Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1024984
1)Na educação infantil, as tarefas e atividades devem ter sentido e significado para que a aprendizagem possa ser produzida, é importante que sejam propostas suficientemente interessantes para as crianças, com a intenção de aumentar seu desenvolvimento:
a)Físico, cognitivo, afetivo e social.
b)Físico, interativo, educativo e plurianual.
c)Pessoal, interpessoal e sensorial.
d)Emocional, pessoal e sensorial.
 
Questão cód. 1043430
2)Segundo José Carlos Libâneo o planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – está recheado de implicações sociais e têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento é uma atividade de:
a)Estabelecimento da dicotomia teoria e prática
b)Preenchimento de formulários para controle administrativo
c)Guia de orientação para a exclusão dos alunos desobedientes
d)Atendimento ao que foi elaborado pelos técnicos a ser executado pelo professor
e)Reflexão acerca das nossas opções e ações |
 
Questão cód. 1043433
3)O Plano Político Pedagógico da escola (PPP) expressa as orientações gerais que sintetizam as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e deve ser elaborado:
a)Coletivamente estabelecendo ligações com os planos de ensino.
b)Por uma equipe escolar que não está em sala de aula.
c)Por uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
d)Pela equipe gestora e executado pelos docentes.
e)Por pessoas que entendam como deve ser elaborado tecnicamente um PPP e executado em sala de aula.
 
Questão cód. 1050068
4)Com relação aos tipos de aprendizagem, Piletti (1987) recorre ao pressuposto linguístico para determinar que estes tipos tornam-se claros e evidentes através de expressões verbais criadas pelo professor e que introduzem:
a)os objetivos de ensino.
b)os conteúdos de ensino.
c)a metodologia de ensino.
d)a avaliação da aprendizagem.
e)o planejamento de ensino.
 
Questão cód. 1050555
5)Sobre o FUNDEB, julgue as afirmações abaixo como verdadeiras(V) ou falsas(F).

( ) Em junho de 2007, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 11.494, que regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
( ) O novo fundo, que atende desde a creche até o ensino médio, começou a vigorar em janeiro de 2007 e se estenderá a 2021.
( ) Com os recursos do Fundeb, entretanto, os investimentos na habilitação e/ou capacitação de professores não poderão ser custeados com a parcela de até 40% desses recursos.

A sequência CORRETA é:
a)V, V, V.
b)V, F, F.
c)V, V, F.
d)F, F, F.
e)F, F, V.
 
Questão cód. 1070331
6)“O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. E para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência...”. (Rubem Alves) – Considerando que as classes populares produzem saberes, ligados às suas experiências de vida e ao contexto social em que estão inseridos, identique a opção CORRETA em relação a educação popular:
a)A Educação Popular é uma educação comprometida e participativa orientada pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo. Sendo em si uma educação fria e imposta, pois baseia-se no saber da comunidade, que pouco dialoga.
b)É possível considerar como a principal característica da educação popular a utilização do saber da comunidade como matéria prima para o ensino. É aprender a partir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas geradores do cotidiano dele.
c)O educador popular constitui-se em um transmissor de informações, descontextualizadas da realidade dos sujeitos com quem atua restringindo-se a um grande facilitador de aprendizagens.
d)É diferente de uma Educação Informal porque possui uma relação vertical entre educador e educando.
e)Não existe relação entre educação popular e a seguinte frase de Paulo Freire “já não se pode afirmar que alguém liberta alguém, ou que alguém se liberta sozinho, mas os homens se libertam em comunhão”. Visto que ela refere-se a educação tradicional.
 
Questão cód. 1089988
7)Pesquisas revelam que o cotidiano institucional de Educação Infantil exerce na vida da criança um papel fundamental, exigindo que seja pensado e planejado pelos profissionais que nele atuam, os quais, junto com a família, são coresponsáveis na tarefa de cuidar e educar. Assim, é importante conceber as Instituições de Educação Infantil:
a)Como um contexto coletivo de cuidado e de educação das crianças.
b)Como um local apropriado apenas para desenvolver o ensino formal e a aprendizagem das crianças pequenas.
c)Como um espaço eminentemente recreativo.
d)Como uma unidade independente das secretarias de educação e de outras Instituições de Educação Infantil.
e)Como um ambiente que recebe apenas crianças de famílias de classe social menos favorecida.
 
Questão cód. 1171925
8)É incorreto afirmar sobre a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96:
a)A educação infantil não só é direito de todos e dever do Estado, como também passou a ser considerada como parte da educação básica.
b)A educação escolar compõe-se de educação básica e ensino médio.
c)A educação escolar compõe-se de educação infantil e educação superior.
d)b e c estão corretas.
 
Questão cód. 1223280
9)Ao disciplinar os assuntos relativos à Educação Infantil, a LDB atual (Lei Nº 9.394/96), em seus artigos 29-31, apresenta um vislumbre de como deve ser praticada essa primeira etapa de ensino da educação básica. Com base na referida legislação, julgue as afirmações abaixo:
I. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até sete anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
II. A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.
III. A avaliação na educação infantil não tem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Está(ão) correta(s):
a)Apenas I.
b)Apenas I e II.
c)Apenas II e III.
d)Apenas III.
e)I, II e III.
 
Questão cód. 1231217
10)Com relação o Ensino Religioso e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) não é correto afirmar que:
a)A Constituição Federal de 1934 assegurou o ensino religioso nas escolas públicas.
b)A LDB de 1971 estendeu o ensino religioso nas escolas públicas de 2° grau.
c)A lei n° 9.394/ 96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabeleceu em seu artigo 33 que o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituiria disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
d)Nenhuma das alternativas anteriores está correta
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