Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1004072
1)Em educação ambiental, é fundamental desenvolver atividades que visem à valorização do manejo sustentável como busca de uma nova relação entre a sociedade e a natureza. Isso implica suscitar entre os estudantes debates em torno de temas que conduzam a ações, como o(a):
a)apoio a projetos de desenvolvimento em larga escala.
b)aumento da produção de alimentos para a humanidade por meio da expansão das fronteiras agrícolas.
c)conhecimento de técnicas básicas de agricultura orgânica e de uso ampliado de agrotóxicos.
d)ampliação da capacidade atual de descarga de lixo para acompanhar o incremento das atividades produtivas.
e)eficiência das indústrias, diminuindo o desperdício e reduzindo a produção de lixo tóxico ou não tóxico.
 
Questão cód. 1015255
2)Em uma prática de ensino inspirada na teoria de Piaget, o professor deve considerar o erro prioritariamente como algo que:
a)indica o nível de domínio de uma determinada noção;
b)deve ser evitado no processo de construção do conhecimento;
c)não deve ser corrigido no processo de construção do conhecimento;
d)deve ser eliminado de imediato, sob pena de se fixar como conduta.
 
Questão cód. 1024995
3)Acerca da educação infantil, considere as afirmativas:

I. O papel do professor é de sujeito que organiza as propostas de ensino-aprendizagem para efetivar a mediação entre a criança e o conhecimento.
II. Brincar é a principal atividade da criança pequena. A educação infantil deve, então, valorizar e reconhecer a importância do tempo que as crianças dedicam ao brincar, incorporando-o à rotina do trabalho educativo.
III. É também através da brincadeira que as crianças amadurecem para a vida coletiva, desenvolvendo a competição, o egocentrismo.
IV. O brincar é incorporado no trabalho da educação infantil como um momento de desenvolvimento psicológico e social.

Assinale a alternativa CORRETA.
a)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
b)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c)Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d)Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
 
Questão cód. 1030952
4)De acordo com a LDB, a avaliação do desempenho do aluno deverá ser contínua e cumulativa, observando-se a:
a)Ponderação entre os aspectos qualitativos e os quantitativos durante o período de aprendizagem de modo a possibilitar recuperação paralela durante o processo;
b)Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
c)Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados das provas finais;
d)Prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos a partir das avaliações nacionais;
e)Prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos nas avaliações bimestrais.
 
Questão cód. 1049579
5)Qual das afirmativas abaixo corresponde ao conceito de avaliação formativa?
a)Avaliação cumulativa dos resultados das aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais dos alunos ao final de uma sequência didática, de modo a favorecer a construção de aprendizagens significativas.
b)Avaliação final do processo de formação e exercício da cidadania dos alunos ao longo do projeto educativo, tendo em vista o desenvolvimento de condutas cognitivas e sociais ativas, que favoreçam a construção da autonomia.
c)Avaliação inicial dos conhecimentos prévios dos alunos, tendo em vista estabelecer um diagnóstico da turma, com o objetivo de elaborar o planejamento do ensino e descrever as expectativas de aprendizagens que serão desenvolvidas ao longo de um percurso de formação.
d)Avaliação que objetiva acompanhar o processo de construção das aprendizagens do aluno durante o percurso de sua formação, de modo a interferir nos seus resultados, por meio da intervenção didática do professor e pelo aluno, desenvolvendo a sua meta-cognição.
e)Avaliação de natureza criterial e normativa que objetiva verificar as aprendizagens dos alunos em função dos objetivos estabelecidos, com a finalidade de qualificar seus desempenhos e certificar os estudos realizados e concluídos com êxito.
 
Questão cód. 1050691
6)Assinale a opção que está em DESACORDO com o Art. 32. da LDB no que diz respeito aos objetivos do ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade.
a)O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
b)A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
c)O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
d)O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
e)O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
 
Questão cód. 1050716
7)Assinale a opção CORRETA.
a)No Brasil, não há mais espaço para a creche desempenhar exclusivamente atividades com caráter predominantemente assistencialista e filantrópico de combate à pobreza e à mortalidade infantil.
b)A rotina de funcionamento da maioria das creches deve centrar maior atenção na guarda e nos cuidados físicos das crianças.
c)A creche não deve centrar atenção na educação e na busca de um adequado desenvolvimento global das crianças.
d)A estrutura básica de funcionamento da creche deve seguir apenas os moldes de sua função assistencial.
e)A auxiliar de creche, que passa a realizar apenas os cuidados das crianças, deve ignorar a família das crianças.
 
Questão cód. 1090902
8)O aproveitamento escolar representa uma questão pedagógica fundamental para o sucesso da prática educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o(a)
a)maior e principal causa da reprovação escolar reside nas práticas avaliativas adotadas pela escola.
b)processo burocrático instalado no âmbito da escola é o grande responsável pelos altos índices de reprovação escolar.
c)adoção de práticas pedagógicas que atendam as diferenças individuais do educando com a efetivação do processo avaliativo classificatório constituem os determinantes do fracasso escolar.
d)fracasso escolar é causado por diversos fatores sejam eles de ordem psicológica, social ou organizacional da escola, sendo a reprovação, bem como a efetivação da repetência um dos fatores determinantes desse fracasso.
 
Questão cód. 1133415
9)Segundo Daniel Dubois, o processo referente à reflexão do sistema inteligente sobre os seus métodos de autoaprendizagem recebe a seguinte denominação:
a)meta-aprendizagem
b)aprendizagem
c)autoaprendizagem
d)meta-autoaprendizagem
e)subaprendizagem
 
Questão cód. 1231217
10)Com relação o Ensino Religioso e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) não é correto afirmar que:
a)A Constituição Federal de 1934 assegurou o ensino religioso nas escolas públicas.
b)A LDB de 1971 estendeu o ensino religioso nas escolas públicas de 2° grau.
c)A lei n° 9.394/ 96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabeleceu em seu artigo 33 que o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituiria disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta
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