CODECA - Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul - RS

CODECA - COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CAXIAS DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL 014/2009 - PROCESSO SELETIVO - 001/2009

Notícia:   43 vagas destinadas a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul - RS

A CODECA - Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul - faz saber que realizará Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas dos Empregos Públicos de AUXILIAR DE MECÂNICO, BORRACHEIRO, CAPINADOR, CARPINTEIRO, CIRURGIÃO DENTISTA, COLETOR, CONTADOR, ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, LABORATORISTA DE SOLO E ASFALTO, MECÂNICO DE CAMINHÕES, MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS, MÉDICO DO TRABALHO, OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES, OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS, OPERADOR DE MOTONIVELADORA, OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR, PORTEIRO RECEPCIONISTA, PSICÓLOGO, SERVENTE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL, TÉCNICO EM ELETRÔNICA AUTOMOTIVA E TOPÓGRAFO.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Processo Seletivo será regido por este edital, seus anexos, editais complementares e eventuais retificações.

1.1. A aprovação e a classificação definitiva geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à contratação.

1.2. A relação de empregos, vagas, requisitos, carga horária, salário, tipos de prova e atribuições, objetos do Processo Seletivo, constam no item2 deste Edital.

1.3. O candidato concorrerá às vagas para os empregos no qual se inscrever, conforme item 2 deste edital.

1.4. A contratação dos candidatos habilitados obedecerá à ordem de classificação, devendo ser iniciada pela lista de pontuação geral, seguida da lista de candidatos portadores de deficiência, observando-se, a partir de então, sucessiva alternância entre elas, obedecendo a proporcionalidade até o exaurimento das vagas reservadas. Em caso de surgimento de novas vagas no decorrer do prazo de validade do Processo Seletivo, aplicar-se-á a mesma regra e proporcionalidade prevista no item 3.1 deste edital.

1.5. Os candidatos aprovados serão contratados mediante as disposições da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

II. DO EMPREGO, DAS VAGAS, DOS REQUISITOS, DA CARGA HORÁRIA, DO SALÁRIO, DOS TIPOS DE PROVAS E DAS ATRIBUIÇÕES

2. QUADRO

Emprego

Número de Vagas

Vagas Para Deficientes

Escolaridade/ Requisitos Mínimos

Carga Horária Semanal

Salário Inicial

Mensal (R$) Pós-Experiência

Tipos de Prova

AUXILIAR DE MECÂNICO

1

-

Ensino Fundamental Completo (1º Grau Completo). Conhecimento em mecânica veicular pesada.

44 horas

750,00

820,00

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Auxiliar os mecânicos nos serviços de manutenção mecânica pesada, sistemas e partes de veículos automotores. Auxiliar nos serviços de solda. Trocas e lavagem de peças.

BORRACHEIRO

1

-

Ensino Fundamental Completo (1º Grau Completo).

44 horas

713,00

950,00

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Executar manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneus e alinhamento. Controlar a vida útil e utilização do pneu. Trocar e ressulcar pneus. Consertar pneus a frio e a quente. Reparar câmara de ar e balancear conjunto de roda e pneu. Prestar socorro a veículos e lavar chassi e peças. Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Teste Físico

CAPINADOR

10

1

Ensino Fundamental Incompleto (Conhecimentos em nível de 4º série).

44 horas

752,38

970,43

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Efetuar capina em logradouros públicos, utilizando roçadeiras, pás, enxada e demais equipamentos similares. Executar tarefas nas dependências da CODECA.

Teste Físico

CARPINTEIRO

3

-

Ensino Fundamental Incompleto (Conhecimentos em nível de 4º série).

44 horas

713,00

950,00

Objetiva

Prática

Atribuições - Descrição Sumária: Construir e consertar estruturas e objetos em madeira.

CIRURGIÃO DENTISTA

cadastro reserva

-

Ensino Superior Completo com formação em Odontologia e registro no Conselho Regional de Odontologia - CRO.

20 horas

1.600,00

1.800,00

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Realizar exames clínicos, diagnósticos, atendimentos de urgência, tratamentos, procedimentos clínicos e cirúrgicos, e promover a prevenção em saúde bucal.

COLETOR

cadastro reserva

-

Ensino Fundamental Incompleto (Conhecimentos em nível de 4º série).

36 horas

815,99

1.079,20

Objetiva

Teste Físico

Atribuições - Descrição Sumária: Realizar a coleta de resíduos seletivos e/ou orgânicos.

CONTADOR

1

-

Ensino Superior Completo com formação em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC.

44 horas

1.800,00

2.100,00

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Responsável pelas atividades contábeis da empresa.

ENGENHEIRO CIVIL

1

-

Ensino Superior Completo com formação em Engenharia Civil e registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA.

44 horas

8,5 Salários Mínimos

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Elaborar, sob supervisão, projetos e estudos em geral, fiscalizar a execução das obras, auxiliar nos estudos e projetos de obras de geração, subestação, transmissão, participar das perícias judiciais, elaborando laudos e vistorias, além de participar em estudos e acompanhar ensaios para o desenvolvimento de novas tecnologias.

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

cadastro reserva

-

Ensino Superior Completo (3º grau Completo) com formação em Engenharia, especialização em Segurança do Trabalho e registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA.

36 horas

6 Salários Mínimos

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Controlar, identificar, determinar e analisar causas de acidentes de trabalho, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Gerenciar atividades de conscientização para normas de segurança do trabalho. Emitir e divulgar documentos técnicos como relatórios e mapas de risco.

LABORATORISTA DE SOLO E ASFALTO

cadastro reserva

-

Ensino Médio Completo (2º Grau Completo).

44 horas

955,97

1.099,37

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Executar ensaios no laboratório ou campo para analisar e avaliar a qualidade dos materiais ou dos serviços executados.

MECÂNICO DE CAMINHÕES

1

-

Ensino Fundamental Completo (1º Grau Completo) e conhecimentos em mecânica de caminhões, mecânica diesel eletrônica e seu funcionamento.

44 horas

1.200,00

1.300,00

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Executar serviços de manutenção mecânica, sistemas e partes de veículos automotores (caminhões), substituir peças, reparar e testar o desempenho de componentes de sistemas de veículos, visando o seu perfeito funcionamento e prolongamento de sua vida útil, além de trabalhar em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança e de prevenção do meio ambiente.

Prática

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS

1

-

Ensino Fundamental Completo (1º Grau Completo) e conhecimentos em mecânica de máquinas pesadas.

44 horas

1.200,00

1.300,00

Objetiva

Prática

Atribuições - Descrição Sumária: Executar serviços de manutenção mecânica, montar e desmontar motores de máquinas pesadas, sistemas hidráulicos, sistemas de freios e sistemas de caixas de câmbio, reparando ou substituindo partes de peças, visando o seu perfeito funcionamento e prolongamento de sua vida útil.

MÉDICO DO TRABALHO

cadastro reserva

-

Ensino Superior Completo com formação em Medicina, com especialização em Medicina do Trabalho em nível de pós-graduação ou portador de Certificado de Residência Médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, ambos ministrados por Universidade ou Faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina e registro no Conselho Regional de Medicina - CRM.

15 horas

1.600,00

1.800,00

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Executar as atividades descritas na Norma Regulamentadora (NR) 7 da Consolidação da Legislação Trabalhista - CLT e realizar atendimento de pacientes em nível ambulatorial e emergencial.

OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

4

-

Ensino Médio Completo (2º grau completo), curso técnico em química, registro no Conselho Regional de Química - CRQ.

44 horas

860,00

1.021,25

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Executar trabalhos técnicos e operar o tratamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas.

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

3

-

Ensino Fundamental Incompleto (Conhecimentos em nível de 4º série). Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Categoria "C".

44 horas

860,00

1.021,25

Objetiva

Prática

Atribuições - Descrição Sumária: Operar a escavadeira hidráulica, ou minicarregadeira, pá carregadeira, retro escavadeira ou trator agrícola nos serviços de escavação em solo, remoção de entulhos e terraplanagem, obedecendo ao Código Nacional de Trânsito, ao itinerário e aos programas estabelecidos pelas áreas.

OPERADOR DE MOTONIVELADORA

1

-

Ensino Fundamental Incompleto (Conhecimentos em nível de 4º série). Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Categoria "C".

44

955,97

1.099,37

Objetiva

Prática

Atribuições - Descrição Sumária: Operar nos serviços de regularização do leito e sub-leito para confecção da pavimentação, executar serviço de nivelamento de pistas, manutenção de estradas e caminho de serviço.

OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR

1

-

Ensino Fundamental Incompleto (Conhecimentos em nível de 4º série). Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Categoria "C".

44 horas

860,00

1.021,25

Objetiva

Prática

Atribuições - Descrição Sumária: Operar o rolo nos serviços de compactação sob pressão, como asfalto betuminoso pré-misturado a frio (PMF) e asfalto betuminoso usinado a quente (CBQU), de acordo com as determinações da topografia, engenharia ou de seu coordenador para execução de serviços de pavimentação, além de operar rolo na execução da confecção da sub-base, rachão e da base de brita graduada.

PORTEIRO RECEPCIONISTA

2

-

Ensino Médio Completo (2º Grau Completo).

36 horas

639,55

716,63

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Permanecer no posto durante todo expediente, controlando a entrada e saída de pessoas e veículos nas dependências da empresa.

PSICÓLOGO

cadastro reserva

-

Ensino Superior Completo Graduação em Psicologia e registro no Conselho Regional de Psicologia - CRP.

44 horas

1.600,00

1.800,00

Objetiva

Atribuições - Descrição Sumária: Prestar assessoria técnica na área de desenvolvimento organizacional, aplicar e apurar resultados de avaliações psicológicas, atuar em conjunto com outros profissionais na operacionalização do Plano de Classificação de Cargos e Salários e na Avaliação de Desempenho e Programas de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.

SERVENTE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

10

1

Ensino Fundamental Incompleto (Conhecimentos em nível de 4º série).

44 horas

720,00

800,00

Objetiva

Teste Físico

Atribuições - Descrição Sumária: Auxiliar na execução de trabalhos de construção ou reforma em alvenaria, concreto e outros materiais.

TÉCNICO EM ELETRÔNICA AUTOMOTIVA

cadastro reserva

-

Ensino Médio Completo (2º Grau Completo) e Curso Técnico em Sistemas Automotivos.

44 horas

1.200,00

1.300,00

Objetiva

Atribuições: Descrição Sumária: Executar serviços de instalação e reparos em equipamentos elétricos e eletrônicos de veículos, máquinas e equipamentos em geral.

TOPÓGRAFO

1

-

Ensino Médio Completo (2º Grau Completo) e Curso Técnico em Agrimensura, Topografia ou Estradas com Registro no CREA.

44 horas

955,97

1.099,37

Objetiva

Prática

Atribuições: Descrição Sumária: Realizar levantamentos topográficos.

2.1. O cadastro de reserva, no interesse exclusivo da administração, será aproveitado à medida que surgirem vagas, no limite do prazo de validade do Processo Seletivo.

III. DAS VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. Aos candidatos portadores de deficiência serão destinadas 10% (dez por cento) das vagas de cada emprego, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores. O mesmo critério será adotado para o cadastro de reserva.

3.2. Para os portadores de deficiência interessados em concorrer às vagas reservadas, serão adotados os critérios contidos na Lei Estadual n.º 10.228/1994, na Lei n.º 7.853/1989 e no Decreto Federal n.º 3.298/1999.

3.3. O candidato portador de deficiência participará do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, horário e local de realização das provas.

3.4. A inscrição do portador de deficiência será feita no mesmo formulário dos demais candidatos.

3.5. O candidato que se declarar deficiente no ato da inscrição e não entregar a documentação conforme solicitado será desconsiderado como tal e não poderá, posteriormente, alegar essa condição para reivindicar qualquer garantia legal no Processo Seletivo.

3.6. Na hipótese do não aproveitamento das vagas destinadas aos portadores de deficiência, por reprovação ou por não atender aos requisitos estabelecidos neste Edital, essas vagas serão utilizadas pelos demais candidatos, respeitada rigorosamente a ordem da classificação final dos candidatos aprovados.

3.7. Além das 3h destinadas a realização das provas objetivas, excepcionalmente, poderá ser concedido ao portador de deficiência até 20% do tempo de tempo adicional para realização das mesmas, observando o Artigo 40, § 2º do Decreto-lei 3.298/1999.

3.8. O candidato portador de deficiência, para ter direito às garantias asseguradas pelas Leis, deverá preencher, no momento de inscrição via internet, declaração de que é portador de deficiência nos termos do Decreto Federal n.º 3.298/1999, com respectivo código de Classificação Internacional de Doenças - CID e o tipo de sua deficiência, inclusive o previsto no item 3.7.

3.9. Os candidatos classificados que se declararam, no ato da inscrição, como portadores de deficiência, submeter-se-ão à avaliação da equipe multiprofissional, para verificação da compatibilidade entre sua deficiência e o exercício das atribuições específicas do emprego pretendido, por ocasião da convocação para a apresentação dos documentos, conforme disposto no enunciado IX - dos requisitos básicos para a contratação.

3.9.1. A equipe multiprofissional será composta de 01 (um) médico, 01 (um) assistente social, 01 (um) psicólogo e 03 (três) profissionais integrantes do cargo almejado pelo candidato.

3.10. O candidato que não comparecer a avaliação com a equipe multiprofissional nas datas e horários estabelecidos, ou for comprovada a inexistência da deficiência será automaticamente eliminado da listagem de candidatos portadores de deficiência, permanecendo na lista geral de candidatos.

3.11. Se havendo incompatibilidade da deficiência com as atribuições do emprego, o candidato será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

3.12. Após a admissão do candidato, a deficiência não poderá ser arguida para justificar a concessão de aposentadoria ou de adaptação em outro emprego, salvo as hipóteses excepcionais de agravamento imprevisível da deficiência que impossibilitem a permanência do empregado em atividade.

IV. DO PRAZO, DO LOCAL, DOS REQUISITOS, DOS DOCUMENTOS E DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

4. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através do site www.msconcursos.com.br, no período de 30/12/2009 à 16/01/2010. O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar sua inscrição no Giga Byte Cyber Café, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, nº 1.745, sala 06, Centro, Caxias do Sul - RS, de segunda-feira a sábado no horário das 0 8hs às 20hs .

4.1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital e em seus anexos, em relação às quais não se poderá alegar desconhecimento.

4.2. O candidato poderá se inscrever para mais de um emprego, desde que as provas objetivas sejam realizadas em turnos distintos, sendo que a compatibilidade dos horários de realização das provas é de sua inteira responsabilidade.

4.3. Todas as informações constantes no documento de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato.

4.4. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição.

4.5. O candidato que necessitar de qualquer tipo de condição especial para fazer as provas, portador de deficiência ou não, deverá solicitar eletronicamente, no momento da inscrição, as condições especiais necessárias, conforme modelo disposto na tela de inscrição.

4.6. A solicitação de condições especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade.

4.7. Os candidatos poderão ser submetidos a exame perante junta médica da instituição contratada para comprovar a necessidade da condição especial solicitada.

4.8. Para a candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, será disponibilizada sala reservada para acomodar o acompanhante e a criança.

4.8.1. A candidata que não levar acompanhante, conforme previsto no item 4.8, não realizará a prova.

4.9. Para a efetivação da inscrição na internet, o candidato deverá:

a) realizar o cadastro na Internet, gerando a ficha de inscrição (boleto bancário) para o emprego ao qual concorre;

b) pagar o boleto gerado com o cadastro, até a data de vencimento prevista no mesmo, nas agências da rede bancária credenciada ou via internet.

4.10. O candidato fará as provas na cidade de Caxias do Sul - RS.

4.11. Após a confirmação de pagamento da inscrição, o candidato não poderá mais alterar o emprego para o qual se inscreveu.

4.12. Os valores das inscrições serão:

ESCOLARIDADE

EMPREGO

VALOR

Ensino Fundamental Incompleto

CAPINADOR

CARPINTEIRO

COLETOR

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

OPERADOR DE MOTONIVELADORA

OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR

SERVENTE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

R$ 20,00

Ensino Fundamental Completo

AUXILIAR DE MECÂNICO

BORRACHEIRO

MECÂNICO DE CAMINHÕES

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS

R$ 20,00

Ensino Médio Completo

LABORATORISTA DE SOLO E ASFALTO

OPERADOR DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

PORTEIRO

RECEPCIONISTA

TÉCNICO EM ELETRÔNICA AUTOMOTIVA

TOPÓGRAFO

R$ 25,00

Ensino Superior Completo

CIRURGIÃO DENTISTA

CONTADOR

ENGENHEIRO CIVIL

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

MÉDICO DO TRABALHO

PSICÓLOGO

R$ 60,00

4.13. Não será aceito comprovante de depósito realizado em caixa eletrônico, ou qualquer outra forma de pagamento que não esteja estabelecida neste Edital.

4.14. Não será devolvida, em hipótese alguma, a importância recolhida pelo candidato referente à taxa de inscrição.

4.15. O deferimento da inscrição está vinculado à comprovação do pagamento do boleto bancário pela instituição bancária credora.

4.16. Não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.

4.17. Não será aceita inscrição por fax, via postal, condicional ou fora do período estabelecido.

4.17.1. A Empresa Hilda Ferreira de Moura - ME, organizadora do Processo Seletivo, não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

4.17.2. Será cancelada a inscrição se for verificado, a qualquer tempo, o não atendimento a quaisquer dos requisitos aqui fixados.

4.17.3. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, podendo ser excluído do Processo Seletivo aquele que preenchê-la com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

4.18. Será permitido ao candidato realizar inscrição para mais de um emprego.

4.18.1. Caso o candidato efetive inscrições para mais de um emprego/ área/ especialidade, e sendo as provas realizadas no mesmo dia e hora, deverá, no dia das provas, obrigatoriamente, optar apenas por um, não lhe sendo devolvidos os demais valores pagos.

4.18.2. As inscrições só poderão ser efetuadas até as 24 horas (horário de Brasília) do dia 16/01/2010.

4.18.3. A inscrição só poderá ser paga até o dia útil posterior a data de encerramento das inscrições.

4.19. Após o pagamento da inscrição não será aceito pedido de alteração dos dados indicados na ficha de inscrição.

4.20. A divulgação oficial de todas as etapas referentes a esta Prova de Seleção se dará na forma de Editais, Extratos de Editais ou Avisos, através dos seguintes meios e locais:

a) publicação no jornal "Pioneiro";

b) divulgação eletrônica pelo site www.msconcursos.com.br, da Empresa Hilda Ferreira de Moura - ME;

c) Divulgação eletrônica pelo site www.codeca.com.br e no mural da COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE CAXIAS DO SUL - CODECA, na RS 453, n.º 31.382, Bairro Centenário, Caxias do Sul/ RS.

4.20.1. É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar todas as publicações referentes a este Processo Seletivo.

V. -DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

5. A Prova de Seleção consistirá em provas objetivas, provas práticas e provas de aptidão física, de acordo com especificidade do emprego, conforme estabelecido no item 2. Destas, são as provas objetivas e as provas práticas de caráter classificatório e eliminatório e as provas de aptidão física de caráter apenas eliminatório.

5.1. DA PROVA OBJETIVA

5.1.1. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de áreas de conhecimento, conforme estabelecido no quadro de provas.

5.1.2. As questões da prova objetiva serão elaboradas pelo sistema de múltipla escolha, com 4 (quatro) opções (A, B, C e D) com uma única resposta correta.

5.1.3. Os conteúdos das provas constam do Anexo I deste Edital.

5.1.4. À prova objetiva será atribuído valor máximo de 100 (cem) pontos.

5.1.5. A pontuação final da prova objetiva será obtida através da soma dos pontos obtidos em cada área de conhecimento.

5.1.6. Sobre os pontos obtidos pelos candidatos incidirão os pesos especificados no Quadro de Provas.

5.1.7. Será eliminado o candidato que não alcançar o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da pontuação total da prova objetiva.

5.1.8. A pontuação relativa à(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será atribuída a todos os candidatos presentes à prova.

5.1.9. As provas objetivas serão realizadas em Caxias do Sul, em dois períodos, conforme segue:

a) matutino (9h): auxiliar de mecânico, borracheiro, capinador, cirurgião dentista, engenheiro civil, mecânico de máquinas pesadas, médico do trabalho, operador de estação de tratamento de efluentes, operador de máquinas pesadas, psicólogo, técnico em eletrônica automotiva.

b) vespertino (14h): carpinteiro, coletor, contador, engenheiro de segurança do trabalho, laboratorista de solo e asfalto, mecânico de caminhões, operador de motoniveladora, operador de rolo compactador, porteiro recepcionista, servente para construção civil, e topógrafo.

5.2. QUADRO DE PROVAS

EMPREGO

TIPO DE PROVA / ÁREA DE CONHECIMENTO

Nº QUESTÕES

PESO

Nº PONTOS

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Capinador
Carpinteiro
Coletor
Operador de máquinas pesadas
Operador de motoniveladora
Operador de rolo compactador
Servente para construção civil

Língua Portuguesa

20

2 ,5

50

Matemática

20

2,5

50

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Auxiliar de mecânico
Borracheiro
Mecânico de caminhões
Mecânico de máquinas pesadas

Língua Portuguesa

20

2 ,5

50

Matemática

20

2,5

50

ENSINO MÉDIO COMPLETO

Porteiro recepcionista

Língua Portuguesa

20

2,5

50

Matemática

20

2,5

50

ENSINO MÉDIO COMPLETO E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Laboratorista de solo e asfalto
Operador de estação de tratamento de efluentes
Técnico em eletrônica automotiva
Topógrafo

Língua Portuguesa

10

2,5

25

Matemática

10

2,5

25

Conhecimentos Específicos

20

2 ,5

5 0

ENSINO SUPERIOR COMPLETO

Cirurgião dentista
Contador
Engenheiro civil
Engenheiro de segurança do trabalho
Médico do trabalho
Psicólogo

Língua Portuguesa

10

2 ,5

25

Matemática

10

2,5

25

Conhecimentos Específicos

20

2,5

50

5.3. DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA

5.3.1. As provas objetivas serão realizadas em Caxias do Sul, no dia 31/01/2010, conforme os turnos descritos no item 5.1.9.

5.3.1.1. Essa data poderá ser alterada.

5.3.2. O local e horário de realização das provas objetivas serão divulgados oportunamente nos sites www.msconcursos.com.br e www.codeca.com.br.

5.3.3. Só será permitida a realização da prova na data, no local e no horário constante na listagem de convocação.

5.3.4. As provas terão a duração máxima de 03 (três) horas, incluso o tempo para a realização da prova objetiva e o preenchimento do cartão-resposta.

5.3.5. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em razão do afastamento do candidato da sala de provas, ressalvado o previsto no item 3.7.

5.3.6. O candidato deverá comparecer ao local determinado no mínimo trinta minutos antes da hora marcada, munido de documento original de identificação com foto, caneta esferográfica preta ou azul e comprovante de inscrição.

5.3.7. Só será permitida a realização das provas ao candidato que apresentar ao fiscal de sala o original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), ou Carteira de Órgão ou Conselho de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Certificado Militar ou Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte, dentro do prazo de validade.

5.3.8 Somente será permitido o ingresso na sala de prova para o candidato que apresentar um dos documentos discriminados no item anterior, desde que o documento permita, com clareza, a sua identificação.

5.3.9 Como nenhum documento ficará retido, não serão aceitos protocolos, cópias dos documentos citados, ainda que autenticadas, ou quaisquer outros documentos diferentes dos anteriormente definidos, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada.

5.3.9.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá entregar uma cópia do documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital.

5.3.10. Não será admitido na sala de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido no Edital de Convocação, não sendo admitido candidato retardatário, sob pretexto algum, após o fechamento dos portões.

5.3.11. Não haverá segunda chamada para realização das provas sob nenhuma hipótese.

5.3.12. Não será permitido ao candidato entrar na sala de prova portando armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, qualquer tipo de relógio, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, ponto eletrônico), boné e chaves.

5.3.12.1. Caso o candidato porte algum dos itens acima mencionados, deverá acomodá-lo(s) abaixo de sua da cadeira, sob sua guarda e responsabilidade,

5.3.12.2. A Empresa Hilda Ferreira de Moura - ME não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos e/ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

5.3.13. O descumprimento do descrito no subitem 5.3.12. deste edital implicará na eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.

5.3.14. Será, ainda, excluído do Processo Seletivo o candidato que:

a) fizer uso de consulta bibliográfica de qualquer espécie;

b) utilizar máquina calculadora ou outro equipamento eletrônico de qualquer tipo;

d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal;

e) for surpreendido em comunicação com outros candidatos;

f) fizer uso do celular, ou mantiver o mesmo ligado enquanto permanecer no local de prova;

g) utilizar meios ilícitos para a execução da prova;

h) não acatar as determinações do edital do Processo Seletivo;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

j) desacatar o (s) fiscal (is) e/ou membro (s) da equipe de coordenação.

5.3.15. Para que a questão seja considerada correta, apenas uma alternativa deverá estar assinalada no cartão-resposta.

5.3.16. Será desconsiderada a questão que:

a) não apresentar nenhuma alternativa assinalada;

b) apresentar alternativa (s) rasurada (s);

c) tiver mais de uma alternativa assinalada;

d) estiver assinalada diferente do proposto no cartão-resposta.

5.3.17. Somente terão validade as alternativas lançadas no cartão-resposta.

5.3.18. É de exclusiva responsabilidade do candidato assinar e preencher devidamente o cartão-resposta, bem como conferir os dados nele constantes.

5.3.19. O candidato deverá ater-se às instruções contidas no cartão-resposta, no edital e no caderno de questões.

5.3.20. O cartão-resposta não será substituído, ressalvado se contiver erro de impressão.

5.3.21. Ao concluir a prova objetiva, o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o cartão-resposta.

5.3.22. O candidato somente poderá se retirar do local de realização das provas 1 hora após o início da mesma.

5.3.23. O candidato somente poderá levar o caderno de provas após 1hora e 30minutos do início da mesma.

5.3.24. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos após o fechamento do envelope contendo os cartões-resposta e folha de relação dos candidatos presentes e ausentes e assinatura da ata de sala atestando que o envelope foi devidamente lacrado.

5.3.25. Após a assinatura da folha de frequência até a entrega do cartão-resposta, o candidato não poderá ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um fiscal.

5.3.26. Eventuais erros no caderno de provas ou cartão-resposta referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento deverão ser comunicados apenas no dia de realização das provas, na sala de prova, junto ao fiscal que fará o registro em ata.

5.3.27. O candidato que não solicitar a correção nos termos deste item deverá arcar, exclusivamente, com as consequências advindas de sua omissão.

5.4. DA PROVA PRÁTICA

5.4.1. Realizarão a prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, todos os candidatos aprovados na prova objetiva referente aos empregos de: carpinteiro, mecânico de caminhões, mecânico de máquinas pesadas, operador de máquinas pesadas, operador de motoniveladora, operador de rolo compactador e topógrafo.

5.4.2. A prova prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 50 pontos.

5.4.3. As provas práticas terão como base para avaliação as atribuições dos respectivos perfis dos empregos.

5.4.4. O resultado da avaliação será publicado em até 10 dias úteis após a data de realização das provas práticas.

5.4.5. Critérios de avaliação das provas práticas:

a) CARPINTEIRO:

I - identificar ferramentas e/ou equipamentos;

II - construir e/ou consertar estruturas e objetos em madeira.

b) MECÂNICO DE CAMINHÕES:

I - identificar peças de caminhões;

II - efetuar conserto mecânico em caminhão.

c) MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS:

I -identificar peças de maquinas pesadas;

II - efetuar conserto mecânico em máquina pesada.

d) OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS:

I - Utilizar corretamente Retroescavadeira e/ou da Minicarregadeira;

II - Execução das tarefas dentro do tempo determinado.

e) OPERADOR DO MOTONIVELADORA:

I - Utilizar corretamente motoniveladora;

II - Execução das tarefas dentro do tempo determinado.

f) OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR:

I - Utilizar corretamente rolo compactador;

II - Execução das tarefas dentro do tempo determinado.

g) TOPÓGRAFO:

I - Ler e traçar escalas em projetos;

II - Medir a área de uma poligonal fechada com o uso de teodolito.

5.4.6. Demais informações a respeito da Prova Prática constarão no edital de convocação específico para essa etapa.

5.5. DO TESTE FÍSICO

5.5.1. Realizarão os testes de esforço físico, de caráter eliminatório e classificatório:

a) os 20 primeiros candidatos classificados na prova objetiva, inscritos para o emprego de borracheiro;

b) os 3 00 primeiros candidatos classificados na prova objetiva inscritos para o emprego de capinador;

c) os 25 0 primeiros candidatos classificados na prova objetiva inscritos para o emprego de coletor;

d) os 200 primeiros candidatos classificados na prova objetiva inscritos para o emprego de servente para construção civil.

5.5.1.1. Todos os candidatos empatados no limite máximo estabelecido no quadro anterior serão convocados para o teste de esforço físico.

5.5.2. Para concorrer a esta prova, o candidato deverá apresentar-se com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário previsto para seu início, em trajes apropriados para a prática desportiva, portando Cédula de Identidade, Documento de Inscrição e Atestado Médico que comprove boas condições para a prática desportiva e atividades físicas.

5.5.2.1. Caso o candidato não apresente o atestado médico no momento da realização da prova de Testes Físicos, ficará impedido de realizar a mesma e será eliminado do processo seletivo.

5.5.3 Os custos e procedimentos necessários à obtenção do atestado médico serão suportados exclusivamente pelo candidato.

5.5.4. O Teste Físico consistirá na avaliação das condições físicas, através dos seguintes exercícios e respectivos índices mínimos exigidos:

a) Teste de corrida de 12 (doze) minutos - O teste deverá ser realizado em 12 (doze) minutos em uma pista de atletismo, sendo permitido andar durante a sua realização. Faltando 01 (um) minuto para o encerramento do teste, será emitido um sinal sonoro (com um apito) avisando os candidatos sobre o tempo já decorrido. Após 12 (doze) minutos será dado um sinal sonoro diferente e o candidato deverá parar no lugar em que estiver. O candidato deverá ficar em pé, andando transversalmente na pista onde aguardará a anotação do seu percurso pelo fiscal do teste;

I. Para os candidatos do sexo masculino, será considerado aprovado o candidato que percorrer nos 12 minutos a distância de 2.000m (dois mil) metros;

II. Para os candidatos do sexo feminino, será considerada aprovada a candidata que percorrer nos 12 minutos a distância de 1.600 (um mil e seiscentos) metros.

b) Teste de abdominal - Esta prova consistirá em executar abdominais, na posição inicial de decúbito dorsal (deitado de costas no chão), mãos à nuca e joelhos flexionados, movimento que durante a execução do exercício o candidato deverá encostar os cotovelos nos joelhos ou coxas e retornar à posição inicial, sendo a execução feita sem interrupção e sem repouso.

I. Para o sexo masculino serão exigidas para aprovação 20 repetições;

II. Para o sexo feminino serão exigidas para aprovação 1 5 repetições.

c) Teste de Flexo-Extensão de cotovelos (Apoio) - Esta prova consistirá em o candidato executar flexo-extensão dos cotovelos em apoio de frente no solo, com apoio simultâneo dos pés no solo. Posição inicial: Decúbito ventral, tronco e pernas estendidas e pés apoiados no solo, mãos apoiadas no solo na largura dos ombros, cotovelos estendidos. Durante a execução do exercício, deve haver flexão dos cotovelos até chegar próximo ao solo e retornar à posição inicial. A execução do teste deverá ser ininterrupta, não sendo permitido o repouso ou pausa entre as repetições.

I. Para o sexo masculino serão exigidas para aprovação 10 repetições;

II. Para o sexo feminino serão exigidas para aprovação 07 repetições.

5.5.5. O resultado da avaliação será publicado em até 10 dias úteis após a data de realização dos testes físicos.

5.5.6. Demais informações a respeito do Teste Físico constarão no edital de convocação específico para essa etapa.

VI. - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6. Em caso de igualdade da pontuação final, serão aplicados, sucessivamente, os critérios seguintes de desempate aos candidatos.

6.1. Candidatos inscritos para o emprego de Auxiliar de mecânico, Borracheiro, Capinador, Carpinteiro, Coletor, Mecânico de caminhões, Mecânico de máquinas pesadas, Operador de máquinas pesadas, Operador de motoniveladora, Operador de rolo compactador, Porteiro recepcionista ou Servente para construção civil:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal nº. 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) que obtiver maior número de acertos na área de português;

c) que obtiver maior número de acertos na área de matemática;

d) sorteio público.

6.2. Candidatos inscritos para o emprego de Cirurgião dentista, Contador, Engenheiro civil, Engenheiro de segurança do trabalho, Laboratorista de solo e asfalto, Médico do trabalho, Operador de estação de tratamento de efluentes, Psicólogo, Técnico em eletrônica automotiva ou Topógrafo:

a) com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal nº. 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b) que obtiver maior número de acertos na área de conhecimentos específicos;

c) que obtiver maior número de acertos na área de português;

d) que obtiver maior número de acertos na área de matemática;

e) sorteio público.

VII. - DOS RECURSOS

7. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis contados a partir da data seguinte à da publicação do fato que lhe deu origem, exceto o previsto no item 7.1.

7.1. O prazo para interposição de recurso, especificamente sobre o gabarito da prova objetiva, será de 3 (três) dias úteis contados a partir de sua publicação.

7.2. Os recursos deverão ser dirigidos à CODECA - Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul, mediante requerimento encaminhado através de protocolo conforme anexo II, no endereço RSC 453 (Rota do Sol), nº 31.382, Bairro Centenário, no horário das 08h00min às 11h45min e das 13h30min às 18h00min, contendo nome completo e número de inscrição do candidato, nome do emprego a que concorre, nome da prova, especificação da questão, objeto do recurso, com exposição de motivos e fundamentação circunstanciada.

7.2.1. Os pedidos de recursos a serem apresentados, conforme modelo do anexo II, em 2 (duas) vias, de forma legível e deverão estar dentro do prazo estabelecido. Deverá ser utilizado 01 (um) formulário para cada questão.

7.3. Só será aceito recurso a respeito dos seguintes itens, a saber:

a) omissão do nome do candidato na relação de inscrição deferida ou indeferida;

b) gabarito de resposta;

c) pontuação atribuída à prova objetiva;

d) pontuação final.

7.3.1. Caso haja recurso que seja provido e necessite mudança no gabarito, não será admitido outro recurso baseado no novo gabarito.

7.4. O recurso deverá ser apresentado no formulário próprio (Anexo II deste edital), disponível no site www.msconcursos.com.br.

7.5. Não será aceito recurso interposto por via postal fac-símile (fax), telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

7.5.1. Serão indeferidos os recursos que não atenderem os dispositivos aqui estabelecidos.

7.6. A relação dos recursos deferidos e indeferidos será divulgada no site www.msconcursos.com.br.

7.6.1. O candidato que tiver seu recurso indeferido e desejar obter a resposta do mesmo poderá enviar a solicitação para contato@gruposarmento.com.

VIII. - DA PONTUAÇÃO FINAL

8. A Pontuação Final para candidatos que concorrem aos empregos que exijam:

a) apenas prova objetiva = nota final da prova objetiva;

b) prova objetiva + prova prática = soma da nota da prova objetiva e da prova prática;

c) prova objetiva + teste de esforço físico = nota final da prova objetiva e aptidão no teste de esforço físico.

8.1 . A Classificação Final dos aprovados, por ordem decrescente da pontuação final, será publicada nos sites www.msconcursos.com.br e www.codeca.com.br.

IX - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A CONTRATAÇÃO

9. Para ser contratado o candidato deverá:

9.1. Ter sido aprovado neste Processo Seletivo.

9.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 12, §1º, da Constituição Federal.

9.3.Estar em dia com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, também com as obrigações militares.

9.4. Comprovar, na data da contratação, possuir os requisitos exigidos para o emprego.

9.5. Ter idade mínima de 1 8 (dezoito) anos completos na data da contratação.

9.6. Ser aprovado em exame médico admissional.

9.7. Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais ou alvará de folha corrida.

9.8. Se deficiente físico for, apresentar laudo médico que será avaliado pela equipe multiprofissional, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, conforme declarado no ato da inscrição, emitido com prazo não superior a 30 dias.

9.9. Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da contratação.

9.10. Não ter sido funcionário da CODECA, demitido por justa causa.

9.11. Não ter sido funcionário da CODECA nos últimos 06 (seis) meses anteriores à convocação recebendo salário mensal superior ao previsto para o emprego ao qual está sendo contratado, salvo nos casos em que se verificar, concomitantemente, redução de jornada e salário.

X - DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS

10. Os candidatos serão convocados por ordem crescente da Classificação Final obtida.

10.1. A comunicação da convocação poderá ser feita mediante publicação em jornal local de grande circulação, ou mediante comunicação por escrito diretamente ao candidato classificado, possuindo o mesmo prazo de 03 (três) dias úteis para se apresentar na Empresa e dar início a documentação.

10.2. Em caso de não localização do candidato classificado, a CODECA publicará em jornal local de grande circulação, possuindo o candidato o prazo de 03 (três) dias úteis, contados da data da publicação da convocação, para comparecer na Empresa e dar início a documentação.

10.3. Os candidatos classificados que forem convocados e comparecerem na empresa dentro do prazo nos itens 10.1 e 10.2 terão 15 (quinze) dias de prazo para concluírem sua documentação, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, uma única vez, mediante solicitação formal devidamente protocolada e justificada pelo convocado.

10.4. Após a entrega da documentação, o candidato convocado terá 15 (quinze) dias para assumir o emprego.

10.5. Findo os prazos máximos estipulados nos itens 10.3 e 10.4, o candidato que não tiver cumprido os procedimentos especificados em cada item e/ou for considerado INAPTO (em atestado de boas condições físicas e mentais) perderá todos os direitos de contratação e será eliminado da seleção.

10.6. O candidato aprovado neste processo seletivo poderá desistir do respectivo certame, definitiva ou temporariamente. Conforme especificado abaixo, estes termos equivalem a:

a) Desistência Definitiva: não atendimento a convocação, nos prazos estabelecidos nos itens 10.2. e 10.3, não apresentação da documentação exigida para a contratação, inclusive exame médico admissional, no prazo previsto no item 10.4, ou a pedido do candidato.

b) Desistência Temporária: será feita mediante requerimento endereçado à Gerência de Recursos Humanos, na sede da CODECA, comunicando a sua desistência temporária. Assim, o candidato renunciará a sua classificação e passará a posicionar-se em último lugar na listagem oficial dos aprovados no processo seletivo, aguardando nova convocação que pode vir a efetivar-se no período de vigência da prova de seleção.

XI. - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11. O prazo de validade deste Processo Seletivo será de 02 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

11.1. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital próprio.

11.2. Será remetido aos candidatos cuja inscrição for homologada (via postal ou eletrônica, quando o candidato disponibilizar um endereço de correio eletrônico), postado com, no mínimo, 07 (sete) dias úteis de antecedência, um aviso contendo seu número de inscrição, emprego ao qual concorre, localidade (cidade, estabelecimento, endereço e número da sala), data e horário da realização de suas provas.

11.3. A CODECA e a Empresa Hilda Ferreira de Moura - ME não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato, inclusive quanto à eventual contratação, decorrentes de:

a) endereço não atualizado;

b) endereço de difícil acesso;

c) correspondência devolvida pela Empresa de Correios e Telégrafos por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato;

d) correspondência recebida por terceiros.

11.3.1. O fato de o candidato não receber correspondência dentro do prazo, não será argumento nem servirá de motivo para quaisquer reclamações, recursos e/ou anulações.

11.4. Durante o prazo de validade do Processo Seletivo o candidato aprovado deverá manter seu endereço atualizado, devendo em caso de alteração do mesmo comunicar oficialmente à CODECA.

11.5. Durante o prazo de validade do Processo Seletivo, será respeitada a ordem de classificação obtida pelos candidatos para as contratações nas vagas existentes ou que porventura vierem a existir, de acordo com suas necessidades e disponibilidade financeira da CODECA, não havendo obrigatoriedade de contratação de todos os candidatos aprovados nesse certame.

11.6. A legislação com vigência após a data de publicação deste edital, bem como as alterações em dispositivos constitucionais, legais e normativos a elas posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do Processo Seletivo.

11.7. Os casos não previstos neste edital serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, à luz da legislação vigente.

11.8. Os Anexos I, II e III são partes integrantes deste edital.

Caxias do Sul-RS, 29 de dezembro de 2009.

Adiló Ângelo Didomêmino
Diretor Presidente

Celso Mattos Araújo
Presidente da Comissão

José Luiz Zechin
Diretor Administrativo

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Capinador
Carpinteiro Coletor
Operador de máquinas pesadas
Operador de motoniveladora
Operador de rolo compactador
Servente para construção civil

Língua Portuguesa - Acentuação. Divisão silábica. Flexões de gênero, número e grau. Fonema e letra. Grafia das palavras. Ortografia. Pontuação. Sinônimos e antônimos. Utilização das letras maiúsculas e minúsculas. Valores fonéticos das letras do alfabeto. Interpretação de textos.

Sugestão bibliográfica:

Evanildo Bechara - Moderna Gramática Portuguesa e Gramática Escolar da Língua Portuguesa; Domingos Paschoal Cegalla - Novíssima Gramática da Língua Portuguesa;

Celso Cunha - Nova Gramática do Português Contemporâneo;

Sérgio Nogueira Duarte da Silva - O Português do dia-a-dia - Como Falar e Escrever Melhor.

Matemática - Sistema de numeração romano. Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Regra de 3 simples. Porcentagem. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema monetário brasileiro (dinheiro). Áreas e perímetros de figuras planas. Média aritmética simples. Estatística Básica: análise de tabelas e gráficos. Resolução de situações-problema.

Sugestão bibliográfica:

Álvaro Andrini e Maria José Vasconcellos - Praticando a Matemática;

José Ruy Giovanni - A Conquista da Matemática e Matemática: Uma nova abordagem.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Auxiliar de mecânico
Borracheiro
Mecânico de caminhões
Mecânico de máquinas pesadas

Língua Portuguesa - Acentuação. Artigo. Classes gramaticais. Palavra com grafia semelhante. Concordância nominal. Concordância verbal. Divisão silábica. Flexões de gênero, número e grau. Fonema e letra. Ortografia. Pontuação. Sinônimos e antônimos. Uso das palavras. Uso de dois pontos. Uso de parágrafos. Utilização das letras maiúsculas e minúsculas. Valores fonéticos das letras do alfabeto. Vocabulário. Interpretação de textos.

Sugestão bibliográfica:

Evanildo Bechara - Moderna Gramática Portuguesa e Gramática Escolar da Língua Portuguesa; Domingos Paschoal Cegalla - Novíssima Gramática da Língua Portuguesa;

Celso Cunha - Nova Gramática do Português Contemporâneo;

Sérgio Nogueira Duarte da Silva - O Português do dia-a-dia - Como Falar e Escrever Melhor.

Matemática - Sistema de numeração romano. Números inteiros: operações e propriedades. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Números racionais, representação fracionária e decimal: o operações e propriedades. Equações de 1 grau e sistemas: resolução e problemas. Razão e proporção. Regra de 3 simples. Porcentagem. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema monetário brasileiro (dinheiro). Áreas e perímetros de figuras planas. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Média aritmética simples. Estatística Básica: análise de tabelas e gráficos. Resolução de situações-problema.

Sugestão bibliográfica:

Álvaro Andrini e Maria José Vasconcellos - Praticando a Matemática;

José Ruy Giovanni - A Conquista da Matemática e Matemática: Uma nova abordagem.

ENSINO MÉDIO COMPLETO

Laboratorista de solo e asfalto
Operador de estação de tratamento de efluentes
Porteiro
Recepcionista
Técnico em eletrônica automotiva
Topógrafo

Língua Portuguesa - Compreensão e Interpretação de diversos gêneros textuais. Tipologia textual. Ortografia oficial e Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição, tempo e modo verbais, pronomes e advérbios. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período: termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios, período composto, período simples, orações coordenadas, orações subordinadas. Problemas gerais encontrados na língua culta. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais. Conotação e denotação ,figuras de pensamento e de linguagem. Divisão silábica. Coexistência das regras ortográficas atuais - em vigor desde janeiro de 2009 - com as antigas. Sugestão bibliográfica:

Evanildo Bechara - Moderna Gramática Portuguesa, Gramática Escolar da Língua Portuguesa e O que muda com o Novo Acordo Ortográfico;

Domingos Paschoal Cegalla - Novíssima Gramática da Língua Portuguesa;

Celso Cunha - Nova Gramática do Português Contemporâneo;

Sérgio Nogueira Duarte da Silva - O Português do dia-a-dia - Como Falar e Escrever Melhor.

Matemática - Números inteiros: operações e propriedades. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Equações de 1 o grau e sistemas: resolução e problemas. Equações de 2 grau: resolução e problemas. Razão e proporção. Regra de 3 simples e composta. Porcentagem, juros simples e composto. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema monetário brasileiro (dinheiro). Áreas e perímetros de figuras planas. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Volume e área de sólidos geométricos. Média aritmética simples e ponderada. Estatística Básica: análise de tabelas e gráficos. Teoria dos conjuntos. Probabilidade. Resolução de situações-problema.

Sugestão bibliográfica:

José Ruy Giovanni - Matemática: Uma nova abordagem; Miguel Paiva - Matemática (volumes 1, 2 e 3);

Walter Facchini - Matemática para a Escola de Hoje.

ENSINO MÉDIO COMPLETO - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Laboratorista de solo e asfalto

Conhecimentos Específicos - Leitura e interpretação de plantas do projeto geométrico e do projeto de pavimentos. Noções básicas dos tipos de pavimentos e dos revestimentos. Noções básicas de defeitos dos pavimentos. Noções básicas de drenagem dos pavimentos; noções básicas da formação das rochas e dos solos. Tipos de classificação dos solos utilizados no rodoviarismo. Índices físicos dos solos: elementos constituintes dos solos; ensaios de caracterização dos solos.; determinação do teor de umidade; peso específico aparente; índice de vazios; porosidade; grau de saturação. Plasticidade e consistência dos solos: determinação do limite de liquidez e plasticidade; índice de plasticidade. Definição e finalidades da Compactação dos solos; ensaio de compactação; curva de compactação; ensaio de saturação; traçado e interpretação das curvas de compactação e de resistência dos solos; determinação da densidade de compactação de campo; determinação do grau de compactação da camada. Tipos de emulsões e cimentos asfálticos empregados na construção de estradas e ruas, composição básica e emprego; controle das temperaturas do CAP nos tanques; amostragem de materiais betuminosos; transporte e estocagem das emulsões e cimentos asfálticos. Ensaios de materiais betuminosos; penetração; viscosidade; flutuação; ponto de amolecimento; espuma; relação viscosidade x temperatura; ponto de fulgor; estabilidade na estocagem. Limpeza e remoção de sujeiras e incrustações pesadas, graxas e resíduos de asfalto. Sobras de resíduos e o Meio Ambiente. Tipos, Controle e Calibragem de Silos e Usinas; Materiais constituintes e traços das camadas de revestimento asfálticos. Execução das camadas de revestimento, base e sub-base, com e sem misturas de materiais; tipos de revestimentos asfálticos; tratamentos, concretos betuminosos; macadames asfálticos; pré-misturados; lama; capa selante. Amostragem e ensaios de controle tecnológico das camadas asfálticas; extração de corpos de provas; determinação do teor de asfalto nas misturas asfálticas; controle do teor de CAP nas camadas compactadas; granulometria, densidade e grau de compactação das camadas de revestimento asfáltico; relação de betume e vazios - RBV; equivalente de areia.

Sugestão bibliográfica:

Wlastemiler de Senço -Manual de Técnicas de Pavimentação;

Paulo Fernando A. Silva - Manual de Patologia e Manutenção de Pavimentos;

Thomaz Ripper - Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto;

José Tadeu Balbo - Pavimentação Asfáltica: materiais, projeto e restauração e Pavimentos de Concreto.

Operador de estação de tratamento de efluentes

Conhecimentos Específicos -Noções sobre água de abastecimento. A qualidade de água. O consumo de água. O tratamento de água. Noções sobre águas residuárias. Esgotos sanitários. Noções sobre Saúde Coletiva. As doenças de veiculação hídrica. Noções sobre resíduos sólidos urbanos. A adequada destinação dos resíduos urbanos.

Sugestão bibliográfica:

Aluísio Pardo Canholi - Drenagem Urbana e Controle de Enchentes;

Ariovaldo Nuvolari - Esgoto Sanitário - Coleta, transporte, tratamento e reúso agrícola.

Técnico em eletrônica automotiva

Conhecimentos Específicos - Eletricidade. Materiais. Máquinas e equipamentos elétricos e mecânicos. Instalações elétricas. Sistemas elétricos, pneumáticos, hidráulicos, de instrumentação e controle; Atuadores, sensores e elementos de automação. Desenho técnico. Metrologia. Processos de fabricação. Instalação e manutenção. Sistema Internacional de Unidades e conversões.

Sugestão Bibliográfica:

Alexandre de Almeida Guimarães - Eletrônica Embarcada Automotiva; Robert Bosch - Manual de Tecnologia Automotiva.

Topógrafo

Conhecimentos Específicos - Introdução a Topografia: Escalas, Unidades de medida, Cartas, mapas e plantas, Representação cartográfica, Sistemas de coordenadas cartesianas, Modelo Esférico, Elipsoidal, Geoidal, Plano, Erros de Medição, Precisão e Acurácia, Orientação, Azimute e Rumo, Aparelhos utilizados na Topografia, Medições de distância: diretas e indiretas, Levantamento Planimétrico: Método de Irradiação, Método de Caminhamento, Levantamento e Cálculo de Poligonais Fechadas, Levantamento da Poligonal, Cálculo da Poligonal, Verificação do Erro de Fechamento Angular, Azimutes, Cálculo das Coordenadas Parciais, Verificação do Erro de Fechamento Linear, Correção do Erro Linear, Cálculo de Áreas. Levantamento Altimétrico: Introdução ao Levantamento Topográfico Altimétrico, Nivelamento Geométrico, Métodos de Nivelamento Geométrico, Representação do Relevo, Curvas de nível, Métodos de Interpolação. Levantamento Planialtimétrico. Introdução ao Georreferenciamento: Métodos de Posicionamento, Receptores de GPS, Datuns, Coordenadas Geográficas, Coordenas UTM. Fotointerpretação: Aplicações nas ciências agrárias, Fundamentos, valoração.

Sugestão bibliográfica:

Jack McCormac - Topografia;

Carlos Loch e Jucilei Cordini -Topografia Contemporânea.

ENSINO SUPERIOR COMPLETO

Cirurgião dentista
Contador
Engenheiro civil
Engenheiro de segurança do trabalho
Médico do trabalho
Psicólogo

Língua Por tuguesa - Interpretação de diversos gêneros textuais. Habilidades para interpretação de diversos gêneros textuais: reconhecer informação explícita e implícita no texto; identificar o objetivo do texto, o assunto ou tese defendida; estabelecer relações lógico-discursivas, marcadas no texto pelo uso de advérbios, conjunções, pronomes, tempos verbais; inferir os efeitos de ironia ou humor no texto; inferir o sentido de palavra ou expressão no contexto do texto; inferir o efeito de sentido produzido no texto pelo uso de pontuação expressiva ou de outras notações gráficas; identificar tema, conflito gerador ou outros elementos da organização e estrutura da narrativa; reconhecer o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da escolha de palavra ou expressão; reconhecer o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da exploração de recursos gráficos ou ortográficos ou morfossintáticos; estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade; estabelecer relação causa / conseqüência entre partes ou elementos do texto; distinguir fato de opinião no texto; identificar a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura, tema / assunto, possível interlocutor / leitor. Os vários tipos de textos e suas características. Problemas na formulação das frases: inadequação vocabular, ambigüidades, falta de coesão e coerência, colocação inadequada de termos, repetição (anáfora e catáfora). Reescrita de frases. Ortografia oficial e Acentuação gráfica. Uso de sinais gráficos. Conceito, classificação e emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição, tempo e modo verbais, pronomes e advérbios. Colocação pronominal. Sintaxe da oração e do período: termos essenciais da oração, termos integrantes da oração, termos acessórios, período composto, período simples, orações coordenadas, orações subordinadas. Problemas gerais encontrados na língua culta. Formação de palavras. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Pontuação. Linguagem figurada. Funções da linguagem e variação lingüística. Redação de correspondências oficiais. Coexistência das regras ortográficas atuais - em vigor desde janeiro de 2009 - com as antigas.

Sugestão bibliográfica: Evanildo Bechara - Moderna Gramática Portuguesa, Gramática Escolar da Língua Portuguesa e O que muda com o Novo Acordo Ortográfico;

Domingos Paschoal Cegalla - Novíssima Gramática da Língua Portuguesa;

Celso Cunha - Nova Gramática do Português Contemporâneo;

Sérgio Nogueira Duarte da Silva - O Português do dia-a-dia - Como Falar e Escrever Melhor.

Matemática - Números inteiros: operações e propriedades. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Números reais: operações e propriedades. Equações de 1 grau e sistemas: resolução e problemas. Equações de 2 grau e sistemas: resolução e problemas. Funções de 1º e 2º grau. Razão e proporção.
Regra de 3 simples e composta. Divisão em partes proporcionais. Porcentagem, juros simples e composto. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema monetário brasileiro (dinheiro). Áreas e perímetros de figuras planas. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Volume e área de sólidos geométricos. Média aritmética simples e ponderada. Estatística Básica: análise de tabelas e gráficos. Teoria dos conjuntos. Probabilidade. Análise Combinatória. Trigonometria. Sequências e Progressões. Resolução de situações-problema.

Sugestão bibliográfica:

José Ruy Giovanni - Matemática: Uma nova abordagem;

Miguel Paiva - Matemática (volumes 1, 2 e 3);

Frank Ayres Jr., Philip A. Schmidt - Matemática para o Ensino Superior.

Cirurgião dentista

Conhecimentos Específicos - Anatomia: Anatomia e Análise Funcional. Anatomia e Aplicação Clínica. Patologia Defeitos do Desenvolvimento da Região Maxilo Facial e Oral. Anomalia Dentária. Doenças Fúngicas e Protozoárias. Infecção Viral. Doença Imunológica e Alérgica. Patologia Epitelial. Patologia das Glândulas Salivares. Tumores de Tecidos Ósseos. Doenças do Osso. Cistos e Tumores Odontológicos. Manifestações Orais de Doenças Sistêmicas. Lesões Nodulares e Vegetantes. Lesões Pigmentadas. Lesões Brancas. Ulceras Bucas. Lesões Visico-bolhosas. Câncer Bucal. Endodontia: Semiologia endodôntica. Inflamação. Infecção; Métodos de diagnóstico em Endodontia; Alterações pulpares e periapicais; Anatomia endodôntica. Material e instrumental endodôntico; Esterilização e desinfecção; Radiologia aplicada; Acesso cavitário; Odontometria e localizadores apicais; Técnicas de instrumentação tipo crown-down; Medicação intracanal; Irrigação; Obturação e técnicas; Materiais endodônticos; Lesão Endopério. Dor, pulpites, abscessos, hemorragias, drenagem, traumatismos dentários; Analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos; Cirurgia par-endodôntica; Microbiologia dos canais radiculares e do periápice. Ortodontia: Crescimento e Desenvolvimento Craniofacial. Desenvolvimento das dentições pré-natal, decídua, mista e permanente. Desenvolvimento das dentições em maloclusões de classe I, II e III e mordidas abertas. Desenvolvimento dos problemas ortodônticos. Diagnostico Ortodôntico. Tratamento dos problemas ortodônticos em crianças pré-adolescentes e na dentição permanente precoce. Saúde Coletiva: Controle da cárie dentária em populações. Determinantes de cárie dentária. Escala de propriedades de ação preventiva. Estratégia par a promoção de saúde bucal: princípios gerais. Estratégias populacionais e de alto risco. Níveis de atenção e política odontológica. Planejamento. Programação para clientelas específicas. Identificação de problemas. Educação em saúde. Dentística Restauradora: Materiais Dentários. Adesão aos Tecidos Dentários. Quando Restaurar e quando deter a Doença Carie. Restaurações Diretas com Resinas Compostas em Dentes Anteriores e Posteriores. Restaurações Adesivas Diretas. Facetas Diretas com Resinas Compostas. Restaurações Indiretas com Resinas. Abordagem Restauradora de Dentes Tratados Endodonticamente. Clareamento de Dentes. Agentes Clareadores. Proteção dos Tecidos Dentais. Cuidados Operatórios para as Técnicas de Clareamento. Cirurgia: Conceito de Biossegurança. Avaliação Pré e Pós-Operatória. Princípios da Anestesia Local. Técnica Cirúrgica. Exodontia Simples e de Dentes Impactados. Complicações em Exodontias. Cirurgia Pré-protética. Complicações Bucossinusais. Diagnósticos Diferencial e Biópsia. Cirurgia dos Tumores Odontogênicos. Cirurgia dos Cistos Odontogênicos e das Glândulas Salivares. Traumatologia Buco Maxilofacial Complicações Cirúrgicas. Abordagem do Paciente submetido à Radioterapia ou a Quimioterapia. Controle das Desordens Temporomandibulares. Odontopediatria: Crescimento e desenvolvimento. Cariologia clínica. Tratamento das lesões cariosas em decíduas. Selantes de fóssulas e fissuras. Terapia endodôntica em decíduas. Traumatismos. Cirurgia bucal pediátrica. Periodontia: Anatomia do Periodonto. Tecidos Periodontais. Classificação das Doenças. Periodontais. Métodos de Controle de Placa. Distúrbios Sistêmicos e o Periodonto. Cirurgia Periodontal. Microbiologia da Doença Periodontal. Epidemiologia e Etiologia da Doença Periodontal.

Sugestão bibliográfica:

Juliana Pasti Villalba - Odontologia E Saúde Geral;

Márcio Braga Lauretti -Manual De Técnica Endodôntica;

Larry J. Peterson, Edward Ellis, James R. Hupp, Myron R. Tucker - Cirurgia Oral E Maxilofacial Contemporânea;

Brad W. Neville, Douglas D. Damm, Carl M Allem, Jerry E. Bouquot - Patologia Oral e Maxilofacial.

Herbert F. Wolf e Thomas M. Hassell -Manual de Periodontia-Fundamentos, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento.

Contador

Conhecimentos Específicos - Contabilidade Geral - Conceitos e usuários; Evolução histórica da Contabilidade; Princípios fundamentais de Contabilidade: conceitos, evolução e interpretação; Os órgãos envolvidos na regulamentação da Profissão Contábil no Brasil; Aspectos gerais das Normas Brasileiras de Contabilidade; Normas técnicas e normas profissionais; Escrituração contábil; Demonstrações contábeis e relatórios complementares; Análise das demonstrações contábeis; Ética Geral e Profissional do Contabilista. Contabilidade Pública - Orçamento Público: conceitos, princípios e conteúdo; ciclo orçamentário; tipos de créditos orçamentários; lei orçamentária anual; lei de diretrizes orçamentária; plano plurianual; Contabilidade Pública: conceito, objeto, regime contábil, exercício financeiro e campo de aplicação; contabilização das principais operações típicas; Receita Pública: conceito, classificação, estágios e contabilização; dívida ativa; Despesa Pública: conceito, classificação, estágios e contabilização; dívida passiva; despesas de exercícios anteriores; suprimento de fundos; Receitas e Despesas Extra-orçamentárias: conceito e contabilização; Variações Patrimoniais: variações ativas e passivas; variações orçamentárias e extra-orçamentárias; Sistemas de Contas: financeiro, orçamentário, patrimonial e compensação; Plano de Contas da Administração Federal: conceito, estrutura e contas; Demonstrações Contábeis: balanço orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstração das variações patrimoniais.

Sugestão bibliográfica:

Ricardo J. Ferreira - Contabilidade Básica;

Ricardo J. Ferreira - Contabilidade Avançada e Intermediária.

Engenheiro civil

Conhecimentos Específicos - Planejamento, Orçamento e Controle de Obras - Projetos. Análise dos custos de empreendimentos; acompanhamento de obras; medição de serviços; Levantamento de quantidades; custos unitários; cronograma físico-financeiro; especificações técnicas de materiais; e especificações técnicas de produtos e serviços, compatibilização de projetos. Tecnologia das Construções - Canteiro de obras; serviços preliminares; locação da obra; topografia; terraplanagem, movimento de terra; fundações; estruturas (formas, armação e concreto); alvenarias; revestimentos; pavimentações; impermeabilizações. Materiais de Construção - Propriedades gerais; aglomerantes (asfaltos, cal, gesso, especiais); cimento Portland; agregados; agressividade das águas, dos solos e dos gases ao concreto; impermeabilizantes, uso de aditivos no concreto; estudo de dosagem do concreto; preparo do concreto; transporte do concreto; lançamento, adensamento e cura do concreto; propriedades do concreto fresco; propriedades do concreto endurecido; ensaios do concreto; controle tecnológico. Instalações Prediais - Conceitos básicos sobre dimensionamento, instalação e segurança das instalações prediais. Tratamento térmico e acústico. Divisórias e pisos. Esquadrias. Execução e Fiscalização de Instalações Prediais - Elementos das instalações elétricas e telefonia residencial, hidráulicas, sanitárias, gás GLP. Execução e projeto. Mecânica dos Fluidos, Fundações - Tipos de fundações, aplicação e execução. Recalques de fundação: deformidade dos solos, recalques de sapatas e estacas, configurações típicas de trincas causadas por recalques de fundação. Geotecnia, mecânica dos solos. Estrutura - Tipos de estrutura. Movimentações térmicas, movimentações higroscópicas. Atuação de sobrecargas: em alvenarias, em componentes de concreto armado (flexão de vigas, torção de vigas, flexão de lajes, torção de lajes, trincas em pilares)Alvenarias sujeitas à compressão. Patologia e diagnóstico das estruturas de concreto armado e corrosão de armaduras. Diagnósticos das trincas. Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto. Estruturas Metálicas. Manutenção preventiva das estruturas. Execução e Fiscalização de Elementos Estruturais de Concreto Armado - Execução e aplicação de fôrmas, armação e concretagem de blocos, sapatas, pilares, vigas e lajes. Manutenção Predial - Conceitos básicos sobre manutenção predial corretiva e preventiva para instalações hidráulicas, controle e tratamento de reservatórios de água e normas de segurança. Análise Estrutural - Estruturas isostáticas. Análise de treliças pelo Método dos Nós e pelo Método das Seções. Esforços simples. Diagramas de esforços em vigas e pórticos planos. Estruturas hiperestáticas. Método das Forças e Método das Deformações (Rigidez). Processo de Cross. Diagramas de esforços em vigas e pórticos planos hiperestáticos. Linhas de influência em estruturas isostáticas e hiperestáticas. Saneamento - Métodos de tratamento de esgoto. Estradas - Projetos. Terraplanagem. Métodos Executivos. Sistemas de Transporte. Pontes, viadutos, obras de arte. Contenção de encostas, obras de terra. Meio ambiente - conceitos básicos, administração, gestão e ordenamento ambientais, monitoramento e mitigação de impactos ambientais. Gerenciamento de recursos hídricos. Engenharia de Segurança - aplicação das normas de segurança em obras. 15. Sistemas de abastecimento de água. Drenagem.

Sugestão bibliográfica:

Rui Varalla - Planejamento e Controle de Obras;

Paulo Fernando A. Silva - Manual de Patologia e Manutenção de Pavimentos;

Carlos A. Richter e José M. de Azevedo Netto - Tratamento de Água-Tecnologia Atualizada.

Engenheiro de segurança do trabalho

Conhecimentos Específicos - Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Legislação sobre Higiene e Segurança do Trabalho; Organização e Administração; Psicologia e Comunicação; Estatísticas de Acidente do Trabalho; Fisiologia do Trabalho; Ergonomia; Ventilação Industrial; Noções de Toxicologia Industrial; Noções de Epidemiologia; Saneamento do meio; Proteção contra incêndio; Primeiros Socorros; Higiene do Trabalho; Arranjo Físico. Avaliação e controle dos riscos: proteção coletiva, equipamento de proteção individual, riscos ambientais: agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos; riscos em eletricidade; transporte e movimentação de materiais; Segurança na construção civil; Programas, Campanhas e SIPATs; Acidentes do Trabalho: causas, consequências programas de prevenção, comunicação e análise de acidentes; Segurança no trânsito; Inspeções de segurança; SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Conceito de Risco, perigo, acidente, incidente; PPRA e PCMSO; PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário; LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho; Programas de Gerenciamento de Riscos; Auditoria de Segurança; Técnicas de Análise de Riscos: Série de Riscos, Análise Preliminar de Riscos, Análise de Modos de Falha e Efeitos, HAZOP, Análise de Árvore de Falhas, Técnica de Incidentes Críticos; Proteção do Meio Ambiente; Transporte de materiais perigosos.

Sugestão bibliográfica:

Tuffi Messias Saliba e Sofia C. R. S. Pagano - Legislação de Segurança, Acidente do Trabalho e Saúde do Trabalhador.

Médico do trabalho

Conhecimentos Específicos -Saúde do trabalhador: acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho. Conhecimentos gerais em clinica médica. Noções básicas para o reconhecimento dos riscos potenciais à saúde, nos locais de trabalho. Epidemiologia e Bioestatística relacionadas à saúde ocupacional. Doenças originadas pelo trabalho: Identificação e prevenção - Agentes Químicos (metais, gases, solventes, poeiras, etc.). Agentes Físicos (ruídos, temperatura, pressões anormais, radiações ionizantes e não ionizantes). Agentes Biológicos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e fatores imunológicos). Fatores Ergonômicos (movimentos repetitivos, elevação de peso, posições estáticas e dinâmicas). Princípios básicos da adaptação do posto de trabalho ao ser humano. Fundamentos de biomecânica e sua aplicação prática na prevenção das lombalgias no trabalho. Regras gerais de ergonomia visando à utilização correta dos membros superiores no trabalho. Doenças degenerativas e crônicas, agravadas por condições especiais de trabalho. Exames médicos ocupacionais: Exames Admissionais Exames Periódicos. Exames Demissionais. Exames Retorno ao Trabalho. Exames Mudança de Função. Saúde mental do trabalhador. Atividades de educação para saúde no trabalho. Vigilância sanitária nos locais de trabalho (tóxicos sociais e doenças transmissíveis). Atendimento do trabalho: aspectos clínicos, preventivos, trabalhistas e previdenciários. Aposentadoria Especial, Periculosidade e Insalubridade.

Sugestão bibliográfica:

Tuffi Messias Saliba e Sofia C. R. S. Pagano - Legislação de Segurança, Acidente do Trabalho e

Saúde do Trabalhador.

Psicólogo

Conhecimentos Específicos - Conhecimentos Específicos - Psicologia e ética nas organizações: fundamentos da psicologia organizacional; relações de trabalho do psicólogo organizacional num contexto interdisciplinar; psicologia organizacional e saúde mental; atuação do psicólogo nas organizações, segundo o código de ética que rege a profissão. Psicologia social: fundamentos; inserção da psicologia social nas organizações. Grupos operativos: noções básicas; utilidade e aplicação nas organizações. Campos de atuação do psicólogo organizacional: recrutamento; seleção; treinamento; avaliação de desempenho; análise de cargo. Testes psicológicos e técnicas projetivas: diferença entre testes e técnicas e respectivos usos no contexto organizacional; elaboração de baterias; avaliação dos instrumentos utilizados com base em elementos da psicometria, psicologia clínica e psicopatologia; diagnóstico e elaboração de laudos nas organizações. Atuação do psicólogo organizacional na área de educação: noções básicas de metodologia e técnicas empregadas no processo ensino/aprendizagem; noções de orientação profissional. Dinâmica de grupo e relações interpessoais: noções básicas; objetivos; aplicabilidade; aplicação em contextos organizacionais. Processos em Gestão de Pessoas; Processos Grupais e Relações Interpessoais; Cultura e Clima organizacional; Comportamento Organizacional. Código de Ética profissional.

Sugestão bibliográfica:

Rita Aparecida Romaro - Ética na Psicologia;

Cecília Whitaker Bergamini e Rafael Tassinari - Psicopatologia do Comportamento Organizacional;

Agostinho Minicucci - Dinâmica de Grupos-Teorias e Sistemas;

Peter J. Bieling -Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos;

Aristides Volpato Cordioli - Psicoterapias-Abordagens Atuais.

ANEXO II

FORMULÁRIO DE RECURSO

Número da inscrição ______________________________________________________________________

Candidato(a)____________________________________________________________________________

CPF:__________________________________________________________________________________

RG:___________________________________________________________________________________

Cargo:_________________________________________________________________________________

Endereço:______________________________________________________________________________

Telefone: ( )_____________________________________________________________________________

e-mail:_________________________________________________________________________________

Fato motivador do recurso:_________________________________________________________________

Fundamentação e/ou embasamento legal, com as devidas razões do recurso
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Local e data ___________________________ Nome do Candidato ________________________________

Atenção: Especificar o fato motivador do recurso (em caso de questões constantes na prova objetiva, elucidar o número da questão, a disciplina a que a questão pertence e o tipo da prova).Não esquecer que para fato em que haja pedido de avaliação por parte da Banca Examinadora do certame é preciso constar a argumentação do candidato para a relevância do pedido. Cada questão deverá ser apresentada em um formulário próprio. O não atendimento a qualquer dos requisitos acima e ao disposto em edital implicará no indeferimento automático do recurso.

ANEXO III

DESCRIÇÃO ANALÍTICA DO EMPREGO

EMPREGO

DESCRIÇÃO

Auxiliar de Mecânico

Descrição Analítica: Trocar e lavar peças. Colocar e retirar motores. Colocar e retirar caixas de câmbio. Colocar e retirar comandos hidráulicos. Auxiliar nos serviços de solda. Instalar peças de motores sob orientação do mecânico. Ajustar correias de ventoinhas. Trocar óleos de motores e caixa. Lubrificar peças e componentes de veículos. Verificar líquido de freio e lona de freio. Fazer a limpeza da área da oficina. Contribuir para que qualquer veículo, máquina ou equipamento permaneça o menor tempo possível na manutenção. Executar outras tarefas a fins de acordo com a necessidade da área.

Borracheiro

Descrição Analítica: Verificar vazamentos do macaco hidráulico, de acordo com o peso a ser levantado. Manter válvula de alívio fechada após o uso. Esgotar água do compressor. Verificar óleo do compressor. Trocar água de caixa d'água. Limpar ferramentas. Marcar pneus. Preencher ficha de controle de uso de pneus. Controlar o envio e retorno de pneus para recapagem. Realizar e controlar o rodízio de pneus nos veículos da empresa. Manter calibragem dos pneus. Controlar número de reformas sofridas pelo pneu. Examinar estado de carcaça do pneu. Separar pneus por medidas. Retirar núcleo de válvula. Descolar talões do pneu. Retirar friso. Retirar pneu da roda. Retirar protetor de câmara de ar. Retirar câmara de ar do pneu. Escovar roda e friso da roda. Limpar parte interna do pneu. Aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu. Colocar câmara no pneu. Colocar junto protetor, câmara e pneu na roda. Aplicar lubrificante no talão (linha do pneu). Assentar friso na roda. Fixar válvula na câmara. Calçar rodas dianteiras e traseiras. Afrouxar porcas. Posicionar macaco na base do carro. Erguer veículos. Posicionar cavalete de segurança. Retirar cônicos e porcas. Retirar conjunto pneu e roda do carro. Colocar roda nos prisioneiros dos cubos. Fixar rodas com parafusos. Localizar furo. Retirar objeto perfurante. Escarear local do remendo. Descontaminar local do conserto. Aplicar cimento vulcanizante. Escolher remendo adequado de acordo com local danificado. Fixar manchão no pneu. Fixar remendo com rolete no pneu. Introduzir refil de vedação no furo. Retirar agulha do refil. Aparar refil rente ao pneu. Examinar pneu. Inflar pneu ou câmara com ar comprimido. Vulcanizar pneu. Verificar vazamentos. Calibrar pneu. Inflar câmara de ar com válvula. Mergulhar câmara de ar em uma caixa d'água. Localizar vazamento na câmara de ar. Secar câmara de ar. Limpar câmara de ar com esmeril ao redor do furo. Passar cola no local do furo. Fixar borracha de ligação. Cobrir remendo com papel celofane. Colocar câmara na máquina vulcanizadora. Retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora. Resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água. Verificar se o vazamento foi vedado. Levantar informações sobre o local. Levantar informações sobre o acontecido. Informar sobre ano e modelo do carro. Informar-se sobre dimensão e medidas do pneu. Levantar informações sobre o tipo de roda (raiada ou disco). Dirigir-se ao local com os equipamentos necessários. Sinalizar pista. Executar tarefas afins, conforme a necessidade.

Capinador

Descrição Analítica: Executar serviço de capina e pintura de meio-fio em diversos lugares da cidade, ruas pavimentadas, rodovias, parques e praças. Atuar nos serviços de limpeza geral. Auxiliar em serviços simples de jardinagem: preparar canteiros, regar plantas, trabalhar com podas, etc. Atuar em serviços de limpeza em geral. Auxiliar em outras tarefas similares, conforme necessidade da Companhia.

Carpinteiro

Descrição Analítica: Construir e consertar estruturas e objetos em madeiras; preparar e assentar assoalhos e madeiramento para tetos e telhados; fazer e montar esquadrias; preparar e montar portas e janelas; cortar e colocar vidros; fazer reparos em diferentes objetos de madeira; concertar caixilhos de janelas; colocar fechaduras; construir e montar andaimes; construir palanques; construir e concertar madeirame de carrocerias de veículos, carro de mão e similares; colocar cabos e afiar ferramentas; organizar pedidos de suprimentos de materiais e equipamentos para a carpintaria; operar com maquinas de carpintaria, tais como: serra-fita, furadeira, desempenadeira e outros; zelar e responsabilizar-se pela limpeza, conservação e funcionamento da maquinaria e do equipamento próprio de trabalho; calcular orçamentos de trabalhos de carpintaria; ministrar ensinamentos da profissão a ajudantes e auxiliares; Executar tarefas afins, conforme a necessidade.

Cirurgião Dentista

Descrição Analítica: Exercer funções relacionadas com o tratamento buco-dental; fazer diagnósticos e determinar o respectivo tratamento; fazer extrações de dentes e raízes, restaurações e obturações; realizar tratamentos periodontais; fazer prescrição de medicamentos; realizar atendimento e procedimentos de urgência; tratar condições patológicas da boca e da face; fazer esquemas das condições da boca e dos dentes dos pacientes (fazer anamnese e preencher odontograma das condições gerais da boca e dos dentes dos pacientes); aplicar anestesias locais e tronculares; realizar odontologia preventiva; diagnosticar as doenças buco-dentais e fazer o encaminhamento de casos especiais a serviços especializados; proceder a interpretação dos exames laboratoriais, microscópicos, bioquímicos e outros; fazer e interpretar radiografias da cavidade bucal e da região crânio facial; participar de programas voltados para a saúde coletiva; participar de juntas médicas; executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão.

Coletor

Descrição Analítica: Realizar a coleta de resíduos seletivos/orgânicos, embalados. Recolher o lixo domiciliar e/ou seletivo. Recolher lixões em locais indevidos, quando determinado por seu encarregado. Remover o lixo das ruas e calçadas e colocar na caçamba compactadora do caminhão. Orientar e educar a população nos processos de separação e acondicionamento dos resíduos. Atuar em ações de limpeza e preservação do meio ambiente, desenvolvidas pela empresa. Efetuar a limpeza e preservação ambiental. Aplicar as informações e os conhecimentos adquiridos nos treinamentos, cursos e seminários internos. Executar outras tarefas de acordo com a necessidade da área.

Contador

Descrição Analítica: Apurar os impostos devidos; Apontar as possibilidades de uso dos incentivos fiscais; Compensar tributos; Gerar os dados para preenchimento das guias; Levantar informações para recuperação de impostos; Solicitar aos órgãos regime especial de procedimentos fiscais, municipais, estaduais e federais; Identificar possibilidade de redução de impostos Identificar as necessidades de informações da empresa; Estruturar plano de contas da empresa; Definir procedimentos contábeis; Fazer manutenção do plano de contas; Atualizar procedimentos internos; Parametrizar aplicativos contábeis/fiscais e de suporte; Administrar fluxo de documentos; Classificar os documentos; Escriturar livros fiscais; Escriturar livros contábeis; Conciliar saldo de contas; Gerar diário/razão; Classificar o bem na contabilidade e no sistema patrimonial; Escriturar ficha de crédito de impostos na aquisição de ativo fixo; Definir a taxa de amortização, depreciação e exaustão; Registrar a movimentação dos ativos; Realizar o controle físico com o contábil; Definir sistema de custo e rateios; Estruturar centros de custo; Orientar as áreas da empresa sobre custos; Apurar custos; Confrontar as informações contábeis com custos; Analisar os custos apurados; Administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados; Disponibilizar informações cadastrais aos bancos e fornecedores; Preparar declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes; Preparar a declaração de imposto de renda pessoa jurídica; Atender a auditorias externas; Emitir balancetes; Montar balanços e demais demonstrativos contábeis; Consolidar demonstrações contábeis; Preparar as notas explicativas das demonstrações contábeis; Analisar balancete contábil; Fazer relatórios gerenciais econômicos e financeiros; Calcular índices econômicos e financeiros; Elaborar orçamento; Acompanhar a execução do orçamento; Analisar os relatórios; Assessorar a gestão empresarial; Avaliar controles internos; Verificar o cumprimento de normas, procedimentos e legislação; Analisar possíveis consequências das falhas; Elaborar relatórios com recomendações; Participar na elaboração de normas internas; Prestar assessoramento às entidades de controles interno/externo; Analisar demonstrações contábeis de fornecedores e clientes; Emitir pareceres; Participar das assembleias dos acionistas e dos conselhos fiscais e administrativos; Preparar documentação e relatórios auxiliares; Disponibilizar documentos com controle; Acompanhar os trabalhos de fiscalização; Justificar os procedimentos adotados; Providenciar defesa.

Engenheiro Civil

Descrição Analítica: Projetar, supervisionar, executar, orientar e fiscalizar projetos para pavimentação de vias públicas, pontes e viadutos, drenagem e saneamento. Analisar projetos. Projetar, dirigir e fiscalizar a construção ou reforma de prédios públicos e outras obras. Projetar, fiscalizar e dirigir trabalhos relativos a serviços de urbanização em geral. Realizar perícias e avaliações, laudos e arbitramentos. Efetuar cálculos de estrutura de concreto armado, aço e madeira. Executar orçamento e levantamento de materiais para obras diversas. Desenvolver as diversas etapas de estudos e projetos em geral. Supervisionar a execução das obras. Projetar estruturas civis de obras, arranjo geral (layout) de complexos hidrelétricos, subestação e transmissão. Supervisionar e participar das perícias judiciais, elaborando laudos e vistorias. Desenvolver estudos e coordenar ensaios para o desenvolvimento de novas tecnologias. Definir cronogramas, estudos de viabilidade técnico-econômica. Fornecer assistência técnica de consultoria de projeto, construção, planejamento e controle de obras, programas e serviços civis de sua área de atuação. Fiscalizar trabalhos topográficos. Executar tarefas afins conforme a necessidade.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Descrição Analítica: Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança ao ambiente de trabalho e a todos os componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar riscos ali existentes á saúde do trabalhador. Determinar a utilização de EPI's de acordo com o que determina a NR-6, desde que se já necessário. Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR's aplicáveis ás atividades executadas pela empresa. Apoiar, treinar e atender a CIPA. Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente. Fazer analise de risco de processos de trabalho (equipamentos, avaliação de projetos, máquinas, ferramentas, projeto de produto principal, insumos utilizados). Levantamentos de riscos ambientais. Projeto de edificações e reformas baseado nas NR's (Normas Regulamentadoras). Orientar com relação à compra de máquinas (sistema de segurança). Assessorar em diversas áreas da empresa: legislação, higiene e segurança em caráter técnico. Realizar a análise de acidentes graves. Atuar como assistente técnico em reclamatórias trabalhistas a ações cíveis. Manter contato com clientes e fornecedores no que diz respeito a riscos e segurança dos funcionários da empresa. Executar tarefas afins de acordo com a necessidade.

Laboratorista de Solo e Asfalto

Descrição Analítica: Fazer a regulagem das usinas e silos em função dos traços pré-determinados (projetos); determinar as aberturas das maquinas de britagem para obter a granulometria desejada dos materiais britados para composição CBUQ e para composição da base asfáltica; avalia a qualidade dos materiais ensaiados determinando sua utilização ou não e, em relação ao serviço executado, a sua liberação ou não; determinar a umidade da brita, pó-de-brita e percentual de CAP na massa asfáltica; controlar as temperaturas: do CAP nos tanques, massa no carregamento, confecção Marshall; determinação da quantidade de amostras para ensaios no traço de CBUQ; controle da lamelaridade da brita; determinação da densidade da brita e pó-de-brita; determinação da brita e pó de brita em estado solto e compactada; determinação da densidade máxima teórica e densidade aparente da mistura; determinação do percentual de vazios, vazios no agregado mineral (VAM), relação betumes vazios (RBV).

Mecânico De Caminhões

Descrição Analítica: Efetuar as inspeções de rotina para diagnosticar o estado de conservação e funcionamento dos caminhões da empresa. Executar serviços de manutenção mecânica preventiva e corretiva em todos os caminhões e respectivos acessórios, assegurando o seu adequado funcionamento. Executar a lubrificação, regulagens e calibragens de todos os equipamentos mecânicos e pneumáticos, conforme especificações de cada caminhão, utilizando os instrumentos apropriados. Acompanhar os testes de produção, verificando o adequado funcionamento das máquinas. Identificar e informar sobre falhas operacionais verificadas. Verificar a necessidade de reparos nas ferramentas utilizadas no processo de trabalho. Anotar os reparos feitos, peças trocadas, para efeito de controle. Verificar o estado de rolamentos, trocando-os, se necessário, de acordo com padrões estabelecidos. Manter dados e referências dos equipamentos e peças de reposição. Executar a manutenção de motores. Desmontar e montar motores diesel Cummins, Mercedes Benz, Scania e Perkins, corrigindo os defeitos encontrados. Identificar e corrigir defeitos em caixas de câmbio EATON - FS ou RT ZF G 36 - G3/60. Desmontar e montar eixo traseiro de 1 e 2 velocidades Mercedes Benz, Arvimeritos, Braseixos e VW. Trabalhar com sistemas de freio a óleo e pneumáticos. Socorrer veículos da empresa com problemas. Fazer testes de campo para verificar a condição de veículos. Interpretar manômetros, termômetros e instrumentos de aferição, paquímetros e micrômetros. Zelar pela manutenção adequada dos veículos, máquinas e equipamentos, para prevenir problemas no funcionamento e acidentes. Executar outras tarefas de acordo com a necessidade da área.

Mecânico de Máquinas Pesadas

Descrição Analítica: Efetuar as inspeções de rotina para diagnosticar o estado de conservação e funcionamento das máquinas da empresa. Executar serviços de manutenção mecânica preventiva e corretiva em todas as maquinas e respectivos acessórios, assegurando o seu adequado funcionamento. Executar a lubrificação, regulagens e calibragens de todos os equipamentos mecânicos, pneumáticos e hidráulicos, conforme especificações de cada máquina, utilizando instrumentos apropriados. Acompanhar os testes de desempenho, verificando o adequado funcionamento das máquinas. Verificar e ajustar o alinhamento, centralização e nivelamento de todos os equipamentos e acessórios. Identificar e informar sobre falhas operacionais verificadas. Verificar a necessidades de reparos nas ferramentas no processo de trabalho. Anotar os reparos feitos, peças trocadas, para efeito de controle. Verificar o estado de rolamentos, trocando-os se necessário, de acordo com padrões estabelecidos. Manter dados e referências dos equipamentos e peças de reposição. Executar a manutenção de motores, corrigindo os defeitos encontrados.

Médico do Trabalho

Descrição Analítica: Realizar exames médicos admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais; atendimento de pacientes no ambulatório da CODECA; realização de todas as atividades inerentes à Clinica Geral, inclusive diagnósticos; atendimentos de emergências: hipertensivas, cardiopatias, insuficiências e choques agudos em geral; patologias mais comuns do aparelho gênito-urinário; demais atividades relacionadas a Medicina do Trabalho descritas na Norma Regulamentadora (NR) 7 da Consolidação da Legislação Trabalhista - CLT;

Operador de Estação de Tratamento de Efluentes

Descrição Analítica: Realizar trabalhos técnicos e operar o tratamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas; controle da qualidade dos tratamentos, inclusive coleta e análises físico-químicas; geração de relatórios operacionais; armazenamento de produtos químicos; preparação de reagentes; operar o conjunto de equipamentos de uma estação de tratamento de efluentes; manipular os dispositivos de comando e controle para dirigir o fluxo de efluentes, misturando substâncias químicas para tratar este efluente; controlar as concentrações das soluções coagulantes e floculantes e sua aplicação na ETE; efetuar a limpeza geral dos filtros dos leitos de secagem, dos decantadores e dos dosadores de produtos químicos e dos reservatórios da Estação de Tratamento de Efluentes; realizar "JAR- TEST" para dosagem de floculante; apresentar relatórios de trabalhos realizados, inclusive com dados coletados pelas diversas análises efetuadas; requisitar, quando necessário, os produtos químicos ao seu chefe imediato; preparar os produtos químicos e regular os dosadores, controlando a vazão dos mesmos; controlar, de forma geral,a operação da Estação de Tratamento de Efluentes; manter a Estação de Tratamento de Efluentes em funcionamento, conforme orientação do engenheiro responsável; realizar a conservação dos equipamentos de operação, mantendo-os em perfeito funcionamento; informar seu superior imediato, quando do mal funcionamento ou quebra de equipamentos; executar outras tarefas a fins de acordo com a necessidade da área; uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), limpeza e conservação dos mesmos; visão sistêmica, capacidade de enxergar o todo, o contexto geral e não apenas as partes específicas; capacidade de coordenação e orientação; senso de orientação e de diagnóstico problemático.

Operador de Máquinas Pesadas

Descrição Analítica: Executar serviços de escavação em solo de primeira e segunda categoria para abertura de valas a fim de instalar elementos de drenagem. Efetuar remoção e limpeza de material proveniente do desmonte de rocha em vala e leito. Executar serviços de terraplenagem em geral. Auxiliar na instalação de elementos de drenagem, com cabos e ganchos fixados a máquina. Espalhar material para confecção de aterro. Executar tarefas de limpeza urbana em áreas estabelecidas. Mover e carregar materiais em obras e resíduos provenientes da capina. Movimentar cargas volumosas e pesadas. Operar equipamentos. Realizar inspeções no veículo, verificando o nível de óleo, lubrificante, água, líquido de freio e demais itens de manutenção preventiva, inclusive equipamentos. Se detectado falha, providenciar para serem sanadas, comunicando a chefia imediata o problema e encaminhando o veículo à oficina mecânica. Obedecer à legislação estabelecida no Código Nacional de Trânsito. Manter o veículo em perfeitas condições de uso e funcionamento. Fazer reparos de urgência. Recolher o veículo na garagem no término do serviço. Encaminhar o veículo para o abastecimento. Manter o veículo e equipamentos sempre limpos. Não permitir que pessoas estranhas e/ou não habilitadas, não autorizadas, dirijam o veículo ou operem os equipamentos. Obedecer a itinerário e programas estabelecidos pela área. Executar outras tarefas de acordo com a necessidade da área.

Operador de Motoniveladora

Descrição Analítica: conferir níveis de óleos, combustíveis e de água do equipamento, completar o nível de água da máquina, verificar as condições do material rodante, drenar água dos reservatórios (ar e combustível), verificar o funcionamento do sistema hidráulico, verificar o funcionamento elétrico, a condição dos acessórios, das lâminas, limpar a máquina, relatar problemas detectados, substituir acessórios, identificar corretamente pontos de lubrificação, completar o volume de graxa nas articulações, analisar o serviço proposto, estabelecer sequência de atividades, definir etapas de serviço, estimar tempo de duração do serviço, definir acessórios, selecionar equipamentos de proteção individual (EPIs), selecionar sinalização de segurança, acionar a máquina, Interpretar corretamente as informações do painel da máquina, mudar marcha conforme o serviço, controlar a alteração da máquina (RPM), estacionar a máquina em local plano, apoiar equipamentos hidráulicos e mecânicos no solo, resfriar a máquina, desligar o rolo, anotar informações sobre a utilização da máquina (horímetro/odômetro), relatar ocorrências de serviço, verificar marcação da topografia, analisar inclinação do terreno, verificar tipo de solo, selecionar para o aterro, espalhar o material de aterros (solo), homogeneizar o solo, remover material em aterro, nivelar solo conforme cota de projeto, homogeneizar solos para execução de camadas de pavimentação, raspar superfície de base, regularizar o leito e sub-leito para confecção da pavimentação, confeccionar a camada de brita graduada, preparar a base para o espalhamento de concreto pré-misturado à frio, nivelar pistas utilizando o escarificador e a lâmina da motoniveladora, fazer a conservação de estradas e caminhos de serviço, executar tarefas afins, e, de acordo com a necessidade poderá operar outras máquinas sob instruções específicas do seu coordenador ou encarregado.

Operador de Rolo Compactador

Descrição Analítica: Compactar capa de pavimentação com rolo compressor; Conferir níveis de óleos, combustíveis e de água do equipamento; Completar nível de água do rolo; Verificar as condições do material rodante; Drenar água dos reservatórios (ar e combustível); Verificar o funcionamento do sistema hidráulico; Verificar o funcionamento elétrico; Verificar a condição dos acessórios; Limpar máquina; Relatar problemas detectados; Substituir acessórios; Identificar corretamente pontos de lubrificação; Completar o volume de graxa nas articulações; Analisar o serviço proposto; Estabelecer sequência de atividades; Definir etapas de serviço; Estimar tempo de duração do serviço; Definir acessórios; Selecionar equipamentos de proteção individual (EPI); Selecionar sinalização de segurança; Acionar o rolo; Interpretar corretamente as informações do painel do rolo; Mudar marcha conforme o serviço; Controlar a aceleração do rolo (RPM); Estacionar máquina em local plano; Resfriar máquina; Desligar o rolo; Anotar informações sobre a utilização do rolo (horímetro e odômetro); Relatar ocorrências de serviço; Verificar marcação da topografia; Analisar inclinação do terreno; Verificar tipo de solo; Compactar solos; Homogeneizar solos para execução de camadas de pavimentação, conforme orientação da topografia, engenharia ou coordenação; Compactar capa de pavimentação com rolo compressor conforme o tipo de material (asfalto betuminoso usinado a quente ou pré-misturado a frio, rachão ou brita graduada); Executar tarefas afins, de acordo com a necessidade.

Porteiro Recepcionista

Descrição Analítica: Fiscalizar e controlar a entrada e saída de pessoas e/ou veículos, para vedar a entrada de indivíduos suspeitos nos próprios da Codeca, porém agir com educação e prestar toda a assistência às pessoas que estiverem a serviço e encaminhar as demais ao destino solicitado, distribuindo crachás de acesso, bem como abrir e fechar portões quando necessário; exigir identificação ou autorização e registrar em livro apropriado; receber correspondências em geral, encomendas e enviá-las aos setores/destinatários o mais breve possível, evitando assim, extravios ou outras ocorrências desagradáveis, anotando as datas e horários de recebimento; tratar todos os visitantes com cordialidade e urbanidade; ser objetivo(a) e rápido(a) ao atender telefonemas; transmitir recados com precisão; ser discreto(a) na função; colaborar com o zelador do prédio, quando necessário; observar o estacionamento próximo à sua área de serviços; zelar pelas condições de asseio na área de trabalho; procurar informar-se para poder prestar informações; usar o uniforme e cuidar bem dele quando exigido; se necessário ausentar-se da portaria/recepção, fazê-lo somente com o conhecimento e a autorização do superior imediato, evitar ações que lhe tirem a atenção de tal maneira que não perceba a aproximação de terceiros; auxiliar, quando solicitado e autorizado, aos demais colegas, mesmo que o serviço não seja o de portaria/recepção; zelar pelo patrimônio e suas instalações, comunicando qualquer problema a chefia imediata; executar outras tarefas afins.

Psicólogo

Descrição Analítica: Exercer atividades no campo da psicologia organizacional, como orientação, avaliação e treinamento profissional; Realizar identificação e análise de funções, tarefas e operações típicas das ocupações; Organizar teste e provas; Colaborar na realização de entrevistas, sondagem de aptidões e capacidade profissional, no acompanhamento e avaliação de desempenho do pessoal; projetos na área da saúde e qualidade de vida e efetuar acompanhamentos individuais quando necessário e solicitado. Desenvolver trabalhos em grupo nos setores com objetivo de desenvolver o espírito de equipe, auto-estima, motivação e satisfação no trabalho; Realizar entrevistas de admissão e demissão, contribuir na aplicação do Plano de Carreira da empresa, analisando os fatores psicológicos, desempenho e capacidade, executar outras tarefas afins, conforme necessidade.

Servente para Construção Civil

Descrição Analítica: Auxiliar na execução de trabalhos de construção ou reforma em alvenaria, concreto e outros materiais, tais como: bocas de lobo, calçadas, drenos, bueiros, muros, fossas, pisos e outras construções, seguindo especificações técnicas. Demolir edificações de concreto de alvenaria e outras estruturas; preparar canteiros de obras, limpando áreas e compactando solos. Executar trabalho de carregamento e descarregamento de veículos em geral. Auxiliar no recebimento, entrega, pesagem e contagem de materiais. Auxiliar no transporte de mercadorias, materiais de construção em geral. Conservar e limpar ferramentas utilizadas. Armazenar, em local apropriado, as ferramentas e demais utensílios utilizados. Limpar o local de trabalho. Executar outras tarefas de acordo com a necessidade da área.

Técnico em Eletrônica Automotiva

Descrição Analítica: Executar serviços de instalação e reparos em equipamentos elétricos de veículos, máquinas e equipamentos em geral. Instalar, inspecionar, regular e reparar diferentes tipos de aparelhos elétricos. Desmontar, ajustar, limpar e montar geradores, motores elétricos, dínamos, etc. Executar instalação e manutenção de dispositivos eletrônicos semicondutores, diodo retificador, diodo zener, diodo emissor de luz (LED), transistores PNP e NPN, FETs e MOSFETs canal N e P, SCR, TRIAC, optoacopladores, sensores resistivos, indutivos, capacitivos e HALL. Ter conhecimento em funcionamento do sistema de ignição eletrônica, do sistema de injeção eletrônica de combustível e do sistema de freio ABS. Reparar, revisar e fazer teste em motores de partida, buzinas, interruptores, reles, reguladores de tensão, instrumentos de painel e acumuladores. Fazer e reparar instalações elétricas em veículos automotores. Executar e conservar redes de iluminação em geral e sinalização. Providenciar o suprimento de peças e materiais para a execução de seus serviços. Executar instalação eletroeletrônica e manutenção preventiva em veículos (leves, caminhões e máquinas rodoviárias). Realizar testes e medições. Obedecer a normas técnicas. Listar equipa mentos. Inspecionar sensitivamente máquinas e equipamentos. Avaliar as necessidades de manutenção. Diagnosticar defeitos eletrônicos. Reparar equipamentos eletrônicos. Substituir / ajustar componentes e dispositivos elétricos. Lubrificar componentes eletroeletrônicos. Testar o funcionamento dos componentes e equipamentos. Manutenção e programação de dispositivos eletrônicos, sistemas de carga e partida, sistemas eletrônicos analógicos, sistemas eletrônicos digitais, conversores analógicos e digitais, microprocessadores. Conhecimento em teoria de semi-condutores, e arquitetura em sistema de controle digital..Limpeza e conservação de máquinas, equipamentos e local de trabalho. Executar outras tarefas de acordo com a necessidade da área.

Topógrafo

Descrição Analítica: Executar levantamentos topográficos e nivelamentos; executar cadastro de vias públicas; calcular cadernetas de campo; executar desenhos de plantas de perfis e curvas de nível; fazer levantamentos cadastrais e estatísticos; efetuar locação para obras de arruamentos, obras de drenagem, terraplenagem, pavimentação e construção civil; efetuar cálculos de volumes, diagrama de massas, locação de taludes e atividades de correntes de traçado geométrico de estradas; cálculo de áreas de projeções; executar levantamento para terraplenagem de plataformas e taludes; examinar, preparar e operar aparelhos topográficos como: teodolito, nível e estação total; orientar e conduzir pessoal nos levantamentos; executar outras tarefas afins, quando necessário.