Atualidades

Questão cód. 1019312
1)Leia os trechos:

I. “O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, lançou um chamado aos líderes mundiais para que adotem medidas de estímulo monetário e fiscal para tirar o mundo da depressão”.
II. “O protecionismo atrofia a economia mundial em seu conjunto”, declarou o porta-voz do governo japonês.
(Veja, 04.02.2009)

A partir da leitura dos textos, é correto concluir que, em relação à crise econômica mundial, os governos da Grã-Bretanha e do Japão:
a)são pessimistas e não veem solução a médio prazo.
b)pregam a adoção de medidas socialistas.
c)acreditam nas medidas neoliberais adotadas pelo governo Bush.
d)defendem a intervenção governamental e abertura comercial.
e)acusam os Estados Unidos e pregam medidas radicais.
 
Questão cód. 1068125
2)Um tsunami (ou tsunâmi, do japonês, significando literalmente onda de porto) é uma onda, ou uma série delas, que ocorrem após fortes perturbações que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, atividade vulcânica, ab-rupto deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar. Há quem identifique o termo com "maremoto" - contudo, maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de fato originar um (a) tsunami.
(FONTE: Wikipédia - A enciclopédia livre. Dezembro, 2008)

Há pouco tempo, por conta de um terremoto de 8.8° na escala Richter, ocasionado por falhas tectônicas, um país sofreu com um forte tsunami que devastou grande parte do litoral de uma cidade. Que cidade foi esta?
a)Buenos Aires, Argentina.
b)Concepción, Chile.
c)Concepción, Argentina.
d)Constituición, Chile.
 
Questão cód. 1088999
3)Mahatma Gandhi, na luta contra o domínio inglês, adotou como estratégia a desobediência, o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses. Gandhi é o grande herói da independência do(a):
a)Israel.
b)Butão.
c)Índia.
d)Indonésia.
e)Afeganistão.
 
Questão cód. 1108333
4)Pernambuco situa-se no centro-leste da região Nordeste, tendo como limites Paraíba e Ceará a noroeste, o Oceano Atlântico a leste, Alagoas e Bahia ao sul e Piauí a Oeste. Quanto à Geografia de Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.
a)O Estado está inserido na zona intertropical, logo apresenta predominantemente temperaturas altas, todavia o quadro climático é bem diversificado devido à interferência do relevo e das massas de ar.
b)Na Zona da Mata o clima é predominantemente pseudotropical, com fortes chuvas no outono e inverno.
c)Há muitos lagos e lagoas no estado.
d)Seus rios principais são São Francisco, Capibaribe, Ipojuca, Una, Pajeú e Jaboatão.
e)O São Francisco é de importância vital para o interior do estado, principalmente para distribuição de umidade através de irrigação.
 
Questão cód. 1121060
5)Pré-sal pode tirar Brasil do rumo certo, diz Lester Brown

O americano Lester Brown, um dos principais pensadores da chamada economia ecológica, é um homem de fala mansa e semblante sério. E gosta de dar conselhos. Para o Brasil, o recado foi claro: o País não deve se perder nas brumas das promessas do petróleo do pré-sal e manter firme sua aposta nas energias renováveis.
(http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091030/ not_imp458711,0.php)

Sobre o pré-sal, considere:

I. É uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina; o petróleo abaixo dessa camada pode estar mais de 7 mil metros de profundidade.
II. Um dos principais campos identificados denomina-se Tupi, situado na Bacia de Santos.
III. Os cálculos apontam que a camada, no total, pode abrigar cerca de 150 bilhões de barris em reservas, o que colocaria o Brasil entre os cinco maiores produtores do mundo.
IV. As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal estão localizadas a mais de 13 milhas do litoral, portanto, fora do mar territorial brasileiro.

Está correto o que se afirma SOMENTE em
a)I e II.
b)I e III.
c)II e III.
d)II e IV.
e)III e IV.
 
Questão cód. 1134011
6)Patrono do exército brasileiro:
a)Marechal Deodoro.
b)Barão de Maua.
c)Duque de Caxias.
d)Marquês de Pombal.
e)Almirante Tamandaré.
 
Questão cód. 1169245
7)A revista norte americana Science revelou recente­mente a descoberta, na África do Sul, de dois esquele­tos parciais fossilizados de uma espécie de hominí­deo, com quase dois milhões de anos.
Assinale a alternativa que pode ser corretamente relacionada ao texto.
a)Trata-se de uma importante descoberta que ajudará os cientistas nas suas pesquisas rela­cionadas com a evolução humana.
b)As descobertas na África do Sul comprovam não haver qualquer ligação entre a espécie humana (homo) e os australopithecus.
c)O achamento de tais esqueletos sepulta de vez a teoria da origem das espécies proposta por Charles Darwin.
d)As descobertas na África do Sul comprovam plenamente o criacionismo, ideia defendida pelos anticlericais e racionalistas.
e)Os estudos na revista Science, a respeito dos esqueletos da África do Sul, comprovam a teoria até então ridicularizada de que a espé­cie humana teve origem em outro planeta do sistema solar.
 
Questão cód. 1172675
8)Composição de Donga datada de 1916, é considerado o primeiro samba brasileiro, por substituir o maxixe:
a)"Pelo telefone"
b)"Samba da minha terra"
c)"O samba nasceu lá na Bahia”
d)"Aquarela do Brasil"
e)"Tias Baianas"
 
Questão cód. 1190736
9)Nos últimos anos, a América Latina viveu grandes mudanças políticas que levaram ao poder, em diversos países, líderes que adotaram posturas políticas e econômicas contrárias às que até então vinham sendo implementadas.

Acerca do contexto político latino-americano e tomando as ideias anteriores apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.
a)As ações dos atuais governantes de Venezuela, Bolívia, Equador e Colômbia ilustram adequadamente o trecho “adotaram posturas políticas e econômicas contrárias às que até então vinham sendo implementadas”.
b)Cuba vive um momento de transição em sua história econômica. Tendo-se tornado socialista na década de 60 do século passado, atualmente vem-se abrindo em ritmo acelerado aos investimentos internacionais, notadamente dos países da América Anglo-saxônica. Tal abertura, deflagrada após a ascensão de Raúl Castro, fez com que o país recebesse a alcunha de “China do Caribe”.
c)Pelo fato de permitir uma gradual transição para um regime mais democrático, o governo cubano foi agraciado recentemente, pelos Estados Unidos, com a suspensão do embargo à sua economia, que vigorava há varias décadas.
d)A ascensão ao poder por vias democráticas não costuma ser uma regra na América Latina, de que é exemplo o recente golpe contra o presidente de Honduras, Manuel Zelaya; ressalte-se, entretanto, que o golpe foi censurado por todos os países do continente, à exceção dos Estados Unidos da América.
e)Atualmente, um país que vem desempenhando importante papel na sustentação do regime cubano é a Venezuela, que, aproveitando-se de sua enorme riqueza daquele hidrocarboneto, fornece a Havana petróleo a custo mais baixo que o de mercado.
 
Questão cód. 1208251
10)“O presidente da Autoridade Nacional da Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, reiterou ontem (21) o pedido de que Israel cesse a construção dos assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Leste. A Palestina não aceitará a sugestão americana para retomar a negociação direta.” (China Radio Internacional - http://portuguese.cri.cn - acesso em 22/11/2010). O conflito entre palestinos e israelenses é um dos mais significativos da geopolítica mundial dos últimos sessenta anos. A causa principal dessa disputa está relacionada ao fato de que esses dois povos:
a)possuem diferenças religiosas capazes de fomentar um ódio recíproco há mais de dois mil anos
b)disputam o mesmo território como base para seus respectivos estados-nacionais
c)apresentam diferenças étnicas que vêm servindo de base à política racista israelense há pelo menos dois séculos
d)competem pelo controle estratégico das grandes jazidas de petróleo e gás natural da região
Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231