Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1023868
1)Conversa entre duas crianças na faixa etária de 4 anos:

Amanda: Eu tenho uma cachorrinha.
Rapha: Amanhã eu fui no shopping.
Amanda: O nome dela é Mel.
Rapha: Meu pai comprou três carrinhos pra eu.
Amanda: Ela tem cor de caramelo.
Rapha: Eu queria um caminhão.
A forma da fala modifica-se à medida que as crianças vão amadurecendo e até mesmo suas funções tornam-se diferentes.
Conforme Piaget, Amanda e Rapha estão tendo um
a)monólogo coletivo, sem intenção de comunicação.
b)monólogo, com o objetivo de trocar informações.
c)monólogo dual, com intercâmbio de informações.
d)diálogo egocêntrico, com perguntas e respostas.
e)diálogo, com a repetição de palavras e frases por prazer.
 
Questão cód. 1023869
2)Um dia, em uma classe de crianças de 4 e 5 anos, uma delas chegou chorando para a recreacionista porque seu projeto de arte tinha sido estragado. A recreacionista dirigiu-se à turma pedindo que a criança responsável pelo estrago se apresentasse e ficasse com ela durante o recreio, para que pudesse ajudá-la a consertá-lo. O responsável pelo estrago se apresentou e juntamente com a recreacionista, consertou o projeto. Dessa forma, a recreacionista agiu
a)corretamente, pois impôs com clareza limites intransponíveis para a criança.
b)certo, pois fez com que o responsável reparasse seu erro.
c)equivocadamente, já que aplicou um castigo à criança, fazendo-a reparar seu erro.
d)errado, pois esse ato de vandalismo mereceria uma punição.
e)erroneamente, pois os erros sem-punição transformam-se em incentivos para novos erros.
 
Questão cód. 1024459
3)Segundo a Lei Orgânica do Município de Guarulhos, o Poder Público deverá:
a)prover vagas em números adequados para atender a demanda do ensino nas modalidades de Ensino Infantil e Educação Especial.
b)assegurar a escolarização dos alunos da Educação de Jovens e Adultos que não foram atendidos oportunamente no Ensino Regular, promovendo a formação básica e oportunizando o aprendizado profissionalizante.
c)aplicar 15% (quinze por cento), no mínimo, da receita resultante de impostos, anualmente, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.
d)assegurar o ensino para alunos portadores de deficiências mental, física e sensorial em escolas municipais e, aos portadores de deficiências múltiplas e perceptivas em instituições próprias.
 
Questão cód. 1033903
4)Segundo o Art. 6º da Lei N° 9.394/96 (LDB), com redação dada pela Lei N° 11.114/2005, qual das alternativas abaixo corresponde ao dever dos pais ou responsáveis em relação à matrícula dos menores?
a)Matricular os menores a partir dos sete anos de idade no ensino fundamental.
b)Matricular os menores a partir dos seis anos de idade no ensino fundamental.
c)Matricular os menores a partir dos cinco anos de idade na pré-escola.
d)Matricular os menores a partir dos quatro anos de idade na pré-escola.
e)Matricular os menores aos três anos de idade na creche.
 
Questão cód. 1050071
5)No âmbito das questões didáticas, os estudos têm apontado para uma problemática de caráter universal: “O que mais influencia na aprendizagem dos alunos: o conteúdo ou método?” Um problema de investigação pouco estudado no Brasil. Entretanto, o cinema norte-americano, francês, italiano e, nos últimos anos, o brasileiro – têm apresentado esta questão com frequência, como em apelo. Filmes como “Meu mestre, minha vida” (1989), “Ao mestre, com carinho” (1967), “Escritores da liberdade” (2007), “Clube do imperador” (2002) e “Verônica” (2009) indicam a importância desta discussão. No filme “Escola da vida” (2005) este debate torna-se ainda mais presente, evidenciando um discurso pedagógico que enfatiza as relações entre conteúdo, método e aprendizagem. Com base nas atuais ideias didáticas, assinale a alternativa que apresenta o aspecto mais importante desta relação.
a)O método de ensino pouco influencia na aprendizagem;
b)O conteúdo de ensino é o que mais influencia na aprendizagem;
c)Conteúdo e método são partes complementares da aprendizagem e não exercem influência sobre este processo;
d)O método de ensino é o que mais influencia na aprendizagem, independente do conteúdo;
e)As relações humanas influenciam método, conteúdo e aprendizagem, de forma positiva ou negativa.
 
Questão cód. 1081847
6)Considerando os conceitos apresentados pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, pode-se afirmar que a Educação Básica é formada pela:
a)é formada pela somente pela Educação Superior.
b)é formada pela somente pela Educação Infantil.
c)é formada pela sEducação Superior e Ensino Fundamental.
d)compreende apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
e)é formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
 
Questão cód. 1095926
7)Quando a função social que se atribui ao ensino é a formação integral da pessoa e a concepção sobre os processos de ensino-aprendizagem, é construtivista, de atenção à diversidade, pode-se dizer que:
a)a intervenção pedagógica prioriza os conteúdos de caráter conceitual.
b)a intervenção pedagógica recorre a mais de um modelo de ensino.
c)a intervenção pedagógica espelha-se nas pesquisas de Piaget e Vygotsky.
d)o professor transforma as pesquisas psicogenéticas em métodos de ensino.
 
Questão cód. 1122552
8)De acordo com Luckesi, “A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinquenta anos, tem sido marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada.”A pedagogia liberal difunde a ideia de igualdade de oportunidades, porém não leva em conta:
a)as aptidões individuais.
b)o ensino humanístico.
c)a desigualdade de condições.
d)a palavra do professor.
e)a cultura individual.
 
Questão cód. 1140520
9)Dentre as tendências pedagógicas, encontram-se a de natureza progressista, a
a)Tradicional, a Tecnicista e a Não diretiva.
b)libertadora, a Libertária e a Crítico-Social dos Conteúdos.
c)Humanística, a Fenomenológica e a Vitalísta.
d)Renovada, a Escola Nova e a Progressivista.
e)Culturalista, a Interacionista e a Sócio-Interacionista.
 
Questão cód. 1176328
10)O pensador que criou a Pedagogia da Presença foi:
a)Padre Marcelino Champagnat;
b)Padre Fábio de Melo;
c)Frei Beto;
d)Leonardo Boff.
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