Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1003507
1)A redação técnica oficial é simples e sóbria e subordina-se a princípios que se aplicam a todas as correspondências, inclusive Atas, que necessariamente deverão conter, EXCETO:
a)Natureza da reunião.
b)Nome de quem presidiu a reunião.
c)Hora, dia, mês e ano por extenso.
d)Membros presentes e ausentes consignados sem-justificativa.
e)Síntese das resoluções tomadas.
 
Questão cód. 1004072
2)Em educação ambiental, é fundamental desenvolver atividades que visem à valorização do manejo sustentável como busca de uma nova relação entre a sociedade e a natureza. Isso implica suscitar entre os estudantes debates em torno de temas que conduzam a ações, como o(a):
a)apoio a projetos de desenvolvimento em larga escala.
b)aumento da produção de alimentos para a humanidade por meio da expansão das fronteiras agrícolas.
c)conhecimento de técnicas básicas de agricultura orgânica e de uso ampliado de agrotóxicos.
d)ampliação da capacidade atual de descarga de lixo para acompanhar o incremento das atividades produtivas.
e)eficiência das indústrias, diminuindo o desperdício e reduzindo a produção de lixo tóxico ou não tóxico.
 
Questão cód. 1009752
3)Quanto à gestão por competência, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. Posteriormente escolha a sequência que condiz com a sua opção:

(___) A Gestão por Competências nasceu para replicar questões particulares do cenário empresarial; porém, é ineficaz e a corporação não deve dar menção a esta categoria de conhecimento empresarial.
(___) A emergência desta metodologia de gestão representa uma tentativa de resposta à necessidade de superação da concorrência num mercado globalizado.
(___) As exigências por agilidade, diferenciação e inovação contínua, as demandas de aprendizagem e de criação do conhecimento para lidar com questões inéditas e surpreendentes que surgem a cada dia no contexto organizacional demandaram o surgimento da gestão por competências.
(___) Seu foco principal está orientado no desenvolvimento de competências e de novos conhecimentos, fontes por excelência para a conquista de vantagem competitiva sustentável.
a)A sequência correta é: F – V – V – V.
b)A sequência correta é: F – V – F – F.
c)A sequência correta é: V – V – F – V.
d)A sequência correta é: V – V – V – F.
e)A sequência correta é: F – F – V – V.
 
Questão cód. 1012970
4)Analise as afirmativas abaixo:

I. O enfoque das políticas educativas, tanto nos países desenvolvidos como nos que se encontram em diferentes graus do processo de desenvolvimento, recoloca a educação no centro das preocupações das políticas públicas.
II. A centralidade da educação na pauta das políticas governamentais está sendo entendida não somente como uma exigência para o exercício da cidadania como também uma necessidade estratégica dos países.
III. As novas demandas educativas reforçam a defesa que se fez da escola, desde os finais dos anos 80, uma instituição destinada prioritariamente à transmissão/apropriação do conhecimento sistematizado.
IV. A apropriação do conhecimento sistematizado adquiriu um perfil mais nítido e pode ser traduzido como domínio de conteúdos, desenvolvimento de habilidades cognitivas e de capacidades sociais.

Marque a alternativa correta:
a)as afirmativas I e II estão corretas
b)apenas a afirmativa III está incorreta
c)as afirmativas II e III estão corretas
d)a afirmativa IV está correta
 
Questão cód. 1032628
5)O artigo 29 da LDB, ao definir o âmbito da educação Infantil, estabelece uma exigência de cooperação e articulação entre escola, família e comunidade, ou seja, compete à escola complementar “ação da família e da comunidade”. O artigo seguinte da aludida lei, estrutura o oferecimento da educação infantil na escola. Com base na legislação, indique a alternativa correta.
a)A educação infantil será oferecida em creches, para crianças de até quatro anos de idade, e em pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade;
b)A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade, e em pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade;
c)A educação infantil será oferecida em entidades não governamentais, para crianças de até três anos de idade, e em pré-escolas, para as crianças de quatro a sete anos de idade;
d)A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até dois anos e meio de idade, e em pré-escolas, para as crianças de três a seis anos de idade;
e)A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até cinco anos de idade, e em pré-escolas, para as crianças de seis anos de idade.
 
Questão cód. 1048219
6)No que se refere à relação entre prática educativa e sociedade, analise as asserções a seguir, inspiradas no livro Didática
Asserção 1:
Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepará-los para a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social, porque Asserção 2:
não há sociedade sem-prática educativa, nem prática educativa sem-sociedade.
Acerca dessas assertivas e de suas inter-relações, assinale a opção correta.
a)A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
b)A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
c)As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d)As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
e)Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
 
Questão cód. 1050064
7)De forma quase consensual, os especialistas afirmam que “O processo de aprendizagem é pessoal, sendo resultado de construção e experiências passadas que influenciam as aprendizagens futuras. Dessa forma a aprendizagem numa perspectiva cognitivoconstrutivista é como uma construção pessoal resultante de um processo experimental, interior à pessoa e que se manifesta por uma modificação de comportamento” (LIMA, 2008). Nesta expectativa, encontramos os estudiosos que defendem “fases da aprendizagem” e/ou “tipos de aprendizagem”. Para Moura (2008) aprender é “sempre um processo de reconstrução das realidades locais, onde estamos inseridos, aplicando nestes contextos as informações, transformando-as em conhecimento significativo. Neste pressuposto, aprender exigir contato com a realidade concreta e equivale a reconstruir realidades segundo os valores e interesses de uma coletividade”. Defendendo as fases do ato de aprender, Piletti (1987) as nomeia. Assinale a alternativa que apresenta os nomes destas fases segundo o autor citado:
a)Sincrética, Contextual e Realística;
b)Sincrética, Sintética e Estética;
c)Sincrética, Analítica e Sintética;
d)Analítica, Política e Sincrética;
e)Política, Filosófica e Sincrética.
 
Questão cód. 1080346
8)Ao considerar a trajetória da educação brasileira e as tentativas de democratização escolar no Brasil, Piletti observa que:
a)os fatores internos à escola continuam sendo os determinantes mais decisivos do fracasso escolar
b)a tendência à democratização atingiu seus objetivos apenas no que diz respeito aos aspectos quantitativos
c)a gradativa redução da oferta de vagas não se fez acompanhar de melhores resultados em relação aos indicadores de qualidade de ensino
d)as estruturas socioeconômicas constituem os mais graves fatores a impedir a democratização das oportunidades escolares
e)as alterações nas condições de vida da população não se traduziram em mudanças significativas nas condições escolares
 
Questão cód. 1137545
9)De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, constitui objetivo do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
a)ler, escrever e contar, dominando, prioritariamente, as diferentes formas de expressão e culturas do lugar onde vivem.
b)conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações.
c)ter acesso ao conjunto de conhecimentos elaborados na escola e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.
d)compreender a cidadania como participação nas eleições municipais e das associações locais como exercício de direitos e deveres políticos.
 
Questão cód. 1171833
10)Assinale a alternativa incorreta. Segundo a LDB, a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
a)Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
b)Possibilidade de retrocesso nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
c)Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
d)Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
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