TJ - PB: Município deve pagar adicional de insalubridade a ag. de limpeza urbana

Tribunal determina pagamento de adicional de insalubridade a funcionário de Monteiro em condição de gari.
Quarta-feira, 28 de setembro de 2011 às 14h38
TJ - PB: Município deve pagar adicional de insalubridade a ag. de limpeza urbana

A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, reunida na tarde nesta terça-feira (27), determinou que a administração municipal de Monteiro efetue o pagamento do adicional de insalubridade a o funcionário que exerce a atividade de gari, conforme previsto no Estatuto dos Servidores Públicos do Município. O funcionário, ao ingressar em juízo, alegou que nunca recebeu o respectivo adicional, apesar de exercer suas atividades em condições de trabalhos insalubres. O valor deve ser acrescido de correção monetária INPC e juros de mora de 0,5% ao mês.

O processo de n.º 024.2010.000.276-5/001 teve a relatoria do juiz convocado Tércio Chaves de Moura. Em seu voto, ele enfatizou que o impetrante realiza um trabalho que contém um indicativo de insalubridade de grau máximo, pois está em contínuo recolhimento de dejetos de toda a ordem. "Não há como negar ao apelante o adicional de insalubridade, assegurado de forma genérica pela Lei Orgânica do Município (Lei Municipal n.º 1.056/1994)", argumentou.

Na decisão do juízo em primeiro grau, o magistrado sentenciante alegou a inexistência de lei municipal específica para regular as atividades, os cargos e os respectivos percentuais de gratificação de insalubridade, razão pela qual decidiu pela rejeição do pedido.

Mais informações no endereço eletrônico www.tjpb.jus.br.

Compartilhe: