Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1038504
1)No que diz respeito aos conteúdos, assinale a opção que NÃO condiz com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental:
a)Os conteúdos são meios para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir bens culturais, sociais e econômicos e deles usufruir.
b)A seleção, a organização e o tratamento que será dado aos conteúdos devem ser precedidos de grande discussão pela equipe escolar.
c)A organização dos conteúdos deve ser marcada pela linearidade e pela segmentação dos assuntos.
d)Para que a aprendizagem possa ser significativa é preciso que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados.
e)A seleção de conteúdos, pela equipe escolar, deve levar em conta sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno.
 
Questão cód. 1044462
2)Entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, oferecida para educandos portadores de necessidades especiais, sendo correto afirmar sobre o tema que:
a)a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, somente tem início aos seis anos.
b)haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
c)o atendimento aos educandos com necessidades especiais somente poderá ser realizado em instituições privadas de ensino, criadas para essa finalidade.
d)a educação especial com duração mínima de três anos, terá como finalidade estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
e)na educação especial, o ano letivo regular, independente do ano civil, terá, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
 
Questão cód. 1094007
3)A matemática deve ser construída pelo aluno no seu dia a dia, evitando-se, assim, que a curiosidade e o interesse que caracterizam a relação inicial da criança com o conhecimento lógico-matemático, demonstrados antes de seu ingresso na escola, desapareçam nos primeiro anos de escolarização, transformando-se, na maioria das vezes, em aversão à matemática. Nessa perspectiva, a escola pode não apenas ajudar as crianças a organizar melhor as suas informações e estratégias, mas também proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos com base no seguinte princípio:
a)A matemática, implica “conhecimento e construção do conceito do número”, o que exige que o professor se empenhe para que as crianças aprendam as operações matemáticas e possam desenvolver o raciocínio lógico com habilidade.
b)As atividades desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental devem considerar o papel ativo da criança na construção de sua autonomia por meio de sua ação sobre o objeto e o ambiente.
c)Os conceitos matemáticos, as estruturas lógicas fazem parte de um processo contínuo na vida da criança. Por isso, é fundamental desconsiderar os aspectos afetivos e simbólicos da imaginação infantil, para que a criança possa pensar, sentir, agir, interagindo com o meio de forma racional e lógica.
d)Para que a criança tenha condições de interagir com o mundo que a rodeia sob a lógica matemática, é necessário que o professor tenha um horário determinado ou um dia previamente estabelecido para as atividades matemáticas, para que possa melhor aproveitar as situações que surgem no cotidiano escolar.
 
Questão cód. 1096953
4)Os cursos de pós-graduação stricto sensu, compreendendo os programas de mestrado e de doutorado estão sujeitos à avaliação da CAPES (Resolução CNE/ CES nº. 01/01). Assim, pode-se afirmar que:
a)A autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de pós– graduação stricto sensu são fundamentados em relatórios de avaliação da CAPES.
b)A autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento dos cursos de pósgraduação stricto sensu são exclusivas da CAPES que os credencia com base nos pressupostos metodológicos.
c)Os cursos de pós-graduação stricto sensu são autorizados e reconhecidos pela CAPES que os avalia periodicamente, considerando os cronogramas de atividades docentes.
d)A avaliação, para autorização de funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu, independem de solicitação das mantenedoras que são pegas de surpresa.
e)A avaliação para autorização de funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu pela CAPES está vinculada à tridimensionalidade do processo educacional.
 
Questão cód. 1129500
5)Analise as assertivas seguintes, todas referentes à LDB.

I. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
II. A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.
III. Um trabalhador em educação, portador de diploma de curso técnico na área de informática, nos termos da LDB, não é considerado profissional da educação básica.
IV. Dentre outras, constitui despesa de manutenção e desenvolvimento do ensino aquela realizada com obras de infraestrutura, realizada para beneficiar diretamente a rede escolar.

Assinale:
a)se corretas I, II e IV, apenas
b)se corretas I, II e III, apenas
c)se corretas II e IV, apenas
d)se corretas II, III e IV, apenas.
e)se corretas I, II, III e IV.
 
Questão cód. 1137475
6)O professor em suas aulas, consolida as decisões tomadas a partir do planejamento em:
a)avaliações do conteúdo.
b)planos educacionais.
c)planos de ensino.
d)planos curriculares.
 
Questão cód. 1172427
7)Analise as características apresentadas a seguir.

I. Existe a preocupação com a sistematização dos conhecimentos apresentados de forma acabada.
II. A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são instruídos, ensinados pelo professor.
III. A expressão oral do professor tem um lugar proeminente, cabendo ao aluno a memorização desse conteúdo verbalizado.
IV. Em termos gerais, é um ensino que deixa para segundo plano a formação do pensamento reflexivo.

Podemos dizer que os professores possuidores dessas características, possuem uma prática pedagógica:
a)Comportamentalista
b)Humanista
c)Cognitiva
d)Sociocultural
e)Tradicional
 
Questão cód. 1175767
8)Na escola que oferece Educação Infantil, o desenvolvimento da interação social em situações diversas, é uma das funções mais importantes para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Sendo assim, é CORRETO afirmar que:
a)para propiciar um ambiente acolhedor, é importante que o professor elimine os conflitos, as disputas e as divergências existentes em sala de aula.
b)para aumentar a confiança e a autoestima das crianças, não é necessário propiciar situações de brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças.
c)a interação social só é facilitada quando se garante a proximidade de crianças com interesses e níveis de desenvolvimento semelhantes e com idades diferentes.
d)é essencial que o professor individualize as aprendizagens oferecidas às crianças, considerando, primordialmente, as capacidades afetivas e emocionais do grupo classe.
e)as crianças se desenvolvem em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, ideias diferentes e situações-problema são aspectos vivenciados.
 
Questão cód. 1192831
9)Leia a música.

Xote Ecológico
(Composição: Luiz Gonzaga)

Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu

Com o intuito de mudar a situação apresentada pela letra da música de Luiz Gonzaga, o tema transversal que trabalha nesta perspectiva é:
a)Trabalho e consumo
b)Ética
c)Saúde
d)Pluralidade cultural
e)Meio ambiente
 
Questão cód. 1222257
10)Complete a lacuna com a alternativa que completa corretamente o texto do Art.29 da Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013 que veio alterar a LDB: A educação ______________, primeira etapa da educação _____________, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até ______ anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da ____________.
a)Infantil, básica, 5 e comunidade.
b)Infantil, básica, 4 e comunidade.
c)Básica, infantil, 5, família.
d)Básica, infantil, 4, família.
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