Senado deve realizar Concurso para preencher 180 vagas

Quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 15h18
Senado deve realizar Concurso para preencher 180 vagas

A Mesa Diretora do Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (25 de novembro de 2010) a realização de Concurso Público para o provimento de 180 vagas efetivas para Nível Médio e Superior. A expectativa é de que a seleção seja realizada no 2º semestre de 2011. Segundo o 1º secretário da Mesa, a definição das áreas contempladas e a contratação da instituição organizadora ainda serão objeto de deliberação.

  • O concurso não será realizado necessariamente no próximo ano. Caberá à próxima gestão da casa definir a data e as áreas - disse o senador.

De acordo com o diretor-geral do Senado, a realização do concurso já estava prevista no Orçamento do próximo ano e, portanto, não impactará as contas da instituição. Segundo ele, o objetivo é reduzir a carência de pessoal do Senado e reduzir o número de funcionários terceirizados.

  • Todas as áreas têm necessidade de vagas, desde o serviço médico até a área legislativa e administrativa. Quando definirmos as vagas, poderemos afirmar se eventualmente será reduzido o número de terceirizados.

Segundo o diretor-geral, o Senado conta atualmente com aproximadamente 3,2 mil trabalhadores em cargos efetivos e cerca de 2,8 mil em cargos comissionados, além de cerca de 3 mil terceirizados.

Gabinetes:

A Mesa Diretora também voltou a discutir a distribuição de gabinetes para os novos senadores. Segundo o 1º secretário da Mesa, algumas áreas, como o Anexo 1 e a ala Teotônio Vilela, são as mais requisitadas pelos senadores eleitos.

  • Estamos fazendo algumas acomodações. Há uma resolução de 2006 que estabelece os critérios de preferências. Estamos tentando cumpri-lo na medida do possível - informou.

A análise da distribuição dos gabinetes deve ser concluída na próxima reunião da Mesa, prevista para o dia 9 de dezembro.

Salário de senadores:

Questionado a respeito de um possível reajuste nos salários dos senadores, o primeiro secretário voltou a lembrar que o assunto precisa passar primeiro por um acordo entre as presidências da Câmara e do Senado.

Mais informações através do endereço eletrônico www.senado.gov.br.

Compartilhe: