Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1004086
1)Tendo como base a LDB 9394, de 20/12/1996, analise algumas das atribuições das universidades, apresentadas a seguir.

I – Fixar os currículos de seus cursos e programas.
II – Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica.
III – Firmar contratos, acordos e convênios.
IV – Autorizar, reconhecer cursos e credenciá-los junto às autoridades competentes.

No exercício de sua autonomia, são atribuições das universidades APENAS:
a)I e II.
b)I e III.
c)II e III.
d)II e IV.
e)I, II e III.
 
Questão cód. 1013782
2)Do pensamento de Vygotsky é possível extrair contribuições importantes para a educação. Uma delas relaciona-se à concepção sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, discutidas a partir da postulação de que o aprendizado impulsiona o desenvolvimento. A implicação pedagógica desse postulado é a importância atribuída à intervenção do professor, ao atuar:
SOUSA SOBRINHO, A. F. e PAIXAO, Maria do Socorro S. Leal.
Aprendendo a ler e escrever. Teresina: Gráfica e Editora Micro
Arte.1999.
a)Na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, fazendo emergir habilidades e capacidades latentes.
b)No campo político-educativo oferecendo as bases de análise dos conflitos existentes na sociedade.
c)Na transmissão da cultura geral, isto é, das grandes descobertas da humanidade e na formação do raciocínio, do treino da mente e da vontade do aluno.
d)Na instrução que se compõe das seguintes etapas: a) especificação de objetivos instrucionais operacionalizados; b) avaliação prévia dos alunos para estabelecer pré-requisitos para alcançar os objetivos; c) ensino ou organização das experiências de aprendizagem; d) avaliação dos alunos relativa ao que se propôs nos objetivos iniciais.
 
Questão cód. 1039317
3)Em Vasconcellos (1995, p. 13), registram-se afirmativas dos professores do tipo: “No papel o planejamento é bonito, mas na prática fica difícil. Na prática, a teoria é outra.” Sobre a relação teoria-prática, não é correto afirmar que:
a)novas ideias abrem possibilidades de mudança, sendo que a modificação da realidade ocorre pela prática.
b)não há prática puramente material, ocorre que a unidade teoria-prática pode ser mais ou menos precária.
c)a prática tem relação com a teoria em detrimento do contexto maior, com as necessidades biológicas.
d)na prática, a teoria é aquela que de fato se assimila, ainda que não seja aquela desejada.
 
Questão cód. 1061045
4)O Art. 11 da Lei nº 9.394, de 20/12/1996, diz respeito aos municípios , os quais se incumbirão de:

I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;
II - exercer ação redistribuitiva em relação às suas escolas;
III - baixar normas complementares para seu sistema de ensino;
IV - autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino;
V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas, plenamente, as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos, vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

Sobre os itens acima, é correto o que se afirma:
a)somente no item V
b)somente no itens I, II e V
c)somente no itens III e IV
d)somente no itens I, IV e V.
e)nos itens I, II, III, IV e V
 
Questão cód. 1061191
5)Em consonância com o Art. 21 da Lei nº 9394, a educação escolar compõe-se de:
a)I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino supletivo e ensino médio;
II – ensino superior.
b)I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de adultos;
II – ensino superior.
c)I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
II – educação superior.
d)I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino profissionalizante;
II – ensino superior.
e)I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de adultos, ensino profissionalizante;
II – ensino superior.
 
Questão cód. 1069361
6)Os alunos devem se tornar capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não violentas de atuação nas diferentes situações da vida.

O trecho acima está:
a)Correto, exceto o trecho que faz referência a detectar a injustiça.
b)Completamente correto.
c)Completamente incorreto.
d)Parcialmente correto.
 
Questão cód. 1093970
7)Os elementos fundamentais do ensino da Geografia são:
a)oceanos e continentes.
b)tempo e espaço.
c)vento, fogo, água e terra.
d)relevo e acidentes geográficos.
 
Questão cód. 1096929
8)A história da pedagogia brasileira teve início com os jesuítas cujo ensino catequético assegurou a manutenção da estrutura social formada por escravos, latifundiários, senhores de engenho e clero. Com o regime republicano surgiu o sistema estatal de ensino que, como o europeu, adotava o modelo Liberal Tradicional de escola. É CORRETO afirmar que:
a)O Modelo Liberal Tradicional representou um avanço na educação brasileira uma vez que prega a liberdade no agir e no pensar.
b)O Modelo Liberal Tradicional não trouxe avanços, uma vez que manteve a organização social assegurada no ensino catequético.
c)O Modelo Liberal Tradicional se caracteriza como defensor da escola, da liberdade de expressão e da igualdade de oportunidades.
d)O Modelo Liberal Tradicional reproduz os pressupostos do ensino catequético, mas defende os valores democráticos.
e)O Modelo Liberal Tradicional foi um retrocesso na educação, pois a educação catequética defendia uma maior integração social.
 
Questão cód. 1105345
9)O Projeto Político-Pedagógico representa a proposta de organização do trabalho educativo definido por ações intencionais estabelecidas coletivamente. Para a consecução do Projeto Político-Pedagógico da escola é preciso garantir, EXCETO:
a)A formação de grupos de trabalho, ampliando a participação dos diferentes segmentos nas decisões sobre a escola.
b)A estruturação do Projeto Político-Pedagógico estabelece uma trajetória que não pode ser imposta.
c)É um caminho que resulta do envolvimento dos seus participantes e da compreensão sobre a necessidade de construir uma escola a partir de novas perspectivas.
d)Os responsáveis pela gestão da escola têm papel definitivo na promoção do Projeto Político-Pedagógico.
e)A estruturação do Projeto Político-Pedagógico segue um padrão rígido de desenvolvimento.
 
Questão cód. 1223288
10)Os professores Saviani (1977) e Libâneo (1990) dividem a pedagogia brasileira em duas grandes vertentes: a liberal e a progressista. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais na sociedade capitalista segundo as suas aptidões individuais. Já a pedagogia progressista analisa de forma crítica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Com base nisso, faça a correlação da primeira com a segunda coluna, indicando quais tendências pertencem a essas duas grandes linhas de pensamento:

Coluna 1:

(1) Pedagogia Liberal
(2) Pedagogia Progressista

Coluna 2:

( ) Tendência tecnicista
( ) Tendência tradicional
( ) Tendência crítico-social dos conteúdos
( ) Tendência renovada progressivista
( ) Tendência libertária
( ) Tendência renovada não diretiva
( ) Tendência libertadora

A sequência CORRETA dos itens:
a)1-1-2-1-2-1-2.
b)1-1-1-2-2-2-1.
c)2-2-1-2-1-2-1.
d)2-2-2-2-1-1-1.
e)1-1-1-1-2-2-1.
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