UFTM e UFMA podem contratar novos profissionais

Quinta-feira, 20 de junho de 2013 às 18h08
UFTM e UFMA podem contratar novos profissionais

Os hospitais vinculados às universidades federais do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Maranhão (UFMA) podem contratar novos profissionais de diferentes especialidades. A autorização para a contratação, a ser feita por meio de concursos públicos promovidos pela Empresa Brasileira de serviços Hospitalares (Ebserh), consta de portarias publicadas nesta quinta-feira, 20.

As contratações permitirão a regularização de parte da força de trabalho que hoje atua nos hospitais com vínculos considerados irregulares pelos órgãos de controle. Além disso, possibilitarão a ampliação e a qualificação da oferta de serviços de saúde à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com os novos postos de trabalho, os hospitais poderão reativar leitos hoje sem uso em decorrência da falta de recursos humanos. Levantamento da Ebserh aponta para a existência de aproximadamente mil leitos desativados - 10% do total existente nos 46 hospitais universitários que integram a rede federal.

O Hospital Universitário do Maranhão, com 1.939 funcionários, parte deles com vínculo a ser regularizado, passará a dispor de 3.235 profissionais. No caso do Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba (MG), o quadro de 1.548 profissionais passará a contar com 1.752.

As contratações resultam de contrato de parceria firmado entre a Ebserh e as universidades às quais os hospitais estão vinculados. A recomposição do quadro de pessoal é uma das iniciativas do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e atende determinação dos órgãos de controle. A partir da autorização, a Ebserh e a superintendência de cada hospital definirão os cargos necessários para em seguida publicar os editais de seleção.

A Ebserh já realizou concurso público para o Hospital Universitário do Piauí e, nos próximos dias, lançará o edital do concurso do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

As portarias do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nº 12 e nº 13, do dia 19 último, que autorizam as contratações, foram publicadas no Diário Oficial da União.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

Compartilhe: