Atualidades

Questão cód. 1024067
1)“A China é o maior exportador do mundo. Mas é um campeão olímpico que usa anabolizante. O país usa uma taxa de câmbio que aumenta a competitividade de seu produto, de uma forma completamente artificial em um mundo que adota o câmbio flutuante. Em 1999, a China tinha 3% da exportação mundial. Agora, são 10%. Se continuar no mesmo ritmo de crescimento, vai chegar a 25% em dez anos. O país joga de forma desleal.” Essa foi à afirmação da jornalista Miriam Leitão, no Jornal Bom dia Brasil, na manhã do dia 11 de janeiro de 2010. Assinale a alternativa correta.
a)Pode-se dizer que os primeiros contatos de nossa cultura com a cultura chinesa tiveram início com a viagem de Marco Polo àquele país, pois ele era de Portugal.
b)As relações culturais com a China foram estreitadas com a exibição da novela brasileira “Escrava Isaura”, estrelada pela atriz Lucélia Santos, na metade dos anos 80.
c)Luiz Inácio Lula da Silva foi o presidente brasileiro que formalizou as primeiras relações diplomáticas com a China por ser ele um socialista.
d)No período militar (1964-1985) o Brasil rompeu os contatos com a China, pois suas posições políticas eram contrárias e conflitantes.
e)O Presidente Fernando Henrique Cardoso tentou estabelecer comércio com a China, visitando o país em 1988, mas Jiang Zemin recusou-se.
 
Questão cód. 1027359
2)A CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado aprovou recentemente o ingresso de um novo país no MERCOSUL.

Assinale a alternativa que indica esse país.
a)( ) Haiti
b)( ) Chile
c)( ) Paraguai
d)( ) Venezuela
e)( ) África do Sul
 
Questão cód. 1062383
3)Segundo Márcia N. Tornello, “o mundo que amplia as redes de transportes e derruba barreiras à circulação de mercadoria ergue muros contra o livre trânsito de pessoas”. Sobre os muros e as barreiras atuais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O muro construído por Israel, na Cisjordânia, território unicamente palestino, tem sido apoiado por todos os países do mundo, pois o governo judeu alega questões de segurança antiterrorista.
( ) A legislação contra o imigrante, na UE, tenta frear o fluxo humano, dentre outras formas, com detenções e repatriamentos de imigrantes ilegais.
( ) O avanço do muro que separa os EUA do México, aliado aos efeitos da crise econômica, foi capaz de conter, definitivamente, a imigração ilegal de mexicanos em território norte-americano.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
a)V V V
b)V V F
c)V F V
d)F V F
e)F V V
 
Questão cód. 1062398
4)A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas teve como principal resultado o Acordo de Copenhague.
A partir dessa informação, é correto afirmar:
a)A aprovação desse acordo foi unânime por parte da sociedade internacional e fortemente aceita pela ONU.
b)As metas brasileiras para redução das emissões de gases de efeito estufa baseiam-se, dentre outras medidas, na redução do desmatamento.
c)O principal objetivo do referido acordo, visando estabelecer o tratado substituto do Protocolo de Kyoto, vigente de 2006 a 2010, foi plenamente alcançado, segundo seus participantes.
d)O texto do acordo considera o aumento-limite de temperatura de 3º Celsius, nos próximos anos, para proteger nações litorâneas do desaparecimento.
e)Os países desenvolvidos, conforme as exigências do IPCC, comprometeram-se em reduzir 80% de suas emissões até 2020.
 
Questão cód. 1062401
5)A Bahia, apesar de ainda ocupar posição desprivilegiada no ranking do IDH brasileiro, tem apresentado crescimento nos seus indicadores, como
a)emprego formal e renda.
b)fecundidade e longevidade.
c)informalidade e salário mínimo.
d)expectativa de vida e escolaridade.
e)saneamento básico e assistência a saúde.
 
Questão cód. 1070725
6)No ano de 2008, cientistas descobriram um tipo de vacina contra o mal de alzheimer. Em que consiste a metéria prima dela?
a)Destruir as células no sangue.
b)Destruir as placas causadoras da doença.
c)Aumentar a quantidades de placas para bloquear o vírus.
d)Diminuir as placas para amenizar os sintomas da doença.
e)Aumentar as placas para amenizar os sintomas da doença.
 
Questão cód. 1087734
7)Por volta do século VIII d. C., os árabes invadiram a península Ibérica, aí permanecendo por sete séculos, sem conseguir impor a língua árabe. Todavia, muitas palavras árabes passaram a fazer da língua portuguesa. Estão entre elas, EXCETO:
a)Algarismo
b)Alfafa
c)Alface
d)Abacaxi
e)Alcachofra
 
Questão cód. 1176788
8)O Congresso aprovou, em julho de 2009, o repasse, para o ano que vem, de R$ 1,3 bilhão aos estados, como compensação das perdas causadas pelo incentivo concedido pela Lei Kandir. Esta Lei:
a)isentou de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) os financiamentos feitos pelo BNDES para produtos exportáveis.
b)impediu o repasse de parte da arrecadação do Imposto de Renda (IR) de Pessoas Jurídicas produtoras de bens de capital.
c)suspendeu a cobrança de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) dos financiamentos agrícolas dos bancos privados.
d)contingenciou, em 2008, recursos que estavam destinados aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo por conta da exportação de minério de ferro.
e)retirou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das exportações de produtos básicos.
 
Questão cód. 1208248
9)Paralelamente ao advento da Terceira Revolução Industrial ocorreu um conjunto de mudanças na organização do capitalismo contemporâneo, dando origem ao atual modelo produtivo, conhecido como pósfordista ou toyotista. Assinale a alternativa que contém uma característica correta desse novo modelo:
a)grandes unidades produtivas que realizam todas as etapas da produção
b)ampliação da oferta de empregos no setor industrial
c)produção diversificada e vinculada às demandas específicas do mercado
d)elevado índice de defeitos e de desperdício de matéria-prima
 
Questão cód. 1231527
10)O confronto entre o governo de Bashar al-Assad e as forças sírias de oposição, iniciado em 2011 com as manifestações da Primavera Árabe, assumiu forma de uma verdadeira guerra civil, aumentando o estado de tensão no Oriente Médio. Acerca do conflito na Síria e de suas implicações internacionais, é correto afirmar:
a)Os rebeldes, cujo principal braço armado é o Exército Livre da Síria (ELS), lutam contra as forças do governo sem qualquer apoio militar externo.
b)O país conta com aliados importantes, como Egito e Israel, duramente afetados pela política dos Estados Unidos na região.
c)Os principais opositores de Bashar na região são o Irã e o grupo libanês Hezbollah, este último, acusado de atentados terroristas contra prédios do governo sírio.
d)O país foi condenado por unanimidade, em todas as ocasiões, no Conselho de Segurança da ONU, em resposta ao uso de armas químicas e bacteriológicas, proibido por acordos internacionais.
e)A oposição interna defende a realização de reformas políticas democráticas, às quais se opõe o presidente Bashar.
Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231