Atualidades

Questão cód. 1039227
1)A Folha de S. Paulo, em 03/12/2008, informava que o ataque filmado pelas câmeras de um hotel era um “dos diversos ataques coordenados que os terroristas realizaram pelas regiões mais nobres de Mumbai, há uma semana. Em três dos alvos − nos hotéis luxuosos Oberoi Trident e Taj Mahal Palace e no centro judaico Chabad Lubavitch − eles mantiveram centenas de pessoas reféns, até sexta-feira (28)”. Segundo o jornal, “os ataques, que mataram 172 e feriram cerca de 300, foram assumidos por um grupo desconhecido, Mujahedin de Deccan”. Mumbai é uma das mais importantes cidades
a)da Turquia.
b)do Paquistão.
c)do Azerbaijão.
d)do Afeganistão.
e)da Índia.
 
Questão cód. 1056653
2)Recentemente foram divulgados casos de morte por febre amarela, doença viral transmitida pela fêmea de dois mosquitos principais, o Aedes aegypti (febre amarela urbana) e o Aedes leucocelaenus (febre amarela selvagem). Assim como outras doenças tropicais, este é um tipo de enfermidade ligada a fatores socioeconômicos, e que, portanto, atinge populações que vivem em condições precárias de saneamento, habitação, saúde, renda e educação e indicam que
a)a saúde populacional depende da preservação do meio ambiente.
b)a preservação ambiental não mantém o equilíbrio do ecossistema.
c)o controle dessas doenças depende do desmatamento florestal.
d)ações antrópicas afetam pouco os casos destas doenças tropicais.
e)estas doenças independem da preservação ambiental.
 
Questão cód. 1081029
3)Toneladas de lixo são produzidas diariamente em nossas cidades, agravando um sério problema que a humanidade está enfrentando. Assinale a alternativa que identifica este problema.
a)Deflação.
b)Curva de Gaus.
c)Poluição ambiental.
d)Teoria Malthusiana.
e)Globalização da informação.
 
Questão cód. 1111071
4)Nos últimos meses de 2009, a popularidade de Barack O bama despencou nos Estados Unidos, chegando a níveis mais baixos do que os obtidos pelo ex-presidente Bush no final do mandato. Um dos motivos que influíram para a queda da popularidade foi
a)a negativa do governo em socorrer as indústrias automo bilísticas em crise.
b)o descumprimento da promessa de desativação da prisão de Guantânamo.
c)a não deportação dos imigrantes ilegais que vivem no país.
d)a legalização de temas polêmicos como o casamento entre homossexuais.
e)a continuidade do rígido embargo político e econômico a Cuba.
 
Questão cód. 1137641
5)No último dia 12 de março, cidade de OSASCO – SP, o país inteiro acompanhou a tragédia ocorrida com a família Vilas Boas, com o assassinato do cartunista Glauco Vilas Boas e de seu filho Raoni Vilas Boas. O executor desta tragédia era seguidor de uma seita religiosa. (Fonte: Revista Veja, Edição 2157, pág. 67) Indique a alternativa onde aparece o nome desta seita.
a)Candoblé
b)Santo Daime
c)Seicho-No-le
d)Meninos de Deus
e)Vale do Amanhecer
 
Questão cód. 1145710
6)Uma das principais cidades históricas do Estado, (...) ficou completamente alagada ontem devido à chuva (...). Dos cerca de 10500 habitantes, (...) mais de 85% dos moradores tiveram que deixar suas residências.
Fundada em 1769, a cidade, próxima a Taubaté, tem cerca de 90 casas térreas e sobrados tombados pelo patrimônio histórico (...).
(Folha de S.Paulo, 03.01.2010)
A reportagem refere-se a
a)Cunha.
b)Santo Antonio do Pinhal.
c)Angra dos Reis.
d)São Luiz do Paraitinga.
e)Bananal.
 
Questão cód. 1169257
7)Com fundamento na Lei n° 6.745/85, é correto afirmar:
a)A admissão ao serviço público estadual dependerá sempre de aprovação prévia em concurso público, inclusive para o provimento de cargos em comissão.
b)Constitui requisito básico para a inscrição em concurso, além dos constantes das instruções especiais, a comprovação relativa à idade mínima de 16 (dezesseis) anos.
c)O limite máximo de idade para provimento não se aplica ao funcionário público.
d)Na hipótese de concurso de provas e de títulos, a nota final será obtida mediante média ponderada, podendo ser atribuído aos títulos peso superior ao peso das provas.
e)Homologado o concurso, será expedido certificado de habilitação aos candidatos aprovados para o provimento dos cargos, com validade para 1 (um) ano.
 
Questão cód. 1172663
8)Os anos 20 deste século podem marcar a consolidação do fortalecimento de países emergentes como potências econômicas e políticas, em um mundo cada vez mais multipolar. Segundo acadêmicos e instituições de pesquisa, os chamados BRIC’s serão peças-chave dessa nova ordem, fazem parte do BRIC’s:
a)Bolívia, Reino Unido, Israel, Colômbia.
b)Brasil, Rússia, Índia e China.
c)Bangladesh, Reino Unido, Índia e Colômbia.
d)Brasil, Romênia, Itália, China.
e)Brasil, Reino Unido, Indonésia e Chile.
 
Questão cód. 1206145
9)Para que as instalações do terminal de passageiros do Porto de Santos possam ser utilizadas durante a Copa do Mundo de 2014, é necessário investimento na modernidade do porto. Os recursos para a concretização do projeto serão passados por meio
a)do Conselho Nacional de Turismo.
b)da Codesp.
c)do Programa de Aceleração do Crescimento.
d)do Ministério dos Transportes.
e)da Fifa.
 
Questão cód. 1230422
10)O aumento da temperatura média, o derretimento do gelo nos polos e a elevação do nível do mar constituem evidências do atual processo de aquecimento global, cujas causas são atribuídas
a)às radiações provocadas pelo uso intensivo de aparelhos eletrônicos wireless.
b)às mudanças no movimento de translação da Terra em torno do Sol.
c)às tempestades magnéticas ocorridas na superfície do Sol.
d)aos gases de efeito estufa, emitidos em praticamente todas as atividades humanas.
e)à perfuração de poços de petróleo em águas oceânicas profundas.
Política de Privacidade 2000-2015 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231