Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1016412
1)“Unidade entre objetivo/conteúdos/métodos, possibilidade de revisão do plano de ensino e de desenvolvimento de capacidade e habilidades, auxilia na autopercepção do professor e reflete valores e expectativa do professor em relação aos alunos,” são características:
a)Dos métodos do ensino;
b)Do processo de ensino passivo;
c)Do plano de ensino;
d)De uma aula;
e)Da avaliação escolar.
 
Questão cód. 1038504
2)No que diz respeito aos conteúdos, assinale a opção que NÃO condiz com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental:
a)Os conteúdos são meios para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir bens culturais, sociais e econômicos e deles usufruir.
b)A seleção, a organização e o tratamento que será dado aos conteúdos devem ser precedidos de grande discussão pela equipe escolar.
c)A organização dos conteúdos deve ser marcada pela linearidade e pela segmentação dos assuntos.
d)Para que a aprendizagem possa ser significativa é preciso que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados.
e)A seleção de conteúdos, pela equipe escolar, deve levar em conta sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno.
 
Questão cód. 1050070
3)O tema da aprendizagem – conceitos, aplicações, fases, tipos e formas – sempre está presente no cinema mundial. Às vezes, em tom romântico, outras vezes, a partir do drama ou da tragédia, ou da comédia. O importante nestes gêneros – ao tratarem de educação, escola, aprendizagem - é que os roteiristas associam aprender, conhecer e ser livre como condições resultantes da própria aprendizagem. Exemplo desta associação encontramos no filme “Um sonho de liberdade” (1994), quando Andy Dufresne (Tim Robbins), condenado injustamente pelo assassinato da mulher e amante, usa os seus conhecimentos para sair do presídio, em uma lição metafísica e absolutamente filosófica. Contudo, “os profissionais que menos usam os conhecimentos são os que têm a maior responsabilidade pela (re)construção deles: os professores. Modernamente, nossos professores não sabem aprender, não estudam nem ensinam: transmitem uma ‘cultura inútil’ fundamentada em valores alheios a sua própria comunidade” (MOURA, 2009).
Qual das alternativas abaixo, poderia tornar os professores produtores de conhecimento?
a)A pesquisa;
b)O ensino;
c)A formação inicial;
d)A troca de experiências;
e)A relação professor-aluno.
 
Questão cód. 1052813
4)O objeto de estudo da “Didática” é:
a)O processo de ensino e o desenvolvimento cognitivo;
b)O processo da aprendizagem focado na teoria de Libâneo;
c)O processo de ensino;
d)O processo de resgate do desejo de aprender.
 
Questão cód. 1054166
5)De acordo com o Art. 61 da LDB 9394/96 a formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos:

I. A associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço.
II. O aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.
III. A valorização da experiência do professor leigo.
IV. Programas de educação continuada para os profissionais de educação dos diversos níveis.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a)I.
b)I e II.
c)I e III.
d)I, II e IV.
e)I, II, III e IV.
 
Questão cód. 1059668
6)Analise: Aprender não é fácil. A dificuldade, o esforço e os erros na hora de compreender novos conhecimentos são realidades que todos os alunos conhecem. Poucas teorias têm outorgado ao erro um lugar tão central como a teoria genética. A partir dessa teoria:

I. os erros são interpretados como indicadores de uma atividade organizadora e assimiladora, certamente insuficiente, porém essencial para poder progredir.
II. os erros são indícios de que o sujeito não incorpora passivamente as informações do seu meio, mas que as assimila aos seus esquemas, mesmo que muitas vezes esses sejam ineficazes e tenham de modificar-se ou organizar-se de maneira mais adequada.
III. os erros são a manifestação do ponto de vista de um sujeito que se encontra em um determinado nível de desenvolvimento e que, com o tempo, superará.

Marque:
a)se apenas a afirmação II for verdadeira.
b)se apenas a afirmação I for verdadeira.
c)se apenas as afirmações II e III forem verdadeiras.
d)se as três afirmações forem verdadeiras.
 
Questão cód. 1090919
7)No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condição pedagógica fundamental, a relação professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que
a)ensinar a memorizar é uma de suas tarefas primordiais, independentemente da área de atuação de sua disciplina.
b)ele é a autoridade máxima em sala de aula, cabendo-lhe controlar as manifestações que possam colocar em risco o êxito do ensino.
c)a repetição dos conteúdos é a prática pedagógica fundamental para a aquisição de novos conhecimentos.
d)normas claras e explícitas e respeito às diferenças individuais contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho educativo e para o sucesso da aprendizagem.
 
Questão cód. 1098677
8)Considerando o disposto no Titulo "Do Direito à Educação e do Dever de Educar', contido na Lei de Diretrizes e Bases da Edu­cação Nacional (1996), qualquer cidadão pode acionar o Poder Público, quando não há acesso:
a)à educação infantil
b)ao ensino fundamental
c)ao ensino média
d)ao ensino superior
e)ao ensino de jovens e adultos
 
Questão cód. 1199745
9)Considerando as Teorias da Aprendizagem, relacione as colunas a seguir:

I. Behaviorismo.
II. Epistemologia Genética.
III. Socio-interacionismo.

( ) Baseada no positivismo que influenciou diferentes conhecimentos, a aprendizagem se dá pela mudança de comportamento resultante do treino ou experiência e se sustenta sobre os trabalhos dos condicionamentos respondentes e, posteriormente, operantes.
( ) Desenvolvida por Jean Piaget, consiste em parte, numa combinação das teorias filosóficas existentes à época, o apriorismo e o empirismo, baseando-se em experiências com crianças a partir do nascimento até a adolescência.
( ) Um ponto central desta teoria desenvolvida pelo estudo de Vygotsky, é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), o qual afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial.

A sequência está correta em:
a)I, II, III
b)II, III, I
c)III, II, I
d)II, I, III
e)I, III, II
 
Questão cód. 1211107
10)Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCN) utiliza a denominação professor de educação infantil para designar os professores responsáveis pela educação direta das crianças de 0 a 6 anos. O trabalho direto com essas crianças exige que o professor tenha uma competência polivalente. Marque a alternativa INCORRETA:

Dentro deste contexto, polivalente significa:
a)Trabalhar com conteúdos de naturezas diversas.
b)Responder às demandas familiares, sem considerar as questões específicas relativas à aprendizagem infantil.
c)Ser um aprendiz que faz reflexões, constantemente, sobre seu fazer pedagógico.
d)Utilizar da observação e do registro como instrumento essencial para reflexão de sua prática pedagógica.
Política de Privacidade 2000-2015 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231