Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1003345
1)A relação do aluno com o saber matemático deve ser entendida a partir de que o sujeito que aprende é também construtor do seu próprio conhecimento. Nesta relação, o Professor deve conhecer a história dos conceitos matemáticos para:
a)Repassar aos seus alunos a visão da Matemática como ciência dinâmica, construída historicamente.
b)Identificar as dificuldades do pensamento dos alunos e providenciar formas de ajuda.
c)Realizar a transposição didática, isto é, fazer a adaptação, a passagem do saber científico para o saber escolar.
d)Dominar o conteúdo em função do aprender e ensinar matemática na sala de aula em função das relações diárias dos alunos.
e)Todas as alternativas anteriores completam o enunciado.
 
Questão cód. 1003381
2)Alguns autores, de linha essencialmente construtivista, dão mais ênfase ao processo do que aos produtos de aprendizagem. Assim, ao invés de chamarem a atenção para os produtos de aprendizagem, chamam a atenção para os conteúdos da aprendizagem. Acerca das categorias dos conteúdos de aprendizagem instituídas por Coll e Zabala, relacione as colunas abaixo:

1. Conteúdos factuais.
2. Conceitos e princípios.
3. Conteúdos procedimentais.
4. Conteúdos atitudinais.

( ) Dizem respeito a valores, atitudes e normas que se espera que sejam internalizados pelos alunos.
( ) Conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares.
( ) São um conjunto de ações ordenadas e com um fim, ou seja, dirigidas para a realização de um objetivo.
( ) Referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns.
( ) Referem-se às mudanças que se produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros fatos.

A sequência está correta em:
a)4, 3, 2, 2, 1
b)1, 2, 3, 4, 4
c)2, 4, 1, 3, 2
d)4, 1, 3, 2, 2
e)3, 1, 4, 2, 1
 
Questão cód. 1003507
3)A redação técnica oficial é simples e sóbria e subordina-se a princípios que se aplicam a todas as correspondências, inclusive Atas, que necessariamente deverão conter, EXCETO:
a)Natureza da reunião.
b)Nome de quem presidiu a reunião.
c)Hora, dia, mês e ano por extenso.
d)Membros presentes e ausentes consignados sem-justificativa.
e)Síntese das resoluções tomadas.
 
Questão cód. 1022374
4)De acordo com a legislação atual que trata sobre a Educação Infantil no Brasil é CORRETO afirmar que:
a)De acordo com a lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, a Educação Infantil não atenderá mais às crianças com 06 anos de idade, conforme previa o texto original da LDB nº 9394/96. A partir de agora, ela atenderá somente às crianças entre 0 a 5 anos, passando a ser obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental a partir dos seis anos para todas as crianças.
b)O parecer CNE/CEB Nº 02/98 regulamenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
c)De acordo com a LDB nº 9394/96 Art. 30 a Educação Infantil será oferecida somente em creches para crianças de 0 a 6 anos.
d)De acordo com a LDB nº 9394/96 Art. 31 a Educação Infantil será oferecida em pré-escolas para crianças a partir dos 2 anos de idade.
 
Questão cód. 1030952
5)De acordo com a LDB, a avaliação do desempenho do aluno deverá ser contínua e cumulativa, observando-se a:
a)Ponderação entre os aspectos qualitativos e os quantitativos durante o período de aprendizagem de modo a possibilitar recuperação paralela durante o processo;
b)Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
c)Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados das provas finais;
d)Prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos a partir das avaliações nacionais;
e)Prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos nas avaliações bimestrais.
 
Questão cód. 1050349
6)“Uma pedagogia da infância, comprometida, definirá as bases para um projeto educacional pedagógico, para o cumprimento de sua função educativa de ampliação e de diversificação dos conhecimentos e experiências infantis. Mas para exercer esta tarefa não basta conhecermos as crianças (padronizadas e uniformizadas) ou estudar os modelos e métodos para ensinar os ‘conteúdos’” (COUTINHO e ROCHA, 2007). Ao planejar atividades em educação infantil, os professores devem considerar primordialmente:
a)os recursos pedagógicos disponíveis na escola;
b)a adequação do método ao conteúdo;
c)atividades que favoreçam as ações da criança sobre o mundo social e natural;
d)o conteúdo e os objetivos da escola, segundo o PPP;
e)o conhecimento de mundo apresentado em garatujas e outras expressões.
 
Questão cód. 1091416
7)De acordo com o art. 1º do Decreto nº 5840/2006, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA poderá ser articulado ao:
a)Ensino Fundamental.
b)Ensino Médio.
c)Ensino Superior.
d)Ensino Fundamental ou ao Ensino Médio.
e)Ensino Fundamental, Médio e Superior.
 
Questão cód. 1093970
8)Os elementos fundamentais do ensino da Geografia são:
a)oceanos e continentes.
b)tempo e espaço.
c)vento, fogo, água e terra.
d)relevo e acidentes geográficos.
 
Questão cód. 1135129
9)Um novo Ensino Fundamental requer um currículo novo. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem para que o currículo venha a ser entendido de acordo com todas as alternativas abaixo, exceto.
a)As áreas do conhecimento (LDB 9394/96 – ART.26, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental).
b)Os processos de avaliação que termina por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolaridade;
c)Matriz curricular não definida pelos sistemas de ensino (LDB 9394/96 – art.26);
d)As diversas expressões da criança (Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações pedagógicas para a inclusão das crianças de seis anos de idade);
e)Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino (LDB 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, novas DCN para o Ensino Fundamental em discussão no CNE).
 
Questão cód. 1207406
10)Assinale a alternativa correta, disposta em lei:
a)O calendário escolar deverá adequar-se às prioridades nacionais, e fatores outros, inclusive climáticos e geográficos, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto em lei.
b)O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto em lei.
c)O calendário escolar poderá adequar-se às peculiaridades locais, a critério do sistema local de ensino, com autonomia para reduzir o número de horas letivas, mas não o quantitativo em dias.
d)O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do sistema federal de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto em lei.
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