Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1003299
1)De acordo com a Etnomatemática, analise:

I. O ensino da matemática não pode ser hermético nem elitista. Deve levar em consideração, a realidade sociocultural do aluno, o ambiente em que lê, vive e o conhecimento que ele trás de casa.
II. Utiliza-se a matemática formal e acadêmica acarretando a valorização e a inclusão de outras leituras matemáticas que pertencem à cultura dominante.
III. As aulas de matemática nesta perspectiva, propicia ao aluno desenvolver relações entre o mundo e a história dessa disciplina e a desenvolver um olhar crítico frente à matemática.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
a)I
b)II
c)III
d)I e III
e)II e III
 
Questão cód. 1016410
2)Na elaboração de um planejamento interdisciplinar, é necessário que:
a)Se estabeleça uma série de variáveis operacionais que sirvam de suporte, para as disciplinas práticas;
b)Se preserve a autonomia do professor, cada um traçando sua linha de ação;
c)Se utilizem diferentes estratégias de trabalho para possibilitar o envolvimento de todos;
d)Se estabeleça um tempo para o começo e o fim das tarefas;
e)Se criem as condições para que cada professor faça individualmente seu planejamento.
 
Questão cód. 1017420
3)Para Emília Ferreiro, o momento de transição em que a criança, sem-abandonar a hipótese anterior, ensaia em alguns segmentos a análise da escrita em termos dos fonemas, é:
a)alfabético
b)silábicoalfabético
c)pressilábico
d)silábico
 
Questão cód. 1022411
4)Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª de forma a relacionar cada Tendência Pedagógica às suas características.

(1) Tendência Liberal Tradicional
(2) Tendência Liberal Tecnicista
(3) Tendência Progressista Libertadora
(4) Tendência Progressista Crítico-social dos Conteúdos.

(__) Busca a integração teoria e prática.Conteúdos aliados à realidade social.
(__) Aprendizagem receptiva e mecânica, coercitiva, busca a retenção. A aprendizagem depende de treino.
(__) Tem como pressuposto básico a eliminação de toda relação autoritária que impeça a aproximação de consciências.
(__) Modelagem do comportamento do educando. Preparação de indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
(__) Preparação intelectual e moral. Compromisso com o saber desvinculado da realidade social. Ênfase na capacidade individual.
(__) A ação didática estimula e incentiva a participação ativa do educando em sua realidade social.

Na sequência, a numeração correta é:
a)4 , 4, 3 , 1 , 2 e 1.
b)4 , 3 , 2 , 1 , 4 e 1.
c)4 , 1 , 3 , 2 , 1 e 4.
d)1 , 3 , 2 , 4 , 1 e 4.
 
Questão cód. 1024451
5)Entre as inovações preconizadas na LDB, destacam-se as que se referem a ciclos e a regime de progressão continuada. Sobre essa questão, pode-se afirmar que:
a)é facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino Fundamental e Ensino Médio em ciclos iniciais e de recuperação.
b)os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar, em todas as modalidades de ensino, o regime de progressão continuada.
c)é uma estratégia que contribui para a viabilização da universalização da educação básica, da garantia de acesso e permanência das crianças em idade própria na escola.
d)legalmente essa forma de organização não estabelece relações com o rendimento escolar e a produtividade dos sistemas de ensino.
 
Questão cód. 1026540
6)Trabalhar o currículo escolar por meio de projetos didáticos possibilita que os alunos:

I. manipulem e conectem as informações de forma linear.
II. representem o pensamento sobre os conceitos que precisam aprender de modos e formas diversas, a partir de situações-problema.
III. pesquisem e compreendam o conhecimento de forma reflexiva e compartilhada.
IV. exponham aos colegas e à comunidade os conteúdos das disciplinas escolares.
V. explicitem suas aprendizagens de forma retilínea, selecionando os conteúdos com o uso das mídias.

Estão CORRETAS:
a)I, III e V.
b)III e IV.
c)II e III.
d)II e V.
e)I, III e IV.
 
Questão cód. 1059664
7)O insucesso escolar é inato ou é produzido pela sociedade e pela escola? O fato é que inato ou não, na base desse insucesso estão as dificuldades de aprendizagem com todos os problemas que acarretam. A etiologia das dificuldades escolares pode ser colocada em dois níveis a saber:

I. Endógeno: fatores hereditários e sua influência em termos de desenvolvimento.
II. Exógeno: fatores psíquicos, doenças mentais e síndromes.
III. Exógeno: influência das oportunidades e das experiências multissensoriais, necessidades de segurança, afeto, interação lúdica e linguística, responsabilização, independência pessoal.
IV. Endógeno: problemas lesionais e cerebrais, autorregulação do comportamento.

Responde corretamente a proposta da questão a alternativa:
a)I e II.
b)II e IV.
c)I e III.
d)III e IV.
 
Questão cód. 1080340
8)As manifestações pedagógicas podem ser divididas em duas grandes correntes: as pedagogias da essência e as pedagogias da existência. De acordo com Gadotti, as pedagogias da existência propõem:
a)o exercício da atividade lúdica espontânea como método de adaptação social e de acesso ao conhecimento da natureza
b)a oferta de um programa que leve a criança a conhecer sistematicamente as etapas do desenvolvimento da humanidade
c)a organização e a satisfação das necessidades atuais da criança através do conhecimento e da ação
d)a ordenação do ensino segundo a lógica em que o universal e o ideal precedem o particular e o concreto
e)o exercício da contemplação e da atividade crítica como esteios de um ensino autêntico e eficaz
 
Questão cód. 1137479
9)Pode-se dizer que ocorre aprendizagem quando uma pessoa
a)alcança a nota máxima em processos avaliativos e em processos de autoavaliação após a apresentação de argumentos sobre uma determinada temática.
b)manifesta aumento da capacidade para determinados desempenhos em decorrência de experiências por que passou.
c)adquire conhecimentos teóricos sobre aspectos de sua vida prática, mesmo que não tenha vivenciado a situação avaliada.
d)é capaz de descrever uma situação vivida semelhante a relatada pelo professor em processos denominados de estudo de caso.
 
Questão cód. 1172646
10)Segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a expressão educação básica significa:
a)As diversas modalidades de educação e ensino vigentes no Brasil.
b)Primeiro nível escolar formado por educação infantil e os ensinos fundamental e médio.
c)Ensino fundamental público ou privado, obrigatório para todo o cidadão brasileiro.
d)Educação pública, gratuita e obrigatória para população de até quatorze anos de idade.
e)Todos os níveis escolares vigentes nos sistemas públicos de ensino.
Política de Privacidade 2000-2015 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231