Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1004077
1)A Lei de Diretrizes e Bases 9394 de 20/12/96 apresenta características das universidades, dentre elas, a formação de docentes na Educação Superior. Quanto à formação dos professores universitários, a LDB estabelece que:
a)o docente é obrigado a possuir título de doutor em sua área de formação.
b)toda universidade está obrigada a ter, em seu quadro de docentes, a totalidade de seus profissionais com título de mestre.
c)as universidades só podem contratar, para seu quadro de docentes, profissionais com título de mestrado e doutorado.
d)as universidades são autônomas quanto à contratação de docentes, o que as desobriga da exigência de títulos.
e)pelo menos um terço do corpo docente de uma universidade deve ter titulação acadêmica de mestre ou doutor.
 
Questão cód. 1017435
2)Em se tratando das afirmações de Cipriano Luckesi em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, é correta a afirmativa:
a)A pedagogia libertadora é marcada pela ideia de que a transformação virá pela emancipação das camadas populares em um processo de conscientização cultural e política além dos muros da escola.
b)A pedagogia libertadora é contra o autoritarismo e prega a conscientização política dos alunos.
c)Ao avaliar, o professor deve coletar e sistematizar, de forma objetiva, as manifestações dos alunos.
d)Todas as alternativas são corretas.
 
Questão cód. 1020344
3)Durante a discussão do Projeto Político Pedagógico a professora Ana F. afirmou que a “Autonomia” está associada ao princípio constitucional e norteador da:
a)Igualdade;
b)Qualidade;
c)Liberdade;
d)Sociabilidade.
 
Questão cód. 1059037
4)A avaliação compreendida como parte integrante do processo educacional é definida como
a)um processo contínuo ao longo do período escolar, estando integrada aos objetivos do fazer do professor e do envolvimento do aluno nas atividades propostas em sala de aula.
b)um processo metodológico de aplicação de uma prova para cada matéria.
c)um instrumento de punição para o aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem.
d)um processo que visa aferir a aprendizagem dos alunos tão somente pelo modo quantitativo.
e)um processo que visa a cumprir exigências administrativas sem levar em consideração o desenvolvimento integral do aluno.
 
Questão cód. 1061182
5)Assinale a afirmativa correta sobre a avaliação infantil, conforme o Art. 31 da Lei º 9394:
a)a avaliação na educação infantil far-se-á mediante o acompanhamento e rendimento através de prova escrita de caráter classificatório;
b)na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso ao ensino;
c)na educação infantil a avaliação será feita mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança com o objetivo de promoção, visando o acesso ao ensino;
d)a avaliação na educação infantil se dará com o controle avaliativo da criança, sobressaindo a aplicação de arguições orais e escritas, com objetivo de promoção e classificação;
e)na educação infantil, a avaliação far-se-á de forma sistemática, isto é, dentro dos padrões normais de controle, acompanhamento e registro da criança com o objetivo de promoção, aprovação ou reprovação.
 
Questão cód. 1070673
6)Os temas transversais visam tornar presentes na escola temas essenciais para a educação de qualquer pessoa, sobretudo questões de urgência social no contexto brasileiro. Assinale a opção que NÃO está presente nos temas transversais.
a)Ética e meio ambiente.
b)Pluralidade cultural.
c)Estudos sociais.
d)Saúde e educação sexual.
e)Trabalho e consumo.
 
Questão cód. 1072440
7)O ensino do esporte na sociedade contemporânea tem experimentado um número significativo de tendências. Ao adotarmos como elemento norteador o paradigma da complexidade, é correto afirmar que a iniciação esportiva é relevante para:
a)desenvolver os padrões básicos na motricidade fina e geral; influenciar na tomada de decisões; propiciar o desenvolvimento da visão periférica; estimular a competição como forma de superação de limites e fortalecer a autoestima.
b)desenvolver as capacidades motoras e educar para a autonomia; educar para as habilidades específicas e apontar para que as crianças gostem do esporte; ensinar as habilidades táticas e introduzir uma cultura do lazer esportivo; introduzir a competição e socializar conhecimentos; avaliar a condição motora e fortalecer a autoestima.
c)desenvolver os padrões básicos na motricidade fina e geral; influenciar na tomada de decisões; propiciar o desenvolvimento da visão periférica; estimular a competição; socializar conhecimentos; avaliar a condição física e fortalecer a cultura do movimento.
d)desenvolver os padrões básicos na motricidade fina e geral, influenciar na tomada de decisões; propiciar o desenvolvimento da visão periférica; estimular a ludicidade; socializar conhecimentos táticos e técnicos do desporto; avaliar a condição física e fortalecer o desenvolvimento harmonioso.
 
Questão cód. 1080362
8)Em sua abordagem da avaliação escolar, Hoffmann distingue duas diferentes posições: as perspectivas liberal e libertadora da avaliação. A posição liberal caracteriza-se, dentre outras propriedades:
a)pelo ato coletivo e consensual
b)pela concepção investigativa
c)pelo privilégio à memorização
d)pela proposição reflexiva
e)pela ausência de metodologia
 
Questão cód. 1089951
9)A avaliação é um dos documentos pedagógicos fundamentais para a organização e reflexão do trabalho educativo junto às crianças pequenas. Nesse sentido, a avaliação na Educação Infantil para os(as) educadores(as) tem como objetivo:
a)Indicar por meio de um instrumento padrão e quantitativo o desempenho das crianças nas aprendizagens propostas.
b)Repensar, reavaliar o trabalho educativo para reencaminhar o “fazer” e as ações pedagógicas inseridas em um processo dinâmico e democrático.
c)Organizar fichas individuais de cada criança, contendo informações a respeito de suas atitudes e dificuldades para, no ano seguinte, serem consultadas pelos(as) educadores(as) no planejamento de suas ações.
d)Diagnosticar casos patológicos de crianças com problemas neurológicos e com dificuldades de aprendizagem por meio de registros pontuais que poderão ser encaminhados a outras Instituições de Educação Infantil.
e)Assegurar a aprovação, ou não, da criança para fases posteriores, inclusive para o Ensino Fundamental.
 
Questão cód. 1090568
10)Veja o texto a seguir:

Atualmente, muito tem se discutido no âmbito institucional, sobretudo após a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, acerca da importância de os estabelecimentos de ensino elaborarem e executarem seu ____________________________ para definir linhas de ações em relação aos objetivos e finalidades, campos de atuação, modos de instrumentalizar o currículo, regimentos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a)Currículo Escolar.
b)Programa de Ensino.
c)Estatuto Pedagógico.
d)Planejamento Semestral.
e)Projeto Político-Pedagógico.
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