Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1005377
1)Um dos métodos adotados pelas organizações contemporâneas para a promoção da aprendizagem e de desenvolvimento de pessoas é a atribuição de comissões, que consiste em:
a)oferecimento de cursos e seminários para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades conceituais e analíticas na forma presencial ou na modalidade a distância.
b)oportunidade de participação de equipes temporárias de trabalho que compartilhem da tomada de decisões, gerando aprendizado pela observação dos outros e pela pesquisa de problemas específicos.
c)técnica de treinamento em que o treinando se dedica a um trabalho de tempo integral para analisar e resolver problemas em determinados projetos ou em outros departamentos da organização.
d)trabalho provisório sob a supervisão de um profissional bem-sucedido em diferentes áreas da empresa, atuando como assistente para desempenhar diversas tarefas delegadas, com prazo de execução.
e)desenvolvimento de centros internos para expor os colaboradores a exercícios realísticos, tendo em vista a melhoria de habilidades pessoais, como no caso das universidades corporativas.
 
Questão cód. 1009724
2)Assinale a alternativa INCORRETA após a leitura a seguir:
a)Na educação corporativa os ambientes de aprendizagem tornam-se pró-ativos, centralizados, determinados e estratégicos e o resultado esperado é que o empregado possa desenvolver a capacidade de aprender e dar continuidade a esse processo na volta ao trabalho.
b)Diferentemente das crianças, os adultos escolhem naturalmente o que querem aprender e de que maneira preferem receber o conteúdo proposto. Esta é uma prerrogativa da educação corporativa, ou seja, de toda base metodológica aplicada a treinamento, numa visão mais restrita ou à educação corporativa.
c)As empresas não perceberam a necessidade de transferir o foco dos esforços de treinamento para a educação corporativa, uma vez que se satisfazem com pequenos desempenhos de tarefas, sem que seus funcionários adquiram uma visão macro da corporação.
d)Qualquer processo de desenvolvimento ou mudança de cultura é composto por fases distintas, tais como: a crença e o reconhecimento dos envolvidos de que é necessário mudar, a aquisição de habilidades necessárias à mudança, a vontade de mudar e a promoção da mudança individual.
e)As motivações mais fortes nos adultos são internas, relacionadas com satisfação pelo trabalho realizado, melhora da qualidade de vida e elevação da autoestima. Um programa educacional, portanto, terá maiores chances de bons resultados se estiver voltado para estas motivações pessoais e for capaz de realmente atender aos anseios íntimos dos estudantes.
 
Questão cód. 1016413
3)São estratégias utilizadas pelo professor que investe, desde os anos iniciais, na formação de leitores proficientes:
a)Acreditar que o leitor já nasce pronto, o gosto pela leitura é uma espécie de dom;
b)Ler em voz alta, para os alunos, textos cuidadosamente selecionados com diferentes objetivos;
c)Ler apenas os textos relacionados aos conteúdos de aprendizagem;
d)Ler de improviso, sem se preparar com antecedência, para ser natural;
e)Apresentar a leitura como um instrumento íntimo e individual, que deve ser realizada sempre pelo aluno em casa.
 
Questão cód. 1016805
4)Em um sistema social, harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como mantenedora do comportamento humano, produzindo indivíduos competentes para o mercado de trabalho, por meio da transmissão de informações precisas, objetivas e rápidas. Assinale a opção que apresenta a tendência pedagógica que defende essas características como papel social da escola.
a)libertadora
b)crítico-social dos conteúdos
c)tradicional
d)progressista
e)tecnicista
 
Questão cód. 1041145
5)De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Infantil tem por objetivo geral “desenvolver as capacidades inatas da criança de zero a seis anos e integrá-la no meio social em que vive”. O Referencial curricular para Educação Infantil determina três grandes eixos em torno dos quais todas as atividades psicopedagógicas do currículo devem girar: o brincar, o movimento e o conhecimento de si e do outro. Uma característica que deve nortear a elaboração do currículo é, segundo Gilda Rizzo:
a)(A) geral sobre o particular.
b)(B) distante sobre o próximo.
c)(C) abstrato sobre o concreto.
d)(D) sistemático sobre o assistemático.
 
Questão cód. 1070682
6)Para que o desenvolvimento da criança seja favorecido e que o cuidar/educar sejam efetivados, é necessário que sejam oferecidos às crianças dessa faixa etária, condições de usufruírem plenamente suas possibilidades de apropriação e de produção de significados no mundo da natureza e da cultura. Para que isso se efetive se faz necessário estimular o aprendizado a partir de:

I. Expressar sentimentos e pensamentos.
II. Trabalhar em grupo e serem competitivas.
III. Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação.
IV. Movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre.

Estão corretos:
a)I apenas;
b)II apenas;
c)II e III;
d)I, II e III;
e)I, III e IV.
 
Questão cód. 1072441
7)Para se fundamentar o processo ensino-aprendizagem dos jogos desportivos coletivos, baseando-se na teoria das inteligências múltiplas, alguns pressupostos facilitam o desenvolvimento dessas inteligências. Quais são esses pressupostos?
a)Todos possuem como base os aspectos físico, mental, emocional, social e espiritual, que devem ser estimulados pelos agentes pedagógicos norteados pelos pressupostos estabelecidos para facilitar os estímulos à inteligência; o ambiente não é responsável pelo estímulo das múltiplas inteligências; a sociedade contemporânea apresenta um grande número de possibilidades motoras; as possibilidades proporcionadas pelos meios de comunicação de massa permitem um maior e melhor conhecimento do mundo.
b)Todos possuem todas as inteligências; o processo de iniciação e de formação esportiva é essencialmente educativo; o ambiente é responsável pelo estímulo das múltiplas inteligências; compõem o ambiente da aprendizagem: pais, professores, técnicos, companheiros, ambiente de atividade e o conjunto de sistemas e subsistemas; o ambiente de iniciação e de formação é um sistema que funciona a partir da interação dos seus elementos; os resultados alcançados em qualquer nível são determinados pela qualidade dos relacionamentos obtidos entre os integrantes; a ação pedagógica transcende o método.
c)Todos possuem como base os aspectos físico, mental, emocional, social e espiritual, que devem ser estimulados pelos agentes pedagógicos norteados pelos pressupostos estabelecidos para facilitar os estímulos à inteligência; o ambiente não é responsável pelo estimulo das múltiplas inteligências; os resultados alcançados em qualquer nível são determinados pela qualidade dos relacionamentos obtidos entre os integrantes; a ação pedagógica transcende o método.
d)Todos possuem todas as inteligências; o processo de iniciação e de formação esportiva é essencialmente competitivo; o ambiente é responsável pelo estímulo das múltiplas inteligências; compõem o ambiente da aprendizagem: pais, professores, técnicos, companheiros, ambiente de atividade e o conjunto de sistemas e subsistemas; as possibilidades proporcionadas pelos meios de comunicação de massa permitem um maior e melhor conhecimento do mundo.
 
Questão cód. 1093991
8)De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a
a)seleção.
b)inferência.
c)interação com a diversidade textual.
d)antecipação.
 
Questão cód. 1133409
9)Conforme a Lei nº 11.494/2007, publicada em 21/6/2007 pelo menos ____ dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.
a)10%
b)25%
c)40%
d)60%
e)80%
 
Questão cód. 1171836
10)Combinação uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida. Esse é o conceito de qual das aprendizagens abaixo?
a)Aprender a ser.
b)Aprender a viver juntos.
c)Aprender a conhecer.
d)Aprender a fazer.
Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231