ambiente Operacional Corporativo: Ambiente Linux; Conceitos de Kernel e Shell; Sistemas de Arquivos: Manipulação de arquivos ou diretórios, permissão e acesso a arquivos, utilização de LVM, redirecionamento de entrada e saída; Gerenciamento de Processos; Programação em bash shell; LDAP; Tunning e performance; Armazenamento de dados e cópias de segurança; Conceitos de DAS, SAN e NAS; Componentes de uma rede SAN; RAID; Conceitos e cópias de segurança DataProtector; Tape Library; Cópias totais, incrementais e diferenciais; Ambiente Windows Server - Active Directory; Segurança em Redes Windows: Autenticação, Permissões, Atribuições administrativas, Domínios, Unidades Organizacionais, Comunicações Seguras entre clientes e servidores Windows; Conceito de Máquinas Virtuais (VMWare). Comunicação de dados (abrangência, topologias e principais meios de transmissão: par trançado, fibra ótica e redes sem fio); Cabeamento estruturado; Modelo de referência OSI; Modelo TCP/IP; Protocolos de Transporte TCP e UDP; Endereçamento Ipv4 e Ipv6; Protocolo ICMP; Conceitos de SMTP, IMAP e POP3. Serviços e principais utilitários TCP/IP. Padrão IEEE 802; Protocolos Frame Relay; MPLS, FDDI e PPP. Elementos ativos de rede (HUBS, Switches e Roteadores etc.); Arquiteturas ponto a ponto e clientes/servidor; Conceitos de Intranet e Internet; Conceitos de VOIP; Conceitos de criptografia simétrica e assimétrica; Assinatura digital, certificados digitais (SSL); Firewall, NAT, PROXY e Redes privativas (VPN). Noções de banco de dados relacionais (MySQL e Postgresql). Noções de segurança na informação: fundamentos, vulnerabilidades, ameaças e riscos de ataques a sistemas computacionais; Prevenção e tratamento de incidentes; Dispositivos de segurança; Firewall, IDS, IPS, Proxy, NAT; Estratégias para criação de senhas seguras; Estratégias para proteção e controle de infecções por vírus, worms e trojans; Conceitos de raid de discos rígidos; Noções de roteamento - protocolos RIP e OSPF, Configuração do sistema operacional para conectividade TCP/IP; Configuração e gereniamento dos serviços DNS (BIND 9), DHCP, Proxy (SQUID), servidor web, (apache e nginx), openssh, netfilter/iptables (Linux) e servidor de correio eletrônico (Postfix).

TÉCNICO EM ARQUIVO

Conceituação: Arquivos: origem, definição, função, histórico, classificação e princípios de arquivologia. Ciclo vital dos documentos: Teoria das três idades. Classificação dos documentos: natureza, gênero, espécie, tipologia e suporte físico. Gestão de Documentos: Organização de arquivos: Protocolo: recebimento, classificação, registro, tramitação e expedição de documentos. Sistemas e métodos de arquivamento. Diagnóstico de arquivos. Tabela de Temporalidade. Tecnologias aplicadas a Arquivos: GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Noções de Microfilmagem. Preservação, Conservação e Restauração de Arquivos. Legislação Arquivística: Lei nº 8.159, de 08/01/1991 - Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Decreto nº 4.073, de 03/01/2002. Lei nº 5.433, de 08/05/1968 - Regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências. Decreto nº 1.799, de 30/01/1996. Resolução CONARQ nº 10, de 06/12/1999. Lei nº 12.527, de 18/11/2011 - Dispõe sobre o Acesso à Informação. Decreto nº 7.724, de 16/05/2012 - Regulamenta a Lei nº12.527.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Contabilidade Geral - Conceitos, objetivos, campo de atuação. Patrimônio: formação, composição. Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, Equação Fundamental do Patrimônio, Variações Patrimoniais: receita e despesa. Escrituração: Mecanismo de Débito e Crédito, as Contas: função e funcionamento. Plano de Contas, Sistema de Escrituração. Demonstrações contábeis: balanço patrimonial (etapas de levantamento, regulamentação de contas). Depreciação, Amortização, e Exaustão. Provisões e Reservas. Demonstração do Resultado do Exercício. Contabilidade Pública - Conceitos. Escrituração: Funcionamento das contas nos sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial. Registro de Operações típicas: Receita efetiva e por mutações patrimoniais. Restos a pagar processados e não processados. Encerramento do exercício: Operações de encerramento no Sistema orçamentário, Financeiro e Patrimonial. Orçamento Público. Proposta orçamentária: receita, despesa, adiantamentos, créditos adicionais, receita e despesa extra orçamentária. Lei Federal 8.666/93 (e alterações posteriores).

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Topografia: planimetria; altimetria; levantamento planimétrico e planialtimétrico; cálculos topográficos. Elaboração, detalhamento, representação, leitura e interpretação de desenhos técnicos e projeto de arquitetura (plantas, cortes, detalhes, vistas, perspectivas, projeções); desenhos e ferramentas em CAD (Autocad); normas técnicas e padronização dos desenhos técnicos; escalas; convenções; dobramento de cópias. Materiais de Construção: tecnologia dos materiais de construção civil; rochas; agregados; argamassas; concretos de cimento portland, concretos especiais; materiais de cerâmica vermelha e de acabamentos; aglomerantes hidráulicos e aéreos; madeiras; materiais metálicos ferrosos e não ferrosos e estruturais e não estruturais; vidros; tintas e vernizes; ensaios e controle tecnológico de concreto de cimento portland. Planejamento e controle de obras: especificações técnicas; memorial descritivo; caderno de encargos; orçamentação; levantamento de quantitativos de serviços, materiais e mão de obra; composições de custos; custos diretos, indiretos, fixos e variáveis; BDI/LDI; cronograma físico-financeiro; instalações e projetos de canteiro de obras; documentação técnica e legal para instalação e execução de obras. Elaboração, leitura, desenho, dimensionamento, detalhamento, interpretação e execução de projetos de instalações elétricas em baixa tensão; instalações hidráulicas de água fria; instalações sanitárias prediais; estruturas de concreto armado, incluindo formas e armação; fundações; prevenção e combate à incêndios. Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas aos conteúdos 1 a 5 desse programa.

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Fundamentos e Conceitos básicos de Eletricidade, Eletrostática, Eletrodinâmica, Magnetismo, Eletromagnetismo. Análise de circuitos elétricos em corrente contínua e corrente alternada, indutâncias mútuas e transformadores, circuitos polifásicos, potência. Eletrônica Analógica: diodos, retificadores, transistores de junção e de efeito de campo, fontes de alimentação, amplificadores, amplificadores operacionais, filtros ativos, circuitos não-lineares com amplificadores operacionais (conformadores, com-paradores, detectores de pico, amostradores, conversores tensão-frequência, monoastáveis, astáveis), eletrônica de potência. Eletrônica Digital e Computação: sistemas de numeração e códigos binários, aritmética binária, álgebra booleana, circuitos combinacionais, Flip-Flops, registradores, memórias e contadores, osciladores e relógios, circuitos sequenciais, sistemas digitais, circuitos integrados, microprocessadores (funcionamento e utilização, endereçamento e conjunto de instruções, memória e interface de entrada e saída). Instrumentação: instrumentos de medida, medidas de processos industriais, transdutores. Fundamentos e Conceitos básicos em Sistemas de Comunicações Analógicos e Digitais. Fundamentos e Conceitos básicos em Circuitos magnéticos, Transformadores e Conversão de Energia Eletromecânica (Máquinas Elétricas).

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Conceitos básicos: Tensão elétrica; Corrente elétrica; Resistores, capacitores e indutores. Circuitos de corrente contínua: Lei de Ohm; Potência e energia; Leis de Kirchhoff; Associação de resistores. Análise de circuitos em corrente contínua. Circuitos de corrente alternada: Conceito de fasor; Valor médio e eficaz; Lei de Ohm: Leis de Kirchhoff; Conceitos de impedância e admitância; Associação de impedâncias e admitâncias; Frequência de ressonância; Defasagem entre sinais senoidais; Potências instantânea, ativa, reativa e aparente; Fator de potência - definição e correção; Diagrama fasorial. Análise de circuitos em corrente alternada. Análise de circuitos trifásicos: Ligações estrela e triângulo; Tensões e correntes de fase e de linha; Circuitos trifásicos simétricos e equilibrados; Circuitos trifásicos simétricos e desequilibrados; Potência trifásica. Instrumentação básica: Multímetro; Osciloscópio; Fonte de alimentação; Gerador de sinais. Medição de grandezas elétricas; Máquinas de corrente contínua: Detalhes construtivos; Análise do funcionamento; Equações básicas; Máquinas síncronas: Detalhes construtivos; Analise do Funcionamento; Equações básicas; Instalações Elétricas: Elementos de Projeto;. Dimensionamento de Condutores; Dimensionamento da Proteção; NBR 5410; Iluminação; NR10: Causas e medidas de controle de riscos elétricos; Analise de riscos. Rotina de trabalho; Primeiros Socorros.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Prevenção e controle de infecção hospitalar e Biossegurança. Aspectos éticos e legais da profissão: Código de ética dos profissionais de Enfermagem; Lei do exercício profissional da Enfermagem. Humanização. Assistência de enfermagem à criança, adolescente, adulto e idoso em situações clínicas e cirúrgicas referentes aos sistemas: cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, renal, musculoesquelético, neurológico e endócrino. Sistema Único de Saúde (SUS). Normas do Ministério da Saúde para atuação: programa nacional de imunizações, programas Saúde da mulher, da criança, do adolescente, do idoso, de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis, hanseníase, hipertensão e diabetes. Noções básicas de biossegurança: Precauções padrão; limpeza e desinfecção de artigos e equipamentos; preparo e esterilização de materiais; Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); descarte adequado de resíduos biológicos, físicos, químicos e radioativos na realização do trabalho.

TÉCNICO EM MECÂNICA

Tecnologia dos materiais - Propriedades mecânicas dos materiais: tensão, deformação, diagrama tensão-deformação, deformação elástica e plástica, propriedades mecânicas dos metais; Fabricação do aço. Processos de fabricação de componentes metálicos (processos de conformação mecânica, processos de fundição e metalurgia do pó); Aspectos gerais de ligas de aços e de ferros fundidos. Ligas de alumínio. Ligas de cobre. Tratamentos térmicos nas ligas ferro-carbono: fatores que influenciam nos tratamentos térmicos, recozimento, normalização, revenido, têmpera e temperabilidade. Ensaios de materiais - Ensaios não destrutivos: líquidos penetrantes, partículas magnéticas, ultrassom, radiologia (radiografia) industrial; Ensaios destrutivos: tração, dobramento, impacto, fadiga, dureza e microdureza. Manutenção mecânica - Gestão da manutenção: manutenção industrial corretiva, preventiva e preditiva e sua caracterização; organização da manutenção; planejamento, programação e controle da manutenção. Lubrificação industrial: fundamentos da lubrificação; substâncias lubrificantes; características físicas e químicas dos lubrificantes; classificação dos lubrificantes; métodos e sistemas de aplicação dos lubrificantes; planejamento, programação e controle da lubrificação. Controle Dimensional - Histórico da metrologia; Vocabulário da metrologia; Processos e métodos de medição; Sistemas de medidas; Medição; Instrumentos de medição: régua escala, paquímetros, micrômetros e goniômetro; Desenho Mecânico - Papel; Linhas; Escalas e símbolos; Perspectivas; Projeções; Cotagem; Cortes; Seções e Detalhes; Rupturas; Vistas auxiliares; Parafusos, porcas e arruelas; Rebites; Molas; Polias; Eixos; Engrenagens; Fabricação Mecânica - Ferramentaria: Ferramentas manuais; Traçagem; Serra; Limar e lixar; Aplaina-mento. Fresagem: Funcionamento da Fresadora; Funcionamento e utilização dos acessórios; Normas de segurança; Cálculo; Escolha e aplicação de ferramentas para fresamento; Projeto de fabricação de peça. Tornearia: Funcionamento do torno mecânico horizontal convencional; Utilização de acessórios; Cálculos; Escolha e aplicação de ferramentas para torneamento; Normas de Segurança; Usinagem de peças: usinagem utilizando pastilhas de metal duro; Operações básicas (faceamento, desbastes, torneamento paralelo e cônico, furação, torneamento interno e externo de peças); Tecnologia de rosca; Abertura de rosca interna e externa simples e múltipla; Tecnologia da Soldagem - Processo de soldagem e corte a gás; Processo de soldagem eletrodo revestido; Processo de soldagem arco submerso; Processo de soldagem MIG/MAG; Processo de soldagem TIG; Simbologia da soldagem; Preparação de juntas e posições de soldagem; Consumíveis de soldagem; Análise de circuitos elétricos - Lei de Ohm. Método das malhas. Método dos nós. Potência elétrica.

TÉCNICO EM QUÍMICA

Biossegurança: Noções de segurança química em laboratório, equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e prevenção de acidentes, manuseio, armazenamento e descarte de agentes químicos, utilização segura de substâncias químicas (segurança química e fatores de risco). Técnicas Básicas de Laboratório: Equipamentos básicos e vidrarias de laboratório, métodos de separação (filtração, destilação e extração), técnica de aquecimento, limpeza de materiais de laboratório, montagem de aparelhagem de laboratório para análises físicas e químicas, pesagem e balança analítica, uso dos aparelhos volumétricos e influência da temperatura, cristalização e recristalização. Soluções: Unidades de concentração, preparação, diluição, padronização e armazenamento de soluções. Química Analítica: Erros e tratamento dos dados analíticos, transformações de unidades, análise química qualitativa, análise volumétrica, análise gravimétrica, potenciometria (Calibração e funcionamento de peagâmetro/pHmetro), fundamentos e aplicações da cromatografia, da espectrofotometria de absorção molecular e emissão/absorção atômica. Análises de alimentos: Lipídios, proteínas, carboidratos e enzimas. Indicadores e Tampão: preparo e aplicações. Equilíbrio Químico: Noções gerais, constante de equilíbrio, equilíbrio ácido-base, pH, pOH, equilíbrio de solubilidade e fatores que afetam o equilíbrio. Cálculos Químicos: quantidade de matéria (mol), número de Avogadro, massa molar, volume molar, balanceamento de reações e estequiometria. Funções da química Inorgânica: Conceitos, nomenclatura e propriedades dos óxidos, ácidos, bases e sais. Química Orgânica: Funções, propriedades e reações.

TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO

Refrigeração residencial: Componentes do sistema de refrigeração; Componentes do Sistema Eletrônico; Identificação e solução de defeitos; Consumo de energia; Carga de gás refrigerante; Teste de vazamento; Aplicação do vácuo; Substituição de peças; Recuperação e Reciclagem de Gases Refrigerantes (retrofit); e Manutenção Preventiva. Refrigeração comercial: Princípios da Refrigeração Comercial; Identificação e avaliação dos tipos e característica de máquinas e equipamentos utilizados nas instalações comerciais; Compreensão do funcionamento dos componentes e equipamentos; Correção dos defeitos inerentes aos principais equipamentos do mercado. Condicionadores de ar Self Contained e Condicionadores de ar Resfriadores de Líquido: Tipos de instalações; Instalações elétricas; Instalações frigoríficas; Instalações hidráulicas; Rede de dutos; e Balanceamento. Projeto de condicionamento de ar: Qualidade do ar interior; Ventilação - Ventilação natural e forçada; Ventiladores tipos e características; Nível de ruído - Vibração Mecânica - características e tipos; Tipos de instalações de ar condicionado; Análise do projeto de um sistema de água gelada bombas, tubulações e acessórios; Ciclo de processo de refrigeração; Operação de sistema industrial por amônia; Comparação com os dados projetados.

TÉCNICO EM SANEAMENTO

Sistemas Urbanos de Água e Esgotos: sistemas urbanos de água: importância do abastecimento de água; elementos para execução do projeto; mananciais abastecedores, adução, sistemas e processos de tratamento de água, redes de distribuição de água, reservação, estações elevatórias de água, ramais prediais, micro e macromedição, perdas; sistemas urbanos de esgoto: importância dos sistemas públicos de esgoto; sistema de coleta de águas residuárias: ramais prediais, redes coletoras, coletores tronco, interceptores, estações elevatórias, emissários, estação de tratamento, tipos de sistemas de esgotos, líquidos a esgotar; quantidade de líquidos a esgotar; hidráulica dos coletores de esgoto, tipos de tratamento de águas residuárias, disposição final e reuso de águas residuárias. Orçamento de projetos de obras de saneamento. Análise técnica de projetos. Noções de instalações prediais: instalações prediais de água fria; instalações prediais de esgoto sanitário; fossas sépticas: emprego, funcionamento, dimensionamento; disposição do efluente das fossas sépticas: sumidouro, valas de infiltração e filtração: emprego, funcionamento, dimensionamento e teste de percolação. Saneamento Ambiental: ciclo hidrológico, recursos hídricos naturais, captação e abastecimento de águas, reserva de água: poço, cisternas, reservatórios; tratamento da água: fervura, desinfecção, filtração; distribuição de água; excretas, decomposição, destino; lagoas de estabilização: emprego, funcionamento, localização, dimensionamento; resíduos sólidos: classificação, características, acondicionamento, coleta, transporte e destinação final. Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Resolução no CONAMA 357/2005. Lei Federal 11.445/2007 (Lei do Saneamento Básico). Lei de crimes ambientais (lei nº 9.605/1998 e suas alterações). Política Nacional de Resíduos Sólidos.

TÉCNICO EM SECRETARIADO

Histórico da Profissão; Atributos da secretária; Responsabilidades adicionais; Natureza da função secretariado; Como alcançar metas e objetivos. Conceitos Administrativos; Planejamento; Organização; Execução; Controle. Atendimento Telefônico, ao Público e Pessoal; Tipos de Equipamentos; Recepção de Visitantes. Processos de Comunicação; Técnicas de comunicação; Barreiras na comunicação. Organização do Ambiente de Trabalho. Procedimentos rotineiros de organização. Agenda; Controle diário; Técnicas de Redação Empresarial; Gramática normativa; Correspondências comerciais e oficiais; Redação e interpretação de texto. Técnicas de Arquivamento. Métodos de arquivamento: alfabético; numérico; alfanumérico; geográfico; por assunto; folow-up. 13. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e alterações posteriores.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança do Trabalho: Histórico da Segurança do Trabalho. O papel e as responsabilidades do Técnico de Segurança do Trabalho: Normas Regulamentadoras da Portaria n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 e suas atualizações; Elaboração de parecer técnico sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho; Orientação sobre medidas de eliminação e neutralização dos riscos; Análise dos métodos e processos de trabalho com vistas à prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais; Identificação dos fatores de riscos de acidentes-tipo no trabalho, doenças profissionais e doenças do trabalho. Acidentes do trabalho: Conceito técnico e legal; Classificação; Causas e consequências; Registros, estatísticas, frequência e gravidade; Primeiros socorros e assistência; Investigação das causas de acidentes. Procedimentos de segurança e higiene do trabalho: Execução de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Avaliação e acompanhamento de resultados ocupacionais para eliminação ou neutralização dos riscos ambientais. Ações educativas: Desenvolvimento de ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; Treinamentos para uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; Organização de Campanhas Prevencionistas e de Conscientização para a Segurança do Trabalho. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) - NR-5: Formação e composição da CIPA; Treinamentos para a CIPA. Ergonomia: Princípios de ergonomia; Transporte, armazenamento, movimentação e manuseio de materiais. Prevenção e combate a incêndio: O incêndio e suas causas; Classes de incêndio; Métodos de extinção; Extintores de incêndio; Inspeção de equipamentos de proteção contra incêndio.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - E)

ARQUIVISTA

Conceitos fundamentais de arquivologia: teorias e princípios. Gerenciamento da informação e gestão de documentos: Diagnóstico; Classificação; Avaliação de documentos. Tipologias documentais e suportes físicos. Ciclo Vital: Arquivos Correntes: Protocolo: recebimento, registro, distribuição, movimentação, arquivamento, empréstimo, consulta e expedição de documentos; Arquivos Intermediários: conceito, finalidade e função; Arquivos Permanentes. Programa descritivo: instrumentos de pesquisas em arquivos permanentes e intermediários: Fundamentos teóricos; Guias; Inventários; Repertório; Catálogo. Diplomática Contemporânea. Legislação arquivística brasileira: Leis e fundamentos: Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, Decreto nº 4.073, de 03 de janeiro de 2002. Decreto nº 4.553, de 27 dezembro de 2002, Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968, Decreto nº 1.799, de 30 de janeiro de 1996, Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, Decreto nº 82.590, de 06 de novembro de 1978, Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, Decreto nº 4.915, de 12 de dezembro de 2003, Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e as Resoluções do Conarq. Microfilmagem aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas. Gerenciamento eletrônico de documentos. Preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas.

ENGENHEIRO/ÁREA: ELETRÔNICO

Sistemas eletro-eletrônicos industriais. Sistemas de instrumentação industrial. Circuitos de comando, controle e proteção. Operação e manutenção. Manutenções preditivas, preventivas e corretivas. Conceitos e fundamentos. Funcionalidade, projeto, análise, testes e emissão de pareceres. Componentes eletro-eletrônicos de baixa e média tensões. Condutores elétricos. Fontes, no breaks, inversores de frequência, chave estática de partida suave, capacitores, multimedidores de energia, conversores de mídia, controladores de fator de potência, amperímetros, relés de proteção, voltímetros e wattímetros. Instrumentação analítica. Analisadores de flúor, cloro, turbidez, pH, ortofosfato e oxigênio dissolvido. Transmissores de pressão, vazão nível, temperatura e vibração. Tipos, funcionalidade, teoria, dimensionamento, instalação e testes. Controladores lógicos programáveis. Switches, roteadores, rádios para transmissão de dados, conversores de mídia, protocolos de comunicação industrial, programas supervisórios, circuitos fechados de TV (CFTV), microcomputadores e redes de dados. Sistemas de transmissão de dados e redes industriais. Tipos, funcionalidade, teoria, programação, configuração, projeto, instalação e testes. Sistemas de manutenção. Planejamento, análise coordenação e controle da manutenção. Planejamento anual de atividades e sistema de ordem de serviços. Histórico de intervenções em equipamentos, componentes principais e em instalações. Custos aplicados à manutenção. Administração de materiais técnicos de consumo e controle de custos de sistemas. Segurança e utilização de EPI/EPC. Riscos inerentes à atividade, incluindo choque elétrico e arco-voltaico. Identificação de classe de isolação de ferramentas. Uso de luvas e calçados isolantes, manta isolante, cinto de segurança, capacete, óculos e protetores auriculares. Noções em sistema de gestão pela qualidade conforme critérios de excelência do PQNS. Administração de Materiais e Logística. Norma Regulamentadora NR 10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade). Norma NBR 5410/2004 - ABNT. 11. Norma Regulamentadora NR 06 (e q u ipamentos de proteção individual).

MÉDICO / ÁREA: CLÍNICA GERAL

Amenias. Leucemias. Linfomas. Artrites. Artrose. Colagenoses. Asma brônquica e DPOC. Infecções respiratórias. Doença de Parkinson. Estados demenciais. Diabetes Melitus. Doenças da tireóide. Doença da hipófise. Hipertensão arterial sistêmica. Insuficiência cardíaca. Arritmias Cardíacas. Doença arterial coronariana. Insuficiência do trato urinário. Insuficiência renal aguda e crônica. Hemorragia digestiva. Doença péptica. Doença inflamatória e intestinal. Parasitoses intestinais. Hepatopatias agudas e crônicas. Doenças infecto-contagiosas - Dengue - Hepatites, Leptospirose. Ética: O Código de Ética Médica. Conceito de Ética e de Moral. Legislação pertinente à atividade médica, especialmente à clínica médica. Resoluções do Conselho Federal de Medicina referente ao exercício da clínica-médica. Legislação atualizada até a data da publicação do edital do concurso.

PSICÓLOGO

A psicologia como ciência. Diferentes escolas, diferentes campos de atuação e tendências teóricas. Métodos e técnicas de Avaliação Psicológicas. Psicopatologia e o método clínico. Modos de funcionamento normal e patológico do psiquismo humano. A ética, sua relação com a cultura e sua influência na constituição do psiquismo. Psicologia Social e os Fenômenos de Grupo: a comunicação, as atitudes, o processo de socialização, os grupos sociais e seus papéis. Psicologia Institucional e seus métodos de trabalho. Motivação e satisfação no trabalho. A Psicodinâmica do trabalho. Psicologia na reforma psiquiátrica, o psicólogo e a saúde pública. Teorias e técnicas psicoterápicas. Processo psicodiagnóstico. Terapia na saúde mental. Psicologia do desenvolvimento. Psicologia da aprendizagem. Psicologia familiar - Criança e adolescente. Psicologia institucional e processo grupal. Código de Ética profissional do Psicólogo.

SECRETÁRIO EXECUTIVO

Lei da Regulamentação e Código de Ética do Profissional de Secretariado Executivo. Redação Oficial de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. Arquivística. Técnicas secretariais. Organização de viagens: Documentação e passagens; Reserva de hotéis. Eventos: Tipologia de eventos; Cerimonial e Protocolo; Normas do cerimonial público; Ordem geral de precedência; Símbolos Nacionais. Planejamento, organização e controle dos serviços de secretaria. Administração do tempo. Administração: Conceitos e fundamentos da Administração; Evolução do pensamento da Administração; Abordagem Clássica; Abordagem Humanística; Abordagem Neoclássica; Abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental; Abordagem Sistêmica; Abordagem Contingencial; Novas abordagens da Administração; Gestão de materiais e logística; Técnicas administrativas; Organização, Sistemas e Métodos; Gestão Pública. Gestão pela Qualidade Total. Gestão socioambiental: Ética; Responsabilidade social e ambiental. Marketing: Conceito e fundamentos; Composto de Marketing; Marketing de serviços; Endomarketing. Gestão de pessoas: Modelos de Gestão; Processos; Liderança; Motivação. Noções de Contabilidade. Processo administrativo: normas básicas no âmbito da Administração Federal - Lei nº 9.784/1999. Documentos Administrativos. Inglês instrumental.

TÉCNICO DESPORTIVO

Conceitos gerais do ensino de modalidades esportivas coletivas: Técnicas; Táticas; Regras. Conceitos gerais do ensino de modalidades esportivas individuais: Técnicas; Táticas; Regras. Metodologia para o ensino do esporte: Treinamento analítico; Treinamento global ou situacional. Organização de eventos esportivos: Elaboração e desenvolvimento de projetos; Regulamentos; Sistemas de disputas. Princípios de atendimento preventivo e de urgência: Identificação de sinais vitais e sintomas para atendimento de urgência; Atendimento de pessoas com diferentes tipos de lesão; Imobilização; Transporte; Postura e ergonomia na atividade física. Noções de atendimento para grupos especiais no âmbito da atividade física: Idosos; Gestantes; Deficientes físico, visual, auditivo e mental; Hipertensos; Diabéticos; Doentes pulmonares. Avaliação física: Tipos e finalidade de testes; Interpretação de resultados. Princípios que norteiam o treinamento esportivo: Conceitos; Definições; Aplicações.

ANEXO VII

CRONOGRAMA

DATA/ PERÍODO

EVENTOS

16/04/2014 a 15/05/2014

Inscrições via internet, no site www.sugep.ufrpe.br, com emissão de boleto para pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU, exclusivamente nas agências do Banco do Brasil.

16/04/2014 a 26/04/2014

Período para requerimento de Isenção de Taxa Inscrição, via internet, no site www.sugep.ufrpe.br

03/05/2014

Divulgação do resultado preliminar dos contemplados com a isenção da Taxa de Inscrição, no site www.sugep.ufrpe.br

05/05/2014 e 06/05/2014

Recurso quanto ao resultado preliminar dos contemplados com a isenção da Taxa de Inscrição no posto de atendimento da CDP/SUGEP.

12/05/2014

Divulgação do resultado final dos contemplados com a isenção da Taxa de Inscrição, juntamente com a divulgação das decisões sobre os recursos.

16/05/2014

Último dia para recolhimento da taxa de inscrição (GRU), exclusivamente nas agências do Banco do Brasil, até 16h.

26/05/2014 a 30/05/2014

Período para consulta de dados do Documento de Regularidade de Cadastro - DRC para conferência, reclamação das divergências e alterações na inscrição, no site www.sugep.ufrpe.br.

30/05/2014

Último dia para portador de deficiência requerer atendimento especial durante a aplicação das provas.

A partir de 09/06/2014

Impressão do Documento de Comprovação de Inscrição - DCI, no endereço eletrônico www.sugep.ufrpe.br, sob responsabilidade do candidato.

15/06/2014

Aplicação das Provas Escritas / Objetivas, conforme horário e local indicados no DCI. Divulgação dos gabaritos após as provas.

16/06/2014 e 17/06/2014

Período para apresentação de recursos quanto ao gabarito das provas escritas / objetivas, no posto de atendimento da CDP/SUGEP.

24/06/2014

Divulgação do resultado preliminar das Provas Escritas/Objetivas, juntamente com a divulgação das decisões sobre os recursos.

25/06/2014 e 26/06/2014

Recurso quanto ao resultado preliminar das provas Escritas/Objetivas no posto de atendimento da CDP/SUGEP.

28/06/2014

Resultado Final da prova escritas / objetivas, juntamente com a divulgação das decisões sobre os recursos.

Até 04 /07/2014

Homologação do Resultado Final do Concurso.