UFMA altera regras para convocação de selecionados no Sisu

Quarta-feira, 6 de junho de 2012 às 10h50
UFMA altera regras para convocação de selecionados no Sisu

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou resolução alterando procedimentos de chamada de candidatos classificados como excedentes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e que concorrem a vagas na instituição. As mudanças ocorreram após atuação da Defensoria Pública da União no Maranhão (DPU/MA) em defesa dos interesses de candidatos que se sentiram prejudicados com o sistema de convocação adotado pela universidade.

A Resolução 914/2012, assinada no último dia 25 pelo reitor da Universidade, Natalino Salgado Filho, na condição de Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA (Consepe), prevê que a partir dessa data serão reservadas no mínimo quatro horas para confirmação presencial de interesse por vaga aos candidatos classificados como excedentes no Sisu, bem como outras quatro horas para realização das matrículas dos candidatos que optaram pelas vagas remanescentes. Fica ainda expressamente vedado o sistema de fechamento de portões em ambas as convocações.

Em março deste ano, a Defensoria Pública da União no Maranhão (DPU/MA) propôs ação civil pública com o objetivo de garantir a estudantes excedentes no Sisu uma nova oportunidade de realizar matrícula em cursos oferecidos pela UFMA.

Após deferimento do pedido liminar, a universidade disponibilizou mais dois dias para que os alunos pudessem comparecer ao campus. Como resultado, mais de 30 novos candidatos conseguiram vaga na instituição de ensino.

Para o defensor público federal Yuri Costa, titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da DPU/MA, "após o cumprimento da liminar, a Defensoria deu continuidade ao debate com a UFMA sobre o procedimento adotado pela instituição, sendo inclusive ventilada a possibilidade de se firmar Termo de Ajustamento de Conduta. A nova resolução da universidade põe fim ao sistema de fechamento de portões quando da convocação de excedentes do Sisu, ajudando a garantir a isonomia entre os candidatos nas futuras edições da seleção".

Fonte: www.dpu.gov.br

Compartilhe: