Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1009724
1)Assinale a alternativa INCORRETA após a leitura a seguir:
a)Na educação corporativa os ambientes de aprendizagem tornam-se pró-ativos, centralizados, determinados e estratégicos e o resultado esperado é que o empregado possa desenvolver a capacidade de aprender e dar continuidade a esse processo na volta ao trabalho.
b)Diferentemente das crianças, os adultos escolhem naturalmente o que querem aprender e de que maneira preferem receber o conteúdo proposto. Esta é uma prerrogativa da educação corporativa, ou seja, de toda base metodológica aplicada a treinamento, numa visão mais restrita ou à educação corporativa.
c)As empresas não perceberam a necessidade de transferir o foco dos esforços de treinamento para a educação corporativa, uma vez que se satisfazem com pequenos desempenhos de tarefas, sem que seus funcionários adquiram uma visão macro da corporação.
d)Qualquer processo de desenvolvimento ou mudança de cultura é composto por fases distintas, tais como: a crença e o reconhecimento dos envolvidos de que é necessário mudar, a aquisição de habilidades necessárias à mudança, a vontade de mudar e a promoção da mudança individual.
e)As motivações mais fortes nos adultos são internas, relacionadas com satisfação pelo trabalho realizado, melhora da qualidade de vida e elevação da autoestima. Um programa educacional, portanto, terá maiores chances de bons resultados se estiver voltado para estas motivações pessoais e for capaz de realmente atender aos anseios íntimos dos estudantes.
 
Questão cód. 1013815
2)Para que os alunos com necessidades educacionais especiais possam participar integralmente de um ambiente rico de oportunidades educacionais com resultados favoráveis, alguns aspectos precisam ser considerados, destacando-se, entre eles, as adaptações curriculares e o acesso ao currículo. As adaptações curriculares não devem ser entendidas como individual ou uma decisão que envolve apenas o professor e o aluno, pois realizam-se em três níveis:
a)– No âmbito individual, em nível escolar e no contexto social.
b)– No âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar), no currículo desenvolvido na sala de aula em nível individual.
c)– No âmbito do projeto político pedagógico (currículo escolar), no contexto social em nível individual.
d)– No âmbito do currículo escolar, no contexto social e na família.
 
Questão cód. 1024446
3)Leia o texto para responder à questão.

[...em todas as escolas deverá ser garantida a igualdade de acesso para alunos a uma base nacional comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. A base comum nacional e sua parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular ...]
(Resolução CNE/CEB n.º 2, de 7 de abril de 1998)

É correto afirmar que o paradigma curricular visa estabelecer relações entre:
a)a vida cidadã e as áreas de conhecimento.
b)os professores e os alunos de todas as classes.
c)as diferentes linguagens e a vida do trabalho.
d)o Calendário Escolar e as disciplinas do currículo.
 
Questão cód. 1024993
4)A organização temporal em educação infantil deve romper os moldes de:
a)Preparação, consideração e flexibilização.
b)Rigidez, inflexibilização e uniformização.
c)Privatização, intervenção e motivação.
d)Socialização, decisão e formulação.
 
Questão cód. 1033881
5)Um professor que trabalha para tornar importante e única cada atividade, cada tarefa, cada proposta para a vida de seu aluno e que se esforça para que os alunos absorvam os ideais amplos e generosos discutidos no planejamento de ensino, está preocupado em estabelecer a relação entre:
a)Sistemas de ensino.
b)Tipos de aprendizagem e desempenho.
c)Objetivos, conteúdos e métodos.
d)Avaliação e feedback.
e)Proposta e projeto de ensino.
 
Questão cód. 1045047
6)Assinale a opção correta quanto aos objetivos curriculares atuais.
a)A escola deverá trabalhar coletivamente para formar o cidadão especificamente para o trabalho na fábrica.
b)Na escola, o estudante deve aprender a usar a ciência e a tecnologia e não criar novos conhecimentos.
c)A escola deve estimular a construção da autonomia do estudante, tanto no sentido político quanto social.
d)A construção de conhecimentos na escola favorece uma melhor colocação no mercado de trabalho.
e)O tratamento restrito da informação e sua expressão por meio das múltiplas linguagens e tecnologias.
 
Questão cód. 1050358
7)“Fala-se muito acerca de uma avaliação que não pode ser excludente, classificatória, que selecione, segregando as crianças e separando aquelas que prometem uma vida escolar de sucesso das que estariam fadadas ao fracasso, que infelizmente, não só estaria reservado à vida escolar do aluno, mas também a toda sua experiência de vida futura. Uma marca que o tempo nem sempre consegue desfazer” (FERNANDES, 2006). Para que a avaliação da aprendizagem escolar não seja excludente, deve-se investigar, politicamente, com prioridade, em:
a)formação inicial para os profissionais da educação;
b)formação continuada para os profissionais da educação, sobretudo, os do magistério;
c)formação continuada para os gestores escolares, supervisores e psicopedagogos;
d)formação inicial em métodos e técnicas de ensino;
e)formação em políticas educacionais para os profissionais da educação.
 
Questão cód. 1070690
8)O professor deve estabelecer e respeitar princípios e critérios refletidos coletivamente, referenciados no Projeto Político Pedagógico, na proposta curricular e em suas convicções acerca do papel social que desempenha a educação escolar. Está CORRETA a opção:
a)O planejamento coletivo não influencia na avaliação.
b)Explicitar o compromisso com a formação do cidadão não é responsabilidade do professor.
c)A avaliação tem como base, uma ação coletiva.
d)O professor deve eximir de sua responsabilidade o ato de avaliar as aprendizagens de seus alunos.
e)O Projeto Político Pedagógico não deve fixar indicadores a serem alcançados pelo coletivo.
 
Questão cód. 1092142
9)Para a construção do Projeto Político Pedagógico a escola precisa estar baseada em pressupostos teórico-práticos. Coloque V(verdadeira) ou F(falsa) nas afirmativas abaixo:

( ) A elaboração do Projeto Político Pedagógico é uma oportunidade para que todos se conscientizem dos principais problemas da escola.
( ) A LDB atual (lei 9394/96) dá às escolas e entidades mantenedoras liberdade e responsabilidade para elaborar suas propostas pedagógicas.
( ) O Projeto Político Pedagógico da escola busca a concretização de uma gestão democrática.
( ) O Projeto Político Pedagógico deve ser construído, individualmente, pelo professor pedagogo.
( ) O Projeto Político Pedagógico da escola é um agrupamento de planos de ensino e atividades diversas que deve ser elaborado na ótica da entidade mantenedora que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a)V – V – V – F – F.
b)F – V – F – V – F.
c)V – V – F – F – V.
d)V – F – V – F – F.
 
Questão cód. 1205718
10)Dois professores estavam discutindo sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Uma das dúvidas diz respeito ao prazo estabelecido de sua vigência. Um terceiro professor entrou na discussão e disse que a vigência do FUNDEB é de:
a)15 anos a partir de 2007 até 2020.
b)11 anos a partir de 2007 até 2015.
c)10 anos a partir de 2008 até 2017.
d)9 anos a partir de 2008 até 2016.
e)14 anos a partir de 2007 até 2020.
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