Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1005368
1)A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como:
a)compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos, com apoio na psicologia social-cognitiva e na teoria da aprendizagem social.
b)ação que estimula o autoconhecimento, o envolvimento no processo produtivo e a ampliação da consciência quanto aos impactos das posturas e comportamentos no próprio desempenho e nos demais.
c)proposta apoiada em observações e registros sistemáticos de fatos positivos e negativos que afetam o desempenho individual e o de toda a organização, conduzindo o avaliador a dispor de dados para consubstanciar suas ações futuras.
d)comparação de avaliados, dois a dois, tendo como procedimento fundamental os registros sobre o avaliado que é considerado melhor quanto ao desempenho, utilizando-se diferentes fatores pessoais.
e)mensuração de conhecimentos, do domínio de métodos e ferramentas, de atitudes e valores esperados, a partir de instrumentos específicos aplicados a indivíduos e grupos, que são confrontados aos efeitos gerados na organização.
 
Questão cód. 1020346
2)Os Professores da Escola MB junto com a Coordenação e Supervisão Escolar resolveram fazer um projeto de ensino envolvendo todas as disciplinas do currículo escolar. Essa iniciativa pedagógica se enquadra em qual prática descrita abaixo?
a)Prática fragmentaria;
b)Prática de ensino;
c)Prática interdisciplinar;
d)Prática coletiva.
 
Questão cód. 1039314
3)Rios (2001) define competência como uma totalidade que abriga em seu interior uma pluralidade de propriedades; um conjunto de qualidades de caráter positivo. Para uma docência de melhor qualidade, devem-se considerar as dimensões:

I - técnica: ignora a inserção da técnica no contexto social e política.
II - estética: apresenta a sensibilidade como elemento constituinte do saber e fazer docente.
III - social: reconhece o homem como ser coletivo e essencialmente com possibilidade de conhecer a realidade.
IV - ética: orienta a ação fundada no respeito e na solidariedade para o bem coletivo.

Assinale a alternativa que contempla a totalidade de dimensões corretas.
a)II, III e IV, apenas.
b)I e III,apenas.
c)I, III e IV, apenas.
d)II e IV, apenas.
 
Questão cód. 1061032
4)Conforme a Proposta Curricular Municipal, de Tubarão – (SC), assinale a alternativa correta:
a)Apenas o professor e a escola têm o compromisso de educar, pois a família não precisa ser envolvida, nem assumir responsabilidades inerentes ao processo ensinoaprendizagem.
b)A educação infantil não exige muitos conhecimentos do professor.
c)Considerar as crianças como sujeitos de necessidades e de direitos, priorizando uma educação infantil de qualidade, é uma concepção pedagógica que deve nortear o educador, no sentido de ser mediador no desenvolvimento integral das potencialidades do educando, visando à formação da cidadania.
d)Não se faz necessário garantir um ensino que de senvolva capacidades cognitivas.
e)A avaliação, na Educação Infantil, deve se restringir, apenas, ao processo de aprendizagem, não deve levar em conta alguns elementos como: ação do professor, recursos didáticos, comportamentos, experiências, valores de conhecimentos de cada criança.
 
Questão cód. 1090919
5)No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condição pedagógica fundamental, a relação professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que
a)ensinar a memorizar é uma de suas tarefas primordiais, independentemente da área de atuação de sua disciplina.
b)ele é a autoridade máxima em sala de aula, cabendo-lhe controlar as manifestações que possam colocar em risco o êxito do ensino.
c)a repetição dos conteúdos é a prática pedagógica fundamental para a aquisição de novos conhecimentos.
d)normas claras e explícitas e respeito às diferenças individuais contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho educativo e para o sucesso da aprendizagem.
 
Questão cód. 1092142
6)Para a construção do Projeto Político Pedagógico a escola precisa estar baseada em pressupostos teórico-práticos. Coloque V(verdadeira) ou F(falsa) nas afirmativas abaixo:

( ) A elaboração do Projeto Político Pedagógico é uma oportunidade para que todos se conscientizem dos principais problemas da escola.
( ) A LDB atual (lei 9394/96) dá às escolas e entidades mantenedoras liberdade e responsabilidade para elaborar suas propostas pedagógicas.
( ) O Projeto Político Pedagógico da escola busca a concretização de uma gestão democrática.
( ) O Projeto Político Pedagógico deve ser construído, individualmente, pelo professor pedagogo.
( ) O Projeto Político Pedagógico da escola é um agrupamento de planos de ensino e atividades diversas que deve ser elaborado na ótica da entidade mantenedora que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a)V – V – V – F – F.
b)F – V – F – V – F.
c)V – V – F – F – V.
d)V – F – V – F – F.
 
Questão cód. 1122554
7)De acordo com Luckesi, na tendência liberal tradicional “o papel da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade.” Segundo esta concepção, os alunos que não forem capazes de superar suas dificuldades devem procurar:
a)um estágio escolar.
b)um ensino mais profissionalizante.
c)um apoio junto a outras escolas.
d)uma biblioteca pública.
e)auxílio de alguma instituição beneficente.
 
Questão cód. 1175103
8)Valores e ideais proclamados pela legislação educacional; conteúdos básicos das ciências produzidos pela humanidade no decurso de sua prática social; necessidades e expectativas da formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade são pressupostos ligados aos:
a)Objetivos de ensino.
b)Conteúdos de ensino.
c)Métodos de ensino.
d)Conteúdos dos livros didáticos.
e)Meios de ensino.
 
Questão cód. 1175938
9)A Lei nº. 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases de Educação Nacional, em seu artigo 13, relaciona as incumbências dos professores. De acordo com a legislação, cabe aos professores:
a)participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, apenas, nos aspectos referentes à disciplina que leciona.
b)zelar pelo ensino que irá transmitir aos alunos e assegurar a participação de toda a comunidade na elaboração da proposta pedagógica.
c)estabelecer estratégias de recuperação para os alunos com dificuldades de relacionamento.
d)colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
e)participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento pedagógico, técnico-administrativo e financeiro do estabelecimento de ensino.
 
Questão cód. 1192841
10)Os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) recomendam que a educação ao longo da vida está fundada em quatro pilares.
a)Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver com os outros.
b)Aprender a aprender, aprender a viver, aprender a sobreviver e aprender a querer.
c)Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
d)Aprender a viver, aprender a fazer, aprender a sobreviver e aprender a crer
e)Aprender a ter, aprender a sobreviver,aprender a crer e aprender a conhecer.
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