Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1038598
1)Na LDB, art. 32, o Ensino Fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

1. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
2. A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
3. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
4. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

Está (ão) CORRETO(s)
a)1 e 3.
b)1 e 4.
c)2 e 3
d)1 e 2.
e)3 e 4.
 
Questão cód. 1041146
2)Gilda Rizzo, afirma que o “êxito de qualquer empreendimento está diretamente subordinado à qualidade de sua equipe, que, no caso de uma creche, deve contar com pessoal de formação técnica especializada, desde a função de direção até as de nível execução como os educadores, que devem ser especializados em educação pré-escolar”. Uma das atribuições do educador deve ser:
a)administrar papinhas e alimentos sólidos, rigorosamente dentro dos horários e segundo as prescrições do pediatra e nutricionista da creche.
b)trocar fraldas e fazer a higiene das crianças, seguindo rigorosamente a orientação do pediatra da creche.
c)estabelecer como prioridade do seu trabalho o desenvolvimento da individuação, da autoestima e da segurança emocional da criança, base sobre a qual deverá se assentar o seu desenvolvimento intelectual.
d)colher elementos para estudo social da família da criança.
 
Questão cód. 1069333
3)A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e à reflexão dos alunos:
a)Buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais.
b)Buscando um tratamento paradidático que contemple sua unicidade, dando-lhes uma importância ainda maior que a das áreas convencionais.
c)Buscando um tratamento paradidático que contemple sua simplicidade, dando-lhes uma importância ainda maior que a das áreas convencionais.
d)Buscando um tratamento didático que contemple sua simplicidade, dando-lhes uma importância só inferior se comparada às áreas convencionais.
 
Questão cód. 1070687
4)O processo de ensino e aprendizagem deve propiciar a criança o surgimento de várias capacidades que lhe assegurem o desenvolvimento cognitivo, partindo de elementos constituintes mais simples para operações mais complexas, assim evita-se a memorização e a transmissão de fórmulas e conceitos. Com base nas afirmativas e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:
a)A aprendizagem só ocorre quando o aluno elabora o seu conhecimento e assimila o objeto aos esquemas mentais.
b)O professor deve ensinar à criança aquilo que ela poderia descobrir por conta própria, pois assim ele evita que ela crie situações inexistentes, o que no futuro gera outros problemas de aprendizagem.
c)O professor não deve ser um mediador na relação ensino e aprendizagem, deixando que o aluno faça suas próprias descobertas.
d)A percepção, a memória, a representação, e o julgamento moral são elementos importantes, mas não são necessários no desenvolvimento da inteligência.
e)O processo de ensino-aprendizagem parte das ideias criadas pelo professor e não obedece uma ordem evolutiva, como simples para complexo.
 
Questão cód. 1135136
5)Políticas e Gestão da Educação no Brasil: consideramos de extrema importância discutir algumas premissas acerca da democratização da escola e, particularmente, da gestão. Entendemos, nessa perspectiva, que a discussão sobre esse processo implica o estabelecimento de uma agenda básica de compromissos entre os vários interlocutores. (Dourado, 2006, p. 90).

Classifique cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F)

( ) Reativar o papel da escola, por meio da problematização da relação entre sociedade e escola.
( ) Recuperar na escola, enquanto local de trabalho, o trabalho docente, por meio da distinção entre este e o “regente”.
( ) Problematizar as formas de provimento ao cargo de dirigente e a função do diretor na escola.
( ) Criar mecanismos de avaliação do projeto político pedagógico, envolvendo a avaliação docente, discente e institucional por meio da definição do parâmetro de qualidade (para quem e para que) da escola cidadã.
( ) Rediscutir a organização do trabalho no interior da escola para além das bandeiras corporativas e funcionais.

A sequência correta de cima para baixo é
a)V, V, V, V, V
b)F, F, V, F, F
c)F, F, F, F, F
d)V, V, F, F, V
e)V, F, V, F, V
 
Questão cód. 1185562
6)A Lei nº. 10.639 altera a Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para tornar obrigatório, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Dessa forma, os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial, nas áreas de:
a)Literatura e História Brasileiras.
b)Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
c)Língua Portuguesa, Literatura e História Brasileiras.
d)Educação Artística e de História do Brasil.
e)Literatura, de História do Brasil e de Sociologia.
 
Questão cód. 1185564
7)As Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimento da educação básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.

A respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, julgue as afirmativas como corretas (C) ou erradas (E).

1. Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.
2. A base comum nacional e sua parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que vise a estabelecer a relação entre a educação fundamental e: a vida cidadã através da articulação entre vários dos seus aspectos e as áreas de conhecimento.
3. As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã.
4. As escolas utilizarão a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional comum, propiciando, de maneira específica, a introdução de projetos e atividades do interesse de suas comunidades.

Está(ão) CORRETA(S):
a)Somente a afirmativa 2.
b)Somente a afirmativa 4.
c)Somente as afirmativas 2 e 4.
d)Somente as afirmativas 2, 3 e 4.
e)As afirmativas 1, 2, 3 e 4.
 
Questão cód. 1205718
8)Dois professores estavam discutindo sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Uma das dúvidas diz respeito ao prazo estabelecido de sua vigência. Um terceiro professor entrou na discussão e disse que a vigência do FUNDEB é de:
a)15 anos a partir de 2007 até 2020.
b)11 anos a partir de 2007 até 2015.
c)10 anos a partir de 2008 até 2017.
d)9 anos a partir de 2008 até 2016.
e)14 anos a partir de 2007 até 2020.
 
Questão cód. 1220947
9)O professor Márcio, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem significativa dos alunos utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos, estabelecendo uma conversação com a classe. Essa postura do professor caracteriza:
a)o método de elaboração conjunta
b)o método clínico
c)atitudes espontaneístas
d)o recurso de ensino independente
e)um dos meios de ensino indireto
 
Questão cód. 1223272
10)A avaliação tem caráter funcional, pois se realiza em função do(s):
a)conteúdos de ensino
b)métodos de ensino
c)objetivos previstos
d)plano de ensino estabelecido
e)processo de ensino
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