Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1006221
1)Uma matriz curricular tem como referência educacional:
Assinale a alternativa correta:
a)Normalizar a disciplina.
b)Disciplinar os conteúdos temáticos.
c)Trabalhar os conteúdos temáticos; em termo referencial do resgate e experiências e do aprofundamento do conteúdo de cada ciclo.
d)Orientar os conteúdos para uma distribuição conforme os ciclos.
e)Criar diretrizes para operacionalizar em ciclos os conteúdos temáticos.
 
Questão cód. 1024993
2)A organização temporal em educação infantil deve romper os moldes de:
a)Preparação, consideração e flexibilização.
b)Rigidez, inflexibilização e uniformização.
c)Privatização, intervenção e motivação.
d)Socialização, decisão e formulação.
 
Questão cód. 1048919
3)Nos últimos anos, a rede pública municipal de Cuiabá tem organizado o tempo escolar por ciclos de formação. Sobre a proposta de avaliação presente nessa forma de organização curricular, analise as afirmativas.

I - A avaliação é entendida como um processo sistemático, intencional, servindo de diagnóstico para as dificuldades dos estudantes e priorizando instrumentos de natureza qualitativa.
II - A preocupação com desempenhos e rendimentos escolares constitui a centralidade da proposta, visando elevar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas.
III - À dimensão formativa da avaliação é atribuída função diagnóstica, prognóstica e investigativa, pressupondo a continuidade dos processos pedagógicos e visando à construção da autonomia.

Estão corretas as afirmativas
a)I e III, apenas.
b)II e III, apenas.
c)I, II e III.
d)I e II, apenas.
 
Questão cód. 1050707
4)No Brasil, a partir da década de 1980, no bojo do processo de redemocratização do país, o campo da Educação Infantil ganhou um grande impulso, tanto no plano das pesquisas e do debate teórico quanto no plano legal, propositivo e de intervenção na realidade. (Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil) Analise os itens abaixo a respeito das contribuições dadas à educação infantil pela legislação de 1988, segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil.

I. Reconhecimento do dever do Estado e do direito da criança a ser atendida em creches e pré-escolas.
II. vinculação desse atendimento da criança em creches e pré-escolas à área educacional.
III. Presença no texto constitucional do princípio da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, independentemente de sua origem, raça, sexo, cor, gênero ou necessidades educacionais especiais.

Está(ão) CORRETO(S):
a)Apenas I, II.
b)Apenas I, III.
c)Apenas II e III.
d)Apenas III.
e)Todos os itens.
 
Questão cód. 1061044
5)A respeito do tema Alfabetização, muitos estudiosos têm apresentado preocupação e, inclusive, várias pesquisas. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
a)O educador deve ignorar que o aluno chega à escola já sabendo falar a língua materna, bem como seus demais conhecimentos, para poder aplicar sua metodologia de ensino com mais eficiência.
b)É possível afirmar que pode haver desenvolvimento sem-aprendizagem, uma vez que a criança aprende sozinha, sem a interferência de qualquer educador experiente, nem de outros instrumentos didático – pedagógicos.
c)Segundo Vygotsky, Luria e Baktin, a alfabetização é um processo de atividades reais e significativas, porque, a partir dessa concepção, é o aprendizado que provoca o desenvolvimento, por meio de um processo que não se desenvolve, plenamente, sem a ajuda de outra pessoa mais experiente.
d)A relação entre aprendizagem e desenvolvimento não possibilita que o sujeito (aprendiz) consiga avanços qualitativos no que tange ao uso de recursos necessários para solucionar problemas diante de possíveis novas situações.
e)O processo de aprender e desenvolver-se não requer relacionamentos sociais. Basta a interação entre o sujeito (educando) consigo mesmo.
 
Questão cód. 1061084
6)Considere os seguintes fragmentos de texto:

“Na Europa da Idade Média, não havia uma estrutura física especifica para o atendimento aos estudantes, muitos provenientes do campo, de famílias aristocráticas, organizados em grupos que acolhiam e remuneravam seus professores. As universidades eram itinerantes e funcionavam em instituições eclesiásticas ou em casas particulares.” “Quanto ao ensino elementar, durante muito tempo, não houve preocupação da es cola em atender as crianças por idade, porque o objetivo principal não era educá-las. [...]. Todavia, a definição de um local com vistas à alfabetização das crianças [...] começava a ser vislumbrada, embora os processos e métodos de ensino e aprendizagem n ão acompanhassem as mudanças.”

Os textos acima, de autoria de Edileuza Fernandes da Silva fazem referência à origem histórica da:
a)Organização didática.
b)Disciplina na Escola.
c)Invenção dos recursos didáticos.
d)Atividade de avaliação.
e)Sala de aula.
 
Questão cód. 1086128
7)Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam a proposta de estruturação por ciclos, cujo princípio norteador é a flexibilização da seriação. Desse modo, a organização da escolaridade em ciclos possibilita que o currículo seja trabalhado ao longo de um período de tempo maior. Essa proposta reconhece as seguintes oportunidades de escolarização, exceto:
a)respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem que os alunos apresentam.
b)distribuição dos conteúdos de forma mais adequada à aprendizagem.
c)frequentes rupturas e excessiva fragmentação do percurso escolar.
d)realização de adaptações sucessivas da ação pedagógica às diferentes necessidades dos alunos.
e)incorporação da diversidade dos desempenhos dos alunos na relação com objetos de conhecimento diferentes.
 
Questão cód. 1091450
8)Sobre o ensino da linguagem oral na escola, considere as seguintes afirmativas:

I. No trabalho pedagógico com a linguagem oral, os marcadores conversacionais bem como as repetições e paráfrases constituem aspectos linguísticos a serem observados.
II. Uma atividade pedagógica que culmine com uma leitura oral de texto produzido pelos alunos constitui uma boa oportunidade para o professor trabalhar a distinção entre fala e escrita.
III. Uma atividade que envolva grupos de alunos em uma discussão sobre determinado tema constitui necessariamente uma prática pedagógica da linguagem oral, pois que envolve a interlocução.
IV. O ensino da fala não tem o mesmo sentido do ensino da escrita, pois a fala, que é adquirida espontaneamente no contexto familiar, na escola, deve ter como foco de ensino certos usos sociais específicos.
V. Para que práticas escolarizadas como seminários e júris simulados constituam oportunidade de ensino da linguagem oral, o professor há que se preocupar em sistematizar o modo como funcionam tais gêneros orais.

Estão corretas, apenas:
a)I, II e IV.
b)I, III e V.
c)I, IV e V.
d)II, IV e V.
e)III, IV e V.
 
Questão cód. 1108886
9)Marilena Chauí (1980) define a ideologia como “um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer” (p.113). Nesse contexto, a função da ideologia é:
a)mostrar as diferenças, como as de classe, libertando os indivíduos das tarefas prefixadas pela sociedade.
b)evidenciar as diferenças de classe e os conflitos sociais.
c)apagar as diferenças, como as de classe, evitando a dominação de uma classe sobre outra.
d)apagar as diferenças, como as de classe, procurando assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência.
e)todas as alternativas estão erradas.
 
Questão cód. 1148893
10)A institucionalização do ensino médio integrado à educação profissional rompe com a dualidade histórica que separou os estudos preparatórios para a educação superior da formação profissional no Brasil, contribuindo com a melhoria da qualidade nessa etapa da educação básica. Uma escola de ensino médio com perfil democrático e de caráter emancipador apresenta-se como perfil didático-pedagógico:
a)Os recursos didáticos como elementos desnecessários para a realização da prática pedagógica.
b)A metodologia como meio de promover a interação, a problematização e a intervenção.
c)O professor como único transmissor do conhecimento e condutor do processo ensino-aprendizagem.
d)Avaliação como instrumento classificatório, voltada para a verificação da apreensão de conteúdos.
e)Estudante como sujeito passivo, que interage e recebe conhecimento.
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