Prefeitura de Alagoinhas - BA

Notícia:   Novamente estendido prazo de inscrições para concurso de Alagoinhas - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES N° 01/2011

REPUBLICAÇÃO COM ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELO EDITAL 002/2011

MANUAL DO CANDIDATO

LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE MANUAL

ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO

INSCRIÇÃO

28/11 à 22/12/2011, para inscrições via INTERNET e no período de 12 a 16/12/2011 para inscrições PRESENCIAIS.

Homologação das inscrições

03/01/2012

Edital marcando a data das provas

10/01/2012

Cartão de Informação do Candidato

10/01/2012 (via internet)

Data das provas escritas

29/01/2012

Divulgação do gabarito

02/02/2012

Resultado da prova objetiva escrita

Até o 15º dia após a publicação do gabarito das provas, ou após o julgamento de recursos.

Homologação

Até o 30º dia após resultado geral

- As datas previstas neste manual são de caráter informativo, podendo ser modificadas em função de eventuais recursos interpostos nas diversas fases e sempre serão validadas pelos Editais publicados no decorrer do processo.

- No dia 10/01/2012, será publicado Edital confirmando a data de realização das provas objetivas escritas e a data de distribuição do Cartão de Informação do Candidato - CIC. No cartão constará a data, local e sala onde o candidato fará sua prova.

- O CIC é um instrumento para confirmação dos dados da inscrição do Candidato, e informação do local e data da prova. A Entrega do CIC será disponibilizada a partir do dia 19 de dezembro de 2011 no endereço da Internet: www.consultorialideranca.com.br.

- O candidato que não retirar o CIC, poderá obter as informações nas listas publicadas nos endereços da Internet: www.consultorialideranca.com.br, www.ba.tmunicipal.org.br/prefeitura/alagoinhas/publicacao e nos murais da Prefeitura, da Câmara Municipal e no posto de inscrição do Município de Alagoinhas.

- De posse do CIC, o candidato deverá conferir de imediato e detalhadamente, os dados impressos no cartão.

- Caso haja inexatidão na informação, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com a coordenação do concurso no posto de inscrição ou pelo email: ccarvalho@terra.com.br e telefones: (75) 8839-1480(tel do posto de inscrição), 3485-1100, 3223-4121 ou (71) 3492-7132 e 8658-0705

- O candidato só terá acesso ao local de prova com a apresentação do DOCUMENTO ORIGINAL DE IDENTIDADE atualizado, utilizado na inscrição. Sem o documento de identidade o candidato não poderá entrar na sala de realização das provas, implicando na sua eliminação do Concurso Público.

- Após resolver as questões objetivas da prova escrita, o candidato deverá marcar as respostas na Folha Óptica, que é o documento oficial para correção e assiná-la antes da entrega ao fiscal de sala.

- É de responsabilidade do Candidato a conferência da paginação e seqüência de questões do caderno de questões e dos dados impressos na Folha Óptica, que deverá ser preenchida conforme instruções específicas contidas na mesma. Os prejuízos advindos das marcações incorretas são de exclusiva responsabilidade do candidato, não havendo substituição da folha por erro do mesmo.

- São consideradas marcações incorretas, implicando em não se computar a questão: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo delimitado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica azul ou preta.

- As provas objetivas (escritas), inclusive redação, terão duração de 03h30min (três horas e trinta minutos).

- Procedimentos de inscrição:

As inscrições serão abertas no período de 28 de novembro de 2011 a 22 de dezembro de 2011, para inscrições via INTERNET e no período de 12 a 16 de dezembro de 2011, no horário das 09:00h ás 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas, de forma presencial, no posto de inscrição, localizado no Centro de Educação Profissional de Alagoinhas- CEPA, Praça Barão do Rio Branco, Nº 55, Centro, Alagoinhas-BA - CEP: 48.005-135 - Tel. (75) 3422 8601 - 8839 1480\ 3223 4121, mediante preenchimento do Requerimento de Inscrição - RI, conforme Art. 17 do Edital.

As inscrições via Internet serão a partir do acesso ao site www.consultorialideranca.com.br, na aba CONCURSOS, no link CONCURSO PÚBLICO ALAGOINHAS.

Na inscrição via Internet, após a geração do Boleto, o candidato deverá encerrar a sessão para finalizar sua inscrição, principalmente se pretender efetuar outra inscrição.

Na Inscrição Presencial ou pela Internet o Candidato deverá efetuar o recolhimento da taxa de inscrição através Boleto Bancário gerado no ato da inscrição. Será indeferida a inscrição do candidato que não tenha preenchido corretamente o RI (Requerimento de Inscrição), na inscrição presencial ou via Internet, e/ou que não tenha quitado a respectiva taxa de inscrição até o terceiro dia após o término das inscrições.

A Empresa C.Carvalho e Cia. Ltda (Liderança Consultoria) não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Para visualizar seus dados, obter a 2ª via do Boleto, visualizar o local de provas e imprimir o CIC, o candidato deverá acessar o site e logar na Área Restrita para Candidatos.

MAIORES INFORMAÇÕES DIRIJA-SE A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS- CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL - CAM, situado na Rua Manoel Romão, N° 23, Alagoinhas Velha, Alagoinhas/Ba. (antigo prédio da COELBA) CEP: 48.030-530, Tel. (75) 3422 8601; pelo SITE: www.consultorialideranca.com.br ou tel 75 8839 1480

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS EXISTENTES NO QUADRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

EDITAL Nº 02/2011

ALTERA E REPUBLICA O EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 001/2011

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Constituição Federal, da Lei Orgânica Municipal e demais legislações pertinentes, faz saber que ALTEROU O EDITAL 001/2011, publicado na edição n° 626 (ano III) de 22 de novembro de 2011 DO Diário Oficial Eletrônico do Município de Alagoinhas, disponível no sitio da internet: http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/alagoinhas/doe.

Art 1° Fica alterado os seguintes dispositivos do Edital 001/2011:

I - Nomenclatura do Requisito mínimo para o cargo de Assistente Social.( art.11, inciso I item 4)

II - Requisito para o cargo de Professor NI -.(inciso I item 47 do art.11, e parágrafo 3° do art. 14)

III -Detalhamento da aptidão física e distribuição de vagas por sexo para o Cargo de Guarda Municipal ( inciso I item 52 e inciso II itens 52.1 e 52.2 do art.11; parágrafo 4° art. 14; e Anexo III)

IV- Conteúdo programático:

a) Acresce a nomenclatura de Guarda Municipal e Motorista no programa para os cargos de nível médio.

b) Acresce o conteúdo de conhecimentos específicos para o cargo de Auxiliar de Classe

Art. 2° O Edital 001/2011, publicado na edição n° 626 (ano III) de 22 de novembro de 2011 do Diário Oficial Eletrônico do Município de Alagoinhas, fica republicado nesta data e passa vigorar com as modificações introduzidas por este Edital.

Gabinete do Prefeito, ALAGOINHAS, Bahia, 25 de novembro de 2011.

PAULO CÉZAR SIMÕES SILVA
Prefeito Municipal

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº 01/2011

Republicação com Alterações introduzidas pelo Edital 002/2011

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, nos termos da Constituição Federal, da Lei Orgânica Municipal e demais legislações pertinentes, faz saber que estarão abertas as inscrições ao Concurso Público para provimento de vagas nos cargos existentes no quadro da Prefeitura Municipal de ALAGOINHAS, indicados neste Edital, nos níveis correspondentes, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1° - Poderão candidatar-se aos cargos públicos do quadro de funcionários da Prefeitura todos os cidadãos que preencham os seguintes requisitos:

a) - ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) - estar em gozo dos direitos políticos;

c) - estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;

d) - não ter sido demitido de serviços público Federal, Estadual ou Municipal, com impedimento de exercer função pública;

e) - preencher os pré-requisitos exigidos para ocupação do cargo.

f) - ter na data de assinatura do termo de posse, idade mínima de 18 anos;

g) - estar apto, física e mentalmente, para o exercício do cargo para o qual concorrerá, não sendo portador de deficiência incompatível com as atribuições do cargo;

h) - conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital e no Regulamento Geral;

Art. 2° - Concluído o concurso público e homologados os seus resultados, terão direito subjetivo à nomeação os candidatos aprovados, dentro do limite de vagas dos cargos estabelecidos neste edital e de acordo com as necessidades imediatas da administração, obedecendo à ordem de classificação, ficando aos demais candidatos habilitados reservado o direito à nomeação, durante o período de validade do concurso, de acordo com as necessidades administrativas.

Art. 3° - A declaração falsa ou inexata de dados constantes da ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou graciosos, determinarão o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes.

Art. 4° - Os pedidos de inscrição significarão a aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do Regulamento Geral e deste Edital.

Art. 5° - Os pedidos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Concurso, cabendo-lhe a decidir sobre sua aprovação.

Art. 6° - Encerrado o prazo das inscrições será publicada a relação dos candidatos inscritos, com indicações dos respectivos números de inscrição.

Art. 7° - Durante a realização da prova não será permitido ao candidato sob pena de ser excluído do concurso:

I. Comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso, bem como consultar livros ou apostilas, salvo as fontes informativas que forem declaradas no edital do concurso.

II. Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e na companhia do fiscal.

III. Utilizar-se de calculadoras, agendas eletrônicas, relógios digitais, telefones celulares ou outros equipamentos similares, que não poderão ingressar nos locais de realização das provas.

IV. Utilizar meios ilícitos para execução da prova;

V. Perturbar de qualquer modo, a execução dos trabalhos.

CAPÍTULO II

DAS DISPOSIÇÕES ESPECIAIS

Art. 8° - A habilitação para o provimento será por Cargo, mediante Concurso Público, de acordo com as especificações e requisitos mínimos descritos neste Edital.

Art. 9° - Os candidatos deverão ter os requisitos mínimos para preenchimento dos cargos em concurso na data da convocação para nomeação.

Art. 10 - Os cargos de Professor são regidos pela Lei Complementar Municipal n° 008 de 03 de novembro de 2003, e os demais cargos, constantes deste Edital, são regidos pelas Leis Complementares Municipais N° 007 de 03 de novembro de 2003 (Estatuto do Servidor); Lei Complementar Municipal n° 009 de 03 de novembro de 2003 (Plano de Cargos dos Servidores) com suas modificações posteriores e demais Leis pertinentes e aplicáveis a matéria.

.Art. 11- O Concurso Público, objetiva o preenchimento de vagas para os cargos abaixo relacionados:

I - Requisitos mínimos

Item

CARGO

REQUISITO MÍNIMO

C/H

Salário Base

1

Auditor Contábil

Nível Superior em Ciências Contábeis / Registro no CRC

40

R$ 1.780,01

2

Analista de Sistema Informatizado

Nível Superior em Análise de Sistemas ou Ciências da Computação/ Registro no Conselho Competente

40

R$ 1.208,44

3

Analista em Administração Finanças e Contabilidade/ Contador

Nível superior em Ciências Contábeis/ Registro no CRC

40

R$ 1.208,44

4

Assistente Social

Nível Superior em Serviço Social / Registro no CRESS

30

R$ 1.208,44

5

Auditor de Saúde/ Médico.

Nível Superior em Medicina / Registro no CRM

40

R$ 2.204,61

6

Enfermeiro/Formação Geral

Nível Superior em Enfermagem / Registro no COREN

40

R$ 1.208,44

7

Enfermeiro especialista/ Obstetrícia

Nível Superior em Enfermagem / Registro no COREN/ Especialista na Área

40

R$ 1.208,44

8

Enfermeiro especialista/ Gerontologia.

Nível Superior em Enfermagem / Registro no COREN/ Especialista na Área

40

R$ 1.208,44

9

Enfermeiro especialista/Neonatologia

Nível Superior em Enfermagem/ Registro no COREN/ Especialista na Área

40

R$ 1.208,44

10

Enfermeiro especialista/Saúde Mental

Nível Superior em Enfermagem/ Registro no COREN/ Especialista na Área

40

R$ 1.208,44

11Médico Clínico GeralNível Superior / Registro no CRM20R$ 1.496,94
12Médico / AnestesiologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
13Médico / Obstetrícia.Nível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
14Médico/ EndocrinologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
15Médico / Cirurgião GeralNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
16Médico UrologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
17Médico/ AngiologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
18Médico / InfectologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
19Médico/ RadiologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
20Médico/ UltrassonografiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
21Médico/ CardiologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
22Médico/ DermatologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
23Médico/ GastroenterologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
24Médico/ Gastroenterologia InfantilNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
25Médico/ GinecologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
26Médico/ HematologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
27Médico/ MastologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
28Médico/ Nefro pediatriaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
29Médico/ NeurologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
30Médico/ NeuropedriatriaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
31Médico/ OncologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
32Médico/ OrtopediaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
33Médico/ PediatriaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
34Médico/ PneumologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
35Médico / ProctologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
36Médico / ReumatologiaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
37Médico do TrabalhoNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
38Médico/ PsiquiatriaNível Superior em Medicina / Registro no CRM/ Residência na Área20R$ 1.496,94
39Odontólogo/ Cirurgião DentistaNível Superior em Odontologia / Registro no CRO20R$ 1.208,44
40Técnico de Suporte Saúde/ FisioterapeutaNível Superior em Fisioterapia/ Registro no CREFITO30R$ 1.208,44
41Técnico de Suporte a Saúde/ NutricionistaNível Superior em Nutrição/ Registro no CRN40R$ 1.208,44
42Técnico de Suporte a Saúde/ FarmacêuticoNível Superior em Farmácia/ Registro no CRF40R$ 1.208,44
43Técnico em ContabilidadeCurso Técnico em Contabilidade/Registro no CRC-40R$ 694,87
44Técnico em EnfermagemCurso Técnico em Enfermagem/ Registro no COREN40R$ 584,08
45Técnico AgrícolaCurso Técnico Agrícola/ Registro no CREA40R$ 694,87
46Técnico em RadiologiaCurso Técnico em Radiologia/Registro no CRTR40R$ 584,08
47Professor Nível IHabilitação especifica para o Magistério obtida em curso médio, médio superior ou pedagogia20R$ 596,50
48Professor Nível III PortuguêsLicenciatura Plena na área20R$ 631,27
49Professor Nível III MatemáticaLicenciatura Plena na área20R$ 631,27
50Professor Nível III Educação FísicaLicenciatura Plena na área20R$ 631,27
51Motorista "D"Ensino Médio Completo, CNH classe D40R$ 552,87
52Guarda MunicipalEnsino Médio Completo e aptidão física40R$ 545,00
53Auxiliar de ClasseEnsino Fundamental Completo40R$ 550,00
54Operador de Máquinas/ EquipamentosEnsino Fundamental Completo40R$ 584,08
55Auxiliar de Infra estruturaNível Alfabetizado40R$ 545,00

II. - Quadro de Vagas e Taxa de Inscrição

Item

CARGO

VAGAS

RESERVA DEFICIENTES

TAXA R$

1

Auditor Contábil

2

 

R$ 80,00

2

Analista de Sistema Informatizado

2

 

R$ 80,00

3

Analista em Administração Finanças e Contabilidade

3

 

R$ 80,00

4

Assistente Social

2

 

R$ 80,00

5

Auditor de Saúde/ Médico.

1

 

R$ 80,00

6

Enfermeiro/Formação Geral

15

1

R$ 80,00

7

Enfermeiro especialista/ Obstetrícia

5

 

R$ 80,00

8

Enfermeiro especialista/ Gerontologia.

1

 

R$ 80,00

9

Enfermeiro especialista/Neonatologia

1

 

R$ 80,00

10

Enfermeiro especialista/Saúde Mental

1

 

R$ 80,00

11

Médico Clínico Geral

10

1

R$ 80,00

12

Médico / Anestesiologia

2

 

R$ 80,00

13

Médico / Obstetrícia.

5

 

R$ 80,00

14

Médico/ Endocrinologia

2

 

R$ 80,00

15

Médico / Cirurgião Geral

1

 

R$ 80,00

16

Médico Urologia

2

 

R$ 80,00

17

Médico/ Angiologia

2

 

R$ 80,00

18

Médico / Infectologia

1

 

R$ 80,00

19Médico/ Radiologia1 R$ 80,00
20Médico/ Ultrassonografia2 R$ 80,00
21Médico/ Cardiologia2 R$ 80,00
22Médico/ Dermatologia1 R$ 80,00
23Médico/ Gastroenterologista1 R$ 80,00
24Médico/ Gastroenterologista Infantil1 R$ 80,00
25Médico/ Ginecologia1 R$ 80,00
26Médico/ Hematologia1 R$ 80,00
27Médico/ Mastologia1 R$ 80,00
28Médico/ Nefro pediatria1 R$ 80,00
29Médico Neurologista2 R$ 80,00
30Médico/ Neuropedriatria1 R$ 80,00
31Médico/ Oncologia1 R$ 80,00
32Médico/ em ortopedia1 R$ 80,00
33Médico/ Pediatria1 R$ 80,00
34Médico/ Pneumologia1 R$ 80,00
35Médico / Proctologista.1 R$ 80,00
36Médico / Reumatologia1 R$ 80,00
37Médico do Trabalho1 R$ 80,00
38Médico/ Psiquiatria1 R$ 80,00
39Odontólogo/ Cirurgião Dentista101R$ 80,00
40Técnico de Suporte Saúde/ Fisioterapeuta2 R$ 40,00
41Técnico de Suporte a Saúde/ Nutricionista2 R$ 40,00
42Técnico de Suporte a Saúde/ Farmacêutico1 R$ 40,00
43Técnico em Contabilidade1 R$ 40,00
44Técnico em Enfermagem473R$ 40,00
45Técnico Agrícola4 R$ 40,00
46Técnico em Radiologia2 R$ 40,00
47Professor Nível I202R$ 40,00
48Professor Nível III Português.1 R$ 40,00
49Professor Nível III Matemática2 R$ 40,00
50Professor Nível III Educação Física1 R$ 40,00
51Motorista "D"101R$ 40,00
52.1Guarda Municipal Masculino21 R$ 40,00
52.2Guarda Municipal Feminino9 R$ 40,00
53Auxiliar de Classe272R$ 25,00
54Operador de Máquinas/ Equipamentos8 R$ 25,00
55Auxiliar de Infra Estrutura5 R$ 25,00

Art. 12 - Das vagas existentes, 5% (cinco por cento) por cargo serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência, que não seja incompatível com o exercício do cargo, desde que a fração obtida deste cálculo seja superior a 0,5 (cinco décimos), condicionado, entretanto à apresentação de laudo médico estabelecendo a compatibilidade entre o cargo e a deficiência do candidato na conformidade do Decreto Municipal nº 3438, de 24 de outubro de 2011, publicado na edição 611 de 26\10\2011 do diário oficial eletrônico do Município de Alagoinhas

Parágrafo único - Fica obrigado ao candidato portador de deficiência, a apresentação, até o terceiro dia após o encerramento das inscrições, no endereço do posto de inscrição presencial, de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

Art. 13 - O prazo de validade do concurso, para efeito de nomeação, será de dois anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Art. 14 - As vagas serão preenchidas, por cargo, em ordem rigorosa de classificação, de acordo com a necessidade e conveniência da administração e conforme opção única manifestada pelo candidato no Requerimento de Inscrição - RI, observados os critérios estatuídos deste edital.

Parágrafo 1° As vagas para Enfermeiro formação geral, objetivam o provimento de cargos de Enfermeiro. As vagas para o cargo de Enfermeiro Especialista são disponibilizadas pela função a ser desempenhada pelo candidato aprovado.

Parágrafo 2° As vagas para o cargo de Médico são disponibilizadas pela função a ser desempenhada pelo candidato aprovado

Parágrafo 3° As vagas para o cargo de Professor Nível I, para provimento é exigido habilitação para docência das séries iniciais do ensino fundamental, obtida em curso normal superior, graduação em pedagogia e na forma do anexo V da lei Complementar 008\2003, é exigido Habilitação específica de ensino médio em magistério.

Parágrafo 4° As vagas para o cargo de Guarda Municipal, são disponibilizas com vagas específicas para o sexo Masculino e Feminino e a nomeação será precedida de Teste de Aptidão Física, como processo pré-admissional de caráter eliminatório, conforme Anexo III deste Edital, independente de outros exames que garantam a verificação da aptidão que pela especialidade da função podem atuar em campo durante vistorias nas unidades públicas municipais, podendo ser expostos a situações de conflito que demandam pleno domínio dos sentidos e das funções motoras e intelectuais, no intuito de defender, não só a sua vida, mas também a de seus colegas e cidadãos.

Art. 15 - O regime jurídico de trabalho será Estatutário, com carga horária constante no Plano de Cargos e Salários de cada categoria.

Art. 16 - O valor básico dos vencimentos dos cargos é o constante da tabela de vencimento dos funcionários municipais, conforme Legislação Municipal.

CAPITULO III

DA INSCRIÇÃO

Art. 17 - As inscrições serão abertas no período de 28 de novembro a 22 de dezembro de 2011, para inscrições via INTERNET e no período de 12 a 16 de dezembro de 2011, no horário das 09:00h ás 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas, de forma presencial, no posto de inscrição, localizado no Centro de Educação Profissional de Alagoinhas- CEPA, Praça Barão do Rio Branco, N° 55, Centro, Alagoinhas-BA - CEP: 48005-135 tel. (75) 8839-1480- mediante preenchimento do Requerimento de Inscrição - RI, acompanhado da seguinte documentação:

a) Cédula de Identidade atualizada, expedida pela Secretaria de Segurança Pública, ou outro equivalente;

b) CPF - Cadastro de Pessoa Física;

c) Comprovante do recolhimento da taxa de inscrição, através de Boleto Bancário vinculado a Conta: P.M. Alagoinhas \Concurso Público; Banco do Brasil, dentro do vencimento do boleto.

Parágrafo 1° - São também considerados documentos de identidade, as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelo Ministério de Relações Exteriores, Forças Armadas, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação com foto, e Carteiras expedidas por Órgãos e Conselhos de Classe.

Parágrafo 2°- Será indeferida a inscrição do candidato que não tenha preenchido corretamente o RI (Requerimento de Inscrição), na inscrição presencial ou via Internet, e/ou que não tenha quitado a respectiva taxa de inscrição até o terceiro dia após o término das inscrições.

Parágrafo 3° - As informações prestadas na ficha de inscrição, presencial ou via Internet, são de inteira responsabilidade do candidato, cabendo à organização do Concurso Público, excluir aquele que preenchê-la com dados incorretos ou rasurados, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

Parágrafo 4º - A taxa de inscrição será recolhida ao tesouro municipal e após a quitação implicará na anuência do candidato ás normas deste edital e não será restituída.

Parágrafo 5° - Os candidatos poderão obter o Manual do Candidato gratuitamente no sitio da internet www.consultorialideranca.com.br ou adquirindo junto a Liderança Consultoria, um caderno impresso, no posto de inscrição presencial, pelo preço de R$ 5,00 (cinco reais)

Art.18- As inscrições via Internet serão a partir do acesso ao site: www.consultorialideranca.com.br e serão validadas após comprovação do pagamento do boleto bancário.

Parágrafo Único - A Comissão Municipal e a C. Carvalho e Cia. Ltda. (Liderança Consultoria) não se responsabilizam por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Art. 19 - O Concurso constituir-se-á de questões objetivas de caráter eliminatório e classificatório.

§ 1º Para os cargos de Professor, serão aplicadas provas adicionais, de títulos e redação, de caráter classificatório.

§ 2º Para os cargos com pré-requisito mínimo de ensino superior, serão aplicadas provas adicionais, de redação, de caráter classificatório.

Art. 20 - As provas objetivas (escritas) serão compostas de questões pertinentes às especificidades do cargo em concurso, contendo cada questão 05 (cinco) alternativas de respostas, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60% (sessenta por cento) dos pontos no somatório da prova objetiva, obedecendo aos seguintes critérios:

I - Será avaliada na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos;

II - O total de pontos de cada candidato, no conjunto das provas, será igual à soma da nota obtida na prova referente a cada matéria constante dos programas;

III - O total de pontos máximo que um candidato poderá obter é de 100 (cem) pontos, incluindo, quando aplicável, a avaliação dos títulos e redação.

IV - As provas objetivas (escritas), inclusive redação, terão duração de 03:30 (três horas e trinta minutos).

Parágrafo 1° - Para cada um dos cargos em Concurso, as provas respectivas serão estatisticamente avaliadas de acordo com desempenho do grupo a elas submetidas.

Parágrafo 2° - A prova constará de 40 (quarenta) questões objetivas, valendo 2,0 pontos cada uma, distribuídas da seguinte forma:

I - Para Professor Nível I1

a) Língua Portuguesa 13 (treze) questões;

b) Matemática 05 (cinco) questões;

c) Conhecimentos Pedagógicos 12 (doze) questões;

d) Conhecimentos específicos 10 (dez) questões.

e) Redação

II- Para Professor Nível III Língua Portuguesa

a) Língua Portuguesa 30 (trinta) questões;

b) Conhecimentos Pedagógicos 10 (dez) questões;

c) Redação

III - Para Professor Nível III - Matemática e Educação Física

a) Língua Portuguesa 10 (dez) questões;

b) Conhecimentos Pedagógicos 10 (dez) questões;

c) Conhecimentos Específicos 20 (vinte) questões.

d) Redação

IV - Para Auditor Contábil; Analista de Sistema Informatizado; Analista em Administração Finanças e Contabilidade (contador)

a) Língua Portuguesa 15 (quinze) questões

b) Matemática/Raciocínio Lógico 10 (dez) questões;

c) Conhecimentos Específicos/Gerais 15 (quinze) questões

d) Redação

V - Para os demais Cargos de Nível Superior:

a) Língua Portuguesa 15 (quinze) questões;

b) Conhecimentos Específicos/Gerais 25 (vinte e cinco) questões

c) Redação

VI - Para os cargos de Nível Médio\Técnico;

a) Língua Portuguesa 10 (dez) questões;

b) Matemática 10 (dez) questões;

c) Conhecimentos Específicos/Gerais 20 (vinte) questões

VII - Para os cargos de Motorista "D"; Guarda Municipal; Auxiliar de Classe; Operador de Máquinas/ Equipamentos; e Auxiliar de Infra Estrutura

a) Língua Portuguesa 10 (dez) questões;

b) Matemática 10 (dez) questões;

c) Conhecimentos Específicos/Gerais 20 (vinte) questões

Parágrafo 3°- O candidato só poderá ausentar-se do recinto das provas após uma hora e só poderá levar o Caderno de Questões, após duas horas contadas a partir do efetivo início das mesmas.

Art. 21 - A Prova de Títulos de caráter classificatório será realizada exclusivamente para os candidatos aos cargos de Professor, habilitados na prova objetiva (escrita), considerando-se os seguintes títulos em área Educacional:

I - CURSO PÓS-GRADUAÇÃO COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 360H.

a) Especialização

1,0

b) Mestrado

1,5

c) Doutorado

2,0

Total máximo de pontos

5,0

II - CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO
a) Mínimo de 120h0,5
Total máximo de pontos2,5
III - EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO BÁSICO
a) Por cada ano de ensino público.0,5
Total máximo de pontos2,5
TOTAL GERAL (Escore Máximo)10,0 (PONTOS)

Parágrafo 1° independente da quantidade de títulos apresentados pelos candidatos, a pontuação será limitada ao escore máximo estabelecido nos itens e no total apresentado no caput deste artigo.

Parágrafo 2° - Os Candidatos aprovados para o cargo de Professor terão prazo de 3 (três) dias úteis, contados da publicação do resultado, para entregar à Comissão Municipal de Concurso, os documentos para serem avaliados na Prova de Títulos, na forma estabelecida neste artigo. O local para entrega do quanto aqui referido, será informado quando da publicação do resultado.

Parágrafo 3°- Cada Candidato deverá colocar cópias de seus documentos em envelope lacrado, contendo: Número de inscrição, nome do Candidato e relação de documentos.

Parágrafo 4°- Os títulos, conforme o caput deste artigo, só serão pontuados se referentes à área educacional. Os itens I e II serão comprovados através de Diploma ou Certificados. O item II deverá ser diretamente relacionado ao cargo de opção do candidato. E o Item III, deverá ser comprovado através de Declaração ou Certidão de tempo de docência no ensino básico. Será atribuída a pontuação zero a contracheques, cópia de contratos e outros documentos que não demonstre e ateste claramente o período de atividade no ensino básico.

CAPITULO IV

DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Art. 22 - A prova OBJETIVA (escrita) juntamente com a prova de REDAÇÃO será realizada em local a ser definido e divulgado posteriormente em Edital de convocação de provas, nesta cidade e nos locais de divulgação indicados neste Edital.

Parágrafo 1° - Anulada alguma questão da prova Objetiva, os pontos correspondentes serão creditados a todos os candidatos.

Parágrafo 2° - Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova: não respondidas, que contenham emenda ou rasura, que contenham mais de uma resposta assinalada ou que forem marcadas incorretamente no cartão-resposta.

Parágrafo 3° - A ausência de assinatura no cartão de resposta implicará na atribuição de nota 0 (zero) na prova do candidato.

Art. 23 - Os Candidatos a cargos com requisito mínimo de curso superior, conforme art. 19 deste Edital serão submetidos à prova de redação, no mesmo dia da prova Objetiva, conforme os seguintes critérios:

I- A NOTA DE REDAÇÃO terá caráter classificatório e será somada à nota dos respectivos candidatos aprovados na prova Objetiva.

II- Os demais candidatos serão considerados não habilitados.

III- Será anulada a Redação que: fugir ao tema e tipo propostos; for escrita a lápis; apresentada sob forma de versos; ilegível; e que estiver assinada fora do campo apropriado.

IV- A prova de redação deverá ser manuscrita em Língua Portuguesa pelo candidato, de forma legível, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, que o candidato deverá trazer. Caso o candidato faça a sua redação em letra de forma, deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.

V- A Folha de Redação não poderá ser assinada, rubricada e/ou conter qualquer palavra e/ou marca que a identifique em outro local que não seja o especificado para tal fim, sob pena de ser anulada. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a atribuição de nota ZERO à prova de redação.

VI- Na ocorrência de erro, por responsabilidade do candidato, não haverá substituição da Folha de Redação.

VII- Serão avaliados os seguintes tópicos: clareza e adequação de abordagem; criticidade; organicidade; paragrafação e coesão textual; ortografia e pontuação; morfossintaxe; sintaxe e semântica; existência e adequação do título do texto, bem como adequação do uso dos espaços da Folha de Redação.

VIII- A redação deverá ter, no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 25(vinte e cinco) linhas, sem recuos ao longo delas, à exceção de início e final de parágrafos; e sem espaçamentos de linhas entre parágrafos.

IX- Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas.

X- Critérios de correção da redação:

A) Tema e desenvolvimento (4.0)

· Capacidade de elaborar hipóteses, de selecionar elementos pertinentes,

· Discussões coerentes ao tema,

· Anulação da redação: fuga do tema ou da proposta.

B) Estrutura (3.0)

· Dissertação (introdução, desenvolvimento e conclusão),

· Coerência em cada parágrafo,

· Organização do pensamento, coesão entre as partes do texto (parágrafo, períodos, orações),

· Capacidade de adequar-se ao gênero.

C) Expressão (3.0)

· Domínio da norma culta,

· Clareza nas construções sintáticas,

· Vocabulário elaborado.

Art. 24 - O candidato terá acesso ao local da realização da prova, indicado no Cartão de Informação do Candidato, com a apresentação da Cédula de Identidade atualizada, utilizada para inscrição (via original).

Art. 25 - Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado, e a ausência do candidato implicará na sua eliminação.

Art. 26 - O candidato deverá chegar ao local da prova trinta minutos antes do horário determinado para início da aplicação das provas, não sendo permitida a entrada de candidato sob qualquer pretexto, após o fechamento dos portões.

CAPÍTULO V

DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 27 - Havendo igualdade de pontos na classificação final, após a observância do disposto no parágrafo único do art. 27 da Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), terá preferência sucessivamente, o candidato que:

I- Que obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos

II- Que obtiver maior nota na Prova de Conhecimentos Gerais;

III- Que obtiver maior nota na prova de Língua Portuguesa;

IV- De maior idade

Art. 28 - Quando ocorrer irregularidade insanável ou preterição de formalidade substancial que possa afetar o seu resultado, terá qualquer candidato o direito de interpor recurso, nas fases de homologação das inscrições, publicação dos gabaritos e dos resultados parciais ou globais, homologação do concurso e posteriormente nomeação de candidatos aprovados.

§ 1° - Os recursos deverão ser protocolados na Comissão Municipal de Concursos e só serão aceitos devidamente fundamentados e sob erro material.

§ 2° - O recurso previsto neste artigo poderá ser interposto até o 2°(segundo) dia após a publicação do respectivo ato.

§ 3° - Dos recursos e pedidos de revisão deverá constar a justificativa escrita pormenorizada, sendo liminarmente indeferidos os que não contenham fatos novos ou que se baseiam em razões subjetivas.

Art. 29 - A Prefeitura Municipal de Alagoinhas divulgará através de Edital, o resultado final deste Concurso relacionando os candidatos habilitados em ordem de classificação e com o total de pontos obtidos, em DUAS listas:

I- Os candidatos, pela ordem de classificação final, por cargo com o total de pontos obtidos;

II- Os candidatos inscritos como portadores de deficiência, por cargo com o total de pontos obtidos;

Parágrafo Único - A homologação deverá ocorrer no prazo de até 30 (trinta) dias contados da referida publicação, acrescido dos prazos recursais.

Art. 30 - A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, quando da nomeação, através da Secretaria da Administração - SEMAD, convocará os candidatos habilitados, em ordem de classificação final, para aplicação dos critérios de desempate (quando ocorrer); para comprovação dos requisitos mínimos e realização dos exames de sanidade e capacidade física, mental e psicológica, sendo eliminado o candidato inapto.

Parágrafo 1° - A convocação para nomeação dar-se-á na ordem da lista de classificação final por cargo.

Parágrafo 2° - O primeiro candidato portador de deficiência classificado no concurso público será nomeado para ocupar a quinta vaga aberta para o respectivo cargo, enquanto os demais serão nomeados a cada intervalo de vinte cargos providos.

Parágrafo 3° - Os cargos destinados aos portadores de deficiência que não forem providos por falta de candidatos ou por reprovação no concurso público serão preenchidos pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação de cada cargo.

Parágrafo 4° - Havendo extinção da Unidade onde o Servidor, nomeado em decorrência deste concurso, esteja lotado, a Administração realocará o mesmo para outra Unidade onde exista vaga.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 31 - A inscrição do candidato importará no conhecimento das instruções e na aceitação das condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

Art. 32 - A inexatidão das afirmativas ou irregularidades constatadas no decorrer do processo, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do concurso, anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

Art. 33 - A inscrição do candidato importará em anuência implícita à sua futura nomeação.

Art. 34 - O candidato que recusar a nomeação, ou, consultado e nomeado, deixar de entrar em exercício, perderá os direitos de sua classificação.

Art. 35 - Os Atos Administrativos da Prefeitura Municipal de Alagoinhas são oficialmente publicados no Diário Oficial Eletrônico do Município, e podem ser visualizados no endereço da internet: http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/alagoinhas/doe/

Parágrafo Único: É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público através dos locais de divulgação indicados neste edital.

Art. 36 - O conteúdo programático das provas objetivas é o publicado no anexo II deste Edital.

Art.37 - A Comissão Municipal de Concurso contará com a consultoria da Empresa - C. Carvalho e Cia Ltda. (Liderança Consultoria), CNPJ 00.869.599\0001-02, contratada pela Prefeitura Municipal de ALAGOINHAS para este fim.

Art. 38 - Os atos decorrentes deste edital serão publicados no Diário Oficial Eletrônico deste Município, no quadro de publicações da Prefeitura e da Câmara Municipal, no Fórum desta Comarca e nos sítios da internet: www.consultorialideranca.com.br ou http://www.ba.tmunicipal.org.br/prefeitura/alagoinhas/publicacao

Parágrafo Único- A Comissão Municipal de Concurso além dos locais indicados no caput deste artigo poderá utilizar outros meios para ampliar a publicidade dos atos relacionados com este certame.

Art. 39 - O endereço oficial da Comissão Municipal de Concurso é Rua Manoel Romão, nº 23, Centro Administrativo Municipal - CAM, Alagoinhas Velha, Alagoinhas - Bahia, CEP: 48.030 - 530, Tel.: (75) 3422 8601. O Contato oficial com a Empresa - C. Carvalho e Cia Ltda. (Liderança Consultoria) é através do e-mail: ccarvalho@terra.com.br e pelo Tel.: (75) 8839-1480 (tel. do posto de inscrição), 3485-1100; 3223-4121 ou (71) 3492-7132 e 8658-0705

Art. 40 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal de Concurso.

Gabinete do Prefeito, ALAGOINHAS, Bahia, 21 de novembro de 2011.

PAULO CÉZAR SIMÕES SILVA
Prefeito Municipal

ANEXO I

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS

SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES:

AUDITOR CONTÁBIL Atividades relacionadas com a realização de auditorias sobre os sistemas contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial e demais atividades administrativas

Analista de Sistema Informatizado Criar sistemas e produtos de informática. Construir conhecimentos conceituais nas áreas de redes de computadores, sistemas operacionais, arquitetura de computador e segurança de sistemas.

ASSISTENTE SOCIAL Prestar serviços a indivíduos, famílias, grupos e comunidades, identificando e analisando problemas e necessidades, nos âmbitos, social, educacional, organizacional, saúde, desenvolvimento urbano e meio ambiente.

AUDITOR DA SAÚDE Realizar revisão regular das faturas apresentadas pelos prestadores de serviços de saúde privados, credenciados, contratados ou conveniados ao SUS, no Município.

ENFERMEIRO/FORMAÇÃO GERAL Desenvolver e implementar ações de educação, prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde individual e coletiva. ENFERMEIRO ESPECIALISTA (todos) Executar funções administrativas e assistenciais de enfermagem na respectiva especialidade.

MÉDICO CLÍNICO GERAL Prestar assistência médico-cirúrgica e preventiva; diagnosticar e tratar das doenças do corpo humano.

MÉDICO ESPECIALISTA / (todos). Prestar assistência médico-cirúrgica e/ou preventiva; diagnosticar e tratar das doenças do corpo humano, dentro de sua especialidade.

ODONTÓLOGO / CIRURGIÃO DENTISTA - Atividade de grande complexidade, envolvendo diagnóstico, tratamento buco-dental, odontologia preventiva, interpretação de exames laboratoriais, radiológicos e outros ordinariamente utilizados na profissão.

TÉCNICO DE SUPORTE A SAÚDE / FISIOTERAPEUTA Atuar em projetos terapêuticos; avaliar, reavaliar e promover alta fisoterapeutica; elaborar diagnósticos, tratamento e prognósticos fitoterápico.

TÉCNICO DE SUPORTE A SAÚDE/NUTRICIONISTA Planejar e executar serviços ou programas de nutrição e de alimentação em estabelecimentos do município.

TÉCNICO DE SUPORTE A SAÚDE/FARMACÊUTICO Atuar na assistência farmacêutica ao usuário e a equipe de saúde; atuar em equipe multiprofissional.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE Executar escrituração, classificação, conciliação, balanços, balancetes e outras atividades contábeis de acordo com o plano de contas; verificar e conciliar receitas e despesas; elaborar e providenciar relatórios específicos, extraídos do sistema contábil.

TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Exercer atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem, sob supervisão; participar em nível de execução simples em processos de tratamento

TÉCNICO AGRÍCOLA Desenvolver e organizar as atividades no viveiro municipal ou em propriedades agrícolas; orientar na execução de plantios e criações; executar esboços, croquis e desenhos técnicos.

TÉCNICO EM RADIOLOGIA Realizar as técnicas de diagnóstico por imagem.

PROFESSOR NÍVEL I. Exercer atividade de docência nas escolas municipais (educação infantil e series iniciais do ensino fundamental)

PROFESSOR Nível III PORTUGUÊS. Exercer atividade de docência nas escolas municipais.

PROFESSOR Nível III MATEMÁTICA. Exercer atividade de docência nas escolas municipais

PROFESSOR Nível III EDUCAÇÃO FÍSICA. Exercer atividade de docência nas escolas municipais

MOTORISTA CATEGORIA D Dirigir veículo utilitário transportando funcionários e usuários para locais diversos dentro do município e a outros municípios.

GUARDA MUNICIPAL Executar, devidamente uniformizado a guarda do patrimônio, bens, serviço e instalação pública municipal, parques, praças, jardins e demais logradouros públicos ou próprios municipais, efetuando rondas e inspeções.

AUXILIAR DE CLASSE Sob supervisão direta, recepcionar crianças e pais, executar atividades de orientação e recreação infantil; zelar pelo bem estar das crianças; servir refeições e cuidar da higiene das crianças.

OPERADOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Conduzir trator do tipo agrícola, máquinas pesadas e rolo-compactador.

AUXILIAR DE INFRA-ESTRUTURA Auxiliar no preparo de concreto para construção de lajes, vigas, pisos, bases e fundações, assentar tijolos e auxiliar na instalação de aparelhos sanitários; auxiliar nos serviços correspondentes a iluminação pública e redes elétricas, bem como nos serviços de reparo e instalação de aparelhos elétricos

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS ESCRITAS

Os conteúdos atenderão ao nível exigido e as atribuições para cada cargo

01- PROGRAMAS DE NÍVEL SUPERIOR - AUDITOR CONTÁBIL; ANALISTA DE SISTEMA INFORMATIZADO; ANALISTA EM ADMINISTRAÇÃO FINANÇAS E CONTABILIDADE, ASSISTENTE SOCIAL, AUDITOR DE SAÚDE (MÉDICO), ENFERMEIRO (TODOS), MÉDICO (TODOS), ODONTÓLOGO E TÉCNICO DE SUPORTE A SAÚDE (FISIOTERAPEUTA, NUTRICIONISTA E FARMACÊUTICO).

01.01 LÍNGUA PORTUGUESA - todos Nível superior Compreensão e Interpretação de diferentes textos, Tipologia Textual (Fatores de textualidade - coesão e coerência textuais), Tipos de discurso (direto e indireto). Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o novo acordo ortográfico, Emprego do sinal indicativo de crase, Pontuação. Análise morfossintática em situações contextuais (morfologia - classes de palavras e sintaxe - funções sintáticas), Sintaxe de colocação, Sintaxe de regência verbal e nominal, Sintaxe de concordância verbal e nominal, Período composto por coordenação e subordinação, Semântica.

01.02 CONHECIMENTOS GERAIS: todos Nível Superior Assuntos de interesse geral amplamente veiculados pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local (rádio, televisão, jornais, e/ou revistas): política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, meio ambiente, segurança e cidadania. Aspectos relevantes e atuais do contexto internacional, brasileiro e local nas seguintes áreas: política, economia, sociedade, educação, saúde Meio ambiente: problemas e impactos ambientais globais e locais. Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. Relações Humanas no trabalho, na família e na comunidade. Pesquisa, suas inter-relações e suas vinculações históricas. O município de ALAGOINHAS.

01.03. AUDITOR CONTÁBIL; ANALISTA DE SISTEMA INFORMATIZADO; ANALISTA EM ADMINISTRAÇÃO FINANÇAS E CONTABILIDADE

I - MATEMÁTICA e RACIOCÍNIO LÓGICO PARA AUDITOR CONTÁBIL; ANALISTA DE SISTEMA INFORMATIZADO; ANALISTA EM ADMINISTRAÇÃO FINANÇAS E CONTABILIDADE:

Matriz, determinante e sistema linear. Análise combinatória. Probabilidade. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Sistema de equações do 1° e 2° graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples e composta; Relação e Função - domínio, imagem e contra - domínio; Gráfico de uma função; Função do 1° grau; Expressões algébricas; Função do 2° grau; Função logarítmica; Função exponencial; Sistemas lineares; Trigonometria - seno, co-seno, tangente; Números complexos; Geometria plana; Sistema de medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC. Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade; equivalências; leis de Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AUDITOR CONTÁBIL E ANALISTA EM ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E CONTABILIDADE: CONTABILIDADE PÚBLICA E PRIVADA: Conceitos Contábeis Básicos. Registros e Sistemas Contábeis. Análise de Questões Contábeis. Relatórios Contábeis. Aplicação dos Conhecimentos da Ciência e da Técnica Contábil Voltados à Estruturação de Balanços e do Conjunto dos Demonstrativos Contábeis. A Fazenda Pública. Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio. Origem e formação dos fluxos orçamentário, financeiro e patrimonial registrados pela contabilidade. Principais relatórios emitidos pela contabilidade pública. Objeto e Classificação dos Inventários. Sistema e Plano de Contas. Escrituração das Operações Econômico-Financeiras. Apuração dos Resultados Econômico-Financeiros Controles da Administração Pública: Princípios básicos da Administração. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificações, Pressupostos e espécies, invalidação, anulação, revogação. Regime jurídico da Administração Pública. Organização administrativa: administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. Regras constitucionais sobre controle externo: fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. Tribunais de Contas: funções, natureza jurídica e eficácia das decisões. Controle interno e os Tribunais de Contas. Competência para revisão dos próprios atos. Processo orçamentário: plano plurianual; lei de diretrizes orçamentárias; lei orçamentária anual. Orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos. Princípios orçamentários. Classificação orçamentária: classificação institucional; funcional-programática; econômica; por fonte de recursos. Receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias. Execução orçamentária, financeira e contábil. Estágios da receita e da despesa públicas. Créditos adicionais. Patrimônio público: aspectos qualitativos e quantitativos. Variações patrimoniais: variações ativas e variações passivas. Dívida pública flutuante e fundada. Plano de contas: função e funcionamento das contas. Escrituração contábil. Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial. Prestação de contas e transparência na gestão fiscal. Relatório Resumido da Execução Orçamentária. Relatório de Gestão Fiscal. Balanço Geral do Exercício. Ordem econômica e ordem financeira: princípios gerais. Princípios constitucionais da ordem econômica. Finanças públicas na Constituição de 1988. Orçamento: Conceito e espécies. Fiscalização e controle interno e externo dos orçamentos. Despesa pública. Conceito e classificação. Lei Complementar Federal n° 101/00. Leis Federais n° 8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64.

III- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ANALISTA DE SISTEMA INFORMATIZADO: Sistemas de computação: hardware e software. Hardware: definição, constituição, componentes, características, funções funcionamento dos computadores e periféricos. Software: definição, tipos de software, funções e características. Gerenciamento de Banco de Dados: arquitetura de um SGBD (características, componentes, vantagens e desvantagens e funcionalidades). Banco de Dados: fundamentos, características, componentes e funcionalidade. Modelos de Banco Dados: conceitual, lógico e físico; modelo relacional e modelo entidade-relacionamento; linguagem de consulta estruturada (SQL); Projeto de Banco de Dados relacional; Banco de Dados distribuídos. Engenharia de software: evolução e características, ciclo de vida, metodologias e técnicas de especificação. Projeto de software: planejamento, requisitos, arquiteturas, elaboração do projeto, validação e análise de risco; teste e medidas de software. Sistemas de informação: conceitos e tipologia (sistema de informação gerencial, executivo e empresarial, sistemas transacional, sistemas de apoio a decisão); análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação utilizando os conceitos, metodologias, arquiteturas, técnicas, fases, ferramentas, diagramas e notações da análise estruturada, engenharia da informação, análise essencial e análise e projeto orientados a objetos (UML); ferramentas Case; Intranet; Groupware; data warehouse e data mining. Administração de informática: funções da administração e fatores críticos de sucesso. Redes de computadores: conceitos básicos, tipos de redes, componentes e transmissão de dados. Protocolo: o modelo OSI da ISSO, TCP/IP (fundamentos, endereçamento IP, máscara de rede, protocolos IP, ARP, ICMP, UDP, TCP, DNS, TELNET, FTP, SMTP e HTTP). Sistema operacional: conceituação, gerenciamento de memória, escalonamento de processos, sistemas de arquivos. Sistema operacional Linux: instalação e configuração do sistema operacional como DNS, PROXY, FIREWALL, servidor de página (WWW) e servidor de e-mail (POP e SMTP). Programação em linguagens PHP, PERL, PYTHON: sintaxe, variáveis e impressão, operadores lógicos, operadores de comparação, loops, instrução if, elseif, else e switch, funções, array, constantes matemáticos, operadores matemáticos, funções do sistema de arquivo e funções de sistema; conceitos em orientação a objeto e usabilidade. Gerência de projetos: estatísticas, técnicas de controle, projeção de custos, métricas de sistema, de projeto, de implementação e de resultados. Algoritmo: conhecer, elaborar e interpretar algoritmos utilizando pseudocódigo (portugol), fluxograma, utilizando estruturas de controle básicas (sequência, seleção e repetição), vetores e matrizes. Estrutura de dados: representação e manipulação de matrizes, listas, filas, pilhas, e árvores

01.04 - PROFISSIONAIS DE SAÚDE NÍVEL SUPERIOR: (AUDITOR DE SAÚDE, MÉDICOS, ENFERMEIROS, ODONTÓLOGOS E TÉCNICOS DE SUPORTE A SAÚDE (Conhecimentos específicos)

I -SAÚDE PÚBLICA E LEGISLAÇÃO: (PARA TODOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE) Políticas de Saúde: Políticas de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (SUS) e municipalizações. Constituição Federal de 1988: Seção II da Seguridade Social, Título VIII da Ordem Social, Lei Orgânica de Saúde n°. 8.080/90 e suas posteriores alterações. Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde - seus princípios, suas diretrizes e seu arcabouço legal. As normas operacionais do SUS. A questão do controle social. O paradigma da promoção da saúde. A estratégia de saúde da família - sua evolução, seus princípios e sua aplicação. Municipalização da Saúde. Situação da Saúde no Brasil. Código de Ética Profissional. Deontologia. Procedimentos básicos dos julgamentos disciplinares dos Conselhos Regionais. Crimes contra a saúde pública - Artigos 267 a 285 do Código Penal Brasileiro. Legislação Básica do Sistema Único de Saúde - SUS (Constituição Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal n° 8.080 de 19/09/1990, Lei Federal n° 8.142 de 26/12/1990. Relações entre as NOB e NOAS (todas). Sistema de saúde municipal. Relações entre os sistemas municipais estaduais e federal. Papel do gestores Públicos. Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e suas Diretrizes Operacionais

II- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AUDITOR DE SAÚDE: 1 - Evolução histórica das Políticas Públicas de Saúde no Brasil: A Política de Seguridade Social e o Direito à Saúde; Lei 8.080/90 e a Lei 8.142/90; Princípios e Diretrizes do SUS; Normas Operacionais da Saúde; Pactos pela Saúde; Modelos de Atenção à Saúde; Planejamento em Saúde; Programação Pactuada e Integrada - PPI; Financiamento do SUS; Emenda Constitucional 29 e a Lei de Responsabilidade Fiscal; Fundos de Saúde; A participação Popular e o Controle Social; Conselhos de Saúde; 2 - A Auditoria em Saúde: Auditoria do SUS; Auditoria da Atenção à saúde e das ações e serviços de saúde ambulatoriais; Auditoria da Atenção: ações e serviços ambulatoriais; Auditoria da Atenção à saúde: ações e serviços de saúde hospitalares; Auditoria da Atenção: ações e serviços hospitalares; Auditoria de Gestão de Sistemas de Saúde e recursos financeiros; Auditoria de Gestão dos Sistemas de Saúde; Auditoria de recursos do SUS; 3. O Financiamento do SUS: Histórico do Financiamento Público da Saúde Antecedentes; As crises do financiamento e a busca de novas fontes; A Emenda Constitucional n. 29 de 13 de setembro de 2000; Considerações; A Emenda Constitucional n. 29/2000 e seus principais pontos; A Resolução n. 322 de 8 de maio de 2003 (Antiga Resolução n. 316 de abril de 2002) do CNS; A Portaria GM/MS n. 2.047 de 5 de novembro de 2002; O acompanhamento da Emenda Constitucional n. 29; O Sistema de Informação de Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS); Gastos Públicos em Saúde por Esfera de Governo no Brasil; Introdução; Distribuição da arrecadação segundo principais tributos; Distribuição da arrecadação e da receita disponível; Distribuição federativa do gasto social; Evolução do gasto das três esferas de governo; Mecanismos e Critérios de Transferência de Recursos Federais e Estados e Municípios; Introdução; O início das transferências regulares e automáticas; Por que são importantes critérios explícitos para orientar a alocação/transferência de recursos? As transferências sob a égide da NOB 01 de 1996; O advento das Normas Operacionais da Assistência à Saúde; Mudanças recentes: a criação dos blocos.

III -CONTEÚDO COMUM PARA MÉDICOS (TODOS) (VIDE ESPECÍFICO ABAIXO): Clínica Médica: Prontuário Médico; Reanimação Cardiorrespiratória; Preenchimento de Declaração de Óbito; Doenças de Notificação Compulsória; Noções de Farmacologia; Emergências hospitalares; Conceitos Fundamentais das Diversas Especialidades Clínicas. Ações de Vigilância epidemiológica e Imunização. Noções Básicas de Toxicologia Ambiental e Saúde Ocupacional. Noções Básicas de Urgência/Emergência na Prática Médica. Reanimação Cardio-respiratória-cerebral. Emergência Hipertensiva. Infarto agudo do miocárdio. Arritmias cardíacas paroxísticas. Insuficiência cardíaca. Edema agudo de pulmão. Insuficiência respiratória. Pneumonias. Insuficiência renal aguda. Emergências urológicas: cólica nefrética, retenção urinária, hematúria e infecções. Hemorragia digestiva. Enterocolopatias. Colecistite aguda. Lesões agudas da mucosa gastroduodenal. Meningites. Septicemias. Profilaxia de raiva e tétano. Descompensações no paciente diabético. Acidente vascular cerebral. Estado epilético. Intoxicações agudas. Acidentes por animais peçonhentos. Choque. Traumatismo crânio-encefálico. Traumatismo abdominal. Traumatismo torácico. Embolia pulmonar. Ressuscitação cardiopulmonar. Acesso vascular: indicações e técnicas. Distúrbios do equilíbrio ácido-básico: interpretação de gasometria arterial. Desequilíbrio hidroeletrolítico. Conduta quanto a ferimentos superficiais: indicação de sutura, antibioticoterapia, profilaxia antitetânica e anti-rábica. O paciente politraumatizado: avaliação inicial; tratamento do choque hemorrágico; avaliação inicial do traumatismo crânio- encefálico. Doenças cardiovasculares: avaliação inicial de precordialgias; infarto do miocárdio; insuficiência cardíaca congestiva e edema agudo de pulmão; embolia pulmonar; emergência hipertensiva; insuficiência arterial aguda; trombose venosa profunda. Doenças respiratórias: pneumonias, tuberculose, pneumotórax, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, avaliação do paciente com hemoptise. Doenças do aparelho digestivo: esofagites; corpo estranho no esôfago; doença ulcerosa péptica; sangramento digestivo alto e baixo; avaliação inicial do abdome agudo; apendicite; megacolo volvo de sigmóide; diarréias agudas; pancreatites agudas e crônicas; colecistites; hepatopatias agudas e crônicas. Doenças do aparelho genito-urinário: infecções: alta e baixa; litíase; orquiepididimites; insuficiência renal aguda e crônica. Ginecologia e obstetrícia: avaliação inicial de sangramento vaginal e infecção urinária durante a gravidez. Doenças infectocontagiosas: DST. AIDS, meningites virais e bacterianas, meningococcemia, tétano, choque séptico. Doenças do sistema endócrino: cetoacidose diabética, descompensação diabética hiperosmolar. Doenças neurológicas: AVC, epilepsias. Oftalmologia e otorrinolaringologia: sinusites, diagnóstico diferencial de hiperemias oculares. Doenças da pele e tecido celular subcutâneo: processos alérgicos agudos, abscessos. Ortopedia: avaliação inicial de fraturas; entorses; mialgias; lombalgias. Psiquiatria: avaliação inicial, síndrome de abstinência de álcool. Toxicologia: conduta geral nas intoxicações; acidentes por animais peçonhentos. Ministério da Saúde e CONASEMS. Discussão de casos clínicos. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação.

a) ESPECÍFICO MÉDICO (Clínico Geral): Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças: do Sistema Cardiovascular; Pulmonar; Digestivo. Renal. Metabólicas e do sistema endócrino. Hematológicas. Reumatológicas. Neurológicas. Infecciosas e Transmissíveis. Dermatológicas. Ginecológicas. Saúde Pública, Atualidades sobre Saúde Pública, Atualidades sobre Medicina Geral e Medicina Preventiva.

b) ESPECÍFICO MÉDICO (Anestesiologia): Responsabilidade Profissional do Anestesiologista; Risco Profissional do Anestesiologista; Preparo Pré-Anestésico; Sistema Cardiocirculatório; Sistema Respiratório; Sistema Nervoso; Farmacologia; Bloqueio Neuromuscular; Anestesia; Recuperação Pós-Anestésica; Monitorização; Parada Cardíaca e Reanimação; Metabolismo; Reposição Volêmica e Transfusão; Complicações da Anestesia; Choque; Terapia Intensiva; Suporte Ventilatório; Dor; Hipotermia e Hipotensão Arterial; Anestesia para Transplantes.

c) ESPECÍFICO MÉDICO (Ginecologia/Obstetrícia): Anatomia ginecológica e obstetrícia. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças ginecológicas e obstétricas: Bases da cirurgia geral. Princípios gerais em Ginecologia Geral e Especializada e Obstetrícia Geral e de Alto Risco. Patologias benignas e malignas ginecológicas. DST. Gestação e desenvolvimento. Trabalho de parto prematuro e a termo. Parto normal e cesárea.

d) ESPECÍFICO MÉDICO (Endocrinologia): Epidemiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças endócrino-metabólicas. Fisiologia do Sistema Endócrino, Crescimento, patologias benignas e malignas do hipotálamo, hipófise,Tireoide, paratireoide, suprarrenal, pâncreas.Diferenciação Sexual, Puberdade e Distúrbios Puberais, Anomalias no Metabolismo de Hidratos de Carbono, Distúrbios Nutricionais, Metabolismo de Cálcio e Fósforo, Doenças Metabólicas e Genética em Endocrinologia Pediátrica.

e) ESPECÍFICO MÉDICO (Cirurgião Geral): Anatomia Cirúrgica. Diagnóstico e tratamento das patologias cirúrgicas; Patologias benignas e malignas do trato gastrointestinal; Trauma, Atendimento ao politraumatizado; Peritonites; Hérnias de parede abdominal; Antibioticoterapia em cirurgia geral; Infecção e cirurgia; Vias de acesso: aceso venoso central/flebotomias; Insuficiência arterial e venosa; Traqueostomias e drenagem de tórax; Abscessos, fístulas, fissuras perianais e doença hemorroidária; Abdome agudo. Diagnóstico por imagem. Condutas nas urgências e emergências cirúrgicas.

f) ESPECÍFICO MÉDICO (Urologia): Anatomia cirúrgica urológica; Semiologia urológica; Imaginologia do trato urinário; Traumatismo urogenital; Tumores: renais, da próstata, da bexiga, da suprarrenal, do uroepitélio alto, do testículo, do pênis; Litíase urinária; Infecções urinárias; Tuiberculose urogenital; Transplante renal; Uropediatria; Infertilidade masculina; Disfunções sexuais masculinas; Urologia feminina; Uroneurologia; Endourologia e cirurgia videolaparoscópica; Doenças sexualmente transmissíveis; Cirurgia reconstrução urogenital; Embriologia do trato geniturinário.

g) ESPECÍFICO MÉDICO (Angiologia): Anatomia e fisiologia vascular. Exame físico em angiologia. Métodos diagnósticos (invasivos e não invasivos). Tratamento das patologias arteriais e venosas. Malformações arteriais e venosas. Fístulas. Varizes. Trombose venosa. Linfedema. Insuficiência arterial e venosa crônica. Obstrução aguda. Trauma vascular. Aneurismas. Doenças arteriais inflamatórias. Tratamento cirúrgico: diagnóstico, técnica e acompanhamento.

h) ESPECÍFICO MÉDICO (Infectologia): Doenças infecciosas Doenças sexualmente transmissíveis. Doença de Chagas. Esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose, viroses em geral, HIV, herpes vírus. Febres hemorrágicas, hepatites, micoses sistêmicas, tuberculose, parasitoses intestinais, febre de origem indeterminada, sepse, meningites, endocardites, diarréias e outras síndromes infecciosas. Antibioticoterapia. Princípios gerais de infecção hospitalar: Princípios gerais de microbiologia: agentes infecciosos e resistência microbiana.

i) ESPECÍFICO MÉDICO (Radiologia): Técnica radiológica. Indicação, Realização e interpretação de exames radiológicos. Radiologia do sistema neurológico. Radiologia do sistema músculo-esquelético. Radiologia do sistema cárdio-torácico. Radiologia do sistema digestivo. Radiologia do sistema urinário. Radiologia do sistema ósteo-articular. Orientação de exames de rotina. Radiologia geral e contrastada, raio-x, ultra-sonografia, mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética, radiologia intervencionista. Exames de imagem em urgências e emergências.

j) ESPECÍFICO MÉDICO (Ultrassonografia): Princípios físicos do ultra-som. Indicação, Realização e interpretação de exames de ultra-sonografia. Ultra-sonografia abdominal, pélvica, mamas, tireóide e tórax. Ultra-sonografia na gravidez. Ultra-sonografia vascular e de partes moles. Ultra-sonografia cervical. Ultra-sonografia invasiva. Ultra-sonografia pediátrica. Diagnósticos diferenciais em ultra-sonografia.

k) ESPECÍFICO MÉDICO (Cardiologia): Fisiopatologia e semiologia cardiovascular; Epidemiologia da doença cardiovascular; Exames complementares em cardiologia; Insuficiência cardíaca; Hipertensão arterial sistêmica; Cardiopatia isquêmica; Valvopatias; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Doenças do miocárdio, pericárdio e aorta. Tratamento clinico das doenças cardiovasculares. Tratamento cirúrgico e/ou intervencionista das doenças cardiovasculares. Prevenção de doenças cardiovasculares.

l) ESPECÍFICO MÉDICO (Clínica Médica): Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: do Sistema Cardiovascular; Pulmonares. Do Sistema Digestivo. Renais. Metabólicas e do sistema endócrino. Hematológicas. Reumatológicas. Neurológicas. Infecciosas e Transmissíveis. Doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose, viroses. Patologias Dermatológicas e Ginecológicas. Saúde Pública, Atualidades sobre Saúde Pública, Atualidades sobre Medicina Geral e Medicina Preventiva.

m) ESPECÍFICO MÉDICO (Dermatologia): Doenças dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas, doença do soro, edema angioneurótico, urticária, anafilaxia. Semiologia cutânea. Diagnóstico diferencial e tratamento das patologias cutâneas. Principais infecções bacterianas cutâneas. Micoses superficiais e profundas, dermatozoonoses e dermatoviroses. Câncer cutâneo. Eritemas. Prurido e Prurigo. Alopecia. Dermatoses bolhosas. Farmacodermias.

n) ESPECÍFICO MÉDICO (Gastroenterologista): Fisiologia, diagnóstico, interpretação de exames de imagem e tratamento das patologias gastrointestinais. Gastrite e úlcera péptica, DRGE, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, hepatites, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do cólon, tumores do trato digestivo. Hemorragias digestivas. Princípios teórico-práticos em Gastroenterologia. Propedêutica armada utilizada: paracentese, biópsia hepática e biópsia peritoneal, pHmetria, esofagogastroduodenoscopia, colonoscopia, laparoscopia, colangiopancreatografia e retossigmoidoscopia. Suporte nutricional enteral e parenteral.

o) ESPECÍFICO MÉDICO (Gastroenterologista Infantil): Fisiologia, diagnóstico, interpretação de exames de imagem e tratamento das patologias gastrointestinais em pediatria. Gastrite e úlcera péptica, DRGE, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, hepatites, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do cólon, tumores do trato digestivo, hemorragia digestiva. Alterações genéticas. Anomalias do trato gastrointestinal. Princípios teórico-práticos em Gastroenterologia. Propedêutica armada utilizada: paracentese, biópsia hepática e biópsia peritoneal, pHmetria, exames de imagem, esofagogastroduodenoscopia, colonoscopia, laparoscopia, colangiopancreatografia e retossigmoidoscopia. Suporte nutricional enteral e parenteral.

p) ESPECÍFICO MÉDICO (Hematologia): Doenças Hematológicas: anemias hipocrômicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão, plaquetopenias. Fundamentos de eritropoiese, hemostasia e reposição hemoterápica. Noções do cuidado ao paciente oncológico, através de atendimento ambulatorial e intra-hospitalar - diagnóstico, tratamento e complicações. Propedêutica clínica e laboratorial necessária para o diagnóstico das doenças hematológicas.

q) ESPECÍFICO MÉDICO (Mastologia): Diagnóstico clínico das alterações mamárias. Métodos diagnósticos complementares. Neoplasias benignas. Doenças infecciosas da mama. Mastalgia. Descargas papilares. Cirurgias das alterações benignas da mama. Patologia mamária na infância e na adolescência. Patologia mamária no homem. Citologia e Histopatologia do câncer de mama. Tumor filodes e sarcomas. Carcinoma is situ e invasor da mama. . Carcinoma inflamatório. Doença de Paget da mama. Estadiamento do câncer de mama. Fatores prognósticos e preditivos do câncer de mama. Cirurgia do câncer de mama. Linfonodo sentinela. Hormônioterapia do câncer de mama. Quimioterapia do câncer de mama. Quimioprofilaxia. Terapia alvo em câncer de mama. Radioterapia. Recidivas locais pós cirurgias. Metástases. Reabilitação e suporte. Tratamento Paliativo. Cirurgia plástica e reconstrução em mastologia. Seguimento das pacientes com Câncer de mama.

r) ESPECÍFICO MÉDICO (Nefro Pediatria): Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças renais na infância. Doenças do aparelho urinário. Anomalias genéticas. Avaliação clínica e laboratorial em nefrologia; Diagnóstico por imagem do trato urinário; Uropatias congênitas; Síndrome nefrótica na infância; Glomerulonefrites; Infecção do trato urinário na infância; Refluxo vésico-ureteral; Hipertensão arterial na infância e na adolescência; Hematúria na infância; Nefrolitíase na infância; Nefrotoxicidade por fármacos, peçonhas e metais pesados; Tumores do trato urinário na criança. Insuficiência Renal, Hemodiálise, Diálise peritoneal. Transplante renal.

s) ESPECÍFICO MÉDICO (Neurologia): Semiologia neurológica; anatomia e fisiologia. Patologias neurológicas mais freq-entes: quadro clínico, fisiopatologia, diagnóstico diferencial e conduta terapêutica. Patologias neurológicas clínicas e cirúrgicas. Neuropediatria. Tumores do Sistema nervoso central e periférico. Patologias neurológicas de urgência. Punção e exames liquórico. Noções básicas sobre eletroencefalografia: técnicas e interpretação eletromiografia. Diagnostico por imagem em neurologia. . Comprometimento neurológico em doenças sistêmicas. Cefaléias, distúrbios do sono, Traumatismo crânio encefálico. Distúrbios de comportamento. Coma.

t) ESPECÍFICO MÉDICO (Neuropedriatria): Exame neurológico do recém-nascido ao adolescente. Infecções do sistema nervoso. Semiologia neurológica; anatomia e fisiologia. Patologias neurológicas mais freq-entes: quadro clínico, fisiopatologia, diagnóstico diferencial e conduta terapêutica. Epilepsia e distúrbios paroxísticos de natureza não epiléptica. Distúrbios do desenvolvimento do sistema nervoso. Encefalopatias não progressivas e progressivas. Doenças Neurocutâneas. Hipertensão intracraniana. Distúrbios do sono. Distúrbios do comportamento. Dificuldades e distúrbios do aprendizado escolar. Cefaléias. Doenças neuromusculares. Doenças Neurológicas Heredodegenerativas. Ataxias agudas. Infecções congênitas. Afecções dos gânglios da base. Erros inatos do metabolismo. Doenças desmielinizantes. Tumores do Sistema nervoso Central e periférico. Comas. Traumatismo craniencefálico. Acidentes vasculares cerebrais na infância. Comprometimento neurológico em doenças sistêmicas.

u) ESPECÍFICO MÉDICO (Oncologia): Anamnese, fisiologia, diagnostico e tratamento dos tumores malignos. Diagnóstico diferencial de tumores benignos e malignos. Câncer de pulmão. Mieloma múltiplo. Leucemias. Doença de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. Neoplasias do trato digestivo e anexos. Neoplasias do sistema nervoso central. Câncer de mama. Câncer de colo de Útero, endométrio e ovário. Neoplasias malignas do aparelho urinário, respiratório e digestivo. Tumores malignos cutâneos. Sarcoma de partes moles. Tumores de cabeça e pescoço. Tumores ósseos. Quimioterapia. Radioterapia. Hormonioterapia. Acompanhamento e suporte ao paciente oncológico. Exames de imagem em oncologia. Tratamento paliativo.

v) ESPECÍFICO MÉDICO (Ortopedia): Atendimento inicial de politraumatizado. Diagnóstico e tratamento das patologias ortopédicas. Diagnostico diferencial. Exames de imagem em ortopedia. Osteomielite, artrite piogênica. Pé torto congênito. Luxação congênita do quadril. Fratura dos ossos do antebraço na criança, doença de Legg Calvè Perthes, talus verticalis e fraturas do anel pélvico. Fratura patológica, osteosssarcoma, Osteoporose. Síndrome compartimental. Doença tromboembólica. Hallux valgus. Lesões meniscais. Hérnia discal lombar. Luxação coxofemural. Lesão ligamentar do punho. Fraturas da cabeça do rádio na criança. Fraturas do colo do fêmur. Lesão do ligamento cruzado anterior do joelho. Fratura - luxação da coluna cervical. Tumores músculo esqueléticos. Fratura da Tíbia. Tumor de Ewing. Fraturas dos ossos longos dos membros superiores. Fraturas dos ossos longos dos membros inferiores. Fratura de mão. Fratura de pé. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação. Cirurgia ortopédica. Imobilizações. Indicações de fisioterapia.

w) ESPECÍFICO MÉDICO (Pediatria): Epidemiologia. Morbidade e mortalidade infantil. Crescimento e desenvolvimento. Alimentação, Desnutrição, Aleitamento materno. Imunização. Higiene do ambiente físico. Neonatologia. Cuidados com o recém nascido. Doenças Congênitas. Acidentes na infância. Distrofias. Distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácido-básico, Fluidoterapia parenteral. Patologias do aparelho digestivo. Afecções ortopédicas na infância. Afecções do aparelho cardiocirculatório. Afecções do aparelho urinário. Afecções endocrinológicas. Afecções do sistema nervoso. Imunopatologia. Afecções respiratórias. Afecções dermatológicas mais comuns na infância. Doenças infecto-contagiosas em pediatria. Afecções cirúrgicas de urgência mais comuns na infância. Relação médico-paciente. A criança vitimizada.

x) ESPECÍFICO MÉDICO (Pneumologia): Anatomia e fisiologia do aparelho respiratório. Métodos diagnósticos em Pneumologia. Diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho respiratório. Insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, pneumonias, abscesso pulmonar, bronquiectasias, tuberculose, micoses pulmonares, tromboembolismo pulmonar, pneumopatia intersticial, neoplasias. Derrames pleurais. Fisioterapia respiratória. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação.

y) ESPECÍFICO MÉDICO (Proctologia Anatomia Cirúrgica. Diagnóstico e tratamento das patologias benignas e malignas do trato gastrointestinal; Trauma; Peritonites; Infecção e cirurgia; Abscessos, fístulas, fissuras perianais e doença hemorroidária, incontinência do esfíncter anal; Abdome agudo. Tumores benignos e malignos do trato intestinal. Anomalias congênitas do trato intestinal. Malformações do trato intestinal. Urgência e emergência em coloproctologia. Métodos diagnósticos invasivos e não invasivos. Interpretação de exames de imagem. Cuidados pré e pós-operatórios. Tratamento cirúrgico: indicações e técnicas.

z) ESPECÍFICO MÉDICO (Reumatologia): Semiologia Reumatológica. Fisiologia, diagnóstico e tratamento das patologias reumatológicas. Colagenoses. Espondiloartropatias soronegativas. Vasculites. Osteoartrite. Artrite microcristalinas. Reumatismos de partes moles. Doenças metabólicas ósseas. Infecções e tumores osteoarticules, etc. Princípios básicos em interpretação laboratorial e radiológica. Artrocentese. Infiltração periarticular. Indicações para cirurgia, fisioterapia. Drogas e seus principais efeitos colaterais. Manifestações reumatológicas das doenças sistêmicas.

aa) ESPECÍFICO MÉDICO (Do Trabalho): Diagnóstico e tratamento de doenças ligadas ao trabalho. Normas Regulamentadoras. Programa de Controle de Saúde Ocupacional Programa de prevenção de danos ambientais. Atividades e Operações Insalubres. Condições Sanitárias de conforto nos locais de trabalho. Saúde do trabalhador da área da saúde. Legislação Previdenciária. Patologias Ocupacionais. Doenças Infecto-contagiosas, Atendimento Emergencial de acordo com ATLS.

bb) ESPECÍFICO MÉDICO (Psiquiatra): Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças psiquiátricas. Diagnóstico diferencial. Anamnese. Exame do Estado Mental. Relação Médico-Paciente. Transtorno de Humor e Neuróticos, relacionados ao estresse e somatoforme. Esquizofrenia. Transtornos Mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Transtornos Mentais Orgânicos - Terapias Biológicas e Psicológicas.

IV - CONHECIMENTOS COMUNS PARA ENFERMEIROS:

a) SAÚDE PÚBLICA E LEGISLAÇÃO - Vide item 01.04 - I

b) Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva: História natural da doença; Políticas de Saúde; Educação em Saúde; Epidemiologia; Aspectos Nutricionais do Processo Saúde-doença, Imunização; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Vigilância Epidemiológica; Perfis epidemiológicos.

c) Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar: Precauções Padrão; Aspectos conceituais da infecção hospitalar; Principais síndromes infecciosas hospitalares e medidas de controle e prevenção; Legislações e programas de controle de infecção hospitalar; Multiresistência bacteriana; Vigilância epidemiológica de infecção hospitalar.

d) Assistência de Enfermagem Médico-Cirúrgica: Anatomia e Fisiologia Humana; Assistência a pessoa com doenças agudas e crônico-degenerativas; Atendimento Parada Cardiorrespiratória; Controle da Dor e do Stress.

e) Procedimentos de Enfermagem: Anotação; Controle de Ingestão e Eliminação; Terapia Intravenosa; Nutrição Parenteral Total; Sonda nasogástrica e nasogastroenteral; Coleta de Amostra de sangue, urina, fezes e secreções; Cateterismo Vesical de Demora; Cuidados com Ostomas; Terapia por calor e frio; Medidas de conforto e segurança do paciente; Técnicas de isolamento e precauções; Contenção física e mecânica; Controle dos SSVV; Manuseio de drenos e feridas; Lavagem gástrica e intestinal; Tricotomia; Terapia de Cardioversão/Desfibrilador; Curativo; Manutenção e Aspiração do tubo endotraqueal; Aspiração de Vias Aéreas; Movimentação e posicionamento do paciente; Higiene do paciente; Oxigenioterapia; Administração de hemoderivados; Balanço hídrico; Limpeza e arrumação de unidade.

f) Administração em Enfermagem: As teorias da administração e os serviços de enfermagem; Filosofia do serviço de enfermagem; Estrutura Organizacional; Dimensionamento de pessoal em enfermagem; Supervisão em enfermagem; Avaliação de desempenho do pessoal de enfermagem; Sistema de informação em enfermagem; Tomada de decisão em enfermagem; Planejamento da assistência de enfermagem; Custos em enfermagem; Indicadores de Saúde; Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); A organização dos serviços de enfermagem nas instituições de saúde do Sistema Único de Saúde; Relacionamento interpessoal; Comunicação; recursos materiais na enfermagem; Recrutamento e seleção de pessoal de enfermagem; Escalas de distribuição de pessoal de enfermagem; Educação continuada em enfermagem; Liderança em enfermagem.

g) Ética Profissional: Preceitos éticos relativos aos direitos dos usuários dos serviços de saúde, ao sigilo profissional e à privacidade, à reprodução humana, ao aborto, à doação e ao transplante de órgãos, à morte, morrer e eutanásia, às relações interpessoais e à pesquisa envolvendo seres humanos a serem observados no desenvolvimento da função; Bioética e a prática de Enfermagem.

h) Processo de Enfermagem: Filosofia, teorias, prática clínica e processo de enfermagem; Evolução das classificações na enfermagem; Definição, estrutura e formulação dos diagnósticos de enfermagem; Diagnóstico de enfermagem na prática; Classificação dos diagnósticos de enfermagem; Classificação das intervenções de enfermagem; Classificação dos resultados em enfermagem.

i) Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização: Métodos físicos e químicos; Legislação; Controle de esterilização e dos artigos médico-hospitalares; Entrosamento com as unidades fornecedoras e consumidoras de artigos médico-hospitalares.

j) Assistência de enfermagem na administração de medicamentos: Aspectos éticos e legais da administração de medicamentos; Conceitos básicos de farmacologia relacionados à administração de medicamentos; Vias de administração de medicamentos; Cálculo de medicamentos; Preparo e administração de medicamentos.

V - CONTEÚDO POR ESPECIALIDADE DE ENFERMAGEM (além do conteúdo comum)

a) ESPECÍFICO PARA ENFERMEIRO (Formação Geral): Política de Atenção a Saúde: Criança e Aleitamento Materno, Adolescente e Jovem, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde no Sistema Penitenciário. Programa Nacional de Imunização. Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose. Estratégias de organização da Atenção Básica: Programa de Agentes Comunitários e Saúde da Família. Saúde do Trabalhador. Programa Nacional de DST e AIDS. Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde. Pacto pela Saúde. Vigilância Epidemiológica das doenças transmissíveis. Sistema Nacional de Regulação. Vigilância Sanitária. Ética e Bioética em Enfermagem. Educação permanente em saúde. O uso da epidemiologia na avaliação e análise da situação de saúde de populações. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação.

b) ESPECÍFICO PARA ENFERMEIRO (Obstetrícia): Assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera, ao recém-nascido, à mulher no climatério e menopausa e na prevenção e tratamento ginecológico. Aspectos éticos e legais. Anatomia e fisiologia do aparelho genital feminino. Anatomia obstétrica e concepção. Assistência de enfermagem à criança sadia e com afecções agudas prevalentes na infância; Direito da criança e do adolescente. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação.

c) ESPECÍFICO PARA ENFERMEIRO (Gerontologia): Envelhecimento: Conceito e Definição;
âmbito da Enfermagem Gerontológica; o Envelhecimento Populacional: Demografia; Epidemiologia do Envelhecimento; Vulnerabilidade Individual, Social e Programática; Bioética e o Processo de Envelhecimento; Estatuto do Idoso; Atenção ao Idoso nos Serviços de Saúde; Sistematização da Assistência em Enfermagem; Capacidade Funcional do idoso; Medicamentos e Envelhecimento; Sexualidade na Terceira Idade; Programa de Imunização do Idoso; Síndromes Geriátricas; Luto e Viuvez; Maus Tratos no Envelhecimento; Atenção à Família do Idoso e o Atendimento Domiciliar; o Cuidador de Idosos; a adaptação do Domicílio do Idoso; Rede de Apoio Social; A institucionalização do Idoso; Promoção e Reabilitação da Saúde do Idoso; Qualidade de Vida e Perspectiva da Enfermagem Gerontológica. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação.

d) ESPECÍFICO PARA ENFERMEIRO (Neonatologia): A enfermagem em neonatologia: Bases Embriológicas; Farmacologia; Avaliação Clínica do Recém-Nascido; Assistência ao Recém-Nascido Crítico; A Família e o Recém-Nascido no Processo de Hospitalização; Aleitamento Materno e Banco de Leite; Sistematização da Assistência de Enfermagem. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação.

e) ESPECÍFICO PARA ENFERMEIRO (Saúde Mental): Aspectos ético-legais na Saúde Mental e Psiquiátrica; Desenvolvimento Humano e Psicológico; Dinâmica das Relações em Grupo; Enfermagem em Saúde Mental; Intervenções Biopsicossociais; Semiologia e Enfermagem Psiquiátrica; Gestão de processos e recursos no apoio ao paciente em saúde mental. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação.

VI - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ODONTÓLOGO: SAÚDE PÚBLICA E LEGISLAÇÃO - Vide item 01.04 - I - Cirurgião Dentista - Controle de infecção e biossegurança. Atendimento de pacientes com necessidades especiais. Meios e recursos de esterilização, desinfecção e anti-sepsia. Exames laboratoriais. Sinais vitais. Controle da infecção cruzada na prática odontológica. Fármacos empregados no tratamento do choque anafilático. Emergência e urgência em odontologia. Atendimento do paciente cardiopata, nefropata, hepatopata, diabético e com discrasias sanguíneas. Gestantes. Dores odontogênicas. Dores não dontogênicas que envolvem o complexo bucomaxilofacial. Controle químico-mecânico da placa dental. Fluorterapia tópica e sistêmica. Etiologias e diagnóstico da halitose. Diagnóstico precoce e prevenção do câncer bucal. Patologia pulpar eperiapical. Princípios básicos em endodontia. Tratamento conservador pulpar. Biopulpectomia e Necropulpectomia. Traumatismo dentário. Procedimentos clínicos para prótese total e parcial removível. Cariologia: etiologia, diagnóstico e tratamento da doença cárie dentária com ênfase na prevenção da saúde bucal. Conduta frente a acidentes de trabalho. Anamnese, exame clínico e radiográfico. Patologia periodontal, doença gengival e periodontal - diagnóstico e tratamento. Lesões mais freq-entes na cavidade bucal. Preparo cavitário. Terapêutica odontológica. Educação e saúde bucal. Técnica de anestesia intraoral. Princípios básicos do atendimento em odontopediatria. Hábitos bucais deletérios. Odontogeriatria. Aspectos odonto-legais da profissão. Cirurgia bucal. Conteúdos pertinentes ao desempenho da função/especialidade/área de atuação. A inserção da saúde bucal no SUS. As equipes de saúde bucal e os Centros de Especialidades Odontológicas no SUS.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA FISIOTERAPEUTA: SAÚDE PÚBLICA E LEGISLAÇÃO - Vide item 01.04 - I Conhecimentos básicos: anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, neuroanatomia, patologia. Processo de fisioterapia: semiologia exame e diagnósticos das anomalias posturais (patomecânica e correção). Atuação da Fisioterapia em: Distúrbios ortopédicos, Distúrbios neurológicos, Distúrbios cardio-respiratórios, Fisioterapia nos programas de controle de: Hipertensão Arterial, Diabetes, Neoplasias. Reabilitação de: Queimados Amputados. Orientação Fisioterápica Preventiva. O Fisioterapeuta na Equipe Interdisciplinar. Organização dos Serviços de Saúde / Reabilitação / S. Mental. Modelos de Atenção em Saúde. Financiamento e Controle Social.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA NUTRICIONISTA: SAÚDE PÚBLICA E LEGISLAÇÃO - Vide item 01.04 - I . Importância da alimentação para o homem e a sociedade. Nutrientes energéticos, reguladores e construtores: Funções, necessidades diárias, fontes alimentares, fatores que modificam a absorção. Finalidades e Leis da alimentação. Determinação de valor calórico total. Necessidades calóricas. Modificação do regime normal: Pré-escolar, escolar, adolescente, adulto, gestante, nutriz, idoso. Classificação das dietas terapêuticas. Fisiopatologia e dietoterapia: Distúrbio do aparelho digestivo, distúrbios metabólicos e hepatopatias, cardiopatias, ontologia, distúrbios renais, gota, doenças infantis, estados febris, doenças carenciais. Processos básicos de cocção: pré-preparo, preparo, cocção. Quantidade de compras: fator de correção, massas alimentares. Equivalência de pesos e medidas. Cereais: tipos, princípios de cocção, massa alimentícias. Leguminosas: variedades, valor nutritivo, fatores que interferem na cocção. Hortaliças: valor nutritivo, pigmentos, cuidados no armazenamento e na cocção. Frutas: valor nutritivo, pigmentos, cuidados no armazenamento e na cocção. Carnes (bovinos, suínos, aves, pescados, vísceras): valor nutritivo, cortes, princípio de cocção. Gorduras: utilização culinária, decomposição. Leite e derivados: processos de industrialização, utilização culinária, decomposição. Técnicas básicas de congelamento. Aproveitamentos de sobras e partes não convencionais dos alimentos. Nutrição e gravidez. Gravidez na adolescência. Aleitamento materno e artificial. Alimentação da criança de 0 a 12 anos. Higiene alimentar. Controle do desenvolvimento microbiano em alimentos. Doenças transmitidas por alimentos: agentes biológicos e químicos, epidemiologia, medidas preventivas. Água: cuidados Lixo: acondicionamento e destino Educação alimentar: objetivos e importância. Organização dos serviços de alimentação: rotinas, roteiros, empregos e atribuições. Tipos de serviços de alimentação para a coletividade. Custos: cálculos, controle de estoque, custo operacional e de materiais. Higiene e segurança no trabalho. Reeducação alimentar nas famílias brasileiras como prevenção da obesidade. Pirâmide Alimentar. Obesidade (fisiologia, etiologia, classificação da obesidade, tratamento clinico e cirúrgico.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA FARMACÊUTICO: SAÚDE PÚBLICA E LEGISLAÇÃO - Vide item 01.04 - I Ética profissional: Legislação Sanitária aplicada à Farmácia. MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL: Psicotrópicos, entorpecentes e anti­retrovirais (legislação e Dispensação); Administração de Farmácia; Organização de Almoxarifados e Condições adequadas de Armazenamento; Controle de Estoque de Medicamentos e Materiais de Consumo; sistemas de Distribuição de Medicamentos. Deontologia (Legislação Farmacêutica); Conhecimentos básicos sobre Farmácia; Vigilância Sanitária: Portaria 344/98, Portaria 06/99; Noções de Anatomia e Fisiologia Humana. Classificação das formas farmacêuticas, via de administração de drogas. Absorção, distribuição, biodisponibilidade, biotransformação e eliminação de fármacos. Mecanismo de ação de drogas. Interações medicamentosas. Relação dose efeito. Sinergismo. Agonistas e antagonistas. Bloqueadores neuromusculares. Anestésicos gerais. Anestésicos locais. Fármacos que atuam no Sistema nervoso autônomo e Sistema nervoso central. Fármacos utilizados no sistema urinário, cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, reprodutor e hematopoiético. Antibióticos, antifúngicos, antivirais, antiparasitários e antineoplásicos. Vitaminas. Farmacotécnica: pós, comprimidos, drágeas, cápsulas, emulsões, suspensões e aerossol. Soluções, extratos, tinturas e xaropes. Pomadas, cremes e pastas. Injetáveis, supositórios e colírios. Desenvolvimento farmacêutico: sistema de liberação de fármacos, estabilidade, preservação e aditivos utilizados em medicamentos. Boas práticas de fabricação e controle de qualidade na produção de medicamentos. Controle de infecção hospitalar. Biossegurança. Conceito, estrutura organizacional e funções da farmácia hospitalar: seleção, aquisição, armazenamento, manipulação, distribuição e informação sobre medicamentos. Suporte nutricional parenteral. Assistência farmacêutica e legislação farmacêutica; Anticéticos, Desinfetantes e Esterilizantes. Conhecimentos sobre Legislações de Saúde Pública.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ASSISTENTE SOCIAL: O serviço social no campo das políticas sociais: descentralização, municipalização e políticas setoriais; intersetorialidade - em especial entre as políticas de assistência social e da criança e do adolescente. Compromisso ético-político e intervenção do assistente social na defesa e garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade social, criança e adolescente, mulher, em especial a família. O processo de trabalho do serviço social: aspectos metodológicos e ético-políticos; atribuições da profissão, dimensões da competência profissional - planejamento, execução, avaliação, produção de conhecimento e assessoria; dimensão pedagógica, elaboração de estudos sociais, laudos e pareceres; interdisciplinaridade. Fundamentos do Serviço Social e rebatimentos na prática profissional: mediação e instrumentalidade do serviço social. Conselhos Municipais de Saúde e Movimentos Sociais. Oficinas Terapêuticas. SUAS; NOB\SUAS; CNAS e LOAS Lei no 8.742\93 e 12.435\2011.

PROGRAMAS DE NÍVEL MÉDIO - TÉCNICO EM CONTABILIDADE, TÉCNICO EM ENFERMAGEM, TÉCNICO AGRÍCOLA, TÉCNICO EM RADIOLOGIA, MOTORISTA e GUARDA MUNICIPAL

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e Interpretação de diferentes textos, Tipologia Textual (Fatores de textualidade - coesão e coerência textuais), Tipos de discurso (direto e indireto). Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o novo acordo ortográfico, Emprego do sinal indicativo de crase, Pontuação. Análise morfossintática em situações contextuais (morfologia - classes de palavras e sintaxe - funções sintáticas), Sintaxe de colocação, Sintaxe de regência verbal e nominal, Sintaxe de concordância verbal e nominal, Período composto por coordenação e subordinação, Semântica.

MATEMÁTICA - Sistema de equações do 1º e 2º graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples e composta; Relação e Função - domínio, imagem e contra - domínio; Gráfico de uma função; Função do 1º grau; Expressões algébricas; Função do 2º grau; Progressão aritmética; Progressão geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Sistemas lineares; Trigonometria - seno, coseno, tangente; Números complexos; Geometria plana; Sistema de medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC.

CONHECIMENTOS GERAIS: Assuntos de interesse geral amplamente veiculados pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local (rádio, televisão, jornais, e/ou revistas): política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, meio ambiente, segurança e cidadania. Aspectos relevantes e atuais do contexto internacional, brasileiro e local nas seguintes áreas: política, economia, sociedade, educação e saúde; Meio ambiente: problemas e impactos ambientais globais e locais. Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. Relações Humanas no trabalho, na família e na comunidade. Pesquisa, suas inter-relações e suas vinculações históricas. O município de ALAGOINHAS.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO CONTABILIDADE: Origem Histórica da Contabilidade. Patrimônio: Conceito e Definição; Aspectos qualitativo e quantitativo. Situações líquidas Patrimoniais. Patrimônio Líquido. Origem e aplicação dos Recursos. Plano de Contas. Atos e Fatos Administrativos. Apuração de Resultado Balancete e Razonetes. Demonstrações Financeiras. Noções de Contabilidade Pública. Organização Contábil das Prefeituras. Contabilidade Analítica. Contabilidade Sintética. Sistema Orçamentário Público. Recursos para Execução do Orçamento. Licitações e Contratos. Empenho de Despesa. Encerramento do Exercício. Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Ética profissional. Leis Federais n° 8.666/93, 10.520/02, 8.987/95, 11.079/04 e 4.320/64.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO DE ENFERMAGEM: - Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Legislação do exercício da enfermagem; Lei nº. 5905. Fundamentos de enfermagem: técnicas básicas de enfermagem (identificação de sinais e sintomas, vias de administração de medicamentos, dosagem e aplicação, higienização). Cuidados de enfermagens aos pacientes em situação de pré, trans e pós-operatório. Cuidados na desinfecção, esterilização e acondicionamento de material. Causas determinantes e cuidados de enfermagem a pacientes portadores de distúrbios respiratórios, cardiovasculares, urinários e endócrinos. Enfermagem nas emergências: Princípios básicos da assistência da emergência nas situações de edema agudo do pulmão, choque, hemorragias, politraumatismos, intoxicação exógena, queimaduras, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico e alterações do comportamento (estados psicóticos e distúrbios de ansiedade. Implementação do aleitamento materno e desmame; afecções respiratórias agudas; diarréia aguda e terapia de reidratação oral; imunização. Saneamento: Importância sanitária, doenças relacionadas com a falta de saneamento básico, medidas de controle; Programa Nacional de Imunização. Doenças transmissíveis: fonte de contágio, sintomatologia e isolamento. Legislação Básica do Sistema Único de Saúde - SUS (Constituição Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal nº 8.080 de 19/09/1990, Lei Federal nº 8.142 de 26/12/1990. Relações entre as NOB e NOAS (todas). Sistema de saúde municipal. Relações entre os sistemas municipais, estaduais e federal. Papel do gestores Públicos. Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e suas Diretrizes Operacionais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO AGRÍCOLA: Biologia: Noções de botânica e microbiologia. Solos: Noções de gênese, classificação e morfologia; propriedades físicas e químicas, relação água-solo-planta; fertilidade; Amostragem e interpretação de boletim de análise de solos; Principais fontes orgânicas e de elementos minerais; conservação do solo, água e meio ambiente; técnicas conservacionistas e capacidade de uso do solo; manejo e preparo do solo. Mecanização agrícola: Máquinas e implementos; noções de funcionamento, operação e regulagem. Grandes culturas: Implantação e manejo de lavouras de café, milho, arroz, feijão, soja, cana e mamona; Cultivos orgânicos; técnicas de beneficiamento e armazenamento. Fruticultura: Fruticultura tropical, subtropical e temperada; Fisiologia; Métodos de propagação e produção de mudas; Técnicas de enxertia; Implantação e condução de viveiros para a produção de mudas de plantas frutíferas; Implantação e manejo de pomares frutíferos. Olericultura: Produção de olerícolas e planejamento de hortas comerciais; Noções de cultivo protegido e hidropônico; cultivos orgânicos. Silvicultura: Coleta e preparo de sementes; produção de mudas florestais, implantação e manejo de viveiros florestais; Manejo de florestas cultivadas, culturas de eucalipto e pinus. Meio Ambiente: Noções de ecologia; Noções sobre Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA), florestamento e reflorestamento; fontes de contaminação da água e solo na atividade agropecuária; Manejo e tratamento de resíduos sólidos e líquidos resultantes da atividade agropecuária; noções das características de microbacias e cursos d'agua; Noções de planimetria e altimetria. Irrigação: Noções de técnicas de irrigação e manejo da água; Uso sustentável de recursos hídricos; Águas pluviais, fluviais e subterrâneas; Noções de climatologia agrícola. Fitossanidade: Noções de fitopatologia, desenvolvimento de doenças, relação patógeno­hospedeiro-ambiente, epidemiologia, etiologia, controle e diagnose visual; doenças de grande importância econômica; Entomologia agrícola, conceito de praga, monitoramento e amostragens a campo, nível de equilíbrio (NE), nível de dano econômico (NDE), nível de controle (NC); insetos praga de grande importância econômica. Defesa Vegetal: Tecnologia de aplicação de agroquímicos; toxicidade, classes toxicológicas; cuidados gerais na aquisição, manuseio, aplicação, transporte e armazenamento de produtos agroquímicos; cuidados gerais e impactos ao meio ambiente e na saúde humana provocados pela utilização de produtos agroquímicos; Métodos de controle de pragas, doenças e plantas invasoras; controle químico e biológico de pragas e doenças, manejo integrado de pragas e doenças. Criações: Noções de piscicultura, suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite e corte; Instalações, equipamentos e ambiência; Noções de forragicultura, implantação e manejo de pastagens, recuperação de áreas de pastagens; Ensilagem e fenação. Administração rural: Planejamento agropecuário; Legislação rural e Custos de produção.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TÉCNICO EM RADIOLOGIA: Física das Radiações ionizantes e não ionizantes. Proteção Radiológica. Anatomia Humana. Anatomia Radiológica. Terminologia Radiográfica. Equipamentos radiográficos. Princípios Básicos de Formação da Imagem. Contrastes Radiológicos. Princípios de Posicionamento. Posicionamento Radiológico. Processamento Radiográfico (automático e manual). Técnicas e Procedimentos Radiológicos. Noções básicas de procedimentos Angiográficos, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Humanização. Legislação Básica do Sistema Único de Saúde - SUS (Constituição Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal n° 8.080 de 19/09/1990, Lei Federal n° 8.142 de 26/12/1990. Relações entre as NOB e NOAS (todas). Sistema de saúde municipal. Relações entre os sistemas municipais, estaduais e federal. Papel do gestores Públicos. Princípios do SUS. Política de Saúde e Organização dos Serviços. Consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS e suas Diretrizes Operacionais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA MOTORISTA: Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503 de 23/09/97, revisada pela Lei 9.602 de 21/01/98). Direção Defensiva; Mecânica de veículos automotores. Capítulo I - Disposições preliminares. Capítulo III - Das normas gerais de circulação e conduta. Capítulo IV - Dos pedestres e condutores de veículos não motorizados. Capítulo V - Do cidadão. Capítulo VI - Da educação para o trânsito. Capítulo VII - Da sinalização de trânsito. Capítulo VIII - Da engenharia de tráfego, da operação, da fiscalização e do policiamento ostensivo de trânsito. Capítulo IX - Seção II - Da segurança dos veículos. Capítulo XIV - Da habilitação. Capítulo XV - Das infrações. Capítulo XVI - Das penalidades. Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro - Dos conceitos e definições. Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro, aprovado pela Resolução 160/04 - DOU 11/06/04 - Os sinais de trânsito. Noções de Primeiros Socorros.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA GUARDA MUNICIPAL: Noções básicas de atendimento ao público. Noções básicas de higiene: pessoal, ambiental, de utensílios e equipamentos. Noções de segurança do trabalho: acidentes do trabalho, conceitos, causas e prevenção; Normas de segurança, conceito de proteção e equipamentos de proteção. Desenvolvimento de atividades relacionadas com a execução do serviço de guarda municipal. Noções sobre segurança patrimonial e Predial. O município e a sua segurança patrimonial. Ética, Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública. Funções, Técnicas e Procedimentos da Guarda Municipal. Violência, Crime e Controle Social. O Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada de Segurança Pública em nível Municipal. O indivíduo como sujeito e suas interações no contexto da Segurança Pública. Noções de procedimentos de Primeiros Socorros. Outras questões que abordem situações, procedimentos e conhecimentos específicos do cargo a ser exercido. Ética no serviço público. Questões específicas sobre a rotina diária do trabalho.

PROGRAMAS PARA PROFESSOR NÍVEL III - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR (NÍVEL III) LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA.

LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e Interpretação de diferentes textos, Tipologia Textual (Fatores de textualidade - coesão e coerência textuais), Tipos de discurso (direto e indireto). Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o novo acordo ortográfico, Emprego do sinal indicativo de crase, Pontuação. Análise morfossintática em situações contextuais (morfologia - classes de palavras e sintaxe - funções sintáticas), Sintaxe de colocação, Sintaxe de regência verbal e nominal, Sintaxe de concordância verbal e nominal, Período composto por coordenação e subordinação, Semântica.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: A organização da educação brasileira: níveis e modalidades. Projeto Político Pedagógico. Gestão democrática e participativa. O processo de ensino e da aprendizagem no contexto atual. Os pilares da educação. Teorias pedagógicas: Vygotsky, Paulo Freire, Wallon e Piaget. Planejamento - conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Educação especial na perspectiva inclusiva. Conselho Municipal de Educação. Avaliação da aprendizagem. IDEB. Prova Brasil. Fundo de Manutenção e Valorização da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Evasão Escolar: causas e conseq-ências. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96); Ensino Fundamental de nove anos - Lei nº 11.274/06. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Plano Nacional da Educação (2011-2020). A lei 10.639/03 - História e Cultura Afro - Brasileira e Africana.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e Interpretação de diferentes textos, Tipologia Textual (Fatores de textualidade - coesão e coerência textuais), Variação Ling-ística (norma culta e padrão da língua e preconceito linguístico) Tipos de discurso (direto e indireto). Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o novo acordo ortográfico, Emprego do sinal indicativo de crase, Pontuação. Análise morfossintática em situações contextuais (morfologia - classes de palavras e sintaxe - funções sintáticas), Sintaxe de colocação, Sintaxe de regência verbal e nominal, Sintaxe de concordância verbal e nominal, Período composto por coordenação e subordinação, Semântica. Aspectos literários: linguagem literária, figuras de linguagem, gêneros literários: lírico, épico e dramático para entendimento de um texto, períodos literários (de literatura informativa aos dias atuais) e intelecção de textos literários para identificar o conteúdo implícito num texto. Parâmetros Curriculares Nacionais para Língua Portuguesa - Ensino Fundamental - 6° ao 9° Ano.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Matriz, determinante e sistema linear. Análise combinatória. Probabilidade. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Sistema de numeração decimal; Operações com números naturais e inteiros; Proporcionalidade; Razões e Proporção; Regra de três simples e composta; Números racionais; Porcentagem; Juros; Números reais; Noções de retas, semi-retas e segmento de reta; Medidas de Ângulo; Áreas e perímetros; Fatoração e expressões algébricas; Equações de 1° e 2° graus; Função do 1° e 2° grau; Função logarítmica; Função exponencial; Análise combinatória; Noções de funções trigonométricas; Matemática financeira; Noções de estatística e probabilidade; Números complexos; Polinômios; Geometria plana; Geometria analítica; Geometria espacial; Circunferência - superfície esférica, esfera; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental - Matemática (6ª a 9ª séries). Raciocínio Lógico: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade; equivalências; leis de Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas, e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.

ESPECÍFICO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Abordagens da educação física escolar (teorias); Princípios metodológicos do ensino da educação física; Atividade física/movimento humano (desenvolvimento motriz e habilidades motoras); Atividade física/saúde e qualidade de vida. Movimento humano/performance; Processo histórico da educação física. O homem e a motricidade. Materiais e Equipamentos (utilizados na ação pedagógica e na técnica científica). A cultura corporal/corporeidade; Ritmo e movimento; Ginástica; Jogos, esportes e a ludicidade; Cineantropometria (aspectos antropométricos do desenvolvimento humano); Desenvolvimento e crescimento corporal; Biodinâmica (morfologia, fisiologia, biomecânica); Organização de eventos; Primeiros socorros; Métodos de avaliação da educação física escolar; Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental - Educação Física (6ª a 9ª séries).

PROGRAMA PARA PROFESSOR NÍVEL I:

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e Interpretação de diferentes textos, Tipologia Textual (Fatores de textualidade - coesão e coerência textuais), Tipos de discurso (direto e indireto). Acentuação gráfica e Ortografia pertinente com o novo acordo ortográfico, Emprego do sinal indicativo de crase, Pontuação. Análise morfossintática em situações contextuais (morfologia - classes de palavras e sintaxe - funções sintáticas), Sintaxe de colocação, Sintaxe de regência verbal e nominal, Sintaxe de concordância verbal e nominal, Período composto por coordenação e subordinação, Semântica

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: A organização da educação brasileira: níveis e modalidades. Projeto Político Pedagógico. Gestão democrática e participativa. O processo de ensino e da aprendizagem no contexto atual. Os pilares da educação. Teorias pedagógicas: Vygotsky, Paulo Freire, Wallon e Piaget. Planejamento - conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Parâmetros Curriculares Nacionais e temas transversais. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Educação especial na perspectiva inclusiva. Conselho Municipal de Educação. Avaliação da aprendizagem. IDEB. Prova Brasil. Fundo de Manutenção e Valorização da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Evasão Escolar: causas e conseq-ências. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96); Ensino Fundamental de nove anos - Lei n° 11.274/06. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Plano Nacional da Educação (2011-2020). A lei 10.639/03 - História e Cultura Afro - Brasileira e Africana.

MATEMÁTICA - Sistema de equações do 1° e 2° graus com duas incógnitas; Porcentagem; Juros simples e compostos; Regra de três simples e composta; Relação e Função - domínio, imagem e contra - domínio; Gráfico de uma função; Função do 1° grau; Expressões algébricas; Função do 2° grau; Progressão aritmética; Progressão geométrica; Função logarítmica; Função exponencial; Sistemas lineares; Trigonometria - seno, coseno, tangente; Números complexos; Geometria plana; Sistema de medidas; Raiz quadrada; MDC; MMC.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

GEOGRAFIA: Regionalização do espaço baiano e brasileiro; Alfabetização cartográfica; As relações sócio-políticas, econômicas e culturais nas diversas escalas: locais, regionais, nacionais e mundiais, no presente e no passado; O município de ALAGOINHAS.

HISTÓRIA: Movimentos populacionais na Bahia e no Brasil nos diversos contextos históricos. Pluralidade cultural e cidadania. Principais conflitos sócio-políticos da História da Bahia. As relações de trabalho em diferentes momentos da história brasileira: ética e sociedade.

CIÊNCIAS: A matéria viva: a célula e a formação do organismo humano. Funções da nutrição. Adolescência. Prevenção de saúde: microorganismos e verminoses. Corpo humano: sistema respiratório; sistema circulatório; sistema digestivo. Os alimentos. Relação entre o homem e outros seres vivos e o ambiente: cadeia alimentar; ecossistema; nincho ecológico. Biosfera. Preservação das áreas verdes e vegetação nativa. Ocupação do solo: desmatamento; incêndios e queimadas; poluição. A natureza e os elementos que a constituem: vegetais, animais, ar, água, solo, rochas, corpos celestes, nuvens e outros. Partes das plantas e suas funções.

PROGRAMAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL - AUXILIAR DE CLASSE, OPERADOR DE MÁQUINAS/EQUIPAMENTOS E AUXILIAR DE INFRA-ESTRUTURA

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de texto. Concordância verbal e nominal. Pontuação. Ortografia; Dígrafos; Encontros vocálicos e consonantais; Separação silábica; Sinônimos e Antônimos; Classes Gramaticais; Flexões do Substantivo; Aumentativo e Diminutivo. Plurais. Sujeito e Predicado. Tonicidade: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

MATEMÁTICA: Números e Operações: Naturais, Inteiros, decimais e frações. Domínio das quatro operações (soma subtração, multiplicação e divisão); Situação problemas envolvendo as quatro operações. Números Primos. Geometria. Medidas: unidades de comprimento, capacidade, massa e tempo. Regras de três simples. Lógica. Noções de Conjuntos.

CONHECIMENTOS GERAIS - Características específicas do Cargo. Atualidades: assuntos abordados na mídia do estado da Bahia. BRASIL: sociedade, economia e política, aspectos físicos e utilização dos recursos naturais. O rio São Francisco: transposição. BAHIA: rios, vegetação, população, economia e evolução político-administrativa e cultural. ALAGOINHAS: origem, aspectos naturais: rios, vegetação, relevo e clima; população e política, emancipação, autoridades municipais e monumentos históricos. Atividades econômicas: agropecuária, comércio e indústria. Manifestações culturais: datas comemorativas oficiais e festejos populares. Localização geográfica: limites e aspectos naturais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OPERADOR DE MÁQUINAS / EQUIPAMENTOS: Legislação de trânsito de acordo com o Código Nacional de Trânsito Lei 9.503/97 e suas demais alterações. Direção defensiva. Primeiros socorros. Serviços de Operação de Máquinas, bem como sua conservação e funcionamento. Trabalhos de operação de escavadeiras, retro-escavadeiras, Tratores de Esteiras e de Rodas, Reboques, Motoniveladoras, Carregadeiras, Rolo Compressor e outros. Lubrificação de pinos e verificação de nível de óleo e estado dos filtros. Reparos de emergência, Conservação de máquinas e equipamentos. Guarda e aquisição de material de reparos e reposição. Noções básicas de Prevenção de Acidentes, Higiene no Trabalho e Equipamentos de Segurança de Proteção Individual. Noções básicas de Ética no Trabalho

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AUXILIAR DE INFRA ESTRUTURA: Noções básicas de higiene: pessoal, ambiental, de utensílios e equipamentos. Noções de segurança do trabalho: acidentes do trabalho, conceitos, causas e prevenção; Normas de segurança, conceito de proteção e equipamentos de proteção. Desenvolvimento de atividades relacionadas com a execução do serviço de manutenção. Atividades específicas teóricas inerentes ao cargo; Boas Maneiras; Comportamento no ambiente de trabalho; Organização do local de trabalho; Noções básicas de construção civil. Uso de vergas e contra verga; Fundações rasas; Preparo e cura do concreto; Contra piso; Definição de Juntas de dilatações. Reciclagem e sustentabilidade ambiental. Argamassa e Traço; Tipos de Fundações para Muros; Tecnologia do ofício; Relações interpessoais; Sistema de Pintura sobre: Alvenaria, Madeira, gesso e Metal; Noções sobre Cores; A tinta - sua composição e função; Materiais e Equipamentos - Uso e conservação; Cálculo de áreas. Materiais e dispositivos para água fria: conexões, registros, torneiras e válvulas; Materiais e dispositivos para esgoto: Conexões, caixas sifonadas, ralos; Execução de juntas soldáveis; Execução de juntas elásticas; Dilatação térmica; Tipos de instalações. Geração e fornecimento de energia elétrica; Noções de Eletricidade: tensão, corrente elétrica, resistência elétrica, potência e energia elétrica; Materiais e Equipamentos - Uso e Função; Condutores elétricos e eletrodutos Prática do ofício.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AUXILIAR DE CLASSE

Educação infantil - conceito e objetivos. A criança - desenvolvimento biopsicossocial. Conteúdos referentes a crianças de zero a 3 anos. Orientações metodológicas. Creche: planejamento; organização do tempo e do espaço; rotina diária. Cuidados com a criança: alimentação, higiene, saúde e segurança. Atividades lúdicas. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069 de 13 de julho de 1990): artigos 1º a 18; 53 a 59; 129 a 135.

ANEXO III

DETALHAMENTO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA ELIMINATÓRIA PARA OS APROVADOS NO CONCURSO PARA OS CARGOS DE: GUARDA MUNICIPAL

I - Os testes de aptidão física de caráter eliminatório serão aplicadas aos candidatos aprovados nas Provas Escritas Objetivas, após a homologação do concurso, exclusivamente para os candidatos convocados para apresentar documentação com vistas à nomeação, como processo pré-admissional, para as vagas do cargo de Guarda Municipal (Feminino e Masculino)

II - O exame de aptidão física constará de TESTE DE RESISTÊNCIA E FORÇA, com metas a serem alcançadas, tendo como pré-requisito a apresentação de ATESTADO MÉDICO. Esta avaliação é de caráter eliminatório: o candidato será considerado APTO ou INAPTO. Estará Apto o candidato que for aprovado em todos os testes de aptidão física.

III- Não será concedida segunda chamada, sendo considerado Inapto o candidato que, no momento da realização da prova, apresentar quaisquer alterações fisiológicas, psicológicas ou impedimento momentâneo (contusões, fraturas, luxações, gravidez e outros) que o impossibilitem de submeter-se aos testes ou diminuam sua capacidade física ou orgânica.

IV- Os candidatos aprovados e convocados para nomeação, na forma do art. 30 deste Edital, deverão apresenta-se no local, data e horário indicado no ato convocatório, observando as seguintes condições:

a) Se apresentar 30 minutos antes do horário da avaliação, munido do documento de identificação oficial com foto, na forma indicada no art. 17 deste edital

b) Entregar á comissão de avaliação, atestado médico original emitido em data posterior ao ato convocado ou até 10 dias anteriores a data do teste, onde conste expressamente que o candidato está em pleno gozo de saúde física e mental para ser submetido a todos os testes exigidos na Avaliação de Aptidão Física, discriminada no Edital do Concurso Público para o cargo de Guarda Municipal da Prefeitura Municipal de Alagoinhas

c) Portar vestimenta adequada à realização da avaliação. (Camiseta, Calção e Tênis).

V- DESCRIÇÃO E ORDEM DE EXECUÇÃO DOS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA

1 - Avaliação do componente cardiorrespiratório: Protocolo de testagem utilizando técnica de campo. Teste de corrida de 2.400 metros.;

Metodologia: O teste deverá ser realizado no tempo igual ou inferior, correspondente a idade e sexo na tabela abaixo (Cooper, 1982) em uma pista de atletismo, sendo permitido andar durante a sua realização. O teste consiste em cronometrar o tempo gasto pelo avaliado para percorrer a distância de 2.400 metros. Com o resultado apurado, em função do sexo e idade, considerando o nível de capacidade aeróbica do candidato avaliado.

Serão considerados APTOS, os candidatos que alcançarem os respectivos tempos da Categoria correspondente a idade e sexo - Nível Médio de Capacidade Aeróbica, conforme tabela1.1.

1.1-Tabela dos Níveis de Capacidade Aeróbica (em minutos)

IDADE

13/19 anos

20/29 anos

30/39anos

40/49 anos

50/59 anos

Homem12:10 min.14:00 min.14:45min.15:35min.17:00 min.
Mulher16:54min.18:30 min.19:00 min.19:30 min.20:00 min.

2-RESISTÊNCIA ABDOMINAL: Objetivo: medir a resistência da musculatura abdominal por meio da flexão do tronco;

Metodologia para ambos os sexos: Executar o maior número de abdominais em 60 segundos, da seguinte forma: O candidato deverá assumir a posição em decúbito dorsal, joelhos fletidos formando um ângulo de 90 graus. As plantas dos pés devem estar em pleno contato com o solo e os pés devem estar afastados a uma distância inferior a 30 centímetros. O candidato deverá cruzar os braços à frente do tronco, de forma que a mão direita toque o ombro esquerdo e a mão esquerda toque o ombro direito. A cabeça do candidato também deverá estar em contato com o solo. Um membro da equipe de avaliação deverá segurar os tornozelos do candidato, mantendo o ângulo de 90 graus, e assegurando que os pés fiquem em contato com o solo durante o teste. O candidato deverá elevar o tronco até que os cotovelos toquem as coxas e voltar à posição inicial. Cada toque dos cotovelos nas coxas constitui uma flexão. Só serão considerados válidos os movimentos executados corretamente e completos.

Resultado: Será a contagem do número de toques dos cotovelos nas coxas, executados de maneira correta em 60 segundos, e estarão APTOS os candidatos que alcançarem a CATEGORIA correspondente a idade e sexo, na tabela de abdominais 2.1 em uma única tentativa para ambos os sexos,

2.1 - TABELA DE ABDOMINAIS (repetições

IDADE

15/19 anos

20/29 anos

30/39 anos

40/49 anos

50/59 anos

60/69 anos

HOMEM

38

33-

27

22

18 1

12

MULHER

32

25

20

15

5

3

3-RESISTÊNCIA DE MEMBROS SUPERIORES: Objetivo: Flexão e extensão de braço e antebraço: realizar o maior número de repetições possíveis em uma única tentativa.

Metodologia: Homens: os movimentos serão executados com o candidato no chão, deitado de barriga para baixo, as mãos colocadas sobre o chão, braços estendidos na linha e largura dos ombros. O peito deve tocar o chão a cada movimento e os braços devem se estender na volta. As costas devem ficar retas.

O exercício deve ser feito até a exaustão (contar o número de repetições)

Mulheres: Deitar de barriga para baixo no chão, com o corpo reto e as pernas unidas. Dobrar os joelhos em ângulo reto e colocar as mãos no chão. No nível dos ombros. Erguer o corpo até os braços ficarem estendidos e o peso suportado, completamente, pelas mãos e pelos joelhos. O corpo deve formar uma linha reta da cabeça aos joelhos; não curvar os quadris nem as costas. A seguir, dobrar os braços até que o peito toque o solo. As pernas ou a cintura não devem tocar o solo, o peso continua a ser suportado pelos braços e joelho (contar o número de repetições), completas e corretas

Serão APTOS os candidatos que alcançarem a CATEGORIA correspondente a respectiva idade e sexo, conforme tabela 3.1

3.1 TABELA DE RESISTÊNCIA DE MEMBROS SUPERIORES (repetições

IDADE

15/19 anos

20/29 anos

30/39 anos

40/49 anos

50/59 anos

60/69 anos

HOMEM

23

22

17

13

10

08

MULHER

18

15

13

11

07

05