TJ - GO: Candidato com miopia pode fazer curso para ingresso na PM

TJGO autoriza candidato com miopia a ingressar na PM de Goiás, decisão inédita em duplo grau de jurisdição.
Quarta-feira, 4 de abril de 2012 às 10h20
TJ - GO: Candidato com miopia pode fazer curso para ingresso na PM

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás manteve sentença da comarca de Goiânia que declarou um candidato apto a realizar o curso de formação para ingresso na Polícia Militar do Estado de Goiás (PM). Ele foi eliminado por possuir 1,5 grau de miopia. Para a relatora da apelação, juíza substituta de segundo grau Sandra Regina Teodoro Reis, em substituição ao desembargador Walter Carlos Lemes, o fato do edital determinar que o teste de acuidade visual deveria ser feito sem o uso de óculos ou lentes corretivas, com resultado de 100% em cada olho separadamente não guarda pertinência com os princípios da razoabilidade e proporcionalidade que norteiam a administração publica". A decisão, unânime, foi tomada em duplo grau de jurisdição e apelação cível.

O Estado de Goiás sustentou que a sentença feriu o princípio da isonomia previsto no art. 5º da Constituição Federal, vez que muitas pessoas deixaram de se inscrever no mencionado concurso "justamente por se encontrarem na mesma situação dele, ou seja, portando alguma deficiência na acuidade visual para o exercício do cargo de soldado 2ª classe e matrícula no curso de formação".

Para a relatora, o defeito na acuidade visual do candidato é facilmente contornado através da oftalmologia moderna "que dispensa às pessoas como o autor instrumentos aptos a superar tal moléstia e, principalmente, porque não obsta o exercício do cargo almejado".

Fonte: www.tjgo.jus.br

Compartilhe: