O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao disposto na Lei nº 581/07 e suas alterações, e Resolução CONUNI/UERR nº. 019/12, torna público, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para Seleção Simplificada para contratação de Professor do Quadro Temporário, na Modalidade de Professor Horista com prestação de serviços docentes teórico-práticos, nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.
1. INSCRIÇÕES
1.1. As inscrições serão realizadas no site da UERR, no período de 27 de julho a 03 de agosto de 2012.
1.1.1. O interessado deve requerer sua inscrição a partir do dia 26/07/2012 até às 12 horas do dia 02/08/2012, exclusivamente pela internet, na página www.uerr.edu.br no link Concursos, cumprindo os procedimentos e instruções determinados neste Edital.
1.1.2. O pagamento da taxa de inscrição só poderá ser efetuado por meio de Boleto Bancário, gerado no ato da inscrição, até o dia 03/08/2012. Após esta data a inscrição será considerada inválida.
1.2. Serão aceitas inscrições de candidatos com formação mínima de Pós-Graduação, de acordo com a área de conhecimento especificada no quadro de vagas do Anexo I. Na classificação final será considerada, preferencialmente, a maior formação.
1.3. O candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, no ato da inscrição, os seguintes documentos:
- Declaração de ausência de vínculo empregatício nos últimos 24 meses - Anexo II;
- Cópia de documento comprobatório do nível de formação na área exigida;
- Cópia do Histórico Escolar da formação exigida;
- Cópia do documento de identidade do candidato;
- Cópia do CPF;
- Boleto Bancário com respectivo comprovante de Pagamento da taxa de inscrição (Boleto Bancário) no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais);
- Curriculum Vitae (conforme modelo do Anexo II) ou Currículo Lattes, acompanhado das cópias comprobatórias das informações constantes no currículo.
1.3.1. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de permanência.
1.3.2. Não serão aceitas inscrições condicionais e/ou extemporâneas.
1.3.3. A documentação deverá ser entregue (até as 18h do último dia de inscrição) em envelope contendo nome, formação, endereço e Curso pretendido ao qual está concorrendo, que será lacrado após as devidas verificações.
1.3.4. As informações constantes no currículo desacompanhada de documento para comprovação da mesma não serão pontuadas.
1.4. Em hipótese alguma serão efetivadas inscrições cujas documentações não atendam rigorosamente ao subitem 1.3.
1.5. Será admitida inscrição por procuração, desde que o respectivo mandado tenha firma reconhecida e, ainda, mediante apresentação, pelo outorgado, de documento de identidade. Deverão também ser apresentados os documentos relativos ao candidato, constantes no subitem 1.3.
1.6. Os candidatos inscritos por Procuração assumirão total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.
1.7. Não serão aceitas inscrições via fax, correio eletrônico ou Empresa de Correios e Telégrafos - ECT.
1.8. A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Processo Seletivo.
1.9. Antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se do teor das Resoluções citadas e observar se preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Processo Seletivo, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação do certame.
1.9.1. Não serão aceitos como comprovantes de Pagamento da taxa de inscrição nenhuma outra forma diversa da constante na alínea "g" do subitem 1.3 deste Edital.
1.10. As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a UERR do direito de excluir do Processo Seletivo aquele que, pessoalmente, não o assinar ou que o preencher com dados incorretos ou rasurados bem como inverídicos, mesmo se constatados posteriormente.
1.11. Em hipótese alguma haverá devolução de material de inscrição.
1.12. Não poderá se inscrever no referido Processo Seletivo candidato anteriormente contratado como Professor Temporário, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento de seu contrato anterior.
1.13. Poderá haver prorrogação do prazo de inscrição, a critério da Administração.
2. CONTRATAÇÃO
2.1. A contratação será efetivada mediante a apresentação de fotocópias legíveis, juntamente com originais dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento/casamento, RG, CPF;
- Título de eleitor e o último comprovante de votação;
- Documento do Conselho Regional (se for o caso);
- Certificado de Reservista (se do sexo masculino);
- Diploma de conclusão do curso de graduação;
- Certificado de conclusão do curso de Especialização (Lato Sensu); ou documento comprobatório;
- Diploma de conclusão do curso de pós - graduação (Stricto Sensu) conforme o caso;
- Certidão negativa da Receita Estadual; - Certidão negativa da Receita Federal;
- Certidão de antecedentes criminais;
- 1(uma) foto 3x4;
- Comprovante de residência atualizado; - Número do PIS/PASEP;
- Outros documentos exigidos no Edital de convocação para contratação.
2.2. A modalidade de contratação é a locação de serviços, sem vínculo empregatício com a Universidade Estadual de Roraima, nos termos da Lei nº 581/07 e posteriores alterações.
2.3. A convocação para contratação será de acordo com a necessidade da Instituição.
2.4. O contrato firmado entre a Administração da Universidade e o Professor terá vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, conforme legislação vigente e a critério da UERR.
2.5. A remuneração do pessoal contratado nos termos deste Edital será fixada levando-se em consideração a Lei nº 581/07 e suas alterações e a Resolução Nº 027/11 do CONUNI e suas respectivas alterações.
2.6. A convocação dos candidatos selecionados será feita após a publicação da homologação do resultado no Diário Oficial do Estado, pela UERR.
2.7. Em hipótese alguma haverá contratação regida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
2.8. Nos termos da Lei nº 8.745 de 06/12/93, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, um profissional não poderá ser novamente contratado, com fundamento nesta lei, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses de encerramento de seu contrato anterior.
3 - DO PROCESSO SELETIVO
3.1. O Processo Seletivo será em conformidade com o artigo 9º da Resolução 009/09 do CONUNI.
3.2. O Processo Seletivo constará das modalidades de Prova Didática e de Prova de Títulos.
3.3. A Prova Didática valerá 70 (setenta) pontos e será pontuada de acordo com a Tabela do Anexo V.
3.3.1. O tempo de duração da prova didática será de no mínimo 20 (vinte) minutos e no máximo de 40 (quarenta) minutos.
3.3.2. O candidato deverá apresentar o Plano de Aula em três vias.
3.3.3. Qualquer equipamento necessário será de responsabilidade do candidato.
3.3.4. O tema da Prova Didática deverá ser escolhido, pelo candidato, dentre os estabelecidos no Anexo IV.
3.3.5. A ordem de apresentação da Prova Didática será estabelecida após definição do número de candidatos inscritos e será divulgada nos murais da UERR e na página www.uerr.edu.br
3.3.5.1. O não comparecimento do candidato na data e hora previstas na publicação acarretará em automática desclassificação do certame.
3.3.6. A prova didática será de caráter fechado e não será aberta à apreciação dos demais candidatos ou outros participantes.
3.3.7. A Banca Examinadora da Prova Didática deste Seletivo será composta por profissionais da área ou da área da Educação em conformidade com a normatização da UERR.
3.3.7.1. A Banca Examinadora, caso necessite fazer arguição sobre o tema, o fará após o tempo de apresentação do professor.
3.4. A Prova de Títulos valerá 30 (trinta) pontos, de caráter classificatório, tendo como critério de avaliação as pontuações estabelecidas no Anexo VI.
3.4.1. A titulação exigida para inscrição, conforme Anexo I, não será considerada para efeito de pontuação e classificação.
3.5. As atividades previstas neste Edital de Seleção ocorrerão em conformidade com o Cronograma Estabelecido no Anexo VII.
3.6. A interposição de recursos deverá ser protocolada junto à Comissão Permanente de Concurso, no dia útil posterior a divulgação do resultado, no horário de expediente da CPC, constante no Cronograma de Atividades do Certame - Anexo VII.
4. CLASSIFICAÇÃO E RESULTADOS DAS PROVAS
4.1. Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente de titulação e pontuação final.
4.2. O candidato para ser classificado deverá ter no mínimo 50 (cinquenta) pontos, após análise do currículo e da realização da prova didática.
4.3. Em caso de empate na pontuação final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
a) Maior nota na Prova Didática;
b) Maior titulação acadêmica.
4.4. Os resultados do Processo Seletivo serão divulgados na própria UERR e no endereço eletrônico www.uerr.edu.br
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Não será fornecida declaração, certidão ou qualquer outro documento de comprovação de aprovação no Processo Seletivo, servindo para este fim a publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial do Estado.
5.2 O Processo Seletivo não se constitui Concurso para ingresso no Quadro Permanente de Pessoal da Carreira de Professor da UERR.
5.3 O resultado final do Processo Seletivo, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado no Diário Oficial do Estado, através de Edital contendo relação dos candidatos classificados.
5.4 A convocação dos candidatos habilitados, será feita através de divulgação nos meios de comunicação de grande circulação, no Diário Oficial do Estado e no site www.uerr.edu.br
5.5. O (a) candidato (a) aprovado será convocado em Edital Específico.
5.6. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído desta seleção.
5.7. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, no endereço eletrônico da UERR, no Diário Oficial do Estado e nos murais da Instituição, os comunicados e demais publicações referentes a este Processo Seletivo.
5.8. Será eliminado da seleção o candidato que estiver e/ou agir em desacordo com os itens deste Edital.
5.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concursos, Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Social e Reitoria.
Boa Vista-RR, 26 de julho de 2012
PROF. JOSÉ HAMILTON GONDIM SILVA
Reitor
ANEXO I
QUADRO DE VAGAS
ÁREA: PEDAGOGIA
Requisitos Mínimos | Disciplina | C.H. Disciplina | C.H. Semanal | Localidade de atuação/Turno |
Graduação em Pedagogia com no mínimo Especialização em Educação ou áreas afins. | Didática Geral | 72h | 4h/a | São João do Baliza |
Currículo na Escola de Educação Básica | 72h | 4h/a | São João do Baliza | |
Política da Educação Básica | 72h | 4h/a | São João do Baliza | |
Política da Educação Básica | 72h | 4h/a | São João do Baliza | |
Política da Educação Básica | 72h | 4h/a | Caracaraí |
ÁREA: LETRAS
Requisitos Mínimos | Disciplina | C.H. Disciplina | C.H. Semanal | Localidade de atuação/Turno |
Licenciatura em Letras com no mínimo Especialização na área ou áreas afins. | Língua Latina | 72h | 4h/a | São João do Baliza |
Produção Textual | 72h | 4h/a | São João do Baliza | |
Sociolinguística e o Ensino da língua Portuguesa | 72h | 4h/a | São João do Baliza |
ANEXO II
Modelo de Currículo
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
DADOS PESSOAIS
Nome: ______________________________________ Data do Nascimento: ____/____/____
Naturalidade: _________________________________ Nacionalidade: __________________
Carteira de Identidade: __________________________ Órgão Expedidor: _______________
CPF: _______________________________________
Título de Eleitor: _______________________________ Zona: Seção: ___________________
Carteira Profissional: ____________________________ Data de Expedição: ____/____/____
Certificado de Reservista: _________________________ Categoria: ____________________
Nº de Registro no Conselho: ___________________________________________________
Endereço: _________________________________________________________________
Bairro: ________________________________ Cidade: _____________________________
Telefone: ______________________________
FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
Curso Superior: _____________________________________________________________
Instituição: ______________________________ Ano: _______________________________
Pós-Graduação: _____________________________________________________________
Curso: ____________________________________________________________________
Instituição: ______________________________ Ano: _______________________________
ÚLTIMAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS (somente os mais relevantes para o cargo)
Função: ___________________________________________________________________
Instituição: ______________________________ Ano: ______________________________
TRABALHOS APRESENTADOS EVENTOS CIENTÍFICOS:
CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E CURSOS: (somente os mais relevantes para o cargo).
Evento: ___________________________________________________________________
Título do Trabalho: __________________________________________________________
Instituição: ______________________________ Ano: ______________________________
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS: (somente os mais relevantes para o cargo)
Evento: ___________________________________________________________________
Instituição: ______________________________ Ano: ______________________________
PALESTRAS PROFERIDAS: (somente os mais relevantes para o cargo)
Eventos/Instituição: __________________________________________________________
Título do Trabalho: __________________________________________________________
Instituição: ______________________________ Ano: ______________________________
ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: (somente os mais relevantes para o cargo)
Tipo de Trabalho: ___________________________________________________________
Título do Trabalho: __________________________________________________________
Instituição: ______________________________ Ano: ______________________________
PUBLICAÇÕES: (somente os mais importantes) Título do Trabalho:
Local: _________________________________________ Ano: ______________________
______________________________________________
Nome do candidato ou assinatura
ANEXO III
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR HORISTA
DECLARAÇÃO
Nome |
| ||
| |||
CPF | C.I. | Órgão Expedidor: | |
Endereço |
| ||
Nº | |||
Bairro |
| Cidade: | |
Telefones |
|
| |
|
| ||
Declaro quatro) | DECLARAÇÃO para os devidos fins de direito junto à UERR que não tive, nos últimos 24 (vinte e meses, contrato temporário com esta instituição Estadual de Ensino. Boa Vista-RR, _____de ___________________ de 2012. __________________________ |
ANEXO IV
TEMAS E BIBLIOGRAFIAS PARA A SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA OS CURSOS DE PEDAGOGIA E LETRAS
ÁREA: PEDAGOGIA | |
TEMAS | BIBLIOGRAFIA |
Tema 01: Fundamentos teóricos do planejamento educacional | BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Didática II. Manaus: UEA- ROFORMAR, 2006. BRASIL. Ministério da Educação CNE/CEB nº. 01 - Diretrizes para Educação Infantil. Brasília, 1999. DEMO, Pedro. A LDB. Ranços e Avanços. Campinas: São Paulo: Papirus, 1997. SACRISTÁN, J. Gimeno e GÓMEZ, A.L. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. Editora ARTMED, 4ª ed. Porto Alegre:2000. SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma política educacional. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. SCARPATO, Marta. (org.) Os procedimentos de Ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. SILVA, Tomaz Tadeu da(org). Sujeito da Educação. Editora Vozes. 4ª Ed. Petrópolis: 2000. |
Tema 02: A relação teoria prática na formação do educador | |
Tema 03: Fundamentos filosóficos, psicológicos e sociológicos do currículo | |
Tema 04: Organização e funcionamento da educação básica, aspectos gerais e normativos | |
Tema 05: Estudo das políticas educacionais no Brasil: evolução histórica, determinantes sócio politico sociais. |
ÁREA: LETRAS | |
TEMAS | BIBLIOGRAFIA |
Tema 01: O ensino da língua portuguesa na perspectiva dos gêneros textuais; | ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal: Trad. Maria Ermanita G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. COSTA VAL, Maria G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993. KOCH, Ingedore. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Cortez, 1999. _________________ A inter-ação pela linguagem. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2001. (Repensando a Língua Portuguesa) FIORIN, José Luiz (org.) Introdução à Linguística: objetivos teóricos. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2005. LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: KTC, 1987. PASCHOAL, M.S.Z. de & CELANI, A. (Orgs). Lingüística aplicada. São Paulo: Educ, 1992. MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: Edusc, 2002. MOITA LOPES,L.P OBRA: Oficina de Linguística Aplicada Campinas EDITOR: Mercado de Letras 1996 Parâmetros curriculares nacionais: Língua estrangeira. Brasília: MEC, 1998. WILLIAM,LABOV. Padrões sociolinguísticos. Coleção Linguagem. Parábola Editorial, 2009. CARDOSO,Suzana A.M. Diversidade Linguística. Salvador(BA) EDITOR: EDUFBA 1996. MOITA LOPES, L. P. Por uma linguística aplicada (in)disciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. INFANTE, U. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. São Paulo : Scipione, 1997. JACOBSON, R. "Linguística e Comunicação". São Paulo: Ática. 1985 POSSENTI, Sílvio. Discurso, estilo e subjetividade. SP: Martins Fontes, 1998. |
Tema 02: Variação linguística e ensino da língua; | |
Tema 03: As qualidades internas do parágrafo. | |
Tema 04: As proezas do discurso; | |
Tema 05: Texto e textualidade. |
ANEXO V
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA
Ordem | Indicadores para Avaliação da Prova Didática | Total de Pontos |
01 | Planejamento Escrito | 15 |
02 | Coerência entre Planejamento proposto e executado | 15 |
03 | Organização Didática: (recursos, tempo, apresentação) | 20 |
04 | Conhecimento da matéria (clareza, argumentação, sistematização) | 20 |
| Total | 70 |
ANEXO VI
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
Ordem | Títulos, atividades de magistério, trabalhos publicados, participação em eventos científicos e outras atividades. | Total de Pontos |
01 | Participação em Cursos de Capacitação. Carga horária mínima 80 horas (3 ponto por curso). | 6 |
02 | Efetivo exercício no Ensino Superior (3) pontos por ano de trabalho | 9 |
03 | Apresentação em Eventos Científicos Locais, Nacionais ou Internacionais (01 ponto por trabalho apresentado). | 3 |
04 | Participação em Eventos Científicos Nacionais ou Internacionais (01 ponto por participação). | 2 |
05 | Aprovação em Concurso Público ou Processo Seletivo (1 ponto por concurso) até duas aprovações. | 2 |
06 | Pós-graduação stricto sensu (mestrado) | 3 |
07 | Pós-graduação stricto sensu (doutorado) | 5 |
| Total | 30 |
ANEXO VII
CRONOGRAMA
Ordem | Atividades | Data |
01 | Inscrições | 27/07 a 03/08/2012 |
02 | Homologação preliminar das inscrições | 06/08/2012 |
03 | Recurso Contra a Homologação Preliminar das Inscrições (das 8h às 12h e das 14h às 17h) | 07/08/2012 |
04 | Homologação final das inscrições e divulgação do cronograma da Prova Didática (a partir das 18h) | 08/08/12 |
05 | Prova Didática | 09/08/2012 |
06 | Divulgação Preliminar do Resultado Final | 10/08/2012 |
07 | Recurso | 13/08/2012 |
08 | Resultado Final | 14/08/2012 |