Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1012966
1)As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental orientam as escolas brasileiras na organização, articulação e desenvolvimento de suas propostas pedagógicas. É correto afirmar que as Diretrizes são:
a)Parâmetros curriculares;
b)Projeto político pedagógico;
c)Regimento escolar;
d)Conjuntos de definições doutrinárias sobre princípios e procedimentos da educação básica.
 
Questão cód. 1017277
2)Dentro de uma instituição escolar ocorrem três tipos de sanções:

I. administrativa
II. educativa
III. pedagógica
IV . grupal
V. escolar

Estão corretos os itens:
a)I, II e III;
b)I, II e IV;
c)I, III e IV;
d)I, III e V;
e)II, III e IV.
 
Questão cód. 1022003
3)Para o Coletivo de Autores, esporte é uma prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, projetando-se numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica. Dentro desta concepção, o futebol, por exemplo, deve ser trabalhado na escola mediante uma análise que contemple aspectos tais como, EXCETO:
a)Enquanto jogo com suas normas, regras, e exigências físicas, técnicas e táticas.
b)Enquanto espetáculo esportivo, incentivando os alunos a se tornarem atletas profissionais.
c)Enquanto processo de trabalho que diversifica e gera mercados específicos de atuação profissional.
d)Enquanto jogo popularmente praticado.
 
Questão cód. 1023830
4)Ao elaborar o Plano do Serviço de Orientação Educacional – SOE, parte integrante do Plano Escolar, em consonância com o seu Projeto Político Pedagógico, é imprescindível que o Orientador Educacional preveja como pretende
a)encaminhar, quando for o caso, o orientando a outros profissionais, visando também fins lucrativos para a instituição.
b)atender os casos em que, eventualmente, esteja emocionalmente envolvido, para garantir a transparência de suas ações.
c)dar aconselhamento individual através da imprensa para divulgar o SOE junto à comunidade.
d)colaborar com o corpo docente em atividades que visem o desenvolvimento moral, cívico e religioso dos alunos em geral.
e)atender em caráter particular próprio os casos mais complexos da instituição em que trabalha.
 
Questão cód. 1050335
5)Enquanto supervisores da educação escolar, nossa missão é a defesa da qualidade do ensino, sobretudo do ensino público. “Qualidade, no entanto, é um conceito que ainda não tem parâmetro ou critério determinante. Neste sentido, compete-nos realizar uma avaliação ética, transparente, qualitativa e quantitativa, progressiva, cumulativa, publicizada e continuada em todas as etapas da educação” (MOURA, 2009). Mas para que serve a avaliação? “A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo” (SCAGNOLATO, 2009). A avaliação da aprendizagem é um constante desafio para a educação brasileira, sobretudo na educação infantil. Apesar da LDB (Art. 31) apresentar uma “regra” geral, os sistemas de ensino têm autonomia para regulamentar este processo, necessário à qualidade do ensino público nacional. De acordo com o que preceitua a LDB, marque a alternativa correta:
a)Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante o registro em fichas do desenvolvimento psicoafetivo da criança, objetivando promovê-la para o acesso ao ensino fundamental.”;
b)“Na educação infantil o processo de avaliação acontecerá de forma contínua, com aferição de resultados em relatórios bimestrais, sem o objetivo de promoção, mas no intuito de preparar a criança para o acesso ao ensino fundamental de nove anos.”;
c)“Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento continuado e registro em fichas de observação e cadernetas específicas, aferindo o desenvolvimento integral da criança, mas sem o objetivo de aprovação, mesmo para ascender ao ensino fundamental.”;
d)“Na educação infantil a avaliação será contínua e far-se-á mediante o registro do desenvolvimento da criança em fichas adequadas, focando os aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, sem o objetivo de promoção, contudo, alfabetizando-a para o acesso ao ensino fundamental.”;
e)“Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.”.
 
Questão cód. 1053762
6)“...o ‘planejamento adequado’ bem como o seu resultado – ‘o plano de ensino’ -, traduzir-se-ão pela ação pedagógica direcionada, a fim de integrarem-se dialeticamente ao concreto do educando, buscando transformá-lo”. (VEIGA, p 57, Ed. 25°, 2007)

Sobre o planejamento é correto afirmar que:
a)ele tem que mostrar uma melhoria quantitativa do professor;
b)os conteúdos tem que serem definidos autoritariamente no planejamento pelos professor e diretor da escola;
c)tem um sentido de organizar pedagogicamente e de forma intencional, responsável e comprometida com os conteúdos em conjunto com a realidade do educando;
d)serve somente para colocar em um documento os conteúdos que serão transmitidos pelo educador;
e)o aluno tem que ter um papel passivo no que se refere ao planejamento dos conteúdos escolares.
 
Questão cód. 1090566
7)Analise o texto a seguir.

Nas séries iniciais, “as atividades extraclasse representam uma oportunidade de autoeducação, de opção e de realização pessoal dos(das) alunos(as)”. (ÁVILA, 2005, p.45). Nesse caso, são exemplos de atividades extraclasse:

I. Pesquisas e passeios de estudo.
II. Aulas expositivas.
III. Deveres ou tarefas para casa.
IV. Leituras na biblioteca.
V. Provas ou testes valendo nota.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras:
a)I, II e III.
b)I, II e V.
c)I, III e IV.
d)II, III e V.
e)II, IV e V.
 
Questão cód. 1105340
8)Levando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar.
( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola.
( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos.
( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar.
( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola.

A sequência está correta em:
a)F, V, V, F, F
b)V, V, V, F, V
c)V, F, V, V, V
d)F, V, V, F, V
e)F, V, F, V, F
 
Questão cód. 1140527
9)O Ensino Fundamental é a etapa obrigatória da Educação Básica. O objetivo desse ensino (Art. 32 da Lei de Diretrizes e Bases) é a formação básica do cidadão mediante, EXCETO.
a)A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior.
b)O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, escrita e do cálculo.
c)A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
d)O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
e)O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
 
Questão cód. 1172650
10)De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são temas transversais propostos pelo Ministério da Educação, EXCETO:
a)Ética;
b)Trabalho e Consumo;
c)Educação para o Trânsito;
d)Pluralidade Cultural;
e)Orientação Sexual.
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