SESCOOP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - PE

Notícia:   SESCOOP - PE realizará Processo Seletivo

SESCOOP - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO

NO ESTADO DE PERNAMBUCO

PROCESSO SELETIVO 2008

EDITAL

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo de que trata este Edital destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de 02 (duas) vagas de nível superior para convocação imediata, bem como para formação de cadastro reserva, no âmbito do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco, na forma definida em seu Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração - PCCR e no Manual de Seleção de Pessoal - Recrutamento e Seleção de Pessoal e demais normas pertinentes.

1.1.1. O presente Processo Seletivo será executado pelo Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico - IPAD.

1.2. O Processo Seletivo referido no subitem 1.1 será realizado da seguinte forma:

- Nível Superior: Etapa Única: Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;

- Nível Médio: etapa Única: Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;

- Nível Operacional: etapa Única: Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório.

1.3 As Provas Objetivas de Conhecimentos serão realizadas no Município do Recife.

1.3.1. Na hipótese de não haver prédios suficientes para abrigar a quantidade de candidatos inscritos no Processo Seletivo, o IPAD poderá designar municípios circunvizinhos aos previstos no subitem 1.3, visando à realização das provas objetivas.

1.4. São de responsabilidade exclusiva dos candidatos as despesas necessárias à realização de todas as fases/etapas do presente Processo Seletivo, inclusive as decorrentes de deslocamento, hospedagem e modificações de datas ou locais de prova.

1.5. Para a divulgação dos atos de execução do presente Processo Seletivo será utilizado o site: "www.ipad.com.br/sescoop2008", e publicação em jornal de ampla circulação no Estado.

1.5.1. Sem prejuízo do disposto no subitem 1.5, poderá ser ampliada a publicidade dos atos em outro veículo de comunicação.

2 DAS VAGAS

2.1 As vagas destinadas aos cargos previstos estão distribuídas pela unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco situado na Rua Manoel Joaquim de Almeida, 165, bairro Iputinga, em Recife/PE, ficando o candidato, se aprovado, vinculado ao cargo escolhido no ato de sua inscrição. Estas vagas serão preenchidas pelos critérios de conveniência e necessidade do SESCOOP/PE, respeitada a ordem de classificação, constante da homologação do resultado final do processo seletivo.

2.2 O candidato deverá indicar o código do cargo que deseja concorrer, registrando-o conforme previsto no quadro do Anexo II deste Edital, ao qual ficará vinculado, não podendo alterá-lo.

2.3 Antes de realizar a inscrição o interessado deverá certificar-se das atribuições e requisitos específicos de cada cargo, conforme previsto no Anexo II deste Edital.

2.3 DAS VAGAS DESTINADAS ÀS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

2.3.1 Às pessoas portadoras de deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são conferidas pelo Decreto Federal n.º 3.298/99, e suas alterações conferidas pelo Decreto Federal n.º 5.296/04, é assegurado o direito de inscrição no Processo Seletivo, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com a atribuição do cargo ao qual concorrerá. Ao candidato portador de deficiência será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas, conforme detalhamento do Anexo II deste Edital.

2.3.2. Serão considerados portadores de deficiência os candidatos enquadrados no contido na Lei nº 7.853 de 24/10/1989 e Decreto n.º 3.298 de 20.12.1999 e suas alterações.

2.3.3. O candidato que desejar concorrer às vagas definidas no subitem 2.3.1 deverá, no ato de inscrição, declarar sua condição e enviar/entregar ao IPAD, laudo médico original, ou cópia autenticada, emitido nos 12 últimos meses, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código da Classificação Internacional de Doença (CID).

2.3.3.1. O laudo de que trata o subitem 2.3.3 deverá ser postado (via SEDEX) até a data prevista no Anexo IV, endereçado ao "Processo Seletivo do SESCOOP/PE - LAUDO MÉDICO DE PORTADOR DE DEFICIÊNCIA, Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico - IPAD, Rua Santo Elias, nº 535, bairro do Espinheiro, Recife/PE, CEP: 52020.090", ou entregue pessoalmente até a mesma data e no mesmo endereço, no horário das 9h (nove horas) às 16h (dezesseis horas).

2.3.4. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, quando apresentarem o laudo médico de que trata o subitem 2.3.3, participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, quanto ao conteúdo, local e horário das provas, avaliação e critérios de aprovação e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

2.3.5. Sem prejuízo do disposto nos subitens 2.3.3 e 2.3.3.1, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas destinadas aos portadores de deficiência, será convocado para submeter-se à perícia médica, promovida pelo órgão competente, ou por entidade credenciada, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não, bem como sobre a compatibilidade da deficiência com o exercício do cargo pretendido.

2.3.6. A inobservância do disposto neste item 2.3 (inclusive nos seus subitens) acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência, valendo a sua inscrição para a concorrência geral de vagas.

2.3.7. O candidato que, após perícia médica, não tenha sido qualificado como portador de deficiência, terá seu nome excluído da lista de deficientes, permanecendo seu nome na lista da classificação geral do Processo Seletivo, observada a ordem de classificação.

2.3.8. O candidato portador de deficiência, cuja deficiência seja julgada pela perícia médica como incompatível com o exercício das atividades do cargo ao qual concorreu, será excluído do processo e considerado desclassificado para todos os efeitos.

2.3.9. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não informar essa condição, receberá, em todas as fases do Processo Seletivo, tratamento igual ao previsto para os candidatos não portadores de deficiência.

2.3.10. As vagas destinadas aos portadores de deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos, por reprovação no Processo Seletivo ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

2.3.11. Após a contratação, o candidato que utilizar a prerrogativa de que trata o subitem 2.3.1 não poderá argüir a deficiência constatada para justificar a concessão de licença ou aposentadoria por invalidez, salvo se adquiridas posteriormente à contratação, observadas as disposições legais pertinentes.

3. DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3.1.As inscrições serão realizadas via Internet, no site "www.ipad.com.br/sescoop2008", durante o período estabelecido no Anexo IV, observado o horário oficial do Estado de Pernambuco.

3.2 O SESCOOP/PE e o IPAD não se responsabilizam por solicitação de inscrição via Internet não recebida, por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. 3.3 O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através de boleto bancário, em qualquer agência bancária, observando os seguintes valores:

a) Nível Superior - R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais);

b) Nível Médio - R$ 40,00 (quarenta reais);

c) Nível Fundamental - R$ 30,00 (trinta reais).

3.4. O boleto bancário de que trata o subitem 3.3 estará disponível no endereço eletrônico "www.ipad.com.br/sescoop2008", devendo ser impresso para pagamento, logo após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição, pela internet (on uine).

3.4.1. O boleto bancário estará vinculado à inscrição realizada, não podendo ser utilizado para comprovar pagamento de outra inscrição pendente.

3.5. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia indicado no Anexo IV.

3.6. As solicitações de inscrição serão acatadas após a comprovação pelo banco do pagamento da respectiva taxa.

3.7. Valerá como comprovante de inscrição o canhoto de pagamento do boleto bancário emitido.

3.7.1. Poderá ainda o candidato emitir novo comprovante no site "www.ipad.com.br/sescoop2008", após o acatamento do pagamento.

3.7.2 O Comprovante de Inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado no local de realização das provas, quando solicitado.

3.8 O IPAD disponibilizará terminais com microcomputadores, no período, horário e local indicados no Calendário previsto no Anexo IV deste Edital, destinados à inscrição no presente Processo Seletivo.

3.9 O IPAD e o SESCOOP/PE não se responsabilizam pelo preenchimento do formulário on uine, pela transmissão de dados e demais atos necessários para as inscrições realizadas no âmbito das unidades referidas nos subitens anteriores.

3.10 DISPOSITIVOS GERAIS DO PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO

3.10.1 O candidato poderá obter informações acerca de sua inscrição neste Edital e no site do IPAD (www.ipad.com.br/sescoop2008).

3.10.2 A qualquer tempo, será anulada a inscrição e todos os atos e fases/etapas dela decorrentes, desde que se verifique falsidade em qualquer declaração e/ ou qualquer irregularidade nos documentos apresentados e/ou na prova.

3.10.3 As inscrições serão consideradas válidas, após o pagamento da respectiva taxa, e sendo o pagamento realizado por cheque, após a compensação válida do valor nele representado.

3.10.4 É proibida a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros, assim como a transferência da inscrição.

3.10.5 Quando se tratar de inscrição realizada por terceiro, a pedido do interessado, todas as informações registradas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do mesmo (interessado/candidato), arcando este com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento.

3.10.6 Não serão aceitas inscrições via FAX, via correio eletrônico (e-mail) e via postal.

3.10.7 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se dos requisitos exigidos para o cargo que deseja concorrer.

3.10.7.1 É de responsabilidade exclusiva do candidato/interessado a identificação correta e precisa dos requisitos e das atribuições dos cargos previstos.

3.10.8 Uma vez escolhido o código, o candidato automaticamente estará vinculado ao cargo optado na inscrição realizada, concorrendo àquela vaga, não sendo admitida posterior alteração.

3.10.8.1 O candidato somente poderá concorrer com uma única inscrição.

3.10.8.2 O candidato classificado estará condicionado ao preenchimento das vagas descritas no cadastro reserva para o qual estiver inscrito.

3.10.9 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

3.10.10 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, salvo em caso de cancelamento do Processo Seletivo pelo SESCOOP/PE.

3.10.11 As informações prestadas no Formulário de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, devendo o SESCOOP/PE e/ou o IPAD excluir do Processo Seletivo aquele candidato que não preencher o formulário de forma completa e correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais.

3.10.12 Não será aceita a inscrição que não atender ao estabelecido neste Edital.

3.10.13. DO ATENDIMENTO ESPECIAL

3.10.13.1 O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas deverá solicitá-lo, no ato de inscrição, indicando claramente no formulário quais os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos etc.).

3.10.13.1.1 O candidato deverá, ainda, enviar, até a data prevista no Anexo IV, via SEDEX - Encomenda Expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), endereçada ao PROCESSO SELETIVO SESCOOP/PE 2008 - LAUDO MÉDICO PARA ATENDIMENTO ESPECIAL, Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico - IPAD, Rua Santo Elias, nº 535, Espinheiro, Recife/PE, CEP: 52020.090, laudo médico que justifique o atendimento especial solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior.

3.10.13.1.2 O laudo médico poderá também ser entregue, até a data fixada no Anexo IV, das 9h (nove horas) às 1 6h (dezesseis horas), pessoalmente ou por terceiro, no mesmo endereço indicado no subitem 3.10.13.1.1.

3.10.13.2 A candidata com necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada para essa finalidade. O acompanhante ficará responsável pela guarda da criança.

3.10.13.2.1 Nenhuma pessoa da equipe de fiscalização das provas ficará responsável pela guarda da criança no período de realização das provas.

3.10.13.2.2. A candidata lactante, acompanhada da criança, ficará impedida de realizar as provas, se deixar de levar um responsável para guarda da criança.

3.10.13.3. Aplica-se à situação do subitem 4.1.14 aos casos de Atendimento Especial.

3.10.13.4 A solicitação de recursos especiais será atendida observando-se os critérios de viabilidade e razoabilidade.

3.10.13.5 A não solicitação de recursos especiais no ato de inscrição implica a sua não concessão no dia de realização das provas.

3.10.13.6 O IPAD poderá utilizar recursos para gravação e registros nas hipóteses dos atendimentos especiais.

3.11 RETIFICAÇÃO E CONVALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE INSCRIÇÃO

3.11.1 Concluídas as inscrições, serão divulgadas na Internet, no site "www.ipad.com.br/sescoop2008", as informações apresentadas no Formulário de Inscrição para conhecimento dos candidatos.

3.11.2 O candidato, após efetivação de sua inscrição, poderá retificar os dados apresentados no Formulário de Inscrição, nos limites estabelecidos neste Edital, até a data de realização da Prova Objetiva de Conhecimentos.

3.11.3 Poderão ser retificadas as seguintes informações apresentadas no Formulário de Inscrição:

a) nome, data de nascimento, número de CPF, número de identidade, tipo de documento de identidade, Estado expedidor, sexo, números do DDD e telefone;

b) endereço, número da residência/domicílio, complemento de endereço, número de CEP, bairro, Município e Estado, e;

c) a opção de concorrer como portador de necessidades especiais, quando respeitado o prazo para entrega ou remessa, conforme o caso, do laudo médico previsto no subitem 2.3.3.1 deste Edital.

3.11.4 Transcorrido o prazo do item 3.11.2, mesmo sem qualquer manifestação do candidato, todas as informações apresentadas no Formulário de Inscrição serão, automática, irrestrita e tacitamente convalidadas, correspondendo à real intenção do candidato, não podendo sofrer alteração.

3.11.5 Não serão aceitas as retificações das informações que visem à transferência da inscrição para terceiros, ou que pretendam burlar quaisquer normas ou condições previstas neste Edital.

3.11.6 Os pedidos de retificação das informações de inscrição serão analisados pelo IPAD, aplicando-se as normas do Edital e o ordenamento jurídico vigente.

3.11.7 O requerimento de retificação deverá observar o modelo a ser obtido na sede da entidade executora, conforme subitem 11.13, estando acompanhado do documento que comprove a informação a ser retificada, sob pena de ser indeferido.

3.11.7.1 Poderá o candidato formular requerimento em meio digital, no endereço eletrônico do Processo Seletivo (www.ipad.com.br/sescoop2008), devendo o documento ser encaminhado, dentro do prazo definido no subitem 3.11 .2.

3.11.7.2 O não envio do documento no prazo definido, implicará o seu indeferimento.

3.11.7.3 O documento deverá ser enviado por SEDEX, sendo postado até o último dia de recebimento do documento, conforme definido no subitem 3.11.2. O cumprimento do prazo será comprovado pela data de postagem do SEDEX.

3.11.8 Não será admitida a retificação de quaisquer outras informações não previstas no subitem 4.11.3 deste Edital.

4. DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS

4.1 A Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada para todos os candidatos e abrangerá o conteúdo programático constante no Anexo I deste edital, de acordo com o que se segue:

a) Nível Superior:

Para os cargos de Analista Contábil, Analista Administrativo e financeiro, Analista Jurídico, Analista de Comunicação, Analista de Educação Profissional e Analista Técnico:

- Conhecimentos de língua portuguesa, 10 (dez) questões; e raciocínio lógico, 05 (cinco) questões; noções básicas de cooperativismo 05 (cinco) questões; conhecimentos específicos 20 (vinte) questões..

b) Nível Médio:

Para o cargo de Assistente Administrativo I:

- Conhecimentos de língua portuguesa, 15 (quinze) questões; noções básicas de cooperativismo 05 (cinco) questões e; 20 (vinte) questões de conhecimentos específicos.

c) Nível Fundamental:

Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais:

- Conhecimentos de língua portuguesa, 20 (vinte) questões; e conhecimentos de matemática, 20 (vinte) questões.

4.1.1 A prova terá duração de 04 (quatro) horas, sendo aplicada na data fixada no Anexo IV deste Edital.

4.1.2 Os locais e os horários de aplicação da prova serão divulgados na Internet, no site "www.ipad.com.br/sescoop2008". É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.

4.1.3 É dever do candidato acompanhar todos os comunicados, que vierem a ser divulgados na Internet, através do site: www.ipad.com.br/sescoop2008, bem como no quadro de avisos do SESCOOP/PE.

4.1.4 O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de comprovante de inscrição e de documento de identidade original.

4.1.5 Não será admitido ingresso de candidato nos locais de realização da prova após o horário fixado para o seu início.

4.1.6 Não haverá segunda chamada para a realização da prova. O não comparecimento implicará a eliminação automática do candidato.

4.1.7 Não será aplicada prova fora da data, do local ou do horário predeterminados em Edital e/ou em comunicado.

4.1 .7.1. Quaisquer casos de alterações orgânicas permanentes ou temporárias, que impossibilitem o candidato de submeter-se à prova, diminuam ou limitem sua capacidade física, mental e/ou orgânica não serão aceitas, para fins de tratamento diferenciado por parte da Coordenação da aplicação da prova.

4.1.8 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pela Secretaria de Defesa Social ou órgão equivalente, pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (modelo com foto). Para validação como documento de identidade, o documento deve encontrar-se no prazo de validade.

4.1.8.1 Caso o candidato não apresente, no dia de realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, dentro do prazo de validade definido no documento.

4.1.8.1.1 Quando a ocorrência policial não registrar o prazo de validade, considerar-se-á válido, para efeitos do presente Edital, quando expedido até 30 (trinta) dias antes da data de realização da Prova Objetiva de Conhecimentos.

4.1.8.1.2 Caso a Coordenação de Aplicação julgue necessário, inclusive no caso de comparecimento com ocorrência policial, dentro do prazo de validade, será realizada identificação especial no candidato, mediante coleta de sua assinatura e impressões digitais, além da possibilidade do devido registro fotográfico para segurança do Processo Seletivo.

4.1.8.2 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras ou crachás funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, além dos documentos fora do prazo de validade.

4.1.9 Por ocasião de aplicação da prova, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 4.1.8 deste Edital, não poderá realizá-la, sendo automaticamente excluído do Processo Seletivo.

4.1.10 Não será permitida, durante a realização das provas de conhecimentos, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos, ou qualquer outro material de consulta, inclusive consulta a códigos e à legislação.

4.1.10.1 Não será permitido o acesso de candidatos aos prédios e/ou às salas de aplicação das provas portando quaisquer armas ou equipamentos eletrônicos, especialmente telefone celular.

4.1.10.2 Não será permitida ainda a utilização de quaisquer materiais de consulta e de quaisquer outros aparelhos eletrônicos (Ex.: bip, walkman, receptor, gravador, notebook, etc.).

4.1.11 Como medida de segurança, o candidato somente poderá sair do prédio de aplicação portando o caderno de provas faltando 45min (quarenta e cinco minutos) para o término da aplicação.

4.1.12 Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do processo seletivo, sem prejuízo das sanções (penalidades) civis, administrativas e penais pertinentes, o candidato que, a partir do fechamento dos portões para o início da aplicação das provas:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução da prova;

c) portar ou utilizar régua de cálculo, livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, aparelhos eletrônicos, dicionários, notas e/ou impressos, telefone celular, gravador, receptor e/ou pagers, e/ou qualquer tipo de arma, e/ou que se comunicar com outro candidato;

d) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio, que não seja a prova ou a folha de respostas;

e) abster-se de entregar, a qualquer tempo, os materiais da prova, necessários à avaliação;

f) reter temporariamente os materiais da prova, necessários à avaliação do candidato, após o término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal ou portando as provas, a folha de respostas ou qualquer outro material de aplicação;

h) descumprir as instruções contidas no caderno de prova, na folha de rascunho e/ou na folha de respostas;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

j) praticar qualquer outro ato contrário aos bons costumes, à regular aplicação da fase do Processo Seletivo, e/ou à ordem jurídica vigente ou aos dispositivos e condições estabelecidas neste Edital e/ou em qualquer outro instrumento normativo vinculado ao presente Processo Seletivo;

k) praticar qualquer ato de coação física ou moral, ou ainda agredir física ou verbalmente qualquer membro da equipe de aplicação do processo seletivo, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais;

l) for surpreendido com qualquer tipo de arma, material de consulta e/ou equipamento eletrônico, inclusive os de transmissão de dados ou voz (bip, celular, receptor, notebook, etc.), durante a realização da prova.

4.1.12.1 O candidato, quando eliminado pelo descumprimento de qualquer dispositivo do presente Edital, não poderá permanecer no prédio de aplicação, devendo retirar-se do mesmo.

4.1.13 Quando, após a prova, for constatado, por qualquer meio, dentre os quais eletrônico, estatístico, dactiloscópico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado procedimentos ilícitos, sua prova será anulada e ele será eliminado do Processo Seletivo.

4.1.14 Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova, em virtude de afastamento de candidato da sala de prova.

4.1.15 No dia de realização da prova, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação e/ou por outras pessoas presentes, informações referentes ao seu conteúdo.

4.1.16. Por conveniência do SESCOOP/PE, ou outro motivo não previsto neste Edital, poderão ser modificados a data, o horário e local da prova, desde que sejam respeitados as condições de prova e os direitos dos candidatos.

4.1 .17. Os fiscais poderão utilizar aparelho detector de metais, inclusive no acesso ao prédio e/ou da sala de aplicação de provas, estando, desde já, autorizados pelos candidatos para tal prática, com o objetivo de manter a segurança e lisura do Processo Seletivo.

4.1.18. O SESCOOP/PE, o IPAD e a equipe de fiscalização não se responsabilizarão por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

4.1.19 DAS QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS

4.1.19.1 A Prova Objetiva de Conhecimentos será estruturada com questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções de resposta ("A" a "E") e uma única resposta correta.

4.1.19.2 O candidato deverá transcrever, dentro do tempo de duração previsto, as respostas da Prova Objetiva de Conhecimentos para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas neste Edital e na folha de respostas. Não haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

4.1.19.3 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na folha de respostas.

4.1.19.4 Serão consideradas marcações incorretas as que estiverem em desacordo com o gabarito oficial, com este Edital e com as instruções da folha de respostas, tais como: dupla marcação, marcação rasurada ou emendada e campo de marcação não preenchido integralmente.

4.1.19.5 As questões da prova serão elaboradas respeitando-se o programa constante do Anexo I deste Edital.

4.1.19.6 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas salvo em caso de candidato que fizer solicitação específica para esse fim. Nesse caso, se houver necessidade, o candidato será acompanhado por um fiscal do IPAD devidamente treinado.

4.1.19.7 Cada questão valerá 2,5 (dois vírgula cinco) pontos.

5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

5.1 Todos os candidatos terão sua Prova Objetiva de Conhecimentos corrigida por meio de processamento eletrônico.

5.1.1 A nota do candidato na Prova Objetiva de Conhecimentos será calculada da seguinte forma: NPC = QC x VQ, em que:

NPC = nota da Prova Objetiva de Conhecimentos

QC = número de questões da folha de respostas concordantes com os gabaritos oficiais definitivos;

VQ = valor de cada questão.

5.1.2 Será reprovado do Processo Seletivo o candidato que se enquadrar em qualquer dos itens a seguir:

- Nível Superior:

a) obtiver menos de 04 (quatro) questões certas no componente de Conhecimentos de Língua Portuguesa da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

b) obtiver menos de 02 (duas) questões certas no componente de Conhecimentos de raciocínio lógico da Prova Objetiva, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

c) obtiver menos de 02 (duas) questões certas no componente de Conhecimentos de noções básicas de cooperativismo da Prova Objetiva, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

d) obtiver menos de 08 (oito) questões certas no componente de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

e) obtiver menos de 20 (vinte) questões certas no total da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital.

f) não realizar a Prova Objetiva de Conhecimentos.

- Nível Médio:

Para o cargo de Assistente Administrativo I:

a) obtiver menos de 06 (seis) questões certas no componente de Conhecimentos de Língua Portuguesa da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

b) obtiver menos de 02 (duas) questões certas no componente de Conhecimentos de noções básicas de cooperativismo da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

c) obtiver menos de 08 (oito) questões certas no componente de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

d) obtiver menos de 20 (vinte) questões certas no total da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital.

e) não realizar a Prova Objetiva de Conhecimentos.

- Nível Fundamental:

Para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais:

a) obtiver menos de 08 (oito) questões certas no componente de Conhecimentos de Língua Portuguesa da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

b) obtiver menos de 08 (oito) questões certas no componente de Conhecimentos de Matemática da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital;

c) obtiver menos de 20 (vinte) questões certas no total da Prova Objetiva de Conhecimentos, previsto no subitem 5.1 deste Edital.

d) não realizar a Prova Objetiva de Conhecimentos.

5.1.2.1 Serão consideradas questões certas, as que estiverem de acordo com o gabarito oficial definitivo.

5.2 O candidato reprovado ou eliminado não receberá classificação alguma no Processo Seletivo.

5.3 Para efeito de classificação, o cálculo da nota será considerado até a segunda casa decimal, arredondando-se para cima, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.

6 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6.1 Em caso de empate na nota/pontuação final, terá preferência na ordem que se segue abaixo, o candidato que:

- Para os cargos de Nível Superior e o cargo de Nível Médio - Assistente Administrativo I:

a) obtiver maior nota/pontuação obtida no componente de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva de Conhecimentos;

b) tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição neste Processo Seletivo, conforme determinação do art. 27, Parágrafo Único do Estatuto do Idoso.

c) for o candidato mais idoso.

- Para o cargo de Nível Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais:

a) maior nota/pontuação obtida no componente de Conhecimentos de Língua Portuguesa da Prova Objetiva de Conhecimentos;

b) tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição neste Processo Seletivo, conforme determinação do art. 27, Parágrafo Único do Estatuto do Idoso.

c) for o candidato mais idoso.

7 DOS RECURSOS

7.1 Os cadernos de provas e o gabarito oficial preliminar da Prova Objetiva de Conhecimentos serão divulgados na Internet, no site do IPAD, "www.ipad.com.br/sescoop2008", na data prevista no Calendário.

7.2 O candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos oficiais preliminares da Prova Objetiva de Conhecimentos disporá do período informado no Calendário (Anexo IV), mediante preenchimento de formulário digital, que estará disponível no endereço eletrônico acima.

7.3 Os recursos poderão ainda ser protocolizados no endereço a ser informado, quando da divulgação dos gabaritos preliminares, mediante apresentação da cédula de identidade do próprio candidato, no mesmo dia previsto em Calendário, utilizando-se do Modelo do Anexo III-A e III-B, deste Edital.

7.3.1 No caso de interposição de recurso presencial, o candidato poderá ser representado por terceiro, constituído por instrumento original e particular de procuração (documento individual).

7.4 Os recursos interpostos serão respondidos pelo IPAD, até a data especificada no Anexo IV, através de veiculação em internet, sendo visualizados na página de consulta da situação do candidato.

7.5 Não será aceito recurso via fax e/ou via correio eletrônico (e-mail).

7.6 No caso de interposição de recurso presencial, o candidato deverá entregar dois conjuntos idênticos de recursos (original e uma cópia), sendo que cada conjunto deverá ter todos os recursos e apenas uma capa.

7.7 Cada conjunto de recursos deverá ser apresentado com as seguintes especificações:

a) folhas separadas para questões diferentes;

b) em cada folha, indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pelo IPAD;

c) para cada questão, argumentação lógica e consistente;

d) capa única constando o nome, o número de inscrição e a assinatura do candidato;

e) sem identificação do candidato no corpo dos recursos;

7.7.1 Os recursos presenciais deverão ser datilografados ou digitados. Não serão aceitos recursos manuscritos.

7.8 Recursos inconsistentes, em formulário diferente do exigido e/ou fora das especificações estabelecidas neste Edital serão indeferidos.

7.8.1 Não serão apreciados os recursos interpostos contra avaliação, nota e/ou resultado de outro(s) candidato(s), sendo, de imediato, desconsiderados na forma do item 8.8 deste instrumento normativo.

7.9 Se do exame de recursos resultar a anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo. O quantitativo de questões de cada uma das Provas Objetivas de Conhecimentos não sofrerá alterações.

8 DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

8.1 A nota final do Processo Seletivo será a nota obtida na Prova Objetiva de Conhecimentos.

8.2 O Resultado Final do Processo Seletivo será homologado pelo SESCOOP/PE e publicado em seus quadros de aviso e no site "www.ipad.com.br/sescoop2008", em listagem por ordem decrescente da nota final, separada por cargo, contendo: nome do candidato, número de inscrição, pontuação final no Processo Seletivo e ordem de colocação.

9. DA CONTRATAÇÃO

9.1 Os candidatos aprovados serão contratados pelo SESCOOP/PE, inicialmente por um prazo de 90 (noventa) dias de experiência, conforme previsto na CLT. Ao término do contrato de experiência terá seu contrato de trabalho estabelecido por tempo indeterminado, nos termos da legislação trabalhista vigente, desde que tenha demonstrado, em sua avaliação de desempenho feita pelo SESCOOP/PE, ter atendido de maneira eficiente, as expectativas das atribuições do cargo: cumprimento da jornada de trabalho; urbanidade; honestidade; zelo; dedicação; respeito no ambiente de trabalho; capacidade de trabalho individual e em equipe; compatibilidade com a função laboral e com o local de trabalho.

9.2. As vagas e a remuneração dos profissionais classificados que vierem a ser contratados respeitarão as informações contidas neste Edital.

9.3. A contratação dos candidatos classificados será precedida de realização dos exames médicos admissionais, de caráter eliminatório, destinados à avaliação da condição de saúde do profissional.

9.3.2. Os exames médicos admissionais estarão devidamente fundamentados nos conhecimentos científicos da Medicina do Trabalho.

9.3.3 Comprovação de Requisitos:

a) O SESCOOP/PE, de conformidade com a sua necessidade e conveniência, convocará, observada a ordem de classificação, candidatos aprovados no Processo Seletivo, para apresentação da documentação comprobatória dos requisitos exigidos. A convocação será formalizada, contendo dia, horário e local para o candidato se apresentar;

b) O cumprimento do disposto na alínea anterior não ensejará a admissão do candidato, mas esta, quando ocorrer, obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação prevista neste Edital;

9.3.3.1. Qualquer solicitação de documentação complementar ficará a critério exclusivo do SESCOOP/PE.

9.3.3.2. Não será permitida ao candidato a apresentação ou inclusão de documentos fora do prazo determinado na convocação realizada pelo SESCOOP/PE.

9.3.3.3. A não observância do prazo estipulado para entrega dos documentos, bem como a apresentação de documentação incompleta ou em desacordo com o estabelecido neste edital, impedirá a contratação do candidato, a qualquer tempo, em decorrência do presente Processo Seletivo.

9.4. Para a formalização do contrato de trabalho do profissional devidamente classificado/aprovado no processo seletivo, deverão ser respeitados e apresentados os seguintes requisitos e documentos (por cópia autenticada):

a) Ter sido aprovado no Processo Seletivo;

b) Submeter-se aos exames médicos admissionais, nos termos da Norma Regulamentadora n.º 07, do Ministério do Trabalho e Emprego, a avaliação psicológica através de Teste de Atenção Concentrada, que terá caráter eliminatório, e estar em gozo dos direitos civis;

c) Ser brasileiro;

d) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

e) CPF - Cadastro de Pessoa Física (cópia autenticada);

f) Cartão PIS ou PASEP (caso não seja o primeiro contrato de trabalho);

g) Cédula de Identidade (cópia autenticada);

h) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

i) Identidade Profissional (comprovação de registro e adimplência no órgão fiscalizador da profissão), quando for o caso (cópia autenticada);

j) Comprovação de Registro expedido pelo Ministério do Trabalho, se exigido por Lei para o exercício da atividade (cópia autenticada);

k) Certidão de Nascimento, se solteiro; ou Certidão de Casamento, se casado (original e cópia), ou declaração de união estável;

l) Certificado Militar (comprovar estar em dia com as obrigações militares), se do sexo masculino (cópia autenticada);

m) Título de Eleitor e a comprovação do cumprimento das obrigações eleitorais (cópia autenticada);

n) 02 (duas) fotos coloridas 3x4 (três por quatro) recentes;

o) Registro Civil dos filhos, menores e acobertados por lei se houver (cópia autenticada);

p) Comprovação (diploma, certificado ou histórico escolar) do nível de escolaridade exigido para o cargo pleiteado (cópia autenticada), inclusive aos de nível fundamental e médio: atender aos requisitos específicos para o desempenho do cargo e possuir a habilitação legal exigida (formação/escolaridade), bem como o registro e adimplência perante o órgão ou conselho de classe;

q) Atestado ou Certidão Negativa de Antecedentes Criminais;

r) Para os candidatos que concorrerem às vagas reservadas aos portadores de deficiência: ser a sua deficiência julgada compatível com as atribuições do cargo concorrido, na forma do item 2.3.8 deste Edital;

s) declaração de bens;

u) declaração de que não exerce cargo em função pública não acumulável para a Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, conforme vedação constante do § 10, art. 37 da Constituição Federal de 1988.

9.5. O não comparecimento, ou comparecimento sem a documentação exigida neste, ou com a documentação incompleta, bem como o não cumprimento dos requisitos estabelecidos neste Edital ou em qualquer norma interna do SESCOOP/PE, impedirá a contratação do candidato, a qualquer tempo, em decorrência do presente Processo Seletivo.

9.6 Não poderão ser admitidos como empregados do SESCOOP/PE parentes até terceiro grau civil (afim ou consangüíneo) de servidores do SESCOOP/PE, do Presidente ou membros, efetivos e suplentes, do Conselho Nacional e dos Conselhos de Administração e Fiscal do SESCOOP/PE.

10 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o Processo Seletivo, contidas neste Edital e nos comunicados que vierem a ser publicados/divulgados.

10.1.1 Nenhum candidato poderá alegar o desconhecimento do presente Edital, ou de qualquer outra norma e comunicado posterior e regularmente divulgados, vinculados ao Processo Seletivo, ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o Processo Seletivo.

10.2 Acarretará a eliminação do candidato no Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital e/ou em outros comunicados relativos ao Processo Seletivo, e/ou nas instruções constantes de cada prova.

10.2.1 Ocorrendo a comprovação de falsidade de declaração/informação ou de inexatidão dolosa ou culposa dos dados expressos no Formulário de Inscrição, bem como falsidade e adulteração dos documentos apresentados pelo candidato, o mesmo terá sua inscrição cancelada, bem como a anulação de todos os atos dela decorrentes, independentemente da época em que tais irregularidades vierem a ser constatadas, além de sujeitar o candidato às penalidades cabíveis.

10.3 O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no site previsto neste Edital e publicado em jornal de grande circulação no Estado.

10.4 A aprovação e a classificação final no presente Processo Seletivo não confere ao candidato selecionado o direito à contratação, apenas impede que o SESCOOP/PE preencha as presentes vagas fora da ordem de classificação ou com outros candidatos, até o final do prazo de validade deste processo seletivo. O SESCOOP/PE reserva-se o direito de formalizar as contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.

10.5 O prazo de validade do Processo Seletivo esgotar-se-á em 02 (dois) anos a contar da data da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do SESCOOP/PE.

10.6. Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos.

10.7. Não será fornecido ao candidato documento comprobatório de classificação no presente Processo Seletivo, valendo, para esse fim, a publicação no site "www.ipad.com.br/sescoop2008" e/ou no quadro de avisos do SESCOOP/PE.

10.8. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço no IPAD, enquanto estiver participando do Processo Seletivo até 2 (dois) dias úteis que antecedam a divulgação do resultado final, e no SESCOOP/PE, se classificado/aprovado. São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não atualização de seu endereço.

10.9. Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pelo SESCOOP/PE, ouvido o IPAD no que couber.

10.10. A Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não será objeto de avaliação nas provas de conhecimentos do Processo Seletivo.

10.11. A interpretação do presente Edital deve ser realizada de forma sistêmica, mediante combinação dos itens previstos para determinada matéria consagrada, prezando pela sua integração e correta aplicação, sendo dirimidos os conflitos e dúvidas pelo SESCOOP/PE, ouvido o IPAD, quando necessário.

10.12. O SESCOOP/PE e o IPAD não têm qualquer participação e não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos ou apostilas referentes a este Processo Seletivo.

10.13. Todo e qualquer requerimento previsto neste Edital, a ser formulado pelo candidato à Coordenação do Processo Seletivo, poderá ser obtido na sede da entidade executora, Rua Santo Elias, nº 535, Espinheiro, Recife/PE. Será também disponibilizado no site do Processo Seletivo o formulário de requerimento, acessível por senha cadastrada pelo candidato no ato da inscrição.

10.13.1 Optando pela formulação de requerimento digital, através do endereço eletrônico do Processo Seletivo (www.ipad.com.br/sescoop2008), o candidato, quando assim for exigido, deverá encaminhar o documento comprobatório até 2 (dois) dias úteis contados da data da respectiva interposição.

10.13.2 O candidato deverá enviar o documento por SEDEX e o cumprimento do prazo será comprovado pela data de sua postagem.

10.14 Os candidatos poderão obter outras informações referentes ao Processo Seletivo no site "www.ipad.com.br/sescoop2008".

Recife, 14 de março de 2008.

Malaquias Ancelmo de Oliveira
Presidente do SESCOOP/PE

ANEXO I

PROGRAMAS

NÍVEL SUPERIOR

PARA TODOS OS CARGOS

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Análise de textos, objetivando reconhecer, entre outros aspectos: 1.1. O tema ou a idéia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 1.2. O argumento principal defendido pelo autor; 1.3. O objetivo ou finalidade pretendida; 1.4. A síntese do seu conteúdo global; 1.5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realizam; 1.6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética) que desempenham; 1.7. A fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem; 1.8. Relações de intertextualidade; 1.9. Informações explícitas e implícitas veiculadas; 1.10. O nível (formal ou informal) da linguagem; 1.11. As relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações; 1.12. Elementos seqüenciadores que asseguram a continuidade do texto; 1.13. Relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia e partonímia); 1.14. Efeitos de sentido pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais; 1.15. Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões; 1.1.6. Marcas lingüísticas a partir das quais se pode identificar o autor, o destinatário do texto e o tipo de relações sociais entre eles. 2. Morfossintaxe: 2.1. Processos de formação de palavras; 2.2. Radicais, prefixos e sufixos; 2.3. Colocação, regência e concordância nominal e verbal. 3. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 4. Figuras de linguagem (pensamento, sintaxe e palavra).

RACIOCÍNIO LÓGICO

Com esta prova se objetiva medir a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas ou eventos fictícios, deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Nenhum conhecimento mais profundo de lógica formal ou matemática será necessário para resolver as questões.

NOÇÕES BÁSICAS DE COOPERATIVISMO

História do cooperativismo. Princípios universais do cooperativismo. Legislação brasileira: Lei 5.764/1 971 - Capítulos I, II e III. A estrutura de poder em organizações cooperativas. Gestão de organizações cooperativas. Sistema Brasileiro de Cooperativismo

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

PARA O CARGO DE ANALISTA CONTÁBIL:

Princípios Fundamentais de Contabilidade. Normas Brasileiras de Contabilidade com base nas Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade. NBC-T 2, 3, 10.8 e 10.21. Contabilidade Aplicada às Entidades do Setor Público com base na Lei 4.320/64; Lei Complementar 101/00. Execução Orçamentária e Compras na Administração Pública. Demonstrações Contábeis. Contabilidade e Análise de Custos. Aspectos Fiscais e Patrimoniais de Eventos Contábeis. Legislação tributária. Obrigação Tributária: fato gerador; obrigação principal e acessória; sujeitos ativo e passivo; responsabilidade tributária. Obrigações Tributárias acessórias: Livros e documentos fiscais. DCTF - Declaração de Contribuições e Tributos Federais. DACON - Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais. DS. DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte. DIPJ - Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica. CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. PIS e COFINS. Decreto 3000/99-IRPJ; Lei 5764/71. Resolução CFC N.º750 de 29 de dezembro de 1993.

PARA O CARGO DE ANALISTA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO:

Análise de Demonstrações Contábeis. Fluxo de Caixa. Situação Econômica e Financeira. Sistemas de Custos. Alavancagem Financeira. Fontes de Financiamento. Mercado de Capitais. Funcionamento das Instituições Financeiras. Fluxos Financeiros e Taxas de Juros. Análise de Crédito. Análise de Capacidade de Pagamento. Modelos Financeiros de Valor Presente, Futuro e Séries de Pagamentos. Modelos Discriminantes de Previsão de Falência. Princípios de organização; Planejamento e controle; Processo decisório; Gestão de Pessoas; Comportamento organizacional; Motivação no trabalho. Poder e conflito nas organizações. Liderança. Rotinas de admissão: documentação, contrato de trabalho, regime de trabalho, regimes especiais de trabalho, carteira de trabalho, jornada de trabalho, ficha ou livro de registro de empregados. Controle de freqüência. Planejamento e controle de estoque; Planejamento e controle da cadeia de suprimentos. Informática: Windows, Word e Excel.

PARA O CARGO DE ANALISTA JURÍDICO

Contrato: conceito, classificações, disposições gerais e extinção. Espécies de Contrato: compra e venda, troca ou permuta, contrato estimatório, doação, locação, empréstimo, prestação de serviço, empreitada, depósito, mandato, seguro, fiança e transação. Pagamento Indevido. Enriquecimento sem causa. Atos unilaterais. Contratos Administrativos. Conceitos e Caracteres Jurídicos. As Diferentes Espécies de Contratos Administrativos. Os Convênios Administrativos. Formação dos Contratos Administrativos. Licitação: conceito, princípios, fundamentos, modalidades e procedimentos. Lei n.º 8.666/93 e demais alterações. Dispensa e Inexigibilidade. Habilitação. Registros Cadastrais. Procedimento e julgamento. Pregão (Lei 10520/2002). Serviços Públicos: conceito e classificação. Regulamentação. Requisitos. Competência. Forma e meios de prestação. Execução dos Contratos Administrativos. Inexecução sem culpa: teoria da imprevisão, caso fortuito e força maior, fato do Príncipe, fato da Administração, extinção dos contratos administrativos. Lei 5764/71. Decreto 5504/2005. Decreto-Lei n.º 5.452/1943 (CLT) - Do Contrato Individual de Trabalho e Da Organização Sindical.

PARA O CARGO DE ANALISTA DE COMUNICAÇÃO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Assessoria de comunicação; Teorias da comunicação; Objetividade jornalística; Redação de textos jornalísticos; Radiojornalismo; Telejornalismo; Novas tecnologias; Ética jornalística e Marketing Institucional; Noções básicas de diagramação; Informática Básica: Windows XP, Word Excel, Power Point, Corel Draw; Photoshop; Internet; Correio eletrônico.

PARA O CARGO DE ANALISTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Educação Profissional: fundamentos; diretrizes nacionais a partir da LDB 9394/96, Portaria 486/05. Teorias do Comportamento Humano. Qualidade: principais teorias. Aprendizagem e Desenvolvimento. Pedagogia das competências. Pedagogia de projetos. A organização curricular na perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização O processo ensino-aprendizagem. Seqüências didáticas: planejamento e avaliação. O processo de treinamento e desenvolvimento. Estratégias de treinamento e desenvolvimento. Etapas de elaboração e execução de programas de treinamento e Desenvolvimento. Métodos e técnicas de treinamento e desenvolvimento. O papel de multiplicadores em treinamento e desenvolvimento.

PARA O CARGO DE ANALISTA TÉCNICO

Documentação e arquivo: Pesquisa: conceito e importância. Documentação: conceituação, importância, natureza, finalidade, característica, normalização. Arquivo: conceito, importância, organização, transferência. Sistemas e métodos de arquivamento. Relações humanas: Comportamento social. Motivação do comportamento humano. Relações humanas no trabalho. Redação Oficial e Comercial: Aspectos da redação técnica. Tipos de redação oficial, técnica: atestado, ata; circular, edital, ofício, parecer, relatório, requerimento. Técnicas de Comunicação: Conceitos de comunicação. Comunicação verbal e não verbal. Ruídos na comunicação. Elementos da comunicação. Técnicas de persuasão.

NÍVEL MÉDIO

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

Leitura - Compreensão e Interpretação: Reconstrução de informações do texto: identificação de informações implícitas; reconhecimento de relações entre textos verbais e ilustrações; relação entre informações do texto e conhecimentos prévios; reconhecimento de ambigüidade, ironia, opiniões e valores no texto; identificação do sentido de uma palavra pelo contexto; reconhecimento do tema principal de um texto; identificação de locutor e interlocutor de um texto. Gêneros textuais: estrutura e elementos de texto narrativo em diversos gêneros: narrador, personagens, conflito, desfecho; elementos do texto argumentativo - gênero opinião: tese, argumento e contra-argumento, refutação; aspectos formais, estilísticos e temáticos de textos poéticos. Intertextualidade: relações temáticas entre textos; a citação como elemento argumentativo; síntese de textos ou de parágrafos. Tópicos de Gramática Contextualizada: Representação e emprego das palavras; Pontuação; Relações de referência; Relações semântico-sintáticas de explicação, oposição, conclusão, adição, alternância, causa, conseqüência, tempo, finalidade, condição, comparação.

NOÇÕES BÁSICAS DE COOPERATIVISMO

História do cooperativismo. Princípios universais do cooperativismo. Legislação brasileira. A estrutura de poder em organizações cooperativas. Gestão de organizações cooperativas. Tributação das Cooperativas na sociedade brasileira Educação cooperativista.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

PARA O CARGO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

1. Conceitos básicos de administração (as habilidades e funções do administrador). 2. Princípios de organização (o processo de organizar, relações formais na organização, organogramas, a estrutura organizacional); 3. Planejamento e controle (conceitos de planejamento, tipos de planejamento, componentes do planejamento, conceitos básicos de controle, cronogramas e orçamentos, fluxogramas e normas); 4. Processo decisório (decisões estruturadas e não-estruturadas, aspectos psicológicos das decisões, a informação); 5. Gestão de Pessoas (treinamento e desenvolvimento, descrição e análise de cargos, avaliação de desempenho e planejamento de recursos humanos); 6. Comportamento organizacional (cultura organizacional, motivação, liderança e desenvolvimento de equipes); 7. Orçamento público: conceito, elaboração, campo de ação, tipos de regime orçamentário; despesas e receitas públicas; 8. Licitações (princípios básicos e definições; regime de execução de obras e serviços; modalidades, limites, dispensa e inexigibilidade); 9. Contratos e compras. Convênios e termos similares.

NÍVEL FUNDAMENTAL PARA O CARGO DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e compreensão de texto, considerando, sobretudo, os seguintes aspectos: identificar o tema, a finalidade e as características de textos de diferentes gêneros; localizar informações em um texto; reconhecer, em um texto, locutor e interlocutor, ou seja, quem fala e pra quem fala; selecionar palavra ou trecho que complementa o sentido de um texto, considerando a coerência; estabelecer relações entre partes de um texto, com base na repetição ou substituição de um termo; reconhecer o efeito sobre o sentido de determinados recursos, como, o vocabulário, a ordem das palavras na frase, os padrões de ortografia e de concordância.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA: 1. Operações com números naturais inteiros e racionais. 2. Divisibilidade. 3. Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC). 4. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. 5. Problemas do 1º. Grau. 6. Razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples, divisão em partes proporcionais e médias; Probabilidades, tabelas e gráficos; Geometria básica.

ANEXO II

QUADRO DE VAGAS

1. QUADRO DE VAGAS:

NÍVEL SUPERIOR

Cargo

Vagas

Cadastro Reserva*

Vagas Reservadas para Portadores de Necessidades Especiais

ANALISTA CONTÁBIL

01

Sim

00

ANALISTA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

00

Sim

00

ANALISTA JURÍDICO

00

Sim

00

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO

00

Sim

00

ANALISTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

00

Sim

00

ANALISTA TÉCNICO

01

Sim

00

TOTAL

02*

 

00

* Total de vagas incluindo-se a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência

NÍVEL MÉDIO

Cargo

Vagas

Cadastro Reserva*

Vagas Reservadas para Portadores de Necessidades Especiais

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I

00

Sim

00

TOTAL

00

 

00

* Total de vagas incluindo-se a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência.

NÍVEL FUNDAMENTAL

Cargo

Vagas

Cadastro Reserva*

Vagas Reservadas para Portadores de Necessidades Especiais

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

00

Sim

00

TOTAL

00

 

00

* Total de vagas incluindo-se a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência.

2. CÓDIGO DOS CARGOS (UTILIZAR NO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO):

NÍVEL SUPERIOR

Cargo

Código

Total de Vagas**

ANALISTA CONTÁBIL

0101

01

ANALISTA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

0102

00

ANALISTA JURÍDICO

0103

00

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO

0104

00

ANALISTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

0105

00

ANALISTA TÉCNICO

0106

01

TOTAL 02

** Total de vagas incluindo-se as vagas para cadastro reserva e vagas aos portadores de deficiência.

NÍVEL MÉDIO

Cargo

Código

Total de Vagas**

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I

0201

00

TOTAL 00

** Total de vagas incluindo-se as vagas para cadastro reserva e vagas aos portadores de deficiência.

NÍVEL FUNDAMENTAL

Cargo

Código

Total de Vagas**

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

0301

00

TOTAL 00

** Total de vagas incluindo-se as vagas para cadastro reserva e vagas aos portadores de deficiência.

3. DESCRIÇÃO DOS CARGOS

NÍVEL SUPERIOR:

CARGO: ANALISTA CONTÁBIL

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: organiza obrigações, tais como declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes; calcula os tributos do SESCOOP/PE; registra atos e fatos contábeis; elabora demonstrações contábeis; atende solicitações de órgãos fiscalizadores; administra a rotina de controle de pessoal, tais como: folha de pagamento; controle de banco de horas e cálculo e recolhimento de encargos.

REQUISITOS ESPECÍFICOS:

a) Certificado de conclusão, em instituição reconhecida pelo órgão competente, do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.

REMUNERAÇÃO: R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais)

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

CARGO: ANALISTA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: elabora e controla o orçamento; planeja, organiza e realiza atividades de compras e estoque, e de pagamentos diversos; verifica o cumprimento da normalização administrativa interna, bem como tarefas próprias de controle de pessoal; consolida as informações da atividade fim e elabora o elabora o Relatório de Gestão; arquiva e organiza os documentos; controla Livro de Ponto e Banco de Horas e apóia a Gerência Administrativa-Financeira.

REQUISITOS ESPECÍFICOS:

a) Certificado de conclusão, em instituição reconhecida pelo órgão competente, do Curso de Graduação em Administração ou Economia.

REMUNERAÇÃO: R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais)

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

CARGO: ANALISTA JURÍDICO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: demanda situações de interesse do SESCOOP/PE, sugerindo ou contestando ações, analisando documentos, solicitando providências; analisa legislações para emissão de pareceres, elaboração de editais de contratos, acompanha processos de licitações, além de assessorar nas negociações de contrato de serviços e outros.

REQUISITOS ESPECÍFICOS:

a) Certificado de conclusão, em instituição reconhecida pelo órgão competente, do Curso de Graduação em Direito.

REMUNERAÇÃO: R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais). Respeitar-se-á a relação existente entre o piso da categoria relativa a jornada trabalhada.

CARGA HORÁRIA: 20 (vinte) horas semanais.

CARGO: ANALISTA DE COMUNICAÇÃO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: Coleta, redige e anota dados através de imagens e de sons, Interpreta e organiza informações e notícias a serem difundidas; seleciona, revisa e prepara matérias jornalísticas a serem divulgadas em Newsletters, Internet, Jornal Interno e outros meios de comunicação com o público; presta assessoria de imprensa.

REQUISITOS ESPECÍFICOS:

a) Certificado de conclusão, em instituição reconhecida pelo órgão competente, do Curso de Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo.

REMUNERAÇÃO: R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais)

CARGA HORÁRIA: 25 (vinte e cinco) horas semanais. Respeitar-se-á a relação existente entre o piso da categoria relativa a jornada trabalhada.

CARGO: ANALISTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: planeja, organiza, coordena e acompanha a execução de ações educativas, projetos e eventos relacionados às ações de educação profissional do SESCOOP/PE.

REQUISITOS ESPECÍFICOS:

a) Certificado de conclusão, em instituição reconhecida pelo órgão competente, do Curso de Graduação em Pedagogia ou Psicologia.

REMUNERAÇÃO: R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais)

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

CARGO: ANALISTA TÉCNICO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: assiste aos superiores no desempenho de suas funções, gerenciando informações, auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; controla documentos e correspondências; atende clientes externos e internos.

REQUISITOS ESPECÍFICOS:

a) Certificado de conclusão, em instituição reconhecida pelo órgão competente, do Curso de Graduação em Secretariado ou de Secretário Executivo.

REMUNERAÇÃO: R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais)

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

NÍVEL MÉDIO:

CARGO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: realiza atividades de apoio nas áreas de administração, patrimônio e finanças; trata de documentos variados, cumprindo procedimentos necessários referentes aos mesmos; prepara relatórios e planilhas; e efetua serviços gerais de escritórios.

REQUISITOS ESPECÍFICOS:

a) Certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau), em instituição reconhecida pelo órgão competente, com conhecimento técnico administrativo e nas ferramentas do Office;

b) Norma de execução orçamentária financeira, Norma de aquisição e uso de veículo, Dissídio coletivo, Resolução 43 do SESCOOP nacional e portarias e resoluções administrativas do SESCOOP/PE.

REMUNERAÇÃO: R$ 1.107,59 (um mil, cento e sete reais e cinqüenta e nove centavos)

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

NÍVEL FUNDAMENTAL:

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: - realiza serviços bancários de correios e de cartórios; transporta correspondências, documentos e objetos; auxilia na secretaria e realiza os serviços de copa e da limpeza e higiene das dependências da empresa.

REQUISITOS ESPECÍFICOS:

a) Certificado de conclusão do Ensino Fundamental (antigo 1º Grau), em instituição reconhecida pelo órgão competente;

b) Conhecimento na área de rotinas básicas de higiene e limpeza, e serviços externos (entrega de documentos e rotinas bancárias).

REMUNERAÇÃO: R$ 440,00 (quatrocentos e quarenta reais)

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas semanais.

ANEXO III - A
Modelo de formulário para a interposição de recurso

Código para uso do IPAD: ______________

CAPA DE RECURSO

SOLICITAÇÃO: À Coordenação Executiva.

Como candidato a vaga do cargo de: _______________________________________________ solicito revisão:

[ ] do gabarito oficial preliminar da Prova Objetiva de Conhecimentos, questão(ões) _____________________________________________.

conforme especificações inclusas.

______________________, _____ de __________________ de 20__.

Assinatura do Candidato ____________________________________

Nome:__________________________________________________

Número de inscrição:_______________________________________

Tipo de Prova:___________________________________________

INSTRUÇÕES - O candidato deverá:

· Entregar dois conjuntos idênticos de recursos (original e uma cópia), sendo que cada conjunto deverá ter todos os recursos e apenas uma capa.

· Datilografar ou digitar o recurso e entregá-lo de acordo com as especificações estabelecidas neste Edital.

· Usar formulário de recurso individual para cada questão (Anexo III-B).

· Identificar-se apenas nas capas de cada um dos conjuntos (Anexo III-A).

· No caso de recurso contra o gabarito oficial preliminar, e este se referir a mais de uma questão, as questões sob contestação deverão ser agrupadas e colocada uma capa de recurso para cada conjunto de questões de uma mesma disciplina.

· Apresentar argumentação lógica e consistente.

Atenção! O desrespeito a qualquer uma das instruções acima resultará no indeferimento do recurso.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco

PROCESSO SELETIVO 2008

Nome: __________________________________________________________________________________

Número de inscrição: ______________________________________________________________________

Cargo: _________________________________________________________________________________

Tipo de Prova: ___________________________________________________________________________

Cidade e Unidade: ________________________________ ; Data: ______________ ; Hora: ______________

Atendente: ___________________________________________ ; Rubrica: ___________________________

ANEXO III -B

Código para uso do IPAD: _________

FORMULÁRIO DE RECURSO

RECURSO

Cargo: ___________________________________________________________________________________

Tipo de Prova: _____________________________________________________________________________

[ ]

Contra Gabarito Oficial Preliminar da Prova de Conhecimentos

Número da questão: _______________________

Gabarito do IPAD: ________________________

Resposta do candidato: _____________________

JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
(Se necessário, use o verso.)

ANEXO IV

CALENDÁRIO

ATIVIDADE

DATA/PERÍODO

LOCAL

Inscrição

20/03 a 20/04/2008

Via Internet - das 18 horas de 20/03/2008 às 22 horas do dia 20/04/2008, através da página www.ipad.com.br/sescoop2008

Terminais de Computador de 14 a 18/04/2008, das 09h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, no IPAD/CENED situado na Av. Caxangá, 2006, bairro do Cordeiro, Recife/PE.

Pagamento da Taxa de Inscrição

Até 25/04/2008

Rede bancária.

Entrega de Laudo Médico, para os candidatos às vagas destinadas aos Portadores de Necessidades Especiais e para Atendimento Especial

Até 25/04/2008

SEDEX - Seleção Pública do SESCOOP/PE - LAUDO MÉDICO, Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico - IPAD, Rua Santo Elias, nº 535, bairro do Espinheiro Recife/PE, CEP: 52020.090.

Presencial - Sede do IPAD, Rua Santo Elias, nº 535, bairro do Espinheiro Recife/PE, no horário das 9h (nove horas) às 16h (dezesseis horas).

Informações sobre Local de Prova

02 a 18/05/2008

www.ipad.com.br/sescoop2008

Prova Objetiva de Conhecimentos

18/05/2008

Município do Recife/RMR

Gabarito Preliminar da Prova Objetiva de Conhecimentos

19/05/2008

www.ipad.com.br/sescoop2008

Recurso contra Gabarito Preliminar da Prova Objetiva de Conhecimentos

20 e 21/05/2008

Local a ser definido na ocasião da divulgação do Gabarito Preliminar

Divulgação do Gabarito Definitivo da Prova Objetiva de Conhecimentos

06/06/2008

www.ipad.com.br/sescoop2008

Divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo

Até 12/06/2008

www.ipad.com.br/sescoop2008

Resposta dos Recursos contra Gabarito Preliminar das Provas Objetivas de Conhecimentos

Até 16/06/2008

www.ipad.com.br/sescoop2008 (página de situação do candidato)