Atualidades

Questão cód. 1027360
1)Assinale a alternativa em que os três acontecimentos citados ocorreram no século XXI.
a)( ) Atentado na estação Atocha em Madri; Ataque ao arraial de Canudos; Eleição do presidente Fernando Collor de Melo.
b)( ) Atentado em Seravejo, matando o príncipe herdeiro da Áustria ; Ataque às torres gêmeas de Nova Iorque ; Renúncia do Presidente Jânio Quadros.
c)( ) Ataque às torres gêmeas de Nova Iorque; Invasão da Polônia pelas tropas da Alemanha; Eleição do presidente Barak Obama.
d)( ) Atentado na estação Atocha em Madri; Ataque às torres gêmeas de Nova Iorque; Eleição do presidente Fernando Collor de Melo.
e)( ) Ataque às torres gêmeas de Nova Iorque; Invasão do Iraque pelas tropas dos EUA, Inglaterra e outros países ; Eleição do presidente Barak Obama.
 
Questão cód. 1062390
2)Mais da metade da população mundial já vive nas cidades e os problemas decorrentes desse fato tendem a se agravar, principalmente nos países pobres, onde o crescimento é muito mais acelerado.
As informações contidas no texto e os conhecimentos em relação aos problemas enfrentados pelas grandes cidades do mundo permitem afirmar:
a)A falta de coleta de lixo, em aglomerações urbanas de países pobres, provoca contaminação da água, e a ausência de galerias pluviais torna as enchentes, nessas áreas, mais graves, ocasionando doenças, a exemplo da leptospirose.
b)A rápida mobilidade social, nas grandes cidades dos países em desenvolvimento, só tem sido possível nos últimos dois anos, em função do aumento dos empregos formais e da queda acentuada do custo de vida.
c)A expansão horizontal das cidades se constitui um sério problema em termos de estrutura geral, motivo que levou, tardiamente, o governo do Rio de Janeiro a iniciar o projeto de construção de muros ao redor de suas favelas, para estimular o crescimento vertical nesse tipo de ocupação.
d)O setor de transporte é o principal problema enfrentado pelas cidades brasileiras e a tendência é a diminuição da frota para minimizar custos com combustíveis, enquanto o país não se tornar de fato autossuficiente em petróleo.
e)A violência extrema, nas megacidades dos países desenvolvidos, resulta do aumento crescente da população e do consumo, sobretudo por parte dos imigrantes.
 
Questão cód. 1062401
3)A Bahia, apesar de ainda ocupar posição desprivilegiada no ranking do IDH brasileiro, tem apresentado crescimento nos seus indicadores, como
a)emprego formal e renda.
b)fecundidade e longevidade.
c)informalidade e salário mínimo.
d)expectativa de vida e escolaridade.
e)saneamento básico e assistência a saúde.
 
Questão cód. 1063284
4)Língua negra surge nas areias da praia de São Conrado.
Jornal O Globo. Caderno RIO. 14 jan. 2008.

A verificação de que há vazamento de esgoto ou esgoto clandestino, como apontado na matéria do jornal, se faz pela análise do nível de coliformes fecais, o que deve ser monitorado pela(o)
a)CEDAE
b)FEEMA
c)ANVISA
d)SEA
e)MMA
 
Questão cód. 1074289
5)Um dos sites de uma cidade turística da região sudeste informa que ela tem “365 ilhas, uma para cada dia do ano e 2000 praias a seu dispor”. Essa cidade foi manchete de todos os jornais do país no final do ano passado e começo deste ano porque a chuva causou deslizamentos de terra com muitas mortes. Noticiando a tragédia, o portal G1 informou que “além de 19 corpos encontrados na Praia do Bananal, em área ao redor da pousada Sankay, outras 11 mortes já foram confirmadas no Morro da Carioca, na região central da cidade. Segundo a nota (comunicado oficial), oito corpos já foram retirados do morro, mas três, apesar de já localizados, estão numa área de difícil acesso e só serão resgatados na manhã deste sábado (2).” O título adequado que apresenta notícia sobre a tragédia mencionada é:
a)Prefeitura de Cunha (SP) decreta estado de calamidade pública (www.estadao.com.br − 05.01.2010).
b)Chuva isola São Luiz do Paraitinga (SP) e deixa quase toda população fora de casa (Folha On-line − 02.01.2010).
c)Prefeito de Angra dos Reis (RJ) descarta sobreviventes em deslizamento em Ilha Grande (Último Segundo − 01.01.2010).
d)Requião visita cidades atingidas pelas enchentes (http://www.bemparana.com.br).
e)Vila Velha (ES): Moradores contam prejuízos após enchentes − www.mais.uol.com.br − 02/12/2008).
 
Questão cód. 1110964
6)Na véspera de Natal (24/12) um grupo de brasileiros, incluindo mulheres e crianças, foi atacado por mais de 300 habitantes da localidade de Albina, a 150 quilômetros da capital do país. Sobre esse fato leia as afirmações.
I. O país onde ocorreu esse fato é o Suriname, antiga colônia holandesa.
II. O Suriname é um país situado a oeste do Brasil e faz fronteira com o Mato Grosso.
III. A maior parte dos brasileiros que vive na região trabalha em garimpos.
Está correto somente o que se afirma em
a)I .
b)I e II.
c)I e III .
d)II.
e)I I e II I.
 
Questão cód. 1112182
7)As declarações e ações de Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, causam, em geral, pânico na comunidade internacional. Em relação ao enriquecimento do urânio, uma das bandeiras do líder iraniano, o temor, especialmente do governo norte-americano e de Israel, é de que o Irã
a)domine a tecnologia da fabricação de bomba atômica e torne-se uma potência nuclear.
b)alcance o crescimento industrial similar aos países de sem volvidos e lidere os países muçulmanos.
c)Possa, em poucos anos, superar o desenvolvimento tecnológico do Ocidente e ameace a hegemonia norte americana.
d)tenha acesso e domine o comércio exterior na região do Oriente Médio e de parte da Oceania.
e)possa liderar, juntamente com a Rússia e a China, o sistema internacional, a partir da segunda metade do século e controle as fontes de energia.
 
Questão cód. 1172662
8)É um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas:
a)Folhas Caídas;
b)Admirável Mundo Novo;
c)Mundo em que vivi;
d)Reportagem Incompleta;
e)Tratado da natureza humana.
 
Questão cód. 1206142
9)O setor portuário no Brasil responde, sozinho, por mais de
a)90% das exportações.
b)80% das exportações.
c)70% das exportações.
d)50% das exportações.
e)60% das exportações.
 
Questão cód. 1216021
10)"Um grupo de cientistas anunciou, na Suíça, o que pode ser uma conquista perseguida há 50 anos por físicos do mundo inteiro: a comprovação da existência de uma partícula que tem como nome bóson de Higgs. O anúncio em Genebra, na Suíça, da descoberta de uma nova partícula foi comemorado por cientistas do mundo inteiro (...). Todos os corpos no universo são compostos por partículas. Segundo os cálculos dos cientistas, o bóson de Higgs seria o responsável por partículas adquirirem massa. (...)"
Acesso em 10/12/2012
Por sua importância, como foi apelidada a partícula bóson de Higgs?
a)Partícula de Massa.
b)Partícula do Universo.
c)Partícula de Deus.
d)Partícula da Ciência.
e)Partícula da Vida.
Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231