CISVERDE - Consórcio Intermunicipal de Saúde - MG

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE - CISVERDE

MUNICÍPIO DE CARANGOLA

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2008

O Secretário-Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS-VERDE, sediado em Carangola - MG, no uso de suas atribuições legais, especialmente da Lei 11.107, de 06 de abril de 2005 e suas atualizações, TORNA PÚBLICO que estarão abertas, no período de 12 a 16 de maio de 2008, as inscrições para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO destinado ao preenchimento de vagas existentes para os cargos descritos no Anexo Único. O ANEXO ÚNICO deste Edital, relaciona os Requisitos, Vencimento Mensal, Número de Vagas, Carga Horária Semanal, e Provas inerentes aos cargos disponíveis, mediante regras e condições contidas neste Edital.

1. REGIME EMPREGATÍCIO

1.1 - Regime Jurídico adotado: conforme Lei Federal 11.107, de 06 de abril de 2005, o Contrato de Trabalho será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (art. 6º, §2°)..

2. REQUISITOS BÁSICOS PARA INGRESSO NA ATIVIDADE

2.1 - Ter sido aprovado na Seleção Pública, na forma estabelecida neste Edital;

2.2 - Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do § 1.º, artigo 12, da Constituição Federal. Se estrangeiro, na forma da Lei;

2.3 - Possuir, na data da contratação, certificado/diploma de acordo com as exigências especificadas no Anexo Único deste edital, obtido em instituição de ensino público ou privado, devidamente reconhecido pelo MEC;

2.4 - Estar em dia com as obrigações eleitorais;

2.5 - Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;

2.6 - Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação;

2.7 - Ter aptidão física e mental para o pleno exercício das atribuições;

2.8 - Não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade ou exonerado a bem do serviço público, nos últimos 5 anos;

2.9 - Apresentar outros documentos comprobatórios dos requisitos exigidos, na época da contratação, em conformidade com os termos deste Edital;

3. INSCRIÇÕES

3.1 - Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para o ingresso na atividade.

3.2 - A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das regras e condições estabelecidas neste Edital e nas instruções específicas contidas nos comunicados e em outros editais pertinentes à presente Seleção Pública que porventura venham a ser publicados, das quais não poderá alegar desconhecimento.

3.3 - Período: de 12 a 16 de maio 2008.

3.4 - Horário: 08 às 16 horas, não havendo atendimento fora do horário estabelecido.

3.5 - Local: Rua Pedro de Oliveira, 500, Centro - Carangola - MG

3.6 - Taxa de Inscrição Especificada para o cargo no ANEXO ÚNICO deste edital.

4. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO:

a) Requerimento de Inscrição devidamente preenchido no qual o candidato formalizará sua opção para concorrer às vagas existentes no Anexo Único, prestando todas as informações solicitadas e expressando sua concordância em aceitar as condições do presente Processo Seletivo Simplificado e as que vierem a se estabelecer, sob as penas da lei.

b) O candidato que se inscrever para mais de um cargo, somente poderá realizar uma prova por turno de aplicação das provas.

c) Comprovação do pagamento da taxa de inscrição, a título de ressarcimento de despesas com materiais e serviços do Processo Seletivo Simplificado, a ser paga no local indicado no ato da inscrição.

d) Cédula oficial de identidade. O candidato deverá colar no local indicado no Requerimento de Inscrição uma fotocópia do documento.

e) Certificados inerentes ao cargo que se irá candidatar conforme estabelecido no item 9.

4.1 - O Requerimento de Inscrição deverá ser entregue no local de inscrição, durante o período estipulado para as inscrições.

4.2 - A declaração falsa ou inexata dos dados constantes do Requerimento de Inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, ficando o candidato sujeito às penalidades legais.

4.3 - Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional.

4.4 - Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta, ou recebimento de qualquer documento após a data e horário de término da realização das inscrições.

5. INSCRIÇÃO POR PROCURAÇÃO

5.1 - Será permitida a inscrição por procuração, mediante entrega do respectivo Instrumento de mandato, acompanhado de cópia do documento de identidade do candidato e apresentação do documento de identidade do procurador. Para cada candidato, deverá ser apresentada uma procuração (original), que ficará retida.

5.2 - O candidato ou seu procurador são os únicos responsáveis pelas informações prestadas no Requerimento de Inscrição. O Consórcio Intermunicipal de Saúde e/ou a entidade contratada para realização deste certame não se responsabilizarão por informações e endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato ou seu procurador.

5.3 - O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no Requerimento de Inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante quando do seu preenchimento.

5.4 - Depois de efetuada a inscrição, o respectivo comprovante de inscrição será entregue ao procurador.

6. PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

6.1 - Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscrever nesta Seleção Pública, desde que as atribuições do cargo pretendido não sejam incompatíveis com a deficiência de que são portadoras, e a elas serão reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas oferecidas, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Decreto 3.298, de 20.12.99.

6.1.1 - Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais, aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto 3.298/99, que regulamenta a Lei nº 7.853 de 1989, com as alterações advindas do Decreto Federal nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

6.2 - No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais deverá declarar, no Requerimento de Inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência. Este Laudo será retido e ficará anexado ao Requerimento de Inscrição. Caso o candidato não anexe o laudo médico, não será considerado como portador de necessidades especiais, apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Requerimento de Inscrição. O Laudo também deverá ser apresentado quando dos exames pré-admissionais, no caso do candidato ser aprovado e convocado.

6.2.1 - O candidato portador de necessidades especiais que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação.

6.3 - Quando da convocação para o pré-admissional, será eliminado da lista de portadores de necessidades especiais o candidato cuja deficiência, assinalada no requerimento de inscrição, não se constate.

6.4 - Caso necessite de condições especiais para se submeter às Provas e demais exames previstos neste Edital, o candidato portador de necessidades especiais deverá solicitá-las por escrito no ato da inscrição, justificando os motivos de sua solicitação.

6.5 - Os candidatos portadores de necessidades especiais que necessitarem da prova especial, deverão requerê-la no momento da inscrição. Os candidatos que não o fizerem, seja qual for o motivo alegado, não terão a prova especial preparada.

6.6 - Os portadores de deficiências visuais poderão optar por prestar provas mediante ajuda de um leiturista da ÁGORA CONSULTORIA LTDA ou através da utilização de provas ampliadas, solicitadas conforme item 6.5.

6.7 - Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

6.8 - Os candidatos aprovados na Seleção Pública serão submetidos a exames médicos e complementares, que irão avaliar a sua condição física e mental.

6.9 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.

6.10 - As pessoas portadoras de necessidades especiais, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto 3.298/99, participarão da Seleção em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

6.11 - Os candidatos que no ato da inscrição se declararem portadores de necessidades especiais, se aprovados na Seleção Pública, terão seus nomes publicados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.

6.12 - Os casos omissos neste Edital em relação aos Portadores de Necessidades Especiais, obedecerão ao disposto no Decreto 3.298/99 e Decreto Federal 5.296/04.

7. REALIZAÇÃO DAS PROVAS

7.1 - COMISSÃO DE REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO PÚBLICA

O Diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde designará a Comissão Realizadora da Seleção, composta por Alberto Felício Rêgo, Sérgio Muller Miranda, Tyrone Everson de Souza; sob a Presidência do primeiro membro.

7.2 - A Comissão Realizadora da seleção, deverá coordenar todas as etapas de elaboração, aplicação e julgamento da Seleção Pública.

7.3 - O Diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde, poderá indicar quantas pessoas forem necessárias ao acompanhamento da Seleção em todas as suas fases objetivando o perfeito sigilo e o bom andamento do processo seletivo.

7.4 - As Provas Objetivas serão realizadas no dia 15 de junho de 2008. Os locais e horários serão divulgados oportunamente no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), no Consórcio Intermunicipal de Saúde, e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

7.5 - É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no horário determinado.

7.6 - O ingresso do candidato na sala onde se realizarão as provas só será permitido no horário estabelecido, mediante a apresentação do Comprovante de Inscrição e de Documento de Identidade Oficial (original), preferencialmente o usado na inscrição.

7.7 - Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados, cópias e protocolos.

7.8 - O candidato que não apresentar documento de identidade oficial original, não terá acesso ao local das provas e será automaticamente eliminado da Seleção Pública.

7.9 - Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local, cidade, data e horário determinados.

7.10 - Será excluído deste Processo Seletivo Simplificado o candidato que faltar, chegar atrasado à prova, ou que, durante a sua realização, for colhido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito ou através de equipamentos eletrônicos, ou, ainda, que venha a tumultuar a realização das provas, podendo responder legalmente pelos atos ilícitos praticados.

7.11 - Não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador etc.). Caso o candidato leve alguma arma ou aparelho eletrônico, estes deverão ser recolhidos à Coordenação e devolvidos ao final das provas. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tal ato como tentativa de fraude.

7.12 - Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras ou similares, anotações, impressos, livros ou qualquer outro material de consulta.

7.13 - Não será permitida a entrada de candidatos após o início das provas.

7.14 - O candidato não poderá ausentar-se da sala de realização das provas, sem acompanhamento de fiscal, após ter assinado a lista de presença.

7.15 - O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, portando lápis preto nº 2, borracha e caneta esferográfica azul ou preta, e, só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização das provas, levando consigo o caderno de questões, após 60 minutos contados do efetivo início delas.

7.16 - Não haverá segunda chamada para as provas. O não-comparecimento a quaisquer das provas resultará na eliminação automática do candidato.

7.17 - Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em virtude de afastamento de candidato da sala de provas.

7.18 - As Provas Objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico.

7.19 - As respostas das Provas Objetivas deverão ser transcritas para a Folha de Respostas, que é o único documento válido para correção eletrônica. Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas, sendo da responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legível.

7.20 - No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou aos critérios de avaliação.

7.21 - A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança.

7.22 - Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado da seleção o candidato que, durante a realização de qualquer uma das provas:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer das provas;

c) utilizar-se de régua de cálculo, livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos, telefone celular, gravador, receptor e/ou pagers e/ou comunicar-se com outro candidato;

d) faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com candidatos;

e) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

h) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas ou neste Edital.

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

j) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos, para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

k) fizer, em qualquer momento, declaração falsa ou inexata.

7.23 - Se, a qualquer tempo, for constatado por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado da seleção.

7.24 - Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por um fiscal devidamente treinado.

8. SELEÇÃO - de caráter eliminatório e classificatório:

8.1 - PROVAS E CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO - As provas de caráter classificatório e eliminatório são as descritas no ANEXO ÚNICO deste edital.

8.2 - As Provas Objetivas terão a duração de 3 horas.

8.3 - Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) em cada uma das Provas Objetivas, especificadas no ANEXO ÚNICO deste Edital.

8.4 - Os candidatos serão classificados por ordem decrescente do valor da nota final.

8.5 - Os candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado serão submetidos a exames médicos e complementares, que irão avaliar a sua condição física e mental

9 - CERTIFICADOS

9.1 - Pontos por Certificados: O número de pontos atribuídos por certificados entregues no ato da inscrição pela participação em Cursos e Treinamentos inerentes ao cargo, serão no máximo de 20 (vinte) pontos por candidato na seguinte proporção:

QUADRO I

Item

Certificado

Duração

Máx. de Certificados

Pontos por Certificado

1

Curso ou treinamento

20 a 39 horas

2 (dois)

1 ponto

2

Curso ou treinamento

40 a 110 horas

2 (dois)

2 pontos

3

Pós-Graduação ou Curso

Acima de 110 horas

2 (dois)

3 pontos

4

Mestrado ou Especialista

--

1 (um)

5 pontos

5

Doutorado

--

1 (um)

10 pontos

9.2 - Os pontos atribuídos aos Certificados serão considerados exclusivamente para efeito de classificação.

9.3 - Os Certificados entregues guardarão direta relação com as atribuições dos cargos em Concurso.

9.4 - Não serão atribuídos pontos aos certificados entregues como requisito mínimo para inscrição.

9.5 - Não serão atribuídos pontos para certificados exigidos pelo MEC para conclusão de cursos.

9.6 - Não serão atribuídos pontos aos certificados entregues sem especificação clara da carga horária.

9.7 - Não serão aceitos certificados entregues após o ato da inscrição.

10. CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1 - Apurado o total de pontos, na hipótese de empate nas Provas Objetivas, serão adotados os seguintes critérios para o desempate, aplicados sucessivamente:

a) obtiver maior aproveitamento na Prova Específica;

b) obtiver maior aproveitamento na Prova de Políticas de Saúde;

c) obtiver maior aproveitamento na Prova de Português;

d) obtiver maior aproveitamento na Prova de Matemática;

e) obtiver maior aproveitamento na Prova de Conhecimentos de Informática;

f) persistindo o empate será dada preferência ao candidato de idade mais elevada.

11. RESULTADO E CONVOCAÇÃO

11.1 - O Gabarito Oficial das Provas Objetivas será divulgado no dia 15 de junho de 2008 no Consórcio Intermunicipal de Saúde e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

11.2 - O resultado das Provas Objetivas e Títulos estará à disposição dos interessados até o dia 23 de junho de 2008 no Consórcio Intermunicipal de Saúde e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

12. RECURSOS

12.1 - Caberá recurso contra questões das Provas Objetivas, contra erros ou omissões no gabarito ou referente à pontuação da classificação final, pelo prazo de 2(dois) dias contados a partir do primeiro dia útil seguinte ao da publicação de cada resultado do respectivo ato da seleção, conforme o cronograma da seleção.

12.1.1 - Em qualquer um dos casos, o recurso devidamente fundamentado, incluindo bibliografia pesquisada, deverá conter, em folha separada, todos os dados que informem a identidade do reclamante e seu número de inscrição, bem como os demais dados constantes do Formulário de Recursos.

12.1.2 - Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, abrangendo uma ou mais questões relativamente ao seu conteúdo, sendo automaticamente desconsiderados recursos de igual teor interpostos pelo mesmo candidato.

12.1.3 - As Provas Objetivas de todos os candidatos devem ser recorrigidas de acordo com o novo gabarito, se houver alteração do Gabarito Oficial por força do julgamento de recurso.

12.1.4 - A decisão proferida pela Banca Examinadora tem caráter irrecorrível na esfera administrativa.

12.1.5 - Os pontos correspondentes à anulação de item ou questão das Provas Objetivas, por força do julgamento de recurso, serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

12.2 - Os recursos deverão ser protocolados no Consórcio Intermunicipal de Saúde, em horário de expediente normal conforme prazo estipulado no item 14.1 deste edital.

12.3 - Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile, telegrama, internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital.

12.4 - Os recursos intempestivos serão desconsiderados e os inconsistentes serão indeferidos.

13. CONVOCAÇÃO E CONTRATO

13.1 - Os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, serão submetidos a exames médicos compostos de entrevista médica e exames complementares, que irão avaliar a sua condição física e mental.

13.2 - O exame médico terá caráter exclusivamente eliminatório e os candidatos serão considerados aptos ou inaptos.

13.3 - A convocação dos candidatos para esta fase será processada, gradualmente, mediante as necessidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde, observando-se a ordem de classificação dos candidatos e a aptidão nos exames pré-admissionais.

13.4 - Para a contratação é indispensável que o candidato preencha e comprove todos os requisitos exigidos, e ainda que apresente os seguintes documentos:

a) Documento de Identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia (cópia);

b) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia), quando for o caso;

c) Título de Eleitor com votação atualizada (cópia);

d) Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação ou outro documento que comprove estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino (cópia);

e) 02 (duas) fotos 3x4 recentes;

f) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP ou declaração da firma anterior, informando não haver feito o cadastramento (cópia);

g) Cartão de Identificação de Contribuinte - CIC/CPF (cópia);

h) Comprovante de Escolaridade ou habilitação exigida, adquirida em instituição oficial ou legalmente reconhecida (cópia);

i) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos e respectiva caderneta de vacinação dos filhos menores de 5 anos (cópia);

j) Declaração de não ocupar outro cargo público, ressalvados os previstos no Art. 37, XVI, a, b e c da Constituição Federal;

k) Declaração de bens.

13.5 - O candidato contratado através deste Processo Seletivo não terá estabilidade no Serviço Público, podendo, portanto, ser demitido a qualquer tempo.

14. DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 - Não haverá, sob qualquer hipótese ou alegação, segunda chamada para as etapas previstas para esta Seleção Pública;

14.2 - Será automaticamente eliminado o candidato que:

a) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) agir com incorreção ou descortesia, independentemente do momento, para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação de provas ou do processo seletivo;

c) faltar ou não comparecer, na data acordada para assinatura do Contrato de Trabalho, ou, ainda, transgredir as normas e regras desta Seleção Pública;

d) não comparecer nos locais, datas e horários determinados;

e) não atender ou recusar convocação para qualquer uma das cidades que integram a localidade de sua opção.

f) infringir qualquer norma ou regulamento do presente Edital.

14.3 - O candidato aprovado deverá manter junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, durante o prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado, seu endereço atualizado, visando a eventuais convocações. Não lhe caberá nenhuma reclamação, caso não seja possível ao Consórcio Intermunicipal de Saúde convocá-lo por falta dessa atualização.

14.4 - O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado é de 12 (doze) meses, prorrogáveis, por ato administrativo próprio, por iguais períodos até o limite de 60 (sessenta) meses.

14.5 - A mudança de endereço, quando ocorrer, deverá ser informada formalmente, por meio de carta assinada pelo próprio candidato, a ser enviada e/ou entregue no Setor de Pessoal do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

14.6 - O Consórcio Intermunicipal de Saúde, e a empresa realizadora desta Seleção Pública, não possuem vínculo ou convênio com nenhuma instituição de ensino ou cursos preparatórios, não se responsabilizando por quaisquer cursos, textos ou apostilas não expressamente indicados para este Processo Seletivo Simplificado.

14.7 - A aprovação no Processo Seletivo Simplificado assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização dessa, condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência do Consórcio Intermunicipal de Saúde, da rigorosa ordem de classificação e, do prazo de validade da Seleção.

14.8 - Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, até a data da convocação dos candidatos para o evento correspondente, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado no Quadro de Avisos do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

14.9 - O resultado final deste Processo Seletivo Simplificado será devidamente homologado pelo Diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

14.10 - Os casos omissos, não previstos neste Edital ou não incluídos no Requerimento de Inscrição, serão apreciados pela Comissão Realizadora desta Seleção Pública.

Carangola, 08 de maio de 2008.

CRONOGRAMA

ITEM

ATIVIDADE

DATA

1

Início das Inscrições.

12/05/2008

2

Término das Inscrições

16/05/2008

3

Entrega de Comprovante Definitivo de Inscrição.

12 e 13/06/2008

4

Realização das Provas Objetivas.

15/06/2008

5

Divulgação dos Gabaritos das Provas Objetivas no Consórcio Intermunicipal de Saúde e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

15/06/2008

6

Prazo de recursos referentes aos Gabaritos das provas.

Conforme item 12 do Edital 001/2008

7

Respostas dos recursos interpostos pelos candidatos.

Até 19/06/2008

8

Resultados das Provas Objetivas e Títulos.

Até 23/06/2008

9

Prazo de Recursos referentes aos resultados das Provas Objetivas e Títulos.

Conforme item 12 do Edital 001/2008

10

Divulgação do Resultado Final da Seleção Pública.

Até 26/06/2008

PROGRAMA DE PROVAS

CARGO: 01 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Prova: Português: Compreensão e interpretação de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Uso da crase. Classes de palavras e suas flexões. Verbos. Concordância Verbal e Nominal. Divisão Silábica. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Emprego dos pronomes

Prova: Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Médias (aritmética, ponderada, moda); Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° grau; Sistemas de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Geometria (Área); Teorema de Pitágoras; Razão e proporção; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples; Problemas envolvendo os itens do programa.

CARGO: 02 - ATENDENTE

Prova: Português: Compreensão e interpretação de textos. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal. Próclise, Ênclise e Mesóclise. Termos da Oração. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Uso da Crase. Classes de palavras e suas flexões. Colocação dos pronomes oblíquos átonos. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Pontuação. Vícios de linguagem.

Prova: Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiação); Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa.

Prova: Conhecimentos de Informática: Conhecimentos Básicos de informática: Windows XP, Explorer, Word, Excel, PowerPoint, Internet, digitação, impressão de documentos e hardwares.

CARGO: 03 - TÉCNICO DE CONTABILIDADE

Prova: Português: Compreensão e interpretação de textos. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal. Próclise, Ênclise e Mesóclise. Termos da Oração. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Uso da Crase. Classes de palavras e suas flexões. Colocação dos pronomes oblíquos átonos. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Pontuação. Vícios de linguagem.

Prova: Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiação); Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa.

Prova: Específica: Origem Histórica da Contabilidade. Patrimônio: Conceito e Definição; Aspectos qualitativo e quantitativo. Situações líquidas Patrimoniais. Patrimônio Líquido. Origem e aplicação dos Recursos. Plano de Contas. Atos e Fatos Administrativos. Apuração de Resultado Balancete e Razonetes. Demonstrações Financeiras. Noções de Contabilidade Pública. Organização Contábil das Prefeituras. Contabilidade Analítica. Contabilidade Sintética. Sistema Orçamentário Público. Recursos para Execução do Orçamento - Programa. Licitações e Contratos. Empenho de Despesa. Encerramento do Exercício.

CARGO: 04 - TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Prova: Português: Compreensão e interpretação de textos. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal. Próclise, Ênclise e Mesóclise. Termos da Oração. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Uso da Crase. Classes de palavras e suas flexões. Colocação dos pronomes oblíquos átonos. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Pontuação. Vícios de linguagem.

Prova: Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiação); Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa.

Prova: Específica: Legislação e Portarias. Legislação do Exercício da Enfermagem. Prevenção e Promoção a Saúde. Educação para o auto cuidado. Enfermagem geral - introdução à enfermagem; assistência de enfermagem a pacientes adultos com problemas clínicos, cirúrgicos; assistência de enfermagem em saúde mental, assistência de enfermagem à criança; assistência de enfermagem à mulher, assistência de enfermagem ao idoso. Procedimentos técnicos de enfermagem - enfermagem na administração de medicamentos; técnicas básicas de enfermagem. Assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. Assistência domiciliar. Biossegurança nas Ações de Saúde. Classificação de artigos e superfícies hospitalares aplicando conceitos e princípios de assepsia, anti-sepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização. Preparação e acompanhamento de exames diagnóstico. Assistência domiciliar. Atuação nos programas do Ministério da Saúde.

CARGO: 05 - TÉCNICO DE RADIOLOGIA

Prova: Português: Compreensão e interpretação de textos. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal. Próclise, Ênclise e Mesóclise. Termos da Oração. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Uso da Crase. Classes de palavras e suas flexões. Colocação dos pronomes oblíquos átonos. Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Pontuação. Vícios de linguagem.

Prova: Matemática: Números relativos inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiação); Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; Frações ordinárias e decimais, números decimais, propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1° e 2° graus; Sistemas de equações do 1° e 2° graus; Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área e Volume; Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal; Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples - juros, capital, tempo, taxas e montante; Média Aritmética simples e ponderada; Conjunto de Números Reais e Conjunto de Números Racionais; Problemas envolvendo os itens do programa.

Prova: Específica: Bases físicas dos Raios X e sua produção. Rotinas das principais incidências em radiodiagnóstico. Medidas de radioproteção. Qualidade de imagem (revelação, filmes, etc). Referência Bibliográfica: BONTRAGER, Kenneth L. Tratado de técnica radiológica e base anatômica, 4ª Edição, Guanabara Koogan. Apostila da Associação dos técnicos em Radiologia - ATREMG - Raio X - Belo Horizonte. Apostilas, livros técnicos, revistas e artigos pertinentes ao conteúdo programático.

CARGO: 06 - FONOAUDIÓLOGO

Prova: Políticas de Saúde: (ver Programa no final da página)

Prova: Específica: Conceitos básicos da comunicação oral e escrita, voz, fala, audição, linguagem e estruturas que envolvem todos estes processos. Distúrbios da linguagem oral e escrita, suas relações com o sistema nervoso e auditivo. As patologias fonoaudiológicas que compreendem a linguagem oral: atraso de linguagem, afasia, conceitos, etiologias, sintomas, diagnóstico, prognóstico, avaliação e tratamento. As implicações nos distúrbios da linguagem oral e escrita, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O sistema estomatognático e as interferências na competência da motricidade oral - avaliação e tratamento. O desenvolvimento normal da fala e as patologias fonoaudiológicas: dislalias, disartrias, disfluencias (gagueira). Fundamentação teórica, etiológicas, avaliação e tratamento. Mecanismo de produção vocal, sistema respiratório e de ressonância e as patologias fonoaudiológicas nas disfonias; disfonias neurológicas disfonia infantil, atendimento em grupo ao paciente disfônico, trabalho corporal no atendimento do disfônic Voz profissional - atuação fonoaudiológica com cantores, teatrólogos, telemarketing, locutores de rádio. Função auditiva: periférica e central. Escala do desenvolvimento normal da audição. Audição normal e patológica: graus e tipos de perda auditivas. Avaliação audiológica e importância dos achados. Diagnóstico. Indicação e seleção de AASI. Desenvolvimento da comunicação do deficiente auditivo. Fonoaudiologia e o trabalho interdisciplinar. Fonoaudiologia e Psiquiatria. Fonoaudiologia e terceira idade. Referência Bibliográfica 01 - Lopes Filho, Otacílio de C. Tratado de Fonoaudiologia - São Paulo, Ed. Roca Ltda - 1997; 02 - Pena-Casanova, J. Manual de Fonoaudiologia - Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1997; 03 - Marchesan, Irene Queiroz et al. Tópicos em Fonoaudiologia - São Paulo, Ed. Lovise, 1994; 04 - Murdoch, B.E. Desenvolvimento da Fala e Distúrbios da Linguagem - Uma abordagem neuroanatômica E neurofisiológica - Rio de Janeiro, Ed. Revinter, 1997; 05 - Mysak, E.D. Patologia dos Sistemas da Fala - Identificação dos distúrbios da fala, princípios de exame e tratamento - São Paulo, Ed. Atheneu, 1998; 06 - Jakubovicz, R. e Barros, C.M. de Exercícios Práticos Para Habilitação e Reabilitação da Linguagem - Rio de Janeiro, Ed. Revinter, 1999. 07 - Russo, I.P. Intervenção Fonoaudiológica na Terceira Idade - Rio de Janeiro, Ed. Revinter, 1999; 08 - Fernandes, F.D.M. Fonoaudiologia em Distúrbios Psiquiátricos da Infância - São Paulo, Ed. Lovise, 1996; 09 - Furkin, A.M. Santini, C.S. Disfagias Orofaríngeas - Carapicuiba, SP, Pró-Fono, 1999; 10 - Macedo Filho, E.D. de; Gomes, G.F. Furkin, AM - Manual de Cuidados do Paciente com Disfagia - São Paulo, Ed. Lovise, 2000; 11 - Ferreira, L.P. Org. - Trabalhando a Voz - Vários enfoques em fonoaudiologia - São Paulo, Summus Editorial, 1987; 12 - Behlau, M; Pontes, P. Higiene Vocal - cuidando da voz - Rio de Janeiro, Ed. Revinter, 2001; 13 - Behlau, M. e Rehder, M.I. Higiene Vocal para o Canto Coral - Rio de Janeiro, Ed. Revinter, 1997; 14 - Lemes, V. P. Surdez na Infância - diagnóstico e terapia, Rio de Janeiro, Soluções Gráficas Design Studio, 1996; 15 - Musiek, F.E. Rintelmann Perspectivas Atuais em Avaliação Auditiva - Barueri, S.P. Ed. Manole, 2001.

CARGO: 07 - MÉDICO CARDIOLOGISTA

Prova: Políticas de Saúde: (ver Programa no final da página)

Prova: Específica: Insuficiência Cardíaca Congestiva, Arritmia Cardíaca; Valvulopatias; Endocardites; Dislipidemias; Insuficiência Coronariana; Infarto Agudo do Miocárdio; Terapia Tronbolítica; Miocardiopatias e Miocardites; Doenças Pericárdicas; Embolia Pulmonar; Febre Reumática; Gravidez e doença cardiovascular; Eletrocardiografia; Cardiologia Nuclea; Cateterização Cardíaca; Ecocardiografia; Angioplastia Coronariana; Marcapasso Cardíaco; Terapia anticoagulante. Referência Bibliográfica: Braunwald - Tratado de Medicina Cardiovascular - 5ª Edição. SOCESP Cardiologia - 1996. The Heart - Hurst´s - 9ª Edição.

CARGO: 08 - MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA

Prova: Políticas de Saúde: (ver Programa no final da página)

Prova: Específica: Grandes síndromes: dispepsias, diarréia (aguda e crônica), constipação intestinal, obstrução intestinal (pseudo-obstrução), hemorragia digestiva, ascite, icterícia, manifestações gastrointestinais da AIDS. Problemas específicos: doença do refluxo gastroensofágico, úlcera duodenal, úlcera gástrica, doença celíaca, doença de Crohn, doenças parasitárias (parasitoses intestinais, esquistossomose, formas digestivas da doença de Chagas), Síndrome do cólon irritável, colite ulcerativa, doença diverticular do cólon, megacólon congênito e adquirido, neoplasmas malignos do intestino, cálculos biliares e doença inflamatória da vesícula biliar, cirrose hepática, hepatites infecciosas, hepatites crônicas, drogas e o fígado, álcool e o fígado, o fígado na gravidez, pancreatite aguda, pancreatite crônica, carcionoma do pâncreas. Referência Bibliográfica: SHERLOCK, S. Disseases of the Liver and Biliary System. 9ª Ed. 1992, Blackwell, Londres - SLEISENGER, M e FORDTRAN, J. S. Gastrointestinal Disease: Pathophysiology, Diagnosis, Management 5ª Ed. 1993,Sauders Filadélfia - DANI, R. E CASTRO, L. P. C. Gastroenterologia Clínica 3ª Edição, 1993. Guanabara Koogan - SCHIFF, L. e SHIFF E. R. Diaseases of the Liver 7ª Ed. 1993 Lippincott, Filadelfia.

CARGO: 09 - MÉDICO NEUROLOGISTA

Prova: Políticas de Saúde: (ver Programa no final da página)

Prova: Específica: Delirium e demência; Afasia, aproxia e agnosia; Síncope e convulsões; Dores e parestesias; Cefaléia; Movimentos involuntários. Distúrbios de Marcha, Exames complementares em neurologia; Infecções do sistema nervoso; Doenças vaculares do sistema nervoso, periféricas; Ataxias; Doenças de medula espinhal; Miopatias; Doenças desmielinizantes. Distúrbios do sistema nervoso autônomo; Doenças paroxísticas. Referência Bibliográfica: Merrit´s texbook of Neurology 9th edition. Rowland LP (ed), Willians, and Wilkims, Baltimore, 1995. Principles of Neurology, 6 th edition, Adams RD, Victor M, Ropper AH, Mc Graw - Hill, New York, 1997.

CARGO: 10 - MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA

Prova: Políticas de Saúde: (ver Programa no final da página)

Prova: Específica: Anatomia - Fisiologia e Propedêutica das fossas nasais. Anatomia - Fisiologia dos seis paranasais. Diagnóstico por imagem. Anatomia - Fisiologia e Propedêutica da faringe. Anatomias - Fisiologia e Propedêutica da laringe. Anatomia - Fisiologia da audição - Fisiologia vestibular. Sinusites agudas e crônicas - Tratamento clínico e cirúrgico. Endoscopia Nasosinusal. Epistaxes - corpos estranhos - Imperfuração coanal - diagnóstico e tratamento - Cirurgia de concha nasais. Ronco e Síndrome da Apnéia do Sono - Polissonografia. Septoplastia e Rinoplastia Estética - Rinomanometira. O problema das amígdalas e adenóides. Infecção focal - Evolução do conceito. A BACTERIDE - Avaliação do estado imunológico do indivíduo. Laringites Agudas e Crônicas - Mal formações congênitas. Fendas Glóticas. Paralisias Laríngeas - Noções de Foniatria. A voz humana. Afecções das glândulas salivares. Blastomas Benignos - Alterações estruturais mínimos. Microcirurgia Edolaríngea. Câncer de Laringe - Tratamento cirúrgico - Esvaziamento cervical - indicações de traqueostomia. Semiologia da Audição. Audiometria Eletroenfálica - otoemissões. Oitites Médias, Agudas e Crônicas Supurativas - Timpanoplastia - Otosclerose - Tratamento cirúrgico. Doença de Meniere - Outras causas da vertigem - Neuroma do Acústico; Surdez súbita - Aparelhos Auditivos. Otoneurocirurgia - Indicações - Discusias - Implante Coclear - Paralisia Facial - Bell, Endotemporal - Fraturas do Osso Temporal - Neurocirurgia do Acústico. Doenças ou Manifestações latrogênicas em Otorrinolaringologia. Antibioticoterapia em Otorrinolaringologia. Doenças da base do crânio. Referência Bibliográfica: Otorrinolaringologia. Hélio Hungria. Editora - Guanabara Kogan. Útima edição. Tratado de Otorrinolaringologia. Otacílio Lopes Filho e Carlos Alberto H. de Campos. Editora Roca Ltda.

CARGO: 11 - MÉDICO PSIQUIATRA

Prova: Políticas de Saúde: (ver Programa no final da página)

Prova: Específica: Legislação e políticas em saúde mental; Psicopatologia, semiologia e nosologia psiquiátrica; Terapêutica: psicofarmacologia, psicoterapias, psicanálise. Práticas institucionais em saúde mental: o nascimento do manicômio, a psiquiatria preventivista e comunitária, a antipsiquiatria, as comunidades terapêuticas, a reforma italiana, a criação de serviços substitutivos ao manicômio. Álcool e outras drogas. Atenção ao paciente judiciário. Referência Bibliográfica: Legislação: Lei Federal 10.216, de 06 de abril de 2001. Lei Estadual 11.802 de 18 de janeiro de 1995. Emenda da Lei Estadual 11.802, de 1° de dezembro de 1997. Resolução do Conselho Federal de Medicina n° 1407/94. Resolução do Conselho Federal de Medicina n° 1598/2000. EY, H et alli. "Manual de Psiquiatria", São Paulo, Rio de Janeiro, Masson. FERNANDES, F. A. "Fundamentos de la Psiquiatria Actual", Madrid, EPM, Tomo I, Parte 2ª. " Questiones psicopatológicas". FREUD, S. "O Mal Estar da Civilização". (1930) ESB, Rio de Janeiro Imago, Vol, XXI, FREUD, S. "Notas Psicanalíticas para um Relato Autobiográfico de um caso de Paranóia". (1911) ESB Rio de Janeiro, Imago, Vol XII. FREUD, S. "A Perda da realidade na Neurose e na Psicose" (1924) ESB, Rio de Janeiro, Imago, Vol. XIX. STAHL, S. M. "Psicofarmacologia Bases Neurocientíficas e Aplicações Clínicas". Rio de Janeiro, MEdsi, 1998. Relatório Final da III Conferência Estadual de Saúde Mental - Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 2001.DESVIAT, M. "A reforma Psiquiátrica", Rio de Janeiro, Fiocruz, 1999. DELGADO, P.G.G. "As razões da Tutela", Rio de Janeiro, Te Corá, 1992. BARROS F. O. "PAI-PJ - Projeto de Atenção Interdisciplinar ao Paciente Judiciário". Caderno de Textos - III Conferência Nacional de Saúde mental: Cuidar Sim, Excluir Não. Ministério da Saúde, 2001. LOBOSQUE, A. M. "Princípios para uma Clínica Antimanicomial e Outros Escritos", São Paulo, Hucitec, 1997. LOBOSQUE, A. M.. "Experiências da Loucura", Rio de Janeiro, Garamond, 2001. MANHADO, R. "Ciência e Saber. A Trajetória da Arqueologia de Foucaulf". Rio de Janeiro, 1998 - Graal, 1988 2ª parte. Cap. 1: "Uma Arqueologia da Percepção". BUCHER, R. "Drogas e Drogadição no Brasil". Porto Alegre. Artmed - RAMOS É BERTOLOTE", "Alcoolismo Hoje". Porto Alegre, Artmed.

CARGO: 12 - MÉDICO UROLOGISTA

Prova: Políticas de Saúde: (ver Programa no final da página)

Prova: Específica: Embriologia do Trato Urinário; Infecção do Trato Urinário; Câncer de Próstata; Câncer de Bexiga; Tumores Renais; Litíase Urinária; Transplantes Renais; Refluxo Vésico-Ureteral; Patologia de Junção Pieloureteral; Incontinência Urinária de Esforço; Urolinâmica; Fístulas Vesico-Vaginais; Doenças Sexualmente Transmissíveis. Referência Bibliográfica: Urology, Campbell, 7ª Edição, 1998 - Editora Saunders.

CARGO: 13 - MÉDICO CLÍNICO GERAL

Prova: Políticas de Saúde: (ver Programa no final da página)

Prova: Específica: O pronto atendimento ao idoso: Estados confusionais, quedas, hipertensão postural, hipertensão arterial, infecção, Pneumologia. Insuficiência respiratória aguda, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças infecciosas agudas e crônicas, doenças da pleura. Cardiologia: Arritmias, isquemia miocárdia aguda e crônica, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca. Dor torácica. Hematologia: Anemias, distúrbios da hemostasia, estados hipercoagulável. Gastroenterologia: Hemorragias digestivas, má absorção, icterícia, hepatites, imunologia, imunodeficiência, doenças antoinmunes. Reumatologia: Farmacologia dos medicamentos usados no controle das doenças reumatológicas, Equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido básico. Nefrologia: Glomerulopatias, doenças túbulo-intersiciais, insuficiência renal crônica aguda; Sistema nervoso central; Coma esturpor, estados confusionais; Endocrinologia: Doenças da tireóides. Doenças metabólicas: Dislipoproteinemias diabetes melitus. Antibióticos. Referência Bibliográfica: Cecil Tratamento Medicina Interna - Bennett / Plum - Eletra Guanabara Koogan 20ª Edição - 1996; Harrison - Medicina Interna - Fauci/Brauwald - Editora McGraw - Hill - 14ª Edição - 1998. Clínicas Médicas da América do Norte; As bases farmacológicas das terapêuticas - Godlman Gilman - Editora McGraw Hill - 9ª Edição - 1996. Medicina Intensiva - José Luiz Amorim Ratton - 2ª Edição Editora Atheneu - 1999. New England Journal of Medicine. Harrison 1996 35ª Edição. Current Medical Diagnosis ant Treatment, 1996. Brocklechurst's Textbook ol. Geriatria MEdicie and Gerontology - Tallis Filit Brocklechurat's - Editora Churchill Livingstone - 5ª - 1998.

CARGO: 14 - MÉDICO DERMATOLOGISTA

Prova: Políticas de Saúde: : (ver Programa na pág. 13).

Prova: Específica: Epidemiologia, Historia Natural e Prevenção de Doenças; A medida da Saúde Coletiva; Distribuição das Doenças dos Agravos à Saúde Coletiva; Fundamentos Metodológicos da epidemiologia; O Método Epidemiológico na Conduta e na Pesquisa Clínica; Doenças Transmissíveis e Modos de Transmissão; Doenças não Transmissíveis; Imunização; Vigilância Epidemiológica. Pele Normal; Patologia Cutânea; Semiologia e Métodos Complementares; Alterações Morfológicas Cutâneas Epidemo-Dérmicas; Afecções de Anexos Cutâneos; Alterações do Colágeno; Hipoderme, Cartilagens e n Vasos; Infecções e infestações; Dermatoses por Noxas Químicas, Físicas e Mecânicas; Inflamações e Granulomas; Dermatoses Metabólicas; Infecções Psicogênicas; Psicossomáticas e Neurogênicas; Dermatoses Munofluorescência; Cistos e Neuplasias; Dermatoses em Estado Fisiológicos; Sinopses Regionais. Referência Bibliográfica: Epidemiologia & Saúde - 4ª Edição de 1994. Maria Zélia Rouquayrol - de 1998. De Sebastião A. P. Sampaio e Evandro a Riviti

Prova: Políticas de Saúde para os seguintes cargos:

§ 06 - Fonoaudiólogo

§ 07 - Médico Cardiologista

§ 08 - Médico Gastroenterologista

§ 09 - Médico Neurologista

§ 10 - Médico Otorrinolaringologista

§ 11 - Médico Psiquiatra

§ 12 - Médico Urologista

§ 13 - Médico Clínico Geral

§ 14 - Médico Dermatologista

Concepções sobre saúde e doença, história natural das doenças. Prevenção de doenças e promoção da saúde. Reforma Sanitária Brasileira e Modelos de Atenção à Saúde. Sistema Único de Saúde - diretrizes, princípios e regulamentação. Gerenciamento e planejamento local de saúde. Atenção Primária em Saúde. Informações em Saúde. Avaliação em Saúde. Epidemiologia e Vigilância em Saúde, com ênfase em mortalidade e morbidade. Processo de educação permanente em saúde. Participação da Comunidade no SUS. Direito dos usuários no SUS.

ANEXO ÚNICO

C
Ó
D
I
G
O

CARGO

REQUISITO / ESCOLARIDADE



V
A
G
A
S

VALOR VENCI-MENTO (R$)

VALOR TAXA INCRIÇÃO (R$)

CARGA HORÁRIA SEMANAL

PROVAS



Q
U
E
S
T
Õ
E
S

P
E
S
O

D
A
S

Q
U
E
S
T
Õ
E
S

01

Auxiliar de Serviços Gerais

Ensino Fundamental Completo Habilidade para executar as funções

1

415,00

30,00

44 horas

Português

Matemática

20

20

2,50

2,50

02

Atendente

Ensino Médio Completo

Habilidade em relações humanas e em digitação

1

430,00

35,00

44 horas

Português

Matemática

Conhecimentos de Informática

15

15

10

2,50

2,50

2,50

03

Técnico de Contabilidade

Ensino Médio Completo (Curso Técnico em Contabilidade com especialização ou experiência comprovada de pelo menos 01 ano de atividade profissional em contabilidade pública), com registro no Conselho Reg. de Contabilidade CRC

1

600,00

40,00

44 horas

Português

Matemática

Prova Específica

15

15

10

2,50

2,50

2,50

04

Técnico de Enfermagem

Ensino Médio Completo e Curso Técnico em Enfermagem. Registro e Certificação de Regularidade no COREN

2

600,00

40,00

44 horas

Português

Matemática

Prova Específica

15

15

10

2,50

2,50

2,50

05

Técnico de Radiologia

Ensino Médio Completo e Curso Técnico em Radiologia. Registro e Certificação de Regularidade no Conselho de sua categoria.

* Operação de equipamento de mamografia.

1

630,00

45,00

15 horas

Português

Matemática

Prova Específica

15

15

10

2,50

2,50

2,50

06

Fonoaudiólogo

Curso Superior Completo em Fonoaudiologia e com especialização em Audiologia Clínica. Com Registro e Certificação de regularidade no Conselho de sua categoria. Declaração afirmando aptidão para realizar procedimentos de fonoaudiologia (operar os equipamentos: audiômetro, impedanciômetro, sistema campo livre).

1

1.000,00

60,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00

07

Médico Cardiologista

Curso Superior Completo em Medicina e Certificação de Especialidade na área de Cardiologia reconhecida pelos órgãos competentes. Com Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Declaração afirmando aptidão para realizar procedimentos de imagem em cardiologia (operar os equipamentos de ecocardiografia, eletrocardiografia, teste ergométrico).

1

3.500,00

90,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00

08

Médico Gastroenterologista

Curso Superior Completo em Medicina e Certificação de Especialidade na área de Gastroenterologista reconhecida pelos órgãos competentes. Com Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Declaração afirmando aptidão para realizar procedimentos de videoendoscopia digestiva (operar o equipamento: videogastroscópio eletrônico).

1

3.500,00

90,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00

09

Médico Neurologista

Curso Superior Completo em Medicina e Certificação de Especialidade na área de Neurologia reconhecida pelos órgãos competentes. Com Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Declaração afirmando aptidão para realizar procedimentos de eletroencefalografia digital com mapeamento cerebral (operar o equipamento: eletroencefalógrafo)

1

3.500,00

90,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00

10

Médico Otorrinolaringologista

Curso Superior Completo em Medicina e Certificação de Especialidade na área de Otorrinolaringologia reconhecida pelos órgãos competentes. Com Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Declaração afirmando aptidão para realizar procedimentos de videonasolaringoscopia (operar os equipamentos: fibronasolaringoscópio, nasofibroscópio, microcâmera, óticas de nariz e endocoupler)

1

3.500,00

90,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00

11

Médico Psiquiatra

Curso Superior Completo em Medicina e Certificação de Especialidade na área de Psiquiatria reconhecida pelos órgãos competentes. Com Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

1

3.500,00

90,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00

12

Médico Urologista

Curso Superior Completo em Medicina e Certificação de Especialidade na área de Urologia reconhecida pelos órgãos competentes. Com Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Declaração afirmando aptidão para realizar procedimentos urológicos (operar o equipamento: cistoscópio)

1

3.500,00

90,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00

13

Médico Clínico Geral

Curso Superior Completo em Medicina. Com Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM Declaração afirmando aptidão para realizar procedimentos de ultra-sonografia (operar o equipamento de ultra-som).

1

3.500,00

90,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00

14

Médico Dermatologista

Curso Superior Completo em Medicina e Certificação de Especialidade na área de Dermatologia reconhecida pelos órgãos competentes. Com Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM Declaração afirmando aptidão para realizar procedimentos dermatológicos (operar os equipamentos: criocautério e eletrocautério)

1

3.500,00

90,00

20 horas

Políticas de Saúde

Prova Específica

10

10

5,00

5,00